domingo, 6 de fevereiro de 2011

LULA TERÁ RECEPÇÃO DE ESTRELA NO FÓRUM SOCIAL EM DACAR

Depois de um mês de silêncio e raras aparições públicas, o ex-presidente Lula programou dois eventos nos próximos dias para marcar seu retorno à cena política.

Amanhã, ele terá recepção de estrela no Fórum Social Mundial, que realiza sua 11ª edição em Dacar, no Senegal.

Na quarta-feira, voltará ao palanque na festa de 31 anos do PT, em Brasília, quando reassumirá o título de presidente de honra do partido, informa o repórterBernardo Mello Franco.

A escolha da África para a primeira viagem internacional fora do poder é estratégica. Lula quer reforçar a imagem de parceiro do continente, um dos focos de atuação do seu futuro instituto.

Ele participará de debate com o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, e será um líder informal da delegação brasileira. Num gesto de deferência, o Planalto escalou seu ex-chefe de gabinete, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), como chefe da comitiva oficial.

Também irão a Dacar as ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Luiza Bairros (Igualdade Racial).

Acompanham Lula o ex-presidente do Sebrae Paulo Okamotto e o ex-ministro Luiz Dulci (Secretaria-Geral), ambos da equipe do instituto.

Gabinete de Segurança Institucional designou quatro militares para protegê-lo (o que é um direito dos ex-presidentes). De volta ao país, Lula será homenageado pelo PT, que reunirá ministros e congressistas para aplaudi-lo num teatro em Brasília.

Segundo o PT, a presidente Dilma Rousseff ainda não confirmou presença. Parte dos dirigentes defende que ela não vá para não dividir os holofotes com o antecessor.

"Vai ser um marco histórico. Lula governou por oito anos, elegeu a sucessora e agora volta para fazer política no PT. Ele não vai vestir o pijama de jeito nenhum", diz Francisco Campos, membro do Diretório Nacional do PT.

Pelo roteiro, Lula agradecerá o apoio a seu governo e pedirá que a militância continue mobilizada a favor de Dilma. Ele deve defender a reforma política, causa à qual promete se dedicar após a criação do Instituto Lula.

Fonte: UOL

ANDERSON SILVA NOCAUTEIA VÍTOR BELFORT NO UFC

Foram 13 vitórias consecutivas e quatro anos de predominância no UFC. Anderson Silva mostrou no último sábado porque é considerado o melhor lutador de MMA do mundo. Com um chute frontal ensinado por Steven Seagal, ele nocauteou Vitor Belfort no primeiro round e manteve o cinturão dos médios em Las Vegas. Agora, o Aranha se prepara para enfrentar a outra grande estrela da modalidade: o canadense Georges Saint-Pierre, campeão dos meio-médios. 

Logo após o triunfo de Silva, o presidente Dana White fez o anúncio na entrevista coletiva. Se GSP derrotar o desafiante Jake Shields no UFC 129, no fim abril, ele será o próximo adversário do brasileiro. “Esta será a luta que faremos. Se o GSP vencer, vamos fazer de tudo para casar o combate. É a luta que todos querem”, declarou.

Resta saber agora quando o combate entre os dois maiores nomes do MMA poderia acontecer. O UFC Rio já aparece como principal candidato. O evento será no dia 27 de agosto e poderia receber perfeitamente o duelo entre os dois campeões.

“Gostaria que essa luta fosse no Brasil, é lógico”, pediu Anderson Silva. “Mas se não for possível, tenho Vegas como minha segunda casa e gostaria que fosse aqui. Foi em Vegas que ganhei o título e me sinto muito bem por aqui”, completou antes de ouvir Dana White desconversar sobre o assunto.

“O mais difícil será decidir aonde vamos colocar a luta. Temos que esperar e ver o vai acontecer. O GSP ainda tem um compromisso e precisa sair saudável dele para não pegar uma suspensão médica”, explicou o presidente.

Seja aonde for o combate, Anderson Silva chegará embalado por uma das vitórias mais impressionantes da história da franquia. No último sábado, ele levou a melhor na “luta do século” contra Vitor Belfort com um nocaute fulminante no primeiro round.

Após somente 3min25s, o Aranha aplicou um surpreendente chute frontal e apagou o adversário na hora. Depois de defender o cinturão pela oitava vez, o campeão explicou o segredo da técnica – ela fora ensinada pelo ator Steven Seagal, mestre de Aikidô e um dos treinadores do brasileiro.

“Treinei essa técnica por meses com o mestre Steven. Sabia que o Vitor era um boxeador muito perigoso e rápido. O Steven me corrigiu no próprio vestiário antes da luta, quando voltei a praticar o chute. Ainda bem que tudo deu certo da maneira que esperávamos”, celebrou Silva.

Com o resultado, o Anderson limpou a categoria médio do UFC – Vitor Belfort era considerado o último desafiante com chances de derrubar o campeão. Georges Saint-Pierre, por sua vez, também seguirá o mesmo caminho do Aranha se vencer Jake Shields, pois não terá mais adversários de peso entre os meio-médios.

“Vai ser uma luta engraçada [contra GSP]. Vai ser um tal de cai pra lá, cai pra cá. Soco pra lá e chute pra cá. Será engraçado de novo”, comentou Silva, ainda vibrante pelo nocaute sobre Belfort.

Fonte: UOL

NA BAHIA ALEMÃO ATEIA FOGO NA ESPOSA E DEPOIS A ESFAQUEIA

Uma briga de casal deixou duas pessoas feridas na madrugada deste domingo, 4, em Salvador. Isaura Nascimento Felzemburgh, de 38 anos, teve o corpo queimado e esfaqueado pelo próprio marido, o alemão William Sheeram, de 64 anos. A briga aconteceu na residência do casal, nº 29 da Rua João Felzemburgh, no bairro da Mata Escura.

Segundo informações do posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), durante uma discussão, Sheeram jogou álcool no corpo da esposa, ateou fogo e, em seguida, a esfaqueou. Depois de agredida, Isaura atacou o marido, que também acabou sofrendo queimaduras.

Os dois foram levados ao HGE nesta manhã. O alemão, que teve queimaduras leves, está custodiado no centro cirúrgico do hospital e deve ser levado à 11ª CP (Tancredo Neves), onde o caso foi registrado. Já a esposa, Isaura, continua internada em estado grave.


Fonte: A Tarde

PELO TWITTER JOSÉ SERRA CRITICA DILMA ROUSSEFF



Desde que perdeu a disputa pela Presidência em outubro de 2010, José Serra tem procurado se afastar da imprensa e agir nos bastidores. Até agora, as únicas manifestações públicas do tucano foram feitas no Twitter. O microblog tem servido como palanque para Serra, que em posts diários critica o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta da República, Dilma Rousseff.

Serra não concedeu entrevistas exclusivas e fez raras aparições públicas em eventos oficiais desde as eleições. A última vez em que concedeu uma entrevista coletiva foi no dia 1º de janeiro, na posse do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Na ocasião, admitiu estar desempregado, “sem renda”, afirmou que viveria de escrever e dar palestras, mas que seguiria na política.

Até o momento, no entanto, nenhum texto assinado pelo tucano foi publicado e nenhuma palestra foi proferida. A última aconteceu em dezembro de 2010, nos Estados Unidos. Seus interlocutores, como o senador Aloysio Nunes Ferreira, por exemplo, transmitem à imprensa o que se passa na cabeça de Serra. Ele mesmo, no entanto, emite sua opinião diretamente apenas por meio de seus comentários na internet.

Entre as mais de 600 mil pessoas que seguem @joseserra no Twitter estão políticos e jornalistas, que acabam repercutindo as opiniões do tucano em outras esferas. Exemplo disso foi o bate-boca virtual que o tucano teve com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, no dia 19 de janeiro.

Fonte: IG

KUBICA CORRE RISCO DE PERDER A MÃO

Depois de sofrer um grave acidente durante uma etapa de rali na Itália, Robert Kubica está passando por uma cirurgia na mão, segundo informou a equipe Lotus Renault. Além da mão direita, o polonês sofreu lesões graves na perna e braço direito.

Através do Twitter, a equipe informou: "depois de um extenso exame médico, Robert foi diagnosticado com múltiplas fraturas em seu braço direito, perna e mão. Ele está sendo operado".


Segundo agências de notícias locais, o piloto de Fórmula 1 competia uma etapa do rali Ronde di Andora quando perdeu o controle do carro e bateu no muro de uma igreja.

Agora, Kubica passará por uma cirurgia delicada na mão direita no hospital San Paolo di Savona. Além da mão, os médicos encontraram uma grande hemorragia interna e uma fratura no fêmur, o que faz com que as condições do piloto sejam graves.

Fonte: Terra

QUANDO AS EMPRESAS PREFEREM OS DITADORES À DEMOCRACIA

Jornalista Amy Goodman
“As pessoas levavam um cartaz que dizia ‘Para: Estados Unidos. De: Povo egípcio. Deixem de apoiar Mubarak. Ele acabou!” – dizia o twitter de meu valente colega e produtor em chefe de Democracy Now! Sharif Abdel Kouddous, desde as ruas do Cairo.

Mais de dois milhões de pessoas se manifestaram naquele dia em todo o Egito: a maioria delas inundaram a praça Tahrir, no Cairo. Tahrir, que significa “libertação” em árabe, se converteu no epicentro do que parece ser uma revolução em grande medida pacífica, espontânea e sem líderes no país mais povoado do Oriente Médio. Este incrível levante que desafio o toque de recolher militar, foi conduzido pelos jovens, que constituem a maior parte dos 80 milhões de habitantes do país. Twitter, Facebook e as mensagens de texto de telefones celulares ajudaram esta nova geração a vincular-se e organizar-se, apesar de viver há três décadas em uma ditadura apoiada pelos Estados Unidos.

Em resposta, o regime de Mubarak, com a ajuda de empresas estadunidenses e europeias, cortou o acesso à Internet e restringiu o serviço de telefonia celular, deixando o Egito em uma situação de obscuridade digital. C.W. Anderson comentou a respeito de se o que estava ocorrendo no Oriente Médio era uma espécie de revolução do Twitter: “não é a tecnologia, mas sim as pessoas que fazem a revolução”.

As pessoas nas ruas exigem democracia e autodeterminação. Sharif viajou para o Egito à noite, em um terreno incerto. As odiadas forças de segurança do Ministério do Interior e a polícia de camisas negras leais ao presidente Hosni Mubarak estavam reprimindo e matando gente, prendendo jornalistas, quebrando e confiscando câmeras. No sábado pela manhã, Sharif se dirigiu à praça Tahrir. Apesar do bloqueio da internet e das mensagens de texto, Sharif, talentoso jornalista e gênio da tecnologia, achou rapidamente uma maneira de publicar mensagens no twitter desde a praça Tahrir: “Que cena assombrosa: estão passando três tanques carregados de gente que grita “Fora Hosni Mubarak!”.

O Egito foi o segundo grande receptor de ajuda externa dos Estados Unidos durante décadas, depois de Israel (sem contar os fundos gastos nas guerras e ocupações do Iraque e Afeganistão). O regime de Mubarak recebeu cerca de 2 bilhões de dólares ao ano desde que assumiu o poder, em sua imensa maioria para as forças armadas. Onde foi parar esse dinheiro? Em geral, foi para empresas estadunidenses. Pedi a William Hartung, da New America Foundation, que explicasse isso:
“É uma forma de bem estar empresarial para empresas como Lockheed Martin e General Dynamics, porque o dinheiro vai para o Egito e logo volta para pagar aviões F-16, tanques M-1, motores de aviões, todo tipo de mísseis, pistolas, latas de gás lacrimogêneo de uma empresa chamada Combined Systems International, cujo nome figura nas latas achadas nas ruas do Egito”.

Hartung acaba de publicar um livro, Os profetas da guerra: Lockheed Martin e a criação do complexo militar industrial. Continuou dizendo:

“Lockheed Martin encabeçou acordos de US$ 3,8 bilhões nestes últimos dez anos; a General Dynamics de US$ 2,5 bilhões; a Boeing de US$ 1,7 bilhões para mísseis e helicópteros e a Raytheon para todo tipo de mísseis para as forças armadas. Então, basicamente este é um elemento fundamental destinado a manter o regime, mas grande parte do dinheiro se recicla. Os contribuintes poderiam simplesmente dar o dinheiro diretamente para a Lockheed Martin ou a General Dynamics”.

De maneira similar, a “chave geral” para bloquear a Internet e os telefones celulares no Egito foi ativada com a colaboração de empresas. A empresa Vodafone (gigante mundial da telefonia celular, proprietária de 45% das ações da Verizon Wireless nos Estados Unidos), com sede na Inglaterra, tentou justificar-se em um comunicado de imprensa: “Estava claro que Vodafone não tinha opções legais nem práticas, mas sim que devia satisfazer as exigências das autoridades”.

Fonte: Correio do Brasil

GOVERNO DO RIO OCUPA MAIS DUAS FAVELAS NO RIO

Oitocentos e quarenta e seis homens da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e fuzileiros navais ocuparam neste domingo, 6, as favelas do complexo do São Carlos e os morros de Santa Teresa, no Rio. 


A ação conta com o apoio de 21 carros blindados da Marinha do Brasil. De acordo com o porta voz da Polícia Militar, Coronel Lima Castro, em 30 minutos e sem disparar um tiro, todas as favelas foram ocupadas e agora a operação entra na fase de "vasculhamento das casas".

Às 10 horas, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, e representantes da Marinha do Brasil vão conceder entrevista coletiva na sede do batalhão de choque onde funciona o centro de operações da ocupação. A ação de hoje foi realizada para instalar quatro Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) distribuídas pela região ocupada.

Objetivo da operação é instalar UPPs nas áreas ocupadas; 846 policiais e fuzileiros navais participaram da ação, que também contou com o apoio de blindados da Marinha.

Fonte: Estadão

MORRE EM ASSALTO O MEIA WILLIAM DO CORINTHIANS

O meia William Morais, que estava emprestado ao América Mineiro pelo Corinthians, foi assassinado na madrugada deste domingo, na Região da Pampulha, na cidade de Belo Horizonte, vítima de um assalto. O jogador de apenas 19 anos foi baleado após sair de uma festa quando estava no seu carro e foi abordado pelos assaltantes.

William Morais foi formado nas categorias de base do Corinthians e ganhou as suas primeiras oportunidades na equipe profissional após se destacar Copa São Paulo e no Campeonato Paulista de Juniores. Ele disputou nove partidas pela equipe e marcou três gols. Neste ano, William Morais foi cedido por empréstimo ao América e participou da estreia da equipe no Campeonato Mineiro.

Em nota publicada no seu site oficial, o Corinthians lamentou a morte do jogador. "O presidente Andrés Sanchez e o Corinthians manifestam sua solidariedade à família pela perda do jovem William Morais se colocam ao lado do poder público de Minas Gerais para apurar os fatos e prender os culpados por esse crime bárbaro".

O atacante Ronaldo também se solidarizou com os familiares de William Morais através do Twitter - rede de microblogs na internet. "Dor e a revolta pelo assassinato do William Morais, um menino de 19 anos, cheio de talento", escreveu. "Sei que não resolve nada, mas meu abraço solidário aos pais, amigos e familiares dele", completou.

Fonte: Folha