quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

GOVERNO VAI LICITAR 77 TERMINAIS PORTUÁRIOS

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) decidiu que os contratos de concessão de 77 terminais, em 15 portos brasileiros, não serão prorrogados. A decisão publicada na quarta-feira, dia 22, no Diário Oficial da União, passa a valer imediatamente e significa que, na prática, as autoridades portuárias terão que abrir licitações neste ano, para que as atividades não coram risco de ser interrompidas.

Segundo Marcos Vendramini, diretor da consultoria em infraestrutura de transportes Aecom no Brasil, a medida terá impacto direto sobre terminais que movimentam anualmente 180 milhões de toneladas de granéis sólidos (80%) e líquidos (20%) e 120 milhões de toneladas de contêineres e cargas gerais. Os números representam um terço da movimentação total nos portos brasileiros. O restante é feito em terminais privativos e grandes companhias, como Vale e Transpetro.

Os contratos em vigor foram firmados antes da lei do portos (nº 8.630), de 1993, e não sofreram adaptações à nova legislação. A discussão em relação a como se dariam os ajustes se arrastava desde então.

Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), diz que a decisão da Antaq foi uma surpresa, uma vez que, segundo ele, já haviam pareceres favoráveis da Advocacia Geral da União (AGU), do Ministério Público Federal e liminares da Justiça federal de Brasília favoráveis a prorrogação dos contratos com adaptações. Ele afirma que a entidade avalia agora junto aos seus advogados que medidas poderá tomar.

Procurada, a Antaq e a Companhia Docas do Estado de São Paulo - Santos (Codesp) disseram que só se manifestarão após parecer do governo federal sobre o assunto.

Fonte: IG

WILL SMITH E JOSH BROLIN ESTÃO NO BRASIL PARA DIVULGAR O NOVO FILME

Will Smith e Josh Brolin estão no Brasil para divulgar o terceiro filme da série "Homens de Preto". Ao contrário dos personagens que só vestem roupas escuras, os atores escolheram ternos de cores claras para o encontro com os jornalistas, no hotel Copacabana Palace, na tarde dessa quinta-feira (23). Muito animados os dois pareciam estar amando o Brasil.

Will chegou falando em português: “tudo bem? Estou feliz de estar aqui no Brasil”, arriscou. Josh já faz até trocadilhos com o nome de pontos turísticos da cidade. “Cheguei e fui para a shit island (Ilhas Cagarras). E fiz um poo lá”, brincou referindo-se ao nome do local.

Outro momento inusitado da coletiva aconteceu quando três fotos de celebridades brasileiras foram mostradas para os dois atores que interpretam especialistas em aliens. Questionados sobre qual dos famosos poderia ser um extra-terrestre, eles educadamente preferiram ser discretos. Na opinião deles, o jogador Neymar poderia ser Justin Bieber, Susana Vieira e Valeska Popozuda poderiam ser a madrasta de Josh Brolin. “É por isso que eu amo o Brasil. Só aqui acontecem essas cenas inusitadas”, afirmou Will.
Foto: Ag.News
Mesmo sobre protestos da direção para que não revelasse detalhes da produção, Will Smith contou que a cantora Lady Gaga faz uma participação como um alien.

A franquia foi retomada após dez anos do lançamento de "Homens de Preto 2". Na sequência, o agente J, interpretado por Will, volta ao tempo para salvar o mundo e a vida de K, personagem de Tommy Lee Jones. Em 1969, ele conta com a ajuda do jovem agente K vivido por Brolin. “Quando tivemos a idéia de fazer uma continuação, ficamos animados. Concordo que o intervalo foi longo demais, mas foi preciso para criar uma história consistente. Não queríamos apenas uma continuação”, disse Smith.

Os efeitos 3D também foram motivo de piada durante o encontro com a imprensa. “Fiquei com medo de ver minhas orelhas em 3D, mas achei que ia ser engraçado para as crianças”, brincou Will.

“Acho que fui chamado porque minha cabeça é muito grande e ficaria ótima em 3D”, acrescentou Josh. No mesmo clima de brincadeiras, Will completou: “Ele é o único ator que consegue ter a cabeça maior que a de Tommy Lee”.

O ator veterano, que também participa do filme, mas não veio ao Brasil, foi lembrado por causa de seu peculiar humor. “Quando o Will está próximo, o Tommy é ótimo. Fica até divertido, mas quando ele não está não há humor algum”, revelou Brolin sobre o companheiro de cena.

Questionado sobre a possibilidade de voltar no tempo, Will disse que preferiria voltar para ontem, com Barack Obama como presidente dos Estados Unidos. “Quanto mais voltasse no tempo, mais difícil seria para o meu povo”, disse ele, fazendo referência à segregação racial a à conquista dos direitos dos negros.

Will também aproveitou para falar sobre seu próximo projeto: o filme "After Earth", em que contracena com seu filho, Jaden Smith. “É uma grande oportunidade trabalhar com os filhos porque você dá o seu melhor. Minha cria está me assistindo”.

Sobre as peripécias de Willow, a caçula fashionista, ele brincou: “vocês acreditam que ela raspou o cabelo agora? Eu não mando em nada. Ela me lembra que tenho um universo inteiro para aprender”.

Foto: Ag.News
Josh Brolin e Will Smith

Fonte: IG

GM INVESTE R$ 170 MILHÕES EM NOVA FÁBRICA EM SANTA CATARINA

A General Motors (GM) anunciou nesta quinta-feira um investimento de R$ 710 milhões para a instalação de uma nova fábrica de transmissões de veículos em Joinville, em Santa Catarina.

A assinatura do protocolo de intenções entre a montadora e o governo do Estado foi assinado hoje.

Segundo comunicado enviado pela GM, a nova fábrica será construída no mesmo complexo onde estão sendo finalizadas as obras civis da fábrica de motores da empresa.

O início das operações está previsto para 2014.

A capacidade de produção no primeiro ano será de 150 mil unidades. Metade do volume, segundo a GM, será destinada para o mercado local.

Fonte: Agência Estado

DELEGADO DIZ QUE VAI INDICIAR DIRIGENTES DE ESCOLAS DE SAMBA EM SÃO PAULO

O delegado Osvaldo Nico Gonçalves, da Deatur (Delegacia de Atendimento ao Turista), disse que já tem elementos para indiciar dirigentes de escolas de samba de São Paulo pelo tumulto que interrompeu a apuração do Carnaval, na terça-feira.
Diogo Shiraiwa/Editoria de Arte/Folhapress

Neste caso, eles seriam indiciados sob suspeita dos mesmos crimes cometidos pelos dois integrantes de escolas que já estão presos. Tiago Ciro Tadeu Faria, 29, da Império, e Cauê Ferreira, 20, da Gaviões. Os delitos são: supressão de documentos e dano ao patrimônio publico. O crime de formação de quadrilha também não está descartado.

Faria e Ferreira foram presos após invadirem a área de apuração quando faltavam só duas notas para que a escola campeã fosse conhecida. A confusão se alastrou na saída do Anhembi e um carro da Pérola Negra foi incendiado.

O delegado Gonçalves não diz quem seriam os dirigentes indiciados. "Mas eles vão vir depor e sairão daqui indiciados", afirmou.

Estão previstos para até o fim da tarde desta quinta-feira os depoimentos de Josélia Alves, diretora da Camisa Verde e Branco, e Alexandre Salomão, o Teta, diretor de Carnaval da escola. O presidente da agremiação, Ribamar de Barros, está preso desde janeiro, acusado de extorsão.

Para esta sexta-feira estão marcados os depoimentos de Wagner da Costa, vice-presidente da Gaviões da Fiel, Edilson Casal, presidente da Pérola Negra e Luciana Silva, integrante da Tom Maior.

Já estão intimados para depor na próxima segunda-feira Darly Silva, o Neguitão, presidente da Vai-Vai, Renato Maluf, vice-presidente da escola, Paulo Sérgio Ferreira, o Serginho da Vila Maria, que preside a Liga das Escolas de Samba, além de um homem identificado como Caio, intérprete da Vai-Vai.

O advogado Adriano Salles Vanni, que representa a escola Camisa Verde e Branco disse que os integrantes da agremiação não cometeram crime. "Foi o calor dos acontecimentos o causou tudo isso, pelo menos em relação ao pessoal da Camisa. Ninguém rasga voto nem dilapida patrimônio algum, isso ficará esclarecido."

Questionado a respeito de imagens feitas pela TV Globo que mostram um dos integrantes jogando para cima e chutando papéis, ele respondeu: "São envelopes vazios. Não havia votos."

Ele afirmou que os dois membros da agremiação intimados para depor nesta tarde vão comparecer.

Fonte: Folha

USP É A UNIVERSIDADE QUE MAIS FORMA DOUTORES NO MUNDO

A USP é a universidade que mais forma doutores mundialmente. A constatação é do Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo (ARWU, na sigla em inglês), elaborado pelo Centro de Universidades de Classe Mundial (CWCU) e pelo Instituto de Educação Superior da Universidade Jiao Tong, em Xangai, na China, que aponta a universidade paulista como a primeira colocada em número de doutorados defendidos entre 682 instituições globais.

Em segundo e terceiro lugares estão a Universidade da Jordânia e a Universidade de Tóquio, respectivamente. Harvard aparece em 12º lugar.

A segunda brasileira no ranking é a Unicamp, que aparece em 38º lugar. A Unesp vem em 55º.

O ranking também indica a USP como a terceira colocada em verba anual para pesquisa, entre 637 universidades, além de a quinta em número de artigos científicos publicados, entre 1.181 instituições em todo o mundo, e a 21ª em porcentagem de professores com doutorado em um universo de 286 universidades.

Na avaliação de Vahan Agopyan, pró-reitor de Pós-Graduação da USP e membro do Conselho Superior da Fapesp, a liderança mundial na formação de doutores, apontada pelo levantamento global, deve-se à tradição da pós-graduação da USP no Brasil.

Em 1965, quando foram definidas as novas diretrizes da pós-graduação no país, baseadas no trabalho de Newton Sucupira (1920-2007) – responsável pela criação do Conselho Federal de Educação, atualmente Conselho Nacional de Educação – a USP já possuía um número muito expressivo de docentes com doutorado, e se destacou como a universidade que viria a suprir a demanda do país por mestres e doutores.

“Nas décadas de 1970 e 1980, praticamente metade dos doutorados no Brasil eram realizados na USP, e hoje mais de 20% dos pós-graduandos no país também obtém o título de doutor aqui. Isso permitiu que a universidade se tornasse um grande centro mundial de pós-graduação, agora confirmado por esse ranking internacional”, disse Agopyan à Agência Fapesp .

Nos últimos dez anos tem diminuído o número de mestrandos e de doutorandos na USP. Em 2011, pela primeira vez o número de doutorandos na universidade, que celebrou em agosto a concessão de 100 mil títulos de pós-graduação, foi maior que o de mestrandos.

“É um reflexo do aumento no número de programas de mestrado oferecidos em todo o país. Em função disso, os pós-graduandos estão preferindo realizar mestrado em sua própria região e procuram a USP para fazer doutorado ou alguma outra atividade mais especial”, avaliou Agopyan.

Por outro lado, o número de estudantes de pós-graduação da USP tem se mantido estável nos últimos anos. Atualmente, a universidade conta com cerca de 23 mil alunos de pós-graduação stricto-sensu e titulou 2.192 doutores e 3.376 mestres em 2011 – números que oscilaram pouco nos últimos 15 anos.

“Nós já somos grandes e estamos trabalhando no máximo da nossa capacidade há vários anos. Cada um dos nossos docentes tem, em média, mais de cinco orientandos, que é um número elevadíssimo”, afirmou Agopyan.

Segundo o pró-reitor, esse fenômeno também é comum às principais universidades no mundo, como as norte-americanas, europeias e chinesas listadas no ranking, cujo número de pós-graduandos também está bastante estável e seus programas de pós-graduação operam no limite de suas capacidades.

Um dos fatores atribuídos por Agopyan para a USP continuar liderando a formação de doutores é a atuação da universidade em todas as áreas do conhecimento, sendo que as universidades no exterior normalmente têm algumas áreas de especialidade. “Somos uma instituição pluridisciplinar”, destacou.

Na avaliação de Agopyan, o desafio agora é ser não apenas a maior, mas a melhor em formação de doutores no mundo. Para isso, a USP tem buscado padrões internacionais de qualidade, por meio da promoção da mobilidade de seus docentes e alunos para outros países, da avaliação e do apoio aos seus programas de pós-graduação. “Não queremos apenas quantidade, mas sim qualidade”, afirmou.

A Fapesp desembolsou R$ 277,3 milhões em 2010 com Bolsas no país, dentro de seu Programa de Bolsas. Desse total, por vínculo institucional do pesquisador responsável pelo projeto ou do bolsista, a USP recebeu R$ 132,7 milhões (ou 47,87%). Em 2010, a Fapesp concedeu 1.362 bolsas de doutorado e doutorado direto. 

Destaques das universidades paulistas

Além da USP, o ranking elaborado pela CWCU apontou a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) como a 38ª colocada em número de doutorados defendidos, a 138ª em número de artigos publicados e a 62ª em percentual de professores com doutorado.

Por sua vez, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) obteve a 55ª posição em doutorados concedidos, a 150ª colocação em número de artigos publicados e o 31º lugar em percentual de professores com título de doutor.

Um outro ranking divulgado em janeiro, o Web of the World Universities, conhecido como Webometrics, que mede a visibilidade das universidades nos principais mecanismos de busca da internet, apontou a USP como a 20ª colocada e a primeira da América Latina, seguida na região pela Universidade Nacional Autônoma do México, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Unesp. A Unicamp obteve a 9ª colocação entre as universidades latino-americanas.

Outras universidades brasileiras que figuram entre as dez mais bem colocadas no ranking latino-americano são a Universidade Federal de Santa Catarina, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade de Brasília e a Universidade Federal do Paraná.

OBAMA SE DESCULPA POR QUEIMA DO ALCORÃO

O presidente norte-americano, Barack Obama, enviou nesta quinta-feira uma carta ao presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, desculpando-se pelas cópias queimadas do Alcorão em uma base militar norte-americana no Afeganistão, informou a Casa Branca.

Obama disse a Karzai que o incidente, que provocou protestos enfurecidos contra as forças dos Estados Unidos e da Otan no Afeganistão, não foi intencional.

A carta, que a Casa Branca disse ser um complemento ao telefonema no início desta semana entre os dois líderes para discutir uma "parceria a longo prazo" entre Washington e Cabul, foi entregue para Karzai pelo embaixador norte-americano Ryan Croker.

"Na carta... o presidente também expressou nosso arrependimento e nossas desculpas por causa do incidente em que materiais religiosos foram mal manuseados de forma não intencional na Base Aérea de Bagram", disse o porta-voz da Casa Branca Tommy Vietor.

O Taliban incentivou os afegãos a alvejarem bases militares estrangeiras e a matarem ocidentais em retaliação à queima do Alcorão na Base Aérea de Bagram, perto de Cabul, na terça-feira.

A Otan confirmou que um homem vestindo um uniforme do Exército afegão matou dois de seus soldados no leste na quinta-feira, mas não quis dizer se o incidente estava relacionado com os protestos.

A queima de cópias do Alcorão podem dificultar ainda mais que as forças da Otan lideradas pelos EUA ganhem a confiança dos afegãos e levem o Taliban para a mesa de negociações antes da retirada das tropas de combate estrangeiras até o final de 2014.

O governo norte-americano e o comandante norte-americano das forças da Otan no Afeganistão já tinham pedido desculpas pela queima depois que afegãos encontraram cópias carbonizadas do Alcorão quando recolhiam lixo em Bagram.

Fonte: Reuters

BAIXO INVESTIMENTO EM TRANSPORTE PÚBLICO PODE TER SIDO A CAUSA DE TRAGÉDIA NA ARGENTINA

Os baixos investimentos em transporte público na Argentina podem estar por trás da tragédia com o trem da empresa TBA (Trens de Buenos Aires), na quarta-feira, segundo especialistas e sindicalistas ferroviários no país.

Foto: Reuters
O acidente deixou 50 mortos, entre eles um menino de sete anos de idade, e quase 700 feridos, depois que o trem bateu na plataforma da movimentada estação do bairro de Onze, em Buenos Aires.

O engenheiro argentino Andrés Fingeret, diretor do Instituto de Políticas para o Transporte e o Desenvolvimento (ITDP), disse à BBC Brasil que os países da América Latina deixaram o transporte público em segundo plano, dando prioridade aos carros e à infraestrutura ligada a eles, como estradas, sem dar a mesma atenção aos trens, por exemplo.

Para ele, a "cultura do carro faz com que as autoridades e os investimentos estejam no lugar errado".

O acidente ocorreu no momento em que é discutida a redução ou eliminação dos subsídios do governo federal aos transportes públicos e outros setores da economia.

Um estudo realizado pelos especialistas em infraestrutura Lucio Castro e Paula Szenkman, do Centro de Implementação de Políticas Públicas para Equidade e Crescimento Econômico (CIPPEC), de Buenos Aires, indicou que as empresas de transporte público são hoje dependentes destes recursos do Estado, mas que, mesmo com este dinheiro, não houve melhoria nos serviços.

"A partir de 2003 (quando surgiram os subsídios), aumentou a quantidade de passageiros e caiu a oferta de assentos no sistema de transporte público. Desde então, dentro do sistema de transporte público, o setor que menos investimentos recebeu foi o ferroviário e o que mais recebeu foi o das estradas", afirmou Castro.

Manutenção e renovação

Entre os opositores ao governo, a principal causa apontada para o acidente também foi a falta de investimentos.

"Os trens usados por milhões de argentinos são, cotidianamente, território de abandono e de falta de investimento", disse o senador da oposição Ernesto Sanz, da União Cívica Radical (UCR).

Num comunicado, a Central de Trabalhadores Argentinos (CTA) disse que o acidente não ocorreu "por acaso", mas por "falta de controle e de investimentos".

O ex-diretor nacional de Transporte Ferroviário da Argentina Juan Alberto Roccatagliata disse à BBC Mundo que a situação da rede na zona metropolitana de Buenos Aires ainda é melhor que em outras regiões do país.

"A rede ferroviária em nível nacional é muito antiga e necessita de uma renovação quase total, enquanto na região metropolitana a situação é melhor. Houve renovações, ainda que não tenham sido suficientes", disse ele.

"Essas são coisas que acontecem até no primeiro mundo, mas certamente há um déficit de planejamento e execução, porque se são tomadas as precauções necessárias se reduz a probabilidade de haver esses acidentes."

Já Pablo Martorelli, presidente do Instituto Nacional Ferroviário da Argentina, disse que não "é preciso exagerar, o trem continua sendo um meio de transporte seguro, no qual, às vezes, acontecem acidentes".

Ainda assim, ele reconheceu que algumas linhas têm uma manutenção "pobre e deficiente".

Superlotação

Logo após a tragédia, sobreviventes contaram, diante das câmeras de televisão, que o trem estava lotado, tinha algumas portas abertas, e não teria conseguido frear ao chegar à plataforma, na estação final do percurso.

Os passageiros de trem na região metropolitana da capital argentina fazem queixas frequentes sobre as condições que enfrentam durante as viagens. Devido à superlotação, algumas pessoas ficam penduradas do lado de fora dos vagões e chegam a viajar em cima dos trens.

O secretário de Transportes, Juan Pablo Schiavi, disse que as causas do acidente ainda são "uma incógnita".

"O maquinista tem 28 anos e tinha assumido o controle da viagem apenas algumas estações antes. O trem passou por uma revisão na véspera e estaria em boas condições. Vamos esperar a investigação da justiça", disse.

Segundo Schiavi, "um trem no horário mais cheio transporta cerca de 2,5 mil passageiros. Neste caso (no momento do acidente), havia algo entre 1,2 e 1,5 mil passageiros".

De acordo com dados oficiais, a linha Sarmiento, onde ocorreu o acidente, transporta cerca de 300 mil passageiros diariamente. No horário de maior movimento, há um trem a cada oito minutos.

O acidente de quarta-feira foi o terceiro mais grave da história argentina e o quinto em um ano, segundo os jornais do país.

Em setembro passado, 11 pessoas morreram na colisão entre um ônibus e um trem, na mesma linha, em um bairro da periferia de Buenos Aires.

Fonte: BBC Brasil

COMISSÃO DA ONU ACUSA AUTORIDADES SÍRIAS DE CRIME CONTRA A HUMANIDADE

Um relatório da Comissão Independente de Inquérito sobre a Síria apresentando nesta quinta-feira à ONU aponta a existência de violações "generalizadas e sistemáticas" aos direitos humanos no país árabe e afirma ter evidências de que militares e "autoridades dos mais altos níveis do governo" sírio têm responsabilidade por crimes contra a humanidade.

Bombardeiro em Homs. AFP
O documento da comissão chefiada pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro ainda afirma que uma lista confidencial com nomes de suspeitos de terem cometido tais violações foi entregue à Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay.

Em entrevista à BBC, Pinheiro disse que a "situação se deteriorou muito" na Síria nas últimas semanas, com o cerco à cidade de Homs, principal reduto oposicionista.

"Temos mais evidências do que vem ocorrendo, dessa escalada de conflito armado. Conseguimos encontrar testemunhas e entrevistamos vários desertores (do Exército sírio). Temos agora um importante conjunto de evidências (de violações de direitos humanos)", afirmou.

O relatório mostra que os abusos ocorrem dos dois lados do conflito. A comissão pondera, no entanto, que a violência de grupos oposicionistas não se compara à repressão do regime de Bashar al-Assad.

A comissão de inquérito, formada em setembro do ano passado, não teve autorização do regime sírio de atuar no país.

Na semana passada, a Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, disse que a organização deixou de contar o número de vítimas no conflito, dada a escalada de violência.

A Comissão de Direitos Humanos havia divulgado no último mês de dezembro que mais de 5 mil oposicionistas haviam sido mortos. Ativistas falam agora em mais de 7 mil. O governo, por sua vez, fala em 2 mil soldados mortos.

Cerco a Homs

Principal reduto da oposição, Homs enfrenta mais um dia de forte bombardeio das forças de Assad, um dia após a morte de dois jornalistas ocidentais.

Ativistas relatam ataques de artilharia e mísseis ao distrito de Baba Amr, que chegou a ser tomado pelos oposicionistas.

Cresce a pressão para que o governo sírio abra um corredor humanitário para Homs, para o envio de comida aos civis isolados no cerco à cidade.

Nesta sexta-feira, representantes de países árabes, europeus e dos Estados Unidos irão se reunir na Tunísia para discutir a crise na Síria. É esperado um ultimato a Assad na reunião.

Segundo o Itamaraty, o Brasil não foi convidado para o encontro.

A reunião, no entanto, acabou esvaziada pelo anúncio de que China e Rússia não participarão do debate. Os dois países, que são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, também vetaram resoluções contra o regime de Assad nos últimos dias.

Jornalista quer deixar a Síria

A jornalista francesa Edith Bouvier, ferida em um ataque à cidade de Homs na quarta-feira, fez nesta quinta-feira um apelo ao regime, para deixar a Síria e ser levada ao Líbano.

No vídeo postado por ativistas da oposição, Edith diz que teve o fêmur quebrado e precisa urgentemente de uma cirurgia.

Edith se feriu no mesmo ataque que matou a veterana jornalista de guerra Marie Colvin, repórter do jornal britânico The Sunday Times e o premiado fotógrafo francês Remi Ochlik.

Em seu último artigo, publicado no domingo, Marie Colvin, disse que "a magnitude da tragédia humana na cidade (de Homs) é imensa. Os moradores vivem aterrorizados. Quase todas as famílias têm um morto ou um ferido entre seus integrantes".

Fonte: BBC Brasil

O CRESCIMENTO DA CRISTOFOBIA

Ayaan Hirsi Ali publicou na revista Newsweek, de 13 de fevereiro passado, artigo fartamente documentado sobre a guerra que os países islâmicos estão desencadeando contra os cristãos, atingindo sua liberdade de consciência, proibindo-os de manifestarem sua fé e assassinando quem a professa individualmente ou mediante atentados a Igrejas ou locais onde se reúnam.

Lembra que ao menos 24 cristãos foram mortos pelo exército egípcio, em 9 de outubro de 2011; que, no Cairo, no dia 5 de março do mesmo ano, uma igreja foi incendiada, com inúmeros mortos; que, na Nigéria, no dia de Natal de 2011, dezenas de cristãos foram assassinados ou feridos, e que no Paquistão, na Índia e em outros países de minoria cristã a perseguição contra os que acreditam em Cristo tem crescido consideravelmente. Declara a autora que “os ataques terroristas contra cristãos na África, Oriente próximo e Ásia cresceram 309% de 2003 a 2010”. E conclui seu artigo afirmando que, no Ocidente, “em vez de criarem-se histórias fantasiosas sobre uma pretensa “islamofobia”, deveriam tomar uma posição real contra a “Cristofobia”, que principia a se infestar no mundo islâmico. “Tolerância é para todos, exceto para os intolerantes”.

Entre as sugestões que apresenta, está o Ocidente condicionar seu auxílio humanitário, social e econômico a que a tolerância para com os que professam a fé cristã seja também respeitada, como se respeita, na maioria dos países ocidentais a fé islâmica.

Entendo ser o Brasil, neste particular, um país modelo. Respeitamos todos os credos, inclusive aqueles que negam todos os credos, pois a liberdade de expressão é cláusula pétrea na nossa Constituição.

Ocorre, todavia, que as notícias sobre esta “Cristofobia islâmica” são desconhecidas no país, com notas reduzidas sobre atentados contra os cristãos, nos principais jornais que aqui circulam. Um homossexual agredido é manchete de qualquer jornal brasileiro. Já a morte de dezenas de cristãos, em virtude de atos de violência planejados, como expressão de anticristianismo, é solenemente ignorada pela imprensa.

Quando da Hégira, em 622, Maomé lançou o movimento islâmico, que levou à invasão da Europa em 711 com a intenção de eliminar todos os infiéis ao profeta de Alá. Até sua expulsão de Granada — creio que em 1492 — os muçulmanos europeus foram se adaptando à convivência com os cristãos, sendo que a filosofia árabe e católica dos séculos 12 e 13 convergiram, fascinantemente. Filósofos de expressão, como Santo Tomas de Aquino, Bernardo de Claraval, Abelardo, Avicena, Averróes, Alfa-rabi, demonstraram a possibilidade de convivência entre credos e culturas diferentes.

Infelizmente, aquilo que se considerava ultrapassado reaparece em atos terroristas, que não dignificam a natureza humana e separam os homens, que deveriam unir-se na busca de um mundo melhor. Creio que a solução apresentada por Ayaan Hirsi Ali é a melhor forma de combater preconceitos, perseguições e atentados terroristas, ou seja, condicionar ajuda, até mesmo humanitária, ao respeito a todos os credos religiosos (ou à falta deles), como forma de convivência pacífica entre os homens. É a melhor forma de não se incubarem ovos de serpentes, prodigalizando auxílios que possam se voltar contra os benfeitores.

Fonte: Jornal do Brasil

PREÇOS DOS ALIMENTOS EM QUEDA AJUDA A SEGURAR A INFLAÇÃO

Os itens alimentícios ajudaram a frear a velocidade de alta do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa passou de 0,3% para 0,27%, na terceira prévia de fevereiro, período entre o início da atual quinzena até o último dia 22.

inflação
A pesquisa feita em sete capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Brasília e Porto Alegre) passou por modificações, a partir deste mês. Com isso, o grupo alimentação teve o peso sobre o cálculo inflacionário diminuído em 5 pontos percentuais. Mas, ainda assim, os alimentos colaboraram para minimizar o impacto dos acréscimos constatados em quatro dos oito grupos pesquisados. Os alimentos apresentaram queda de 0,09%, puxada pelas hortaliças e legumes (de 0,66% para -2,75%).

Em vestuário, também ocorreu variação negativa (-0,14%), mas com movimento de retomada dos preços e a indicação de que as liquidações da moda primavera/verão estão chegando ao fim. Na pesquisa anterior, esse grupo havia apresentado deflação de 0,42%.

A maior taxa continuou sendo registrada no grupo educação, leitura e recreação (1,01%). No entanto, houve um decréscimo, comparada à da apuração passada (1,69%). Em despesas diversas, o IPC-S teve decréscimo de 0,5% para 0,3%, e, em comunicação, de 0,25% para 0,14%.

Já em saúde e cuidados pessoais, a taxa passou de 0,39% para 0,58%. Em transportes, ocorreu alta de 0,28% para 0,3% e, em habitação, de 0,28% para 0,31%

As maiores influências de alta vieram da tarifa de ônibus urbano (de 1,91% para 1,44%); do curso de ensino superior (de 3,02% para 2,04%); refeições em bares e restaurantes (de 0,37% para 0,38%); aluguel residencial (de 0,56% para 0,49%) e plano e seguro-saúde (que mantiveram a taxa em 0,54%).

Fonte: Correio do Brasil

NÚMERO DE ACIDENTES DIMINUI NAS ESTRADAS BRASILEIRAS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, nesta quinta-feira, o balanço da Operação Carnaval. Segundo a diretora-geral da Polícia Rodoviária, inspetora Maria Alice Nascimento Souza, um balanço parcial já havia revelado que houve redução no número de acidentes e de mortes nos primeiros dias de carnaval, em comparação ao mesmo período do ano passado.

O número de acidentes de trânsito e de pessoas feridas apresentou redução de quase um terço nas rodovias federais, em relação aos primeiros dias da Operação Carnaval em 2011. O número de mortes nas ocorrências de trânsito também caiu: de 135 em 2011 para 122 em 2012.

Na capital federal, a volta ao trabalho para os moradores foi tranquila nesta quinta-feira. O eixo Monumental sentido rodoviária do Plano Piloto teve um aumento no fluxo de veículos, mas nada que atrapalhasse a ida das pessoas para o trabalho.

Fonte: Correio do Brasil