sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

CUBA NEGA PERMISSÃO DE VIAGEM AO BRASIL DA BLOGUEIRA YOANI SÁNCHEZ

O governo cubano negou nesta sexta-feira, 3, permissão para que a blogueira Yoani Sánchez deixe a ilha para uma viagem ao Brasil. Segundo a jornalista, que critica publicamente o regime político em Cuba, é a 19ª vez em quatro anos que seus pedidos de autorização para saída do país são negados.

'Não há surpresas. Voltam a negar minha permissão de saída. É a 19ª ocasião em que me violam o direito de entrar e sair do meu país', escreveu Yoani em sua página no Twitter.

Mais cedo, Yoani revelou que estava apreensiva para conhecer a decisão do governo cubano. 'Hoje é o dia. Preparada para o 'sim' e para o 'não'. Às 15h, dirão se me darão permissão de saída ou se continuo sendo prisioneira insular', escreveu.

A blogueira e colunista do Estado havia recebido na semana passada um visto do governo brasileiro para realizar a viagem. O pedido havia sido feito no dia 20 de janeiro e foi concedido no dia 25, segundo o Ministério das Relações Exteriores. A liberação do documento, no entanto, não garantia a viagem, uma vez que era necessária a autorização do governo de Cuba para que ela deixasse o país.

A intenção de Yoani era acompanhar, no dia 10 deste mês, em Jequié, na Bahia, o lançamento do documentário 'Conexión Cuba-Honduras', do cineasta Dado Galvão - no qual ela foi uma das entrevistadas.

Fonte: Estadão

SALVADOR VIVE MADRUGADA DE SAQUES

Com a greve da Polícia Militar, Salvador viveu uma madrugada de forte crescimento no número de assassinatos e de ataques ao comércio, nesta sexta-feira. O governador Jaques Wagner (PT) fará um pronunciamento, às 20h de hoje, em emissoras de rádio e TV.

Entre a 1h e as 6h45, 17 pessoas foram assassinadas, de acordo com a estatística divulgada pela Secretaria de Segurança Pública. No mesmo dia da semana passada, houve 13 homicídios ao longo de 24 horas.

Ontem à noite, o músico da banda afro Olodum Denilton Souza Cerqueira, 34, voltava para casa em sua moto quando foi baleado por dois assaltantes no bairro da Mata Escura, onde vivia. O músico foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Ao menos cinco lojas tiveram os estoques saqueados no bairro da Liberdade, de acordo com relatos de comerciantes e moradores a rádios e televisão. A Polícia Civil diz que os donos das lojas ainda não haviam registrado as ocorrências até as 12h de hoje.

Em um deles, bandidos usaram um carro para invadir uma joalheria e roubar joias em menos de um minuto. Oito pessoas participaram da ação, quebraram os balcões e limparam o mostruário. O roubo durou menos de 40 segundos, conforme o registro das câmeras de segurança exibido nos telejornais da Bahia.

Sindicato dos trabalhadores no transporte coletivo ameaçam paralisar as atividades a partir das 18h de hoje. Os empresários do setor se opõem a paralisação.

Ontem, motoristas foram rendidos por grevistas armados e obrigados a entregar os ônibus para fazer barricadas no acesso ao Centro Administrativo da Bahia, conjunto que reúne os edifícios das cúpulas do Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado. O centro fica na avenida Paralela, no caminho entre o aeroporto e o centro de Salvador.

NEGOCIAÇÃO

A cúpula da segurança pública reuniu-se na manhã de hoje com representantes de quatro associações de policiais para negociar a volta ao trabalho.

A Aspra (Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia), que deflagrou o movimento na terça-feira, não foi chamada para a mesa de negociações. O governo não a reconhece e tenta isolar a entidade.

Os manifestantes ligados à Aspra continuam acampados em frente à Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT), disse que o clima é de tranquilidade no local.

Para tentar retomar o controle da situação, agentes da Força Nacional de Segurança e militares das Forças Armadas começaram a patrulhar as ruas de Salvador na manhã de hoje.

Fonte: Folha

INDÚSTRIA E COMÉRCIO TÊM 20 MIL VAGAS PARA A PÁSCOA

Pelo menos 20 mil vagas de trabalho temporário deverão ser preenchidas no País para a Páscoa, sendo que ao menos 30% dos postos de trabalho estão no Estado de São Paulo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) e as próprias empresas, Garoto, Nestlé, Cacau Show, Grupo CRM (Kopenhagen e Chocolates Brasil) deverão oferecer juntas 19,4 mil oportunidades. E as chances de efetivação são boas.

A Cacau Show abrirá 1.310 vagas no Estado, das quais 470 serão para a capital. A rede contratará vendedores e atendentes de loja. A empresa informa que os temporários que se destacarem têm chances de serem efetivados após o período de experiência, ou poderão ser convidados para trabalhar no próximo período de alta demanda, como o Dia dos Namorados.

No Grupo CRM, que engloba a Kopenhagen e Chocolates Brasil, ainda restam 60 vagas de auxiliar de almoxarifado para a fábrica e outras 96 para auxiliares de vendas em lojas da capital. A empresa informa ainda que, em média, cerca de 15% dos trabalhadores temporários recrutados costumam ser efetivados (veja texto nesta página).

As demais companhias do setor não divulgaram ainda a quantidade de vagas que serão abertas para a capital. “São Paulo sempre lidera este ranking, pois é onde tem mais demanda para as contratações”, diz Jismália de Oliveira Alves, presidente da associação das empresas de trabalho temporário e terceirização (Asserttem).

No total, foram 21.247 contratações em 2011 no período para o Estado. Desses, 25% foram efetivados. Segundo Jismália, o mercado que demanda empregados temporários continuará aquecido, apesar da insegurança em relação ao cenário externo. “Esperamos um crescimento de 3% este ano, porque o mercado está um pouco mais conservador por conta da crise.”

O presidente da Steer Recursos Humanos, Ivan Carlos Witt, é mais otimista em relação à Páscoa. “Esperamos que a efetivação de temporários seja igual ou um pouco melhor do que em 2011. Vale lembrar que o período não tem o mesmo peso que datas como o Natal, que efetivam mais gente.”

Emprego definitivo

Os temporários que pretendem ser efetivados, no entanto, não devem desanimar. Afinal, o mercado precisa de mão de obra qualificada em diversos setores. “Com essa carência, que é geral, um temporário que se destacar no período dentro da empresa pode ser chamado para trabalhar permanentemente”, aponta Jismália. “É só tratar o emprego temporário com a mesma seriedade do efetivo. Quem se destaca dificilmente deixa a empresa, pois mão de obra boa tem de ser preservada.”

Foi o que a vendedora de uma das lojas de chocolate da Kopenhagen, Denise Cristina Fogaça, fez ao ser contratada para ficar dois meses como temporária durante a Páscoa de 2008. “Entraram mais 14 pessoas comigo e sete foram efetivadas. E eu fui uma delas”, diz. “Procurei me dedicar e atender os clientes com dedicação e seriedade. Meu esforço valeu a pena”

Witt, da Steer Recursos Humanos, ressalta que é normal a comparação entre o temporário e funcionário que já está na empresa. “Se o temporário, se mostrar mais disposto em conseguir o cargo, mesmo sem vagas abertas é possível que seja efetivado”, diz.

Fonte: Estadão

DESEMPREGO RECUA NOS ESTADOS UNIDOS

A economia dos Estados Unidos registrou a maior geração de empregos dos últimos nove meses em janeiro e a taxa de desemprego do país caiu a 8,3 por cento, o menor patamar em quase três anos, indicando que o crescimento do último trimestre continuou no começo de 2012.

Foram abertas 243 mil vagas em janeiro, informou o Departamento de Trabalho dos EUA nesta sexta-feira. Foi a maior contratação desde abril, superando as expectativas de economistas para uma adição de apenas 150 mil vagas.

Os economistas também esperavam que a taxa de desemprego se mantivesse em 8,5 por cento. A taxa acumula queda de 0,8 ponto percentual desde agosto.

A melhora dos níveis de emprego foi generalizada, com até os setores de transporte e armazenagem abrindo vagas.

O tom positivo dos dados foi fortalecido, ainda, por revisões dos dados de novembro e dezembro, que mostraram a criação de 60 mil empregos a mais que o calculado inicialmente.

Além disso, os salários médios por hora subiram em quatro centavos, o que pode ajudar a estimular o consumo. O relatório sugeriu que as expectativas de desaceleração do crescimento econômico dos EUA no primeiro trimestre de 2012 ainda não estão tendo impacto sobre as decisões de contratação das empresas.

A melhora continuada do mercado de trabalho pode ser um alívio para o presidente Barack Obama, que enfrenta uma dura campanha de reeleição.

O AINDA ENORME DÉFICIT

Enquanto o setor privado gerou 257 mil postos de trabalho - a maior contratação desde abril -, o governo fechou 14 mil vagas, o maior corte desde setembro.

Apesar da aceleração da contratação nos EUA, não há empregos para três de cada quatro pessoas desempregadas e 19,3 milhões de norte-americanos estão ou sem trabalho ou subempregadas.

Mas ainda há razão para um otimismo cauteloso. A taxa de desemprego declinou por cinco meses seguidos agora, em parte por causa dos trabalhadores desempregados que desistem de procurar emprego, mas também por causa de pessoas que realmente encontram ocupação.

Uma medida mais ampla do desemprego - que inclui pessoas que querem trabalhar, mas pararam de procurar, e aqueles que só trabalham por meio período, mas querem mais trabalho - caiu para 15,1 por cento em janeiro, contra 15,2 por cento em dezembro.

POR SETORES

O inverno mais ameno deu força para o emprego na construção, que adicionou 21 mil vagas no mês passado, após alta de 31 mil em dezembro. O setor manufatureiro abriu 50 mil postos, o maior aumento em um ano, após alta de 32 mil no mês anterior.

Isso contribuiu para que o setor industrial como um todo registrasse contratação de 81 mil no mês passado, o maior total desde janeiro de 2006.

Os setores de transporte e armazenagem criaram 13.100 empregos, e os empregos nos correios diminuíram apenas em 1.500 vagas, contrariando expectativas de uma queda ampla.

O varejo, por sua vez, adicionou 10.500 posições, após 6.200 em dezembro. As vagas em serviços temporários aumentaram em 20.100, após alta de 8.300 no mês anterior.

Fonte: Reuters

CAÇADOR DE TESOURO AFIRMA TER ENCONTRADO NAVIO DA 2ª GUERRA COM US$ 3 BILHÕES EM PLATINA

Um caçador de tesouros submersos dos Estados Unidos afirma que encontrou um carregamento de platina no valor de US$ 3 bilhões em um navio naufragado da época da 2ª Guerra Mundial.

Foto de divulgação de Greg Brooks em Miami (Gary Esper/Reuters)
Greg Brooks, da empresa Sub Sea Research, disse que navio naufragado está a cerca de 80 quilômetros da costa dos Estados Unidos, no oceano Atlântico.

A embarcação naufragada é um navio mercante britânico, o SS Port Nicholson, que afundou em 1942 depois de ser torpedeado por um submarino alemão em um ataque que matou seis pessoas.

Brooks afirma que um livro de contabilidade do Tesouro americano mostra que o SS Port Nicholson levava barras de platina, como parte de um pagamento da União Soviética aos Estados Unidos pelo fornecimento de suprimentos de guerra.

O caçador de tesouros fez imagens submarinas que, segundo ele, mostram uma barra de platina cercada por 30 caixas. Brooks afirma que nestas caixas estão outras barras do metal.
Para a superfície

Greg Brooks ainda não trouxe nenhuma das barras ou das caixas para a superfície, mas acredita que sua equipe vai iniciar a operação ainda em fevereiro.

"Vou pegar (as barras de platina) de qualquer jeito, mesmo se eu tiver que tirar o navio da água", disse.

Brooks ainda disse que descobriu o navio naufragado há quatro anos mas não divulgou a informação pois estava negociando os direitos sobre o tesouro. Os direitos de propriedade ainda estão sendo negociados.

Mas, já existem dúvidas se o navio naufragado realmente tem uma carga de platina e as leis aplicadas para estes casos deverão complicar a situação de Brooks.

Anthony Shusta, um advogado que representa o governo britânico, disse à agência de notícias Associated Press que ainda não se sabe com certeza se o SS Port Nicholson realmente levava este carregamento.

"Ainda estamos pesquisando o que estava no navio. Nossas pesquisas iniciais indicam que a maior parte (da carga) era de máquinas e equipamento militar", afirmou o advogado.

O governo da Grã-Bretanha vai esperar pelas operações de resgate antes de decidir se vai pedir os direitos à carga.

Fonte: BBC Brasil

MAIS DE 16 MILHÕES DE CHINESAS SÃO CASADAS COM HOMOSSEXUAIS

Cerca de 16 milhões de mulheres chinesas aceitaram se casar com homossexuais chineses por pressão familiar porque, segundo os valores tradicionais das famílias chinesas, 90% dos homossexuais se casam, de acordo com um estudo publicado nesta sexta-feira no portal China.org.cn.

O sexólogo Zhang Beichuan, especialista em temas sobre HIV da Universidade de Qingdao e autor do livro Amor Homossexual (1994), disse ao portal que estas mulheres estão expostas a contrair HIV, além da insatisfação sexual.

Elas também precisam carregar o peso de aceitar que seus maridos sejam homossexuais, "e lutam para aguentar uma situação que deveria ser reconhecida", afirmou Zhang.

Sites chineses como o Terra das Esposas de Gays e Esposas de Gays em Ação, entre outros, oferecem serviços legais e psicológicos a todas as mulheres casadas com homossexuais.

Xiao Yao, criadora do primeiro site, com 1,2 mil usuários cadastrados, disse nesta sexta-feira à Agência Efe que o objetivo de seu portal é fornecer apoio às mulheres que se sentiram enganadas, "o que lhes tira a confiança em si mesmas e cria o medo de que o fato seja descoberto pelo resto da sociedade".

A idealizadora do site, que se divorciou de seu marido homossexual em 2008, afirmou que as mulheres que consultam sua página têm entre 20 e 60 anos.

"Algumas se deram conta do engano porque seus maridos não queriam ter relações sexuais ou porque após terem filhos começaram a ser rejeitadas, enquanto muitas só souberam da orientação de seus parceiros após muitos anos de casamento", acrescentou.

Xiao concordou com Zhang ao dizer que há pelo menos 16 milhões de mulheres chinesas casadas com homossexuais.

"Outra razão pela qual eles buscam se casar é para ter filhos, o que só pode ser feito segundo a tradição chinesa, ou seja, casando. Espero que isso deixe de prejudicar tantas pessoas inocentes", concluiu.

Na China, a homossexualidade foi considerada uma doença mental até 2001, quando começaram a surgir clínicas particulares para tratar aqueles que quisessem mudar de orientação.

Os tratamentos que supostamente "curam" a orientação sexual com o uso de remédios, e que na década de 1950 consistiam em usar descargas elétricas, são considerados uma fraude tanto pela comunidade homossexual chinesa quanto pelos sexólogos, pois o custo de meia hora de tratamento é de US$ 46.

Fonte: Terra

RÚSSIA JÁ REGISTRA 64 MORTES POR CAUSA DO FRIO

Pelo menos 64 pessoas morreram por causa do frio extremo na Rússia em janeiro, informou nesta sexta-feira o vice-ministro da Saúde, Maxim Topilin.

'Ao longo do mês de janeiro, morreram por congelamento 64 pessoas em 50 regiões', detalhou o vice-ministro, citado pela agência 'Interfax'.

Além disso, outras 779 pessoas foram hospitalizadas com sintomas de congelamento parcial de diversa gravidade e hipotermia.

No total, '1.371 pessoas procuraram os serviços sanitários, entre elas 25 crianças', acrescentou Topilin.

Apenas nas últimas 24 horas e somente em Moscou, a saúde de 20 pessoas, entre elas uma criança, foi afetada pelas temperaturas extremamente baixas.

'Foram detectados sintomas de congelamento parcial em 15 pessoas e outras cinco sofreram hipotermia', assinalaram as autoridades sanitárias da capital russa.

Moscou amanheceu hoje com 26 graus negativos, a mais baixa temperatura diurna de todo este inverno, mas os meteorologistas preveem uma ligeira diminuição do frio a partir deste sábado.

'As noites também já não serão tão frias. Na próxima semana, segundo dados preliminares, o tempo já não será tão frio como foi nesta semana', apontou o organismo meteorológico de Moscou.

Fonte: EFE

ACIDENTE COM ÔNIBUS DEIXA 50 FERIDOS NO DISTRITO FEDERAL

Cerca de 50 pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois ônibus de linha, na Estrada Parque Taguatinga, na região de Taguatinga, no Distrito Federal, por volta das 8h15 desta sexta-feira, 3. Ninguém morreu, mas 20 pessoas estão em estado grave.

Onze equipes dos bombeiros trabalham no resgate das vítimas. Segundo os bombeiros, os veículos estavam lotados.

A colisão pode ter sido provocada após um dos veículos ser fechado por um carro de passeio, segundo o Batalhão rodoviário.

Os feridos foram levados para hospitais de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Hospital de Base por equipes dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A via está totalmente interditada aguardando a perícia da Polícia Civil. Um desvio foi montado na região, que tem 10 km de congestionamento.

Pneus carecas. O secretário de Transportes do Distrito Federal, José Walter Vazquez Filho, esteve no local. Questionado sobre as condições dos ônibus envolvidos no acidente - os dois estavam com os pneus carecas -, ele garantiu que até o final do ano, a frota será renovada.

Segundo ele, o processo licitatório de novos ônibus no Distrito Federal é feito de sete em sete anos. Ele frisou que, em diversas cidades do país, esse mesmo processo ocorre de dez em dez anos.

Fonte: Agência Brasil