terça-feira, 24 de janeiro de 2012

TEMPESTADE SOLAR ATINGE A TERRA NESTA QUARTA-FEIRA

Os cientistas afirmam que uma labareda de uma tempestade no Sol pode enviar uma onda de radiação para Terra até quarta-feira. A radiação pode afetar o trabalho de astronautas e também interferir no funcionamento de satélites de comunicação, com efeitos perceptíveis na qualidade de sinal da internet. A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos informou que o Centro de Previsões de Clima Espacial, no Colorado, conseguiu observar uma erupção no sol no último domingo.

Sol
O campo magnético da Terra já está afetado por uma ejeção de massa da coroa solar, após uma erupção ocorrida na superfície do Sol na quinta-feira, 19 de janeiro, segundo os astrônomos. A agência governamental afirmou que a tempestade ganha força e uma onda de radiação se dirige rapidamente à Terra.

“Devido a esse fenômeno é quase certo que haverá uma tempestade geomagnética”, ressaltou um comunicado da NOAA. “A labareda solar associada alcançou sua máxima altura no dia 23 de janeiro”, acrescentou. Um modelo informático feito pelo Centro de Previsões aponta que esta onda da tempestade concentra seu maior efeito no campo magnético da Terra nesta terça. A radiação interfere com o funcionamento dos satélites e é um inconveniente em particular para os astronautas no espaço.

Labareda tardia

A agência espacial norte-americana (Nasa, na sigla em inglês) informou, em recente comunicado, que 15% das explosões solares têm distintas “fases de labareda tardia” que não tinham sido observadas e que podem ajudar a prever o fenômeno que explode rumo à Terra desde o Sol. O Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla também em inglês) da Nasa analisou 191 explosões solares desde maio de 2010 e descobriu que algumas das erupções têm uma fase tardia alguns minutos ou horas depois de começar, além de produzirem muito mais energia no espaço do que se acreditava até então.

– Estamos começando a ver todo tipo de coisas novas. Vemos um grande aumento nas emissões, desde meia hora a várias horas depois (da origem da explosão) que às vezes é maior que a emissão das fases originais da labareda – disse Phil Chamberlin, subdiretor cientista do projeto do SDO.

Chamberlin explicou que foram registrados casos nos quais, se fossem medidos apenas os efeitos da erupção principal, seria subestimada 70% da quantidade de golpes de energia recebida pela atmosfera terrestre. Uma análise mais detalhada da quantidade de energia depositada na atmosfera terrestre poderá ajudar os cientistas a quantificar a energia que o sol produz quando entra em erupção.

– Durante décadas, medíamos as erupções através do pico dos raios X. Mas começamos a ver que os picos não correspondiam aos dados e pensamos que era uma anomalia ou que algum de nossos instrumentos estava falhando – afirmou Tom Woods, cientista espacial na Universidade do Colorado. No entanto, à medida que confirmaram os dados com outros instrumentos, observaram que os padrões se repetiam ao longo dos meses, no Sol.

Fonte: Correio do Brasil

SÃO PAULO ASSINA COM OSVALDO POR QUATRO ANOS

O São Paulo anunciou na manhã desta terça-feira que chegou a um acordo e finalmente fechou a contratação do atacante Osvaldo, que disputou o último Campeonato Brasileiro pelo Ceará e que era pretendido por vários outros clubes. O contrato é de quatro anos.

"O Osvaldo é um jovem talento em quem o São Paulo deposita grande confiança. Seu estilo de jogo tem muito para agregar e qualificar nossa equipe. Esperamos que consiga repetir aqui o mesmo futebol envolvente que demonstrou no Ceará", explicou o diretor de futebol Adalberto Baptista no site oficial do clube.

A briga pelo atacante de 24 anos foi acirrada, principalmente com o Cruzeiro, que fez de tudo para poder contratá-lo. Em determinado momento, a ida do jogador para Minas Gerais chegou a ser dada como certa. No fim, a proposta tricolor acabou seduzindo o atleta.

Osvaldo é o sétimo reforço do clube para a temporada 2012. Antes dele, já haviam chegado os zagueiros Paulo Miranda e Edson Silva, o lateral-esquerdo Cortez, o volante Fabrício e os meias Jadson e Maicon. atacante Nilmar, do Villarreal, segue na mira. 

Fonte: Estadão

UM JOVEM MORRE A CADA QUATRO DIAS EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NO DISTRITO FEDERAL



A cada quatro dias, um jovem morre em acidente de trânsito no Distrito Federal. Ao longo do ano passado, o número de vítimas com idade entre 18 e 24 anos aumentou 9,5%. Nessa faixa etária, houve pelo menos 81 mortes, contra 74 ao longo de 2010. Em parte dos casos, as tragédias vieram acompanhadas da combinação de imprudência e da falta de habilidade ao volante. O condutor de 19 anos do carro envolvido em colisão com seis mortes no fim de semana, por exemplo, não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Manuel, que perdeu o filho de 19 anos em acidente na BR-020, pede mais consciência à juventude (Breno Fortes/CB/D.A Press)

O diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran), José Alves Bezerra, credita as mortes e os acidentes com jovens a uma combinação de fatores. “Temos uma geração que começa a beber e a dirigir muito cedo, às vezes, com a conivência dos pais”, explica. Aliado a isso, falta ao Estado estrutura para fiscalizar. Segundo Bezerra, o deficit de servidores no Detran é de pelo menos 800 funcionários, metade deles, do quadro da fiscalização. “Até o fim do ano, devemos chamar 100 servidores do concurso público que está em curso. Além disso, vamos investir pelo menos R$ 18 milhões em campanhas de educação para o trânsito e em grandes campanhas de publicidade”, adiantou.

Apesar de as mortes entre jovens ter aumentado, os acidentes fatais estão em queda. Foram 104 em 2011 contra 116 em no período anterior. Em relação ao ano passado, o Detran apurou que, em sete casos, os condutores apresentavam sintomas de alcoolemia. Pelo menos cinco não eram habilitados para dirigir.

Crime

As causas do acidente do fim de semana na BR-070 continuam em apuração. O laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) deve ficar pronto até sexta-feira. Segundo a polícia, os peritos adiantaram que o veículo seguia pela faixa da esquerda e, por volta das 5h, foi bruscamente para a direita em alta velocidade, saiu da via, bateu no chão e em um poste e capotou diversas vezes. Seis jovens entre 15 e 19 anos perderam a vida.

Agentes da 24ª Delegacia de Polícia (Ceilândia Norte) investigam se o eletricista Aliésio Hipólito da Silva, 59 anos, tinha o hábito de ceder o carro para o filho de criação, o porteiro Espedito Sirqueira da Silva Júnior, 19, que conduzia o veículo na hora da tragédia. Se ficar provado que o garoto tinha o consentimento do pai, Aliésio poderá responder pelo artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O eletricista, no entanto, disse à polícia que o filho pegou o carro sem autorização. “Nós já instauramos inquérito e estamos apurando as causas do acidente e, se há crime, é no caso de o Aliésio saber que o filho pegava o veículo e consentir”, disse o delegado responsável pelo caso, Amado Pereira.



Três perguntas para - Rosana Laurinda do Couto

38 anos, mãe de Duanny do Couto Veras, vítima do acidente na BR-070

Qual é a mensagem que a senhora gostaria de deixar aos pais após essa tragédia?
Eu deixo esse alerta para os pais ensinarem aos filhos a dar valor à vida e a honrá-los. Muita gente culpa os governantes, mas os próprios pais deixam de dar bons exemplos. Precisam ter mais consciência. Hoje, existe muita facilidade, muita tentação, em um mundo onde tudo acontece muito rápido. A Duanny era uma ótima filha, foi criada com os ensinamentos de Deus e nunca me deu trabalho. Ela não bebia, não usava drogas. Mas ela não resistiu a um convite. Não soube dizer “não”. Por isso, ela estava no lugar errado, na hora errada. Espero que os pais aprendam com a minha dor.

A senhora sente raiva ou mágoa?
Não. Prefiro pensar que Deus a tirou de mim para evitar que algo ainda pior acontecesse a ela, algo que talvez eu não fosse capaz de suportar. E também não quero ficar pensando muito e questionando as pessoas que estavam lá. Quem sou eu para julgar? Agora, ela está em um lugar maravilhoso, descansando ao lado do Senhor.

Como será a vida da sua família daqui para a frente?
Eu vou sempre sentir a falta dela, não tenho como substituí-la. Mas acho que um pedacinho dela vive na Nicole (filha de Duanny, de 1 ano e 8 meses). Elas são iguais, cada detalhezinho que Deus deu à Duanny deu à Nicole. E eu vou me concentrar em criar a minha neta e o meu filho, Kaio, de 1 ano e 5 meses e ensiná-los os bons valores e a escolher bem o caminho deles. O futuro só Deus sabe como será.

"Dor imensa"

A realidade das famílias dos jovens mortos no trânsito é repleta de sofrimento. “Uma dor imensa, que vou carregar até o fim da vida”, conta o corretor de imóveis Manuel Costa Filgueira, 50 anos. O filho dele, Diego, 19 anos, morreu após uma capotagem na BR-020, em 2007. O garoto voltava com amigos de uma festa em Formosa quando o motorista perdeu o controle da direção. O condutor estaria sob o efeito de bebida alcoólica e em alta velocidade. Diego, que, segundo o pai, não bebia, morreu na hora. O que estava ao volante, cinco dias depois. “Eles (jovens) acham que nada vai acontecer se beberem. A nossa juventude precisa se conscientizar,” afirma.

A experiência do vendedor Lúcio Marcos de Almeida, 39 anos, é semelhante. O filho, Bruno Fonseca de Almeida, 15 anos, morreu no início do ano em um acidente na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). O jovem estava no banco de trás de um Corsa, que fazia um retorno na via, próximo à Feira dos Importados. Ademir Vogel Ferreira, 39 anos, seguia em um Palio e, em uma tentativa de ultrapassagem, invadiu a faixa de aceleração e bateu na traseira do Corsa. Bruno não resistiu aos ferimentos e morreu. Ademir teria apresentado sinais de embriaguez. “A mistura de álcool e direção acabou com a minha família. A minha mulher sonha com o filho e acorda chorando. A única solução é educar para que isso não se repita”, diz. 

Fonte: Correio Braziliense

HOMEM QUE MATOU PAI E FERIU MÃE E IRMÃO NO DF DISSE NÃO ESTAR ARREPENDIDO

Um possível descontrole emocional pode ter sido a causa de uma tragédia familiar em Samambaia Norte, na noite do último domingo. Armado com uma faca, um homem de 39 anos matou o pai, feriu o irmão e ainda agrediu a mãe, uma senhora de 66 anos. A discussão teria começado após João*, 25, tentar arrancar o dente de leite de uma sobrinha. Ao tentar apaziguar a briga, Silvio*, 71, acabou atingido no peito. Ele morreu no hospital. As outras duas vítimas foram socorridas e não correm risco de morte. Josias* se apresentou à polícia cerca de duas horas depois de ter cometido o crime. Na delegacia, ele disse não estar arrependido.

Depois de falar à imprensa, o acusado não quis ir para a cela e foi contido por quatro policiais (Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
Foto: Gustavo Moreno
Morando longe dos pais há cerca de um mês, Josias foi visitar a família, na QR 615, por volta das 18h30. No local, viu que o irmão João arrancava o dente de leite da sobrinha, de 7 anos. Familiares dos dois informaram que João atendia a um pedido da mãe da criança. Mesmo assim, Josias não gostou da atitude. “Minha sobrinha estava reclamando de dor e eu fiquei com raiva”, contou o acusado, em entrevista coletiva na manhã de ontem. Em posse de uma faca, que ele garantiu à polícia ter comprado no ano passado de um morador de rua, Josias atingiu o irmão no peito e no braço. O pai dos jovens foi atingido no peito ao separar os dois filhos. A mãe deles, Marcia*, 66, caiu, depois de ter sido empurrada pelo filho.

As três vítimas da fúria de Josias foram encaminhadas para o Hospital Regional de Samambaia (HRSam). Silvio precisou ser transferido para o Hospital de Base do DF, mas não resistiu aos ferimentos. João e Marcia já receberam alta e passam bem. Logo após esfaquear o pai, o irmão e agredir a mãe, Josias contou aos investigadores que foi para casa, localizada próxima ao local do crime. Por volta das 21h20, ele se apresentou à 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia). “Fui em casa, tomei banho e lavei a faca. Eu ia matar o João, mas o meu pai entrou no meio e me deu uma paulada na cabeça. Eu não lembro do que aconteceu, não me arrependo, pois ele também falava que ia me matar”, disse o acusado.

Marcia só ficou sabendo da morte do marido na manhã de ontem. Muito abalada, a idosa precisou ser encaminhada novamente ao hospital. Vizinhos da família contaram que as brigas entre Josias e os pais era constante. O homem, inclusive, teria sido expulso de casa há cerca de 30 dias e morava em uma quadra próxima, mas frequentava a residência dos pais. “Ele aparecia por aqui para pegar comida, água e outras coisas, mas sempre tratou os pais com grosseria”, contou uma moradora, que preferiu não se identificar.

Medicamento

Familiares do acusado confirmaram que ele faz uso de remédio controlado. “A briga dele com o irmão realmente começou por causa do dente da sobrinha que o João estava arrancando. Quando o Josias não toma o remédio, fica nervoso. E, nos últimos dias, ele não estava tomando, pois não conseguiu pegar a medicação de graça e a família não tem como pagar”, contou uma costureira de 57 anos, parente das vítimas.

Na delegacia, após relatar detalhes do crime à imprensa, Josias não aceitou ser retirado da sala e precisou ser contido por quatro agentes. O acusado foi autuado por homicídio qualificado e tentativa de homicídio. “Não podemos afirmar se ele é doente. Ele será submetido a exames e, caso seja comprovado, ele cumprirá a pena em um manicômio judicial. De qualquer forma, ele vai ficar preso”, garantiu o delegado-chefe da 26ª DP, Plácido Rocha Sobrinho. 

Fonte: Correio Braziliense

FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA AUMENTA NÚMERO DE AUTUAÇÕES EM BELO HORIZONTE

Instalação de sensores para vigilância de faixas de ônibus e sinais luminosos na capital faz explodir número de multas nessas modalidades. Especialista critica ausência de agentes

Flagrantes de desrespeito ao semáforo cresceram 76% em um ano graças a detectores, agora instalados também na Afonso Pena

A implantação de novos equipamentos de fiscalização em Belo Horizonte mudou o perfil das multas aplicadas contra motoristas infratores. Instalados em junho do ano passado, os aparelhos de registro de avanço do sinal vermelho computaram 61.358 infrações desse tipo, número 76% maior do que o total de 2010, quando 34.859 ocorrências foram notificadas. O descumprimento da regra saltou de sexto lugar, há dois anos, para quarto no ano passado no ranking de multas na capital. No topo da lista estão os casos de velocidade superior à máxima permitida em 20% (482.552), as multas por dirigir falando ao celular (128.494) e o estacionamento irregular em áreas de rotativo (78.818). 

No ano passado, o comportamento indevido dos motoristas no trânsito da capital somou 1.253.088 multas, número 8,7% maior do que o total de 2010, quando foram expedidas 1.152.261 notificações. De acordo com a coordenadora de Infrações e Controle do Condutor do Detran, delegada Inês Borges Junqueira, a situação está relacionada ao aumento da frota na capital e ao incremento no número de condutores habilitados. Entre 2010 e 2011, a quantidade de veículos circulando na cidade cresceu 7%, passando de 1,33 milhão para 1,42 milhão de carros. No mesmo período, o percentual de crescimento nas habilitações foi de 5%, quantidade que saltou de 920,2 mil para 965,7 mil. 

Apesar dos números, a delegada faz uma ressalva importante: “O reforço na fiscalização eletrônica na cidade foi fundamental para o salto nas infrações. Infelizmente, o condutor precisa ser multado para mudar de comportamento no trânsito. E, no ano passado, a fiscalização com uso de equipamentos passou a ser mais rigorosa”. Segundo a BHTrans, empresa que administra o trânsito na capital, 32 detectores de avanço de semáforo entraram em operação na cidade no ano passado. Os aparelhos fazem parte de um pacote de 40 equipamentos licitados.

Disparada 

A fiscalização eletrônica também foi responsável por uma explosão nas multas relacionadas à invasão de faixa exclusiva para ônibus, infração que ocupou em 2011 o quinto lugar no ranking. Atualmente, quatro aparelhos que registram esse tipo de irregularidade estão instalados na Avenida Nossa Senhora do Carmo. Somente eles flagraram 61.034 infrações no ano passado, contra 676 registradas por guardas municipais ou pela Polícia Militar em 2010. O salto nesse caso foi de 9.000%. Ao todo, 12 equipamentos de registro de invasão de faixa exclusiva foram licitados para BH. Os demais devem ser implantados nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado, mas, devido às obras do BRT, eles ainda não entraram em operação. 

Apesar dos resultados na mudança de comportamento do infrator, o advogado especialista em trânsito e transporte Cláudio Abreu, ex-assessor jurídico do Detran-MG, critica a modalidade de fiscalização eletrônica. “O problema da fiscalização eletrônica é que ela vem substituir a presença ostensiva do agente de trânsito, que também é muito importante. A tecnologia é moderna, eficiente, mas não pode se sobrepor à presença de representantes do Estado nas vias púbicas”, afirma. Segundo ele, a figura do policial ou do guarda de trânsito tem papel fundamental na prevenção de acidentes e infrações, além de melhorar as condições de circulação na cidade. “A multa registra o problema, mas a sociedade não aprende coletivamente com isso. Quando a autoridade policial se faz presente, o respeito às leis de trânsito é muito maior”, diz. 

Estado

Em Minas Gerais, as irregularidades do ano passado também subiram mais que o número de novos motoristas nas ruas no mesmo período. Com 3.008.048 infrações registradas em 2011, Minas teve 8% mais multas em relação a 2010, ano em que 2.783.847 autos foram lavrados. No mesmo intervalo de tempo, as novas habilitações passaram de 4.755.658 para 5.091.702, crescimento de 7%. Os dados mostram que nos dois anos mais da metade dos motoristas praticaram alguma irregularidade no trânsito e foram flagrados pela fiscalização eletrônica ou por agentes.

Fonte: Estado de Minas

RELIGIOSOS E PROMOTORES CRITICAM O BBB

Um suposto caso de estupro no Big Brother Brasil, reality show da TV Globo, gerou grande repercussão e discussões ao longo da última semana. A polêmica envolvendo os participantes Daniel e Monique começou na madrugada do dia 15. Após uma festa regada a muita bebida, os dois participantes protagonizavam cenas quentes, debaixo de cobertas, num dos quartos do programa. Muito embriagada, Monique aparentemente dormiu e o modelo Daniel teria aproveitado para abusar sexualmente da mulher desacordada.

A Rede Globo tratou do assunto com discrição. O participante Daniel foi expulso do reality show, mas a emissora não esclareceu detalhes sobre o motivo da expulsão, alegando apenas que o modelo teria "infringido as regras do programa". Na manhã da última terça-feria (17), Monique prestou depoimento á Polícia Civil do Rio de Janeiro e teria afirmado que as "carícias" foram consentidas.

O episódio já é considerado a maior polêmica de todas as edições brasileiras do Big Brother. O programa é famoso por incentivar a discórdia entre seus participantes, que se enfrentam com o objetivo de ganhar um prêmio em dinheiro. Complôs, tramoias e conspirações são comuns entre os 'brothers'. Outra característica marcante são as festas luxuosas do reality show, regadas a bebidas.

Imoral e antiético

Algumas lideranças religiosas se manifestaram repudiando o episódio e criticando o reality show. Segundo os religiosos, programas como o BBB insultam os valores da moral e da ética, sendo um péssimo exemplo para a família brasileira. 

"O programa amplifica os maus costumes que desgraçadamente já acontecem na vida real. As cenas de insinuações que aparecem no Big Brother e em algumas novelas são um desrespeito para toda a família. Hoje em dia a televisão incentiva a violência, o ódio, a traição e a infidelidade", disse o reverendo Gulhermino Cunha, presidente da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro. O reverendo ainda defendeu um maior controle no conteúdo televisivo.

"Para evitar casos como esse, vale aplicar a censura, não só à Globo, mas a qualquer outra emissora. Temos que preservar a nossa ética. Pois se continuarmos assim, chegaremos ao mesmo nível de deteriorização da época de Noé e o Dilúvio", afirmou Guilhermino.

Vigário na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul carioca, e muito querido do povo carioca, o padre Jorge Luiz Neves Pereira, mais conhecido como padre Jorjão, também reclamou do reality show: 

"Faço questão de não assistir a este programa. Prefiro fazer coisas mais importantes, como estudar e ler. Na TV, eu só assisto aos telejornais. É apelação demais e não me acrescenta nada", criticou o religioso, sem querer tecer comentários sobre o episódio de suspeita de estupro. 

O estudioso Paulo Fernando Carneiro de Andrade, doutor em Teologia, vê muita gravidade não apenas no episódio do suposto estupro, mas também na veiculação das imagens pela TV Globo, que foram reproduzidas na internet e ganharam destaque. 

"Este tipo de programa tem um impacto muito negativo na formação de cultura da população. O episódio do suposto estupro é gravíssimo, mesmo que não tenha sido comprovado. Se a emissora tem o total controle das imagens veiculadas, por que não interromperam a transmissão quando viram o que estava acontecendo? Foi irresponsável", detonou o pesquisador. "Esses acontecimentos do reality show ferem a ética e a dignidade humana", opinou. 

Globo teria responsabilidade

A defensora pública Rosane Lavigne, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, ressalta que a questão mais grave não diz respeito aos participantes envolvidos, mas sim à responsabilidade de Rede Globo frente ao suposto abuso.

"A polícia deve investigar o caso com as cautelas de praxe. Mas eu penso que um ponto de extrema importância é o papel da Globo nessa história. É de interesse da emissora o uso sensacionalista e comercial dessa questão. O episódio deu Ibope e foi repercutido em outros canais de TV", disse a defensora.

"Me preocupa a ausência de um órgão que possa fiscalizar e investigar os meios de comunicação em situações como essa, podendo até rever o contrato de concessão das emissoras".

Segundo o Artigo 13, Parágrafo 2º do Código Penal, uma pessoa ou entidade pode ser penalmente condenada por crime comissivo por omissão, quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado de um crime.

Fonte: Correio do Brasil

PRESIDENTA DILMA DÁ POSSE A MERCADANTE NA EDUCAÇÃO

A presidenta Dilma Rousseff dá posse hoje (24), às 15 horas, no Palácio do Planalto, a dois novos ministros – da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, deixa o cargo para assumir a Educação. No lugar de Mercadante, assume o físico Marco Antonio Raupp, que comanda atualmente a Agência Espacial Brasileira (AEB).

As mudanças foram anunciadas na semana passada, quando o ministro da Educação, Fernando Haddad, confirmou que irá disputar as eleições para a Prefeitura de São Paulo pelo PT. Porém, ele disse que só passaria a falar sobre política paulistana a partir de hoje, quando deixa a pasta. No entanto, elogiou a competência de Mercadante ao dizer que ele será um ótimo ministro da Educação.

A cerimônia de posse no Planalto marca o começo de alterações na equipe ministerial do governo da presidenta Dilma. Alguns ministros sinalizaram que pretendem abrir mão dos atuais cargos em 2012 para concorrer às eleições municipais. A expectativa é que a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, também deixe o cargo. Ela se prepara para disputar as eleições à prefeitura de Vitória, no Espírito Santo, pelo PT.

Porém, antes da cerimônia no Planalto, a presidenta coordena uma reunião setorial para discutir questões sobre cidadania e movimentos sociais. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participa da conversa. No final desta tarde, Dilma se reúne com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Fonte: Agência Brasil

PMS BAIANOS TREINAM PARA SER ATIRADORES DE ELITE

O tenente PM Érico de Carvalho, de 27 anos de idade, está perto de tornar-se um “caveira”, apelido dado aos policiais da Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar baiana. Nesta segunda, ele foi um dos destaques na aula prática de atirador de elite, uma das últimas etapas do curso para entrar na tropa especial da PM local. O treinamento para os militares foi iniciado no último mês de outubro. O tenente Érico e outros 19 policiais que lutam para entrar na COE tiveram noções básicas de tiro com o potente fuzil de precisão HK PSG1.

Candidatos a integrar a tropa de elite da PM baiana durante exercício de tiro
A arma tem um alcance de mil metros, com precisão de três centímetros a 100 metros. E o projétil parte do equipamento a uma velocidade de 820 metros por segundo, bem superior à velocidade do som (340 metros por segundo – ou 1.255 quilômetros por hora).

Cerco e resgate

Segundo os especialistas, a arma é ideal para ações policiais de cerco e resgate nos casos de sequestros com risco iminente para a vida dos reféns, devido à precisão. “Gostei de todas as áreas do curso, mas tive maior afinidade com explosivos e tiro de precisão”, declarou o tenente Érico. O militar atualmente está lotado no Grupamento Especializado da Caatinga.

No treinamento feito nesta segunda, os policiais militares realizaram os disparos com os fuzis HK PSG1 a 100 metros dos alvos.

De acordo com o instrutor, o tenente Laerte Jandir Arndt, integrante da Polícia Militar do Amazonas, as situações em áreas urbanas em que é necessária a intervenção de um atirador de elite dificilmente ultrapassam a distância de 100 metros.

“O treinamento que realizamos aqui foi baseado no tiro de imobilização instantânea, em que o atirador deve acertar o bulbo raquidiano do alvo”, explicou o tenente Jandir Arndt.

Órgão vital

O atirador de elite busca atingir com o tiro disparado o bulbo raquidiano para imobilizar o alvo. O bulbo raquidiano é um órgão condutor de impulsos nervosos, localizado logo abaixo do cérebro.

Uma pancada nessa área ou a compressão por parte do cerebelo, que se encontra atrás do bulbo raquidiano, pode causar a morte instantânea da pessoa, paralisando os movimentos respiratórios e cardíacos.

Fonte: A Tarde

MUNDO PRECISARÁ GERAR 600 MILHÕES DE EMPREGOS EM DEZ ANOS

O mundo precisará criar 600 milhões de empregos na próxima década. O alerta foi feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em relatório divulgado hoje (23), intitulado Tendências Mundiais de Emprego 2012. O documento alerta para o fato de que não haverá alterações significativas nas taxas de desemprego em todo o mundo, nos próximos quatro anos. A estimativa é que, neste ano, o número de desempregados atinja 200 milhões e, até 2016, esse número poderá alcançar os 206 milhões.

Caso o cenário econômico tenha uma piora até o fim deste ano, o número de desempregados em todo o mundo poderá atingir mais de 204 milhões e, em 2013, mantendo-se o mesmo cenário, esse número poderá chegar a 209 milhões.

Em 2011, de acordo com o documento, o número de jovens desempregados entre 15 e 24 anos chegou aos 74,8 milhões, isso significa um aumento de mais de 4 milhões desde 2007. O relatório diz ainda que 6,4 milhões de jovens perderam a esperança de encontrar um emprego e deixaram o mercado de trabalho. Aqueles que estão empregados, na maioria, trabalham em postos de meio período ou estão submetidos a contratos temporários.

Segundo a OIT, o número de pessoas empregadas sofreu uma queda entre 2007 e 2010. A taxa de pessoas empregadas em 2007 no mundo todo era 61,2% e, em 2010, caiu para 60,2%, o maior declínio desde 1991. A OIT diz que as projeções para os próximos anos não são boas e é possível que em 2013 seja registrada uma taxa ainda menor do que a de 2010. A organização aponta ainda que, mesmo no melhor cenário, as taxas de criação de empregos não serão suficientes para trazer um aumento significativo dos níveis de emprego.

Ainda de acordo com o relatório, as perspectivas econômicas mundiais são incertas e os níveis de investimento em todo o mundo têm sido desiguais. Nas economias avançadas e na Europa Oriental, os problemas financeiros não foram resolvidos e há altos níveis de incerteza sobre as perspectivas globais. Além disso, há uma menor propensão das famílias ao consumo, o que tem retardado a recuperação dos investimentos empresariais. A lenta recuperação desses investimentos tem trazido efeitos negativos para as taxas de emprego, como o aumento do desemprego.

Por outro lado, as economias emergentes – como o Brasil – têm voltado aos níveis pré-crise de investimento e deverão aumentar essas taxas no médio prazo. No entanto, a desaceleração dos investimentos nas economias mais fortes pode ser prejudicial para as economias em desenvolvimento. A OIT estima que o fortalecimento dos incentivos econômicos pode gerar uma recuperação mais rápida e que um crescimento de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, traduzido em valores nominais de US$ 1,2 bilhões, é necessário para absorver a lacuna de empregos criada pela crise financeira.

A OIT acredita que, para lidar com a recessão prolongada criada pela crise financeira internacional e colocar a economia mundial em um caminho sustentável é necessária uma mudança nas políticas públicas. Segundo a entidade, as políticas promovidas no período da crise, de financiamento do déficit público, e a flexibilização monetária não são eficientes. A OIT também sugere que uma maior liquidez financeira poderia ajudar os países, com reflexos na economia mundial. Esse tipo de medida, para o organismo internacional, é um dos pontos necessários para estimular a criação de empregos.

O relatório recomenda ainda uma maior regulação do sistema financeiro para restabelecer a credibilidade e a confiança dos mercados. Isso, conforme a OIT, permitiria que os bancos superassem o risco creditício que se instalou com a crise. Além disso, todas as empresas se beneficiariam com a volta do crédito, o que poderia ajudar na criação de novos empregos.

Fonte: Agência Brasil

INFLAÇÃO RECUA EM TRÊS DAS SETE CAPITAIS

A inflação caiu em três das sete capitais pesquisadas na semana passada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Os dados do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) divulgados hoje (24) mostram que Salvador foi a cidade que apresentou maior decréscimo em sua taxa de variação ao passar de 1,15% para 0,94% entre a segunda e a terceira semana de janeiro. Em São Paulo, o resultado ficou 0,10 ponto percentual inferior ao apurado na semana anterior (ao passar de 0,78% para 0,68%), seguido do Rio de Janeiro, cuja taxa variou de 1,41% para 1,40%.

Ainda segundo a FGV, Brasília foi a capital com maior aumento da inflação na terceira semana de janeiro ao apresentar variação de 0,59% frente a 0,32% da semana anterior. Porto Alegre registrou variação de 0,34%, na mesma apuração, 0,21 ponto percentual superior à taxa divulgada na segunda semana de janeiro, que foi de 0,13%. Em Belo Horizonte, a taxa ficou em 1,19% frente a 1,06% da apuração anterior e em Recife, houve variação de 0,95% para 0,99%.

O IPC-S de 22 de janeiro variou 0,93%, 0,04 ponto percentual abaixo da taxa divulgada na última apuração.

Fonte: Agência Brasil

SUPERSALÁRIOS DE MAGISTRADOS NO RIO VARIAM DE R$ 40 MIL A R$ 150 MIL

Os pagamentos milionários a magistrados estaduais de São Paulo se reproduzem no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A folha de subsídios do TJ-RJ mostra que desembargadores e juízes, mesmo aqueles que acabaram de ingressar na carreira, chegam a ganhar mensalmente de R$ 40 mil a R$ 150 mil. A remuneração de R$ 24.117,62 é hipertrofiada por “vantagens eventuais”. Alguns desembargadores receberam, ao longo de apenas um ano, R$ 400 mil, cada, somente em penduricalhos.

A folha de pagamentos, que o próprio TJ divulgou em obediência à Resolução 102 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – norma que impõe transparência aos tribunais –, revela que em dezembro de 2010 o mais abastado dos desembargadores recebeu R$ 511.739,23.

Outro magistrado recebeu naquele mês depósitos em sua conta que somaram R$ 462 mil, além do salário. Um terceiro desembargador recebeu R$ 349 mil. No total, 72 desembargadores receberam mais de R$ 100 mil, sendo que 6 tiveram rendimentos superiores a R$ 200 mil.

Os supercontracheques da toga fluminense, ao contrário do que ocorre no Tribunal de Justiça de São Paulo, não são incomuns. Os dados mais recentes publicados pela corte do Rio, referentes a novembro de 2011, mostram que 107 dos 178 desembargadores receberam valores que superam com folga a casa dos R$ 50 mil. Desses, quatro ganharam mais de R$ 100 mil cada – um recebeu R$ 152.972,29.

Em setembro de 2011, 120 desembargadores receberam mais de R$ 40 mil e 23 foram contemplados com mais de R$ 50 mil. Um deles ganhou R$ 642.962,66; outro recebeu R$ 81.796,65. Há ainda dezenas de contracheques superiores a R$ 80 mil e casos em que os valores superam R$ 100 mil.

Em maio de 2010, a remuneração bruta de 112 desembargadores superou os R$ 100 mil. Nove receberam mais de R$ 150 mil.

A folha de pagamentos do tribunal indica que, além do salário, magistrados têm direito a inúmeros benefícios, como auxílio-creche, auxílio-saúde, auxílio-locomoção, ajuda de custo, ajuda de custo para transporte e mudança, auxílio-refeição, auxílio-alimentação.

Os magistrados do Rio desfrutam de lista extensa de vantagens eventuais – tais como gratificação hora-aula, adicional de insalubridade, adicional noturno, gratificação de substituto, terço constitucional de férias, gratificação de Justiça itinerante, correção abono variável, abono de permanência, parcela autônoma de equivalência, indenização de férias.

Recorde

Os desembargadores do Rio estão entre os detentores dos maiores rendimentos do serviço público. A folha de pagamentos do TJ seria um dos principais alvos da inspeção que estava nos planos da corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon.

A liminar deferida no final do ano passado pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), interrompeu as inspeções do CNJ até que informações detalhadas fossem prestadas pela corregedora.

A ordem de Lewandowski atendeu ao pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), símbolo da resistência à ação de Eliana Calmon – a ministra enviou as informações ao STF, mas a liminar será julgada depois que a corte máxima do Judiciário voltar do recesso, no início de fevereiro.

A diferença entre o TJ do Rio e o de São Paulo é que magistrados desta corte receberam quantias excepcionais em caráter antecipado – atropelaram a ordem cronológica interna. Um desembargador recebeu bolada de R$ 1,6 milhão; pelo menos outros cinco levaram montante acima de R$ 600 mil.

Conselheiros do CNJ destacam que os pagamentos vultosos no Rio são possíveis porque o tribunal conta com um fundo próprio de receita para administrar. Uma lei sancionada na década de 90 criou um fundo especial de receitas provenientes das custas judiciais, valores de inscrição de candidatos em concursos públicos, transferência de recursos de cartórios e outras taxas. 

Fonte: Estadão

PREFEITO DE BELO HORIZONTE VETA AUMENTO DE VEREADORES

Após a repercussão negativa e uma série de protestos em rede sociais na internet e nas ruas de Belo Horizonte, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) decidiu vetar o projeto que concede 61,8% de aumento para os 41 vereadores da capital. Para evitar desgaste com a população no ano em que tenta a reeleição, a procuradoria da prefeitura conseguiu encontrar uma brecha para vetar tecnicamente o projeto, que faria os salários saltarem de R$ 9.288,05 para R$ 15.031,76.

Agora, o texto volta para as mãos dos vereadores, que vão fazer reunião com voto secreto para se posicionar sobre o veto.

O anúncio da decisão do prefeito foi feito ontem, após reunião de Lacerda com representantes da Câmara. Após o início dos protestos contra o aumento - aprovado na última reunião ordinária do ano passado -, o presidente da Câmara, vereador Léo Burguês (PSDB), aproveitou o recesso parlamentar e viajou para fora do País.

Para vetar o aumento, o argumento apresentado pelo prefeito foi amparado em decisão anterior do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), que já considerou ilegal a vinculação direta dos salários dos vereadores ao dos vencimentos dos deputados estaduais. No texto aprovado pela Câmara, os vereadores adotavam salário equivalente a 75% do que recebem os parlamentares estaduais, limite máximo previsto pela legislação brasileira.

O anúncio do veto foi comemorado por internautas no Facebook e no Twitter, mas o vereador Iran Barbosa (PMDB) também usou o microblog para lembrar que 'depois do veto, vem o maior desafio: manter o veto'. 'A votação será secreta. Ou seja: cada um com a sua consciência', ressaltou o peemedebista.

Fonte: Estadão

BANDIDOS EM FUGA ATINGIRAM 13 VEÍCULOS NA MARGINAL DO TIETÊ

Dois ladrões atingiram 13 veículos, por volta das 20h30 de ontem, no momento em que fugiam de policiais militares do 13º Batalhão na pista sentido Ayrton da Marginal do Tietê próximo à Ponte das Bandeiras, no Bom Retiro, região centro-norte da capital paulista.

O motorista de um caminhão foi rendido pela quadrilha próximo à Marginal do Pinheiros e colocado em um veículo de passeio. Uma testemunha ligou para o 190. Minutos depois, já na Marginal do Tietê, os PMs avistaram o veículo roubado e começaram a persegui-lo.

Ao ver o trânsito parado, o criminoso que estava ao volante resolveu abrir caminho batendo contra os carros que estavam à frente. Vários tiros foram disparados contra o caminhão. Em um determinado ponto, os dois bandidos, sem ter como continuar a fuga, abandonaram o veículo e correram.

Um deles, identificado como Aristóteles Pereira Dias, de 33 anos, atirou contra os policiais e foi atingido no calcanhar e nas costas. Mesmo assim, tentou fugir pelo jardim, entre a mureta da Marginal e o leito do rio, mas acabou detido e levado para o pronto-socorro do Mandaqui.

A arma teria sido jogada na água. O outro assaltante conseguiu fugir a pé. O refém que estavam no veículo de passeio da quadrilha foi liberado pelos demais assaltantes, que continuam foragidos, próximo ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade.

A vítima teria vindo de Curitiba para pegar o caminhão e voltava com ele para a capital paranaense quando foi rendida pela quadrilha, que estaria em três carros. Feridos, dois dos ocupantes dos veículos atingidos pelo caminhão foram atendidos no pronto-socorro dos hospitais São Camilo e Santana.

O acidente causou bloqueio parcial da Marginal do Tietê e cerca de quatro quilômetros de congestionamento, entre a ponte sobre o rio Tamanduateí e a Ponte Júlio de Mesquita Neto. O caso foi registrado no 77º Distrito Policial, de Santa Cecília.

Fonte: Estadão