sábado, 19 de maio de 2012

VITÓRIA LARGA BEM E VENCE O BARUERI FORA DE CASA

Em jogo sem grandes oportunidades de gol, com um primeiro tempo apático e segunda etapa sem grandes lances de destaque, o Vitória mostrou maior qualidade no final da partida e venceu o seu primeiro jogo do ano pela Série B, por 1 a 0, na tarde deste sábado, 19. Mesmo jogando fora de casa, o Leão bateu o Grêmio Barueri, na arena Barueri, com um gol de pênalti marcado por Neto Baiano, aos 39 minutos.

Com gol de pênalti, Neto Baiano garante vitória do Leão
O próximo jogo do rubro-negro baiano pela Série B será na terça-feira, 29, às 21h50, no Estádio Heriberto Hulse, contra o Criciúma. A partida será válida pela terceira rodada do Brasileirão, já que a segunda foi adiada para o próximo dia 5 de junho, no Estádio do Barradão, em Salvador.

Agora as atenções do Leão se voltam para a Copa do Brasil, onde irá enfrentar o jogo de volta contra o Coritiba, na próxima quarta-feira, 23, na casa do Coxa. Caso empate com gols, o Vitória se classifica para a próxima fase. Triunfo para qualquer dos lados classifica o vencedor. Novo empate em 0 a 0, a partida será definida nos pênaltis.

Sem perigos

O time do Barueri chegou entusiasmado ao primeiro tempo, mostrando um ataque reforçado e uma zaga que foi pouco exigida. Logo aos cinco minutos do primeiro tempo, por exemplo, Marcelinho lançou na área para Magrão, mas atacante acabou chutando para fora.

Não demorou muito para Marcelinho voltar a assustar. Aos sete minutos, o jogador arriscou de longe, mas o goleiro Gustavo, que fez a sua primeira participação em um time profissional, afastou sem dificuldades o perigo. Até os 10 minutos da partida, o Barueri tinha o maior domínio de bola, como também as melhores oportunidades de gol.

Entretanto, o que parecia ser o início de um jogo amplamente dominado pelo time mandante, mostrou ser uma disputa sem grandes destaque de lances, onde a maioria das jogadas estavam centralizadas no meio de campo.

Para maior tranquilidade da torcida do Leão, o Vitória começou a se acostumar com o jogo fora de casa, tendo algumas oportunidades de ataque. Aos 12 minutos do primeiro tempo, por exemplo, Marquinhos chutou de longe e a bola passou próxima do goleiro Fernando Leal, não apresentando grande risco.

A partir de então, a bola ficou passeando por ambas as áreas. Aos 17 minutos, Magrão passou pela zaga rubro-negra, chutou para o gol, a bola foi desviada por Saci e Alan pegou rebote e lançou para fora. Aos 21 minutos, a chance de gol foi Vitória. Ueliton tentou bicicleta na área, mas a bola vai para fora.

Apesar destes lances, o jogo foi morno grande parte do tempo. Aos 34 minutos, Sales chegou a assustar a torcida rubro-negra, após cobrança de falta de Sales. Entretanto, a bola foi desviado pelo goleiro Gustavo. O Vitória chegou até a assustar dez minutos depois: Neto tocou para Tartá na área e atacante, que poderia ter chutado, tocou novamente para Neto, sendo cortado por zagueiro do Barueri.

Nesta altura do tempo, o placar já estava definido: 0 a 0. Placar justo.

Segundo tempo

Vitória demorou para voltar do vestiário, mas o atraso rendeu resultados. O Leão retornou melhor no segundo tempo e dominou o jogo nos primeiros momentos da disputa. 

Logo aos três minutos, Marquinhos tocou para Gabriel próxima à área, mas um erro de passe impediu que Neto recebesse a bola na cara do gol. Não demorou muito para Tartá arriscar de longe, aos cinco minutos, e o goleiro do Barueri pegar a bola sem dificuldades.

Aos 11 minutos, Neto Baiano se aproximou da área, mas foi derrubado por Ronaldo Agelim, levando cartão amarelo. Na cobrança, a bola foi para fora.

O Vitória continuou pressionando e, aos 23 minutos, Tartá recebeu na área, tentou chutar, mas bola foi desviada por zagueiro. A partir de então, Barueri voltou a atacar e, aos 27 minutos, chegou a ter um gol devidamente impedido. O time continuou pressionando, mas não teve ritmo de jogo para abrir o placar.

Já o Vitória, que também revezava no ataque, abriu o placar aos 39 minutos, após Rildo - jogador que havia acabado de substituir Pedro Ken - ter sido derrubado na área. Neto Baiano cobrou e acertou o gol adversário. O Barueri chegou a assustar no final, com alguns ataques consecutivos, mas o placar já estava definido: 1 a 0 para o Leão.

Fonte: A Tarde

ESPECULAÇÕES APROFUNDAM A CRISE NA ESPANHA

Em meio a especulações sobre uma saída da Grécia da zona do euro, os mercados financeiros voltaram suas atenções para outra economia em crise do sul da Europa: a Espanha.

Uma série de eventos colocou a credibilidade dos bancos espanhóis em xeque nesta semana e agora o risco apontado por especialistas é que a aposta dos investidores contra a recuperação da economia espanhola se torne uma "profecia autoanunciada".

"Com o aprofundamento da crise na Grécia, os mercados estão especulando sobre qual seria o próximo a entrar em colapso e os problemas do sistema bancário espanhol transformaram o país em um alvo fácil", diz o economista Ramón Pacheco Pardo, professor do King's College, em Londres.

Nos últimos dias, os juros pagos pelo governo espanhol para dívidas de dez anos chegaram a 6,5%. A taxa é por volta de dois pontos percentuais mais baixa que as que obrigaram Grécia, Irlanda e Portugal a apelarem para um pacote de resgate da União Europeia.

O Bankia, quarto maior banco do país, foi nacionalizado na semana passada. Na última quinta-feira, suas ações chegaram a cair quase 30% na bolsa de Madri por causa de relatos não confirmados de que correntistas teriam retirado 1 bilhão de euros em depósitos.

Para completar, alegando uma queda na capacidade do governo apoiar os bancos espanhóis em caso de insolvência, a agência Mody's rebaixou a classificação de risco de 16 instituições financeiras do país - inclusive o Santander e o BBVA.

"Sem dúvida há um ataque especulativo contra a economia espanhola, embora ele seja facilitado por problemas bastante sérios no sistema financeiro do país", explica

Pardo explica que que a desconfiança dos mercados alimenta na economia espanhola um ciclo perverso - ou uma espécie de profecia autoanunciada. Quanto mais os mercados desconfiam da solidez dos bancos, mais aumentam os juros cobrados do governo, que por sua vez tem menos recursos para apoiar os bancos e cumprir seus compromissos financeiros.

Desemprego e inadimplência

De acordo com os especialistas, são dois os principais entraves para uma recuperação espanhola.

Primeiro, as altas taxas de desemprego, de 25%, não só aumentam os gastos do governo com benefícios sociais como reduzem a capacidade de arrecadação, importante para cobrir os gastos públicos.

Segundo, o problema representado pelas hipotecas podres para os bancos espanhóis ainda não foi resolvido. Como garantia das dívidas que não estão sendo pagas, os bancos podem tomar os imóveis dos devedores.

"O problema é que, justamente por causa da crise, ninguém está comprando casa, então a instituição financeira não tem como vender esses ativos", diz Pardo.

Velázquez acrescenta a esses dois fatores uma questão política: "Provavelmente os bancos espanhóis precisarão de mais ajuda financeira, mas nenhum político quer ser visto como aquele que ajudou os banqueiros quando um quarto dos trabalhadores do país estava desempregado."

Fonte: BBC Brasil

ESPECIALISTAS DEFENDEM A CRIAÇÃO DE UMA AGÊNCIA DE IMIGRAÇÃO NO BRASIL

A Polícia Federal não tem capacidade de atender os imigrantes que chegam ao Brasil, segundo um delegado responsável pelo setor no Rio de Janeiro. O trabalho deveria ser feito por uma agência federal especializada, segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil.

Passageiros desembarcam no aeroporto de Guarulhos
A substituição da PF por uma Agência Nacional de Migração para atender os estrangeiros no Brasil é um dos principais pontos do debate sobre a criação de uma nova Lei de Imigração - cujo projeto tramita há cerca de três anos no Congresso.

"Não temos pessoal capacitado para essa tarefa", afirmou o delegado Antônio Ordacgy, chefe do núcleo de estrangeiros da Superintendência da PF no Rio de Janeiro.

Porém, segundo ele, essa não é uma posição institucional da PF, mas sua opinião pessoal. A afirmação foi feita no seminário "Direito dos Migrantes no Brasil: o novo Estatuto dos Estrangeiros como uma Lei de Migração", que ocorre nesta sexta-feira no Rio.

Atualmente, entre as atribuições da PF estão o atendimento a imigrantes que já possuem visto permanente e a fiscalização e eventual regularização dos estrangeiros que estão no Brasil de forma ilegal. Além disso, a instituição recepciona os estrangeiros que chegam ao país em portos, aeroportos e fronteiras.

De acordo com Ordacgy, a PF já cumpre "inúmeras" tarefas, como a repressão ao tráfico de drogas e de animais silvestres, ao contrabando e aos crimes de "colarinho branco", e não deveria acumular a função de fiscalização da imigração.
Agência

Segundo o diretor da organização não governamental Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), Paulo Illes, servidores da PF não aplicam a atual legislação de forma objetiva.

"Os funcionários deste (novo) organismo deveriam aplicar a lei de forma objetiva, e não subjetiva, como fazem os agentes da PF", disse.

Segundo Illes, dos cerca de 43 mil estrangeiros que obtiveram visto temporário com a anistia concedida pelo presidente Lula em 2009, apenas 19 mil obtiveram a permanência definitiva no Brasil.

"Em muitos casos, o agente da PF não aceitou os documentos indicados na legislação – como o extrato bancário – para que o postulante pudesse obter o visto permanente, o que revela uma interpretação subjetiva da lei", afirmou.

Argentina

A Argentina é um exemplo de país que já criou um organismo específico para o atendimento aos imigrantes - a Direção Nacional de Migrações (DNM).

Segundo Federico Agusti, diretor de Assuntos Internacionais e Sociais da DNM, 423 mil estrangeiros se inscreveram no plano "Pátria Grande", lançado no final de 2005 para regularizar ilegais na Argentina. Deles, 225 mil conseguiram a residência permanente até 2010.

"É urgente a criação (no Brasil) de um órgão que ofereça um atendimento humanizado e disponha de pessoal capacitado, que conheça de fato a legislação e tenha domínio de idiomas", afirmou Illes.

Nova lei

Para os especialistas, a integração dos imigrantes não deve se limitar à regularização de sua situação no país em uma nova legislação. Ela deve incluir a adoção de políticas como o oferecimento de cursos de português e a capacitação para o mercado de trabalho.

"A futura lei brasileira de imigração deverá não apenas permitir o direito à migração, mas considerar a integração do imigrante na sociedade", afirmou Paulo Sérgio de Almeida, presidente do Conselho Nacional de Imigração (Cnig), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo a legislação que o governo espera aprovar no Congresso, estrangeiros poderão requerer vistos permanentes a qualquer momento. Pela lei em vigor, é preciso fazer um requerimento antes de chegar ao Brasil, por meio de consulados.

Regularização

A mudança fará as anistias, que vêm sendo concedidas para os imigrantes "irregulares", perderem o sentido.

"Podemos combater melhor a criminalidade ligada à imigração através da regularização dos migrantes, ao invés de adotar políticas restritivas", afirmou o diretor do Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos do Itamaraty, Rodrigo Amaral.

A permanência de estrangeiros no Brasil ainda é regida pelo Estatuto do Estrangeiro, instituído em 1980, sob a ótica da Lei de Segurança Nacional.

Países vizinhos, como a Argentina e o Uruguai, já aprovaram novas leis de imigração para substituir normas da época de suas ditaduras militares.

No campo do direito dos migrantes, o Brasil também está atrasado: é o único país da América Latina que ainda não ratificou a Convenção Internacional das Nações Unidas para a Proteção dos Direitos de todos os Trabalhadores Migrantes e suas Famílias.

Fonte: BBC Brasil

LEALDADE DA VEJA AO ESQUEMA CACHOEIRA É EXIBIDA NA TV