sábado, 21 de abril de 2012

REAL MADRID PÁRA O BARCELONA EM CAMP NOU E VENCE POR 2 X 1

Real quebra jejum contra o Barça, vence e põe as mãos na taça do título espanhol

Uma diferença de sete pontos teria que ser revertida nas quatro rodadas finais da Liga para que os madrilenhos perdessem o título


Reuters
Reprodução/ESPN


O Real Madrid conseguiu uma brava vitória por 2 a 1 sobre o Barcelona em pleno Camp Nou, neste sábado e praticamente garantiu o seu primeiro título espanhol depois de três conquistas consecutivas do Barça. Khedira abriu o marcador para os visitantes no primeiro tempo, Alexis Sanchez empatou na etapa final, e Cristiano Ronaldo decretou o resultado, com direito a provocação aos donos da casa na comemoração. O Real finamente conseguiu parar o ataque do seu arquirrival, anulando o temido adversário.

O português levou a melhor no duelo sobre Lionel Messi e ultrapassou o argentino na artilharia da competição. São 42 gols contra 41. Depois de não ir bem contra o Chelsea, quarta-feira passada, pela ida das semifinais da Champions League, Messi novamente teve atuação apagada.

O Real não havia conseguido vencer o seu principal rival nas últimas sete vezes em que eles se enfrentaram. Se passasse ileso novamente, o Barcelona igualaria um recorde da história do clássico que pertencia ao Real e foi conquistado duas vezes, entre 1932 e 1935 e entre 2001 e 2003. 

A última vitória do Real havia sido conseguida na final da Copa do Rei do ano passado. Era a única vez que o time de José Mourinho tinha conseguido superar o Barça. Em 11 clássicos sob o comando do treinador ainda aconteceram cinco vitórias 'blaugraná' e quatro empates. Mourinho também comemora a primeira vitória da sua carreira no Estádio Camp Nou. O Real não vencia na casa catalã desde o Espanhol de 2007.

O Barcelona, que nas últimas rodadas vinha diminuindo a diferença que chegou a ser de dez pontos para os madrilenhos, precisaria torcer por três improváveis tropeços do seu concorrente nas quatro partidas finais para ficar com a taça: hoje são 88 pontos contra 81 do time de Pep Guardiola.

Barça e Real têm novos decisivos compromissos no meio desta semana. Na terça, dentro de casa, os catalães precisam reverter a vantagem conquistada pelo Chelsea com o 1 a 0 a favor dos ingleses, em Londres. O Real também corre atrás do prejuízo depois de perder por 2 a 1 para o Bayern de Munique, na Alemanha e vai atrás da vaga na decisão, quarta.

O jogo

O Real Madrid abriu o placar em uma falha da defesa barcelonista aos 17 minutos do primeiro tempo. Valdés saiu mal do gol após cobrança de escanteio, Puyol demorou para afastar a bola após rebote do goleiro, e Khedira aproveitou o vacilo para mandar a bola para a rede. 

O Barcelona, como de costume, tinha a posse de bola, mas não conseguia superar a boa marcação rival. Só foi ter uma chance clara de marcar aos 26 minutos do primeiro tempo. Messi colocou Xavi na cara do gol, e o meia bateu para fora, raspando na trave direita de Casillas. E foi só na etapa inicial.


Reuters
Jogadores do Real Madrid comemoram primeiro gol da partida, marcado por Khedira

No segundo tempo, o time da casa seguiu sem repetir o desempenho esperado. Novidade no time titular ao lado de Thiago Alcântara - Alexis Sanchez e Fábregas começaram no banco -, Tello teve boas oportunidades, mas fez jogo ruim. 

Sanchez precisou entrar no lugar de Xavi para os catalães abrirem o marcador, aos 25 minutos. Adriano chutou de fora da área, Casillas espalmou, e o chileno apareceu na pequena área para marcar.

Reuters
Mourinho e Guardiola fizeram um duelo à parte na lateral do campo


Mas dois minutos depois, no contra-ataque, Özil acionou Cristiano Ronaldo, que venceu os marcadores rivais na corrida e tocou na saída de Váldes. Na comemoração, fez um gestão com a mão aparentemente mandando o Barça 'baixar a bola.'

FICHA TÉCNICA DE BARCELONA 1 x 2 REAL MADRID

Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona, Espanha
Data: 21 de abril de 2012, sábado
Horário: 15h (de Brasília) 
Árbitro: Alberto Undiano Mallenco
Cartões amarelos: Busquets e Mascherano (BAR) Pepe, Xabi Alonso, Granero e Özil (RMA)
GOLS: Khedira, aos 17min do 1° tempo, e Cristiano Ronaldo, aos 28min do 2° tempo
Alexis Sanchez, aos 25min do 2° tempo

BARCELONA: Valdés; Daniel Alves, Mascherano, Puyol e Adriano; Busquets, Xavi (Alexis Sanchez) e Thiago Alcântara; Tello (Fábregas), Messi e Iniesta
Técnico: Pep Guardiola

REAL MADRID: Casillas; Arbeloa, Ramos, Pepe e Coentrão; Xabi Alonso, Khedira e Ozil (Callejón); Cristiano Ronaldo, Di María (Granero) e Benzema (Higuaín)
Técnico: José Mourinho

Fonte: Estadão

TEMENDO PERDAS SALARIAIS PROFESSORES NA BAHIA MANTÉM A PARALISAÇÃO

Dez dias após o início da greve dos professores – dois deles marcados pela ocupação de dezenas de educadores na Assembleia Legislativa (CAB) – o governo e a categoria não chegaram a um entendimento, nesta sexta, 20, sobre o imbróglio salarial que afeta o calendário de cerca de 1,5 milhão de estudantes no Estado.

Mesmo a Justiça tendo decretado a greve ilegal, o impasse promete se arrastar até a próxima semana, quando os deputados irão votar o Projeto de Lei 19.779/12, que converte a remuneração do professor com nível médio em subsídio de parcela única, “vedado o acréscimo de qualquer gratificação”.

Os professores também recusam a oferta de equiparação dos proventos ao piso nacional, proposta em 22,22%, somente para os que possuem grau secundarista, o que deixaria de fora cerca de 32 mil docentes graduados na licenciatura, especialização, mestrado e doutorado, segundo a APLB-Sindicato.

Piso

Para o titular da Secretaria de Educação do Estado (SEC-BA), Osvaldo Barreto, nos moldes atuais, não haveria perda salarial para os professores em nenhum nível. “Nosso piso, de R$ 1.586, já é acima do nacional. Há o reajuste anual, em torno da inflação, além da avaliação por mérito. Para 2013 e 2014, a Lei 12.364 garante 3% e 4%”, enumerou.

A vice-coordenadora da APLB, Marilene Betros, pede à Justiça que aprecie o agravo de instrumento para impedir o corte de ponto dos professores. “Vamos continuar a greve. Não podemos abrir mão de conquistas históricas”, disse, relutante.

Fonte: A Tarde

BRASIL PODE INTEGRAR MISSÃO DE OBSERVADORES NA SÍRIA

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse hoje (20) que brasileiros podem vir a integrar a missão ampliada de observadores na Síria. Segundo ele, houve “sondagens” sobre essa possibilidade, mas o assunto ainda está em discussão na Organização das Nações Unidas (ONU). Patriota lembrou que um oficial brasileiro esteve em Damasco para operação prévia. A ONU estuda ampliar para até 300 observadores a missão na Síria.

O chanceler ressaltou porém que a expectativa é que o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, execute o plano de paz e promova um cessar-fogo imediato. “Consideramos com cuidado qualquer solicitação a ser feita no sentido de participarmos [de missões de observadores], pois sondagens foram feitas”, disse Patriota, depois de se reunir com ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, Vuk Jeremić.

Vuk Jeremić referendou a declaração de Patriota. Segundo ele, é fundamental a implementação do plano de paz proposto pelo enviado especial das Nações Unidas e Liga Árabe à Síria, Kofi Annan. Para o chanceler sérvio, esse é o único caminho de os sírios reconquistarem a paz e a tranquilidade na região.

Há 13 meses, a Síria vive uma onda de violência causada por confrontos entre manifestantes e forças leais a Assad. Os manifestantes acusam o governo de autoritarismo, violações de direitos humanos e desrespeito à liberdade de expressão e imprensa. Na tentativa de encerrar o impasse, foi proposto o plano de paz.

No entanto, há relatos que o cessar-fogo prometido por Assad não foi posto em prática. Tropas e veículos militares são mantidos nas ruas das principais cidades, assim como organizações não governamentais informam que são frequentes os bombardeios. Estimam-se que 10 mil pessoas morreram nesse período.

Fonte: Agência Brasil

ARGENTINA GARANTE CONCESSÕES DA PETROBRÁS

O ministro de Planejamento da Argentina, Julio de Vido, assegurou nesta sexta-feira em reunião com a presidente Dilma Rousseff que "estão garantidas as concessões da Petrobras na Argentina de modo geral", informou a assessoria de imprensa da Presidência da República.

Questionada especificamente sobre a área de Veta Escondida, na província argentina de Neuquén, cassada no início do mês, a assessoria de imprensa da Presidência informou que Vido reafirmou o que havia dito na reunião realizada mais cedo em Brasília.

Mais cedo, nesta sexta-feira, Vido disse que as negociações com a província de Neuquén "estão muito bem encaminhadas", indicando que deve haver em breve uma solução para a concessão da estatal brasileira no país.

"Esta pequena diferença que surgiu, estamos em vias de resolvê-la", afirmou Vido, em entrevista a jornalistas, após reunião com o ministro de Minas e Energia do Brasil, Edison Lobão, e a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, em Brasília.

"Estamos otimistas de que deverá haver uma solução", acrescentou ele.

A concessão da Petrobras na área de Veta Escondida foi cassada no início do mês, com a província alegando baixos investimentos da estatal brasileira.

Vido, que é também o interventor da YPF, companhia petrolífera controlada pela espanhola Repsol expropriada nesta semana pelo governo argentino, disse que conversou nesta manhã com o governador de Neuquén, e que "as negociações estão muito bem encaminhadas".

Em 2008, a Petrobras havia renovado o contrato de concessão de Veta Escondida até 2027, segundo a empresa.

A petroleira, que é a operadora e tem ainda 55 por cento da concessão na área argentina, informou que no último triênio realizou desembolsos de mais de 10 milhões de dólares para buscar novas reservas de hidrocarbonetos.

A Petrobras atua em 19 áreas de produção em terra na Argentina, além de 14 áreas de exploração, três delas marítimas.

Com produção de 102 mil barris de petróleo e gás natural por dia no país, a Petrobras prevê investimentos de 1,8 bilhão de dólares na Argentina entre 2011 e 2015, segundo informações da estatal brasileira.

A área de Veta Escondida não tem produção nem reservas comprovadas, informou a província informou no início do mês.

INVESTIMENTOS

Em Neuquén, localiza-se a área conhecida como Vaca Muerta, um campo não convencional que poderia duplicar a produção de energia da Argentina dentro de uma década. Na zona petrolífera, a YPF, expropriada pela Argentina nesta semana, conta com boa parte das concessões.

Segundo o ministro argentino, a visita ao Brasil também teve o objetivo de aprofundar a parceria entre os dois países, aprofundando os investimentos da Petrobras.

Vido afirmou que a nova YPF e a Petrobras têm grande desafio em fazer negócios juntos.

Já o ministro Lobão afirmou que Petrobras tem previsão de investir 500 milhões de dólares na Argentina neste ano.

Fonte: Reuters

FILHO DO CANTOR LEONARDO É TRANSFERIDO DE HOSPITAL EM ESTADO GRAVE

Pedro Leonardo Dantas da Costa, 24, filho do cantor sertanejo Leonardo, segue internado em estado grave em um hospital de Goiânia, segundo boletim médico divulgado na tarde desta sexta-feira. Pedro sofreu um acidente de carro nesta manhã, na MGC-452. Ele ficará internado no Hospital Ortopédico de Goiânia (IOG). Filho do cantor sertanejo Leonardo, o jovem chegou ao IOG por volta das 16h35 desta sexta-feira. Os médicos optaram por induzí-lo ao coma logo após o acidente, segundo o boletim divulgado pelo Hospital de Itumbiara, onde passou por cirurgias craniana e toráxica.

Leonardo
Ele foi transportado de Itumbiara, no sul de Goiás, para a capital por uma UTI aérea. No hospital, a mãe do cantor, Maria Aparecida Dantas, aguardava a chegada do filho ao IOG, no Setor Bueno, nesta capital. Maria Aparecida chegou ao IOG acompanhada e não falou com os repórteres. O cantor Leonardo também era aguardado no hospital.

Pedro passou por uma cirurgia de reconstituição no baço, no Hospital Municipal de Itumbiara, e de acordo com o boletim médico divulgado pela unidade, o estado de saúde dele é grave, porém estável. Diretor do hospital de Itumbiara, Ernande Oliveira Rodrigues disse aos jornalistas que ele seria aerotransportado até o Aeroporto Santa Genoveva, nesta capital. Ainda de acordo com as primeiras avaliações médicas, o cantor sofreu politraumatismo na cabeça, que resultou em um edema cerebral e uma lesão no baço.

– Ele teve também uma lesão no abdômen. Por isso, precisamos fazer uma cirurgia de reconstituição do baço. Evitamos assim a necessidade de retirá-lo – explicou.

Sem explicação

Informações passadas aos jornalistas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade de Itumbiara (GO), que atendeu a ocorrência, indicam que o cantor dirigia sozinho o veículo quando capotou, próximo à cidade de Tupaciguara (MG). Ele retornava de um show que havia feito, na noite passada, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Pedro está acompanhado pela tia Mariana, irmã de Leonardo, e pela mulher, a arquiteta Thaís Gebelin, com quem ele tem uma filha de 11 meses.

Leia, aqui, a íntegra da boletim médico:

Paciente vítima de acidente automobilístico com trauma craniano e trauma abdominal fechado. Primeiro atendimento feito pelo SAMU e posteriormente transportado e avaliado no Hospital Municipal de Itumbiara-GO. Feita a estabilização e realizado Tomografia , RX, Ultrassonografia, foi submetido a Laparotomia Exploradora para correção de lesão de mesentério.

Encontra-se sedado , em coma induzido , quadro grave porém estável , permanece na UTI.

Fonte: Correio do Brasil

AGORA, MARCONI PERILLO DIZ QUE VAI AUDITAR LICITAÇÕES DE CACHOEIRA

Em um diálogo captado pela Polícia Federal com base nos grampos autorizados pela Justiça, o empresário Carlinhos Cachoeira revela que o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), é dono de um avião Cessna, que custou R$ 4 milhões, em sociedade com dois empresários. A informação, divulgada nesta sexta-feira, complica ainda mais a vida do político tucano.

Perillo agora diz que o governo vai apresentar um relatório sobre a auditoria em 30 dias. Caso sejam constatadas irregularidades, a Delta terá 15 dias para se defender. O governador negou, também, qualquer relação entre as doações recebidas na campanha com as empresas investigadas.

– As doações feitas foram todas oficiais e legais – afirmou.

Na lista de beneficiários das empresas investigadas pela PF consta a Produtos Alimentícios Orlândia S/A, que doou R$ 13 mil para o deputado federal Ruben Otoni (PT). O parlamentar aparece em um vídeo conversando com Cachoeira sobre doações de campanha.

Essas transações envolveram outros empresários locais, vários com negócios com o governo de Goiás. Um mês depois da eleição, o tucano recebeu R$ 400 mil de Valterci de Melo, diretor do Laboratório Teuto. Com sede em Anápolis (GO), terra de Cachoeira, a indústria farmacêutica é uma das maiores empresas do Estado.

Melo abasteceu a conta da Brava Construções e Terraplanagem, ligada à organização criminosa, com R$ 55,6 mil, ao lado da Delta e da Alberto e Pantoja, outra empresa de fachada. Segundo a PF, a Delta foi responsável por 98% dos créditos da Brava, que movimentou R$ 13,2 milhões entre 2010 e 2011. Cadastrada em um endereço no Núcleo Bandeirantes, no Entorno do DF, a Brava nunca funcionou no local.

Perillo também recebeu R$ 450 mil da Belcar Veículos. A doação foi feita dez dias depois de o governador ganhar as eleições. Segundo o Portal da Transparência do governo de Goiás, a Belcar recebeu R$ 1,4 milhão em 2011. Em 2010, a concessionária de carros recebeu apenas R$ 1,1 mil.

A Belcar aparece em uma das planilhas da PF como destinatária de R$ 16,5 mil da Mapa Construtora, do irmão de Carlinhos Cachoeira, Paulo Roberto de Almeida Ramos, e irrigada com recursos da Pantoja.

Segundo a PF, a empresa de Paulo Roberto movimentou R$ 1,6 milhão em 2010 e 2011. A Mapa também transferiu dinheiro para a Kasa Motors (R$ 80 mil). A empresa doou R$ 40 mil para o candidato ao governo Vanderlan Vieira Cardoso (PR).

CPMI de Cachoeira será presidida pelo senador Vital do Rêgo

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) aceitou nesta sexta-feira o pedido para comandar a CPI Mista (Comissão Parlamentar de Inquérito) que vai investigar as ligações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários. A CPI Mista foi instalada na quinta-feira pelo Congresso Nacional.

Pelo regimento, a presidência da comissão cabe a um senador do PMDB, e a relatoria, a um deputado do PT, que são as maiores bancadas de cada Casa. Os dois cargos são os mais importantes da CPI.

O nome de Vital já havia sido anunciado pelo líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, na noite desta quinta. Vital é corregedor do Senado e relator da Lei Geral da Copa na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

— Eu não tinha como recusar. O PMDB veio a mim e pediu a minha colaboração. E aí, eu não posso me furtar a aceitar esse pedido do meu partido, disse Vital.

A CPMI contará com 16 deputados e 16 senadores e será instalada na próxima semana, provavelmente na terça-feira. São 15 membros de partidos maiores e um de legendas menores que, pelo tamanho das bancadas, não teriam vaga na comissão.

A escolha deles será feita de acordo com a proporcionalidade dos partidos nas duas Casas. Por terem as maiores bancadas, cabe ao PMDB no Senado indicar o presidente e o PT na Câmara indicar o relator, mas escolha ainda não foi concluída pelo partido.

Cachoeira e Demóstenes

O senador Demóstenes Torres (GO) subiu à tribuna, em 6 de março deste ano, para dar explicações sobre as denúncias de sua proximidade com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, descoberta pela operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que terminou em fevereiro, com a prisão de Cachoeira e de outras 34 pessoas.

Demóstenes disse que a violação do seu sigilo telefônico não havia obedecido critérios legais. Dez dias depois, o jornal Folha de S.Paulo publicava um relatório do Ministério Público Federal (MPF) que indicava que o grupo comandado por Cachoeira entregou telefones antigrampos para políticos, entre eles Demóstenes, que admitiu ter recebido o aparelho.

Fonte: Correio do Brasil