Depois de ser pressionado por Kimi Raikkonen durante boa parte do Grande Prêmio do Bahrein, Sebastian Vettel provou que está mesmo de volta à disputa na temporada 2012 da Fórmula 1. Neste domingo (22), o alemão da Red Bull conseguiu manter a primeira posição desde a largada e segurou os carros da Lotus, que fizeram ótima corrida e chegaram ao pódio, com Romain Grosjean em terceiro.
Mark Webber terminou na quarta posição com a Red Bull, seguido por Nico Rosberg, da Mercedes, que passou o britânico Paul di Resta, da Force India, nas voltas finais. Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Michael Schumacher completaram os dez primeiros em Sakhir.
Bom início de prova de Massa
Nenhuma das três primeiras posições do grid se alterou na largada da corrida. Vettel manteve a primeira colocação, seguido por Hamilton e Webber. Atrás deles, porém, muita coisa mudou. Jenson Button, Rosberg e Daniel Ricciardo largaram mal e perderam posições. Um dos destaques positivos foi Massa. O brasileiro da Ferrari pulou da 14ª posição para a nona. Depois de algumas ultrapassagens nas primeiras voltas, Massa chegou a ficar em sétimo.
Mas quem mais impressionou no início da prova no Bahrein foi Grosjean. O francês da Lotus, que largou em sétimo, foi ganhando posições e, na oitava volta, já estava em segundo, atrás apenas de Vettel. Raikkonen, seu companheiro, também teve grande início e assumiu a quinta posição – depois de largar em 11º – antes dos carros começarem a parar nos boxes.
Sebastian Vettel liderou de ponta a ponta e venceu o GP do Bahrein. Foto: Getty Images
Depois das primeiras paradas nos boxes, poucas mudanças aconteceram. Apenas Hamilton, que, após uma falha da McLaren nos boxes, acabou perdendo bastante tempo e se afastou da briga no topo. Grosjean, que vinha em segundo, após o belo início, viu seu companheiro de equipe, Raikkonen, se aproximar, e perdeu a posição. A partir daí, o finlandês partiu para cima de Vettel na briga pela liderança.
A briga entre os dois foi emocionante, com Raikkonen bem perto de ultrapassar o alemão antes da segunda parada. O bicampeão mundial, porém, conseguiu manter a posição até parar nos boxes.
Um pouco mais atrás, Massa chegou perto de ultrapassar Alonso durante a prova, mas o espanhol soube manter sua posição. No fim do grid, pouca coisa mudou.Schumacher foi o único que conseguiu fazer uma boa prova. Após largar em 22º por ter trocado a caixa de câmbio, o alemão conseguiu chegar à décima posição no fim.
Vettel segura vantagem e mantém a vitória. Massa conquista seus primeiros pontos
A perseguição de Raikkonen em Vettel aumentou em emoção no final da prova. Faltando dez voltas para o final, o finlandês conseguiu se aproximar a pouco mais de dois segundo de Vettel. No final, porém, o atual bicampeão mundial conseguiu recuperar desempenho e manteve uma folga maior até chegar à vitória.
Grosjean completou o pódio, mantendo-se à frente de Webber, fechando as duas primeiras filas com Red Bull e Lotus. Rosberg pressionou muito no final e passou Di Resta, chegando à quinta posição.
Massa guiou com extremo cuidado e conseguiu confirmar a nona posição, se aproveitando no final da parada de Button nos boxes, que teve seu pneu furado e acabou abandonando. Outro que não conseguiu terminar a prova foi Senna, que recolheu para os boxes da Williams pouco antes do fim da prova.
A próxima corrida da temporada acontece na Espanha, no dia 13 de maio.
Veja como ficou a classificação final do GP do Bahrein:
1 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull –57 voltas
2 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – a 3s3
3 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – a 10s1
4 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – a 38s7
5 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – a 55s4
6 – Paul di Resta (GBR) - Force India – a 57s5
7 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – a 57s8
8 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren –a 58s9
9 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – a 1min4s9
10 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – a 1min11s4
11 – Sergio Pérez (MEX) – Sauber – a 1min12s7
12 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – a 1min16s5
13 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – a 1min30s3
14 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – a 1min33s7
15 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – a 1 volta
16 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – a 1 volta
17 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – a 1 volta
18 – Timo Glock (ALE) - Marussia – a 2 volta
19 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – a 2 volta
20 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – a 2 volta
21 – Jenson Button (GBR) - McLaren – Abandonou
22 – Bruno Senna (BRA) - Williams – Abandonou
23 – Pastor Maldonado* (VEN) - Williams – Abandonou
24 – Charles Pic (FRA) - Marussia – Abandonou
Fonte: IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário