domingo, 15 de agosto de 2010

Deu no Jornal argentino, Clarín

La candidata de Lula, arriba en los sondeos

15/08/10


MAS CERCA. LAS ENCUESTAS SONRIEN A LA EX MINISTRA DILMA ROUSSEFF.

La candidata oficialista a la presidencia de Brasil, Dilma Rousseff, está a apenas 3 puntos de ganar las elecciones del 3 octubre en primera vuelta , según una encuesta divulgada ayer por el diario Folha de Sao Paulo .

De acuerdo con el instituto Datafolha, que realizó el sondeo, Rousseff, ex jefa de ministros, lidera con 41% de los votos contra 33% del opositor José Serra, del Partido de la Social Democracia Brasileña y ex gobernador de Sao Paulo.

El dato clave que la encuesta arrojó es que, descartando los votos inválidos de la encuesta (blancos y nulos), Rousseff llega al 47% de intención de voto, y está ubicada a 3% del 50% necesario para evitar el balotaje. Es la primera vez que Datafolha da ganadora a la candidata del Partido de los Trabajadores (PT) del presidente Luiz Lula a Silva. En junio, afirmaba que había un virtual empate.

METADE DOS ELEITORES ACREDITA NA VITÓRIA DE DILMA

Além de ter se isolado à frente na pesquisa Datafolha para presidente, Dilma Rousseff (PT) ampliou entre os eleitores a percepção de que será a vitoriosa em 3 de outubro. Para 49% a petista vencerá, contra 25% que apostam no êxito de José Serra (PSDB).

Há 20 dias, 41% achavam que Dilma se elegeria, contra 30% que apontavam Serra. Segundo a pesquisa do Datafolha feita de 9 a 12 deste mês, a petista tem 41%, e Serra, 33%. A diferença de oito pontos na intenção de voto se converte em 24 pontos quando se trata da expectativa de vitória.

Outro indicador mostra o viés de alta de Dilma. Dos que optam pela petista, 80% dizem que seu voto a favor da petista está "totalmente decidido" e 19% ainda admitem mudar. Dos eleitores de Serra, 70% estão totalmente decididos e 28% admitem mudar. No eleitorado de Marina Silva (PV), só 59% se dizem decididos.

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Fonte: Folha.com

CAUTELA É A PALAVRA DE ORDEM PARA DILMA ROUSSEFF

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, evitou neste sábado comemorar o resultado da pesquisa Datafolha que a coloca oito pontos percentuais à frente do seu principal adversário, o tucano José Serra.

A pesquisa, divulgada na sexta-feira, apontou que Dilma tem 41 por cento das intenções de voto, contra 33 por cento de Serra. Marina Silva (PV) apareceu com 10 por cento.

Em tom cauteloso, a candidata repetiu que se deve evitar o "salto alto", lembrando que as eleições só serão decididas em 3 de outubro.

"A pesquisa mostra tendência, mostra que a gente está indo muito bem na campanha", disse a ex-ministra-chefe da Casa Civil a jornalistas.

"O que importa é a gente se esforçar ao máximo para mostrar o programa que nós desenvolvemos de continuidade do governo Lula", acrescentou ela, após gravar um programa eleitoral para a TV.

O horário eleitoral gratuito começa na próxima semana.

Questionada sobre uma reportagem que fala sobre a sua atuação na época do regime militar, Dilma afirmou ter "muito orgulho de ter lutado contra a ditadura", destacando, no entanto, não ter participado da luta armada.

Fonte: Reuters

DILMA ROUSSEF DISPARA NA FRENTE

http://acao.dilma13.com.br/page/-/dilma13/uploads/actions/destaque-video-dilma13-datafolha.jpg