quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CIENTISTAS DESCOBREM PLANETA POTENCIALMENTE HABITÁVEL


Foto: ESO/L. Calçada
Imagem produzida a partir dos registros do telescópio ESO mostra a atmosfera do exoplaneta batizado GJ 1214b. Cientistas agora estudam o GJ 667Cc


Uma equipe internacional de astrônomos anunciou nesta quinta-feira (2) a descoberta de um novo exoplaneta potencialmente habitável, elevando para quatro o número de planetas situados fora de nosso sistema solar detectados pela comunidade científica.

"Este planeta rochoso é o novo e melhor candidato para manter água em estado líquido em sua superfície e pode abrigar vida tal qual nós a conhecemos", explicou Guillem Anglada-Escudé, chefe da equipe que trabalha na Carnegie Institution for Science, em Washington.

Este planeta (GJ 667Cc) está em órbita em torno de uma estrela batizada de GJ 667C, situada a cerca de 22 anos-luz da Terra (um ano-luz equivale a 9.460 bilhões de km).

Ele contorna a sua estrela em 28 dias e tem uma massa mínima 4,5 vezes a da Terra. É também cerca de 50% mais pesado que o nosso planeta.

O planeta se encontra a uma distância de sua estrela em uma "zona habitável", onde as temperaturas não são nem muito quentes nem muito frias, permitindo que a água permaneça em estado líquido.

Os pesquisadores também descobriram indícios que levam a crer que pelo menos um outro exoplaneta, talvez até três, estão em órbita na mesma estrela.

Esta estrela faz parte de um sistema estelar que possuí três estrelas.

Esta descoberta prova que planetas potencialmente habitáveis podem se formar em uma maior variedade de ambientes que acreditávamos, notaram os autores desta descoberta que deve ser publicada nas Cartas do Jornal de Astrofísica.

Fonte: IG

PROCURADORA FEDERAL É MORTA A FACADAS EM NOVA LIMA

A procuradora federal Ana Alice Moreira de Melo foi morta a facadas, na madrugada desta quinta-feira, em um condomínio de luxo em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a Polícia Civil, o marido da procuradora, Djalma Brugnara Veloso, é suspeito do crime.

A Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, disse que a babá que trabalha na casa presenciou o início da discussão entre o casal e acionou a polícia.

Na semana passada, a procuradora registrou uma ocorrência contra o marido em uma delegacia de Nova Lima. Ela disse que era ameaçada por ele e pediu proteção.

A delegada Renata Fagundes, que agora vai investigar o homicídio, disse que no mesmo dia foi solicitado à Justiça medidas de proteção, como o afastamento do marido de casa ou a saída temporária dela. A delegada disse que não sabe se houve resposta.

Foi aberto inquérito para apurar as ameaças do marido. Segundo a delegada, Veloso havia sido intimado ontem para prestar depoimento. Ele seria ouvido hoje.

A delegada ainda não ouviu a babá nem os seguranças do condomínio onde a vítima morava. Segundo ela, o crime ocorreu entre às 4h e 5h da madrugada de hoje. Quando a Polícia Militar chegou ao local, a procuradora já estava morta.

A reportagem ainda não conseguiu localizar advogado do marido.

Fonte: Folha

BRASIL BATEU RECORDE NA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO EM 2011


A produção de petróleo e gás natural foi recorde no Brasil em 2011, segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Durante todo o ano passado foram produzidos 768 milhões de barris de petróleo e 24 bilhões de metros cúbicos de gás natural.

A média diária de petróleo também foi recorde, em 2,104 milhões de barris de petróleo, alta de 2,4% em relação ao ano anterior, quando foram produzidos em média 2,054 barris diários.

Somando o petróleo e o gás natural, a produção foi de 919 milhões de barris de óleo equivalente, com uma média de produção diária de 2,52 milhões de barris de óleo equivalente, contra os 2,45 milhões registrados em 2010, acréscimo de 2,8%.

Segundo os dados da ANP, a bacia de Campos (RJ) perdeu espaço de um ano para outro, passando de 85,5% da produção total em 2010 para 83,4% em 2011. Em contrapartida, a bacia de Santos (SP) ganhou destaque com o início da produção do campo de Lula, saindo de uma participação de 2,7% em 2010 para 5,8% em 2011 sobre o total da produção do país.

Dois poços localizados no campo de Lula, no pré-sal da bacia de Santos, fecharam o ano como maiores produtores brasileiros. O poço 9BRSA716RJS teve produção diária de 26,3 mil barris, e o 3BRSA496RJS, de 25,4 mil b/d. Com isso, o Estado de São Paulo fechou o ano em quinto lugar entre os maiores produtores, duas posições a mais do que há um ano.

A ANP infomou ainda que a queima de gás natural teve uma redução de 27% em 2011 contra 2010. Em média foram queimados 4,8 milhões de metros cúbicos diários em 2011, contra média de 6,6 milhões de metros cúbicos de 2010.
Marcelo Sayão - 12.mai.11/Efe
Plataforma da Petrobras localizada em alto-mar na bacia de Campos, no litoral do Estado do Rio de Janeiro
Plataforma da Petrobras localizada em alto-mar na bacia de Campos, no litoral do Estado do Rio de Janeiro

DEZEMBRO

A produção de petróleo e gás natural também foi recorde em dezembro de 2011, atingindo média de 2,663 milhões de barris de óleo equivalente diários, sendo 2,214 milhões de barris de petróleo e 71 milhões de metros cúbicos de gás natural.

Em comparação com dezembro do ano passado, o crescimento da produção de petróleo foi da ordem de 1,6% e de gás natural de 3,1%, informou a ANP.

Em dezembro do ano passado, 25 empresas estavam produzindo no país, em 306 concessões, sendo 78 concessões marítimas e 228 terrestres.

Fonte: Folha

FRIO JÁ MATOU 122 PESSOAS NO LESTE EUROPEU

Pelo menos 11 mil pessoas ficaram retidas pelas tempestades de neve nos vilarejos nas montanhas da Sérvia, as autoridades anunciaram nesta quinta-feira, 2, enquanto o número de mortes pela onda de frio chegou hoje a 122 no Leste Europeu.
Salvatore Di Nolfi/Efe
As 11 mil pessoas retidas na Sérvia vivem em 6,5 mil lares nas montanhas, em áreas remotas que não podem ser alcançadas por causa das estradas congeladas, disse o policial Predrag Maric, dos serviços de emergência. Mais mortes provocadas pelo frio nesta quinta-feira incluem 20 pessoas na Ucrânia, nove na Polônia, oito na Romênia, uma na Sérvia e uma na República Checa. As autoridades disseram que grande parte dos mortos eram sem-teto. Largos trechos do rio Danúbio permanecem congelados, principalmente entre a Romênia e a Bulgária.

"Estamos tentando fazer todo o possível para desbloquear as estradas porque mais nevascas são esperadas para os próximos dias", disse Maric. Segundo ele, a situação mais dramática ocorre na cidade de Sjenica, no sudoeste da Sérvia, onde já neva ou faz frio há 26 dias e falta diesel, usado como combustível para os geradores e aquecedores. "Nós esperamos entregar suprimentos e combustível à cidade hoje, ou no máximo amanhã", disse Maric. As temperaturas na Sérvia chegaram a -30º Celsius, com milhares de pessoas presas em suas casas, sobretudo em vilas montanhosas.

Na Ucrânia, 63 pessoas morreram por causa do frio nos últimos sete dias. Cerca de 950 foram hospitalizadas por hipotermia e congelamento e mais de 2.000 tendas aquecidas foram montadas para sem tetos, que também estão recebendo alimentos. Na Romênia, o número de mortos pelo frio subiu para 22 nesta quinta-feira, informou o Ministério da Saúde. Cerca de 180 escolas foram fechadas na Romênia por causa do frio extremo. Três navios ficaram retidos pelo gelo no rio Danúbio - um alemão, um holandês e outro romeno - e o governo faz esforços para liberá-los.

Na Bulgária, onde 16 cidades registraram seus recordes de temperaturas baixas em cem anos, desde que os registros começaram a ser feitos, 1.070 escolas permanecem fechadas e longos trechos do Danúbio estão congelados.

O Aeroporto de Podgorica, capital de Montenegro, permanece fechado pelo segundo dia nesta quinta-feira por causa das nevascas.

Na Polônia, a porta-voz do governo, Malgorzata Wozniak, disse que grande parte das vítimas eram sem-teto que estavam alcoolizados e procuraram abrigo em edifícios não aquecidos, o que fez com que morressem de frio. Funcionários do governo polonês apelaram ao público que rapidamente ajude qualquer pessoa que virem em dificuldades nas ruas cheias de neve.

Na Itália, onde neva há três dias no norte, centenas de escolas foram fechadas nas regiões do norte ao centro da península, informou a agência Ansa. Neva em Milão, Turim, Bolonha e outras cidades do norte. As autoridades recomendam aos motoristas que usem pneus adequados para a neve ou com correntes. Foram registrados bloqueios em autoestradas que ocorreram porque caminhões sem pneus adequados não conseguiram trafegar e tiveram que ser removidos ou rebocados. A circulação de 50 trens de alta velocidade foi cancelada no norte, principalmente nas regiões da Lombardia e da Emilia-Romagna.

Mas nesta quinta-feira o frio chegou ao norte da Europa. Na Holanda, as autoridades de Amsterdã proibiram a circulação de barcos por alguns canais da cidade, com o temor de que eles fiquem retidos se as águas congelarem.

Fonte: Estadão

PREÇOS AO PRODUTOR CAEM NA ZONA DO EURO

Custos mais baratos de energia puxaram para baixo os preços ao produtor da zona do euro em dezembro ante novembro, conforme esperado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, num sinal de que a pressões inflacionárias vistas anteriormente diminuíram, com a economia possivelmente se contraindo no final do ano.

O escritório de estatísticas da União Europeia (UE) divulgou que os preços nos portões das fábricas dos 17 países que compartilham o euro caíram 0,2% no mês contra mês, e subiram 4,3% ano a ano – em linha com o consenso das previsões em pesquisa da agência inglesa de notícia Reuters.

Os preços de energia caíram 0,4% no mês, mas estão 9,5% mais altos do que no ano anterior, apesar de desacelerarem de uma taxa de 12,4% na comparação anual em novembro.

Os preços de bens intermediários também caíram mês a mês, enquanto os de bens de capital, bens duráveis e bens não-duráveis ficaram estáveis na comparação com novembro.

Os preços ao produtor mostram pressões inflacionárias no início da cadeia produtiva, uma vez que seus aumentos tendem a se traduzir em alta nos preços aos consumidores, a menos que intermediários e varejistas absorvam a mudanças em seus próprios custos.

O Banco Central Europeu (BCE) quer manter o crescimento dos preços ao consumidor abaixo, mas perto de 2% no médio prazo.

Os preços ao consumidor cresceram 2,7% em janeiro, mesma taxa de dezembro. Economistas esperam que os preços desacelerem nos próximos meses, junto com a economia.

Fonte: Correio do Brasil

ESTÁ PRESA UMA QUADRILHA QUE DESVIAVA REMÉDIOS CONTA CÂNCER

Uma quadrilha que desviava remédios contra câncer foi presa na manhã desta quinta-feira em uma operação do Ministério Público de São Paulo com participação da Polícia Civil e da Corregedoria-Geral da Administração do Estado. Onze pessoas foram detidas, sendo a quadrilha integrada ainda por um homem já preso. Uma farmacêutica do Ministério da Saúde, que estava cedida ao governo do Estado de São Paulo, colaborava com o bando. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 10 milhões.

Além do prejuízo, havia risco porque os remédios não eram acondicionados corretamente, disse Alckmin. Foto: Reinaldo Marques/Terra

Além das detenções, a Operação Medula 3 cumpriu 16 mandados de busca e apreensão na capital paulista, na Praia Grande (litoral de SP), em São Caetano do Sul (região metropolitana), no interior de São Paulo e no Rio de Janeiro. Segundo as investigações, a quadrilha roubava remédios de hospitais públicos da capital paulista, como o Instituto Brasileiro do Câncer (IBCC), Hospital Samaritano e Hospital Brigadeiro. O esquema fraudava os estoques para distribuir os remédios em clínicas que compravam os remédios desviados.

O esquema era comandado de dentro do Centro de Detenção Provisória de Pinheiros por Stefano Mantovani, que estava preso desde 2009 pelo mesmo crime. Uma interceptação telefônica revelou o papel do chefe do bando. A promotora pública Beatriz Lopes admitiu que houve falha no controle de entrada de celular dentro do CDP. "Infelizmente, por mais que tomemos medidas, não é 100% garantida a segurança", disse.

"Além do prejuízo ao erário, existia ainda o risco porque os remédios contrabandeados não eram acondicionados corretamente", disse o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Além da capital paulista, receptavam os medicamentos roubados cidades como Rio de Janeiro, Belford Roxo na Baixada Fluminense, Praia Grande e São Caetano do Sul. Com a quadrilha, também foram apreendidos veículos e armas.

O delegado Anderson Pires Gianpaoli afirmou que as clínicas que receptavam os remédios também serão investigadas. "Se não sabiam que os medicamentos eram desviados, deveriam saber", disse.

Fonte: Terra

PROVÁVEL SAÍDA DE LUXEMBURGO DO FLAMENGO É COMEMORADA POR EMPRESÁRIO DE JOGADOR

O empresário Orlando Junior comemorou a suposta queda do técnico Vanderlei Luxemburgo do comando do Flamengo. Ele representa o atacante reserva do time carioca, Diego Mauricio, que teve, na temporada passada, problemas de relacionamento com o treinador.

"Caiuuuuuuuuuuuuuuuuu, kd o poder homem... hahaha só DEUS tem o poder (sic)", disse ele no Twitter. "O que se diz esperto tropeça na própria esperteza... haha Deus é justo", completou o empresário.

Em 2011, Luxemburgo chegou a reclamar publicamente da postura profissional de Diego Mauricio. O jogador deixou de ser relacionado até mesmo para o banco de reservas em vários jogos, apesar de ter sido uma da principais revelações do Flamengo na temporada de 2010.

A diretoria do Flamengo está reunida desde a manhã desta quinta para definir o futuro do futebol do clube. O diretor executivo, Luis Augusto Veloso, pediu demissão, e a presidente Patricia Amorim estaria decidida a tirar Luxemburgo. Oficialmente, o Flamengo não confirma a demissão do técnico.

Atualmente no comando do Bahia, Joel Santana é o mais cotado para assumir o lugar de Luxemburgo, caso a queda do treinador seja realmente confirmada.

Fonte: Terra

GREVE FRACASSA EM PORTUGAL

Nem os trens nem os ônibus pararam. Os bancos abriram em Lisboa. O fraco apoio à greve nos transportes nesta quinta-feira refletiu uma falta de apetite por ação militante dos trabalhadores, mais preocupados com os empregos ameaçados pela crise da dívida cada vez maior em Portugal.

Já enfrentando o período de maior dificuldade em décadas, Portugal esteve sob pressão crescente ao longo do último mês por causa dos temores de que será forçado a buscar outro socorro financeiro, além da ajuda atual de 78 bilhões de euros, ou reestruturar suas dívidas, como a Grécia.

Houve recuperação das ações italianas, irlandesas e espanholas, mas as de Portugal permanecem sob a dúvida de se o governo português poderá arcar com sua dívida.

As medidas de austeridade impostas pelo governo estão afetando a população. O desemprego está acima de 12 por cento e deve aumentar mais no país mais pobre da Europa Ocidental. A greve, entretanto, parece ter tido pouco impacto.

Os trens e ônibus estavam funcionando. Apenas o metrô de Lisboa e as balsas pararam.

"Eles estão aumentando os preços e agora há também uma greve; isso é irritante", disse a zeladora Rosário Mendes, que esperava por um ônibus para voltar para casa. "Não podemos fazer greve; não há empregos."

As lojas e o comércio funcionavam normalmente em Lisboa. Mesmo as autoridades dos sindicatos reconheciam que a greve estava fraca.

"Estamos analisando por que os trabalhadores (dos trens e dos ônibus) não se mobilizaram como esperávamos", disse José Manuel Oliveira, coordenador do sindicato Fetrans.

Até agora, os portugueses mostraram pouca disposição pelo tipo de protestos e greves violentas ocorridas na Grécia durante a crise. Portugal tem pouca tradição de protesto.

A situação é similar na Espanha, apesar dos 23 por cento de desemprego. Uma greve geral em novembro de 2010 teve impacto limitado. Os sindicatos espanhóis perderam influência e credibilidade.

Há também um sentimento disseminado na Espanha de que as famílias e o governo viveram além de suas possibilidades durante o boom da habitação e da construção que durou 10 anos.

Fonte: Reuters