domingo, 29 de janeiro de 2012

ALEMANHA QUER QUE EUROPA CONTROLE O ORÇAMENTO DA GRÉCIA

O jornal britânico Financial Times afirmou, em reportagem publicada neste sábado, que a Alemanha elaborou uma proposta para que Grécia ceda controle de decisões sobre impostos e gastos públicos para instituições europeias, em troca de um pacote de ajuda de US$ 130 bilhões.

Olli Rehn
O jornal diz ter cópia de um documento que inclui a criação de uma "autoridade orçamentária", que teria poderes para vetar decisões sobre o orçamento da Grécia, caso alguns compromissos com credores internacionais não sejam cumpridos.

As decisões seriam tomadas pela autoridade orçamentária, que seria escolhida por ministros das Finanças dos países da zona do euro. O Financial Times afirma que a proposta faria com que a arrecadação do governo grego fosse usada primeiramente para pagar dívidas com credores, antes de qualquer outro compromisso.

Segundo o jornal, a proposta prevê "uma extensão extraordinária do controle da União Europeia sobre um Estado membro".

Os governos da Alemanha e da Grécia não quiseram comentar a proposta. O jornal afirma que o documento circulou na sexta-feira entre autoridades de diversos países da zona do euro que fazem parte de um grupo de trabalho dedicado a resolver a crise da dívida pública europeia.

As relações entre gregos e o resto da Europa são tensas desde 2010, quando a Grécia anunciou que não conseguiria pagar as suas dívidas públicas. Desde então, o país já recebeu dois pacotes de ajuda e promoveu reformas profundas nos seus gastos públicos, mas mesmo assim o país segue em crise e sem recursos.

Perto de um acordo

Na sexta-feira, o comissário europeu para Economia, Olli Rehn, disse no Fórum Econômico de Davos, na Suíça, que a Grécia está muito perto de chegar a um acordo com seus credores.

O premiê grego, que também está em Davos, disse que está otimista sobre a possibilidade de se fechar um acordo "nos próximos dias".

Uma nova parcela da dívida grega – estimada em US$ 19 bilhões – está para vencer no dia 20 de março, e o governo não tem dinheiro para honrar seus compromissos. Analistas temem que um possível calote grego pode agravar ainda mais a crise na Europa.

A negociação está sendo feita entre o governo da Grécia e o Instituto de Finanças Internacional (IIF, na sigla em inglês), entidade que representa os credores.

O ponto mais polêmico das negociações é a taxa de juros. O governo grego quer estender a sua dívida por um período maior, mas com juros mais baixos.

A IIF cobra juros de 4% nos papéis, mas a Grécia – com apoio de autoridades europeias – quer uma taxa abaixo de 3,5%.

Caso não consiga chegar a um acordo, a Grécia não poderá receber mais pacotes de ajuda do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional, o que pode agravar ainda mais a crise.

Fonte: BBC Brasil

MILHARES DE PESSOAS NA RÚSSIA VÃO ÀS RUAS EM APOIO A PUTIN

Milhares de simpatizantes do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, foram às ruas neste sábado para apoiar sua volta ao Kremlin, uma semana antes do que provavelmente será o maior protesto até agora da oposição para exigir maior escolha política.

A polícia disse que cerca de 10 mil pessoas se reuniram em Yekaterinburgo, a quarta maior cidade da Rússia, com muitos chegando de ônibus e trens de cidades no cinturão industrial dos Urais para apoiar Putin antes da eleição presidencial de 4 de março.

Putin desfruta de forte apoio em muitas regiões russas, mas enfrenta críticas da classe média urbana, principalmente em Moscou e São Petersburgo. Excluída da política, a classe média russa foi para a Internet pedir reformas eleitorais urgentes.

Milhares de pessoas de vários partidos e outras, não filiadas a nenhuma organização política, devem participar de uma marcha de protesto em 4 de fevereiro para pressionar "por eleições justas" em Moscou, que foi aprovada pelas autoridades da cidade.

Milhares de pessoas protestaram em Moscou e em outras cidades em dezembro, pedindo uma nova eleição parlamentar, alegando que a vitória do partido Rússia Unida foi obtida através de fraude.

Em Yekaterinburg, manifestantes seguravam cartazes com slogans em que se lia "nós defendemos um amanhã estável", ao som de música pop e aproveitando comida e bebida de graça.

"Ônibus foram colocados para nós na fábrica, vimos listas com antecedência dos que iriam ao comício", disse Andrei Mandure, operária de uma fábrica de produtos químicos na cidade de Lesnoy. Putin não compareceu ao comício.

Trabalhadores do setor público também estavam na praça da estação ferroviária da cidade. Um deles, uma funcionária de 59 anos de uma escola infantil, que disse se chamar Yevgeniya, disse à Reuters que recebeu ordens de seu patrão para comparecer.

Putin, presidente de 2000-2008, quer garantir mais seis anos no poder em março. Ele mantém uma clara liderança nas pesquisas de opinião, com o comunista Gennady Zyuganov em um distante segundo lugar.

A exclusão do liberal Grigory Yavlinsky da lista por uma tecnicalidade enfureceu ainda mais a oposição, que diz que o Kremlin permitiu que o bilionário Mikhail Prokhorov entrasse na disputa para capturar votos de protestos sem representar uma ameaça a Putin.

"Não há bons candidatos. Yavlinsky foi banido. (então) quem mais a não ser Putin?", disse Sergei, um russo de 46 anos de Kirovgrad, quando questionado em quem votaria em março.

Fonte: Reuters

JAPÃO PESQUISA EFEITOS DA RADIAÇÃO NA FAUNA E NA FLORA DE FUKUSHIMA

O Japão começou uma investigação exaustiva para estabelecer os efeitos da radiação procedente da usina nuclear de Fukushima em animais e plantas das regiões mais afetadas pelo acidente atômico, informou neste domingo a emissora "NHK".


A própria província de Fukushima solicitou ao Governo central que realizasse o estudo e o Executivo decidiu que o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Nacional de Ciências Radiológicas pesquisarão o caso durante um ano aproximadamente e o apresentarão em março de 2013.

A análise registrará os níveis de césio radioativo na fauna e na flora em 25 pontos concretos da província de Fukushima, tanto em terra firme como no mar.

Entre esses 25 lugares se encontram as áreas mais afetadas pelas emissões da usina nuclear e também áreas prejudicadas em menor escala com o objetivo de comparar os possíveis efeitos.

As duas instituições já começaram a colher mostras vegetais, que vão desde um pinheiro japonês vermelho a gramas silvestres, e animais, como ratos, rãs ou mexilhões. A seleção das espécies que serão investigadas se baseou as recomendações da Comissão Internacional de Proteção Radiológica.

Os pesquisadores estudarão os efeitos que a radiação pode ter sobre a fisionomia, a atividade genética e as funções reprodutivas, incluindo a taxa de germinação das sementes.

O terremoto e o tsunami de 11 de março do ano passado devastaram o nordeste do país e causaram a pior crise nuclear dos últimos 25 anos na usina de Fukushima Daiichi, que obrigou a remover cerca de 80 mil habitantes e afetou gravemente a agricultura, a pecuária e a pesca locais. 

Fonte: EFE

PARTIDO COMUNISTA CUBANO ENFRENTA O DESAFIO DE ACABAR COM A DISCRIMINAÇÃO AOS HOMOSSEXUAIS

Duas décadas depois de ter abandonado seu caráter ateu e aceitar pessoas religiosas em suas fileiras, o Partido Comunista de Cuba (PCC) enfrenta um novo desafio em sua primeira conferência nacional em meio século: acabar com a discriminação aos homossexuais.

No conclave, que começou neste sábado, no Palácio das Convenções de Havana, 811 delegados analisam uma centena de propostas para modernizar o partido único, entre elas a de abrir suas portas, as do governo e AS do exército aos homossexuais, perseguidos e marginalizados depois da vitória da revolução de Fidel Castro, em 1959.

Um documento propõe à militância "enfrentar os preconceitos raciais, de gênero, crenças religiosas e orientação sexual" que "possam originar qualquer forma de discriminação ou limitar o exercício pleno dos direitos das pessoas, entre eles os de ocupar cargos públicos, participar de organizações políticas" e "da defesa".

Em seu IV Congresso, de 1991, o PCC abandonou seu caráter ateu, permitindo o ingresso de pessoas religiosas, mas manteve, na prática, suas reservas para com os homossexuais, numa sociedade que arrasta décadas de machismo e discriminação.

A conferência foi aberta dois dias depois de concluído, em Havana, um congresso internacional de sexologia, no qual a especialista Mariela Castro, filha do presidente Raúl Castro, lembrou que "o tratamento" dado, durante anos, à comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) foi "discriminatório e excludente" na ilha.

Nos anos 60, muitos homossexuais cubanos precisaram exilar-se ou permaneceram reclusos nas Unidades Militares de Ajuda à Produção (campos de trabalho) por não corresponder ao modelo "revolucionário".

A marginalização prosseguiu nos anos 70 e obras de escritores homossexuais, como Virgilio Piñera e Reinaldo Arenas, despareceram das livrarias e editoras, até que foram tiradas do ostracismo, há poucos anos.

Mariela Castro, diretora do Centro Nacional de Educação Sexual, lidera, com o apoio de seu pai, uma cruzada contra a homofobia e pelo respeito aos direitos dos gays no país. Em janeiro de 2010, pediu em uma carta ao Partido Comunista Cubano o fim da discriminação contra os homossexuais.

Surpreendendo seguidores e adversários, o líder cubano Fidel Castro, afastado do poder desde 2006 por questões de saúde, admitiu, em setembro de 2010. sua responsabilidade na marginalização dos homossexuais, qualificando-a mesmo de uma "grande injustiça", numa entrevista concedida ao jornal mexicano La Jornada.

Por intervenção de Mariela Castro, o governo aprovou em 2008 as cirurgias de mudança de sexo, 20 anos depois de terem sido suspensas, após uma primeira e única operação de um homem que quis se tornar mulher, e que motivou uma grande polêmica.

A filha do presidente também incentiva as uniões de gays e o reconhecimento legal dos transexuais.

Fonte: AFP

ALEMÃO CONDENADO POR TRÁFICO INTERNACIONAL DE MULHERES CHEGA A SALVADOR

Condenado no Brasil em 2010 por tráfico internacional de mulheres, o alemão Dieter Erhard Fritzchen Stieleke, de 57 anos, chegou a Salvador, no início da tarde deste sábado (28), onde deve cumprir pena de cinco anos e seis meses.

Segundo um agente da Polícia Federal de plantão na sede da Superintendência Regional, em Água de Meninos, ele foi preso no México, onde vivia e teria cometido o mesmo crime de tráfico.

Ainda segundo o policial, a Interpol informou à justiça brasileira da prisão de Stieleke, que providenciou a extradição do alemão. Escoltado por policiais federais, Stieleke seguiu, por volta de 13h30, para o Instituto Médico Legal (IML) e em seguida foi encaminhado para a Penitenciária Lemos Brito (PLB), em Mata Escura.

Em 2006, Stieleke foi preso em flagrante no Aeroporto Internacional da capital baiana, tentando embarcar para a Alemanha acompanhado de três brasileiras. De acordo com a polícia, as mulheres seriam exploradas sexualmente na Europa.

Fato inédito

Para a diretora do Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça, Isaura Miranda, conseguir trazer de volta um estrangeiro condenado é um fato inédito. “Prender e processar estrangeiros pelo crime de tráfico de pessoas é muito difícil.

No caso do alemão, a prisão em flagrante, ocorrida no Aeroporto de Salvador, facilitou o processo”, disse a diretora. Segundo ela, essa é primeira vez que a justiça brasileira consegue trazer de volta um condenado estrangeiro que fugiu do País, seja por tráfico de drogas ou de pessoas. 

Fonte: A Tarde

TEMPESTADE TROPICAL DEIXA 26 PESSOAS MORTAS EM MOÇAMBIQUE

Vinte e seis pessoas morreram e mais de 125 mil foram atingidas pela passagem de duas tempestades tropicais, já dissipadas, em Moçambique, segundo o último balanço oficial. Do total de mortes, 15 foram registradas na Província da Zambézia, no Centro do país, fustigada nos últimos dias pelo ciclone Funso, e as restantes ocorreram na província de Gaza, no Sul, afetada pela tempestade Dando, segundo informou Dulce Chilundo, diretora do Centro Nacional Operativo de Emergência (Cenoe) de Moçambique.

Também foi registrada a morte de uma criança, ontem (27), em Pemba, Norte do país, arrastada pelas águas da forte chuva que caiu na capital de Cabo Delgado, mas sem relação com as duas tempestades tropicais.

Os ciclones afetaram mais de 25 mil famílias nas províncias de Sofala e Zambézia (Centro), e Inhambane, Gaza e Maputo (Sul), segundo a responsável pelo Cenoe. A maioria dos casos resultou de inundações, mas houve desabamentos e destruição total de milhares de habitações construídas com materiais precários.

As duas tempestades tropicais, que afetaram a maior parte da costa moçambicana nos últimos dez dias, já se dissiparam, mas estão mantidos os alertas e situações de emergência em algumas zonas, principalmente as localidades próximas aos mais importantes rios do Centro-Sul do país.

Fonte: Agência Brasil

BOLIVIANOS HOMENAGEARAM A ATOR DE "CHAVES" PELOS SEUS 40 ANOS DE CARREIRA


Mais de 2.000 bolivianos homenagearam neste sábado o comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, o "Chespirito", intérprete do Chaves e do Chapolin, com um festival de dança dedicado a seus 40 anos de carreira como parte dos tributos que acontecerão em vários países da América Latina.

Crianças, jovens e inclusive adultos disfarçados com os populares personagens do humorista fizeram durante várias horas uma coreografia em massa na praça San Francisco em La Paz, em um ato organizado pelo canal "Bolivisión".

O local ficou lotado de imitadores do "Chaves", "Chapolin", "Quico", "Chiquinha", "Dona Florinda", "Professor Girafales", "Doutor Chapatin" e "Bruxa do 71", entre outros.

A chefe de Marketing da emissora, Paola Jordán, disse à Agência Efe que a Bolívia é o primeiro país onde é feita a coreografia para devolver a "Chespirito" o carinho que ele concedeu aos latino-americanos durante 40 anos de televisão.

A homenagem, denominada "América celebra Chespirito", será realizada em 17 países, entre eles Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Equador, Estados Unidos, México, Peru e Nicarágua.

As celebrações na Bolívia incluem concursos para escolher os melhores imitadores do Chaves e descobrir histórias reais parecidas com as do personagem televisivo.
Martin Alipaz/Efe



















Bolivianos homenageiam ator que interpreta Chaves; veja fotos
Bolivianos homenageiam ator que interpreta Chaves; veja fotos


Fonte: Folha

EUROPA BUSCA SAÍDAS CONTRA O CRACK

Salas para relaxar, equipamento esterilizados de inalação de drogas e até a distribuição de um "kit crack". Essa é a abordagem que autoridades passaram a ter com dependentes do subproduto da cocaína na Europa, que, nos últimos anos, avançou de forma inquietante nos subúrbios e guetos mais marginalizados das grandes metrópoles.

Londres, Amsterdã, Zurique e Madri estão entre as cidades mais afetadas pelo fenômeno, que, segundo os especialistas, é recente na Europa e vem ganhando dimensões preocupantes diante da crise que não cede.

Por anos, a questão era considerada um problema que se limitava aos Estados Unidos e a países latino-americanos. Ainda hoje, a União Europeia (UE) estima que o crack é "muito raro entre os usuários de cocaína socialmente integrados".

O problema é que, com o reconhecimento da existência da pobreza nas periferias das grandes cidades europeias e da taxa recorde de desemprego, revelou-se também a existência do crack, penetrando de forma importante entre a parcela da população mais pobre e entre desempregados, sem-teto e grupos étnicos minoritários. Nesses guetos, muitas vezes a poucos quilômetros de centros sofisticados das finanças internacionais, o crack é uma realidade europeia.

Bruxelas admite ainda ter poucos dados sobre quantos são os usuários. Mas já chama a atenção para bolsões onde a incidência é alta.

Em seu mais recente relatório sobre a situação das drogas na Europa, publicado em novembro, a UE alerta que, em Londres, "o uso do crack é considerado como um componente maior do problema das drogas nas cidades".

A estimativa de 2010 era de que a Inglaterra contava com 189 mil usuários de crack - quase 6 casos a cada mil habitantes. Para as autoridades, esses números levaram vários governos a estabelecer programas para tratar esses dependentes.

Em praticamente todos eles, a estratégia em relação aos consumidores não é a intervenção policial, mas a oferta de tratamentos de saúde.

Iscas

Na Alemanha, cidades como Hamburgo e Frankfurt criaram "salas de inalação" para os consumidores, na esperança de reduzir os riscos associados ao vício e, pouco a pouco, substituir a droga. Inaladores desinfetados passaram a ser oferecidos pelas autoridades, enquanto o viciado se compromete a passar por um tratamento de saúde oferecido pelas prefeituras.

Segundo um funcionário de uma dessas salas em Frankfurt, esses locais foram criados como uma espécie de "isca" para que as autoridades possam atrair os viciados e, a partir do contato e da confiança, estabelecer programas para desintoxicação.

"A orientação é a de nunca chegar e exigir que o viciado passe por um tratamento. Isso raramente funciona", conta o funcionário, que pediu para manter o anonimato.

Desafio

A União Europeia, em seu relatório de novembro, não esconde que o usuário de crack representa um "desafio" para os serviços de saúde. Esses viciados são os mais marginalizados na sociedade e com história com drogas de maior duração.

"Aos que chegam ao local, damos conselhos médicos e assistência psicológica. Para alguns que não têm onde dormir, oferecemos ainda camas para passar a noite", explica. "Quando esse viciado entende que há uma chance de ele melhorar, nosso trabalho de tratamento é imensamente facilitado", diz. Questionado se o local era visitado pela polícia, o especialista perguntou: "Para que a polícia viria?"

Fonte: Estadão