quinta-feira, 26 de maio de 2011

VICE-PREFEITO DE CAMPINAS É PRESO AO DESEMBARCAR EM GUARULHOS

O vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), foi preso na noite desta quinta-feira logo após desembarcar no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo). Ele estava na Europa e tinha um mandado de prisão em seu nome por suposta participação em um esquema de fraudes em licitações.

O vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (à dir.), foi preso nesta quinta-feira em Guarulhos
Um carro da Polícia Federal o aguardava no aeroporto e Vilagra não chegou a passar pelo terminal de passageiros do aeroporto. Após ser preso, o vice foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Campinas.

Na última sexta-feira (20), onze empresários e servidores públicos foram presos sob suspeita de participação no esquema, que, estima-se, envolveu cerca de R$ 50 milhões em contratos municipais. Como estava fora do país, Vilagra foi considerado foragido da Justiça.

Pelo Twitter, no dia da operação, o vice de Campinas disse que anteciparia o retorno e afirmou estar surpreso com a denúncias de corrupção. "Estou surpreso, mas tranquilo. Tenho clareza de minhas ações e de que elas têm lisura", escreveu. Ele também informou deixar a presidência da Ceasa, companhia de abastecimento de Campinas.

INVESTIGAÇÃO

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público de Campinas, investiga denúncias de supostas fraudes em contratos públicos na cidade. Seis das 11 pessoas presas na última sexta-feira (20) continuam detidas.

Além do vice-prefeito, oito pessoas seguem foragidas, entre elas os ex-secretários de Comunicação, Francisco de Lagos, e de Segurança Pública, Carlos Henrique Pinto, exonerados na terça-feira (24).

A principal peça da ação do Ministério Público é o testemunho de Luís Aquino, que presidiu a Sanasa de 2005 a 2008, e que prestou depoimento em troca da delação premiada.

PRIMEIRA DAMA

A primeira-dama e chefe de gabinete da Prefeitura de Campinas, Rosely Nassim Santos, também está entre os investigados.

Segundo o Juiz Nelson Bernardes, que na última sexta-feira determinou a prisão temporária de 20 investigados, o Ministério Público só não solicitou a prisão da primeira-dama porque ela conseguiu um habeas corpus preventivo por liminar.

O prefeito da cidade, Hélio de Oliveira Santos (PDT), o dr. Hélio, disse que ela deve ser afastada do cargo assim que o habeas corpus for julgado.

"Assim que julgado o habeas corpus, Rosely também deve ser afastada", afirmou o prefeito. Segundo ele, a primeira-dama segue no cargo por respeito a seu direito de defesa.

Dr. Hélio afirmou ainda que a investigação em andamento tem ações "arbitrárias" e que não se envolverá no requerimento protocolado na Câmara dos Vereadores na última sexta-feira com pedido de impeachment.

Fonte: Folha

CONSU DA UESB (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) EMITE CARTA ABERTA AO GOVERNADOR DA BAHIA

CARTA ABERTA DO CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO (CONSU) DA 
UESB AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA 

O Conselho Universitário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia  – UESB, reunido no dia 24 de maio de 2011, vem manifestar seu repudio ao Governador do Estado da Bahia, Sr. Jaques Wagner, e defender veementemente a autonomia da Universidade e o direito de greve, apoiando a greve dos docentes e discentes e denunciando a atitude deste Governo que desrespeita esse direito e corta o salário da categoria, após a deflagração do movimento grevista, contra a apresentação de uma cláusula restritiva que impediu o movimento docente de assinar o acordo de incorporação da CET no final de 2010 e contra as medidas de restrição orçamentária e ataques à autonomia universitária. Tais ações do governo comprometem o desenvolvimento acadêmico (ensino, pesquisa e extensão) e administrativo das Instituições de Ensino Superior da Bahia. Diante dessas práticas do governo Wagner é necessário evidenciar que: 

1. O Decreto 12.583/2011 e a Portaria Conjunta 01/2011 impõem limites para execução orçamentária e financeira das Universidades Estaduais Baianas e têm sido um empecilho para o desenvolvimento acadêmico (ensino, pesquisa e extensão) e administrativo das instituições, dificultando o exercício da autonomia universitária, que é assegurada pela Constituição Federal de 1988 e 
pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e garantida pela Lei Estadual nº 7.176/97.  Entendemos, ainda, que  esse Decreto tem sido responsável por promover um processo de sucateamento da UESB e das demais Universidades Estaduais Baianas;

2. Além disso, o Decreto e a Portaria impõem limites de recursos na medida em que condicionam e determinam regras para nomeação e contratação de professores substitutos e servidores, mudança de regime de trabalho, bem como a promoção e progressão na carreira dos seus docentes. Este Conselho entende que cabe apenas às Universidades definir suas prioridades e suas diretrizes para o bom andamento de suas atividades;

3. A concentração orçamentária prevista para o segundo semestre de 2011, distribuída de forma não homogênea ao longo do ano, impede o exercício pleno 
da execução orçamentária e financeira das Universidades Estaduais Baianas e tem sido um empecilho para o desenvolvimento acadêmico (ensino, pesquisa e extensão), assim como administrativo. Este Conselho considera inadmissível a não liberação dos recursos, que são legalmente garantidos por lei, ação essa que o governo convencionou chamar de contingenciamento;

4. Os  processos de alteração de carga horária dos docentes e técnicos não estão sendo implementados como garantem tanto o Estatuto do Magistério Superior Lei 8.352/2002, impedindo a consolidação de práticas educativas que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão; quanto à Lei 11.375/2009, que reestrutura as carreiras dos servidores técnicos, tornando o quadro atual de servidores efetivos insuficiente para atender às crescentes demandas das áreas acadêmicas e administrativas;

5. A deficiência dos recursos orçamentários limita as ações das Universidades no sentido de implementar programa de assistência estudantil, que possibilite a permanência dos estudantes nas instituições;

6. Os processos de Promoção e Progressão na Carreira, que tramitam há mais de um ano sem o devido atendimento, têm acarretado aos docentes desestímulo ao exercício pleno de suas atividades profissionais no âmbito da UESB, uma vez que muitos professores retornam dos seus cursos de pós-graduação  Stricto Sensu  e são impedidos de usufruir os benefícios  assegurados no plano de carreira, levando muitos deles a evadirem para outras instituições onde encontram melhores salários e condições de trabalho;

7. A não contratação de Professores Substitutos, dentro do limite percentual estabelecido, tem causado sérios  transtornos às atividades acadêmicas e ao processo de qualificação docente, visto que muitos professores já estavam liberados para cursar pós-graduação  Stricto Sensu em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado;

8. A falta de regulamentação das Carreiras de Analista e de Técnico Universitário,conforme assegura a Lei 11.375/2009, dentre outras questões de valorização do servidor na Instituição, tem causado insatisfação e, como consequência, a evasão desses servidores para outras instituições.

Frente a esse lamentável quadro, que é fruto de decisões unilaterais, agravado pelo corte dos salários dos docentes, e compreendendo que a educação é um princípio de convivência humana e de desenvolvimento técnico-científico, que devem ser priorizados, este Conselho repudia a atitude deste Governo em tentar negociar separadamente com os reitores as dificuldades para gestão das universidades apontadas neste documento, como também o Ato de Compromisso apresentado pelo governo do Estado aos reitores das Universidades Estaduais Baianas. Deste modo, solicitamos ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado da Bahia que: libere imediatamente os pagamentos suspensos dos professores e mantenha o diálogo para a resolução coerente dos impasses, realizando os encaminhamentos necessários para manter a autonomia universitária e resolver os itens supracitados.

Vitória da Conquista, 24 de maio de 2011

Paulo Roberto Pinto Santos
Reitor

José Luiz Rech
Vice-Reitor

Luiz Artur dos Santos Cestari
Pró-Reitor de Graduação

Fábio Félix Ferreira
Pró-Reitor de Extensão 

Alexilda Oliveira de Souza
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Allen Krysthiano Saraiva Figueiredo
Pró-Reitor de Administração e Recursos Humanos

Cleophano Gomes Lamêgo
Diretor do Departamento de Ciências Exatas

Ubirajara Ramos Cairo
Diretor do Departamento de Ciências Naturais

Erick Menezes de Oliveira Júnior
Diretor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Cristiano Tagliaferre
Diretor do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos

Christiano Lima Ferraz
Diretor Interino do Departamento de História

Jorge Augusto Alves da Silva
Diretor do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários

Alcebíades Rebouças São José
Diretor do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia

Suzane Tosta Souza
Diretora do Departamento de Geografia

João Diógenes Ferreira dos Santos
Diretor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas

Ana Cristina Santos Duarte
Diretora do Departamento de Ciências Biológicas

Baraquízio B. do Nascimento Júnior
Diretor do Departamento de Química e Exatas

Marcos Henrique Fernandes
Diretor do Departamento de Saúde

Silmara Almeida de Carvalho
Diretora do Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais

Márcio dos Santos Pedreira
Diretor do Departamento de Tecnologia Rural e Animal

Nadir Blatt
Representante Técnico-Administrativo de Vitória da Conquista 

Gilson Ferraz Santos
Representante Técnico-Administrativo de Jequié

Aroldo Brandão de Oliveira
Representante Técnico-Administrativo de Itapetinga

Tiago Marques Nogueira
Representante Discente de Jequié

TAXA DE DESEMPREGO DE ABRIL É A MENOR DESDE 2002

A taxa de desocupação nas seis regiões metropolitanas avaliadas pela PME (Pesquisa Mensal de Emprego) foi de 6,4% em abril, de acordo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esta é a menor taxa para um mês de abril desde 2002.

O número de desocupados no mês foi de 1,5 milhão de pessoas e ficou estável em relação ao mês de março (que registrou variação de 6,5%). A população ocupada (22,3 milhões) também permaneceu estável em comparação com março.

A PME é realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Em relação a abril de 2010, houve queda de 10,1% no número de desocupadas.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado chegou a 10,8 milhões e não apresentou variação significativa em relação a março. Na comparação com abril de 2010, houve aumento de 6,8%, representando um adicional de 686 mil postos de trabalho com carteira assinada.

O rendimento médio real (desconta a inflação) dos ocupados foi de R$ 1.540 e representa um recuo de 1,8% na comparação com março, enquanto registra um aumento de 1,8% na comparação com abril do ano passado.

O nível da ocupação --proporção de pessoas ocupadas em relação às pessoas em idade economicamente ativa-- estimado em abril foi de 53,4% no total das seis regiões. Na relação com março não houve variação, mas registrou elevação de 0,5 ponto percentual na comparação com abril do ano passado.

Regionalmente, na comparação mensal, todas as regiões mantiveram estabilidade nesse indicador. Frente a abril de 2010, ocorreu variação significativa apenas em Porto Alegre (alta de 2,6 pontos percentuais).

Fonte: Folha

INVESTIDORES ASIÁTICOS E DO ORIENTE MÉDIO COMPRARAM CERCA DE 25% DA DÍVIDA PORTUGUESA

A Comissão Europeia revelou, hoje, que investidores asiáticos e do Oriente  Médio compraram 23 por cento da dívida nacional.

<p>A procura da dívida portuguesa foi dominada pelos bancos centrais e instituições</p>
Os investidores asiáticos adquiriram 16 por cento dos títulos e os do Oriente Médio, sete por cento dos 4,74 mil milhões de euros de dívida envolvidos nesta operação, realizada através do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF).

A nível europeu, destacou-se a compra do Reino Unido (17 por cento) e da Alemanha/Áustria (14 por cento). A procura foi dominada pelos bancos centrais e instituições (36 por cento), seguindo-se os bancos (32 por cento) e sociedades gestoras de fundos (26 por cento).

O prazo para pagar os 4,75 mil milhões de euros termina a 3 de Junho de 2016.

Hoje o Financial Times avançou que a China está interessada em financiar o resgate de Portugal e vai participar no leilão que se realiza em Junho. Segundo o diário britânico, que cita o presidente do Fundo Europeu de Estabilização Financeira, a China e outros investidores asiáticos deverão representar “uma percentagem significativa” dos compradores de dívida portuguesa.

Fonte: Público

NA ÍNDIA O ABORTO DE MENINAS É UMA PRÁTICA COMUM E UM PROBLEMA CADA VEZ MAIS SÉRIO

A indiana Kulwant (aqui chamada por um nome fictício, por razões legais) tem três filhas com idades de 24, 23 e 20 anos e um filho com 16 anos.

No período entre os nascimentos da terceira menina e do menino, Kulwant engravidou três vezes, mas foi forçada pela família a abortar os bebês após exames de ultrassom terem confirmado que eram do sexo feminino.

Moncho Torres/24.05.2011/EFE

O caso ilustra um problema cada vez mais sério na Índia: o censo de 2011 no país revelou um forte declínio no número de meninas com menos de sete anos.

Militantes que fazem campanha para que a prática de abortar meninas seja abandonada temem que oito milhões de fetos do sexo feminino tenham sido abortados na última década. Para alguns, o que acontece hoje na Índia é infanticídio.

Emocionada, Kulwant disse que a sogra a "insultava por eu ter tido apenas meninas. Ela disse que seu filho ia se divorciar de mim se eu não tivesse um menino".

Ela contou que tem vívidas lembranças do primeiro aborto.

- O bebê já tinha quase cinco meses. Ela era linda. Eu tenho saudades dela e das outras que matamos.

Indesejadas

Até o nascimento do filho, todos os dias, Kulwant levava surras e ouvia xingamentos do marido, sogra e cunhado. Uma vez, segundo ela, o grupo tentou colocar fogo nela.

- Eles estavam com raiva. Não queriam meninas na família, queriam meninos para que pudessem receber bons dotes.

A prática de pagar dotes foi declarada ilegal na Índia em 1961, mas o problema persiste e o valor do dote sobe constantemente, afetando ricos e pobres.

O marido de Kulwant morreu três anos após o nascimento do filho.

- Foi praga por causa das meninas que matamos. Por isso ele morreu tão jovem.

A vizinha de Kulwant, Rekha (nome fictício), tem uma menina de três anos de idade. Em setembro do ano passado, quando ficou grávida novamente, foi forçada pela sogra a abortar dois gêmeos após um exame de ultrassom revelar que eram meninas.

- Eu disse que não há diferença entre meninas e meninos, mas aqui eles pensam de outra forma. Não há felicidade quando nasce uma menina. Eles dizem que o menino vai carregar a linhagem adiante, mas meninas se casam e vão para uma outra família.

Kulwant e Rekha vivem em Sagarpur, uma região de classe média-baixa no sudeste de Nova Déli.

Bebê Milagre

Longe dali, na cidadezinha de Bihvarpur, no Estado de Bihar, a bebê Anuskha - a mais jovem de quatro meninas - sobreviveu por pouco.

Quando sua mãe, Sunita Devi, ficou grávida em 2009, foi a uma clínica para fazer um exame de ultrassom.

- Perguntei ao médico se era menina ou menino. Eu disse a ela que era pobre e que tinha três meninas, e não podia tomar conta de mais uma.

A médica disse que o bebê era do sexo feminino.

- Pedi um aborto. Ela disse que ia custar US$ 110.

Sunita não tinha o dinheiro e não fez o aborto. Hoje, Anushka tem nove meses de idade. A mãe diz que não sabe como vai alimentar e educar as filhas, ou pagar por seus dotes.

A história dessas mulheres se repete em milhões de lares em toda a Índia, afetando ricos e pobres. Porém, quanto maior o poder econômico da família, menores são as chances de que "milagres" como o de Anushka se repitam.

Números

Embora o número total de mulheres tenha aumentado no país - devido a fatores como um aumento na expectativa de vida - a proporção entre o número de meninas e o de meninos no país é a segunda pior do mundo, só ficando atrás da China.

Em 1961, para cada mil meninos com menos de sete anos de idade, havia na Índia 976 meninas. Hoje, o índice nacional caiu para 914 meninas. Os números são piores em algumas localidades.

Em um distrito na região sudoeste de Nova Déli, o índice é de 836 meninas com menos de sete anos para cada mil meninos. A média em toda a capital não é muito melhor, 866 meninas para cada mil meninos.

Os dois Estados com os piores índices, Punjab e Haryana, são vizinhos da capital. Nesses locais, no entanto, houve alguma melhora em comparação com censo anterior.

O censo recente revelou pioras nos índices de 17 Estados, com as piores quedas registradas em Jammu e Kashmir.

'Vergonha Nacional'

Especialistas atribuem o problema a uma série de fatores, entre eles, infanticídio, abuso e negligência de crianças do sexo feminino.

O governo indiano foi forçado a admitir que sua estratégia para combater o problema falhou, disse o ministro da Fazenda do país, G.K. Pillai, após a publicação do relatório do censo.

- Quaisquer que tenham sido as medidas adotadas nos últimos 40 anos, elas não tiveram nenhum impacto sobre os números.

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, qualificou o aborto de fetos do sexo feminino e o infanticídio como uma "vergonha nacional" e pediu que haja uma cruzada para salvar bebês meninas.

O mais conhecido ativista indiano a fazer campanhas sobre o assunto, Sabu George, disse, no entanto, que até o momento o governo não se empenhou verdadeiramente em parar com a prática.

Para George e outros militantes, o declínio no número de meninas se deve, principalmente, à disponibilidade cada vez maior, na Índia, de exames pré-natais para a determinação do sexo do bebê.

Controle da Natalidade

George explicou que, até 30 anos atrás, os índices eram "razoáveis". Porém, em 1974, o prestigioso All India Institute of Medical Sciences publicou um estudo que dizia que testes para a determinação do sexo do bebê eram uma benção para as mulheres indianas.

Para o instituto, as mulheres não precisavam mais ter vários bebês para atingir o número certo de filhos homens. A entidade encorajou a determinação e eliminação de fetos do sexo feminino como um instrumento efetivo de controle populacional.

- No final da década de 80, todos os jornais de Nova Déli estavam anunciando ultrassons para a determinação de sexo. Clínicas do Punjab se gabavam de que tinham dez anos de experiência em eliminar meninas e convidavam os pais a visitá-las.

Em 1994, o o Ato Teste de Determinação Pré-Natal tornou abortos para a seleção do sexo ilegais. Em 2004, a lei recebeu uma emenda proibindo a seleção do sexo do bebê mesmo no estágio anterior à concepção.

O aborto de forma geral é permitido até as primeiras 12 semanas de gravidez. O sexo do feto só pode ser determinado por ultrassom após cerca de 14 semanas.

"O que é necessário é uma implementação mais severa da lei", disse Varsha Joshi, diretora de operações do censo em Nova Déli.

Existem hoje na Índia 40 mil clínicas de ultrassom registradas e muitas mais sem registro. Segundo Joshi, a maioria das famílias envolvidas na prática pertence à classe média indiana, hoje em expansão, e à elite econômica do país. Para ela, esses grupos sabem que a tecnologia existe e tem condições de pagar pelo teste e subsequente aborto.

"Temos de adotar medidas efetivas para controlar a promoção da determinação do sexo pela comunidade médica. E abrir processos contra médicos que fazem isso", disse o ativista Sabu George.

- Caso contrário, temos medo de pensar em como será a situação em 2021.

Modelo a Ser Seguido?

Alguns Estados indianos, no entanto, vêm criando iniciativas que podem, talvez, servir de modelo para os demais.

É o caso do Estado de Bihar, onde famílias de baixa renda estão participando do Esquema de Proteção da Menina.

Como parte do programa, o Estado investe duas mil rúpias (cerca de R$ 70) em um fundo aberto no nome da criança. O dinheiro cresce ao longo da vida da menina. Quando ela completa 18 anos, segundo as autoridades, o fundo vale dez vezes mais e pode ser usado para pagar pelo casamento ou pela educação universitária da menina.

O programa está disponível apenas para os que vivem abaixo da linha da pobreza e cada família pode registrar apenas duas filhas.

A iniciativa, anunciada em novembro de 2007, é parte de um plano do governo para tornar bebês meninas desejadas e, ao mesmo tempo, tornar atraente a ideia de uma família pequena.

Infelizmente, o programa não pode ajudar Anushka, o "bebê milagre". Sua mãe é analfabeta e ela não tem certidão de nascimento, então não pode participar do esquema.

Fonte: R7

PATTY DAVIS, FILHA DO EX-PRESIDENTE AMERICANO RONALD REAGAN, POSA NUA AO 58 ANOS

Patti Davis, filha do ex-presidente americano Ronald Reagan, posou nua aos 58 anos para a revista More, informou nesta quarta-feira (25) a imprensa dos Estados Unidos.

Site da Revista More/Reprodução

Considerada a "ovelha negra" da família Reagan, Patti posa agora por razões diferentes das que a motivaram em 1994, quando se despiu aos 42 anos para a Playboy só para incomodar a família.

Dessa vez, ela diz que pretende apenas mostrar sua boa forma, algo que afirma ter conseguido graças aos exercícios contínuos.

- Meu corpo é a casa onde vivo. Nunca parei de tentar melhorá-lo.

Patti deu uma entrevista para a revista explicando os motivos que a levaram tirar a roupa para todo o país.

- Não compreendo essa tendência que dita que, depois dos 40 anos, parece que seu corpo não presta mais. De verdade? Nossos músculos são bastante democráticos. Se os estimularmos, eles responderão.

Em sua declaração para a publicação, Patti considera o ensaio fotográfico que fez em 1994, que escandalizou seus familiares, uma "vitória pessoal". Antes disso, ela foi alvo de inúmeras críticas por problemas com drogas.

Mudança radical

A filha de Reagan não hesita em reconhecer que esteve envolvida com anfetaminas e cocaína, mas, ao completar 34 anos, decidiu se dedicar às atividades físicas para se sentir "mais forte".

- Meu corpo estava feito em pedacinhos, meus músculos eram finos e quase não apareciam. Decidi consertar a situação e ter uma vida saudável.

O novo ensaio foi motivado por uma observação de seu professor na academia, que disse que sua forma estava muito melhor que quando ela tinha 40 anos.

- Aprendi a encarar o espelho e olhar a fortaleza refletida nele: as horas de treinamentos, os quilômetros percorridos, os anos de distância entre a mulher forte que sou agora e o farrapo que fui.

Fonte: R7

ATENTADO EM ISTAMBUL DEIXA 7 FERIDOS

Uma bomba colocada numa bicicleta elétrica, perto de um ponto de ônibus, explodiu na manhã desta quinta-feira numa zona residencial em Istambul, na Turquia, e provocou ferimentos a sete pessoas.

Murad Sezer/Reuters
“A explosão de uma bomba composta por um explosivo de média potência colocado numa bicicleta elétrica provocou sete feridos, entre os quais um polícia”, disse o chefe da polícia metropolitana turca, Huseyin Capkin, citado pela AFP. A polícia explicou que a bomba não era especialmente poderosa, mas que poderia causar uma destruição “moderada”. Cinco viaturas ficaram destruídas.

“O nosso consolo é ninguém ter morrido”, confessou Capkin, adiantando que nenhum dos feridos corria perigo de vida.

Recusando formular hipóteses sobre a autoria do atentado, que não foi reivindicado, o chefe da polícia avançou apenas que o “o fato de a explosão se ter produzido muito perto de uma escola da polícia leva a pensar que o atentado poderia visar a polícia.” Capkin disse ainda aos jornalistas que iriam “certamente descobrir quem fez isto.”

A explosão aconteceu em plena hora de ponta, às 09h00 locais, no bairro de Ettiler e, de acordo com uma testemunha interrogada pela CNN, foram poucos os danos provocados nos arredores.

“De repente ouvi uma alta explosão, as janelas estavam a tremer”, contou à Reuters Tuncay Ozdemircan, que vive perto do local da explosão. “Parecia mais uma bomba do que um tiro de uma arma. Quando olhei para a janela vi fumo amarelo. Pensei para mim, é uma explosão provocada por uma bomba”, disse a testemunha.

As autoridades estabeleceram um perímetro de segurança com receio de que se verificasse uma nova explosão e para permitir aos especialistas examinar o local.

O incidente acontece a menos de três semanas das eleições legislativas, marcadas para o dia 12 de Junho, em que o favorito é o partido no poder, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP). Um deputado do AKP, Suat Klic, disse à Reuters que "o objectivo do ataque é impedir a Turquia de discutir a democracia, as eleições, uma nova Constituição." Klic acrescentou ainda que as "organizações terroristas levam a cabo estes ataques antes de qualquer eleição".

Vários grupos armados – curdos, islamistas e de extrema esquerda – já cometeram atentados em Istambul. Nas últimas semanas, os rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) – que lutam pela independência no sudeste da Turquia – intensificaram os confrontos com as forças de segurança depois de, em Março, terem ameaçado pôr fim a um cessar-fogo unilateral decretado em Agosto de 2010, lamentando o fracasso do Governo relativamente ao diálogo com os curdos.

Já na passada segunda-feira, as forças policiais descobriram uma bomba colocada debaixo de uma ponte, por onde deveria passar o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan.


Fonte: Público

MINISTRA DA ECONOMIA FRANCESA VIRÁ AO BRASIL

A ministra francesa da Economia, Christine Lagarde, viajará "nos próximos dias" para Brasil e China, no intuito de defender sua candidatura à direção do Fundo Monetário Internacional (FMI), informaram nesta quinta-feira fontes próximas ao ministério.

"Ela deve ir nos próximos dias à China e ao Brasil, mas ainda precisamos definir o calendário e as características destas visitas", indicaram as fontes.

O objetivo de Lagarde, que pode incluir outros países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em seu roteiro, é "fazer-se conhecer, explicar os motivos de sua candidatura e fazer campanha" para sua nomeação como sucessora do também francês Dominique Strauss-Kahn.

Os gigantes emergentes dos BRICS protestaram na terça-feira contra a intenção da Europa de manter um europeu à frente do fundo, como acontece desde sua criação, em 1946.

Fonte: Jornal do Brasil

DOIS CAIXAS ELETRÔNICOS SÃO DESTRUÍDOS EM SALVADOR

Dois caixas eletrônicos foram estourados por criminosos na madrugada desta quinta-feira (26) nos bairros de Pirajá e Dois Leões. O primeiro crime aconteceu em Campinas de Pirajá em uma agência do Bradesco por volta de 2h30.

Bandidos destruíram caixa eletrônico no bairro de Dois Leões
Este equipamento foi alvo de criminosos no último dia 25 de abril. Neste mesmo dia, bandidos também arrombaram um caixa eletrônico do Banco 24 horas em Massaranduba.

O outro equipamento destruído nesta madrugada fica no posto de gasolina Dois Leões, no Largo Dois Leões. O crime aconteceu por volta de 3h e foi cometido por homens, ainda não identificados.

No dia 18 de maio deste ano, criminosos também explodiram o caixa do Banco 24 horas em Marechal Rondon. Os bandidos não conseguiram levar dinheiro.

Fonte: A Tarde

O VASCO ESTÁ NA FINAL DA COPA DO BRASIL

O Vasco venceu o Avaí nesta quarta-feira, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC), por dois gols no confronto de volta das semifinais da Copa do Brasil. O primeiro gol foi marcado aos 4 minutos do primeiro tempo, por Revson, e o segundo confirmou a vitória cruzmaltina, aos 34 da primeira etapa da partida, por Diego Souza.

Vasco
Como as duas equipes empataram por 1 a 1 no jogo de ida, no Rio de Janeiro, o Vasco avançou para a final, com os catarinenses tendo a vantagem de um empate sem gols, uma vez que os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate. Novo 1 a 1 forçaria a disputa de pênaltis e empates a partir de 2 a 2 seria perfeito para os cariocas.

Diante deste cenário, o Vasco entrou com força total para se classificar e por isso mesmo o técnico Ricardo Gomes cobrou de sua equipe muita movimentação e velocidade para surpreender o setor defensivo dos catarinenses. O treinador acredita que acertando alguns detalhes o Cruzmaltino pode se garantir na grande final.

– Nós precisamos muito de gols e isso faz com que a nossa postura tenha que ser ofensiva, mesmo fora de casa. Mas não podemos nos desesperar e acredito que temos grandes chances de garantirmos a classificação mantendo o nosso estilo de jogo. Mas vamos precisar ser eficientes nas chances que aparecerem para definirmos o confronto – disse Ricardo Gomes, pouco antes da partida.

Com a vitória na Ressacada, o Vasco enfrentará na final do campeonato o Coritiba, que venceu o Ceará, em casa, por 1 a 0.

Fonte: Correio do Brasil

ESTADOS UNIDOS ANUNCIAM A RETIRADA DE PARTE DE SUAS TROPAS DO PAQUISTÃO

O Exército dos Estados Unidos anunciou a retirada de parte de suas tropas do Paquistão, após receber um pedido do governo paquistanês para reduzir sua presença no país.

O pedido ocorreu após a operação militar americana que matou o líder da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden, no início de maio na cidade paquistanesa de Abbottabad.

Os Estados Unidos têm mais de 200 soldados no Paquistão para auxiliar no treinamento do Exército local, mas acredita-se que há ainda outros membros de serviços de inteligência e forças especiais operando no país.

Um porta-voz do Pentágono confirmou que nas últimas duas semanas o Paquistão havia pedido ao Exército americano para reduzir sua presença no país.

O número de soldados retirados, porém, deve ser pequeno.

Ainda não está claro se a retirada inclui também membros dos serviços de inteligência e de forças especiais que estariam clandestinamente no país.

Descontentamento

O pedido do Paquistão parece ser mais um sinal de descontentamento do país com a maneira com que foi feita a operação para matar Bin Laden, sem o conhecimento das autoridades paquistanesas.

As relações entre os Estados Unidos e o Paquistão sempre foram complexas e frágeis, mas estão atualmente num momento particularmente volátil.

No governo americano, há uma forte suspeita de que pessoas ligadas ao governo paquistanês sabiam onde Bin Laden estava escondido.

Também há insatisfações sobre o destino da ajuda militar americana ao país.

Além disso, o primeiro-ministro do Paquistão, Yousuf Raza Gilani, esteve recentemente na China para comprar caças e reafirmar uma aliança estratégica com o país asiático, numa ação que preocupa os Estados Unidos.

Fonte: BBC Brasil

GRUPO SÍLVIO SANTOS FECHA A VENDA DO BAÚ DA FELICIDADE

A reestruturação do Grupo Silvio Santos após a venda do banco PanAmericano deve ter mais um capítulo nos próximos meses: a venda do braço varejista Baú da Felicidade.

De acordo com o vice-presidente do grupo, Lásaro do Carmo Jr., o negócio deve ser fechado entre 60 e 90 dias e segue a venda da Braspag, de processamento de pagamentos online, para Cielo, anunciada na terça-feira.

Depois de perder o PanAmericano, após uma fraude contábil que gerou um rombo de R$ 4 bilhões, o grupo Silvio Santos decidiu se reestruturar para não sofrer os impactos da venda do banco.

Para isso, vai focar em três pilares "estratégicos" nos próximos cinco anos. Consumo, com a Jequiti Cosméticos; comunicação, com o SBT; e capitalização concentrando esforços na Liderança Capitalização (Tele Sena).

"Nós eramos um grupo muito pulverizado e resolvemos focar naquilo que é o grande conhecimento do grupo. Assim, o foco dos investimentos serão os mercados de maior potencial para nós", disse Carmo à Folha. "O Banco não vai fazer mais falta para a gente."

Dentro desse plano, o grupo decidiu se desfazer da Braspag e do Baú. Outras empresas, como a seguradora Panseg, a construtora Sisan e os hotéis Jequitimar permanecem no grupo, mas sem grandes investimentos, diz o executivo.

A venda do Baú está sendo negociada pelo Bradesco BBI. De acordo com Carmo, o grupo decidiu vender a empresa por não conseguir competir adequadamente no setor. "O varejo no Brasil sempre foi commodity. Para competir nesse mercado, você tem de ser um Wal-Mart, um Pão de Açúcar."

OFERTA

No ano passado, o bilionário mexicano Ricardo Salinas, dono da rede de eletrodomésticos Elektra e do Banco Azteca, fez uma oferta oficial para comprar as rede de lojas do Baú da Felicidade, mas o negócio não se concretizou.

As lojas do Baú estão localizadas em São Paulo e no Paraná e a empresa vinha passando por dificuldades desde que adquiriu a Dudony, em recuperação judicial, com dívida de R$ 100 milhões. De acordo com Carmo, o Baú fatura hoje R$ 400 milhões por ano. Ele não afirmou, porém, se os últimos balanços da companhia registraram lucro ou prejuízo.

Fonte: Folha