Os Estados Unidos enviarão um grupo de especialistas à Rússia para estudar um plano no qual Moscou pretende garantir a volta do Irã às negociações sobre seu programa nuclear, declarou nesta quarta-feira a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.
O plano russo se baseia em um compromisso da comunidade internacional para outorgar concessões ao Irã por cada requisito da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que o regime de Mahmoud Ahmadinejad vá cumprindo, explicou o Ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.
"Temos certeza que a resposta a cada passo específico do Irã concretizará em outro passo recíproco, como o congelamento das sanções ou a redução de seu volume", explicou.
A Rússia colocou essa proposta aos Estados Unidos e à China no marco do Grupo 5+1, formado pelos membros permanentes do Conselho de Segurança (EUA, Rússia, Reino Unido, França e China) mais Alemanha.
Hillary Clinton se mostrou disposta a seguir essa proposta, mas ressaltou sua preocupação com "o fracasso das respostas do Irã" na mediação impulsionada pela alta representante europeia, Catherine Ashton.
O diálogo entre o regime iraniano e o Grupo 5+1 se interrompeu em janeiro deste ano em Istambul, após meses de tensão entre as duas partes.
No entanto, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, garantiu na semana passada que o país está disposto a retomar a negociação sobre a base dos "acordos prévios".
Fonte: EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário