domingo, 29 de abril de 2012

CHEN GUANGCHENG, ATIVISTA CHINÊS, FOGE DE PRISÃO DOMICILIAR E TEM AMIGOS DETIDOS NA CHINA

As autoridades chinesas começaram a acuar com batidas policiais parentes e amigos do dissidente Chen Guangcheng, que escapou na semana passada de prisão domiciliar, segundo relatos de ativistas.

Várias pessoas envolvidas na fuga de Chen foram detidas ou desapareceram nos últimos dias, e outro ativista, Hu Jia, foi detido para interrogatório.

Acredita-se que Chen esteja abrigado na embaixada dos Estados Unidos em Pequim. O governo americano, porém, não confirmou a informação.

Os Estados Unidos e grupos internacionais de defesa dos direitos humanos expressam com frequência preocupação com o tratamento dado a Chen, que é cego, e a sua família.

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, tinha uma visita marcada a Pequim nesta semana, cuja agenda deve ser ofuscada pelo caso de Chen.

Analistas afirmam que a questão é sensível para os dois lados e não será fácil de resolver.

Se Chen realmente estiver na embaixada, o caso trará à tona memórias de um incidente em 1989 no qual outro ativista conhecido, Fang Lizhi, se abrigou na missão americana em Pequim.

Ele permaneceu na embaixada por mais de um ano até que os dois países fechassem um acordo.

Ajuda

Amigos de Chen afirmaram que a fuga de domingo foi planejada durante meses e teve a ajuda de uma rede de colegas e ativistas.

Ele escalou o muro que as autoridades haviam construído em volta de sua casa e foi levado de carro por centenas de quilômetros até Pequim, onde teria passado por vários locais até se abrigar na embaixada.

Sua mulher e sua filha de seis anos permanecem sob prisão domiciliar, mas vários outros familiares foram detidos desde então e outros estão sendo procurados pelas autoridades.

Uma das amigas de Chen, He Peirong, que escreveu em seu blog que havia levado ele de carro até Pequim, também teria sido detida na cidade de Nanjing.

"Eu estava falando com ela e suas últimas palavras foram: 'a polícia chegou'", afirmou Bob Fu, do grupo ChinaAid, baseado nos Estados Unidos.

O blog de He foi apagado posteriormente, e as buscas na internet pelo nome de Chen ou por outros termos relacionados a ele foram bloqueadas pelos censores na China.

No sábado, as autoridades detiveram Hu Jia, que havia dito anteriormente à BBC que havia encontrado Chen após a fuga.

A mulher de Hu, Zeng Jinyan, afirmou no sábado à noite que foi informada de que seu marido ficaria detido por pelo menos mais 24 horas.

Vídeo

Um dos ativistas mais famosos da China, Chen foi colocado sob prisão domiciliar em 2010 após passar mais de quatro anos preso sob a acusação de prejudicar o tráfico e danificar propriedades.

Ele havia acusado as autoridades locais em Linyi, na província de Shandong, de forçar milhares de mulheres a fazer abortos ou serem esterilizadas como parte da política oficial de filho único.

Após fugir, no domingo passado, ele divulgou pela internet um vídeo dirigido ao primeiro-ministro do país, Wen Jiabao.

No vídeo, Chen pede que Wen investigue e processe autoridades locais que, de acordo com ele, teriam espancado membros de sua família.

O dissidente também pede garantias de segurança para sua família e faz um apelo ao governo chinês para que enfrente e puna a corrupção no país.

Críticas

As autoridades da China foram alvo de críticas da comunidade internacional devido ao tratamento dado ao dissidente. A filha de Chen chegou a ser proibida de frequentar uma escola e vários amigos ou simpatizantes que tentaram visitá-lo teriam sido espancados.

O caso de Chen ficou famoso no mundo todo.

Chen Guangcheng é conhecido como o "advogado descalço". Ele perdeu a visão durante a infância e não completou estudos jurídicos formais, pois pessoas cegas não têm permissão de frequentar universidades na China.

O ativista também prestou assessoria jurídica a fazendeiros em disputas de terras e fez campanha pela melhora no tratamento de pessoas portadoras de deficiências.

Fonte: BBC Brasil

CASAL DE ATORES CUBANOS FOGE PARA OS ESTADOS UNIDOS

Dois atores cubanos que protagonizaram um filme sobre jovens que fugiam do país fizeram da história realidade ao desertar eles mesmos aos Estados Unidos.

Javier Nuñez Florián e Anailin de la Rúa, ambos de 20 anos, haviam desaparecido há quase duas semanas durante uma viagem de Cuba aos Estados Unidos para participarem do Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York.

O longa metragem Una Noche, que levou três prêmios no festival, conta a história de três adolescentes cubanos que desertam para os Estados Unidos.

Os dois atores reapareceram neste fim de semana em um programa de televisão em Miami após mais de dez dias desaparecidos.

Nuñez, que recebeu um prêmio de melhor ator no festival, mas não foi buscá-lo, afirmou à BBC que conseguiu cumprir um sonho de infância, mas que não tem dinheiro para celebrar o feito.

"Estamos muito contentes e emocionados", afirmou Nuñez, por telefone, de um hotel barato em Hialeah, bairro com grande concentração de cubanos em Miami.

"Desde pequeno sonhava em sair de Cuba. Mas agora temos que conseguir um trabalho o quanto antes e ganhar dinheiro", afirmou.

Segundo Nuñez, por enquanto ele e Anailin estão vivendo com a ajuda de amigos. Ele diz que precisará também enviar dinheiro para sua mãe, que vive sozinha em Havana.

Ele afirmou ainda que passou o sábado comprando roupa com sua companheira de viagem, que desde a filmagem do longa-metragem é também sua namorada.

Plano de fuga

O casal de atores começou a planejar a fuga ao receber o convite para ir a Nova York

Os dois atores planejaram a fuga quando souberam do convite que receberam para participar da entrega dos prêmios em Nova York.

Eles não revelaram suas intenções ao produtor e ao outro ator que os acompanhava na viagem e aproveitaram uma escala em Miami durante o trajeto de Havana a Nova York para se separarem do grupo.

No aeroporto, eram aguardados por um amigo. Os dois dizem que querem seguir trabalhando como atores, mas que desde o fim das filmagens de Una Noche não vinham conseguindo mais trabalho como atores e ganhavam a vida com outras ocupações - Nuñez como garçom em uma pizzaria e De la Rúa vendendo jóias a turistas nas ruas de Havana.

No momento, o casal terá de resolver sua situação legal de imigrantes para poder trabalhar nos Estados Unidos.

O advogado deles, Wilfrdo Allen, afirmou à BBC que apesar de os cubanos terem direito à residência permanente nos Estados Unidos após um ano e um dia no país, precisam esperar esse tempo para receberem autorização para trabalhar.

Mas Allen afirmou que vai pedir às autoridades americanas que reconheçam o asilo político "diante do risco de que eles possam sofrer represálias se voltarem a Cuba", para que possam começar a trabalhar em poucas semanas.

Fonte: BBC Brasil

PRAZO PARA A ENTREGA DA DECLARAÇÃO TERMINA AMANHÃ

O prazo para envio da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física termina amanhã (30), mas, mesmo assim, 3,73 milhões de contribuintes ainda não acertaram as pendências com o Fisco. Até as 9h de hoje (29), balanço da Receita Federal mostrava a entrega de 21,27 milhões de declarações - aproximadamente 85,08% do total estimado para este ano (25 milhões).

“Faltam muitas declarações até o final do prazo que é amanhã. Quem não enviou é bom se apressar para não enfrentar surpresas de última hora, como a falta de documentos com as informações bancárias, por exemplo ”, alerta o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

De acordo com Joaquim Adir, nesses casos, os extratos bancários para o preenchimento da declaração que não foram enviados pelos Correios pelas instituições financeiras estão disponibilizados na internet no site do banco. Para acessá-los, informou, basta o contribuinte utilizar a senha e os dados usados para verificar a conta bancária.

O prazo para a entrega começou no dia 1º de março e termina amanhã (30). A multa pelo atraso na entrega é R$ 165,74. Se o contribuinte estiver em dívida com o Fisco, poderá ser penalizado em até 20% do imposto devido, com o risco de ter o número do CPF suspenso. Caso tenha restituição, a multa será deduzida da restituição.

O programa gerador da declaração está disponível na página da Receita na internet. O contribuinte também deve baixar o Receitanet, aplicativo para transmissão dos dados, no mesmo endereço. A declaração pode ser enviada pela internet ou entregue em disquetes de computador nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, sempre respeitando o horário de atendimento das agências.

Um tutorial na página da Receita Federal pode auxiliar o contribuinte a preencher a declaração. No site ainda é possível encontrar uma lista de perguntas e resposta para tirar as dúvidas mais frequentes.

Fonte: Agência Brasil

COMO POLICARPO JR., DA VEJA, E CARLINHOS CACHOEIRA CRIAVAM NOTÍCIAS PARA ACABAR COM O GOVERNO


No ano passado, a revista Veja alardeou em uma matéria de capa a suposta interferência do ex-ministro José Dirceu, afastado do Planalto sob o impacto do “mensalão”, no governo Dilma Rousseff. A reportagem,  que mostrava integrantes do governo em reuniões extra-oficiais com o ex-ministro no Hotel Nahoum, em Brasília, virou caso de polícia quando alguém questionou de que maneira as imagens do circuito interno haviam sido captadas.
O repórter “investigativo” foi acusado de tentar invadir o apartamento onde Dirceu estava hospedado. Os métodos criminosos para obter “o furo” davam indícios de que algo cheirava mal no reino da editoral Abril. Um ano depois, com a revelação do inquérito da Operação Monte Carlo, a origem da fumaça começa a ser explicada.
As investigações sobre a atuação do bicheiro Carlinhos Cachoeira para preservar seus interesses em Brasília apontam com todas as letras o envolvimento de políticos e jornalistas com a quadrilha. É o caso de Policarpo Júnior., ex-homem forte da Veja em Brasília, citado em diálogos do inquérito policial.
Abaixo, os detalhes sobres os métodos pouco ortodoxos utilizados pela revista na tentativa de constranger o governo. O diálogo, publicado no blog de Luis Nassif (leia clicando AQUI), foi obtido a partir do documento disponibilizado pelo site Brasil 247, que teve acesso ao relatório.
Confira:
1)    2 DE AGOSTO 2011- Araponga Jairo diz a Cachoeira que vai almoçar com “Caneta” (Policarpo Junior). Depois do almoço, relata que Policarpo quer as imagens gravadas no Hotel Naoum.
TELEFONE NOME DO ALVO
316010027450207 Jairo Martins de Souza – MONTE CARLO
INTERLOCUTORES/COMENTÁRIO
JAIRO X CARLINHOS (PLX)
DATAlHORA rNlCIAL DATA/HORA FrNAL DURAÇÃO
0210812011 12:03:39 02/08/2011 12:04:13 00:00:34
ALVO rNTERLOCUTOR ORIGEM DA LIGAÇÃO TIPO
316010027450207 316010027445095 316010027445095 R
RESUMO
CANETA – MATERIA
DIÁLOGO
( … )
JAIRO: Deixa eu te falar. Tem uns 15 minutinhos, o caneta me ligou aqui, ta Pra mim almoçar com ele 15 pra OI. A respeito
daquela, daquela matéria la, ta. Que ta pronta. Que so fala comigo.
CARLINHOS: Ha, excelente. Ai se me posiciona ai. Brigado, JAIRO!
(DESPEDEM-SE)
(ENCERRADA)
INTERLOCUTORES/COMENT ÁRIO
JAIRO X CARLINHOS (PLX)
DATA/HORA INICIAL DATNHORA FINAL DURAÇÃO
02/08/2011 14:30:50 02/08/2011 14:33:06 00:02:16
ALVO INTERLOCUTOR ORIGEM DA LIGAÇÃO TIPO
3 16010027450207 3 I 60 10027445095 3160 I 0027445095 R
RESUMO
JAIRO.”CANETA” QUER USAR AS IMAGENS DAS PESSOAS DO HOTEL.
JD RECEBENDO O PESSOAL E COMEMORANDO A QUEDA DO OUTRO. TODO MUNDO VEM PEDIR A BENÇÃO
DELE.
DIÁLOGO
CARLINHOS: E ai, JAIRO, o que que cIe queria?
JAIRO: Como sempre queriam fuder a gente, né? É, diz que tem uma puta de uma matéria, né ? Pra daqui a duas semanas, que .
naquele período que ele me pediu, o cara recebeu 25 pessoas lá, sendo que 5 pessoas assim importantissima, mas pra sustentar a
matéria dele. ele tem que usar a<; imagens, entedncu? Que era o combinado era não usar, né?
CARLINHOS: As imagens lá do hotel ?
JAIRO: É, as imagens das pessoas entendeu?
CARLlNHOS:É, se ele combinou tem que cumprir, né?
( … )
JAIRO:Ai cle quer que eu tente cu convencer o amigo lá, a deixar usar, usar de uma maneira que não complique, né?
CARLlNI-IOS: É mas ai, pra tentar convencer o amigo, você tcm que falar, ai é o meu caso, entendeu? “Ó, você tem que
conversar com ele, porque ele pelo menos é o dono lá, do pessoal de lá”.
JAIRO: Ah, fechou, fechou, fechou então.
CARLINHOS:Põe ele pra pedir pra mim, tá.
JAIRO: TA, eu vou pedir ele pra pedir pra você
( … )
CARLINHOS: E o que que é basicamente. é o JD recebendo o pessoal lá e comemorando a queda do outro?
JAIRO: É, a importânci, a influência dclc,nos momentos de crise ( … ) todo mundo vem pedir a benção dele.
( … )
ENCERRADA
2)    11 de agosto de 2011. Cachoeira conta a Demostenes que Policarpo pediu autorização para divulgar fitas do Hotel Naoum.
INTERLOCUTORES/COMENTÁRIO
CARLINHOS X DEMOSTENES(PLX)
DATAlHORA INICIAL DATA/HORA FINAL DURAÇÃO
11/08/201120:05:52 11/0812011 20:06:45 00:00:53
ALVO INTERLOCUTOR
316010027445095 3160 I 0027449459
ORIGEM DA LIGAÇÃO
316010027449459 R
TIPO
RESUMO
DEMOS TENS fala que o primeiro assunto está com o estrangeiro e o segundo já tem reunião. CARLINHOS diz que o assunto
do ZÉ vai estremece o partido .
DIÁLOGO
CARLINHOS: Fala Doutor.
DEMOSTENES: E ai professor. Já tô aqui … aquele assunto … o primeiro já tá sendo tratado pelo estrangeiro, certo? E o segundo
já tem uma reunião marcada aqui.
CARLINHOS: Excelente. Amanhã cê lá vindo á tarde?
DEMOSTENES: Vou à tarde aí. Na hora que Chegar nós falamos. Tem alguma novidade aí?
CARLINHOS: Tem nada. Nada de nada. Tive com o POLICARPO ontem, não sabe nada, nem (ininteligívcl) assunto morto pra
ele. Foi pedir permissão para o trem lá do ZÉ é feio viu, aquele que eu te contei. Aquilo lá vai dar uma estremicida, viu. É uma
bomba dentro do partido.
ENCERRADA
1)    11 de agosto. Demóstenes diz a Cachoeira que fitas do Naoum podem motivar uma CPI do PT
TELEFONE NOME DO ALVO
316010027445095 CARLOS AUGUSTO DE ALMEIDA RAMOS – MONTE CARLO
INTERLOCUTORES/COMENTÁRIO
CARLlN~IOS X DEMOSTENES(PLX)
DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL DURAÇÃO
11/08/2011 20:06:48 11I08/20t 120:07:15 00:00:27
ALVO INTERLOCUTOR ORIGEM DA LIGAÇÃO TIPO
316010027445095 316010027449459 316010027445095 R
RESUMO
CARLINHOS diz que viu cenas e DEMOSTENES diz que é bom pois eles podem fazer a CPI do PT
DIÁLOGO
CARLINHOS: Eu vi, eu vi as cenas lá, viu?
DEMOSTENES: Isso é bom, hein. Isso é bom que dá um tiro direto neles aí né, c a gente faz a CPI do PT.
CARLINHOS: Exatamente. Bcle7.a.
DEMOSTENES: Falou Mestre. um abraço.
CARLINHOS: Outro doutor. Tehau .
ENCERRADA
2)    15 de agosto  Cachoeira autoriza Jairo a negociar entrega das fitas a Policarpo
TELEFONE NOME DO ALVO
316010027445095 CARLOS AUGUSTO DE ALMEIDA RAMOS – MONTE CARLO
INTERLOCUTORES/COMENTÁRIO
CARLINHOS X JAIRO(PLX)
DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL DURAÇÃO
15/08/2011 10:12:29 15/08/2011 10:13:07 00:00:38
ALVO INTERLOCUTOR ORIGEM DA LIGAÇÃO TIPO
3 16010027445095 3160 I 0027450207 316010027450207 R
RESUMO
CARLlNHO orienta JAIRO sobre conversa com POLICARPO. Diz que eles tem que pedir aquele assunto pra ele.
DIÁLOGO
JAIRO: Oi.
CARLINHOS: JAIRO. Nós temos que matar a conversa com o POLICARPO aI… cê sempre deixa pra mim decidir, tá? Quem vai ter a decisão mesmo é ele. Não fala que cê já falou com o cara, que já tá tudo liberado, não, tá bom? Que nós temos que pedir aquele assunto pra ele.
JAIRO: Tá beleza, beleza Devo falar com ele logo mais, aí eu te falo, te chamo.
Despedem-se
ENCERRADA
3)    21 de agosto – Cacheoira antecipa a Demostenes todo o conteúdo da matéria que Veja publicará com base nas fitas do Naoum
TELEFONE NOME DO ALVO
316010027445095 CARLOS AUGUSTO DE ALMEIDA RAMOS – MONTE CARLO
INTERLOCUTORES/COMENTÁRIO
CARLINHOS X DEMOSTENES(PLX)
DATNHORA INICIAL DATNHORA FINA-L DURAÇÃO
021081201121:03:35 02/08/201121:06:25 00:02:50
ALVO INTERLOCUTOR ORIGEM DA LIGAÇÃO TIPO
316010027445095 3160 I 0027449459 316010027449459 R
DIÁLOGO
CARLINHOS: Ó DOUTOR,
DEMÓSTENES: Fala PROFESSOR, e ai? Tranquilo o
CARLINHOS: Beleza novidade ai?
DEMÓSTENES: Uai, nada. liguei fiquei o dia inteiro fora do ar ai, saber se. tem alguma coisa
CARLINHOS: Não, s6 o POLlCÁRPIO que vai estourar ai, o JAIRO arrumou uma fita pra ele lá do hotel lá, onde o DIRCEU, .
DIRCEU, é, recebia o pessoal na época do tombo do PALOCCI ai, ai ele vai demonstrar, mas não vai ser esse final-de-semana
não, tá? Vai ser umas duas vezes ai pra frente, que ele planejou a queda do PALOCCI também, recebia só gente graúda lá:, tá?
Isso quer dizer que os momentos importantes da República, o DIRCEU que comanda.
DEMÓSTENES: Exatamente, ai é bom de mais, uai, o que que é isso?
. CARLINHOS: É vai sair ai, já falou com o JAIRO, hoje almoçou com o JAIRO, e perguntou com o JAIRO se podia, quando for
estourar. por, por a fita na veja online c o JAIRO veio perguntar pra mim. ai eu falei pra ele: “não, deixa não. manda ele pedir pra
mim”.
DEMÓSTENES: Exatamente, é claro ué. Ai não, né ? Ai ninguém guenta, né ?
CARLINHOS: É mas ai vai mostrar muita coisa, viu? Ai vai por fogo ai na REPÚBLICA, porque vai jogar o PALOCCI contra
ele, porque ai vai vir cenas né? Dos nego procurândo o DIRCEU no hotel.
DEMÓSTENES: Exatamente, ai é ótimo, fantástico.
( … )
ENCERRADA

Fonte: Carta Capital