sexta-feira, 16 de março de 2012

BLATTER AFIRMA QUE DILMA DEU GARANTIAS PARA A COPA

Brasil e Fifa tentaram restaurar a relação num encontro nesta sexta-feira em que a presidente Dilma Rousseff assegurou ao chefe da entidade, Joseph Blatter, que o país cumprirá com as garantias acertadas para realizar a Copa do Mundo de 2014, em meio a um impasse sobre a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante o evento.
 
O presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA) Sepp Blatter comparece a um churrasco em Brasília, 16 de março de 2012. Brasil e Fifa tentaram restaurar a relação num encontro nesta sexta-feira em que a presidente Dilma Rousseff assegurou a Blatter. REUTERS/Agência Brasil/Antônio Cruz/DivulgaçãoA relação entre Brasil e Fifa vive uma crise detonada pela declaração feita pelo secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, de que o país precisava de um "chute no traseiro" para realizar o evento. A fala gerou uma forte reação do Brasil, que vetou a atuação de Valcke como intermediador.

O dirigente chegou a desmarcar uma visita oficial que faria ao país depois de o governo dizer que não iria recebê-lo. Após cartas com pedidos de desculpas, ainda não foi anunciado oficialmente quem representará a Fifa nas tratativas com o governo brasileiro.
 
Joseph Blatter e Dilma Rousseff em Brasília. AFP
Blatter, no entanto, reuniu-se na quinta-feira à noite com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e com o ex-atacante Ronaldo, conselheiro do Comitê Organizador Local (COL), e acertou manter Valcke afastado das conversas com o Brasil num primeiro momento, disse à Reuters uma fonte do governo que pediu para não ser identificada.

O dirigente disse ainda que irá negociar pessoalmente com o país.

Após o encontro com Dilma, Blatter disse que a questão Valcke não foi conversada com a presidente, e afirmou tratar-se de um "tema interno da Fifa".

"Jérôme Valcke continua trabalhando para a Fifa. O problema entre Jérôme Valcke e o Brasil é um problema que pertence ao presidente da Fifa e que o presidente (da Fifa) tem que solucionar", disse Blatter a jornalistas após o encontro, de uma hora. "Vocês podem dar um tempo para ele solucionar o problema?"

Preocupa à Fifa, além do cronograma das obras nas arenas e de infraestrutura, a demora em aprovar a lei que estabelece regras para a realização do Mundial em 2014 e das Confederações em 2013. A Lei Geral da Copa ainda aguarda votação na Câmara dos Deputados e no Senado e tem como um dos pontos mais polêmicos a venda de bebidas alcoólicas durante as partidas dentro dos estádios, proibido no país pelo Estatuto do Torcedor.

SÓ SORRISOS

O Brasil deu uma série de garantias à entidade, em 2007, durante a escolha do país-sede, dentre elas a legalização da venda de bebidas nas arenas, mas a questão enfrenta resistência entre congressistas, o que tem atrasado a aprovação da lei.

"A presidente disse não haver dúvida que o governo do Brasil irá implementar todas as garantias que foram dadas à Fifa", disse Blatter. "Eu confio nela e confio no Brasil".

A questão é de interesse da Fifa, que tem uma cervejaria entre seus principais patrocinadores. Deputados contrários à liberalização das bebidas alegam que a permissão pode aumentar casos de violência nas arenas. O projeto deve ser votado no plenário da Câmara na próxima semana.

Blatter e Aldo, que também participou do encontro, tentaram demonstrar harmonia entre as partes. O brasileiro falou de "reunião construtiva". Já o dirigente suíço se disse "sorridente" com o resultado da reunião, mas pediu por encontros mais frequentes com Dilma.

Pelé, embaixador da Copa do Mundo de 2014, usou de humor para definir o momento atual da relação entre o Brasil e a entidade.

"Eu falei para a presidente Dilma que daqui para frente não é para me chamar de ministro, é para me chamar de bombeiro. Eu estou aqui para apagar as fogueiras, é isso que eu estou fazendo", disse.

Questionado sobre a saída de Ricardo Teixeira da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após 23 anos, e do comando do Comitê Organizador Local (COL) da Copa, Blatter optou por uma resposta diplomática, dizendo que mudanças são normais.

"No que concerne a mudança na presidência da CBF e do Comitê Organizador Local, temos novas pessoas e isso é uma transformação natural, é normal, que acontece o tempo todo, no mundo todo", disse.

Teixeira foi substituído pelo vice-presidente da confederação, José Maria Marin, que não esteve na reunião por estar na Argentina.

Fonte: Reuters

HUBBLE CAPTA IMAGEM MAIS NÍTIDA DE AGLOMERADO DE ESTRELAS

O telescópio espacial Hubble conseguiu capturar a imagem mais detalhada e nítida até o momento do Messier 9, aglomerado de estrelas situado próximo ao centro de nossa galáxia, informou a Agência Espacial Europeia.

 

Apenas perceptível a olho humano, o Hubble consegue ver mais de 250 mil estrelas dentro do aglomerado, que se encontra a uns 25 mil anos-luz da Terra, perto do centro da Via Láctea e tão perto que as forças gravitacionais do centro galáctico o deformam ligeiramente.

Estima-se que os aglomerados contenham algumas das estrelas mais antigas da nossa galáxia, nascidas quando o Universo tinha uma pequena fração da sua idade atual.

As estrelas do Messier 9, além de duplicar a idade do Sol, têm uma composição bem diferente, com menos elementos pesados que o astro rei.

Os elementos cruciais para a vida na Terra, como o oxigênio e o carbono, assim como o ferro que compõe a crosta terrestre, são particularmente escassos no Messier 9.

Isso se deve a que os elementos mais pesados do Universo se formaram gradualmente no centro das estrelas e na explosão de supernovas. Durante a formação dos astros do Messier 9 havia uma quantidade menor desses elementos.

Além de mostrar as estrelas individualmente, a imagem do Hubble permite ver claramente as diferentes cores dos astros, relacionadas diretamente com a temperatura.

Assim, ao contrário do que se poderia esperar, quanto mais vermelho, mais frio, e quanto mais azul, mais quente.

O amplo espectro de temperaturas das estrelas fica evidenciado graças à enorme paleta de cores visível com a imagem captada pelo Hubbel. O entorno do Messier 9 é igualmente interessante e consiste em duas nebulosas extensas e escuras, conhecidas como Bernard 259, a sudeste do aglomerado, e Berard 64, a oeste, claramente visíveis na imagem do telescópio.

Fonte: Estadão

GEORGE CLOONEY É LIBERTADO APÓS PRISÃO EM PROTESTO HUMANITÁRIO

O ator americano George Clooney foi libertado nesta sexta-feira algumas horas após ter sido preso por desordem civil durante um protesto em frente à embaixada sudanesa em Washington, nos Estados Unidos. O pai do ator, o jornalista Nick Clooney, e outros ativistas que haviam sido presos na manifestação também foram libertados.

Clooney é libertado após prisão em protesto humanitário Clooney fez um pronunciamento após deixar a cadeia e disse que essa foi a primeira vez que ele foi preso. "Vamos esperar que seja a última", brincou o ator. Sobre o protesto, Clooney falou que "você nunca sabe se está realizando alguma coisa. Nós esperamos que ajude".

George Clooney, assim como vários congressistas, ativistas e seu pai, havia sido algemado e levado em uma patrulha da polícia após desobedecer a três avisos dados pelas autoridades para não atravessar a linha de segurança montada no perímetro da embaixada. O grupo de manifestantes exibia cartazes com os dizeres: "Sudão: Pare com as armas de fome em massa".

O ator George Clooney faz pronunciamento após ser solto da cadeia, horas depois de ser preso em um protesto contra o governo do Sudão. O pai do ator, o jornalista Nick Clooney, e outros ativistas que haviam sido presos na manifestação também foram libertados  Foto: AFP 

Antes de ser preso, ele chegou a conceder entrevistas à imprensa. Clooney disse que espera atrair mais atenção para a questão e se disse impressionado com o engajamento do presidente americano, Barack Obama, no assunto. O ator também disse que, se nenhuma ação for tomada nos próximos três ou quatro meses, ocorrerá um "verdadeiro desastre humanitário".

Clooney viajou recentemente ao Cordofão do Sul, um Estado do Sudão onde os combates entre o exército e os rebeldes favoráveis a uma anexação com o Sudão do Sul levaram a uma grave crise de fome. De volta aos Estados Unidos, Clooney acusou o governo de Cartum (capital sudanesa) de crimes de guerra, falando ante uma comissão do Senado.

Crítico de longa data do governo do Sudão pelo conflito separatista em Darfur, Clooney disse à comissão do Senado que o presidente Omar al-Bashir e seus colaboradores estão "provando ser os maiores criminosos de guerra deste século até o momento". Clooney também é cofundador do organização Satellite Sentinel Project, que usa imagens de satélite para observar possíveis ataques aéreos e o movimento de tropas no Sudão e no Sudão do Sul.

O Sudão do Sul se tornou independente em julho do ano passado, depois de duas décadas de guerra civil. No entanto, outro conflito separatista explodiu pouco depois no Cordofão do Sul e perto do Estado de Nilo Azul, no qual Cartum combate contra os insurgentes, uma vez aliados aos ex-rebeldes que agora governam o Sudão do Sul. "Há realmente uma contagem regressiva (na situação do Sudão)", disse Clooney nesta sexta-feira.

Fonte: Terra

GOVERNO ZERA IOF PARA OPERAÇÃO DE IMPORTAÇÕES

O governo anunciou hoje que zerou a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para contratos derivativos de hedge de exportação. A medida está no decreto 7.699 publicado nesta sexta-feira, 16, no Diário Oficial da União.

No entanto, a alíquota de IOF só ficará reduzida a zero “nas operações com contratos de derivativos para cobertura de riscos, inerentes à oscilação de preço da moeda estrangeira, decorrentes de contratos de exportação firmados por pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada no país", de acordo com o decreto. 

A alíquota no valor de zero também depende do limite de alavancagem de exposição cambial vendida em derivativos de até 1,2 vezes o valor total das operações com exportação realizadas em 2011 tanto por pessoa física quanto jurídica, desde que titular dos contratos de derivativos.

Ainda em 2011, o governo aplicou o IOF nas posições vendidas em derivativos cambiais. A alíquota desde então é de 1%, e pode chegar a 25%.

Fonte: Jornal do Brasil

JUSTIÇA DEVOLVE MARCELINHO GUIMARÃES À DIREÇÃO DO BAHI

Era para ser uma celebração apenas discreta, mas as gargalhadas, os abraços e os apertos de mãos entre homens ilustres não passaram incólumes e chamaram a atenção dentro de um grande restaurante de Salvador, na tarde desta sexta-feira, 16.

Presidente tricolor se diz confiante na continuidade do processo e ameaça punir opositores
Tratava-se da diretoria do Bahia, que, acompanhada de amigos, de funcionários e do ex-presidente Marcelo Guimarães, festejava num almoço regado a água, refrigerante e Whisky a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que recolocou o presidente Marcelo Guimarães Filho no poder.

"Estou muito feliz. Graças a Deus que o resultado aconteceu. Vamos para o Ba-Vi mais tranquilos", comemorou Marcelinho.

A decisão da justiça que devolveu o mandatário tricolor ao cargo é apenas provisória. Mesmo assim, o presidente do Esquadrão demonstra confiança e acredita que tudo possa ser logo resolvido, enquanto ainda espera a data do julgamento que definirá o futuro administrativo do tricolor.

"Infelizmente aconteceu esse problema, mas as coisas estão se encaminhando e o nosso jurídico está trabalhando muito para regularizar essa situação. A gente acredita que vai dar tudo certo", disse.

Marcelo Filho contou ainda que, ancorado no estatuto interno do Bahia, buscará uma punição para os membros do conselho que eventualmente tenham causado danos ao clube.

“Não sei com precisão qual é o artigo, mas o nosso estatuto prevê punição para quem tem este tipo de conduta. Isto é possível e nós vamos correr atrás”, finalizou.

Entenda o caso - A briga judicial no Bahia, que começou na disputa eleitoral de dezembro do ano passado, teve novo capítulo na última quarta-feira, 14, quando o juiz Paulo Albiani, da 28ª Vara Cível, decretou em caráter de sentença que o tricolor ficaria novamente sob intervenção do advogado Carlos Rátis.

O ex-conselheiro e oposicionista Jorge Cerqueira Maia moveu o processo, apontando irregularidades no conselho deliberativo do clube. Rátis tinha como primeira função convocar eleições para formar um novo conselho.

Contudo, o interventor, impedido por um computador quebrado, sequer teve acesso à lista de conselheiros do Esquadrão. A diretoria tricolor ganhou tempo e, no início da tarde desta sexta-feira, o desembargador Gesivaldo Brito, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, concedeu efeito suspensivo e devolveu Marcelinho à presidência.

Fonte: A Tarde

BRASIL E MÉXICO FECHAM NOVO ACORDO AUTOMOTIVO

O Brasil e o México fecharam na noite de quinta-feira (15, horário da Cidade do México) um acordo sobre as negociações para a importação de automóveis em regime especial que vigora entre os dois países desde 2002. Ficou acertado um regime temporário de três anos para o nível de exportações de veículos leves livres de tarifas alfandegárias, do México para o Brasil. As informações são do site do Ministério da Economia daquele país.
Acordo 
Para o primeiro ano, o montante de exportações será US$ 1,45 bilhão. No segundo, US$ 1,56 bilhão e, no terceiro, US$ 1,64 bilhão. O acordo foi fechado pelos ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e do México, Patrícia Espinosa.

Depois desse prazo, voltarão a vigorar as disposições do Acordo de Complementação Econômica 55, ou seja, o livre comércio de veículos leves entre os dois países.

Com respeito ao conteúdo regional de veículos leves, foi definido um percentual de 30% a 35% ao longo do primeiro ano e, a partir do quinto ano, aplicar um nível de 40%.

O Brasil e o México acertaram ainda que, durante o primeiro semestre deste ano, serão feitas missões empresariais de ambos os países com o objetivo de fortalecer o comércio bilateral do setor.

Esta é a terceira tentativa de renegociação do acordo automotivo entre o Brasil e o México. Autoridades mexicanas estiveram duas vezes no Brasil, em fevereiro, mas não houve avanços nas discussões.

O último encontro ocorreu no dia 29 do mês passado, com as presenças da chanceler do México, Patricia Espinosa, e o ministro da Economia mexicano, Bruno Ferrari.

Firmado em 2002, o acordo automotivo permite a importação de veículos, peças e partes de automóveis do México com redução da alíquota de impostos e institui um percentual mínimo de nacionalização dos veículos vindos do país.

A parceria isenta os automóveis da taxa de importação até 35%, cobrada sobre carros de fora do México e do Mercosul.

Atualmente, o intercâmbio comercial entre os dois países movimenta cerca de US$ 8,5 bilhões – 40% corresponde ao setor automotivo. Pela primeira vez em dez anos, há um saldo negativo para o Brasil.

O Itamaraty confirmou a conclusão das negociações, por meio da assessoria de imprensa, e que os termos do acordo serão divulgados oficialmente nesta sexta-feira.

Fonte: Correio do Brasil

TRABALHADORES SÃO RESGATADOS DE TRABALHO ESCRAVO EM GOIÁS

Trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão no final de fevereiro em lavouras de soja, café e milho, nos municípios de Montividiu e Rio Verde, em Goiás, dormiam com ratos e morcegos, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De acordo com o auditor fiscal Roberto Mendes, as jornadas de trabalho prolongadas, que chegavam a 16 horas, e as condições degradantes a que 24 pessoas eram submetidas sistematicamente em fazendas do grupo Ypagel, caracterizam escravidão contemporânea, conforme previsto no artigo 149 do Código Penal.

A ação de fiscalização contou com a participação do auditor Juliano Baiocchi e da procuradora Carolina Marzola Hirata, do Ministério Público do Trabalho (MPT), além de apoio da Polícia Federal.


Fiscalização encontrou condições degradantes e jornadas de até 16 horas em lavouras de soja, café e milho

Os trabalhadores foram resgatados das fazendas Monte Alegre, Pindaíbas e Cachoeira de Montividiu, todas pertencentes ao grupo Ypagel, dos irmãos Valdemar Osvaldo Gonçalves e Jurandir Osvaldo Gonçalves, e suas filhas Geovana Eliza Gonçalves e Franciele Mendes Gonçalves.

Questionado sobre as condições a que o grupo era submetido, o gerente responsável pela colheita de soja, Antônio Osvaldo Gonçalves, irmão dos dois proprietários, afirmou que todos da família estavam viajando e que não poderia se pronunciar.

A Repórter Brasil tentou contato com Valdemar, mas, até o fechamento desta reportagem, ele não retornou aos recados deixados em seu celular.

Após o flagrante, a família Gonçalves pagou imediatamente R$ 175 mil de verbas recisórias para os trabalhadores e concordou em regularizar as condições para os libertados seguirem trabalhando, agora com os direitos respeitados. O MPT negocia Termo de Ajustamento de Conduta que prevê o pagamento de R$ 300 mil em danos morais coletivos e fiscalizações regulares para verificar se as condições determinadas serão cumpridas.

Colheita

A agilidade para regularizar a situação tem relação com os prejuízos decorrentes de atrasos na colheita da soja, que vai de fevereiro a março em Goiás. O MTE promete intensificar as ações de fiscalização até o final do período.

— Na região do sudoeste goiano existem milhares de produtores de soja e suspeita-se que possa haver outros casos semelhantes. Como o período de colheita coincide com o período chuvoso, existe certa dificuldade de se realizar a colheita, uma vez que quando se chove não é possível colher. E como, após atingir o ponto ideal de colheita, os grãos não podem aguardar muito tempo, os agricultores costumam aproveitar ao máximo aqueles dias em que as condições estão ideais para tal (dias ensolarados). E é justamente aí que ocorre a exigência de jornadas de trabalho extremamente excessivas, que se prolongam até as oito ou onze da noite, explica o auditor Roberto.

— Outra causa da exigência de jornadas de trabalho além do limite legal é a busca pelo aproveitamento máximo das máquinas usadas na colheita da soja, geralmente equipamentos de última geração e de alto custo e que, em regra, só são usados por poucas semanas por ano, durante a colheita. Mas são problemas que os agricultores têm que encontrar soluções, como por exemplo, contratar mais funcionários e estabelecer dois turnos de trabalho, completa, lembrando que a legislação prevê jornada de oito horas diárias, com no máximo duas horas extraordinárias por dia. “Salvo exceções previstas no artigo 61, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que não se aplicam ao caso da colheita da soja”.

Degradação

O estado dos alojamentos em que os trabalhadores eram obrigados a dormir durante a época de colheita está entre um dos principais problemas encontrados. Havia apenas um chuveiro para um grupo de mais de 20 homens e condições inadequadas de higiene e habitação.

— Esses locais estavam em péssimas condições. Eram sujos e sem higiene, não tendo nenhuma estrutura para servir como moradias. Os únicos móveis existentes no local eram as camas velhas. Tinha trabalhador que nem colchão tinha, estavam dormindo ‘na tábua’. Era uma situação de total degradação. Os alojamentos estavam infestados de ratos e morcegos, que, durante o dia, dormiam sossegadamente na cozinha, diz Roberto, que ressalta que, apesar da situação encontrada nos alojamentos, o maquinário usado na colheita e transporte da soja, bem como no plantio do milho safrinha, era de última geração.

A equipe de fiscalização encontrou uma barraca de acampamento na varanda da casa, armada por um dos trabalhadores que quis evitar o contato com os animais enquanto dormia. Segundo o relatório de inspeção do MPT, os trabalhadores que operavam as máquinas para borrifar veneno nas plantações estavam sujeitos a se contaminarem: “a depender do vento, o trabalhador acabaria molhado por veneno (especialmente no rosto, que não tem proteção)”, diz o texto. Além disso, nas frentes de trabalho não havia nenhuma estrutura, nem equipamentos de primeiros-socorros, nem banheiros, e nem água. A que os trabalhadores consumiam tinha que ser levada por eles em garrafas próprias.

Além de estarem submetidos a condições degradantes no alojamento e nas lavouras, os trabalhadores também tinham que cumprir jornadas exaustivas prolongadas. O grupo, de acordo com as autoridades, começava a trabalhar por volta das 6h e 7h e seguia até a hora que fosse possível, alguns cumprindo jornadas de até 16 horas.

Fonte: Correio do Brasil

EM GOIÁS, PRESIDENTA DILMA VISITA OBRAS DA FERROVIA NORTE-SUL

Na primeira visita ao estado de Goiás desde que foi eleita, a presidente Dilma Rousseff vistoria nesta quinta obras da Ferrovia Norte-Sul nas cidades de Anápolis e Goianira.

A ferrovia faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, quando concluída, terá cerca de 3 mil quilômetros de extensão que farão a integração de regiões do país, reduzindo o custo do transporte de cargas e favorecendo o crescimento de projetos agropecuários e agroindustriais nesse eixo. Em construção desde 1987, as obras da ferrovia foram interrompidas diversas vezes.

A viagem da presidente começa com a vistoria ao túnel 2 da Ferrovia Norte-Sul, localizado no trecho entre Anápolis (GO) e Palmas (TO). Esse trecho tem 855 quilômetros de extensão e 95% das obras concluídos, com investimentos de R$ 2,92 bilhões.

Pouco depois, em Goianira, Dilma tem reunião de trabalho com os responsáveis pela obra, em canteiro do trecho que liga Ouro Verde (GO) a Estrela do Oeste (SP). Com 680 quilômetros de extensão, 23% das obras desse trecho estão concluídos e a previsão de investimentos é R$ 2,7 bilhões até 2014. Os dados sobre os dois trechos da ferrovia são do Ministério dos Transportes.

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), acompanha a presidente na visita às obras. Ao ter a confirmação da ida de Dilma ao estado, o governador tucano divulgou nota elogiando o “espírito republicano e a relação democrática que seu governo [da presidente Dilma] mantém com todas as unidades federativas”. O governador disse que a Ferrovia Norte-Sul vai mudar o perfil econômico de Goiás, com melhoria na área da logística.

Fonte: Correio do Brasil