terça-feira, 17 de janeiro de 2012

HOMEM MATA MULHER, FILHA, NETO, GENRO E DEPOIS COMETE SUICÍDIO EM SP

O motorista José Raimundo Correia Araújo, 56 anos, que se matou com um tiro na cabeça após atirar contra a filha, o neto, de 3 anos, e o genro, na tarde desta segunda-feira, 16, na região do Jabaquara, zona sul de São Paulo, já tinha assassinado a esposa, horas antes, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Edelice dos Santos Leite, de 67 anos, foi encontrada morta, com um ferimento na cabeça, por um familiar, que foi à casa de José para avisar sobre as mortes. Na casa, a polícia encontrou um bilhete escrito provavelmente por José, onde confessa que cometeu o crime pois era maltratado por Edelice. Uma testemunha disse à policia que havia alguns dias que o casal vinha discutindo muito, mas não ouviu tiros.

José, após matar a esposa, chegou à casa da filha, na Rua das Aroeiras, por volta das 15h30, indo direito aos fundos da casa, onde estava o genro, Washington Luís Brito Miranda, de 36 anos. Ele deu vários tiros contra o rapaz, que morreu na hora.

Em seguida, José foi para dentro da casa, onde disparou diversas vezes contra a filha, Ana Paula dos Santos Correia Miranda, de 33 anos, que estava grávida, e o neto, Davi dos Santos Miranda. Após atirar contra eles, foi até o sofá e deu um tiro contra a própria cabeça.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os três foram levados para o Hospital Sabóia, mas não resistiram aos ferimentos. Segundo testemunhas, José não tinha uma relação muito boa com a filha. A arma foi apreendida e a Polícia Civil investiga o que motivou o crime. O caso foi registrado no 35º Distrito Policial.

Fonte: Estadão

GRAVIDEZ DE QUADRIGÊMEOS PODE SER UMA GRANDE FARSA

A mulher de vestido longo que passou as últimas semanas dando entrevistas e posando para fotos exibindo a barriga que, segundo ela, abriga quatro bebês, pode não estar grávida. Uma reportagem do programa Domingo Espetacular, da TV Record, contestou a gravidez de Maria Verônica Santos, 25 anos, de Taubaté, no interior de São Paulo.
Rogério Marques/O Vale
Exame de ultrassom apontaria que não há gravidez
Segundo o obstetra, Wilson Vieira de Souza, o resultado de um exame ultrassom feito por Verônica em 30 de agosto aponta que ela não estaria grávida. "Eu nunca fiz atendimento de pré-natal de gravidez na paciente Maria Verônica", disse o médico ao repórter. "Nesse ultrassom não constava gravidez", afirmou. Ainda segundo o obstetra, se a paciente engravidasse após sua consulta, hoje ela estaria com uma gestação de quatro meses e não 35 semanas, como ela afirmou em entrevistas nas últimas semanas.

Procurada nesta manhã pela reportagem do Estado, Maria Verônica não atendeu a ligação. Um homem que se identificou como sendo seu marido, informou que ela não falaria com ninguém, que a partir de agora o contato será feito apenas pelo advogado da família. De acordo com ele, a mulher estaria negociando uma contraprova em outro programa de televisão. Questionado se o parto estaria confirmado para depois do dia 20 de janeiro, ele afirmou que o parto ainda não tem data e recusou-se a informar o local da cesárea. "Vocês ficarão sabendo", limitou-se a dizer, desligando o telefone.

O marido de Verônica afirma ter feito vasectomia logo após o nascimento do primeiro filho do casal. "Não quis falar porque eu confio nela", defende-se o marido que só agora comentou sobre a mulher não ter feito qualquer tratamento para engravidar, em entrevista à TV Record.

Segundo o advogado Marco Antônio Leite, a mulher está grávida e o parto está confirmado para depois do dia 20. "É o que está agendado pelo ginecologista dela, só se tiver alguma complicação", disse. Ele não soube informar o nome do médico que está cuidando de sua cliente. "Posso dizer que não é o que passou na entrevista ontem", rebateu.

Sobre o exame apresentado na reportagem da TV Record, indicando a possibilidade de que Verônica não estaria grávida, o advogado confirmou ter lido o documento pela reportagem, entretanto disse desconhecer a origem do documento. "Consta o nome dela, mas não sabemos de onde veio, não sabemos a fonte", afirmou.

A reportagem do Estado sugeriu ao advogado que Maria Verônica mostrasse a barriga comprovando que ela é real, mas ele disse tratar-se de uma privacidade da cliente e que isso será conversado entre eles ainda hoje.

"Isso aí tudo começou quando quiseram forçar para ela mostrar a barriga", criticou o advogado sobre o assédio da imprensa no caso. 

Fonte: Estadão

BRUNO SENNA QUER FAZER HISTÓRIA NA WILLIAMS


Depois de correr no campeonato de 2010 pela Hispania e em algumas provas da última temporada pela Renault, agora chamada de Lotus, Bruno Senna ganhou nesta terça-feira a oportunidade de dar sequência ao seu trabalho na Fórmula 1 com a confirmação da contratação pela Williams. Empolgado com a chance, o brasileiro espera fazer história na sua passagem pela tradicional equipe inglesa.
"Espero que no fim de 2012 possamos dizer que tiramos 100% da performance do Williams Renault FW34. Isso é o mais importante. Quero extrair o máximo do carro e aproveitar a oportunidade. É um ano importante tanto para mim quanto para a equipe, já que moldará meu futuro. Espero que seja um futuro longo e bem sucedido, e ele começa aqui", disse.
Apesar da tradição, a Williams tem enfrentado dificuldades nos últimos anos para ter um carro competitivo. Até por conta disso, o setor técnico da equipe foi reformulado para 2012. Bruno Senna espera contribuir para a recuperação e evolução da equipe inglesa a partir desta temporada.
"Estou orgulhoso de ter sido escolhido pela Williams num ano que será tão importante para eles. Todos estão muito motivados para 2012 e é ótimo integrar essa motivação. É verdade que eles não tiveram um ano muito bom em 2011, mas é também claro que a equipe está num novo caminho e todos estão empenhados em fazer desta uma temporada melhor. Espero poder demonstrar do que sou capaz, não apenas para a equipe, mas para mim mesmo", afirmou.
Bruno Senna preferiu ser cauteloso e evitou revelar quais são as suas metas para a temporada 2012 da Fórmula 1. "É difícil traçar objetivos antes do início da temporada, mas pretendo tirar tudo do carro e obter o máximo de performance dele", comentou.
O brasileiro também elogiou o venezuelano Pastor Maldonado, que será seu companheiro na Williams e foi seu adversário na GP2. "Pastor é um grande piloto. Corri contra ele na Fórmula GP2 e sempre nos demos bem. Sempre foi um adversário duro no passado e será ainda mais agora com o mesmo carro. Vamos tentar um superar o outro, mas como companheiros vamos procurar levar a equipe para frente".
A estreia de Bruno Senna em uma corrida na Williams acontecerá no dia 17 de março, quando a temporada será aberta com a realização do GP da Austrália. Antes, porém, em fevereiro, o brasileiro participará dos testes coletivos da Fórmula 1. 
Fonte: Estadão

CLASSE C IMPULSIONARÁ TURISMO NO BRASIL EM 2012

Pesquisa mensal da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendada pelo Ministério do Turismo, aponta que em dezembro de 2011, 34% das famílias brasileiras entrevistadas pela Sondagem de Intenção de Viagem do Consumidor tinham planos de viajar. Em 2010, o índice foi menor: 29,7% dos consultados disseram ter a intenção de conhecer outros lugares. Uma das leituras que o estudo permite é que o mercado de turismo, se bem explorado, pode garantir o sucesso de quem empreende neste nicho. 

De 2007 a 2010, o segmento registrou um crescimento de 16%, com 50 milhões de brasileiros viajando no período. Os números positivos empolgam a rede hoteleira, agentes de viagens e operadoras, que têm aproveitado o bom momento da economia brasileira para atrair a Classe C. 

Para o diretor de comunicação da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Luiz Filipe Fortunato, o potencial deste nicho de mercado foi melhor avaliado no segundo semestre de 2010. "Desde então, as operadoras criaram roteiros de viagem com serviços e preços mais acessíveis para atrair esse público", diz. 

Para a associação, é na classe C que o setor deve focar para conseguir os 10% de crescimento estimados para este ano. Mesmo sendo uma projeção menor do que a de 2011 - quando a expansão ficou em 20% -, Fortunato aponta que o mercado continuará impulsionado pela nova classe C. "Temos 100 milhões de clientes potenciais que ainda não viajaram ao exterior", diz ele. Pesquisas da Braztoa indicam que o Nordeste é o destino de viagem mais procurado pelos brasileiros. 

Do ônibus para o avião

Criada em 2003, a Vai Voando definiu a classe D como público-alvo. Com um modelo de negócio diferenciado - adota o sistema pré-pago de passagens e demais serviços -, a empresa já atendeu a mais de 20 mil clientes. 

Para o proprietário da agência, Thomas Rabe, 2012 continuará positivo para o turismo voltado a pessoas de baixa renda. "Este ano, teremos muita gente com renda excedente para comprar pacotes de viagens", diz o empreendedor. A empresa atrai seu público com serviços que facilitam e diminuem os gastos com uma viagem. 

Para Rabe, o que sustenta seu negócio é a migração das pessoas que, antes, viajavam de ônibus e agora utilizam o avião. "No mercado de baixa renda, temos ainda milhões de pessoas migrando do ônibus para o avião. Isso aquecerá novas vendas ao longo deste ano", enfatiza. 

Segundo o empresário, o público cativo de sua agência tem, principalmente, o Nordeste como destino. "A maior procura por passagens aéreas é para Fortaleza, Recife, João Pessoa, Campina Grande, Teresina e São Luís", diz. 

Por sua vez, a CVC apostou em um novo modelo de loja, no fim de 2011. Instalada na estação Butantã do metrô paulistano, por onde passam 45 mil pessoas diariamente, a agência aproveita o grande fluxo de passageiros para mostrar seus serviços. 

Megaeventos esportivos indicam crescimento da procura

A Braztoa prevê que para o setor do turismo crescerá três vezes mais que o Produto Interno Bruto (PIB) estimado para 2012, com expansão entre 10% a 15%. Os principais fatores que influenciarão nesse crescimento serão a proximidade dos megaeventos esportivos sediados no Brasil - Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014, Copa América de 2015 e os Jogos Olímpicos de 2016 -, assim como o aumento da classe C, que deve manter a tendência de crescimento. 

Fonte: Jornal do Brasil

CIENTISTAS LISTAM 4 NOVAS DESCOBERTAS SOBRE O UNIVERSO

A verdadeira cor da Via Láctea, exoplanetas, um observatório voador e a matéria escura estão entre as últimas descobertas da astronomia.

Via Láctea. Nasa
No último congresso da Sociedade Astronômica Americana, realizado em Austin, nos Estados Unidos, de 8 a 12 de janeiro, especialistas de todo o mundo apresentaram os últimos desenvolvimentos no estudo do cosmos.

Embora não se conheça vida fora da Terra, para os especialistas estamos iniciando uma nova era no que diz respeito ao nosso conhecimento sobre outros planetas.

"O telescópio Kepler e as microlentes gravitacionais estão abrindo uma espécie de nova era para a descoberta dos planetas", diz James Palmer, especialista em ciência da BBC.

Mais planetas são revelados e novas formas de observação e ferramentas acrescentam dados que ajudam a esclarecer, aos poucos, alguns mistérios do espaço. Veja alguns deles.

A verdadeira cor da Via Láctea

A aparência branca da Via Láctea vista da Terra é, na verdade, resultado de um jogo de luz.

"Para os astrônomos, um dos parâmetros mais importantes é a cor das galáxias. Isso nos indica a idade das estrelas", diz Jeffrey Newman, da Universidade de Pittsburgh

Uma comparação entre várias galáxias também teve um resultado pouco surpreendente: a cor é de fato branca.

A novidade, no entanto, refere-se à tonalidade específica.

Trata-se do branco da neve da primavera logo depois do amanhecer ou antes do entardecer, segundo os pesquisadores, o que poderá trazer informações sobre a idade da Via Láctea.

Até então, um problema recorrente para detectar a tonalidade era a poeira espacial que interfere nos observatórios instalados na Terra.

Os pesquisadores reuniram, então, informações de milhões de galáxias similares à Via Láctea. A partir de um modelo especificamente elaborado para o estudo, foi feita uma média de cor, cujo resultado foi o branco da neve.

Com o resultado, será possível avançar no estudo sobre a origem da Via Láctea, que já tem várias estrelas em fase de decadência, diz o professor.

Estrelas e planetas

Usando uma microlente gravitacional, a equipe de cientistas encontrou uma série de exoplanetas (que estão fora do sistema solar) girando em torno de outras estrelas. A descoberta indica a existência de milhões de outros planetas, apenas na Via Láctea.

O método que permitiu a descoberta consiste em usar a gravidade de uma estrela grande para amplificar a luz de estrelas ainda mais distantes e com planetas ao seu redor.

Os astrônomos usam uma série de telescópios relativamente pequenos, conectados em rede, e através destes observam o raro evento de uma estrela passando diante da outra, como se vê da Terra.

A equipe de cientistas usou recentemente esse sistema para observar planetas e ainda que o número de descobertas tenha sido relativamente pequeno, pode-se chegar a uma estimativa de quantos podem existir na galáxia.

Embora o telescópio Kepler seja a principal ferramenta para descobrir novos exoplanetas nos últimos anos, as microlentes são melhores para localizar planetas de todos os tamanhos e em diferentes distâncias.

"Apenas nos últimos 15 anos fomos de nenhum planeta conhecidos além do sistema solar aos 700 que temos hoje", diz Martin Dominik, da Universidade de Saint Andrews, no Reino Unido.

Observatório voador

O congresso também mostrou dados captados por um telescópio bastante incomum, cuja particularidade é estar instalado na carcaça de um avião 747.

O grande feito do Sofia (Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha) foi captar imagens do que parece ser uma estrela em formação.

"Esta parte da Nebulosa de Órion tem sido observada por décadas. É o mais próximo da formação de uma estrela na galáxia, o que nos dá a melhor medida de como as estrelas se formam”, explica o professor James De Buizer, da Universities Space Research Association (USRA).

Com 15 toneladas, o telescópio é montado em um suporte giratório para que possa permanecer com suas lentes fixas nas estrelas.

Ele foi projetado especialmente para analisar o cosmos na porção infravermelha do espectro eletromagnético, uma vez que os telescópios instalados na Terra não conseguem enxergar essa parte porque o vapor de água na atmosfera absorve essa luz infravermelha.

Os mistérios da matéria escura

No congresso, uma equipe franco-canadense apresentou as maiores imagens já vistas da chamada matéria escura, a misteriosa substância que compõe 85% do universo.

As imagens cobrem um espaço cem vezes maiores que aquele até então captado pelo telescópio Hubble e são compatíveis com as teorias em voga até então.

Na nova imagem, os aglomerados de matéria escura podem ser visto circundando as galáxias, conectados por filamentos soltos de matéria escura.

A professora Catherine Heymans, da Universidade de Edimburgo, explica que "as teorias da matéria escura indicavam que ela formaria uma intrincada e gigante rede cósmica".

É exatamente o que vemos nesses dados, uma rede cósmica abrigando as galáxias", diz.

A matéria escura não emite nenhum tipo de radiação eletromagnética e por isso não pode ser observada, sozinha, por telescópios. Ela pode, no entanto, ser detectada por meio de um estudo de como a luz é refletida por elementos que ficam à sua volta.

As quatro imagens foram feitas em diferentes estações do ano, cada uma capturando uma parcela do céu que, vista da terra, é tão grande como a palma de uma mão.

Essas descobertas constituem um grande salto adiante no entendimento da matéria escura e da forma como ela afeta o jeito que vemos a matéria normal nas distintas galáxias pela noite.

Juntas, as imagens mostram mais de 10 milhões de galáxias, cuja luz traz indícios da estrutura mais ampla da matéria escura.

A professora Catherine Heymans, da Universidade de Edimburgo, explica que "a luz de uma galáxia distante que chega até nós é curva, por causa da gravidade da massa da matéria que se encontra no meio" do caminho.

"A Teoria da Relatividade de Einstein nos diz que a massa altera o espaço e o tempo, então quando a luz chega até nós, vinda do universo, caso cruze a matéria escura, essa luz torna-se curva e a imagem que vemos é distorcida", explica a professora.

Fonte: BBC Brasil

FLAMENGO EM PÉ DE GUERRA

Nem sempre Patricia Amorim consegue, com suas palavras, transmitir a tranquilidade que jura reinar no futebol do Flamengo. Prova foi a alfinetada que deu no técnico Vanderlei Luxemburgo, na longa entrevista coletiva que concedeu na noite desta última segunda-feira (16), na Gávea. 

Patrícia Amorim
Ao ser questionada sobre a dificuldade encontrada para conseguir reforçar o elenco, a ex-nadadora lembrou as questionadas duas aquisições para a temporada: Magal e Itamar. 

Ambos vieram a pedido de Luxemburgo, que, na semana passada, recebeu um “cala boca” da presidente. Patricia sugeriu que o comandante deveria “falar menos”. 

- Eu disse para ele que não era momento de falar, mas de agregar. Prefiro pensar assim. Mas trouxemos o Magal e o Itamar, indicações do treinador. 

Sobre Vagner Love, sonho da diretoria, nenhuma novidade. Os russos do CSKA (RUS) continuam irredutíveis e recusando todas as ofertas feitas pelo Rubro-Negra. Sem maiores detalhes, Patricia Amorim prometeu seguir incansável na contratação do atacante. 

- Quando o jogador demonstra carinho por jogar no Flamengo, isso nos faz correr atrás. Continuaremos fazendo um esforço enorme para tê-lo. 

Fonte: R7

GOLEIRO RENAN DO CORINTHIANS JÁ TREINA NO VITÓRIA

O Vitória confirmou nesta segunda-feira que chegou a um acerto com o Corinthians para a contratação do goleiro Renan, de apenas 21 anos, por empréstimo. O jogador foi liberado pela equipe paulista para ganhar experiência e ficará no clube baiano até o final desta temporada.

Renan_Vitória_Corinthians_450
Revelado pelo Avaí, Renan chegou a Salvador nesta segunda e já participou de seu primeiro treinamento com os novos companheiros. Ele se destacou com a camisa da equipe catarinense em 2010, quando, aos 19 anos, foi convocado pelo técnico Mano Menezes para o amistoso da seleção brasileira contra os Estados Unidos, em agosto.

Após a convocação, o goleiro despertou o interesse de diversos clubes e acabou acertando a sua ida para o Corinthians, em maio do ano passado. No time paulista, no entanto, não repetiu as boas atuações quando substituiu Júlio César, contundido, por três partidas no Campeonato Brasileiro do ano passado, e acabou não tendo mais chances.

Vinculado ao Corinthians até 2016, Renan tem agora a oportunidade de se recuperar no Vitória, onde terá a concorrência dos goleiros Douglas e Gustavo. Já o clube paulista conta com os nomes de Júlio César, atual titular, Cássio, recém-contratado junto ao PSV Eindhoven (Holanda), e Danilo Fernandes para a posição neste início de temporada.

Fonte: R7

SUPOSTO ESTUPRO E A EXPULSÃO DE DANIEL PREOCUPA OS PATROCINADORES DO BBB

O suposto caso de estupro no Big Brother Brasil 12 gerou preocupação entre patrocinadores do reality show. Embora oficialmente não comentem o assunto, o episódio causou certa tensão nas empresas que investiram um total de R$ 103 milhões em cotas de patrocínio nacional do programa. 

AmBev (Guaraná Antarctica), Fiat, Niely, Schincariol (Devassa) e Unilever (Omo) concordaram em pagar, cada uma, R$ 20,6 milhões em troca de exposição na televisão e na página do BBB na internet. Agora, calculam eventuais impactos negativos do episódio para a imagem das marcas. 

No último fim de semana, Daniel teria molestado Monique após a primeira festa realizada na casa. A “Festa Fusion” foi patrocinada pelo energético da AmBev. 

“As empresas devem estar preocupadas para saber o que aconteceu de fato e avaliar como isso pode repercutir sobre as marcas envolvidas”, diz Júlio Moreira, professor de branding (marcas) da pós-graduação em comunicação da ESPM.

Para o especialista, no entanto, o impacto deve ser pequeno. “Hoje os consumidores são muito esclarecidos e maduros. Mesmo que aconteça um problema no programa, eles conseguem separar o que é culpa da marca e o que está fora do controle da empresa”, afirma.

Marcos Hiller, coordenador do MBA de gestão de marcas da Trevisan Escola de Negócios, afirma que o caso deixa um “arranhão” na imagem dos patrocinadores e anunciantes. “Não dá para saber exatamente o impacto disso para as empresas, depende de cada caso, mas fica o arranhão, uma mancha no currículo”, diz.

Ainda assim, Hiller avalia que o episódio “não deve ser muito trágico”. Segundo ele, “não é isso que vai fazer com que as empresas percam market share [participação de mercado]”. Embora o incidente cause certa preocupação entre anunciantes, ele não acredita que isso seja suficiente para levar as companhias a desistir de patrocinar o programa.

Para Moreira, da ESPM, o episódio polêmico pode até aumentar a audiência do BBB, o que poderia até certo ponto ser positivo para os anunciantes. “Infelizmente, casos como esse podem até gerar uma visibilidade maior para o programa”, diz.

Procurados pelo iG, nenhum dos patrocinadores se posicionou sobre o episódio.

Risco iminente

Patrocinar um evento campeão de audiência como o Big Brother dá muita visibilidade, mas também traz grandes riscos. “Quando uma marca decide patrocinar um reality show, um BBB, ela está assumindo riscos na largada”, afirma Hiller. “Por mais que tenha uma exposição violentíssima e retorno sobre investimento muito interessante, tem sempre o fator humano, que foge completamente do controle do anunciante e mesmo da coordenação do programa.”
Foto: Reproduçao TV Globo
Gafe: participantes cantam música do concorrente em prova patrocinada pela Knorr, da Unilever

Não faltam exemplos de situações em que ‘o tiro saiu pela culatra’. Já na primeira semana do BBB 12, a prova do líder envolvendo um carro da Fiat resultou em certo constrangimento para a montadora e para a produção do reality show.

Os 16 ‘brothers’ ficaram confinados dentro do veículo Freemont e alguns passaram mal. Depois, uma participante não conseguiu abrir o porta-malas do carro, apresentado pela montadora como tendo um sistema fácil de abertura das portas. “São coisas que estão totalmente fora do controle, não dá para prever, mas com certeza tem um efeito contrário ao que se esperava”, diz Hiller.

Na última edição do BBB, um dos principais ‘tropeços’ foi o caso envolvendo a Unilever e um novo tempero para frango da marca Knorr. Durante a prova de resistência, participantes fantasiados de frango desataram a cantar: “De leste a oeste. De norte a sul. A onda é a dança da galinha azul”. Seria ótimo, se esse não fosse o jingle do caldo de galinha Maggi, principal concorrente da Knorr.

“Como é que alguém poderia imaginar que eles iam resolver cantar a música do concorrente?”, afirma Hiller. “Por isso, quando a marca decide entrar em um negócio como esse, tem também que assumir os riscos e estar preparada para reagir em casos de crises de imagem”, diz o especialista.

Fonte: IG

PIB DA CHINA CRESCEU 9,2% EM 2011

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 8,9% no quarto trimestre de 2011, dois décimos menos que no terceiro, com o que no total acumulado do ano a segunda maior economia do mundo registrou alta de 9,2%, informou nesta terça-feira o Birô Nacional de Estatísticas. A economia chinesa crescera 10,3% em 2010 e, além disso, a nova alta trimestral é a pior em dois anos e meio, desde que no segundo trimestre de 2009 a China avançou 7,9%.

O PIB chinês fechou 2011 em 47,15 trilhões de iuanes (US$ 7,46 trilhões), e seu crescimento anualizado ultrapassou as previsões do regime comunista, que fixara como meta avançar 8%. O comissário do organismo de estatísticas, Ma Jiantang, ressaltou que em 2011, "frente a um ambiente internacional complicado e volátil", a China tomou medidas macroeconômicas que "representaram um bom começo para o Plano Quinquenal 2011-2015".

A instituição também publicou outros dados macroeconômicos do ano passado, como o investimento em ativos fixos, que em 2011 ascendeu a 30,19 trilhões de iuanes (US$ 4,77 trilhões), um crescimento anualizado de 23,8%. Quanto às vendas a varejo, principal indicador do consumo - fator macroeconômico que Pequim deseja estimular nos próximos anos para atenuar a redução das exportações -, a soma foi de 18,12 trilhões de iuanes (US$ 2,86 trilhões), um aumento de 17,1%. O ano passado foi marcado na China pela luta de seu governo contra a inflação, as tentativas de contenção do crédito e do setor imobiliário e o freio das exportações. 

Fonte: EFE