sexta-feira, 13 de abril de 2012

MINISTÉRIO PÚBLICO DE GOIÁS AVALIA PEDIR APOSENTADORIA COMPULSÓRIA DE DEMÓSTENES TORRES

O Ministério Público de Goiás (MPE-GO) pode abrir novas ações contra Demóstenes Torres (sem partido) na hipótese de cassação do seu mandato e dos seus direitos civis pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Embora licenciado desde 2001, quando disputou a vaga para o Senado Federal pelo então PFL, o senador tem emprego vitalício no MP e ocupa o cargo de procurador de Justiça.

Caso tenha o mandato e os direitos cassados, o colégio dos procuradores do MPE pode autorizar a abertura de Processo Administrativo Disciplinar, o que pode acarretar em ação judicial para a demissão de Demóstenes Torres do cargo de procurador. A ação tramitará e será julgada pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO).

Outra alternativa, proposta por um grupo de promotores, seria pedir a aposentadoria proporcional ao tempo de serviço para Demóstenes Torres junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília. As duas alternativas dividem opiniões a respeito do retorno do senador, que antes do escândalo era considerado o "campeão da moralidade" pelos colegas.

A volta para o emprego vitalício no Ministério Público, se confirmada, dará a Demóstenes Torres, uma série de regalias e afagos econômicos. Por exemplo, terá acesso ao salário superior a R$ 18 mil por mês mais vantagens como férias de 60 dias por ano e retroativos aos últimos 12 anos. Na prática, o senador terá direito a mais de 720 dias de férias - ou quase dois anos -, mais licenças-prêmios às quais tem direito. Só perderá, mesmo, a antiga áurea de herói.

"O envolvimento do Demóstenes Torres no escândalo da Operação Monte Carlo respingou no Ministério Público", afirmou Fernando Aurvalle Krebs, 44 anos, um dos promotores que assumiu publicamente resistir ao retorno do senador. "Não há clima para que reassuma as funções de um procurador de Justiça", ressaltou. Outros resistem em se posicionar. Entre eles Edson José Taveira, procurador-geral de Justiça para assuntos institucionais do MPE, e Ayrton Vecci, o corregedor-geral, que informou por meio de sua assessoria de imprensa que responderia a questões enviadas por e-mail para a assesoria.

O irmão do senador Demóstenes e também procurador de Justiça há nove anos, Benedito Torres Neto, também evitou a pressão do assunto, e recusou dar entrevistas.

Carreira

Demóstenes Torres está entre os sete mais antigos membros do Ministério Público do Estado de Goiás. Entrou como promotor público em 11 de maio de 1987. Em 1990, foi ungido procurador-geral de Justiça pelo então governador Íris Rezende (PMDB).

A partir daí, sua carreira ganhou prestígio com outro peemedebista, Maguito Vilella (1995-1998), sucessor de Íris. Porém, foi com Marconi Perillo, em seu primeiro governo (1999-2002), que Demóstenes virou o secretário de Segurança Pública e Justiça.

Em 2002, com a promessa de acabar com a violência, foi eleito senador para o Estado de Goiás pelo PFL, com mais de 1,2 milhão de votos. Hoje, em Goiás, o programa "Tolerância Zero com o Crime", de Demóstenes Torres já não existe mais, e o Estado amarga um dos maiores índices de homicídios do País, com taxa de 64/100 habitantes.

Fonte: Estadão

DEMÓSTENES TORRES PERDE A PRIMEIRA NO STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou nesta sexta-feira (13) pedido da defesa do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) para suspender o inquérito que investiga o parlamentar.

A defesa do senador quer a suspensão até que o plenário da corte analise a anulação das gravações que o ligam a Carlinhos Cachoeira, acusado de explorar jogo ilegal. As gravações foram realizadas durante a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que levou Cachoeira à prisão.

Demóstenes argumenta que, por ter foro privilegiado, não poderia ter sido monitorado sem o aval do Supremo.

O advogado de Demóstenes, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse que a decisão não representa derrota para a defesa do parlamentar.

"Em liminar, o ministro considerou que não era o caso de suspender o inquérito. Um ministro não pode liminarmente tornar nulas as provas. O pedido era para paralisar as investigações até o julgamento do mérito. Vamos agora ao mérito", afirmou o advogado à Folha.

O mérito do caso vai ser julgado pelo plenário do STF. A defesa de Demóstenes espera que os ministros decidam pela ilegalidade das gravações que envolvem o parlamentar, assim como proíbam a sua utilização.

Segundo Kakay, Lewandowski atendeu parte do pedido da defesa ao permitir que as escutas e a ação penal que tramita na Justiça de Goiás sejam encaminhadas integralmente ao STF.

Demóstenes planejava esperar a anulação das provas pelo STF para discutir uma eventual renúncia.

Com a liminar, a expectativa é que o senador se mantenha no cargo para manter o foro privilegiado no Supremo. O parlamentar responde a processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado que pode resultar na cassação do seu mandato.

Fonte: Folha

SUSPEITOS DE CANIBALISMO EM PERNAMBUCO PODEM TER FEITO MAIS VÍTIMAS

A Polícia Civil diz acreditar que outras oito pessoas podem ter sido vítimas do trio suspeito de matar, esquartejar e comer pedaços dos corpos de três mulheres em Pernambuco.

Os crimes já identificados na investigação aconteceram em Garanhuns (234 km de Recife) e Olinda, na região metropolitana de Recife.

Entre as outras possíveis vítimas também há homens, disse hoje (13) o comissário da Delegacia de Garanhuns Demócrito de Oliveira. Ele não quis revelar as cidades dessas pessoas para não causar pânico.

Na quinta-feira (12), o delegado Wesley Fernandes afirmou que o trio disse que matava mulheres apontadas por "entidades" como pessoas más e que "superpovoavam" o planeta.

A polícia diz que chegou às prováveis novas vítimas a partir de depoimentos dos suspeitos Jorge Negromonte da Silveira, 51, da mulher dele, Isabel Cristina Torreão Pires da Silveira, 51, e da amante dele, Bruna Cristina Oliveira da Silva, 25.

Sem entrar em detalhes, o comissário afirmou que esses crimes podem ter ocorrido antes de 2008, ano tido até então como o do primeiro assassinato cometido pelos três.

Os restos mortais que não eram devorados em rituais de canibalismo eram utilizados, segundo a polícia, para rechear salgados vendidos por Isabel nas ruas da cidade.

VALA

A Delegacia de Garanhuns afirmou ter encontrado uma vala aberta no quintal da casa dos suspeitos. Ela está no mesmo local onde a polícia encontrou os corpos de duas mulheres na quarta-feira (11).

A polícia diz acreditar que uma jovem de 18 anos, da cidade de Lagoa do Ouro (274 km de Recife), seria a próxima vítima. O nome dela não foi revelado.

O comissário ouvido pela Folha afirma que o trio entrou em contato com a jovem oferecendo a ela um book fotográfico. A polícia diz não saber quando ela viajaria e por que razão não chegou à cidade.
Reprodução 
Reprodução de trecho do livro "Revelações de um esquizofrênico", que conta sobre crime

Fonte: Folha

JORNAL NACIONAL TENTA DESVIAR FOCO SOBRE DEMÓSTENES, REVISTA VEJA, CACHOEIRA E PERILLO E MANIPULA DIÁLOGO DE SUSPEITOS PARA INCRIMINAR GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL

O Jornal Nacional ignorou a informação de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski cobrou explicações do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), sobre as recorrentes citações nas conversas telefônicas gravadas pela Polícia Federal (PF) para a Operação Monte Carlo.

Segundo uma nota publicada no jornal Correio Braziliense na última segunda-feira (9), Lewandowski expediu os ofícios para o governador e para o prefeito, que ainda não elaboraram as respostas ao ministro. Os pedidos de explicação foram feitos dentro do inquérito aberto pelo STF para investigar os indícios de crime na relação de amizade entre o bicheiro Carlinhos Cachoeira e o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO).

O procedimento corre em segredo de Justiça, mas o jornal diz que apurou as razões para as citações oficiais de Perillo no inquérito. Nos grampos telefônicos remetidos ao STF, com o envolvimento de parlamentares do esquema de Cachoeira, os nomes do governador e do prefeito são frequentemente citados.

Em razão desse envolvimento, o STF poderá investigar os dois, caso haja solicitação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Por enquanto, o inquérito foi aberto apenas para investigar Demóstenes. Outros três parlamentares deverão ser investigados – Carlos Alberto Leréia (PSDB/GO), Sandes Júnior (PP/GO) e Stepan Nercessian (PPS/RJ) –, em razão dos indícios de crime deduzidos a partir dos diálogos telefônicos trocados com Cachoeira.

Mas o Jornal Nacional da Globo preferiu a trama do novelão anti-Agnelo Queiroz, que continuou ne edição de quinta-feira. Só que a análise dos diálogos divulgados não batem com a narrativa de William Bonner.
Eis um trecho do JN:
No dia 30 de março, Idalberto Matias, o Dadá, um dos principais auxiliares de Cachoeira, conversa com o então diretor da empresa Delta, Cláudio Abreu. Abreu reclama que os pedidos da empresa não estão sendo atendidos e diz que vai procurar o governador:
“Não dá mais rapaz, nós ‘tamos’ sem receber, não cai dinheiro. Nós temos uma audiência, pode falar que o governador mandou me chamar, quer conversar comigo. Então, eu vou ter que tratar direto é com governador, como é que eu faço?”.
O JN, de novo, manipula o telespectador para esconder informação, e transforma o diálogo em monólogo. Mesmo assim, pelo diálogo seguinte dá para entender que Dadá estava pedindo dinheiro para pagar gente que estava na 'folha de pagamento' de Cachoeira.
Cláudio Abreu diz que não tem o dinheiro porque o governo Agnelo não está atendendo os pleitos dele. Ou seja, se ele queria fazer maracutaia, não estava conseguindo. Parece até pior para a Delta: o contexto dá a entender que o governo Agnelo estaria até congelando pagamentos.
Aí Cláudio Abreu diz que tem uma audiência (coisa normal entre fornecedores que tem contratos e estão com pagamentos atrasados), sem especificar se é com a presença do governador .
Então ele manda Dadá dizer para os outros "pode falar que o governador mandou me chamar, quer conversar comigo. Então, eu vou ter que tratar direto é com o governador, como é que eu faço?" - Ora, o "pode falar..." significa que ele está inventando para se valorizar. Ele tinha uma audiência marcada sabe-se lá com quem, e diz uma bravata para não perder a imagem de ter prestígio e ser influente.
Aí o Jornal Nacional continua seu roteiro de novela:
Dadá repassa o descontentamento da Delta para Marcelo Lopes, ex-assessor de Agnelo, e diz que a direção da empresa no Rio de Janeiro vai cobrar a fatura da campanha.
DADÁ - A chefia do Rio entendeu. É que mexeu com... Ele ficou fora da negociação de campanha, que as autoridades lá do Rio de Janeiro que vieram. Então as autoridades do Rio que se mexeram, né? Cobraram a fatura aí, né?
MARCELÃO - Entendi, beleza. Quando eu sair daqui, te dou uma ligada.
DADÁ - O Cláudio Abreu, ele tem chefe, cara. Ele é simplesmente diretor regional. Em cima dele tem muita gente e a diretoria lá em cima. O Cláudio não participou da negociação da campanha. Os caras dizem assim “Pô o Cláudio não ‘tá’ resolvendo”. O pagamento não sai, entendeu? Então eu vou em cima do zero-um, meu irmão.
Mas o roteirista da novela do JN entrou em contradição e perdeu o nexo:
O Dadá doura a pílula ao repassar sua versão da desculpa que Claudio havia mandado dizer para atrasar o pagamento de Marcelão. Logo, Marcelão não sabe bulhufas do que se passa no gabinete de Agnelo, para precisar ser informado através de Dadá.
JN havia dito no capítulo do dia anterior que Marcelão seria um assessor direto de Agnelo, insinuando que teria poder para traficar influência junto à Agnelo, coisa que os diálogos acima desmentem categoricamente.
De novo, se isolar os fatos, ou seja, os diálogos e as pessoas, eles dementem a "explicação" que Bonner quer passar ao telespectador. Em vez de incriminar o governador, os diálogos o inocentam.
E tal qual uma novela, no JN teve repetição das cenas do capítulo anterior. Aguardamos os próximos capítulos, porque até que está divertido desmantelar as mentiras do telejornal.
A tranquilidade dos petistas
Quem conhece o modus operandi de Cachoeira sabe que se ele tivesse algo concreto contra Agnelo, já estaria na capa da revista Veja há muito tempo (e esse diálogo aí em cima tem mais de um ano). Basta lembrar o que aconteceu com Waldomiro Diniz, quando não atendeu os interesses do bicheiro.
Além disso, o deputado Fernando Ferro (PT/PE) disse “não estar nem aí” para a imprensa querer intimidar através de ataques à Agnelo:
“Não, de forma alguma, é motivo para investigar e esclarecer. E nós não podemos aceitar acusações simplesmente como tentativa de desviar o foco, uma vez que o centro desta corrupção está no DEM, está aí nos setores da mídia que participou desse esquema de escândalo e faz parte da articulação do Cachoeira. Se tiver alguém do PT envolvido nisso, na investigação vai aparecer. E aí não tem motivo para ter medo. Se tiver culpa eu sinto muito, a nossa posição tem de ser esclarecer, isso é em benefício da democracia, do próprio partido e da política limpa. Eu me recuso a aceitar acusações sem ter investigação, me recuso a não fazer a investigação, que aí é o pior dos mundos”.
Fonte: Brasil Atual

JOEL DIZ QUE DEUSES DO FUTEBOL ELIMINARAM O FLAMENGO

O técnico Joel Santana não se cansa de dizer que conhece o futebol. E foi por conta dessa experiência que não vibrou no gramado do Engenhão quando, logo após o apito final, o Olimpia empatou a partida no Paraguai. Enquanto os jogadores do Flamengo comemoravam no campo, o treinador se trancava no vestiário. Sabia que enquanto a partida dos rivais não terminasse, não dava para festejar. E estava certo. O gol do Emelec aos 48 minutos do segundo tempo, jogando no Defensores del Chaco, ele deixou para os “deuses do futebol” explicarem.

“Eu fechei a porta, alguns profissionais estavam muito empolgados. Mas já aprendi na vida. Enquanto não termina eu não comemoro. A primeira coisa que fiz foi entrar, me trancar e esperar o que ia acontecer. Sempre é assim. Até achei que o Olimpia faria um gol porque estava dentro de casa, e acabou sendo o Emelec. Depender dos outros nunca é bom, mas às vezes a competição faz isso. O sofrimento não é de hoje, é de duas, três rodadas atrás. Não vi o jogo deles não, não adiantaria nada”, lamentou o treinador do Flamengo.

Mesmo com toda a experiência, Joel afirmou nunca ter vivido uma situação como a desta quinta-feira. Se disse perplexo e considerou o “castigo” muito forte.

“Difícil, nunca tinha participado de uma situação como essa. Coisas incríveis aconteceram no nosso grupo. A equipe que todo mundo menos acreditava acabou se classificando em função de outros resultados que ajudaram. Não que eles conquistaram, mas que outros deixaram de fazer, principalmente nós. O futebol de vez em quando nos deixa perplexos. Fomos castigados com muita força, a pancada foi forte demais, de repente alguma coisa boa vai acontecer mais para frente. Gol aos 48 minutos do segundo tempo, fora de casa? Os deuses do futebol podem explicar melhor do que eu”, afirmou.

O técnico não considerou vexame cair na primeira fase da Libertadores, mas afirmou que a forma como a eliminação aconteceu serve de aprendizado. “Não foi vexame, vexame é muito forte. No futebol o que fica é o resultado final. Vamos analisar dentro do resultado final. Nos deixa chateados, aborrecidos, até pela atuação que tivemos hoje. Tivemos muito mais momentos jogando bem do que jogando mal. Falhamos em coisas que dificilmente você acredita. Tudo na vida é um aprendizado, esse é mais um”. 

Fonte: IG

HSBC É O PRIMEIRO BANCO PRIVADO A REDUZIR JUROS

O HSBC anunciou nesta quinta-feira redução dos juros em algumas linhas de crédito para pessoas físicas, dias depois de os estatais Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal terem implementado cortes agressivos em várias linhas.

O anúncio segue o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, que fizeram medidas semelhantes após o governo lançar medidas para estimular a produção da indústria brasileira, em um pacote estimado em R$ 60 bilhões em renúncia fiscal do governo somente neste ano.

Com o anúncio de hoje, o HSBC foi o primeiro banco privado a reduzir taxas.

No caso da filial do banco inglês no Brasil, as taxas menores valem para crédito pessoal, financiamento para compra de veículos e consignado.

A taxa mínima do crédito pessoal caiu de 2,45% para 1,99% ao mês. No financiamento automotivo, o juro mensal foi de 1,48% 0,98%. No crédito com desconto em folha de pagamento, a taxa recuou de 1,59% 0,99%, também mínima.

Com as mudanças, a faixa de juro cobrado pelo banco no cheque especial fica entre 1,39% e 9,98% ao mês. A do crédito pessoal vai até 5,93% mensais. A de automóveis terá teto de 2,55%, enquanto a do consignado será de até 4,7%.

CAIXA E BB

O Banco do Brasil foi a primeira instituição a reduzir os juros.

Entre as taxas reduzidas estão financiamento de veículos (partir de 0,99% ao mês) e empréstimo consignado com desconto na folha do INSS (de 0,85% a 1,80% ao mês).

A Caixa, por exemplo, baixou os juros do cheque especial normal para 4,27% ao mês, e passou a operar com o consignado a partir de 1,2% também por mês. O banco também lançou um plano para facilitar o pagamento de dívidas.

Na terça-feira, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, apresentou ao governo uma lista de demandas dos bancos privados, apresentadas como pré-condição para baixarem os juros.

Na manhã desta quinta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que os bancos privados têm espaço para reduzir os juros, e que o governo não iria atender às solicitações.

Fonte: Folha

ADOLESCENTE SALVA IRMÃ EM INCÊNDIO E MORRE AO TENTAR SALVAR A MÃE

O adolescente Luiz Fernando Rodrigues, de 15 anos, e a mãe, a cadeirante Raimunda de Paula Rodrigues, 56, morreram, na noite desta quinta-feira, 12, durante um incêndio que atingiu o casebre da família, na Comunidade Arco-íris, localizada na Avenida Arco-Íris, no bairro Estância Lago Azul, em Franco da Rocha, região noroeste da Grande São Paulo.

Com 30% do corpo queimados, Daniele de Paula Rodrigues, de 12 anos, salva pelo irmão - que morreu após tirá-la da casa e voltar para tentar salvar a mãe - foi encaminhada pelos bombeiros para o Hospital Estadual DIR IV, onde continua internada, mas fora de perigo. O fogo teve início às 20h45. Seis equipes dos bombeiros foram acionadas, mas não tiveram como salvar o adolescente e a mãe, que morreram carbonizados. O corpo da mulher estava num canto da sala; já o do garoto, ao lado da cama.

Segundo testemunhas, o adolescente conseguiu tirar a irmã da casa, mas, ao retornar para tentar fazer o mesmo com a mãe e salvar alguns objetos, acabou cercado pelo fogo. Não se sabe ainda o que deu início ao incêndio. Segundo as informações preliminares, não foi ouvida explosão e os dois botijões de gás estavam intactos. No momento do incêndio, a casa estava com energia elétrica, captada por ligação clandestina, o chamado "gato".

Fonte: Estadão

BANCO CENTRAL EUROPEU EMPRESTOU VALOR RECORDE PARA BANCOS ESPANHÓIS

Os bancos espanhóis aumentaram acentuadamente a tomada de empréstimos do Banco Central Europeu (BCE) em março, à medida que utilizaram a linha de refinanciamento de três anos da autoridade monetária em maio a elevadas tensões nos mercados financeiros.

De acordo com dados divulgados pelo banco central da Espanha, a tomada de empréstimos bruta totalizou um valor recorde de 316,3 bilhões de euros em março, de 169,86 bilhões de euros em fevereiro. Os números de março representam quase 28% da tomada de empréstimos bruta de todas as instituições de crédito da zona do euro, que ficou em 1,138 trilhão de euros no mês passado.

Excluindo fundo colocados na linha de depósito do BCE, as tomadas de empréstimos líquidas somaram 227,6 bilhões de euros em março, de 152,4 bilhões de euros em fevereiro.

Os bancos espanhóis têm dependido do financiamento do BCE nos últimos meses, visto que os investidores do setor privado permanecem cautelosos em emprestar aos bancos nas economias europeias com situação fiscal frágil.

A Bolsa de Madri caiu abaixo de 7.337 pontos, o menor nível intraday desde março de 2009, pressionada pelos dados dos empréstimos. O yield (retorno ao investidor) do juro de 10 anos da Espanha também subiu após a divulgação dos números e por volta das 6h20 (de Brasília) tinha alta de 11 pontos-base, para 5.8956%. Às 7h43 (de Brasília), o índice Ibex 35 da bolsa espanhola recuava 2,04%, para 7.367,20 pontos.

Segundo o diretor da Knight Capital, em Londres, Ioan Smith, o número “serve somente para destacar a enorme dependência do financiamento do BCE”. Ele destacou que a quantia representa cerca de 8,6% dos ativos totais do setor bancário espanhol.

Fonte: Estadão

BRASIL É LÍDER MUNDIAL EM CAPACIDADE INSTALADA PARA GERAÇÃO DE ENERGIA POR BIOMASSA

O Brasil é, pela primeira vez, líder mundial em capacidade instalada para geração de energia por biomassa (obtida a partir de materiais orgânicos como esterco, madeira, resíduos agrícolas e restos de alimentos, entre outros). Os dados são do relatório Who is Winning the Clean Energy Race (ouQuem está Ganhando a Corrida da Energia Limpa, em tradução livre) do Pew Environment Group.

No ano passado, a capacidade instalada do país nesse setor cresceu 1.9 GW (gigawatts), totalizando 8.7 GW.

O Brasil também lidera o ranking mundial em produção de biodiesel de acordo com o Pew Environment Group, braço ambiental da organização sem fins lucrativos The Pew Charitable Trust, sediada nos Estados Unidos.

Segundo o estudo, um dos principais sobre o tema, o país foi o décimo maior investidor em energia limpa no mundo em 2011, com US$ 8 bilhões (R$ 14,6 bilhões) aplicados, um aumento de 15% em relação a 2010.

No entanto, apesar de ter investido mais, o Brasil caiu quatro posições no ranking, passando do sexto para a décimo lugar, atrás de países como Estados Unidos, China e Índia, quando se analisa o total de investimentos em energia renováveis.

De acordo com o relatório, o Brasil registrou o terceiro mais rápido crescimento em capacidade instalada no mundo de 2006 a 2011. No período, o aumento foi de 49%.

Os Estados Unidos encabeçaram a lista e retomaram o primeiro lugar que vinha sendo ocupado pela China nos últimos três anos.

O levantamento indica que os Estados Unidos investiram um total de US$ 48 bilhões em energia limpa, enquanto a China investiu US$ 45,5 bilhões.

Investimento mundial

Globalmente, os investimentos em tecnologias para a geração de energia limpa atingiram um valor recorde de US$ 263 bilhões, um aumento de 6,5% em relação aos índices de 2010.

Segundo o relatório, os países do G20 respondem por 95% dos investimentos no setor (que não incluem energia nuclear).

"O setor continua a se expandir e cresce num ritmo mais veloz do que a economia (global)", disse a BBC Phyllis Cuttino, diretora do Programa de Energia Limpa do Pew Charitable Trust.

"Nesse momento, temos 565 GW de capacidade instalada (para geração de energia limpa) no mundo. Isso supera em 47% a capacidade instalada para energia nuclear", afirmou Cuttino.

"Acredito, portanto, que esses fatos evidenciam o erro daqueles que dizem que essa é uma indústria de nicho. Trata-se de um setor que está crescendo e amadurecendo", acrescentou.

Os 10 países que mais investiram em energia limpa em 2011

Estados Unidos - US$ 48.1 bilhões
China - US$ 45.5 bilhões
Alemanha - US$ 30.6 bilhões
Itália - US$ 28 bilhões
Outros países da UE - US$ 11.1 bilhões
Índia - US$ 10.2 bilhões
Reino Unido - US$ 9.4 bilhões
Japão - US$ 8.6 bilhões
Espanha - US$ 8.6 bilhões
10º Brasil - US$ 8 bilhões

(Fonte: Bloomberg New Energy Finance; Fevereiro 2012)

Previsões

Em relação à posição americana, Cuttino afirmou que os Estados Unidos se beneficiaram, a curto prazo, de medidas para atrair novos investimentos. Mas acha pouco provável que a tendência permaneça.

"Os investidores agiram rápido para tirar vantagem de políticas que estavam a ponto de expirar, como incentivos fiscais e garantias sobre empréstimos, que terminaram no final de 2011", disse.

"Por isso, quando olhamos para a rápida taxa de crescimento dos investimentos aqui nos Estados Unidos, é difícil imaginar como o índice pode ser mantido sem os mecanismos e políticas que produziram esse crescimento", afirmou.

Comparada aos Estados Unidos, a China, que em anos anteriores havia apresentado um rápido crescimento no setor, registrou um aumento de apenas 0,5% no total de investimentos em energia limpa em 2011.

Cuttino acredita, no entanto, que isso deve mudar.

Ela prevê que as atenções do setor de energia limpa nos próximos 12 meses estarão voltadas para a China, porque o país aumentou seu target para capacidade de geração de energia solar de 20 GW em 2020 para 50 GW.

"Vai ser um bom lugar para investimentos, à medida que incentivos à (energia) solar declinam nos Estados Unidos e na Europa", ela acrescentou.

Fonte: BBC Brasil

COREIA DO NORTE ANUNCIOU O FRACASSO NO LANÇAMENTO DE UM FOGUETE

A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira o fracasso no tão aguardado lançamento de um foguete, numa admissão rara e constrangedora para o Estado recluso e seu jovem líder. Diante do fracasso, acredita-se que o país tentará agora realizar seu terceiro teste com armas nucleares.

O regime comunista dizia que pretendia colocar um satélite em órbita para celebrar o centenário do fundador da nação, Kim Il-sung, e marcar a ascensão ao poder do neto dele, Kim Jong-un.

"A possibilidade de um lançamento adicional de um foguete de longo alcance ou de um teste nuclear, além de uma provocação militar para fortalecer a solidariedade interna, é muito alta", disse um funcionário de alto escalão do ministério sul-coreano da Defesa numa audiência parlamentar.

EUA e Japão, que viam o lançamento do foguete como o teste disfarçado de um míssil balístico, disseram que ele caiu no mar após percorrer uma distância muito inferior à de um lançamento norte-coreano anterior.

A falha gera questionamentos sobre o governo da Coreia do Norte, que tem um dos maiores exércitos permanentes do mundo, mas não é capaz de alimentar seu povo sem ajuda externa, principalmente da aliada China.

"Sem dúvida o lançamento fracassado leva especulações para as ramificações da liderança em Pyongyang: um show de fogos de artifício deu errado no maior dia do ano", disse Scott Snyder, do Conselho de Relações Internacionais, dos EUA.

Num fato altamente excepcional, a Coreia do Norte admitiu pela TV estatal que seu novo satélite não entrou em órbita. Em 2009, o país disse ter tido sucesso num lançamento semelhante, enquanto outros países apontavam o fracasso.

A queda do foguete logo após o lançamento é um constrangimento para o terceiro membro da dinastia Kim a assumir o poder. Jong-un, que supostamente nem completou 30 anos de idade, assumiu o poder após a morte do pai, Kim Jong-il, vítima de um infarto em dezembro.

Para Baek Seung-joo, do Instituto de Análises de Defesa da Coreia, ligado ao ministério sul-coreano da Defesa, o anúncio pode ser a "indicação de uma mudança sutil na liderança norte-coreana", que estaria agora agindo com mais transparência.

"A decisão de vir a público com a admissão precisa ter partido de Kim Jong-un", disse.

O foguete voou poucos minutos, percorrendo pouco mais de cem quilômetros antes de explodir sobre o trecho de mar que separa a Coreia da China. O último foguete norte-coreano, em 2009, chegou a percorrer 3.800 quilômetros, causando alarme ao sobrevoar o Japão.

O lançamento viola sanções do Conselho de Segurança da ONU, mas o país deve evitar novas sanções, porque Rússia, China e Índia concluíram numa reunião que isso de nada serviria para melhorar a situação.

Potências regionais temem que a Coreia do Norte faça os lançamentos para aperfeiçoar sua tecnologia, com o objetivo de construir um míssil capaz de conduzir uma ogiva nuclear para os EUA. A Coreia do Norte insiste no caráter pacífico dos lançamentos.

Fonte: Reuters

BRASIL É POUCO CONHECIDO NO GOVERNO DOS EUA, DIZ "ECONOMIST"

A revista The Economist diz em sua edição desta semana que o Brasil é o único país com uma grande economia ainda pouco conhecido pelos membros da cúpula do governo dos EUA.

Dilma Rousseff ao lado de Barack Obama nos EUA
Segundo a revista, o distanciamento se deve ao fato de ser recente o esforço brasileiro para tornar o país mais importante geopoliticamente.

Após muitos anos sem ocupar posição de destaque no cenário internacional, diz a revista, o caminho para um lugar ao sol não surge de forma "natural".

A publicação afirma também que a aproximação dos dois países é dificultada ainda por fatores como a embaixada brasileira ser muito pequena em Washington, as empresas brasileiras não estarem muito presentes na cidade e o desperdício pelo governo brasileiro em não recrutar brasileiros que moram nos EUA para fazer lobby do país junto ao governo americano.
Confiança

A Economist diz ainda que a cúpula da Casa Branca não confia totalmente no governo brasileiro devido ao fato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter contrariado Washington ao não criticar supostos abusos de direitos humanos em Cuba e ter "minado" seus esforços para impôr sanções ao Irã, devido ao seu programa nuclear.

A reportagem lembra, porém, que em seu recente encontro em Washington, os presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff encontraram campos comuns para tratar de assuntos importantes.

A publicação diz que a cooperação entre os dois países deve crescer nas áreas de segurança - por meio de encontros regulares entre seus ministros da Defesa - e turismo, com a abertura de novos consulados americanos no Brasil e uma discussão sobre eventual abolição da necessidade de vistos.

Porém, o artigo da Economist conclui afirmando que os EUA permanecerão com a guarda alta até que o Brasil "defina uma política externa clara".

Fonte: BBC Brasil

PIB DA CHINA TEM CRESCIMENTO MENOR EM QUASE 3 ANOS

A economia da China cresceu no ritmo mais lento em quase três anos nos três primeiros meses de 2012, e a leitura abaixo do esperado provocou entre os investidores a preocupação de que a desaceleração ainda não tenha chegado ao fim depois de cinco trimestres seguidos de enfraquecimento e que mais ações de política serão necessárias para interromper essa tendência.

O crescimento do PIB desacelerou para 8,1 por cento no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período de 2011, depois de ter alcançado 8,9 por cento nos três meses anteriores, informou nesta sexta-feira o Escritório Nacional de Estatística.

Economistas consultados pela Reuters previam um crescimento de 8,3 por cento, e a leitura de 8,1 por cento é a menor desde os 8,1 por centos vistos no segundo trimestre de 2009.

Os dados do PIB são o destaque entre uma série de indicadores publicados nesta sexta-feira. Entre eles, a produção industrial da China subiu 11,9 por cento em março ante o ano anterior, acima da previsão de 11,5 por cento.

Por sua vez, as vendas no varejo avançaram 15,2 por cento no mês passado na comparação com o mesmo período de 2011, contra previsão de 15 por cento. Já o investimento em ativos fixos trimestral, um dos principais motores da economia da China, subiu 20,9 por cento.

Eles ficaram amplamente em linha com as expectativas conservadoras de investidores que mostraram-se cada vez mais preocupados nas últimas semanas de que a fraqueza do ciclo econômico da China se estenderia para o segundo trimestre do ano, conforme enfrenta dificuldades para escapar da sua pior desaceleração sequencial desde a crise financeira de 2008/09.

"O que está claro é que a economia ainda está desacelerando e o setor imobiliário está deflacionando", disse o economista do Société Générale, Yao Wei.

"Olhando os dados sobre o mercado imobiliário, parece que os investimentos em imóveis finalmente começaram a ter uma correção. Acho que essa tendência continuará e vai puxar o crescimento ainda mais para baixo nos próximos meses, portanto achamos que este ainda não é o ponto mais baixo. Significa que mais afrouxamento monetário será necessário para impedir uma desaceleração mais forte."

Em março, o investimento em imóveis residenciais registrou a menor taxa de crescimento anual desde meados de 2009. Esse dado respondeu por cerca de 13 por cento do PIB da China em 2011 e o setor afeta diretamente mais de 40 setores. Dessa forma, a ação do governo chinês para conter a especulação imobiliária é sentida em todo o espectro econômico.

"A leitura de 8,1 por cento fica abaixo da expectativa, e é por isso que o primeiro-ministro chinês Wen têm pedido um ajuste da política", disse o economista da Industrial Securities Xu Biao. "Mas Pequim não deve lançar nenhum grande estímulo uma vez que um crescimento de 8 por cento não afetará o emprego com força."

LIMIAR

Um crescimento de 8 por cento é amplamente considerado como o limiar em que a China enfrenta dificuldades para criar empregos suficientes para novos trabalhadores em sua força de trabalho de 800 milhões de pessoas, provocando o risco de instabilidade social e elevando a probabilidade de que sejam realizadas novas medidas de estímulo.

Mas, como o governo reduziu sua meta de crescimento para o ano para 7,5 por cento no mês passado, ganha força a visão segundo a qual o ritmo que Pequim pode considerar um pouso forçado -e que continua longe do consenso do mercado- avançou significativamente para baixo.

Isso significa que administradores de fundos que esperam uma resposta política para uma queda abaixo de 8 por cento ficarão decepcionados.

A economia da China se expandiu em 9,2 por cento em 2012, uma mínima de dois anos. Economistas consultados pela Reuters esperam um crescimento em 2012 de 8,4 por cento, que seria o menor desde 2002.

O risco de a fraqueza da demanda global pelas exportações da China persistir em meados do ano, uma vez que muitos países da zona do euro parecem estar em recessão e os fracos dados sobre o emprego nos EUA reativaram as preocupações relativas à recuperação da economia norte-americana, acende o sinal vermelho para muitos no mercado financeiro.

A agência de estatísticas da China afirmou nesta sexta-feira que o país ainda enfrenta dificuldades para estabilizar o crescimento da exportação.

Fonte: Reuters

CIDADES DA COPA DEVERÃO TER TECNOLOGIA 4G ATÉ FINAL DE 2013

As operadoras que vencerem o leilão da faixa de frequência de 2,5 giga-hertz (GHz), que será destinada à telefonia de quarta geração (4G), deverão oferecer o serviço a todas as cidades que serão sedes da Copa das Confederações até abril do ano que vem e para todas as sedes e subsedes da Copa do Mundo até dezembro de 2013. As regras para o leilão, que deve ser realizado no início de junho, foram aprovadas hoje (12) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Todas as capitais do país e os municípios com mais de 500 mil habitantes terão a tecnologia 4G até dezembro de 2014. As cidades com mais de 200 mil habitantes serão contempladas em dezembro de 2015 e as com mais de 100 mil habitantes, até dezembro de 2016. Os municípios que tem entre 30 e 100 mil habitantes serão atendidos até dezembro de 2017.

Nos pequenos municípios, as operadoras poderão utilizar a infraestrutura já existente para oferecer banda larga, mas ainda com a tecnologia de terceira geração (3G). “Estamos passando a mensagem de que investir vale a pena. Porque aqueles que já fizeram investimentos vão poder utilizar a sua infraestrutura”, disse o relator da proposta, conselheiro Marcelo Bechara.

A proposta do edital foi colocada em consulta pública em janeiro e recebeu 2011 contribuições. O relator propôs a divisão de uma das subfaixas que será licitada em dois blocos, o que, segundo ele, vai aumentar a competitividade da licitação.

As empresas que vencerem o leilão das faixas destinadas à telefonia 4G deverão usar pelo menos 60% dos equipamentos fabricados no país em suas redes entre 2012 e 2014. Nos dois anos seguintes, o percentual dos investimentos em aquisição de bens e produtos com tecnologia nacional passa para 65% e, entre 2017 e 2022, para 70%.

Na mesma licitação, também será oferecida a faixa de 450 mega-hertz (MHz), para a oferta de telefonia em áreas rurais. Até junho de 2014, as operadoras deverão atender a 30% da demanda, em dezembro a exigência passa para 60% e até dezembro de 2015, todas as áreas rurais devem ser atendidas. Além dos serviços de telefonia e internet para as residências, as operadoras também deverão oferecer internet nas escolas da área rural.

Pelas regras do edital, a Anatel vai leiloar primeiro as faixas para a zona rural e, se não houver interessados, elas serão atreladas ao leilão da faixa de 2,5 GHz. As operadoras que ganharem a licitação da telefonia de 4G deverão cumprir as metas para a telefonia rural.

Fonte: Agência Brasil