sábado, 3 de setembro de 2011

FILETTINO SE DECLARA INDEPENDENTE DA ITÁLIA

Uma pequena cidade italiana com 550 habitantes declarou sua independência do país, autodenominou-se um principado, e começou a imprimir seu próprio dinheiro.

As autoridades de Filettino, a 100 quilômetros ao leste de Roma, estão protestando contra as medidas de cortes de gastos públicos adotadas pelo governo italiano.

Segundo as novas regras que visam cortar os custos com a burocracia das administrações locais, a cidade seria obrigada a se juntar com a vizinha Trevi.

O prefeito de Filettino, Luca Sellari, que perderia seu emprego com a fusão das duas prefeituras, foi o responsável pela ideia da independência.

Ele criou sua própria moeda, chamada Fiorito. As notas têm sua própria efígie no verso e já estão sendo usadas no comércio local ou compradas como suvenires por turistas que começaram a se amontoar por suas ruas normalmente pacatas.

O prefeito diz que há um grande entusiasmo sobre a declaração de independência do novo principado.

Protestos

A Itália foi obrigada a aprovar a toque de caixa uma série de medidas de austeridade para acalmar os mercados após ver o custo da rolagem de sua dívida pública se elevar diante das dúvidas dos mercados financeiros sobre a saúde da economia do país.

A nova norma para a abolição de pequenas prefeituras e suas incorporações por cidades maiores, no entanto, vem gerando tantos protestos que o governo do premiê Silvio Berlusconi pode se ver obrigado a rever a determinação.

Mas enquanto a discussão política prossegue, o novo Principado de Filettino, que já conta com seu próprio escudo e um site na internet, vem ganhando fama internacional repentina.

Na última semana, até mesmo uma equipe de TV russa esteve na cidade para gravar uma reportagem sobre a independência.

O prefeito Sellari observa que a Itália já foi no passado formada por dezenas de principados e ducados.

E ele argumenta: 'Se a república de San Marino (Estado de 61 quilômetros quadrados incrustrado no território italiano) ainda consegue sobreviver, por que não Filettino?'.

Fonte: BBC Brasil

NA FRANÇA HOMEM É CONDENADO POR NÃO MANTER RELAÇÕES SEXUAIS COM A MULHER

Um homem de Nice, no sudeste da França, foi condenado a pagar a sua mulher uma indenização de 10 mil euros (o equivalente a R$ 23 mil) ao término de um processo de divórcio por não haver mantido relações sexuais com ela durante anos, publicou neste sábado o jornal "Le Parisien".

A sentença condenou Jean-Louis G., agora com 51 anos, por "ausência de relações sexuais durante vários anos". O tribunal não aceitou suas alegações no sentido que "as relações simplesmente tinham se espaçado com a passagem do tempo", tinha "problemas de saúde" e sofria de "uma fadiga crônica gerada pelos horários de trabalho".

"Jean-Louis G. não justificou os problemas de saúde que o faziam totalmente incapaz de ter relações íntimas com sua esposa", responderam os juízes na sentença.

A mulher, por sua parte, tinha insistido que a ausência de sexo entre ambos estava na origem de sua separação, e que isso mesmo tinha contribuído em grande medida à deterioração da relação do casal, o que foi referendado no veredicto a seu favor. A mulher não quantificou com que frequência gostaria de manter relações, ressaltou o "Le Parisien", que lembrou também que a lei francesa não oferece detalhes sobre esse aspecto, o que deixa a apreciação do caso nas mãos dos juízes.

Fonte: IG

QUEDA DE AVIÃO COM EQUIPE DE TELEVISÃO COMOVE O CHILE

A queda de um avião da Força Aérea Chilena que levava um dos mais conhecidos apresentadores de TV do Chile, na tarde desta sexta-feira, provocou comoção no país.

O avião Casa-212, que levava 21 pessoas, entre elas o apresentador Felipe Camiroaga e sua equipe da Televisión Nacional de Chile (TVN), caiu quando tentava aterrissar no arquipélago Juan Fernández, a 670 km do continente, no Oceano Pacífico.

Felipe Camiroaga
Camiroaga e a sua equipe estavam a caminho das ilhas para uma reportagem sobre a recuperação do arquipélago depois do terremoto ocorrido no ano passado.

Destroços foram avistados no mar logo depois que o avião perdeu contato com os controladores.

"Assumimos que foi um acidente e que não há sobreviventes", disse o prefeito do arquipélago, Leopoldo González. Segundo ele, foram encontradas peças de roupas, malas e sandálias nas águas a cerca de um quilômetro da pista de pouso no arquipélago.

Durante a noite, centenas de pessoas se juntaram em frente à sede da TVN, em Santiago, em busca de notícias sobre o avião que levava Camiroaga. Dezenas de pessoas acenderam velas e rezaram em frente ao prédio.

Além de co-apresentar o programa matinal Buenos Días a Todos, Camiroaga, de 44 anos, comanda o talk-show Animal Nocturno.

Segundo o comandante da Força Aérea do Chile, Jorge Rojas Ávila, o avião acidentado tentou "duas aproximações frustradas" para aterrissar antes de realizar uma manobra abrupta para a direita e desaparecer dos radares.

A Presidência do Chile afirmou que ainda considera o avião "desaparecido" e anunciou o envio de vários aviões e de uma fragata à região para operações de resgate.

O presidente do país, Sebastián Piñera, afirmou que seus pensamentos estavam com as famílias dos passageiros do avião, que havia deixado Santiago às 14h (mesmo horário de Brasília) da sexta-feira e perdeu contato com os controladores de tráfego aéreo cerca de quatro horas depois.

"Eu simpatizo com a angústia e a incerteza que os parentes dos 21 passageiros a bordo do avião, que supostamente caiu, estão vivendo neste momento", afirmou.

"Este é um golpe muito duro para nosso país", disse.

Outra das pessoas a bordo era o empresário Felipe Cubillos, cunhado do ministro da Defesa, Andres Allamand, que liderava um grupo que trabalhava em obras de reconstrução pós-terremoto.

O arquipélago de Juan Fernández fica a cerca de 670 quilômetros da costa chilena e teria inspirado a ilha descrita no romance Robinson Crusoe, de Daniel Defoe.

Fonte: BBC Brasil

EQUIPES CHILENAS RESGATAM CORPO DE ACIDENTE COM AVIÃO QUE LEVAVA 21 PESSOAS

Equipes de resgate encontraram neste sábado um corpo e parte da fuselagem de um avião que levava 21 pessoas e desapareceu perto de uma ilha no Chile, no que seria um dos piores acidentes aéreos do país nos últimos anos.

Equipes de resgate aéreo e lanchas realizaram durante a madrugada uma operação de busca do avião CASA 212, que desapareceu no final da tarde de sexta-feira nas imediações do arquipélago Juan Fernández, cerca de 670 quilômetros a oeste da capital chilena, em pleno Oceano Pacífico.

O contra-almirante da Marinha do Chile, Cristián de la Maza, informou que uma lancha nas proximidades de uma ilha do arquipélago resgatou um corpo feminino, que seria de uma das seis mulheres que estavam no voo.

"Encontraram um corpo feminino sem vida e neste momento já foi tirado da água e se encontra em uma lancha. Não temos informação da identidade", afirmou De la Maza.

As autoridades já tinham confirmado anteriormente que encontraram uma porta e parte da bagagem do avião, que tinha tentado aterrissar duas vezes antes de perder contato às 17h48 no horário local (mesma hora em Brasília) da sexta-feira.

O secretário-geral da Força Aérea Chilena, Maximiliano Larraechea, admitiu que, antes da emissão de uma busca por satélite havia esperanças de um pouso de emergência, mas que agora "temos a convicção de que o avião caiu".

Na aeronave estavam 15 passageiros e seis tripulantes.

O acidente comoveu o Chile, já que no voo estava um famoso apresentador de televisão e um empresário que liderou campanhas de reconstrução do país após o terremoto e tsunami de 2010.

O canal estatal TVN informou que, no voo, estava uma equipe de jornalistas com cinco pessoas, liderada por Felipe Camiroaga, apresentador de televisão e do Festival de Viña Del Mar em 2009-2010.

A equipe da TVN e o empresário Felipe Cubillos planejavam realizar uma reportagem sobre trabalhos de reconstrução da ilha, que foi castigada por violentas ondas após o terremoto de fevereiro do ano passado.

Sete aviões, fragatas e helicópteros participam das operações de resgate e uma embarcação da Marinha.

Fonte: Reuters

GOVERNO DO RIO PRESENTEIA A ODEBRECHT ÁREA ONDE SERÁ O TERMINAL DO TREM-BALA

A Odebrecht ganhou do governo do Rio de Janeiro, sem custos, o direito de administrar até 2048 toda a área da Estação Barão de Mauá, onde está previsto o terminal do trem-bala na cidade, informa reportagem de Dimmi Amorapara a Folha.

O prazo pelo qual a Odebrecht tem o direito de explorar comercialmente um prédio da estação e seu entorno, que somam quase 200 mil metros quadrados, é quase o mesmo da concessão do trem de alta velocidade.

O projeto, orçado em R$ 38 bilhões, é a maior obra pública em gestação no país.

Quem vencer o leilão do trem-bala terá que negociar com a Odebrecht para utilizar a área.

A Secretaria de Transportes do Rio informou que, ao devolver os imóveis para a Supervia, tinha a "intenção de atender questões relacionadas ao equilíbrio econômico-financeiro" do contrato.

A Supervia, operadora de trens urbanos controlada pela Odebrecht, deixou de usar a Estação Barão de Mauá como terminal de trens em 2004. A partir de então, a estação ficou fechada.

A Odebrecht não se pronunciou.


Fonte: Folha

TRAFICANTE PROCURADO PELOS EUA É ENCONTRADO MORTO NO MÉXICO

Militares mexicanos localizaram nesta sexta-feira (2) em uma estrada do estado de Tamaulipas os cadáveres de um poderoso narcotraficante da região e de um agente ministerial, informou a Secretaria da Defesa Nacional (Sedena).

As vítimas, achadas dentro de um automóvel abandonado, foram identificadas como Samuel Flores Borrego, conhecido como "El Metro 3", chefe da área de Reynosa (Tamaulipas) para o cartel das drogas do Golfo, e Eloy Lerma García, agente da Polícia Ministerial de Tamaulipas, anunciou a Sedena em comunicado.

Os corpos, abandonados em um automóvel na estrada Reynosa-Monterrey, apresentavam disparos de armas de fogo.

"Os primeiros indícios levam a crer que o caso se trata de um ajuste interno do grupo delitivo", assinalou a fonte.

Segundo o site da Agência Antidrogas dos Estados Unidos, o Departamento de Estado americano oferecia US$ 5 milhões a quem desse informações que levassem à captura de "El Metro 3" .

Tamaulipas é cenário de uma sangrenta guerra entre os carteis das drogas do Golfo e Los Zetas, que há poucos anos ainda eram aliados. Este conflito se estendeu ao estado vizinho de Nuevo León, cuja capital é Monterrey.

Fonte: Folha

BOLT CONQUISTA O OURO NOS 200 M

O velocista Usain Bolt confirmou seu favoritismo e venceu os 200 m no Mundial de Atletismo, em Daegu, na Coreia do Sul.

O tempo do atleta foi 19s40. Esta é a melhor marca do ano da prova. Porém, ficou longe do recorde estabelecido por ele próprio no último mundial em Berlim (19s19). Assim que acabou a corrida, o velocista foi ao encontro da torcida e agitou a bandeira de seu país.

Bem diferente de sua reação quando queimou a largada nos 100 m e ignorou os jornalistas.

"Vocês querem choro? Não vão ver", disse na ocasião.

O americano Walter Dix ficou com a prata. O francês Chistrophe Lemaitre foi o bronze.

O brasileiro Bruno de Barros terminou a prova em sexto lugar, com o tempo de 20s31.

Fonte: Folha