domingo, 27 de maio de 2012

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU FAZ REUNIÃO DE EMERGÊNCIA SOBRE MASSACRE NA SÍRIA

O Conselho de Segurança da ONU se reúne neste domingo em caráter de emergência para discutir a morte de pelo menos 90 pessoas, entre elas 34 crianças, na cidade de Houla, na Síria.

O ataque em Houla, ocorrido na sexta-feira, foi descrito como um massacre e é considerado um dos mais sangrentos desde o início da revolta contra o governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, em março do ano passado.

Corpos de vítimas de massacre na Síria (AFP)
O episódio provocou fortes reações da comunidade internacional.

Pouco antes do anúncio da reunião do Conselho de Segurança, o ministro de Relações Exteriores da Grã-Bretanha, William Hague, pediu maior pressão internacional contra o governo de Assad.

Ativistas de oposição acusam forças ligadas ao governo de terem bombardeado a cidade após protestos realizados na sexta-feira.

O governo nega as acusações e credita os ataques a "gangues de terroristas armados".

Rússia

Hague viajou a Moscou para discutir o assunto com seu colega russo. A Grã-Bretanha quer que a Rússia, maior aliado internacional da Síria, aumente a pressão sobre Assad para interromper as mortes de civis.

A Rússia, assim como a China, ambos membros permanentes do Conselho de Segurança, vetaram tentativas anteriores de aprovar uma resolução formal a respeito da crise na Síria.

Segundo diplomatas, a reunião foi convocada depois que a Rússia rejeitou uma declaração conjunta da Grã-Bretanha e da França condenando as mortes.

O governo russo quer informações do próprio chefe da missão de observadores da ONU na Síria, general Robert Mood, que no sábado confirmou o número de mortes no massacre.

Mood disse à BBC que "as circunstâncias que levaram às mortes ainda não estão claras", mas que estão sendo investigadas pelos observadores da ONU no local.

Após o massacre, ativistas de oposição fizeram um apelo para que a ONU atue com mais força para proteger civis.

Os confrontos na Síria continuam apesar da presença de cerca de 250 observadores da ONU, que estão no país para monitorar um cessar-fogo negociado pelo enviado especial da ONU ao país, Kofi Annan.

A ONU calcula que pelo menos 10 mil pessoas já morreram na Síria desde o início da revolta contra Assad.

Fonte: BBC Brasil

LUCROS DE INDÚSTRIAS DA CHINA CAEM 1,6% NOS PRIMEIROS 4 MESES DE 2012

Os lucros combinados de indústrias da China caíram 1,6 por cento nos primeiros quatro meses de 2012, na comparação com o mesmo período de 2011, para 1,45 trilhão de iuans (228,6 bilhões de dólares), informou neste domingo o Escritório Nacional de Estatísticas.

Funcionário observa linha de montagem de planta da Ford em Chongqing, na China. Os lucros combinados de indústrias da China caíram 1,6 por cento nos primeiros quatro meses de 2012, na comparação com o mesmo período de 2011, para 1,45 trilhão de iuans (228,6 bilhões de dólares), informou neste domingo o Escritório Nacional de Estatísticas. Foto de arquivo. 20/04/2012 REUTERS/Stringer
A queda ocorre após uma baixa de 1,3 por cento nos três primeiros meses do ano, em linha com um crescimento econômico mais lento.

O crescimento da China está pressionado num momento em que as exportações se desaceleram e a demanda interna luta para se recuperar, em parte devido à política de Pequim de conter o mercado imobiliário.

A agência de estatísticas não informou o motivo da queda em comunicado publicado em seu site (www.stats.gov.cn).

Em abril, os lucros caíram 2,2 por cento na comparação anual, para 407,600 bilhões de iuans.

Fonte: Reuters

INDIANO DE 16 ANOS RESOLVE ENIGMA PROPOSTO POR ISAAC NEWTON HÁ MAIS DE 300 ANOS

Um garoto indiano de 16 anos que mora na Alemanha se tornou a primeira pessoa a solucionar um problema matemático proposto por Isaac Newton há mais de 300 anos. Durante um projeto da escola, Shouryya Ray descobriu como calcular exatamente o caminho de um projétil sob efeito da gravidade e sujeito à resistência do ar. As informações foram publicadas no Herald Sun.

Shouryya Ray, 16 anos, encontrou a solução para enigma proposto por Isaac Newton. Foto: Reprodução

"Quando me explicaram que esse problema não tinha solução, eu pensei: bem, não há mal em tentar", conta Shouryya.

Newton havia proposto o problema sobre o movimento de projéteis no século XVII. Até agora, os matemáticos só tinham sido capazes de dar soluções parciais. O adolescente recebeu um prêmio e foi considerado um gênio pelos veículos de comunicação da Alemanha.

O garoto se mudou para a Alemanha aos 12 anos, quando o pai, engenheiro, conseguiu emprego em uma escola técnica. A paixão pela matemática, aliás, foi despertada pelo pai, Subhashis, que ensinou-lhe cálculo aos seis anos de idade.

"Ele nunca tinha discutido esse projeto comigo, só depois de concluído. A matemática que ele usou está muito além do meu alcance", contou o pai.

Fonte: Terra

NELSON JOBIM DESMASCARA A FARSA DE GILMAR MENDES E A VEJA

O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim afirmou no sábado 26 que o encontro entre o ex-presidente Luiz Inácio Lua da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes aconteceu na sala de seu escritório e que em momento algum os dois ficaram sozinhos para tratar de assuntos que não fossem questões “genéricas”.

A versão desmente a conversa relatada por Gilmar Mendes à revista Veja segundo a qual, em conversa reservada, Lula sugeriu ao ministro do STF ajuda na CPI do Cachoeira em troca de apoio para adiar o julgamento do mensalão.

O encontro teria acontecido no escritório de Jobim. No sábado, ao ser questionado pelo jornal O Estado de S.Paulo sobre o episódio, o também ex-ministro do STF reagiu: “O quê? De forma nenhuma, não se falou nada disso. O Lula fez uma visita para mim, o Gilmar estava lá. Não houve conversa sobre o mensalão.”

Segundo o jornal, Jobim disse, sem entrar em detalhes, que em nenhum momento Gilmar e o ex-presidente estiveram sozinhos ou falaram na cozinha do escritório, como relatou revista. ”Tomamos um café na minha sala. O tempo todo foi dentro da minha sala, o Lula saiu antes, durante todo o tempo nós ficamos juntos.”.

Acuada pelas suspeitas de ter servido aos interesses da quadrilha de Carlinhos Cachoeira, por meio de reportagens a exaltar comparsas como o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e atacar grupos rivais, Veja decidiu nesta semana usar uma possível ingerência o ex-presidente Lula no caso para tentar reforçar sua tese de que a CPI do Cachoeira servirá para “abafar” o julgamento do mensalão. O elo desta vez foi justamente Gilmar Mendes, ministro de quem a proximidade com Demóstenes é pública e notória – e que, como se sabe, não poderia sozinho adiar julgamento algum.

Foi mais um exemplar de contra-golpe ensaiado para sair do foco das investigações da CPI, desmentido no mesmo dia por um dos personagens citados na apuração.

Fonte: Carta Capital

ASSUSTADO, GILMAR MENDES PEDIU ENCONTRO COM LULA E DIZ PARA A VEJA QUE FOI PROCURADO PELO EX-PRESIDENTE

O ministro do STF Gilmar Mendes pediu o encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 26 de abril. A reunião ocorreu no escritório do ex-ministro de Lula e ex-integrante do STF Nelson Jobim. Um mês depois, com o andamento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, Mendes vai à revista semanal de ultradireita Veja e, em entrevista, afirma que partiu de Lula o pedido para que o Supremo adiasse o julgamento do processo conhecido como ‘mensalão’.

A assessoria do ex-presidente informa que Lula não pretende comentar as declarações de Gilmar Mendes à revista que, por sua vez, também está envolvida com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, personagem central de um escândalo que envolve governadores, parlamentares, como o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), e empresários, liderados por Fernando Cavendish, ex-proprietário da construtora Delta.

A matéria de Veja, divulgada neste sábado apenas na edição impressa, foi repercutida no diário paulistano conservador Folha de S. Paulo e, nela, Mendes afirma que “Lula procurou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes para tentar adiar o julgamento do mensalão. Em troca da ajuda, Lula ofereceu ao ministro, segundo reportagem da revista Veja publicada neste fim de semana, blindagem na CPMI que investiga as relações do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e empresários”.

– Ora, se partiu do ministro o convite para o encontro com Lula, no gabinete do (Nelson) Jobim, é preciso perguntar antes porque o Gilmar Mendes está com tanto medo da CPMI do Cachoeira – afirmou a fonte, ao Correio do Brasil, em condição de anonimato.

Mendes confirmou ao diário paulistano o encontro com Lula, sem dar detalhes, mas disse ter ficado “perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente Lula”. Ainda segundo a revista, Lula teria dito ao ministro que o julgamento do mensalão seria “inconveniente”. De acordo com a reportagem, Lula teria feito “referências a uma viagem a Berlim em que Mendes se encontrou com o senador Demóstenes Torres”.

Um dos principais envolvidos no processo em curso no STF, o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, amigo do ex-presidente Lula, segundo a fonte ouvida pelo CdB, seria o último interessado em adiar o julgamento da questão no Supremo.

– Por mais de uma vez o (José) Dirceu já reafirmou seu interesse em ver encerrada, o quanto antes, essa questão. Segundo os advogados dele, não há qualquer prova de envolvimento do ex-ministro nas irregularidades apontadas no processo – disse.

Ainda segundo a reportagem de Veja, Lula teria procurado, em seguida, o presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, que negou ter havido qualquer contato com o ex-presidente, exceto em um recente almoço no Palácio do Alvorada, na ocasião da instalação da Comissão da Verdade, quando Lula convidou Ayres Britto para um vinho com ele e o amigo comum, Celso Antonio Bandeira de Mello.

– Estive com Lula umas quatro vezes nos últimos nove anos e ele sempre fala de Bandeirinha. Ele nunca me pediu nada e não tenho motivos para acreditar que havia malícia no convite – disse Britto aos jornalistas. Ele acrescentou que a “luz amarela” só acendeu quando Gilmar Mendes contou sobre o encontro, “mas eu imediatamente apaguei, pois Lula sabe que eu não faria algo do tipo”, concluiu.

Fonte: Correio do Brasil