A agência de classificação de risco Moody's rebaixou nesta sexta-feira as notas de crédito dos britânicos Lloyds e Royal Bank of Scotland, apesar do governo ter afirmado que os bancos do Reino Unido estão preparados para lidar com a crise de dívida europeia.
Os cortes fazem parte de um pacote de rebaixamento de 12 instituições financeiras britânicas pela Moody's, que já tinha sinalizado o movimento no começo deste ano.
A agência cortou a nota do Royal Bank of Scotland em dois níveis, de Aa3 para A2, e a do Lloyds em um, de Aa3 para A1, além de ter reduzido os ratings de Santander UK, Co-Operative Bank, Nationwide Building Society e de sete outras instituições financeiras britânicas.
A Moody's não mudou a classificação do Barclays nem do HSBC, que com Royal Bank of Scotland e Lloyds formam o grupo das quatro instituições financeiras que dominam o setor bancário britânico.
"A Moody's acredita que o governo continuará a dar algum tipo de suporte às instituições financeiras importantes (...), mas a tendência agora é que as instituições menores fracassem quando ficam financeiramente problemáticas. O rebaixamento não reflete a deterioração da força do sistema financeiro nem da do governo", afirmou a agência em comunicado.
Fonte: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário