Os tornados que castigam sete Estados do meio-oeste e do sul dos Estados Unidos já deixaram ao menos 28 mortos em Indiana, em Kentucky e um em Ohio, segundo informações da rede de televisão CNN.
Em Indiana, a polícia estadual confirmou à Agência Efe quatro vítimas fatais no condado de Jefferson, três no condado de Scott e outros dois no condado de Ripley.
No total, foram pelo menos 80 tornados que também deixaram pessoas feridas e fizeram estragos materiais nos estados do Tennessee, Kentucky, Indiana, Ohio, Mississipi, Alabama e Virgínia Ocidental.
O governador do Kentucky, Steve Beshear, declarou durante a tarde desta sexta-feira estado de emergência devido aos graves danos causados pelos fortes ventos, o que permitirá o desdobramento da Guarda Nacional e a ajuda às zonas mais afetadas.
Henryville foi uma das cidades mais atingidas por tornados no sul de Indiana
Foto: EFE
As autoridades advertiram que a situação meteorológica vai piorar com o passar das horas, durante a noite e madrugada, à medida que as tempestades se deslocam rumo ao norte.
Nos Estados de Ohio, Kentucky, Indiana e Mississipi, várias fortes tempestades e tornados afetam o território desde quarta-feira pela instabilidade meteorológica. Nesta sexta-feira, foram ativados novos planos de emergência.
Os tornados destruíram o teto de uma prisão de segurança máxima no norte do Estado, onde as autoridades estaduais disseram ter a situação "sob controle", e provocaram danos materiais em uma escola, além de dezenas de imóveis.
As áreas das cidades de Meridianville e Athens, no norte do Alabama, sofreram com a passagem de um tornado na manhã desta sexta-feira, que causou danos em várias casas, informou a emissora local WBRC.
Dos Estados mais ao norte, como Ohio e Kentucky, a instabilidade meteorológica se transferiu nas últimas horas ao norte e ao centro dos estados do Alabama, Mississipi e Geórgia, que devem ser atingidos por várias tempestades, ventos fortes, granizo e tornados, informou o Serviço Nacional de Meteorologia.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário