A Croácia assinou nesta sexta-feira o tratado de adesão à União Europeia, medida que abre o caminho para que o país, antigo estado da ex-Iugoslávia, se torne o 28o membro do bloco em 2013, por ter efetuado as profundas reformas econômicas e democráticas exigidas.
Políticos da UE esperam que a adesão da Croácia convença outros países dos Bálcãs de que as reformas valem a pena e, em conseqüência, seja acelerada a transição para a democracia numa região abalada por guerras de fundo étnico nos anos 1990.
Em declarações durante a cerimônia de adesão, em Bruxelas - realizada à margem da cúpula da UE -, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, disse que o bloco permanece comprometido com as nações dos Bálcãs, apesar das dificuldades econômicas.
"A façanha da Croácia prova a todos naquela região que por meio de duro trabalho, persistência, coragem política e determinação a adesão à UE está ao alcance", afirmou Van Rompuy.
"A Croácia é pioneira, demonstrando de modo tangível que o futuro dos Bálcãs ocidentais como um todo está na União Europeia. A União permanece comprometida com essa perspectiva."
Fonte: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário