sábado, 3 de março de 2012

HADDAD IRONIZA SERRA POR GAFE COM NOME DO BRASIL

O pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, ironizou nesta sexta-feira (2) declarações de José Serra (PSDB), que ontem afirmou que o governo Dilma ainda não "deslanchou" e confundiu o nome oficial do Brasil.


"A presidenta Dilma bateu recorde de aprovação no primeiro ano de mandato em relação a todos os seus antecessores. Me parece que estamos falando dos 'Estados Unidos do Brasil' e não da República Federativa do Brasil. É algum outro país na cabeça do candidato Serra, não o Brasil", afirmou.

A declaração de Serra aconteceu durante entrevista ao "Jornal da Noite", da TV Bandeirantes.

O petista deu sequência hoje à série de visitas que tem feito por bairros da capital, para preparar seu plano de governo e atrair o apoio da militância petista a sua candidatura.

Durante a visita a Ermelino Matarazzo, Haddad também negou que a nomeação do novo ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), vá servir para atrair o pré-candidato do partido, Celso Russomanno, para sua coligação.

"Não há possibilidade disso acontecer. O PRB tem sua estratégia, quero crer que vão levar até o fim, não há nenhuma indicação contrária. É respeitável a candidatura de Russomanno."

Haddad relativizou também o peso do apoio para sua propaganda eleitoral. "O PT já sai sozinho com quatro minutos e meio [em cada bloco de 30 minutos na TV]. Temos de buscar ampliar, mas não é o PRB que nos dará o tempo de TV", afirmou

O petista afirmou ainda que não há "cruzamento" entre as articulações do governo federal e as negociações em torno de sua candidatura. "Em nenhum momento de minhas conversas tem havido cruzamento de interesses federal e local", afirmou.

Segundo o pré-candidato, o apoio do PMDB --que lançou Gabriel Chalita como candidato próprio-- já no primeiro turno "não está descartado", "mas é deselegante você incidir sobre uma candidatura que tem legitimidade. Quero dialogar com o Gabriel Chalita para aproximarmos plataformas, isso é legítimo em qualquer tempo, independente de aliança no primeiro turno."

A GAFE DE SERRA

O pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo José Serra cometeu uma gafe durante entrevista ao “Jornal da Noite”, da TV Bandeirantes, na noite desta quinta-feira e afirmou que o nome do Brasil é Estados Unidos do Brasil.

José Serra durante entrevista ao "Jornal
da  Noite",  da Band (Foto: Reprodução)
“O Brasil chama Estados Unidos do Brasil. Os Estados Unidos chamam Estados Unidos da América”, disse.

Corrigido pelo apresentador do jornal, Boris Casoy, Serra perguntou: “Mudou?”

Após ser informado que o nome correto é República Federativa do Brasil, minimizou. “É parecido”. E em seguida continuou o raciocínio do que estava dizendo. “É federação. São conjuntos de Estados que se associaram, ou já nasceram associados, formando um país.”

Fonte: Folha

ATENTADO COM CARRO BOMBA FAZ 20 VÍTIMAS NA ARGÉLIA

A explosão de um carro bomba em um prédio da Polícia ao sul da Argélia fez 20 vítimas, com possibilidade de mortos, informou o jornal "Al Jabar".
Foto: EFE

Conforme o site do jornal, citando fontes do hospital, o atentado ocorreu no início da manhã. Uma caminhonete carregada de explosivos foi detonada em frente à sede da Polícia na localidade de Tamanraset, a 2 mil quilômetros ao sul de Argel.

A agência oficial argelina "APS" informou sobre "várias vítimas", sem precisar o número. Relatos de outras fontes revelaram que a explosão causou danos consideráveis no prédio que fica no centro da cidade, assim como em casas e estruturas vizinhas.

Esta é o primeiro atentado deste tipo nessa localidade do grande saara argelino, conhecido pela vocação turística muito apreciada pelos europeus.

A ação acontece faltando dois meses para as eleições legislativas na Argélia, previstas para 10 de maio.

Na Argélia, grupos islamitas armados costumam multiplicar os atentados às vésperas de cada importante acontecimento político.

Fonte: EFE

TORNADOS MATAM 28 NOS ESTADOS UNIDOS

Os tornados que castigam sete Estados do meio-oeste e do sul dos Estados Unidos já deixaram ao menos 28 mortos em Indiana, em Kentucky e um em Ohio, segundo informações da rede de televisão CNN.

Em Indiana, a polícia estadual confirmou à Agência Efe quatro vítimas fatais no condado de Jefferson, três no condado de Scott e outros dois no condado de Ripley.

No total, foram pelo menos 80 tornados que também deixaram pessoas feridas e fizeram estragos materiais nos estados do Tennessee, Kentucky, Indiana, Ohio, Mississipi, Alabama e Virgínia Ocidental.

O governador do Kentucky, Steve Beshear, declarou durante a tarde desta sexta-feira estado de emergência devido aos graves danos causados pelos fortes ventos, o que permitirá o desdobramento da Guarda Nacional e a ajuda às zonas mais afetadas.
Henryville foi uma das cidades mais atingidas por tornados no sul de Indiana
Foto: EFE
Henryville foi uma das cidades mais atingidas por tornados no sul de Indiana. Foto: EFE

As autoridades advertiram que a situação meteorológica vai piorar com o passar das horas, durante a noite e madrugada, à medida que as tempestades se deslocam rumo ao norte.

Nos Estados de Ohio, Kentucky, Indiana e Mississipi, várias fortes tempestades e tornados afetam o território desde quarta-feira pela instabilidade meteorológica. Nesta sexta-feira, foram ativados novos planos de emergência.

Os tornados destruíram o teto de uma prisão de segurança máxima no norte do Estado, onde as autoridades estaduais disseram ter a situação "sob controle", e provocaram danos materiais em uma escola, além de dezenas de imóveis.

As áreas das cidades de Meridianville e Athens, no norte do Alabama, sofreram com a passagem de um tornado na manhã desta sexta-feira, que causou danos em várias casas, informou a emissora local WBRC.

Dos Estados mais ao norte, como Ohio e Kentucky, a instabilidade meteorológica se transferiu nas últimas horas ao norte e ao centro dos estados do Alabama, Mississipi e Geórgia, que devem ser atingidos por várias tempestades, ventos fortes, granizo e tornados, informou o Serviço Nacional de Meteorologia.

Fonte: Terra

UNIP É ACUSADA DE TURBINAR AS NOTAS DO ENADE

Depois de receber uma denúncia, o Ministério da Educação enviou ofício ontem, 1, à Universidade Paulista (Unip) cobrando, no prazo de dez dias, explicações sobre indícios de irregularidades nas notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), carro-chefe de uma agressiva campanha de marketing veiculada na imprensa e em outdoors. Quarta maior universidade do País, com 200 mil estudantes, a Unip é acusada de selecionar apenas os melhores alunos para fazer o Enade: quanto menor o número de inscritos no exame, melhor é o desempenho da instituição. Com isso, pode colocar em xeque todo o sistema de avaliação do ensino superior.
Unip é acusada de turbinar notas do Enade e MEC cobra explicações

Segundo relatório enviado ao presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Luiz Cláudio Costa, e repassado ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a universidade 'esconde' seus alunos com notas mais baixas, para que não façam o Enade. Três professores e um ex-funcionário da Unip confirmaram ao Estadão.edu que existe uma orientação nesse sentido.

Estudantes de desempenho médio para baixo ficam com notas em aberto na época da inscrição para o Enade. Em 2010, estavam aptos a fazer o exame alunos do último ano que tivessem completado pelo menos 80% da carga horária do curso até o dia 2 de agosto. Com as notas em aberto, os piores não completam 80% da carga horária e só os melhores da classe fazem o exame. No curso de Odontologia de Campinas, por exemplo, só cinco alunos prestaram o Enade 2010. Tiveram nota média de 4,79 em 5 possíveis. O curso passou a ser considerado o melhor do Brasil, superando universidades estaduais e federais.

Depois do período de inscrição para o Enade, os alunos de médio/baixo desempenho recebem a nota que faltava. Segundo os professores ouvidos pelo Estadão.edu, isso geralmente acontece após a entrega de um trabalho de pesquisa ou alguma tarefa individual. Ocorre, então, um fenômeno curioso: alunos que não prestaram o Enade (a maioria da turma) se formam com os colegas que fizeram o exame.

'Uma coisa é você dar prêmio, pen drive para quem vai bem no Enade. Esconder o aluno e devolvê-lo à turma depois do exame é fraude', diz um ex-dirigente do MEC que pediu anonimato.

Procurada pela reportagem, a Unip afirmou em nota que os resultados no Enade 'decorrem das medidas que são continuamente tomadas pela universidade para qualificar cada vez mais os seus cursos'. Entre essas medidas a Unip cita a atualização de programas, revisão de bibliografias, acompanhamento das avaliações, produção de material didático, investimento nos laboratórios e infraestrutura, utilização de novos recursos didáticos e capacitação de professores.

O Estadão.edu teve acesso à variação da nota média de faculdades e universidades de todo o País nos Enades de 2007 a 2010 em cinco cursos da saúde. No curso de Nutrição, por exemplo, a nota da Unip subiu 207% do Enade de 2007 para o de 2010, muito acima da melhora na média nacional, de 25%. Mas o número de inscritos da Unip no Enade despencou 79,5%, de 283 para 58.

Em Enfermagem, a melhora das notas foi de 3,7% na média nacional e de 107,94% na Unip. Em Farmácia, a nota média nacional subiu 34,2%; a da Unip subiu 149,6%. Em Fisioterapia, houve queda no desempenho médio no País, de -13,4%. O da Unip, porém, melhorou bem: 54,7%.

Em Odontologia, também houve queda na nota do conjunto das faculdades e universidades, de -2,67%. Novamente a Unip destoou das demais: sua nota subiu 49,5%.

Em 2007, a Unip tinha três cursos com nota 4 e 5 no Enade. Em 2010, esse total saltou para 69.

'Os números mostram que eles estão selecionando os alunos que prestam o Enade para melhorar a nota', diz o dirigente de uma concorrente da Unip. Segundo ele, a melhora exponencial do desempenho da universidade no Enade já levanta suspeitas no mercado há meses. 'A questão é que eles subiram muito em apenas três anos, que é um período muito curto para você reformular um curso. Ou teve seleção de alunos ou a Unip merece indicar o próximo ministro da Educação, porque o resultado deles é totalmente fora da curva.'

Um exemplo de resultado fora da curva: em 2007 a melhor unidade de Enfermagem da Unip no Enade ficou na 150.ª posição. Três anos depois, passou a liderar o ranking do setor.

A mesma coisa acontece com os outros cursos da Saúde. Em Nutrição, a Unip não teve em 2007 nenhuma unidade entre as notas top, ou seja, não figurou entre os 20% de melhor desempenho. Em 2010, 16 dos 17 cursos de Nutrição da Unip ficaram no grupo de ponta.

O relatório enviado a Mercadante, feito por um especialista do ensino superior, faz uma comparação entre o número de alunos que entra na faculdade ou universidade (ingressantes) e o de inscritos no Enade. Mostra que a Unip caminha na contramão do sistema, no qual a taxa de participação no exame tem aumentado.

Em 2007, 13.358 estudantes entraram no 1.º ano em cursos superiores de Nutrição no País. Naquele ano, as faculdades e universidades inscreveram no Enade 6.631 alunos (49,6% do total de ingressantes). Em sete unidades da Unip no Estado de São Paulo, essa relação porcentual era ainda mais alta, de 53,4%.

Em 2010, mais alunos de Nutrição passaram a fazer o Enade. Em nível nacional, a relação entre alunos do 1º e do último ano cresceu para 53,4%. Nas unidades paulistas da Unip, ocorreu o inverso. O índice caiu para 10,8%.

Fonte: Estadão

SERRA NÃO SABE O NOME DO BRASIL


Fonte: Terra


Comentário: Que dizer de um homem como este que não sabe que o país se chama República Federativa do Brasil? Isto é uma vergonha!