terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

BRASIL PODERÁ SER O PRIMEIRO PAÍS A RECEBER A VACINA ANTIDENGUE

Noventa anos após iniciados os primeiros estudos, a vacina contra a dengue entra na fase final de preparação e o Brasil pode ser o primeiro país a recebê-la. Em março, executivos da empresa francesa Sanofi Pasteur desembarcarão em Brasília para propor ao governo federal um acordo para que o País tenha prioridade na distribuição do imunizante.

A corrida pelo Brasil não ocorre por acaso. Considerada uma vacina para atacar uma doença comum em países pobres, multinacionais buscam locais onde possam compensar seus investimentos. O Brasil, portanto, seria perfeito: no País a doença é endêmica e, ao contrário da África, possui recursos para a vacina.

Os testes da terceira fase do imunizante desenvolvido pela Sanofi serão iniciados neste ano, com 30 mil pessoas. O Brasil fará parte desses testes. Se a eficácia do produto for comprovada, o primeiro pedido de registro e autorização será feito em 2013. Para a Sanofi, a meta é a de ter o produto no mercado mundial já em 2015. 'Caminhamos para o controle de mais uma doença. Para alguns países, isso será fundamental', afirmou o vice-presidente da Sanofi, Michael Watson.

Prazos menores. No caso do Brasil, a empresa quer negociar prazos menores para permitir que a vacina chegue à população. 'O que vamos propor ao Brasil é que, se houver um compromisso político e um processo mais acelerado de aprovação, o produto poderá estar à disposição antes de 2015', disse Jean Lang, vice-presidente de pesquisa e chefe do programa de Dengue.

A Sanofi enfrenta um problema: o desenvolvimento de duas vacinas contra a dengue, uma por meio de uma parceria entre a multinacional GSK e a Fiocruz e outra, pelo Instituto Butantã. Por isso, a Sanofi quer propor que seu produto seja usado no Brasil enquanto o País não finalizar sua produção própria.

Segundo o Instituto Internacional de Vacinas, a Sanofi tem pelo menos quatro anos de avanço sobre os demais projetos.

Em um primeiro momento, nenhuma das empresas terá a capacidade de suprir todo o mercado. Em sua fábrica em Lyon, a Sanofi deve produzir 100 milhões de doses por ano - quantidade suficiente para vacinar apenas o Estado de São Paulo, já que cada pessoa precisa tomar três doses.

Fonte: Estadão

DIRIGENTES DO SÃO PAULO AFIRMAM QUE NÃO DARÃO TAÇAS DAS BOLINHAS AO FLAMENGO

O São Paulo não pretende devolver a Taça das Bolinhas à Caixa Econômica Federal, apesar da determinação da Justiça do Rio de Janeiro. O diretor jurídico do time tricolor, Kalil Rocha Abdalla, avisou que o clube não faz parte do processo movido pelo Flamengo contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, por isso, tem a intenção de continuar com o troféu.


"Não cogito devolver, absolutamente. Não recebi intimação nenhuma e, se é um processo entre Flamengo e CBF, como me mandam devolver a taça? Não sou parte deste processo", disse.

"Acho que não é da competência do juiz determinar uma coisa da qual não faço parte. Está havendo um engano, um equívoco. Não posso cumprir este despacho. Vou ao Rio argumentar", emendou o dirigente, em contato por telefone.

No processo que tem o Flamengo como autor e a CBF como ré, o juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, da 50ª Vara Cível do Rio, determinou que o São Paulo devolva a Taça das Bolinhas à Caixa Econômica Federal em um prazo de 24 horas.

No entanto, Abdalla reitera que o Flamengo deveria reivindicar o troféu diretamente junto ao São Paulo. "A ação está mal posta, deveria ser contra o São Paulo ou a Caixa. Há uma semana, o Ricardo Teixeira declarou o São Paulo como campeão. Agora, fala que o título é do Flamengo".

Entenda o caso

A Taça das Bolinhas é um troféu idealizado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual CBF, juntamente à Caixa Econômica Federal, que premiaria o primeiro clube a ser cinco vezes campeão brasileiro de forma alternada ou três consecutivas.

Por ter ganho o quinto título nacional em 2007, o São Paulo recebeu o troféu na semana passada, após a entidade máxima do futebol nacional definir como "impossível" o reconhecimento da conquista rubro-negra.

Mas, como o caso teve uma reviravolta e o Flamengo teve o título de 1987 reconhecido oficialmente na segunda, o clube passou a ser considerado penta em 1992, quando bateu o Botafogo na final. Com isso, seria ele o detentor legal da taça.

Fonte: Terra

NAVIOS IRANIANOS PASSARAM PELO CANAL DE SUEZ

Dois navios militares iranianos passaram na terça-feira pelo Canal de Suez, no Egito, seguindo para o mar Mediterrâneo rumo à Síria, disse uma fonte da administração do canal. A medida foi classificada por Israel como uma "provocação".

O Irã parece estar testando suas relações no Oriente Médio depois da queda do presidente egípcio, Hosni Mubarak. O tratado de paz de longa data com o Egito é crucial para a segurança regional de Israel.

Washington disse que estava monitorando os navios.

Os navios entraram no canal às 5h45 (0h45, horário de Brasília) nesta terça-feira e passaram para o Mediterrâneo às 15h30 (10h30), informou à Reuters uma fonte da Autoridade do Canal de Suez. "Seu retorno está previsto para o dia 3 de março", disse a fonte.

O Canal de Suez atravessa o Egito e permite o transporte de carga entre o Oriente Médio e a Europa sem a necessidade de circunavegar o extremo sul da África.

A embocadura no norte do canal, o Porto Said, fica a cerca de 100 quilômetros de Israel, mas a rota do navio à Síria, seu destino final, conduziria a embarcação através de um percurso paralelo à costa israelense.

São as primeiras embarcações militares iranianas a passar pelo canal desde a Revolução Islâmica do país em 1979.

Israel está ansioso sobre o levante político no Egito e em outros Estados árabes alinhados com os Estados Unidos. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, havia dito anteriormente que encararia a passagem dos navios iranianos como algo "grave".

O vice-primeiro-ministro israelense, Moshe Yaalon, disse ao Canal 2 da TV local na terça-feira: "é uma provocação iraniana. Quando você olha para o Oriente Médio, onde quer que os iranianos estejam envolvidos, a situação não é boa".

"Isso certamente não é um bom presságio, mas estes dois navios não são uma ameaça imediata para nós", acrescentou ele.

Segundo a mídia de Israel, autoridades da Marinha disseram que os navios iranianos seriam rastreados, mas não confrontados.

Pesquisas de opinião no Egito sugerem que as principais forças políticas emergentes estarão menos submissas a Israel e aos Estados Unidos, apesar de nenhum grupo ter pedido a anulação do tratado de paz entre Israel e Egito.

Fonte: Reuters

LUCRO DO ITAÚ CRESCE 20,9% NO 4º TRIMESTRE

O Itaú Unibanco registrou uma alta anual de 20,9 por cento no lucro líquido recorrente do quarto trimestre, apoiado em crescimento da carteira de crédito e ligeira redução na despesa com provisão para perdas com crédito.

O maior banco privado do Brasil divulgou lucro líquido recorrente de 3,4 bilhões de reais para os últimos três meses de 2010, período em que a instituição concluiu o processo de migração e integração da base de pontos de atendimento pelo país que consumiu 835 milhões de reais ao longo do ano.

A média de sete previsões de analistas consultados pela Reuters indicava lucro líquido recorrente de 3,466 bilhões de reais para a instituição nos último trimestre de 2010.

No acumulado de 2010, o lucro líquido recorrente da instituição foi de 13 bilhões de reais, incremento de 24,1 por cento na comparação com o ano anterior. "Esse resultado deve-se principalmente ao aumento de 9,4 por cento da margem financeira com clientes, à evolução de 15,1 por cento das receitas de prestações de serviços e de tarifas bancárias e à melhora de 17,7 por cento do resultado de créditos de liquidação duvidosa", afirma o banco no balanço.

A carteira de crédito terminou o ano passado em 335,5 bilhões de reais, alta de 20,5 por cento em 12 meses. O destaque no crescimento dos empréstimos ocorreu por conta do setor imobiliário, cuja carteira aumentou 53,7 por cento, para 8 bilhões de reais.

O crédito para pessoa física subiu 18,3 por cento, para 127,13 bilhões de reais, enquanto os financiamentos para empresas subiram 21,8 por cento, a 193,95 bilhões de reais. A carteira do banco na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai cresceu 23 por cento, para 14,4 bilhões de reais.

Enquanto isso, as despesas com provisão para perdas com crédito somaram 3,982 bilhões de reais nos últimos três meses de 2010, uma queda de 2,1 por cento sobre o terceiro trimestre e leve recuo de 0,8 por cento na comparação anual.

O índice de inadimplência de empréstimos vencidos há mais de 90 dias terminou o quarto trimestre em 4,2 por cento. O indicador é formado por um índice de 5,8 por cento para pessoa física e de 2,9 por cento para pessoa jurídica. No quarto trimestre de 2009, o índice geral de inadimplência era de 5,6 por cento.

As receitas com prestação de serviços e tarifas cresceram 9,2 por cento no quarto trimestre em relação ao mesmo período de 2009, para 4,591 bilhões de reais.

O Itaú Unibanco tinha em dezembro 755,112 bilhões de reais em ativos, avanço de 24,1 por cento sobre o final de 2009.

O Itaú Unibanco é o último dos grandes bancos no Brasil a reportar o resultado de outubro a dezembro passado.

Em 31 de janeiro, o Bradesco apresentou lucro de quase 3 bilhões de reais para o quarto trimestre. No início de fevereiro o Santander Brasil divulgou lucro líquido pelo padrão contábil local de 831 milhões de reais. Na semana passada, o Banco do Brasil anunciou ganho trimestral de 4 bilhões de reais.

Fonte: Reuters

DIVULGADAS AS FOTOS DO ASSASSINO DE VANESSA NA GRANDE SÃO PAULO

A polícia divulgou na noite desta segunda-feira a foto de Edson Bezerra Gouveia, 35, conhecido como Buda, suspeito de estuprar e matar a supervisora de vendas Vanessa Duarte, 25.

Gouveia teve a prisão decretada na sexta-feira (18) e está foragido. Imagens divulgadas pela TV Record mostram que o suspeito tem uma tatuagem grande no braço direito.


O corpo de Vanessa foi encontrado em um matagal em Vargem Grande Paulista (Grande São Paulo), no domingo (13).

O suspeito ganhou o apelido de Buda por conta do excesso de peso do suspeito - mas, segundo a polícia, ele emagreceu devido ao uso de crack.

Gouveia tem condenações por roubo, receptação, ato obsceno e atentado violento ao pudor e fugiu do regime semiaberto do presídio de Tremembé em fevereiro de 2010. Ele teve seu retrato falado divulgado na terça-feira (15).

A polícia diz que chegou até o Gouveia porque, no dia do crime, ele teria comentado com um irmão que tinha sequestrado uma mulher e feito uma "loucura". Como ele chegou em casa transtornado, o irmão procurou a polícia.

Uma outra testemunha também afirmou ter cruzado com o suspeito em uma estrada na região do crime --ela o reconheceu por foto. De acordo com essa testemunha, Gouveia estava com os olhos "esbugalhados" e tinha arranhões nos braços, o que pode indicar contato com a vítima.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Zacarias Tadros, o crime foi premeditado e o objetivo era estuprar a jovem. Ele afirmou que o suspeito monitorava e seguia Vanessa já havia algum tempo e que ela foi sequestrada assim que deixou sua casa.

Ainda de acordo com Tadros, após a prisão deste suspeito será mais fácil localizar o outro.

RETRATOS

Na quinta, foi divulgado retrato falado do segundo suspeito de assassinar a vendedora. O retrato foi feito com base no depoimento de uma testemunha e, a princípio, não seria divulgado para preservar as investigações. A polícia, porém, mudou de ideia e divulgou a imagem, que mostra um homem jovem branco.


A polícia também está analisando mais de nove horas de imagens captadas por câmeras de monitoramento da Prefeitura de Barueri. A investigação tenta rastrear imagens em que aparece o carro em que estava Vanessa para descobrir o trajeto exato desde que ela saiu de sua casa até o local onde o veículo foi encontrado, em Vargem Grande Paulista.

CRIME

O corpo de Vanessa foi encontrado por amigos na noite de domingo (13) em um matagal próximo à rodovia Raposo Tavares, em Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo, após eles avistarem um broche, um colar e uma cinta da jovem.

Um preservativo e duas embalagens vazias foram encontradas perto do local em que estava o corpo e passarão por perícia, segundo informação da Secretaria de Segurança Pública.

O carro usado pela jovem no dia do seu desaparecimento é do noivo dela. Ele disse à polícia que ela ia de encontrar três amigas em Carapicuíba (Grande SP), de onde seguiriam para um curso no bairro do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo. O casamento estava marcado para novembro.

As amigas da jovem disseram que esperaram até as 9h40, mas ela não apareceu. Elas contam que o celular dela estava na caixa postal a manhã inteira.

O laudo do IML (Instituto Médico Legal) de Cotia (Grande São Paulo) sobre a causa da morte de Vanessa apontou que ela morreu asfixiada após sofrer abuso sexual e ser espancada.

A asfixia foi provocada por estrangulamento e pela obstrução da boca por um absorvente feminino. O laudo também apontou traumatismo craniano, hematomas em diversas partes do corpo e queimaduras.

Fonte: Folha

BALANÇA COMERCIAL DO BRASIL TEM SUPERÁVIT DE US$ 577 MILHÕES

A terceira semana de fevereiro registrou superávit comercial de US$ 577 milhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No período, com cinco dias úteis, as exportações chegaram a US$ 4,542 bilhões, com média diária de US$ 908,4 milhões. As importações totalizaram US$ 3,965 bilhões, com média por dia útil de US$ 793 milhões.

Nas três semanas deste mês, com 14 dias úteis, o superávit comercial ficou em US$ 1,557 bilhão, com exportações de US$ 12,299 bilhões (média diária de US$ 878,5 milhões) e importações de US$ 10,742 bilhões (média de US$ 767,3 milhões por dia útil).

De janeiro até a terceira semana deste mês, com 35 dias úteis, o superávit comercial chegou a US$ 1,980 bilhão, contra US$ 556 milhões registrados em igual período de 2010. No acumulado até a última semana, as exportações chegaram a US$ 27,513 bilhões (média de US$ 786,1 milhões por dia útil) e as importações ficaram em US$ 25,533 bilhões (média diária de US$ 729,5 milhões).

Fonte: Correio do Brasil

TV ESTATAL DA LÍBIA MOSTRA KADHAFI EM TRÍPOLI

O líder líbio, Muammar Kadhafi, apareceu ao vivo na TV estatal nesta segunda-feira, em imagens transmitidas de sua residência, em Bab Al Azizia, na capital, Trípoli.

"Vou ver os jovens na praça verde apenas para mostrar que estou em Trípoli e não na Venezuela, para desmentir estas TVs, estes cães", disse Kadhafi sobre as versões de que teria abandonado a Líbia.


A TV estatal mostrou o coronel Kadhafi de agasalho, protegido por um guarda-chuva, quando se preparava para subir em um carro no quartel-residência de Bab Al Aziziya.

De fato chove em Trípoli na noite desta segunda-feira.

Sob as imagens a TV informou que "em um encontro ao 'vivo' com o canal Al Jamahiriya, o irmão e líder da revolução desmentiu os boatos das redes tendenciosas".

O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, disse na tarde de hoje, em Bruxelas, que o coronel Kadhafi poderia ter fugido para a Venezuela.

Fonte: AFP

GOVERNO E OPOSIÇÃO DEFINEM AS ESTRATÉGIAS PARA A APROVAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO

Governo e oposição definem nesta terça-feira (22) suas estratégias para votação amanhã do salário mínimo. Serão duas votações: pela manhã, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); e, à tarde, no Plenário do Senado.

O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), disse à Agência Senado na segunda-feira (21) que devem ser feitas três votações nominais: as das emendas que fixam o mínimo em R$ 560 e em R$ 600 e a da emenda que acaba com a possibilidade de fixar por decreto os valores vigentes entre os anos de 2012 e 2015.
Relatório

Relator do PL 382/11, enviado ao Senado na sexta-feira pela Câmara dos Deputados, Jucá antecipou que, em princípio, deve manter o texto aprovado pelos deputados no dia 16 de fevereiro.

Já o líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), anunciou para as 14h30 desta terça-feira reunião com a bancada para discutir duas emendas: a que eleva o mínimo a R$ 600 e a que veda a possibilidade de fixação do valor do salário por decreto presidencial.

Também o líder do DEM, senador José Agripino (RN), deve reunir sua bancada nesta terça-feira para acertar a posição do partido, que pode tentar resgatar no Senado a emenda, rejeitada pela Câmara, que estabelecia o valor em R$ 560.

Antecipação

Outra emenda anunciada para o projeto é de autoria de um senador da base governista - Paulo Paim (PT-RS) pretende incorporar ao valor do mínimo deste ano uma antecipação parcial do reajuste que será concedido em 2012.

Essa antecipação, segundo Paim, deve ser de 2,75%, mais a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) já assegurada no projeto original. A intenção do parlamentar é garantir ao mínimo de 2011 algum aumento real, pois a regra vigente (reajuste pela inflação mais a taxa de crescimento da economia) foi prejudicada pela variação negativa do produto interno bruto (PIB) de 2009. Se for aprovada essa antecipação, o salário mínimo passará a ser de R$ 560,00.

A emenda de Paim deve ser um dos temas da reunião da bancada do PT nesta terça-feira.

Questionamento

O projeto também acaba com a obrigação do Executivo de submeter ao Legislativo, anualmente, proposta fixando o valor do mínimo. Um decreto presidencial divulgará a cada ano os valores mensal, diário e horário do salário, com base na fórmula definida (variação do INPC mais taxa de crescimento do PIB).

Na Câmara, houve questionamento quanto à constitucionalidade desse dispositivo, porque a Constituição inclui entre os direitos dos trabalhadores o de receber "salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado". Os deputados rejeitaram o destaque que visava a supressão do artigo 3º do projeto.

Supremo

No Senado, a oposição voltou a questionar o artigo 3º e ameaçou, caso perca em Plenário, levar o assunto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para muitos senadores, o Congresso Nacional não pode abrir mão da prerrogativa de discutir e fixar anualmente o salário mínimo.

Mas o senador Romero Jucá afirmou que os oposicionistas estão interpretando mal o artigo do projeto. Segundo ele, as diretrizes gerais - ou seja, a fórmula do reajuste pelo INPC e pela variação do PIB - estão na lei e o decreto apenas explicita os seus desdobramentos, com a divulgação do valor do mínimo a cada ano.

Também o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) considerou um erro a anunciada intenção dos oposicionistas de recorrer ao STF contra o artigo 3º do projeto. Segundo o parlamentar, uma eventual decisão contra o PL 382/11 pode colocar em risco a própria política de recuperação do salário mínimo.

Fonte: UOL

DELEGADOS QUE DESPIRAM ESCRIVÃ A FORÇA EM SÃO PAULO SÃO AFASTADOS

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo informou nesta segunda-feira que o secretário Antonio Ferreira Pinto determinou a saída dos delegados de polícia Eduardo Henrique de Carvalho Filho e Gustavo Henrique Gonçalves da Corregedoria da Polícia Civil. Eles aparecem em um vídeo em que uma ex-escrivã da polícia é despida à força para ser revistada durante uma investigação de pagamento de suborno.


De acordo com a secretaria, o terceiro delegado de corregedoria que participa da cena, Renzo Santi Barbin, não integra mais os quadros da corregedoria. Ainda foi determinado a instauração de Processo Administrativo Disciplinar para apurar a responsabilidade funcional de cada um deles, assim como do delegado Emílio Antonio Pascoal, que na época era titular da Divisão de Operações Policiais da Corregedoria.

O fato aconteceu em 15 de junho de 2009, em uma delegacia de Parelheiros, na zona sul de São Paulo. Nas imagens, os delegados corregedores aparecem tirando a calça e a calcinha da escrivã à força. A escrivã pede para ser revistada por mulheres, mas o pedido não foi atendido.

Segundo a secretaria, foi expedido um ofício a Procuradoria da Justiça manifestando "perplexidade com o requerimento de arquivamento do inquérito policial instaurado por abuso de autoridade, pelo representante do Ministério Público oficiante, à época, junto ao juízo criminal da Vara Distrital de Parelheiros".

Fonte: IG

PRESIDENTA DILMA AFIRMA QUE GOVERNO DEVE CONVIVER COM AS CRÍTICAS

A presidente Dilma Rousseff fez uma forte defesa da liberdade de expressão na segunda-feira ao participar da comemoração dos 90 anos do jornal "Folha de S. Paulo".

Durante a solenidade realizada na Sala São Paulo, ela comparou o momento atual da imprensa brasileira com a censura imposta aos meios de comunicação na ditadura militar.

"Um governo deve saber conviver com as críticas dos jornais para ter um compromisso real com a democracia. Porque a democracia exige esse contraditório", disse Dilma.

Ainda no discurso, a presidente afirmou que as críticas dos veículos de comunicação devem ser aceitas "mesmo quando são irritantes, mesmo quando nos atingem, mesmo quando nos afetam".

Dilma também repetiu declaração que vem usando desde sua eleição no ano passado.

"No Brasil de hoje devemos preferir um milhão de vezes o som das críticas de uma imprensa livre ao silêncio das ditaduras", afirmou.

Dilma estava acompanhada do vice, Michel Temer, e de ministros. Estavam presentes ainda os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso; do Senado, José Sarney (PMDB-AP); e da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

Fonte: Reuters

TERREMOTO DEIXA AO MENOS 65 MORTOS NA NOVA ZELÂNDIA

Um terremoto atingiu a cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, nesta terça-feira, causando a morte de pelo menos 65 pessoas. A previsão é que o número de vítimas aumente à medida que as equipes de resgate removam os escombros de casas e prédios que desabaram.

As equipes trabalharam durante toda a noite para resgatar pessoas presas nos destroços por toda a cidade, a segunda maior da Nova Zelândia.

Esse foi o segundo terremoto em menos de cinco meses em ChristChurch e o pior desastre natural na história do país.

"Nós bem podemos estar testemunhando o dia mais sombrio da Nova Zelândia... Até o momento, o número de mortos está em 65 e pode subir", disse o primeiro-ministro neozelandês, John Key, à TV local.

"É difícil descrever. O que era uma cidade vibrante algumas horas atrás agora está de joelhos", acrescentou Key, que viajou para Christchurch, sua cidade natal e onde tem parentes.

O sismo de magnitude 6.3 atingiu a cidade às 12h51 (20h51 em Brasília) a uma profundidade de apenas 4 quilômetros, segundo o site do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A TV local mostrou corpos sendo retirados dos escombros, espalhados pelo centro.

Ao contrário do tremor do ano passado, que ocorreu de manhã cedo, quando as ruas estavam vazias, nesta terça-feira as avenidas, lojas e escritórios do município de quase 400 mil habitantes estavam cheios de gente, por ser a hora do almoço.

O prefeito da cidade, Bob Parker, comparou a situação da cidade a uma zona de guerra. Inicialmente ele disse que cerca de 200 pessoas podiam estar presas nos escombros, mas depois revisou o número para 100.

Fonte: Reuters