O protesto convocado pelos indignados contra a carga policial de quarta-feira motivou novos conflitos, tendo a polícia espanhola voltado a carregar sobre os manifestantes laicos de modo a desobstruir a praça. Ainda assim, nesta sexta-feira ainda havia manifestantes presentes ao local dos protestos.
A violência exercida sobre os cidadãos que protestavam contra os gastos públicos com a visita do Papa Bento XVI motivou o protesto realizado na véspera. Mais uma vez, a polícia espanhola acabou por utilizar a violência para desmobilizarem os manifestantes e desimpedir a praça Puertas del Sol, que tem sido considerada como um bastião dos protestos contra a política do governo que leva o país à recessão e a uma grave crise social.
A tensão entre peregrinos e manifestantes também marcou os protestos, sendo que estes trocaram várias palavras de ordem. Os apoiantes da visita papal gritavam “esta é a juventude do Papa”, a que os manifestantes contrapunham “esta não é a juventude do Papa”.
Durante uma assembleia popular realizada na tarde de quinta-feira, os indignados decidiram marcar nova iniciativa para esta sexta-feira que consiste numa marcha entre Atocha e a praça Puerta del Sol.
Fonte: Correio do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário