domingo, 5 de fevereiro de 2012

FORTE NEVASCA AFETA TRANSPORTES NO REINO UNIDO




A nevasca que atinge o Reino Unido provocou o cancelamento de um terço dos voos no aeroporto de Heathrow, em Londres, neste domingo. Serviços de trem e metrô também sofreram interrupções enquanto autoridades pediram para motoristas evitarem as estradas.

Os aeroportos de Stansted, Birmingham e Luton suspenderam as operações durante a madrugada por causa do acúmulo de neve nas pistas, mas retomou o serviço normal na manhã de domingo.

Foto: AP
Pássaros são vistos em dia de neve em Londres, com o Big Ben ao fundo (05/02)


A nevasca atingiu a Escócia, o País de Gales e o norte da Inglaterra antes de chegar a Londres. Segundo autoridades, cerca de 16 cm de neve caíram na cidade, deixando alguns motoristas presos em estradas.

A onda de frio que atinge a Europa já deixou centenas de mortos e afetou os transportes de vários países.

Na Bósnia, uma forte nevasca levou o governo a declarar estado de emergência na capital, Sarajevo, após as ruas da cidade serem tomadas por mais de um metro de neve no sábado. O transporte público foi suspenso, enquanto alguns bairros ficaram se luz.

A declaração de estado de emergência define que as escolas continuem fechadas e pede que os adultos trabalhem de casa, se for preciso.

Esforços continuam sendo feitos para resgatar centenas de pessoas presas em estradas bloqueadas pela neve em várias regiões do país.

Neste domingo, o governo usou helicópteros para retirar moradores de áreas isoladas pela neve e também para entregar remédios e alimentos.

Na Ucrânia, o governo aumentou o número de vítimas para 131, segundo último balanço divulgado neste domingo. As autoridades do país fecharam escolas e universidades além de abrir cerca de 3 mil abrigos com aquecimento e alimentos em todo o país. Por causa do frio, a demanda por gás aumentou na Ucrânia e em outros países europeus.

A exportadora russa Gazprom disse ser incapaz de atender à necessidade crescente por gás, mas o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, pediu que a empresa se esforce para conseguir resolver o problema.


Fonte: IG

MULHER DE KLEBER REGISTRA BOLETIM DE OCORRÊNCIA E O ACUSA DE AGRESSÃO

A mulher do atacante Kleber, Débora Favarini, registrou boletim de ocorrência na Primeira Delegacia de Polícia Civil para mulheres, em Porto Alegre, acusando o atacante gremista de agredi-la com um soco na cabeça na madrugada de domingo passado, dia 29 de janeiro.

Kleber enfrenta nova polêmica fora dos campos: desta vez ele é acusado de agressão. Foto: Wesley Santos/Futura Press

De acordo com o depoimento da suposta vítima, Kleber chegou tarde de uma festa, irritando a mulher, que pegou o celular do jogador e se trancou no banheiro. O jogador, então, arrombou a porta e a atingiu na cabeça com um soco e um golpe no rosto, "talvez não intencional", ainda segundo o documento.

Depois da briga, Débora deixou Porto Alegre e viajou para Belo Horizonte, onde seus pais residem. Ela alega que não foi a primeira vez que foi agredida por Kleber, mas não havia registrado queixa para não prejudicar a carreira do jogador.

Kleber está concentrado com a delegação do Grêmio que enfrenta o Internacional neste domingo, no Olímpico, pelo Campeonato Gaúcho. Procurado para comentar a acusação, o empresário do atleta, Giuseppe Dioguardi, disse que não iria se pronunciar sobre um problema que envolvia a vida particular.

Fonte: Terra

POLÍCIA PRENDE INTEGRANTE DE MOVIMENTO GREVISTA DA PM NA BAHIA


Foi preso na manhã deste domingo um dos 12 policiais militares grevistas que tiveram a prisão decretada nesta semana. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o PM é acusado de formação de quadrilha e roubo de um carro da corporação.

Ele é lotado na Coppa (Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental) e foi preso pelo comandante da companhia. Além de responder pelos crimes, o policial vai passar por um processo administrativo na própria corporação.

Ontem, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse que os policiais militares em greve cometeram crimes que estão acontecendo em Salvador. Ele também disse que a categoria promove um "banho de sangue" para amedrontar a população.

O governador negou que pretenda autorizar a invasão da Assembleia Legislativa, onde os manifestantes estão acampados. Ainda segundo Wagner, os policiais que tiveram a prisão decretada são líderes do movimento e teriam sido identificados em atos de vandalismo.

Ontem, o governo recuperou 16 carros da PM que estavam com manifestantes em um dos acessos à Assembleia Legislativa. Os carros foram levados para o Departamento de Apoio Logístico. Alguns veículos tiveram os pneus furados.

Adriano Vizoni - 03.fev.12/Folhapress
Homens do Exército fazem reforço do policiamento do Pelourinho durante greve da Polícia Militar na Bahia
Homens do Exército fazem reforço do policiamento do Pelourinho durante greve da Polícia Militar na Bahia

CRIMES

Dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia apontam que já chega a 74 o número de homicídios na região metropolitana de Salvador, durante a greve da Polícia Militar, iniciada na noite da última terça-feira (31). Apenas entre a madrugada e a manhã de hoje, já foram registrados sete mortes desse tipo.

O dia mais violento até o momento foi a última sexta (3) quando 32 pessoas foram mortas. Segundo a secretaria, ocorreram também sete homicídios na região na quarta-feira (1º), 14 na quinta (2) e mais 14 no sábado(4).

No mesmo período da semana passada, o número de homicídios na região metropolitana foi de 41, incluindo todo o domingo.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, disse ontem que o contingente de 3.000 homens das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança mandados para garantir a lei e a ordem na Bahia é o maior já deslocado a um Estado.

"Tenham certeza que a cidade pode ficar na tranquilidade porque teremos Forças Armadas em condições de garantir a segurança de Salvador e de todo o Estado da Bahia", disse.

MILITARES NAS RUAS

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, disse ontem que o contingente de 3.000 homens das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança mandados para garantir a lei e a ordem na Bahia é o maior já deslocado a um Estado.

"Tenham certeza que a cidade pode ficar na tranquilidade porque teremos Forças Armadas em condições de garantir a segurança de Salvador e de todo o Estado da Bahia", disse.
Arestides Baptista/Agência A Tarde/Folhapress 
Loja é saqueada em Salvador durante a greve da PM; agentes da Força Nacional e militares patrulham ruas




















 Loja é saqueada em Salvador durante a greve da PM; agentes da Força Nacional e militar

Fonte: Folha

BAHIA JÁ REGISTRA 80 ASSASSINATOS APÓS GREVE DE POLICIAIS MILITARES

A presença das tropas do Exército em Salvador, em especial nos bairros turísticos, aumentou a sensação de segurança, fez a população e os visitantes voltarem às ruas para aproveitar as praias e as atrações, mas nos bairros periféricos os registros de violência continuam altos.

A noite de ontem e a madrugada de hoje voltaram a registrar, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, altos índices de homicídios pela região metropolitana da capital. No total, houve mais 22 assassinatos, dos quais 14 em Salvador. Apenas no bairro de Valéria, três homens foram vítimas de uma chacina.

Com os novos registros, chegam a 80 os homicídios em Salvador e região metropolitana, 54 apenas na capital, desde terça-feira, quando teve início a paralisação parcial da PM na Bahia. A capital registrou, no ano passado, média de 4,2 homicídios por dia, segundo dados da SSP. Na região metropolitana, a média foi de 6,1.

Segundo o comando-geral da PM no Estado, as tropas do Exército e da Força Nacional de Segurança, enviadas pelo governo federal para auxiliar no policiamento ostensivo na capital e nas principais cidades do interior, ainda estão sendo posicionadas nos bairros de Salvador e o governo espera uma redução no número de assassinatos nos próximos dias. 

Fonte: Estadão

REFINARIA DE AÇÚCAR NA SÍRIA INTERROMPE PRODUÇÃO DEVIDO A CONFLITOS

A Companhia Nacional de Açúcar da Síria, uma refinaria privada com capacidade de produzir 1 milhão de toneladas por ano, interrompeu sua produção devido à delicada situação de segurança do país, disse neste domingo o presidente da empresa.

"Claro que fomos muito afetados. Paramos a produção na refinaria devido aos acontecimentos", disse à Reuters Mohamad Najib Assaf em uma entrevista ocorrida durante uma conferência do setor. "Paramos as operações há quase dois meses", acrescentou.

A refinaria, que produzia cerca de 2,5 mil toneladas de açúcar por dia, está localizada a 25 quilômetros ao sul da cidade de Homs, onde informações dão conta da morte de centenas de pessoas neste fim de semana, durante um dos episódios mais sangrentos da revolta contra o presidente Bashar Al Assad, que já dura quase um ano.

Os sírios consomem cerca de 800 mil toneladas de açúcar por ano.

Assaf afirmou que outras duas refinarias de açúcar na Síria, uma estatal e outra privada, também estão sofrendo com a insegurança.

"O açúcar agora está basicamente sendo importado por comerciantes em quantidades pequenas, talvez de 1.000 ou 2.000 toneladas, para abastecer o mercado local, já que ninguém quer assumir o risco de importar grandes quantidades", disse.

A Companhia Nacional de Açúcar, que também exporta para países vizinhos, como o Iraque, não tem previsão para reiniciar as operações. "Tudo depende dos acontecimentos", afirmou Assaf. 

Fonte: Estadão

GREVE DE POLICIAIS FAZ 450 ESCOLAS SUSPENDEREM AS AULAS

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinep - BA), Natálio Dantas, confirmou neste sábado, às 17 horas, em entrevista para A TARDE, que emitiu recomendação para que as escolas particulares da Bahia só voltem às aulas após o fim do motim de policiais militares. 

Exército irá garantir a segurança nas escolas públicas
O grupo educacional que reúne os colégios São Paulo, Anchieta e as unidades Anchietinhas confirmou que acatará a recomendação da entidade, suspendendo as atividades na segunda-feira, 6.

“Os pais devem usar o nosso site como canal de comunicação. Nossa preocupação é a segurança dos alunos durante o trânsito deles”, afirmou Antônio Bamberg, diretor técnico e pedagógico das escolas que somam 4,5 mil estudantes na capital baiana.

O sábado foi de tensão em alguns pontos de Salvador, com a ocorrência de arrombamentos no comércio e homicídios.

Fonte: A Tarde

JAQUES WAGNER AFIRMA QUE NÃO MANDARÁ INVADIR A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Em meio a boatos de invasão da Assembleia Legislativa, ocupada por policiais militares em greve, por parte de homens da Força Nacional e do Exército a mando do Governo do Estado, o governador Jaques Wagner, em coletiva realizada neste sábado (4), assegurou que a Assembleia Legislativa não será invadida. “Não tem nenhuma hipótese de invasão da Assembleia. Se alguém invadir a assembleia, seguramente serão eles”, assegurou.

De acordo com Wagner, "isso é mais uma tentativa do grupo de achar adesões e de fazer pânico". A retirada de viaturas da polícia apreendida pelos manifestantes foi a única coisa dita pelo governador, segundo ele. “A única coisa que eu disse, que foi entregue agora pela manhã, pelo menos em um gesto de bom senso da parte deles, é que eu não posso conviver com o esbulho, porque eu estaria prevaricando o patrimônio público. Dezesseis carros que têm que servir a população exibidos em praça pública de pneu furado", explicou.

“As pessoas estão falando de banho de sangue, banho de sangue só ser for de lá para cá, aliás algum banho de sangue já foi promovido na cidade por eles. Daqui eu não tenho o menor interesse em banho de sangue, agora a ordem tem que ser restabelecida”, afirmou Wagner. Segundo o governador, sua relação com o presidente da Assembleia Legislativa é excepcional e os policiais militares foram para o prédio para buscar abrigo, o que faz parte do jogo da greve.

“O que eu eventualmente tenho que pensar com o general Dias e com os nossos comandos é que eu não posso ficar permitindo que ali seja um núcleo de comando de saída de quem vai fazer vandalismo na cidade”, declarou o governador. Wagner também mencionou o decreto de Operação de Lei e Ordem, da presidente Dilma Rousseff. “Porque é uma guerra estabelecida aqui, eu sou o governador e eu que demandei à Presidenta da República a garantia da lei e da ordem. Então nós estamos sob um regime de uma legislação especifica, que só quem a demanda é o governador e só quem concede é a Presidenta da República”, disse.

Repúdio

Em meio aos boatos de invasão da Assembleia Legislativa, cinco associações da polícia militar divulgaram uma nota pública de repúdio ao ato. Elas ameaçam suspender o processo de negociação, caso a Assembleia seja invadida, e responsabiliza o Governo pelos acontecimentos decorrentes.

Confira a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO

As Associações da Polícia Militar da Bahia abaixo nominadas, em função de informações recebidas acerca da orientação de evacuação (de funcionários e políticos) do Prédio da Assembleia Legislativa do Estado, como preparação para a sua invasão e desocupação, vem a público INFORMAR que repudia qualquer forma de resolução violenta que ponha em risco a integridade física e a vida de qualquer policial militar e cidadão baiano que, se tal ameaça se concretizar, se afastarão imediatamente do processo de negociação, responsabilizando o Governo do Estado por todo e qualquer incidente daí decorrente.

Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia – Força Invicta

Associação dos Praças da Polícia Militar da Bahia – APPM

Associação dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais da Polícia Militar da Bahia – ABSSO de Salvador, Itaberaba e Ilhéus

Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar da Bahia de Itaberaba

Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia - ASPOJER

Fonte: Correio da Bahia