quinta-feira, 21 de junho de 2012

BAHIA OFICIALIZA A CONTRATAÇÃO DE MANCINI


O Bahia confirmou nesta quinta-feira, 21, a contratação do meia Mancini, que estava no Atlético-MG e assinou contrato até o final do ano. O jogador já participou de dois treinamentos com os novos companheiros, mas ainda não havia sido oficializado como reforço porque dependia de um documento liberatório do clube mineiro.

Aos 31 anos, Mancini havia perdido espaço no Atlético-MG com a chegada de Ronaldinho Gaúcho e passou a brigar por posição no meio de campo. Ele chegou a Salvador na última segunda-feira, quando realizou exames médicos e conheceu o clube.

O jogador foi revelado como lateral-direito pelo próprio Atlético-MG, atuou na Portuguesa, no São Caetano e foi para o futebol italiano em 2002. Após rápida passagem pelo Venezia, foi para a Roma, onde passou a jogar como meia e se destacou. Ele ainda jogou na Inter de Milão e no Milan antes de retornar para o Atlético-MG.

Como vinha treinando normalmente, a expectativa é que Mancini esteja pronto para estrear já neste domingo, contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Além dele, o Bahia também está próximo de anunciar o meia Kléberson, do Flamengo.


Fonte: A Tarde

PROFESSORES ESTADUAIS PROTESTAM CONTRA A INTRANSIGÊNCIA DO GOVERNO WAGNER


As ruas do centro da cidade deram espaço, na manhã desta quinta-feira, 21, a uma passeata dos professores da rede estadual de ensino. A caminhada, que saiu da Praça do Campo Grande, seguiu até a Praça Castro Alves e contou com a presença dos professores e estudantes grevistas da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Profissionais da educação protestaram contra a falta de diálogo com o governo
Os profissionais da educação protestaram contra a falta de diálogo com o governo do Estado que, após apresentar a proposta de reajuste, negada pela categoria, não tentou nova negociação.
A categoria ainda criticou a ação da Secretaria de Educação do Estado (SEC) em oferecer aulas apenas aos alunos do 3° ano do Ensino Médio. Para a vice-coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), os profissionais convocados para lecionar não estão preparados para ministrar aulas para pré-vestibulandos. “É uma atitude irresponsável. O governo está tirando profissionais de um polo e obrigando a trabalhar em outro”, declara.
UFBA
O protesto tem foi motivo para os estudantes e professores da Ufba também protestarem por melhorias no ensino na universidade e reajuste no salário dos professores.
Fonte: A Tarde

CRIAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS CAI 44% EM MAIO E REGISTRA PIOR RESULTADO DESDE 2009

A criação de empregos formais registrou, em maio, o pior resultado desde 2009, divulgou hoje (21) o Ministério do Trabalho. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 139.679 vagas com carteira assinada foram criadas no mês passado em todo o país, número 44,5% menor que o dos postos de trabalho abertos em maio de 2011 (252.067).

O resultado foi o pior registrado para o mês desde 2009, quando 131.557 vagas foram abertas. O melhor desempenho para meses de maio foi o de 2010, com 298.041 postos formais de trabalho criados.

Os setores que mais criaram empregos no mês passado foram a agropecuária, com 46.261 vagas abertas, serviços (44.587) e indústria de transformação (20.299). Na comparação por estados, São Paulo lidera, com 52,6 mil postos de trabalho abertos. Em termos percentuais, no entanto, o maior crescimento foi registrado no Acre, com 1,06% a mais de empregos com carteira assinada em maio na comparação com abril. Seis estados tiveram queda no estoque de empregos em maio: Roraima, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul.

No acumulado do ano, o país criou 877.909 empregos formais, 21% a menos que nos cinco primeiros meses do ano passado, quando 1,11 milhões vagas foram abertas em todo o país. A comparação leva em conta as declarações enviadas com atraso pelos empregadores de janeiro a abril de cada ano e desconsidera os números ajustados para meses de maio.

Os números do Caged foram divulgados no mesmo dia em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que a taxa de desemprego em maio somou 5,8%, o menor resultado do mês desde o início da série histórica, em 2002. As duas pesquisas têm metodologia diferente, o que pode explicar, em parte, os resultados divergentes.

Baseado em amostragens, o levantamento do IBGE leva em conta o emprego em seis regiões metropolitanas – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre. A pesquisa do Ministério do Trabalho considera a abertura e o fechamento de vagas com carteira assinada em todo o país com base em declarações enviadas pelos empregadores.

Fonte: Agência Brasil

PRESIDENTA PARAGUAIO DESCARTA RENÚNCIA APÓS DEPUTADOS APROVAREM IMPEACHMENT

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, declarou que continua sendo presidente, mesmo com a aprovação na Câmara dos Deputados de seu julgamento político. "Este presidente não vai renunciar", garantiu Lugo, após boatos de que poderia renunciar em uma reunião que manteve com seus colaboradores mais próximos e seu chefe de Gabinete, Miguel López Perito. 

A declaração foi feita no mesmo momento em que a Câmara aprovou, por 76 votos a favor e um contra, além de três ausências, o início do julgamento político do mandatário por mau desempenho de suas funções.    

O projeto precisava da aprovação de dois terços dos 80 parlamentares e, agora, será encaminhado ao Senado, onde Lugo será julgado. 

A Câmara também nomeou uma comissão de cinco deputados, que sustentarão a acusação contra o presidente frente aos senadores. 

O julgamento foi promovido pelo conservador Partido Colorado, de oposição, após o massacre de 11 sem-terras e seis policiais na semana passada, ocorrido durante uma ação de desapropriação em uma fazenda privada em Curugutay, a 350 quilômetros de Assunção. Lugo ainda é acusado de suposta conivência com os membros do grupo armado ilegal Exército do Povo Paraguaio (EPP) e com líderes considerados violentos do movimento sem-terra. 

Pela primeira vez, há a possibilidade do chefe de Estado do Paraguai ser afastado de seu cargo, por causa do julgamento político no Congresso. 

E o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, convocou uma reunião de emergência com todos os chefes de Estado sul-americanos presentes à Rio+20 para discutir uma postura comum sobre o processo de impeachment do presidente do Paraguai, Fernando Lugo. A presidente Dilma Rousseff não abordou o assunto esta manhã.

Fonte: Jornal do Brasil

PRF APREENDE 4 TONELADAS DE MACONHA NO RIO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta quinta-feira que apreendeu aproximadamente quatro toneladas de maconha na quarta. A ação aconteceu na BR 040, no município de Três Rios, região Serrana do Rio de Janeiro, e a droga estava escondida em dois carros, transportados por um caminhão.

Durante a fiscalização, os policiais abordaram um caminhão graneleiro com placa do Mato Grosso do Sul. Segundo a PRF, a atitude do motorista chamou a atenção da equipe.

- Antes que a gente pedisse a documentação, o condutor, um homem de 45 anos, foi logo entregando a carteira de habilitação e explicando que só possuía permissão para dirigir carros – afirmou um dos agentes responsáveis pela apreensão.

De acordo com o policial, foi constatado que o motorista também tinha habilitação para dirigir caminhão. “Acredito que ele tenha mentido para desviar nossa atenção”, explicou.

O motorista disse que o caminhão estava vazio, mas quando a lona que o cobria foi retirada, os policiais encontraram dois carros. Quando os agentes abriram as portas dos veículos, vários tabletes de maconha caíram no chão.

Ainda segundo informações da PRF, os dois veículos foram preparados para transportar a droga, já que todos os bancos foram arrancados e até o compartimento do motor estava cheio de droga.

O motorista, que já havia cumprido pena por roubo, foi preso em flagrante por tráfico de drogas. A PRF informou que o motorista declarou que levaria a droga até a cidade do Rio de Janeiro e receberia mil reais pelo transporte. A ocorrência será encaminhada à Polícia Federal.

Os agentes que participaram da ocorrência creditam que o motorista não esteja falando a verdade, já que as placas do caminhão eram de Mato Grosso do Sul. A ocorrência será encaminhada à Polícia Federal.

Fonte: Correio do Brasil

JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL MANTÉM PRISÃO DE CARLINHOS CACHOEIRA

A Justiça do Distrito Federal decidiu manter preso o empresário Carlinhos Cachoeira, acusado de comandar um esquema de jogo ilegal e corrupção de agentes públicos. Cachoeira está detido desde o dia 29 de fevereiro, quando foi deflagrada a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal.

Cachoeira (à esq.) ao lado do advogado Márcio Thomaz Bastos durante depoimento à CPI no Congresso

A ação policial investigou o empresário e esbarrou em suas relações políticas --levando a uma série de outros procedimentos, como a CPI do Cachoeira e o processo contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) no Conselho de Ética do Senado, que pode levar à cassação do seu mandato.

A ordem de prisão contra Cachoeira derivada da Monte Carlo foi derrubada pela Justiça Federal na semana passada. Mas ele não foi libertado pois já havia outra ordem, gerada por outra operação policial, a Saint Michel, que investiga supostas atividades de Cachoeira no governo do Distrito Federal.

Na decisão de hoje, os magistrados consideraram que o empresário, uma vez solto, poderia influir nas investigações contra si, que ainda estão em curso.

Cachoeira compareceu a depoimento marcado pela CPI que investiga suas relações com políticos e empresários. Contudo, não respondeu às perguntas feitas pelos parlamentares, usando do direito constitucional de permanecer calado e não produzir provas contra si.

Na época, afirmou que poderia voltar à comissão futuramente, depois que prestasse depoimento em juízo, no processo movido contra ele pela Justiça Federal de Goiás. A audiência, no entanto, ainda não aconteceu.

Fonte: Folha