quarta-feira, 13 de junho de 2012

LEI TOURINHO PODE LIVRAR CACHOEIRA E TODO O BANDO

A lei é igual para todos, aprendemos desde pequenos na escola. Alguém ainda acredita nisso? A cada dia, o nosso Judiciário nos dá exemplos de que alguns são mais iguais do que os outros perante a lei, dependendo dos juízes e dos advogados envolvidos nos processos.

Assim, vão se incorporando ao nosso cotidiano expressões como "a polícia prende e a Justiça manda soltar", "cadeia só foi feita para pobre, preto e puta", "quem tem dinheiro para contratar um bom advogado não fica em cana".

O que vemos, na prática, é que cada juiz faz a sua própria lei, de acordo com suas interpretações particulares. Temos agora a Lei Tourinho. Apresentada na terça-feira pelo desembargador Francisco da Costa Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, de Brasília, a nova lei pode livrar da cadeia não só Carlinhos Cachoeira, mas todos os 81 denunciados pela Polícia Federal na operação Monte Carlo (apenas seis ainda estão presos).

Como relator do habeas corpus que pede a nulidade do processo, Tourinho Neto acatou na íntegra a tese da defesa patrocinada pela equipe do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, ao considerar ilegais as escutas telefônicas da PF e, portanto, nulas todas as provas decorrentes destes grampos.

Com o mesmo argumento, lembrou a edição da "Folha" desta quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça já havia anulado as provas de outras operações da PF, como a Castelo de Areia, que investigou a construtora Camargo Corrêa num caso semelhante ao que agora envolve a empreiteira Delta.

Cachoeira só não está solto ainda porque um dos três integrantes da 3ª turma do TRF1, o desembargador Cândido Vieira, pediu vista e o julgamento do processo foi adiado para a próxima semana.

Basta, portanto, apenas mais um voto, não só para o contraventor sair da cadeia, mas para enterrar toda a operação policial que investigou por um ano a rede de corrupção, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e exploração de jogos ilegais por ele comandada, que levou à criação da CPI do Cachoeira.

A anulação das provas coloca em risco também o inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal contra o senador Demóstenes Torres, que era do DEM de Goiás, apontado como braço político do esquema, e a própria CPI do Cachoeira, que perderia seu objetivo inicial de apurar as ligações do "empresário de jogos" com políticos, policiais, magistrados e empresários.

Mela tudo, em resumo. Tourinho Neto é o mesmo magistrado que já havia autorizado, em abril, a transferência de Cachoeira do presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para o da Papuda, em Brasília.

No dia 30 de maio, o desembargador tomou outra decisão a favor do cliente de Márcio Thomaz Bastos ao suspender audiências marcadas para a 11ª Vara Federal, aceitando a tese de cerceamento da defesa.

Ontem, ao defender a soltura de Cachoeira, Tourinho Neto argumentou: "Quem corrompeu? Quem foi corrompido? Qual foi a sonegação tributária? Essa interceptação telefônica não pode ser autorizada apenas em meros indícios. Não pode haver a banalização da interceptação telefônica para combater o crime". É esta, exatamente, a tese da defesa.

Caso a Lei Tourinho entre mesmo em vigor, a partir de agora qualquer pessoa, desde que possa contar com bons advogados, antes mesmo de começar a investigação deveria ser avisada para tomar cuidado com o que fala porque seus telefones estão grampeados. Só assim se evitaria a "banalização da interceptação telefônica". É isso mesmo?

Já se sabia que os que são mais do que os outros iguais perante a lei dificilmente chegam a ser julgados, muito menos condenados, mas agora não poderiam nem mesmo ser investigados.

É a inversão do processo de investigar, denunciar, julgar e, se for o caso, condenar. Quer dizer, a polícia precisaria, antes, reunir todas as provas, para só depois ser autorizada a fazer escutas telefônicas. Seria mais uma vitória da impunidade e a Polícia Federal poderia se dedicar apenas a atividades de benemerência.

Fonte: Blog do Ricardo Kotscho

ARGENTINA LANÇA PLANO DE CONSTRUÇÃO DE 400 MIL CASAS POPULARES

O governo de Cristina Fernández de Kirchner lançou, terça-feira (12), um plano para a construção de 400 mil novas habitações nos próximos quatro anos, que será financiado com fundos públicos. Trata-se de um plano de financiamento para a aquisição de casas novas destinado a pessoas que não tiveram a possibilidade de ter acesso à casa própria e cuja renda familiar não supere os 30 mil pesos (US$ 6.600,00) anuais.

O Programa ProCrear-Bicentenário-Programa de Crédito Argentino do Bicentenário para a Moradia Única Familiar – foi apresentado pela presidenta, junto com o vice-ministro da Economia, Axel Kicilof, e o titular da Administração Nacional de Seguridade Social (ANSES), Diego Bossio, e vem para suprir uma carência histórica da Argentina, ao longo de todo o território do país com respeito à construção de moradias.

A presidenta assinalou que com esse programa “está se oferecendo uma gama de possibilidades de acordo com as possibilidades de cada argentino” e observou que ele é uma consequência do atual modelo, que permitiu crescimento da renda e gerou maior necessidade de melhorar o acesso à primeira casa por parte do Estado, demanda que “o setor privado não pode satisfazer”. Cristina destacou ainda que o Programa ProCrear está planejado para a construção de novas moradias e não para a aquisição de imóveis já construídos, porque, de outro modo, se estimularia um aumento de preço que geraria “uma bolha imobiliária como a que provocou a atual crise internacional”.

Para a presidenta, os bancos privados têm se dedicado a financiar planos de consumo e reclamou que uma parte de seus lucros seja investida para facilitar o crédito imobiliário. “Gostaríamos que os bancos nacionais e estrangeiros destinassem parte dos lucros que obtiveram para financiar a compra de moradias”. “O que estamos fazendo como Estado argentino ao gerar este programa de crédito para a primeira moradia é redobrar a aposta de um modelo de crescimento e inclusão social”, assinalou, acrescentando que “não estamos fazendo isso num momento qualquer, mas num período de dificuldades econômicas sem precedentes que vêm do exterior”.

A presidenta enfatizou a ideia de reunir todos os recursos do Estado para uma articulação eficiente e observou que “houve uma Argentina que caiu em cima de nós e, ao invés de colocarmos a culpa em governos anteriores passamos a nos encarregar dos problemas pelos quais passavam os argentinos”. O programa de crédito, assinalou ainda, implicará “um esforço compartilhado entre o Estado, as empresas e os beneficiários” e explicou que “quem já possuir terreno poderá ter acesso ao credito de forma mais imediata; quem não tiver o fará por meios dos 1.800 hectares fiscais espalhados ao longo do país, por meio de créditos abertos pelo Estado ou via empresas que construam a habitação, mas que terão que aportar uma parcela”.

O vice-ministro da Economia, Axel Kicillof, indicou que o plano é destinado ao setor da população cuja renda “aumentou mais de 500% nos últimos nove anos graças ao modelo econômico vigente”, e que representa uma mudança substancial na participação do Estado na construção de moradias.

A Argentina sofre de um mal global. Aquelas pessoas, em especial famílias jovens, que desejaram ter acesso à sua primeira casa encontram obstáculos muitas vezes insuperáveis. O limitado acesso a créditos imobiliários por parte dos bancos privados, assim como a existência de taxas de juros incompatíveis com os salários médios da população, além de uma série de requisitos sujeitos à aprovação, tornou inviável a solução do problema do acesso à casa própria por meio do setor financeiro privado. Diante da impossibilidade de ter acesso a crédito, a maioria das pessoas acaba alugando uma casa ou apartamento e o valor do aluguel supera, na maioria dos casos, 50% de sua renda.

O analista econômico Artemio López sustenta em seu blog que o efeito multiplicador para sustentar ou ampliar o nível de emprego deste plano habitacional – na sua avaliação, um dos mais importantes desde o retorno da democracia – durante seus 48 meses de implementação e caso se cumpra plenamente o planejado, será notável.

Citando um estudo da Comunidade Aberta e Arquitetura, Construção e Desenho, López sustenta que cada movimento do ciclo de construção repercute diretamente no nível de atividade da rede de provedores e indiretamente na cadeia de demanda desde baixo. O efeito multiplicador final de produção da construção civil na economia é 1,8, ou seja, mais importante que o de setores como o automobilístico, comércio de atacado e varejo, bancos ou telecomunicações.

A indústria da construção, sustenta López, possui a vantagem de gerar postos de trabalho de forma rápida, já que seu impacto econômico sobre a demanda e o emprego é praticamente instantâneo. Por exemplo, para cada milhão de pesos (US$ 350 mil) investidos na construção em 2004, criaram-se sessenta novos postos de trabalho que não exigiam elevada qualificação. Um dado que não é menor levando em conta a perspectiva mitigada de crescimento econômico e nível de emprego para 2012 na Argentina.

O plano habitacional ProCrear tem como primeiro objetivo a construção de 100 mil novas moradias no período 2012-2013. 

Fonte: Carta Maior

AGNELO COLOCA SIGILOS À DISPOSIÇÃO DA CPMI

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), negou nesta terça-feira 13 envolvimento com a quadrilha do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e disse que os seus sigilos bancário, fiscal e telefônico estão à disposição da CPI do Cachoeira.

Agnelo Queiroz depõe na  CPI do Cachoeira
Agnelo disse não ter conhecimento de qualquer indicação ligada ao grupo de Cachoeira em seu governo. O ex-chefe de gabinete do governador, Cláudio Monteiro, é suspeito de favorecer a quadrilha de Cachoeira. Um grampo da Polícia Federal mostra um diálogo entre o araponga Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, e o ex-diretor da Delta no Centro-Oeste, Claudio Abreu. Na gravação, eles falam sobre a nomeação de um aliado de Cachoeira no Serviço de Limpeza Urbana de Brasília.

“Eu não posso responder por diálogos de terceiros. Tenho certeza que se fizer uma análise profunda, vão ver que a maioria dessas ligações são ataques às minhas pessoas”, disse Agnelo em seu depoimento à comissão que investiga o bicheiro.

De acordo com o governador, o grupo de Cachoeira queria ter controle sobre a área de limpeza urbana do Distrito Federal e não considerava sua gestão um “governo amigo”. “O grupo precisava de controle sobre o SLU (Serviço de Limpeza Urbana)”, diz Agnelo. “A Delta tem apenas um contrato com o governo do Distrito Federal de coleta de lixo em duas áreas e esse contrato foi assinado no governo anterior, não no meu governo e, ainda assim, a mando da Justiça”.

Governador diz que é vítima de Demóstenes

Agnelo se disse vítima de uma armação para tirá-lo do poder, comandada por Cachoeira e pelo senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). “Hoje eu compreendo porque o senador Demóstenes Torres protocolou um pedido de impeachment contra mim, no início do governo, em 2011″.

O governador disse que a Delta entrou no serviço público no Distrito Federal em 2007, na administração do ex-governador José Roberto Arruda, acusado de liderar um esquema ilícito de financiamento de campanha e de compra de deputados distritais, que ficou conhecido como mensalão do DEM.

Perillo não abriu sigilos

A postura de Agnelo é distinta da tomada pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que na terça-feira 12 disse não haver motivo para que seus sigilos fossem quebrados. A sugestão, feita pelo relator da CPI, do deputado Odair Cunha (PT-MG), provocou um grande bate boca na CPI entre governistas e oposicionistas.

Fonte: Carta Capital

COM NOVO TIPO DE VÍRUS DA DENGUE, NÚMERO DE CASOS AUMENTA 40% EM SALVADOR

O período de chuvas mais curto e menos intenso deste ano não diminuiu o número de baianos com dengue. Ao contrário. Foram notificados em Salvador 40,6% casos a mais este ano, até 4 de junho, do que no mesmo período do ano passado. Conforme dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número de casos notificados pulou de 2.501 em 2011 para 3.517 em 2012.

E ainda pode ficar mais grave. O Índice de Infestação Predial (IIP) atingiu o nível de 4,2% em maio, ante 2,7% de janeiro. Acima de 4%, segundo o Ministério da Saúde, a cidade vive riscos alarmantes de surto da doença.

Dos 12 distritos sanitários - divisão usada pela SMS para a medição da infestação - o IIP aumentou em 11. As maiores infestações estão nos distritos do Subúrbio Ferroviário (6,9%), São Caetano/ Valéria (6,8%), Pau da Lima (5,1%), Itapagipe (4,4%) e Cabula/Beiru (4,3%).

A chefe do setor de Agravo da Vigilância Epidemiólogica, Rosildete Santos, destaca que o índice de manifestação da doença está inferior ao registrado no momento mais crítico do ano passado, quando 6 em cada 100 dos domicílios possuíam larvas do mosquito transmissor da doença.

“Vivemos uma situação diferente da do ano passado. O dengue tipo 4 entrou aqui. Temos um vírus novo circulando na cidade, para o qual as pessoas não tinham imunidade”, explicou Rosildete. Ainda de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, em maio do ano passado, o sorotipo 4 da dengue representava menos de 1% dos casos e hoje representa 80% dos casos.


Drama

Entre os infectados, está o artista plástico Tatti Moreno, 66. Ele ficou cinco dias internado no Hospital Aliança e teve alta há uma semana. “Você fica muito debilitado, é péssimo. Tive um susto muito grande. Minha contagem de plaquetas no sangue chegou quase a ser hemorrágica”, afirmou. Morador de Ondina, ele acredita que o mosquito que o vitimou veio do matagal atrás de seu prédio. “Lá onde moro tem vários casos de vizinhos que também ficaram doentes”, afirmou.

Moradora da Mata Escura, no distrito de Cabula/Beiru, a empregada doméstica Rosilene Conceição, 33, levou sua filha Laura, 5, para o posto médico do bairro, com dor de cabeça e vômitos frequentes. Voltou para casa com uma lista de remédios para fazer o tratamento em casa. “Vou ter que pedir dispensa do trabalho para cuidar dela, mas não posso deixá-la sozinha”, diz.

Segundo Rosildete, quando os sintomas apontam para a incidência clássica da doença, os pacientes devem ser tratados em casa. “As pessoas que têm sintomas devem buscar uma unidade de saúde. Depois, é cuidar com os medicamentos e muita hidratação. Se tiver qualquer sangramento, volta para a unidade”, diz.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, acompanhada de sintomas como dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, nos músculos e articulações, cansaço e irritação na pele. Além disso, devem ser observados dores abdominais intensas e contínuas, vômitos persistentes, tontura, queda da pressão arterial, pele, mãos ou pés frios, hemorragias, palidez ou rubor facial e desconforto respiratório

Estado
 
Apesar da seca que assola o semiárido baiano, no estado foi registrado aumento de 13,7% no número de casos notificados - 47.763 de janeiro até a última terça (12). No mesmo período do ano passado, este número era de 42.007, colocando a Bahia atrás somente do Rio de Janeiro em número de casos - lá foram registrados 96 mil casos. As informações são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), da Secretaria Estadual de Saúde.

Agentes de controle pedem colaboração

O trabalho não é fácil, são cerca de 25 casas visitadas todos os dias pelos agentes da Central de Controle de Zoonoses (CCZ) Jair Dórea, 54, e Iara Pinto, 45. A resistência dos moradores é uma dificuldade constante. “A gente bate na porta e as pessoas não deixam entrar, às vezes nem nos atendem”, explica Dórea.

Os agentes trabalham no distrito sanitário de São Caetano/Valéria, onde visitam casas do bairro aplicando o remédio contra a larva do Aedes Aegypti e instruindo o que deve ser feito para combater o mosquito. Mas a falta de apoio da comunidade não é o único problema enfrentado. Jair também reclama da falta de segurança e da dificuldade para chegar em locais isolados.

Mesmo com tantos obstáculos, a equipe ainda encontra cidadãos dispostos a ajudar o serviço, como o pedreiro Domingos José da Silva, 52, que mantém as caixa d’água que não usa viradas para baixo. “Quem tem criança pequena precisa ter cuidado, mas quem não tem nem liga pra cuidar das coisas”, reclama ele.

O pedreiro reclama de uma geladeira aberta, segundo ele, há seis meses em uma construção inacabada ao lado de sua casa. “Já tentei ver alguém pra ir lá e virar, mas ninguém vai”. Dórea explica que existe um roteiro para atender todas as casas, e que eventualmente um agente chegaria ao local da geladeira abandonada.

Segundo o agente, a falta de atenção e cuidados dos cidadãos é o principal motivo para os focos da dengue. “Uma tampinha de garrafa com água já é suficiente para a larva do mosquito se desenvolver”, explica.

Fonte: Correio do Brasil

FUNCIONÁRIOS DO IFBA DECIDIRAM ENTRAR EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Os funcionários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) decidiram na noite desta terça-feira (12) entrar em greve por tempo indeterminado. Segundo informações de Valfredo Silva, secretário do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe-BA), a assembleia teve fim por volta das 18h45 e a paralisação, que inicia amanhã (13), foi aprovada por ampla maioria. 

Ainda segundo o secretário, a categoria reivindica um reajuste de 22,08% dos salários a partir dos índices da inflação e a reavaliação dos valores da alimentação e outros benefícios. 

A próxima assembleia do grupo está marcada para quinta-feira (14) à tarde na sede do Ifba. A rodada de negociações foi iniciada hoje pelo governo que analisou apenas a pauta de reajuste na alimentação.

Também entram em greve nesta semana os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Segundo o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos da Ufba (Assufba), Renato Jorge, os servidores já estão com indicativo de greve, mas só devem parar suas atividades na sexta-feira (15), após o prazo legal de 72 horas que confirma o início da greve. 

Fonte: Correio da Bahia

FRANÇA PEDE O FIM TOTAL DAS EXPORTAÇÕES DE ARMAS PARA A SÍRIA

A França pede o fim total das exportações de armas ao regime sírio do presidente Bashar al-Assad, indicou nesta quarta-feira o porta-voz do ministério francês das Relações Exteriores, Bernard Valero.

"Pedimos o fim total das exportações ao regime sírio, como solicitou perante o Conselho de Segurança na semana passada Kofi Annan, enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe", declarou Valero em uma coletiva de imprensa.

"Reiteramos nosso pleno apoio e nosso respeito escrupuloso ao embargo total de armas contra a Síria que a Europa impôs", acrescentou o porta-voz, num momento em que os países ocidentais, em particular os Estados Unidos, criticam as entregas de armas à Síria por parte da Rússia.

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, acusou na terça-feira a Rússia de mentir em relação a estas entregas de armas, ao expressar sua preocupação pelo envio à Síria de helicópteros de ataque.

Fonte: AFP

GREGOS SACAM DINHEIRO E ESTOCAM ALIMENTOS COM MEDO DE DIAS PIORES

Os gregos estão sacando dinheiro e estocando alimentos antes da eleição no país neste domingo, que muitos temem que resulte na saída forçada da Grécia da zona do euro.

Representantes do setor bancário afirmaram que até 800 milhões de euros (US$ 1 bilhão) estão deixando os principais bancos do país diariamente. Enquanto isso, varejistas informaram que parte desse dinheiro está sendo usada para compra de massas e produtos enlatados, diante dos temores de retorno ao dracma causados por rumores de que um líder radical de esquerda pode vencer a eleição.

As últimas pesquisas de opinião mostraram o partido conservador Nova Democracia, que apoia o pacote de resgate da Grécia de 130 bilhões de euros que está mantendo o país solvente, em disputa apertada com o partido de esquerda SYRIZA, que quer cancelar o acordo de resgate.

Com a proximidade do pleito, pesquisas de opinião estão suspensas, o que tem criado um vácuo de informação enquanto representantes de partidos têm vazado "pesquisas secretas" contraditórias.

Ambos os partidos têm afirmado que querem manter a Grécia na zona do euro, mas o SYRIZA tem prometido cancelar o acordo de resgate assinado em março que impôs algumas das mais duras medidas de austeridade vistas na Europa em décadas.

A União Europeia e o Fundo Monetário Internacional alertaram que a Grécia, que tem dinheiro apenas para algumas semanas, precisa cumprir as condições do acordo de resgate sob o risco de ver os recursos serem cancelados. 

Fonte: Reuters

ENEM 2012: MAIS DE 4 MILHÕES DE ESCRITOS

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 chegou hoje (12) a 4 milhões. O prazo para inscrições, que começou no fim de maio, termina na sexta-feira (15). Os interessados devem acessar a página do Enem na internet até as 23h59 do dia 15 e pagar, até o dia 20, a taxa de inscrição de R$ 35.

O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No primeiro dia de provas, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem, mas pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa. Desde 2009, a prova ganhou mais importância porque passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição dos vestibulares tradicionais. A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.

Até as 14h de hoje, os estados com maior número de inscritos foram São Paulo (659.441), Minas Gerais (425.033) e Rio de Janeiro (315.292). A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é que o volume de inscrições aumente nesses últimos dias, conforme a demanda observada nos anos anteriores.

Fonte: Agência Brasil

PROBLEMA DOS BANCOS ESPANHÓIS PODE AFETAR A ZONA DO EURO

"Horrível". Foi assim que o economista Paulo Gala, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), classificou a ajuda de cerca de € 100 bilhões aos bancos espanhóis, anunciada no último sábado (9) pela Zona do Euro. Segundo o especialista, o aporte financeiro não resolverá os problemas do setor, e a liberação do montante pode fazer com que outros países também peçam ajuda, aprofundando a crise.

O rebaixamento da nota de mais 18 bancos pela agência Fitch, apenas um dia depois da instituição ter diminuído a avaliação do Santander e do BBVA, também aumentou as suspeitas do problema de liquidez do setor como um todo.

O ministro das finanças da Espanha, Luis de Guindos, afirmou que o aporte não está condicionado a mudanças macroeconômicas, pois não se trata de um resgate, mas de um empréstimo. No entanto, Gala duvida que a Zona do Euro não vá exigir mudança na política econômica do país.

"Eles (eurogrupo) devem estar condicionando sim algumas metas, algumas contrapartidas que a Espanha não vai ter como cumprir. O próprio mercado não está acreditando muito nesta ajuda", analisa.

Uma das grandes preocupações é que esta ajuda possa contaminar o setor em outros países que também enfrentam problemas de liquidez, como a Itália. Para o economista, se as políticas econômicas atuais persistirem, o futuro do velho continente será "sombrio".

"Eu acho que eles estão indo por um caminho muito ruim, com este tipo de medida, que são apenas paliativas. A volta do crescimento só será atingida com gastos públicos, investimento, que não é a política econômica atual da zona. O aumento do salário na Alemanha para gerar demanda também pode ser importante", explica. 

Mudanças políticas

A vitória de François Hollande, na França, animou alguns especialistas de que as prioridades econômicas poderiam mudar, com aumento no investimento e nos gastos públicos, já que esta foi a bandeira levantada pelo atual presidente durante sua campanha. Porém, Gala afirma que estas questões podem piorar ainda mais a situação do continente.

"Estas políticas atuais são promovidas pela Merkel (chanceler da Alemanha) e pelo menos o Sarkozy (ex-presidente francês) se submetia a ela, o que levava a uma certa harmonia econômica. Agora, o Hollande vai querer bater de frente, mas não acredito que ele vai ter poder político para isso, o que deverá deixar o ambiente ainda mais instável", acredita. 

O economista se mostra muito pessimista com o futuro da Zona do Euro. "Há meses estamos falando da mesma coisa, dos mesmos problemas e eu não vejo solução. A cada dado que eu recebo, mais pessimista eu fico", finaliza.

Fonte: Jornal do Brasil

CGU DECLARA A DELTA INIDÔNEA PARA CONTRATOS COM O GOVERNO

A Controladoria-Geral da União (CGU) declarou que a Delta Construções é inidônea para contratar com o Poder Público, segundo conclusões de um processo administrativo iniciado no dia 24 de abril. Com esse entendimento, a empreiteira fica impedida de concorrer a licitações da Administração Pública por pelo menos dois anos.

A CGU abriu processo contra a Delta para apurar irregularidades apontadas pela Operação Mão Dupla, em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público em 2010. A operação mostrou que a construtora participava de esquemas ilegais em obras rodoviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

As apurações constataram que a empresa pagou, entre 2008 e 2010, valores e bens a cinco servidores responsáveis pela fiscalização de contratos entre a autarquia e a empresa. Para a CGU, a Delta “violou princípio basilar da moralidade administrativa”.

A Delta também é alvo de apurações nos desdobramentos da Operação Monte Carlo, que investigou esquema de corrupção articulado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. A quebra de sigilo fiscal, telefônico e bancário da construtora foi solicitada pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira.

A portaria que declara a Delta inidônea será publicada amanhã (13). Depois de dois anos, a empreiteira pode tentar reverter sua condição caso prove que eliminou as irregularidades. Os servidores envolvidos em ilegalidades no Dnit também estão respondendo a processos administrativos na CGU.

Fonte: Agência Brasil

POLÔNIA QUER PUNIÇÃO DURA PARA OS TORCEDORES BRIGÕES

O ministro polonês do Interior, Jacek Cichocki, defendeu nesta quarta-feira penas severas a torcedores que brigaram nas ruas de Varsóvia antes da partida entre a seleção local e a Rússia pela Eurocopa, na véspera. Ele também negou que a polícia tenha demorado a intervir.

"Quando se trata dos nossos 'hooligans' (torcedores violentos), espero que os promotores e especialmente os tribunais sejam rígidos, e que essa gente sinta totalmente as consequências das suas arruaças", disse o ministro em entrevista coletiva.

A polícia deteve 184 pessoas, incluindo 156 poloneses e 24 russos, após vários confrontos violentos na cidade.

Cichocki disse que os russos devem ser rapidamente expulsos da Polônia e não serão autorizados a voltar durante cinco anos para o Espaço Schengen (grupo de países europeus, inclusive a Polônia, entre os quais não há controles fronteiriços).

Polônia e Rússia alimentam rivalidades seculares, e as autoridades já se preparavam para confrontos entre torcedores dos dois países, que disputam o Grupo A do torneio continental de seleções. O jogo terminou 1 x 1.

Na quarta-feira, 6.400 agentes policiavam as ruas de Varsóvia, inclusive 2.000 da tropa de choque, que escoltou os torcedores que se dirigiam ao estádio.

"Na minha opinião, o número de policiais era apropriado", disse Cichocki. "Acho que a polícia desempenhou bem."

Os organizadores esperavam a presença de cerca de 20 mil torcedores russos em Varsóvia para a partida.

Fonte: Reuters