quinta-feira, 26 de abril de 2012

GOVERNO DESMENTE NOTÍCIA MENTIROSA DE "O GLOBO"



Em nota, Planalto nega conversa entre Dilma e Lula sobre CPI

Ex-presidente e sucessora se reuniram por mais de 4 horas nesta quarta.

‘A presidenta lamenta as versões em contrário divulgadas’, diz a nota.


A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nota nesta quinta-feira (26) na qual afirma que, “em momento algum” a presidente Dilma Rousseff conversou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do caso Cachoeira.


A CPMI foi instalada nesta semana no Congresso para investigar o envolvimento de políticos e empresários com o bicheiro Carlos Augusto Almeida Ramos, apontado como chefe de uma quadrilha de jogo ilegal em Goiás e preso em fevereiro pela Polícia Federal.


O ex-presidente reuniu-se nesta quarta-feira (26) com Dilma por mais de quatro horas no Palácio da Alvorada, na presença também dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Aloizio Mercadante (Educação), Guido Mantega (Fazenda) e o ex-ministro de Comunicação Social de Lula, Franklin Martins.


A nota, assinada pela Secom, diz ainda que Dilma “lamenta” informações divulgadas pela imprensa que afirmam que ela e Lula conversaram sobre a CPMI. “A presidenta lamenta as versões em contrário divulgadas por veículos de imprensa”, informa a nota.


Nesta quinta-feira (27), o ministro Gilberto Carvalho chegou a comentar sobre o encontro com Lula. “Não nos detivemos nesse tema [da CPMI]“, disse a jornalistas.


Veja a íntegra da nota:


Nota à Imprensa


Em momento algum, o tema “Comissão Parlamentar Mista de Inquérito” foi objeto das conversas ocorridas na última quarta-feira em encontro da Presidenta Dilma Rousseff com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A presidenta lamenta as versões em contrário divulgadas por veículos de imprensa.


Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

BRASILEIRO DE 23 ANOS É ENCONTRADO MORTO EM MOÇAMBIQUE

O brasileiro Marcelo Tosin Furlanneto, 23, natural de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, foi encontrado morto em casa, em Lamego, na província de Sofala, região central de Moçambique. Ele morreu no dia 22, mas só hoje as autoridades divulgaram informações.

A suspeita, segundo os investigadores, é que Furlanneto tenha morrido em decorrência de complicações causadas pela malária. De acordo com amigos do brasileiro, ele se queixou de dores de cabeça nos dias anteriores à sua morte. O corpo dele deve ser transportado para o Brasil no próximo sábado (28).

Formado em direito, Furlanneto pertencia à ONG (organização não governamental) local Development Catalyst Network, ligada a religiosos. De acordo com informações preliminares, o corpo do ativista foi encontrado pelos colegas que moravam com ele.

A ONG na qual Furlanneto atuava trabalha nas áreas de desenvolvimento econômico sustentável, estimulando a agricultura e incentivando a cultura e a educação. A organização atua basicamente em países africanos e foi fundada em 2011 pelo norte-americano Zachary Lager, com o apoio da italiana Chiara Corbetta.

Em sua página na rede social Facebook, Furlanneto postou várias fotografias em que aparece sorrindo em cidades da África e Europa.

Fonte: Folha

SENADO ARGENTINO APROVA A EXPROPRIAÇÃO DA YPF

O Senado argentino aprovou na madrugada desta quinta-feira o projeto de expropriação do controle acionário da espanhola Repsol sobre a YPF. O texto será submetido agora à aprovação da Câmara.

O projeto enviado pela presidente Cristina Kirchner estabelece que o Estado argentino controlará 51% da YPF - divididos entre o governo (26,03%) e as províncias (24,99%). O grupo Petersen mantém 25,46%, a própria Repsol fica com 6,43% e as demais ações (17,09%) permanecem no mercado.

Na semana passada, o governo alegou falta de investimentos na Argentina por parte da petroleira espanhola e decretou a nacionalização da YPF, após sua privatização em 1999.

O grupo Repsol advertiu que processará qualquer empresa que aproveitar a expropriação da YPF para investir na petroleira argentina.

Fonte: Jornal do Brasil

RELATÓRIO CONTRA DEMÓSTENES SERÁ APRESENTADO DIA 03 DE MAIO

O senador Humberto Costa (PT-PE), relator da representação que pede a cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) no Conselho de Ética, confirmou nesta quinta-feira que utilizará todo o tempo a que tem direito e irá apresentar seu parecer apenas no dia 3 de maio.

"Recebi hoje a defesa e começo a trabalhar na elaboração do relatório preliminar a partir de hoje. Sugiro ao presidente que possa convocar uma reunião para o dia 3 de maio, daqui a sete dias, onde farei a apresentação e leitura do relatório", disse Costa. 

O senador também informou que não recebeu do Supremo Tribunal Federal (STF) os documentos relativos à investigação sobre Demóstenes que estão sob poder do ministro Ricardo Lewandowski. Ainda assim, o petista disse que a falta do inquérito não atrapalha na produção do relatório.

Com a decisão de Humberto Costa, o presidente do Conselho, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), marcou para o dia 8 de maio a reunião deliberativa que vai decidir sobre a admissibilidade ou não da representação contra Demóstenes. Neste dia, os senadores do Conselho votarão pela abertura ou não de um processo de cassação. "O prazo se encerra no dia 10. Estou marcando para o dia 8 porque, se surgir nesse prazo de dois dias algum fato novo, teremos tempo suficiente para fazer as diligências necessárias ou tomar as providências cabíveis¿, explicou Valadares.

O presidente do Conselho foi interpelado pelos senadores da oposição sobre o rito a qual estaria sendo submetido Demóstenes. Para o senador Mário Couto (PSDB-PA), Demóstenes não estaria tendo direito a uma defesa digna, acusação que foi rechaçada por Valadares. "Ele tem cinco advogados. Ele pode vir sozinho ou mandar um deles aqui para defendê-lo, como achar melhor. Defesa ele tem. Todo o processo será encaminhado em obediência ao princípio do contraditório e ele terá todas as condições de expor sua palavra", respondeu o presidente do Conselho.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) chegou a pedir a suspensão do processo no Conselho de Ética até que o plenário do Supremo se pronuncie sobre um pedido feito pela defesa de Demóstenes. Os advogados do senador querem anular do inquérito questionando a legalidade das provas colhidas nas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, e que deram início ao processo de investigação contra Demóstenes. A sugestão não foi acatada.

Fonte: Terra

CRESCE O OTIMISMO DOS EMPRESÁRIOS DA INDÚSTRIA

Os empresários do setor da indústria de transformação estão mais confiantes na possibilidade de fazerem bons negócios após as medidas de incentivo anunciadas no início deste mês pelo governo federal, indica a pesquisa mensal Sondagem da Indústria de Transformação, feita pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Entre as ações anunciadas pelo governo estão a desoneração da folha de pagamento e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para alguns setores, entre os quais os fabricantes de geladeiras, fogões e outros bens da chamada linha branca, os de móveis e os de luminárias.

Segundo o levantamento da FGV, o Índice de Confiança da Indústria(ICI), aumentou 0,3%, passando de 103 em março para 103,3 pontos em abril.

É a quinta elevação consecutiva, mas, de acordo com a FGV, os percentuais de alta ainda são modestos. Em março, a taxa havia apresentado variação de 0,5%; em fevereiro, de 0,2%; e em janeiro, de 0,5%.

O Índice da Situação Atual (ISA) teve leve alta (0,2%) ao atingir 104 pontos, ante 103,8, o patamar mais elevado desde julho de 2011 (107,4 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE) alcançou a maior pontuação dos últimos nove meses, ao passar de 102,5 para 102,6 pontos.

Para esses cálculos, foram ouvidos representantes de 1.147 empresas. Mais da metade (52,3%) manifestaram a expectativa de uma melhora nos negócios no período de abril a setembro, o que indica um aumento em relação ao resultado de março (44%).

Para 8,2% dos entrevistados, haverá uma piora, o que representa também uma elevação do universo de pessimistas, que na pesquisa anterior chegava a 6%.

Também foi constatado leve aumento no Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci), que subiu de 83,8% em março para 83,9% em abril, o maior patamar desde julho de 2011 (84,1%).

Fonte: Correio do Brasil

ACM NETO, O GRAMPINHO

Lembrei-me do episódio que narro abaixo depois de ver a notícia de que o deputado vai se candidatar à prefeitura de Salvador. E, segundo o presidente do DEM, senador Agripino Maia, ACM Neto é o fato novo do partido, com potencial para se projetar nacionalmente e reerguer a combalida legenda. Pois bem, vamos aos fatos.

Minha chefe me convoca para ir a Brasília. Pergunto se sou obrigado e ela responde que sim, que todos os editores do Jornal Nacional em São Paulo (um por semana, quatro ao todo, sendo três mulheres e eu). Quero saber se preciso ser o primeiro da fila. Ela responde que não, que conversará com as outras editoras e decidirá quem vai primeiro. Peço para, se possível, ficar por último. Estamos em setembro de 2005.

A primeira colega foi, passou uma semana e voltou, desamparada. A segunda também seguiu para lá e voltou desmilinguida. A terceira editora entrou em licença médica. Assim, sobrou para mim. Comprei uma caixa de Passiflora (calmante natural de Maracujá) e segui viagem. Era para ser uma semana, mas fiquei duas. Entrava ao meio-dia e saia depois que o Jornal da Globo terminava, não raro depois da uma.

Minha tarefa era reforçar a edição do Jornal Nacional e do Jornal da Globo, mas como chegava antes do Jornal Hoje ainda ajudava a coordenar entradas ao vivo, isso quando não editava alguma matéria bruta para eles também. Resumindo: trabalho semi-escravo, desumano.

A capital federal ardia com duas CPIs simultâneas: a dos Correios (Mensalão) e a dos Bingos, apelidade de “Fim do Mundo”, de tão ampla. Investigou os assassinatos dos prefeitos petistas de Campinas, Toninho do PT, e de Santo André, Celso Daniel; a “máfia do lixo” em Ribeirão Preto; o escândalo da Loterj; a renovação do contrato entre a multinacional GTech e a Caixa Econômica Federal para loterias; os dólares de Cuba para a campanha de Lula; a máfia do apito no Brasileirão, e por aí foi…

A “Fim do Mundo” teve papel importante na derrocada do então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, acusado de envolvimento com a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo. O caseiro afirmou ter visto Palocci na “casa do lobby”, mansão do Lago Sul onde, segundo denúncias, a República de Ribeirão dava expediente e festinhas para firmar negócios com empresários interessados em parcerias com o Governo Federal.

Nas reuniões preparatórias dos telejornais notei a existência de duas colegas, uma de São Paulo e outra de Brasília, que não botavam a mão na massa. Ou melhor, botavam sim, mas no cocô. Eram as duas porta-vozes do então todo-poderoso diretor de jornalismo Ali Kamel.

O papel delas era articular a cobertura de cima para baixo. Elas definiam no gabinete dos deputados quais seriam as manchetes do dia seguinte de todos, digo, todos os jornais impressos e telejornais do país. E como funcionava isso? Enquanto corríamos feito loucos para assistir e noticiar os fatos daquele dia, elas se encarregavam dos vazamentos.

Tudo o que era conversado a portas fechadas, requerimentos sigilosos, acordos de bastidores, convocação de depoentes, as duas tinham acesso primeiro e municiavam os colegas com os desdobramentos daquilo que a Globo julgava mais conveniente à cobertura.

O pivô desta relação promíscua, para não dizer espúria, era o então deputado ACM Neto, apelidado carinhosamente de “grampinho” (talvez inspirado pelo estilo do avô). Foi uma destas colegas que delicadamente o aconselhou a parar de mascar chicletes nas sessões da CPI, para que não passasse uma imagem de adolescente. Afinal, o Brasil inteiro estava ligado, ou na TV Câmara, ou na TV Senado, quando não na Globonews.

Alguma coisa começou a dar errado quando houve os dois depoimentos mais esperados de todos: de Daniel Dantas, do Banco Opportunity, à CPI do Mensalão e do doleiro Toninho da Barcelona à dos Bingos: Tive o privilégio de assistir às mais de quatro horas da fala do banqueiro e, ao final, saí convencido de que uma enorme pizza estava no forno.

Ou melhor, começaria ali o plano de sangramento homeopático do Governo, que deveria durar um ano, até a corrida eleitoral de 2006, mas como todos sabemos, o plano não deu certo.

No fim daquela semana este editor voltaria para São Paulo conhecendo um pouco mais do tipo de jornalismo que se faz em Brasília, a partir de uma das maiores emissoras de TV do mundo, e dos tipos de jornalistas inescrupulosos que temos que encarar numa redação.

Fonte: Doladodelá

TAXA DE DESEMPREGO NO BRASIL VAI A 6,2% EM MARÇO

O desemprego brasileiro subiu para 6,2 por cento em março, ante 5,7 por cento em fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

O resultado do mês passado é o melhor para março desde 2002, quando iniciou a série histórica. Porém, a taxa é a maior desde junho de 2011, quando também ficou em 6,2 por cento.

Pesquisa da Reuters mostrou que, pela mediana das previsões de 19 analistas consultados, a taxa seria de 6,0 por cento no mês passado. As estimativas variaram de 5,8 a 6,1 por cento.

O rendimento médio da população ocupada cresceu 1,6 por cento no mês passado, ante fevereiro, e 5,6 por cento sobre março de 2011, atingindo 1.728,40 reais -também o maior da série histórica.

O IBGE informou ainda que a população ocupada cresceu 0,2 por cento em março sobre fevereiro e 1,6 por cento sobre um ano antes, totalizando 22,646 milhões de pessoas nas seis regiões metropolitanas avaliadas.

Já a população desocupada chegou a 1,5 milhão de pessoas, crescimento de 8,8 por cento ante fevereiro, e queda de 2,5 por cento sobre um ano antes.

O emprego é uma das principais preocupações deste ano para o governo, que vem se empenhando para garantir crescimento econômico na casa de 4 por cento no período. A atenção redobrou porque, em 2011, o país registrou expansão de apenas 2,7 por cento.

Para tanto, entre outras ações do governo, o Banco Central reduziu a Selic desde agosto passado, passando a taxa básica de juros do país a 9 por cento na semana passada. Barateando o consumo com a redução do custo do crédito, o governo consegue estimular a atividade.

O mercado de trabalho vem mostrando alguns sinais de desaceleração. Em março, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, a economia brasileira gerou 111.746 postos de trabalho, quase 21 por cento a mais do que em igual período de 2011. O resultado mensal, no entanto, mostrou queda sobre fevereiro, quando foram abertas 150.600 vagas formais no país.

Fonte: Reuters

PELA PRIMEIRA VEZ JOVEM INDIANA ANULA CASAMENTO PROMETIDO QUANDO ELA TINHA 1 ANO DE IDADE

Uma jovem anulou legalmente um arranjo para casamento feito quando ela ainda era uma criança, no que seria o primeiro caso do tipo na Índia.

Laxmi Sargara, de 18 anos, se casou com Rakesh no Estado do Rajastão, no norte do país, quando ela tinha somente um ano de idade e ele, três.

Ela cresceu com sua família e só descobriu que estava casada quando seus sogros foram "exigi-la" esse mês.
Laxmi Sargara. | Foto: AFP

Casamentos forçados de crianças são ilegais na Índia, mas ainda são comuns em muitas regiões do país, especialmente em comunidades rurais e mais pobres.

'Deprimida'

Depois de apelar para seus pais sem sucesso, Laxmi procurou a ajuda da ONG local Sarathi Trust.

"Ela ficou deprimida. Ela não gostava do garoto e não estava preparada para cumprir a decisão dos pais", disse o funcionário da ONG Kriti Bharti à agência de notícias AFP.

"É o primeiro exemplo que conhecemos de um casal que se casou na infância querendo a anulação do casamento e esperamos que outros se inspirem", afirmou.

A ONG diz que, no início, Rakesh queria seguir adiante com o casamento, mas mudou de ideia.

Laxmi e Rakesh assinaram uma declaração juramentada de que o casamento é nulo na presença de um tabelião em Jodhpur.

Narayan Bareth, um jornalista na capital do Rajastão, Jaipur, diz que segundo uma pesquisa recente, 10% das meninas do Estado são casadas antes de completarem 18 anos.

De acordo com correspondentes, há casos raros no país de meninas que se recusaram a casar.

A Unicef afirma que 40% dos casamentos forçados de crianças do mundo acontece na Índia, mas que os esforços recentes para acabar com a prática diminuíram esse número.

Fonte: BBC Brasil

HOMICÍDIOS AUMENTAM 79% EM SÃO PAULO

O número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) cresceu 79,25% na capital paulista, na comparação entre março deste ano e o mesmo mês de 2011. Foram 42 casos a mais - que serviram também para aumentar o índice em 14,22% na comparação entre os três primeiros meses de cada ano. Os números foram divulgados nesta quarta-feira, 25, pela Secretaria de Segurança Pública.

No Estado, o primeiro trimestre registrou aumento de 7% nos homicídios dolosos. Foram 1.073 assassinatos, ante 1.002 no mesmo período do ano passado. Com isso, o Estado voltou a ultrapassar a linha epidêmica de 10 mortos para cada 100 mil habitantes - ficou em 10,16 pela primeira vez em um ano. Ficar abaixo desse índice virou a principal bandeira da segurança pública em São Paulo e foi motivo de comemoração do governo Geraldo Alckmin. Chegou a ser elogiada também em relatório da Organização das Nações Unidas.

O aumento foi impulsionado pelo março violento deste ano, com 393 homicídios, 82 a mais que no mesmo mês do ano passado. Segundo a secretaria, mesmo assim o número é menor do que março de 2010, quando aconteceram 407 casos no Estado.

O governo ressalta que nos últimos 12 anos o número de assassinatos caiu 72% e a taxa de homicídios - que era de 35,27 para cada 100 mil habitantes em 1999 - ficou em 9,9 no ano passado. Mas a alta de homicídios, sobretudo na capital, é vista com surpresa e precisa ser estudada, segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima. 'O que pode ter havido é um ponto fora da curva', afirmou. Para ele, vários fatores podem contribuir para o aumento, até dias mais quentes e menos chuvosos, que fazem com que as pessoas bebam mais e se envolvam em mais confusões.

Carneiro explicou que os homicídios muitas vezes estão associados a situações imprevisíveis, como crimes passionais. 'A sociedade está mais consciente, mas ainda há uma cultura de violência.'

Violência

Capital e o Estado ficaram mais violentos de forma geral. Crimes como estupro, lesão corporal e tentativas de homicídio também tiveram alta nos três primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2011. As tentativas de homicídio cresceram 19,06% na capital e 15,11% no Estado, nos três primeiros meses do ano. Novamente foi o mês de março que provocou esse crescimento, com 31 casos a mais na capital e 191 no Estado.

Também chama a atenção o aumento no número de estupros, tanto na capital paulista quanto no Estado. Foram 84 casos a mais entre janeiro e março só na capital, um crescimento de 13,91% -semelhante ao do Estado, com 13,49%. Casos de lesão corporal dolosa também cresceram - 15,18% na capital e 9,23% no Estado.

Fonte: Estadão

GOVERNADOR DO PSDB MARCONI PERILLO RECEBEU DINHEIRO DE CONTRAVENTOR

O inquérito da Polícia Federal na Operação Monte Carlo indica que intermediários do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, entregaram 'grande quantidade de dinheiro' para o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), no Palácio das Esmeraldas, sede do Poder Executivo local.

Cachoeira deu dinheiro ao governador de GO, diz PF
Gravações telefônicas realizadas pela PF no dia 10 de junho do ano passado flagraram o contador de Cachoeira, Geovani Pereira da Silva, informando ao chefe que estava enviando, via dois assessores, uma caixa de computador 'com aquele negócio' para ser entregue no Palácio.

Tratava-se de dinheiro, segundo trecho de relatório da PF intitulado 'Entrega de dinheiro no Palácio do Governo de Goiás'. O agente responsável pela análise observa que era preciso cruzar as informações com dados da movimentação financeira da quadrilha. 'Provável grande quantidade de , escreve o policial no relatório, ao qual o Estado teve acesso.

De acordo com as investigações, os dois auxiliares de Cachoeira que combinaram a entrega do dinheiro são Gleyb Ferreira da Cruz, apontado como braço direito para assuntos financeiros da quadrilha, e o ex-vereador do PSDB de Goiânia Wladimir Garcez Henrique - ambos presos em fevereiro. As gravações telefônicas da PF mostram que Gleyb buscou o dinheiro com Geovani e se encontrou com Wladimir, que já estava esperando no Palácio das Esmeraldas. Todos os passos dos auxiliares eram monitorados por Cachoeira.

As gravações dos registros da PF foram veiculadas na internet pelo blog Quidnovi, do jornalista Mino Pedrosa, no início da noite de ontem. Segundo ele, o montante enviado por Cachoeira a Perillo somava R$ 500 mil.

Encontro. As conversas indicam que houve um atraso no encontro. Marcado para as 13h, a reunião entre os auxiliares de Cachoeira e o governador teve que ser adiada para depois das 16h. Wladimir explicou para Gleyb, por telefone, que uma pessoa identificada como 'tenente', provável integrante da equipe de segurança de Perillo, o informou que o governador ainda não confirmara o horário do encontro.

'Estou o esperando o tenente me ligar. Eu até já liguei lá e ele falou: 'Wladimir, o governador inclusive falou pra você daqui a pouco vim pra cá (sic), mas não falou que horas, não'. Como eu estou enrolado, eu falei: 'Não, tenente, vê aí pra mim que você marca e eu chego em menos de 20 minutos'', diz o ex-vereador para Gleyb, que já estava levando a caixa de computador entregue por Geovani. Em outra conversa, Cachoeira pergunta para Wladimir se eles já foram atendidos pelo governador. O ex-vereador responde que não.

Perillo negou, por meio de sua assessoria, que tenha recebido dinheiro do grupo de Cachoeira. Ele classificou o assunto de 'esdrúxulo' e assegurou que o encontro nunca ocorreu. 'O governador nunca tratou, no Palácio, de assuntos que não fossem de interesse do governo. Ele rechaça com toda a veemência qualquer afirmação em contrário.'

Fonte: Estadão