quarta-feira, 11 de abril de 2012

MONTADORAS VÃO INVESTIR 22 BILHÕES DE DÓLARES ATÉ 2015

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, confirmou hoje (11) que as montadoras irão investir US$ 22 bilhões até 2015. Belini e outros representantes do setor conversaram com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre o novo regime automotivo brasileiro, que dá incentivos a um maior conteúdo de componentes nacionais nos carros. O novo regime vigorará entre 2013 e 2017.

“O grande esforço agora é em busca da competitividade do setor no Brasil”, disse Belini, após a reunião com o ministro.

Segundo Belini, os investimentos previstos para o setor começarão a deslanchar já neste ano, tanto nas montadoras quanto no setor de autopeças. Ele destacou que as desonerações e os financiamentos também deverão contribuir para o aumento da produção. 

Os representantes das montadoras pediram a Mantega mais atenção para o crédito no varejo para a venda de veículos para, assim, expandir-se a produção. Belini ressaltou, porém, que é baixo o volume de recursos destinados pelos bancos públicos federais para o financiamento ao consumidor

Para ele, existem ainda dificuldades no setor para a venda de caminhões e a renovação da frota. “Na realidade, a quantidade de postos que está sendo implementada no país é satisfatória. Porém, os frotistas não têm a segurança de que a capilaridade de postos será suficiente para fornecer diesel [para os caminhões]. Isso é uma questão que precisa ser resolvida”, disse.

No último dia 3, o governo anunciou um aumento de recursos do Tesouro Nacional para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o objetivo de estimular a produção dentro do novo Plano Brasil Maior, além do novo regime automotivo brasileiro.

Entre as medidas para o setor, estão a redução das taxas de juros fixas de 10% ao ano para 7,7% ao ano para ônibus e caminhões com produção nacional e o aumento do prazo total do financiamento de 96 meses para até 120 meses. Os juros do Procaminhoneiro caem de 7% ao ano para 5,5%, mas, para os ônibus híbridos, a taxa de 5% ao ano foi mantida.

Fonte: Agência Brasil

DEMÓSTENES É NOTIFICADO QUE SERÁ INVESTIGADO PELO CONSELHO DE ÉTICA

O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) foi notificado no início da tarde de hoje (11) de que será investigado pelo Conselho de Ética do Senado sobre as denúncias veiculadas na imprensa de participação em um esquema de exploração de jogos ilícitos comandado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Há dias recluso em sua residência, Demóstenes Torres foi ao seu gabinete exclusivamente para receber o documento, entregue pela secretária-geral da Mesa Diretora, Cláudia Lira.

Cumprido esse procedimento regimental, o parlamentar terá dez dias úteis, contados a partir de amanhã (12), para apresentar sua defesa ao Conselho de Ética. O prazo foi estabelecido ontem (10), pelo presidente interino do conselho, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

Mais cedo, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse à Agência Brasil que ontem foi acertado entre todos os líderes da Casa a necessidade de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para apurar todas as informações decorrentes da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que desmontou a quadrilha que trabalhava com a exploração de máquinas caça-níqueis em Goiás e no Distrito Federal. Ele também disse que caberá à comissão apurar, ainda, o envolvimento de Carlos Cachoeiras com "entes públicos e privados".

Segundo ele, o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), está negociando com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), o objeto determinado das investigações. Ou seja, os pontos que caberá à CPMI investigar.

O senador do PSOL disse também que o texto do requerimento de convocação da CPMI deve ficar pronto ainda hoje. Nos próximos dois dias, caberá aos líderes buscar o apoio de suas bancadas. "Como a CPMI é um consenso entre os líderes da Câmara e do Senado, não haverá problema em preencher o mínimo necessário de assinaturas nas duas Casas", acredita o parlamentar.

Fonte: Agência Brasil

BANCO DE PORTUGAL AUMENTA O CAPITAL EM 1 BILHÃO DE EUROS

O Banco Espírito Santo (BES), a terceira maior instituição financeira privada de Portugal, anunciou nesta quarta-feira um aumento de capital de 1 bilhão de euros para cumprir os requisitos europeus de solvência sem recorrer a fundos públicos.

O presidente do BES, Ricardo Salgado, assegurou em entrevista coletiva que a estrutura do núcleo de acionistas de referência da entidade não variará com o aumento de capital e o grupo familiar Espírito Santo manterá 35%, o banco francês Crédit Agricole 10,8% e o brasileiro Bradesco 4,8%.

A decisão do banco luso, cujo capital social no fechamento do exercício de 2011 superava ligeiramente os 4 bilhões de euros, lhe permitirá elevar seu índice de solvência Core Tier I do atual 9,2% para 10,7%.

A Autoridade Bancária Europeia exige das instituições comunitárias que esse índice não seja inferior a 9% a partir do próximo dia 30 de junho e que alcance 10% em dezembro deste ano.

Segundo um comunicado do Conselho de Administração do BES, seus principais acionistas, que somam 50,63% do capital, se comprometeram a assinar a mesma percentagem do aumento e o resto dos títulos será colocado entre investimentos institucionais e no mercado.

O preço de assinatura das novas ações se fixou em 0,395 euros, com um desconto de 66,24% em relação ao fechamento de hoje do BES na Bolsa de Lisboa, em 1,17 euros. 

Fonte: EFE

VIGILANTE NA FLÓRIDA ESTÁ PRESO POR MORTE DE JOVEM NEGRO

O vigilante voluntário George Zimmerman foi preso e acusado de assassinato em segundo grau pela morte do jovem negro Trayvon Martin, informou nesta quarta-feira a promotora especial Angela Corey.

Zimmerman atirou contra Martin, de 17 anos, durante uma briga em um bairro da cidade de Sanford, na Flórida. A polícia deteve Zimmerman após o incidente, mas o vigilante não ficou preso.

"Hoje apresentamos a acusação contra George Zimmerman por assassinato em segundo grau", disse Corey em entrevista coletiva. "Confirmo que Zimmerman está efetivamente sob prisão".

O caso Martin alimenta um vivo debate nos Estados Unidos sobre as relações raciais e o direito a autodefesa.

Zimmerman matou Martin com um tiro no peito, em uma rua de um bairro fechado onde o pai do jovem negro visitava uma amiga.

O vigilante não foi detido logo após o crime por alegar legítima defesa, baseado na lei permissiva da Flórida sobre o uso de armas que permite aos cidadãos usar força letal contra qualquer pessoa que represente séria ameaça.

A morte de Trayvon Martin desatou a ira da comunidade afro-americana e provocou um duro debate nacional que envolveu o presidente Barack Obama e congressistas negros.

"É preciso destacar que não foi acusado com base na pressão da opinião pública ou de petições. Foi acusado com base nos fatos e em função das leis do Estado da Flórida", destacou Corey.

Os advogados de Zimmerman "têm o direito de solicitar sua liberdade sob fiança...", segundo a promotora.

Fonte: AFP

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA BAHIA ENTRAM EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Os professores da rede estadual de ensino da Bahia decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, após assembleia da categoria realizada na manhã desta quarta-feira (11), no Teatro Nazaré, localizado em bairro homônimo, no Centro de Salvador. Na ocasião, participaram representantes de profissionais de 80 municípios. Mais de 2 milhões de alunos devem ficar sem aula, atrasando o calendário escolar.

A classe alega que o governo do estado não cumpriu o acordo de reajuste de 22,22% no salário da categoria, índice que equipara o valor recebido atualmente ao piso nacional do magistério. O acordo, assinado em 11 de novembro do ano passado, previa que o novo valor entraria em vigor a partir de janeiro deste ano.

Até o momento, de acordo com informações do sindicato da categoria, só teriam sido pagos 6,5% e o governador Jaques Wagner teria prometido parcelar o pagamento restante em duas partes, uma delas, em novembro desse ano e a outra, em abril de 2013. A proposta não foi aceita pelos professores.

A vice coordenadora da APLB, professora Marilene Betros, informou que, na próxima quarta-feira (18), uma manifestação deve acontecer em frente à Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A mobilização deverá contar com a presença de professores da capital e interior do estado.

Nota

Segundo nota oficial divulgada na página da Secretaria de Educação da Bahia, "todos os professores da rede estadual de ensino receberão o piso nacional estabelecido em lei". A secretaria informa que "o projeto de lei que assegura o cumprimento do piso nacional da educação aos 5.210 professores de nível médio (carreira em extinção), que ficaram com os salários abaixo do novo patamar nacional, de R$ 1.451,00 será enviado, nesta quarta-feira (11), pelo governo à Assembléia Legislativa".

A secretaria confirmou ainda que, atualmente, todos os professores licenciados, integrantes da carreira do magistério estadual, já recebem salário inicial acima do piso fixado, desde 2009.

Fonte: A Tarde

GOVERNADOR DA BAHIA SANCIONA LEI ANTIBAIXARIA

A lei antibaixaria, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia no dia 27 de março, foi sancionada nessa quarta-feira (11) pelo governador Jaques Wagner (PT). A lei proíbe a utilização de recursos públicos para contratação de artistas que cantem músicas ofensivas às mulheres e homossexuais. Embora tenha sido elaborada pela deputada estadual Luiza Maia (PT) para combater as músicas de pagodeiros baianos, cujas letras depreciam principalmente as mulheres, a lei pega também obras consagradas da MPB.

Lei proíbe uso de recursos públicos para contratação de artistas que cantem músicas ofensivas
Isso significa que, por exemplo, a obra “Geni e o Zepellin”, da Ópera do Malandro, de Chico Buarque de Hollanda, não poderá ser interpretada pelo cantor, que faz show na capital baiana em maio, caso feche algum contrato de patrocínio com o Governo do Estado. A lei prevê uma multa de 50% do cachê do artista que assinar um contrato de patrocínio com o Estado e cantar música considerada ofensiva. Apesar de ter sido sancionada, o governo ainda não divulgou como a fiscalização da censura será efetivada. O que se especula é que uma comissão a ser criada terá essa função.

Antes mesmo da lei antibaixaria ser aprovada, a deputada Luiza Maia já vinha atuando para “coibir” o que considerava excessos. Em dezembro do ano passado ela determinou um corte de 30% no cachê do cantor Luiz Caldas pelo fato dele ter cantado “Fricote”, uma das músicas-símbolo da axé music, num show patrocinado pela prefeitura de Camaçari. Maia é mulher do prefeito de Camaçari, o petista Luiz Caetano.

Fonte: A Tarde

CSN É PROIBIDA DE COMPRAR AÇÕES DA USIMINAS


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) proibiu a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de comprar mais ações da Usiminas.

A decisão consta de medida cautelar apresentada pelo presidente do Cade, Olavo Chinaglia, nesta quarta-feira.

Em nota, o Cade explicou que suspendeu quaisquer direitos que CSN tenha na Usiminas por conta de sua participação acionária na companhia, com exceção do recebimento de dividendos.

A CSN poderá ser multada em 10 milhões de reais por restrição descumprida. Além disso, teria de pagar 100 mil reais por dia de descumprimento.

Em novembro passado, a CSN informou que tinha aumentado sua participação no capital social da Usiminas, passando a deter 20,14 por cento das ações preferenciais e 11,66 por cento das ações ordinárias da siderúrgica mineira.

CSN e Usiminas são rivais em diversos mercados de produtos de aço.

Também em novembro de 2011, após muitos rumores sobre mudanças no bloco de controle da Usiminas, o conglomerado itali-argentino Techint fechou a compra de 27,7 por cento do capital votante da siderúrgica mineira que pertenciam à Camargo Corrêa e Votorantim.

Fonte: Reuters

ADOLESCENTE DISPARA CONTRA ALUNOS DE ESCOLA NA PARAÍBA E FERE TRÊS

Um adolescente entrou em uma escola na região metropolitana de João Pessoa nesta quarta-feira e disparou contra os alunos, ferindo três adolescentes. O crime ocorreu por volta das 14h, na Escola Estadual Enéas Carvalho, no município de Santa Rita (região metropolitana de João Pessoa).

No início da noite de hoje a polícia continuava fazendo buscas para localizar o rapaz, que ainda não foi identificado.

Os três adolescentes atingidos, com idades entre 15 e 16 anos, foram encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. As vítimas ainda estão internadas, mas de acordo com o hospital não correm risco de morte.

Segundo o vice-diretor da escola, Júnior Cavalcante, dois rapazes trajando uniformes da instituição entraram no colégio e um deles começou a efetuar os disparos. Apenas um dos jovens foi reconhecido como aluno da escola, mas nenhum dos dois foi identificado.

Os tiros foram disparados no momento em que os alunos se preparavam para entrar na primeira aula. Após o incidente, todos os estudantes foram liberados.

Policiais que estiveram no local disseram que ainda não têm pistas sobre a motivação do crime.

Fonte: Folha

ESTUDANTES BRASILEIROS SÃO BENEFICIADOS PELO "CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS" NOS EUA

Selecionados pelo programa 'Ciência sem Fronteiras', lançado em julho do ano passado pelo governo federal, sete estudantes brasileiros, vindos de diferentes regiões do país, terão uma oportunidade única nos próximos meses nos Estados Unidos.

Paralelamente aos estudos na Catholic University of America (CUA), em Washington D.C., eles vão estagiar no centro de formação da agência espacial americana, o NASA Goddard Space Flight Center, na cidade de Greenbelt, no estado de Maryland, a uma hora de distância da universidade.

O pequeno grupo faz parte de um contingente maior, de 650 estudantes brasileiros, que chegou aos Estados Unidos em janeiro desse ano para uma graduação-sanduíche que termina em dezembro.

De diferentes formações ligadas às ciências exatas, os sete estudantes têm em comum o fato de terem se submetido a um rigoroso processo de seleção, que incluiu, além de uma redação em inglês, a aprovação em um exame de proficiência, para comprovar o nível de fluência no idioma.

Atualmente, eles moram no alojamento da universidade, recebem alimentação gratuita e ganham uma bolsa de US$ 300 mensais.

"Trata-se de uma rara oportunidade para o amadurecimento pessoal e profissional desses jovens, que voltarão ao Brasil com o conhecimento necessário para desenvolver áreas da ciência carentes de mão de obra especializada", afirmou à BBC, Duília de Mello, astrônoma brasileira de projeção internacional, que dá aulas na CUA e foi responsável pelo programa de estágio na NASA, onde faz pesquisas.

Ciências exatas como prioridade

O programa 'Ciência Sem Fronteiras' prevê distribuir 100 mil bolsas de intercâmbio para estudantes de universidades brasileiras, da graduação ao pós-doutorado, até 2015.

O objetivo é, principalmente, suprir o déficit de profissionais ligados às áreas de ciências exatas.

Embora tenha recentemente conquistado o posto de sexta maior economia do mundo, o Brasil ainda está na 47ª posição entre 125 países em termos de produção de inovações científicas e tecnológicas, segundo um levantamento elaborado pela Confederação da Indústria da Índia, em parceria com o Instituto de Administração Europeu Insead e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Quem são eles

Fernando Jaeger é natural de Guarapuava, no Paraná e estudava Engenharia Mecânica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, 23 anos; Guilherme Cruzatto é paulistano e tem 23 anos. Estudava engenharia elétrica na Universidade Cruzeiro do Sul, na capital; Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Lucas Oliveira estudava engenharia mecatrônica na Universidade de Brasília (UnB). Aos 21 anos, nunca tinha viajado de avião para fora do país; Nascido em Porto Velho, Rondônia, Matheus Teixeira, de 22 anos, mudou-se com a família para Brasília aos oito, cidade que seu avô, potiguar, ajudou a construir na década de 50; Natural de Brasília, Pedro Henrique Nehme tem 20 anos. Estudava Engenharia Elétrica na Universidade de Brasília (UnB) quando decidiu se inscrever no programa; Não é a primeira vez que Tito Fideles, de 25 anos, carimba seu passaporte. Em 2001, ele passou uma temporada de seis meses na casa da tia nos Estados Unidos. Dez anos depois, em 2010, voltou ao país de férias e, no ano passado, resolveu fazer trabalho voluntário no México. Ele já havia concluído três anos de Engenharia Mecânica Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, quando aproveitou para embarcar numa experiência que, segundo ele, "nos dá a oportunidade de estudar em uma faculdade de alto nível nos Estados Unidos e vivenciar novas culturas, com alunos de todo o mundo". os 21 anos, Victor Addono já conhecia os Estados Unidos, onde havia feito parte do Ensino Médio numa escola em Chicago, no Estado americano de Illinois. Ele estudava Matemática Aplicada e Computacional na Universidade de São Paulo (USP) havia dois anos, quando decidiu aplicar para o programa por ser "extremamente tentador em função do lado financeiro e outras oportunidades futuras".

Fonte: BBC Brasil