quinta-feira, 17 de maio de 2012

MERCADO DE TRABALHO SE RECUPERA EM ABRIL

O Brasil gerou em abril 216.974 empregos formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego divulgados hoje (17). O resultado é a diferença entre as contratações do mês que somaram 1.798.101 e as demissões que foram 1.581.127.

O saldo corresponde à redução de cerca de 55,2 mil empregos em relação a abril de 2011 - queda equivalente a 20,3%. Ainda assim, segundo o ministério, o resultado indica trajetória de expansão da economia no país, já que o desempenho do mercado de trabalho, em abril, foi o melhor do ano. Em março, por exemplo, foram abertas 111,7 mil vagas. Nos quatro primeiros meses de 2012, foram gerados 702.059 postos formais de trabalho.

O setor de serviços liderou o crescimento da geração de empregos formais, oferecendo 82.875 postos, seguido pela construção civil (40.606), pelo comércio (33.704) e pela indústria de transformação (30.318).

No Nordeste, houve redução de 4.924 de postos de trabalho. A concentração de perda de empregos formais foi expressivamente maior em Alagoas, com 13.274 a menos. A queda também ocorreu em Sergipe e Pernambuco, com menos 2,1 mil postos cada. Segundo o ministério, a redução ocorreu revido a quebra da safra de cana-de-açúcar, que abastece as indústrias de açúcar e álcool.

No Sudeste, por outro lado, houve o maior saldo de geração de postos formais - liderado por São Paulo (85.346), seguido por Minas Gerais.

Fonte: Agência Brasil

55,4% DOS ALEMÃES QUEREM SAÍDA DE SCHUMACHER DA F1

Um total de 55,4% dos alemães que se interessam por Fórmula 1 acredita que o piloto alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial, não voltará a vencer e deveria se aposentar em 2012. As informações são da agência Ansa.

Apenas 26,3% dos entrevistados disseram que gostariam que ele continuasse correndo, segundo apontou uma pesquisa da empresa Promit feita para a agência alemã de notícias SID.

Segundo os entrevistados, Schumacher "culpou injustamente" o piloto brasileiro Bruno Senna por seu abandono do último GP da Espanha após uma batida, como publicou a imprensa especializada.

Alguns veículos alemães divulgaram que a Mercedes já teria decidido pela saída de Schumacher e que o piloto inglês Lewis Hamilton o substituiria assim que seu contrato com a McLaren acabasse.

Fonte: Terra

CORRENTISTAS DO BANCO BANKIA JÁ SACARAM MAIS DE 1 BILHÃO DE EUROS

Correntistas do banco espanhol nacionalizado Bankia já sacaram mais de 1 bilhão de euros (US$ 1,3 bilhões) da instituição na última semana, em um sinal da pouca confiança no banco, publicou um jornal nesta quinta-feira.

As ações do banco chegaram a cair 26% nesta quinta-feira e às 8h10 de Brasília reduziam as perdas para 17%.

O recém-nomeado presidente de conselho, Jose Ignacio Goirigolzarri, informou em reunião na quarta-feira sobre a saída de fundos do banco, publicou o El Mundo, citando informações do encontro a que teve acesso.

O Bankia, o Banco da Espanha e o Ministério da Economia se negaram a comentar a notícia.

O governo espanhol assumiu em 9 de maio o controle do Bankia, o quarto maior banco do país, na tentativa de minimizar as preocupações sobre a capacidade da instituição de lidar com as perdas relacionadas ao estouro da bolha imobiliária em 2008.

Fonte: Correio do Brasil