O embargo venezuelano às exportações de petróleo para os Estados Unidos poderia fazer aumentar os preços mundiais desse produto 15% e retardar o crescimento da economia norte-americana. Essa previsão foi divulgada pela edição The Financial Times, que alega os resultados de uma pesquisa realizada por um grupo especial no Congresso dos Estados Unidos.
Há um ano e meio, Richard Lugar, presidente do Comitê para as Relações Internacionais no Senado, mostrou-se preocupado relativamente à confiabilidade dos fornecimentos de petróleo a partir da Venezuela e pediu efetuar uma pesquisa a respeito.
O referido grupo investigador achou que os Estados Unidos ainda não estão preparados para o termo dos fornecimentos desde esse país sul-americano, o quinto exportador de petróleo mais importante do mundo, sendo que os Estados Unidos são o mercado mais importante para seu escoamento.
O presidente Hugo Chávez não excluiu que as exportações de petróleo venezuelano para os Estados Unidos possam cessar, caso esse país continue tecer intrigas voltadas para derrubá-lo. O petróleo procedente da Venezuela participa com 11% no total das importações petrolíferas ianques.
Fonte: Correio do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário