sexta-feira, 27 de abril de 2012

AÉCIO DIZ QUE SERRA PODERÁ SER CANDIDATO A PRESIDENTE EM 2014

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) deixou cair uma gota a mais de veneno na campanha do ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), que luta para se desvencilhar da imagem de político inconstante, que não consegue terminar um mandato sequer. Aécio afirmou, em entrevista divulgada nesta sexta-feira, que ao contrário do que Serra fez questão de reafirmar e, em certa ocasião, assinou até documento em cartório para iludir os eleitores, ele poderá, sim, ser candidato a presidente da República em 2014, mesmo se for eleito prefeito de São Paulo em 2012.

 Aécio disse que, entre seus defeitos, não está a obsessão

– As circunstâncias lá na frente podem demonstrar que ele (Serra) é a grande alternativa para a sucessão presidencial. Eu não afasto isso de maneira peremptória e definitiva – rasgou Aécio, no fio da navalha afiada de um elogio que, bem ao estilo mineiro, corta mais fundo do que a crítica.

Na entrevista ao diário conservador paulistano Folha de S. Paulo, Aécio acrescentou também que, para a eleição presidencial de 2014, está “preparado” e “muito competitivo” para disputar o Planalto. Mas afirmou que entre seus defeitos “não está o da obsessão”, em outra crítica velada ao desafeto paulista, e que pode apoiar outro candidato que tiver mais chances de vitória.

O ex-governador mineiro também criticou a presidenta Dilma Rousseff, a quem atribuiu nota cinco, numa escala de zero a dez.

– É bem intencionada, mas ela não consegue fazer o que precisa ser feito. Não consegue fazer o país avançar nas grandes reformas – cutucou.

Sobre a CPI do Cachoeira, instalada no Congresso para investigar as relações de políticos com o empresário Carlinhos Cachoeira, preso e suspeito de chefiar uma máfia de jogos ilegais, Aécio prevê que será cassado o mandato do senador Demóstenes Torres (ex-DEM). O senador disse ainda que todos os citados nos grampos da Polícia Federal e suspeitos de envolvimento com Cachoeira devem ser investigados, inclusive o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Sobre o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), que é amigo de Cachoeira, Aécio disse que o PSDB pode decidir por licenciá-lo.

Fonte: Correio do Brasil

GAURDIOLA SE DESPEDE DO BARCELONA

O técnico Josep Guardiola anunciou, nesta sexta-feira, a saída do Barcelona ao fim do contrato que acaba dia 30 de junho. O ex-assistente Tito Vilanova será o novo comandante da equipe.

Liga dos Campeões
Guardiola deixa o comando do Barcelona após perder o clássico contra o Real Madrid, por 2×1, e dar praticamente adeus às chances de faturar o Espanhol da temporada atual, além de ser eliminado nas semifinais da Champions pelo Chelsea após empate de 2 x 2 na semifinal de terça-feira, em casa.

- Pep Guardiola não vai continuar como treinador temporada que vem – disse o presidente do clube, Sandro Rosell, durante coletiva de imprensa em Barcelona – Obrigado de coração – Rosell disse a Guardiola.

Guardiola justificou a saída dizendo que precisava recarregar as baterias e acrescentou: “Lamento a confusão nas últimas semanas preferenciais, mas a razão da minha saída é simples. Quatro anos cansam qualquer um e o novo treinador vai trazer coisas que eu não pude”, disse.

Guardiola pediu desculpas pela confusão das últimas semanas. “Eu sempre quis contratos curtos porque as exigências no Barcelona são muito grandes”, disse o ex-jogador, de 41 anos, em entrevista coletiva no Camp Nou, com jogadores do time na audiência. “Agora que estamos fora das duas principais competições, é um bom momento para anunciar. A razão é simples. Quatros anos, qualquer um fica cansado. O novo treinador vai entregar coisas que eu não conseguia mais.”

Guardiola viveu uma fase de enorme êxito no comando do Barcelona, conquistando 13 troféus em quatro temporadas com um estilo de futebol amplamente elogiado como o melhor do mundo.

Mesmo com a derrota para o Real, Guardiola mantém um largo recorde contra o principal rival. Em quatro temporadas como treinador, ele conquistou nove dos 15 clássicos, empatou quatro e perdeu apenas dois: a final da Copa del Rey (2011) e o último confronto pela Liga dos Campeões.

Fonte: Correio do Brasil

MORTALIDADE INFANTIL CAI QUASE PELA METADE EM DEZ ANOS

Dados divulgados hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a mortalidade infantil caiu quase pela metade entre 2000 e 2010.

Os resultados gerais da Amostra do Censo 2010 constatam que o número de óbitos de crianças menores de 1 ano passou de 29,7 para 15,6 em cada mil nascidas vivas, uma queda de 47,6%.

Entre as regiões do país, o Nordeste registra a queda mais expressiva da mortalidade infantil. No período, o índice passou de 44,7 para 18,5 óbitos para cada mil crianças. Porém, ainda é o nível mais alto no país. O menor índice é o do Sul, de 12,6 mortes.

De acordo com a pesquisa, os principais fatores responsáveis pela queda do indicador são as políticas de medicina preventiva, curativa, saneamento básico, programas de saúde materna e infantil, além da valorização do salário mínimo e dos programas de transferência de renda.

O IBGE também destaca que a queda da mortalidade infantil está ligada ao aumento da escolaridade materna e à diminuição do número de filhos por mulher, observada desde a década de 1960. Entre 2000 e 2010, a taxa de fecundidade registrou queda e passou de 2,38 crianças por mãe para 1,9. A menor taxa é a do Sudeste (1,7 filho por mulher) e a maior, no Norte, 2,47.

Segundo o órgão, dessa forma, a taxa de fecundidade no Brasil está abaixo do chamado nível de reposição (2,1 filhos por mulher), que garante substituição das gerações na população.

Fonte: Agência Brasil

STF AUTORIZA CPMI INVESTIGAR DEMÓSTENES TORRES

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira, 27, a CPI mista do Cachoeira, o Conselho de Ética e Decoro do Senado e a Comissão de Sindicância da Câmara a extraírem cópias integrais do inquérito 3430, que tramita no STF, para investigar as ligações do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) com o empresário do ramo de jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

STF autoriza cópias de inquérito sobre Demóstenes
Lewandowski fez questão de deixar claro que as informações existentes no inquérito são sigilosas e que o segredo deve ser mantido, especialmente em relação às interceptações telefônicas. Também nesta semana, o ministro autorizou a abertura de inquéritos no STF contra os deputados Sandes Júnior (PP-GO), Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) e Stepan Nercessian (PPS-RJ), também para apurar suspeitas de ligações com Cachoeira.

Em sua decisão, o ministro citou uma lei de 1996 que regulamentou as interceptações telefônicas. Essa norma estabelece que é crime quebrar segredo de Justiça sem autorização judicial. A pena prevista para quem descumprir a regra é de 2 a 4 anos de reclusão e pagamento de multa.

Para autorizar a extração de cópias do inquérito, Ricardo Lewandowski teve como base decisões anteriores do STF que garantiram a CPIs e comissões do Congresso acesso a investigações em tramitação perante o Supremo.

Além do compartilhamento de informações com os órgãos da Câmara e do Senado, Lewandowski decidiu nesta semana abrir três inquéritos contra os deputados Carlos Leréia, Sandes Júnior e Stepan Nercessian (PPS-RJ) para também apurar suspeitas de ligação com Cachoeira.

O ministro também autorizou o desmembramento do inquérito aberto contra Demóstenes Torres para que sejam separadas as partes da investigação relacionadas ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, já manifestou a intenção de pedir ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que abra um inquérito para investigar Agnelo.

Fonte: Estadão