domingo, 26 de fevereiro de 2012

FARC ANUNCIAM FIM DE SEQUESTROS E LIBERTAÇÃO DE 10 REFÉNS

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram neste domingo o fim da prática de sequestros e a libertação de maneira conjunta os dez militares e policiais que seguem em seu poder como reféns.

Os anúncios aparecem em uma declaração pública que o secretariado central do grupo rebelde divulgou nas "montanhas da Colômbia" e divulgou em seu site.

"Anunciamos que a partir da data banimos a prática deles (sequestros) em nossa atuação revolucionária", informaram as Farc, que disseram que a decisão obriga a guerrilha a revogar uma "lei" do grupo rebelde de 2000 sobre seu financiamento com o sequestro de civis.

O fim do sequestro como arma política era uma das antigas reivindicações da ONG Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), liderada pela ex-congressista Piedad Córdoba.

Há três anos, Piedad e a CCP mantêm negociações com as Farc, que já permitiram a libertação de maneira unilateral de 20 rebeldes e, agora, os dois compromissos finais deles sobre os sequestros. Na mesma declaração, as Farc disseram ter aceitado libertar os dez militares e policiais que mantêm cativos, e não só os seis que tinha comunicado previamente.

Os militares e policiais, todos eles em cativeiro há mais de 12 anos, são os últimos reféns remanescentes das Farc, que chegaram a manter mais de 50 políticos, militares, policiais e três americanos, que pretendiam trocar sem sucesso por 500 rebeldes presos.

As Farc agradecem e aceitam a oferta feita pelo governo da presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, que colocou à disposição os meios logísticos para a missão humanitária de entrega dos reféns. "Queremos manifestar nossos sentimentos de admiração para com os familiares dos soldados e policiais em nosso poder", expressou o comando central guerrilheiro, que pediu à porta-voz das famílias dos reféns, Marleny Orjuela, que os receba na data estipulada, ainda não divulgada publicamente.

Os reféns a serem libertados são os militares Luis Alfonso Beltrán Franco, Luis Arturo Arcía, Robinson Salcedo Guarín e Luis Alfredo Moreno Chagüeza, e os policiais Carlos José Duarte, César Augusto Lasso Monsalve, Jorge Trujillo Solarte, Jorge Humberto Romero, José Libardo Forero e Wilson Rojas Medina.

Todos eles são membros das forças armadas ou de segurança da Colômbia sequestrados em ações realizadas entre 1998 e 1999, nos piores anos da atividade das Farc, guerrilha ativa desde 1964.

Na lista de reféns, também aparece Luis Eduardo Peña, subcomissário da Polícia Nacional, de quem se desconhece se continua vivo, pois tanto as Farc como a ex-congressista Piedad Córdoba insinuaram que ele teria morrido em cativeiro. 

Morte de líder

Em novembro do ano passado, as Farc levaram um duro golpe com a morte do seua líder Guillermo León Sáenz Vargas, também conhecido como Alfonso Cano. 

As Farc foram fundadas em 1964 e desde então vêm lutando contra as forças do governo colombiano com o objetivo de estabelecer um regime marxista no país. No entanto, o grupo rebelde foi enfraquecido pela ofensiva militar que começou há dez anos.

Cano, um ex-professor universitário de 63 anos, assumiu a liderança das Farc após a morte de Manuel Marulanda.

Ao assumir o comando das Farc, em março de 2008, Alfonso Cano modificou as estratégias da guerrilha, com ataques mais agressivos, especialmente contra a população civil.

Em julho, Cano já tinha escapado por pouco de um outro ataque contra um acampamento das Farc. O Exército da Colômbia informou que, no começo de 2011, o chefe de segurança de Cano, Alirio Rojas Bocanegra, foi morto.

Em setembro de 2010 o grupo sofreu outro grande golpe, o principal comandante militar do grupo, Jorge Briceño, conhecido como Mono Jojoy, foi morto em um ataque aéreo.

Fonte: IG

HOLLYWOOD SE ENFEITA PARA A FESTA DO OSCAR

A Academia de Hollywood realiza neste domingo em Los Angeles sua tradicional cerimônia de entrega dos famosos prêmios Oscar, o maior acontecimento anual da indústria do cinema, que será acompanhado por milhões de pessoas em mais de 225 países.

A festa começará a partir das 17h (horário local, 22h de Brasília) e nela está previsto que sejam distribuídas até 50 estatuetas em 24 categorias.

Centenas de funcionários correm contra o relógio para dar os últimos retoques ao centro Hollywood e Highland, complexo comercial onde fica o teatro que acolherá o evento, um auditório antes conhecido como Kodak mas que ficou sem nome devido à recente quebra da empresa fotográfica.

O bulevar de Hollywood, fechado para o tráfego há dias, foi transformado em um enorme set cinematográfico que escondeu temporariamente parte do Passeio da Fama e o asfalto cinza sob pedaços de carpete cujos pedaços combinados dão forma a um tapete vermelho de 150 metros de comprimento e dez de largura.

Quase 90 fotógrafos deslumbrarão com seus flashes as estrelas do celuloide na entrada do recinto povoado com figuras do Oscar de grande tamanho enquanto o público que tiver a sorte de ocupar um dos 700 assentos na escadaria limite tentará chamar a atenção de seus ídolos gerando uma gritaria ensurdecedora.

Penélope Cruz, Jennifer López, Emma Stone, Angelina Jolie e Halle Berry são algumas das atrizes que passarão sobre o tapete e se submeterão à apuração dos críticos de moda encarregados de assinalar os acertos e os erros estéticos das belas do cinema.

Entre os homens, além da atenção que sempre despertam atores como George Clooney e Brad Pitt, muitos estarão pendentes do modelo que o britânico Sacha Baron Cohen vai vestir, que após uma queda de braço com a organização conseguiu que o autorizassem a ir vestido como o histriônico ditador que interpreta em seu próximo filme, "O Ditador".

A Academia, que exige que todos os homens vão de fraque, incluindo os jornalistas, tinha pedido a Cohen que reconsiderasse seu vestuário, mas o ator terminou por fazer sua própria vontade após realizar uma campanha na internet que despertou o interesse da mídia.

No total calcula-se que 3.300 pessoas abarrotarão o teatro para acompanhar ao vivo a entrega dos prêmios que terá uma duração de três horas e contará com o ator e comediante Billy Crystal, de 63 anos, como mestre de cerimônias pela nona vez.

Tudo aponta para que "The Artist" se transformará no grande vencedor da noite; se for confirmado o resultado, seria a primeira vez que um filme francês consegue o Oscar de melhor filme e a segunda vez na história dos prêmios que uma produção muda ganha na categoria principal.

Seria preciso remontar até a primeira festa do Oscar em 1929 para encontrar um caso similar; daquela vez o vencedor foi "Asas", mas então o cinema fazia sua transição para o mundo sonoro.

Também se destaca a mais que possível vitória de Christopher Plummer como melhor ator coadjuvante por "Toda Forma de Amor", já que se tornaria a pessoa de mais idade a ficar com o prêmio: 82 anos.

Os nomes dos ganhadores da 84ª edição dos prêmios Oscar sairão da apuração de votos dos 5.783 membros da Academia com direito a participar do voto e que são majoritariamente homens de raça branca com mais de 60 anos.

Somente 2% dos eleitores são latinos, a mesma percentagem que no caso dos afro-americanos.

Os menores de 50 anos representam apenas 14% dos eleitores.

Após a cerimônia se realizará o conhecido Baile do Governador, um luxuoso jantar no qual os convidados poderão degustar um menu de tampas criado pelo cozinheiro austríaco Wolfgang Puck e no qual não faltará o caviar (até 5 quilos) ou uma fonte de chocolate.

A organização disporá no mesmo salão de postos para que os ganhadores de estatueta possam gravar seu nome na placa do dourado troféu de rosto anônimo. 

Fonte:EFE

MULHERES A PARTIR DOS 40 ANOS DEVEM FAZER MAMOGRAFIA COM MAIS FREQUÊNCIA, DIZ ESPECIALISTA

O médico László Tabár, professor de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Uppsala, na Suécia, recomenda que a mamografia seja realizada com mais frequência por mulheres na faixa etária dos 40 aos 54 anos.

Susi Padilha / Agencia RBS
Em um trabalho de rastreamento mamário que durou três décadas e envolveu 133 mil mulheres, o especialista verificou a redução de 31% na mortalidade do câncer de mama entre as mulheres que realizaram mamografia em comparação com as que nunca tinham feito o exame.

De acordo com Tabár, o chamado tempo de permanência principal, que corresponde ao intervalo entre a detecção do câncer na mamografia e o aparecimento de sintomas, é menor nas mulheres mais jovens, expressando um crescimento mais rápido do tumor. Para detectar o câncer de mama mais cedo, a recomendação do médico é que as mulheres entre 40 e 54 anos façam a mamografia a cada 12 ou 18 meses.

Como os tipos de câncer de mama são muito diversos, outro alerta do especialista é considerar várias frentes no diagnóstico. Segundo ele, a mamografia é extremamente eficiente para detectar anormalidades em mamas predominantemente adiposas, mas tem dificuldade em encontrar anormalidades em tecido mamário denso. O ultrassom é o oposto: é menos eficiente em encontrar microcalcificações, mas pode encontrar cancros escondidos no tecido mamário denso. Os dois métodos se complementam. Para determinar a extensão da doença, a ressonância magnética é a melhor opção. A biópsia fornece o diagnóstico microscópico antes da cirurgia. 

Tabár estará no Brasil entre os dias 1º e 4 de março para o Seminário de Detecção e Diagnóstico Precoce de Doenças Mamárias, no Hotel Hilton, em São Paulo. O evento é organizado pela Mammography Education Inc, dos Estados Unidos, e reunirá médicos de todo o Brasil. 

Fonte: Zero Hora

CINCO PESSOAS MORREM EM ACIDENTE NA BR-101, NO RS

Cinco pessoas morreram em um acidente na BR-101, em Maquiné, no Litoral Norte, na tarde deste sábado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a colisão frontal entre um Renault Clio, placas de Porto Alegre, e um caminhão Volkswagen Truck 24220, placas de Rolante, ocorreu no Km 63,5 da rodovia.
 Foto: Mauro Vieira
Cinco pessoas morrem em acidente na BR-101, em Maquiné Mauro Vieira/

Todas as vítimas estavam no Clio. Morreram Francine Giampaoli Castro, 32 anos, Renato Silva Castro, 34 anos, Jonathan Giampaoli Castro, aproximadamente nove anos, Maria Eduarda Giampaoli Castro, aproximadamente quatro anos, e Lucimeire Nunes, 56 anos. O motorista do caminhão teve ferimentos leves e foi encaminhado ao hospital de Osório.

— Este foi o acidente mais grave desde que o trecho gaúcho da rodovia foi duplicado — disse o Chefe Operacional da Delegacia da PRF, Alexandre Bergamaschi Boff. 

Chovia no trecho no momento do acidente. O Clio transitava no sentido Torres-Osório quando atingiu o canteiro central e invadiu a pista contrária, andou cerca de 30 metros na contramão e colidiu com o caminhão, que estava carregado com ferros. 

Fonte: Zero Hora

HOMEM É PRESO NO ESPÍRITO SANTO ACUSADO DE ESTRANGULAR E TOCAR FOGO EM COMERCIANTE

Um homem de 19 anos foi preso na noite da última sexta-feira (24) acusado de estrangular e atear fogo no carro de uma comerciante após trancar o corpo da vítima no porta-malas do veículo. O crime ocorreu no município de Serra, na região metropolitana de Vitória (ES).

A ação teria acontecido por volta de 21h de quinta-feira (23), motivada por uma briga após uma batida no trânsito. As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo.

Segundo investigações da polícia, há cerca de um mês a filha da vítima, de 16 anos, teria pego o carro da mãe sem autorização e batido na motocicleta de um rapaz. Nenhum dos dois tinha habilitação e por isso não foi feita a ocorrência do acidente.

Desde então, segundo os policiais, o suspeito estaria ameaçando a família da vítima. A vendedora Rosimeri Morais Lucas teria sido morta por não ter cedido às ameaças do rapaz e se recusado a pagar a extorsão. A família disse à polícia que o suspeito chegou a pedir R$ 6 mil pelo conserto da moto.

De acordo com o delegado Adroaldo Lopes, responsável pelo caso, o jovem foi autuado por homicídio triplamente qualificado. "Ele está sendo indiciado como autor do crime, e se condenado pegará uma pena pesada. O crime foi cometido por motivo torpe", disse.

Fonte: Folha

AVIÃO DA FAB JÁ ESTÁ NO CHILE

Já chegou a Punta Arenas, no extremo sul do Chile, o avião da FAB que foi buscar os brasileiros que estavam na base incendiada da Marinha brasileira na Antártida. Os militares e funcionários da Estação Comandante Ferraz aguardavam no local após terem sido retirados da Antártida por um avião da Força Aérea da Argentina. Ainda não há definição sobre o horário de retorno para o Brasil, segundo a FAB.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, ofereceu apoio ao governo brasileiro para a reconstrução da base na Antártida destruída na madrugada deste sábado por um incêndio, que matou dois militares.

Piñera telefonou a Dilma Rousseff para manifestar a "solidariedade de seu país pelo incêndio que destruiu totalmente a base Comandante Ferraz", e ofereceu o apoio do Chile à reconstrução da estação, revela um comunicado do governo em Santiago.

Dilma Rousseff agradeceu a ajuda dos chilenos na Antártida, e acertou uma visita ao Chile para breve.

Os corpos das vítimas do incêndio na Comandante Ferraz - o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos - foram levados à base militar chilena Eduardo Frei, onde já estava o primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, ferido no incidente.

Vários pesquisadores, um alpinista e um representante do ministério do Meio Ambiente brasileiro que estavam na estação no momento do acidente também foram levados por helicópteros chilenos à base Eduardo Frei, de onde seguiram para Punta Arenas.

Fonte: Jornal do Brasil

OTAN RETIRA FUNCIONÁRIOS DE MINISTÉRIO AFEGÃO

A Otan iniciou a retirada neste sábado de seus funcionários baseados em ministérios afegãos após dois comandantes americanos terem sido assassinados dentro de um prédio ministerial em Cabul.

A entidade disse que um "indivíduo" disparou contra os oficiais e ainda não foi capturado. Acredita-se que as vítimas, cujas identidades ainda não foram confirmadas, tenham sido um coronel e um major.

Os assassinatos ocorrem no quinto dia consecutivo de protestos no país contra a queima de cópias do Alcorão por soldados americanos.

O ministério do Interior foi isolado após o incidente, descrito pelo comandante da Otan no Afeganistão, John Allen, como "covarde".

A correspondente da BBC em Cabul Orla Guerin disse que foram ouvidos oito tiros dentro do prédio, considerado um dos mais seguros da cidade e que qualquer afegão que portasse armas em seu interior deve ter passado por rigorosas checagens de segurança.

A imprensa local diz que o responsável pelos tiros seria um policial afegão. A informação ainda não foi confirmada.

Relatos afirmam que o incidente ocorreu após uma "discussão verbal".

"Faremos tudo para encontrar o responsável. Quem realizou o ataque é um covarde cujas ações não vão ficar sem resposta", disse o general Allen.

"Por motivos de segurança óbvios, tomei medidas imediatas para retirar todos os funcionários da Isaf (a missão da Otan no Afeganistão) trabalhando em ministérios em Cabul ou seus arredores"

O Talebã assumiu a autoria dos ataques, dizendo que foram em represália contra a queima de cópias do Alcorão.

Os protestos contra a queima dos livros continuaram neste sábado em várias partes do país, com um prédio da ONU incendiado na cidade de Kunduz.

Quatro pessoas foram mortas e dezenas ficaram feriadas em choques na cidade. Outras três pessoas foram mortas na província de Logar. A casa do governador da província de Laghman foi atacada e ocorreram manifestações em outras três províncias.

Quase 30 pessoas já morreram em protestos desde a terça-feira.

Soldados americanos colocaram, aparentemente por engano, cópias do Alcorão em um incinerador na base militar de Bagram, em Cabul.

O presidente americano, Barack Obama, pediu formalmente desculpas pelo incidente.

Fonte: BBC Brasil