sábado, 20 de agosto de 2011

PETROBRÁS DIVULGA NOMES DE TRÊS OCUPANTES DE HELICÓPTERO DESAPARECIDO

A Petrobras divulgou na madrugada deste sábado (20) a identificação dos dois passageiros e de um dos dois tripulantes do helicóptero a serviço da empresa que desapareceu no início da noite de sexta-feira (19), na Bacia de Campos, no norte fluminense.

A aeronave transportava os passageiros Ricardo Leal de Oliveira, auxiliar técnico de planejamento da empresa Engevix, e João Carlos Pereira da Silva, técnico de inspeção da empresa Brasitest; além do piloto Rommel Oliveira Garcia e do copiloto, cujo nome não foi liberado, por enquanto, a pedido da família.

Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), às 17h15, um helicóptero (prefixo PR-SEK), que decolou da plataforma P-65 da Petrobras com direção a Macaé, declarou emergência à torre de controle local e fez um pouso forçado no oceano Atlântico, a aproximadamente 100 km do litoral fluminense.

Duas aeronaves da FAB, um P-95 Bandeirante Patrulha e um helicóptero H-34 Super Puma, foram mobilizados para dar início às buscas. A operação, coordenada pela FAB, conta com apoio de um navio patrulha Guajará e um helicóptero Lynx da Marinha do Brasil.

Por volta das 21h, a FAB informou suspensão das buscas, já que são feitas no visual. A operação foi retomada na manhã deste sábado.

Fonte: R7

GOVERNO SÍRIO SEGUE MATANDO MANIFESTANTES

Forças sírias mataram nesta sexta-feira 34 pessoas, incluindo quatro crianças, disseram ativistas, apesar da promessa do presidente Bashar al-Assad de interromper a repressão militar aos protestos por liberdades políticas.

Mulher síria residente na Turquia participa de uma manifestação contra o governo do presidente da Síria, Bashar al-Assad, após as orações de sexta-feira, em frente ao consulado sírio em Istambul, na Turquia. 19/08/2011 REUTERS/Osman Orsal
Estimulados pelos apelos dos Estados Unidos e da União Europeia a favor da renúncia de Assad, milhares de manifestantes foram às ruas da Síria pedir democracia.

Os incidentes mais graves desta sexta-feira ocorreram na província de Deraa, no sul do país, berço da rebelião contra Assad iniciada em março. Casos também foram registrados em Homs, Palmyra e nos subúrbios da capital Damasco.

"Tchau, Bashar, nos vemos em Haia", gritavam manifestantes na cidade de Homs, região central do país, mostrando os sapatos (o que no mundo árabe é um sinal de desprezo). "Nós queremos vingança contra Maher e Bashar", diziam outros, referindo-se ao líder sírio e a seu poderoso irmão.

Ativistas disseram que cinco pessoas foram mortas e 15 feridas na cidade de Palmyra, quando as forças de Assad abriram fogo durante uma manifestação.

"O povo quer a execução do presidente", repetia uma multidão numa região da província de Idlib, no norte da Síria.

O ativista local Abdallah Aba Zaid disse que 18 pessoas foram mortas na província de Deraa, incluindo oito na cidade de Ghabaghab, cinco em Hirak, quatro em Inkhil e uma em Nawa. Segundo ele, dezenas ficaram feridas.

A entidade Observatório Sírio dos Direitos Humanos afirmou que outras duas pessoas foram mortas no bairro de Bab Amro, em Homs.

A Síria expulsou a maior parte da imprensa estrangeira do país, por isso é difícil verificar os relatos vindos de lá. Investigadores da Organização das Nações Unidas dizem que as forças de Assad podem ter cometido crimes contra a humanidade na repressão aos protestos dos últimos meses.

As preces da sexta-feira ao meio-dia, as mais importantes da semana para os muçulmanos, têm dado origem às maiores manifestações na Síria -- e consequentemente aos incidentes mais violentos.

Na semana passada, 20 pessoas foram mortas durante protestos em que a multidão, desafiadora, gritava: "Só para Deus nos ajoelhamos."

Assad disse nesta semana ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que havia ordenado o fim das operações de suas forças de segurança contra os manifestantes. Mas ativistas disseram que os soldados continuam atirando.

"Talvez Bashar al-Assad não considere a polícia como 'forças de segurança'", disse uma testemunha na cidade de Hama, onde policiais usaram metralhadoras, na noite de quinta-feira, para impedir um protesto.

A TV estatal síria informou que homens armados atacaram um posto policial na província de Deraa, matando um policial e um civil, e ferindo dois outros.

Imagens colocadas na Internet dos protestos desta sexta-feira sugerem que, embora disseminadas, as manifestações estão menores do que no seu auge, em julho, antes de Assad enviar tanques e soldados para ocuparem várias cidades.

Além de pedir a renúncia de Assad, os EUA impuseram na quinta-feira novas sanções ao regime da Síria, um país estratégico, pois faz fronteira com Israel, Líbano, Iraque, Jordânia e Turquia, além de ser aliado do Irã.

Já a Rússia, que resiste aos apelos ocidentais pela imposição de sanções da ONU a Damasco, disse nesta sexta-feira que é contra a pressão pela renúncia de Assad, pois acha que ele precisa de mais tempo para implementar reformas.

Fonte: Reuters

PIRATAS SOMALIS SEQUESTRAM NAVIO COM 21 MARINHEIROS EM OMÃ

Piratas Somali sequestraram neste sábado, de um porto no Omã, um navio-tanque controlado por uma empresa indiana e com 21 marinheiros à bordo, disseram a empresa estatal de remessas da Índia e uma fonte no Golfo Pérsico. É o segundo incidente desse tipo em águas do país desde janeiro.

A Direção Geral de Remessas informou que o Fairchem Bogey, um navio-tanque controlado pela Anglo-Eastern Ship Management, com sede em Dubai, foi sequestrado enquanto estava ancorado no porto de Salarah, e uma fonte local disse que a embarcação estava carregada com metanol quando foi levada.

Contudo, a APM Terminals, operadora do porto, afirmou que os piratas entraram no navio-tanque enquanto ele estava a mais de três quilômetros da costa do Omã, esperando um ancoradouro, e que ele foi levado em direção à Somália.

Tom Boyd, diretor de comunicações externas da APM Terminals, disse à Reuters que não houve relatos de feridos ou mortos na tripulação, acrescentando que o governo do Omã está negociando com os piratas.

A APM Terminals tem uma fatia de 30 por cento do porto de Salarah e opera o local para o governo.

"As autoridades do Omã estão conversando com os piratas. Líderes do governo se encontraram nesta manhã no palácio com o Sultão do Omã. Às 8h28 (horário local), a embarcação navegou em direção à Somália," disse Boyd.

O Omã fica na boca do Golfo Pérsico, um canal estratégico e muito patrulhado, pelo qual passa grande parte das remessas de petróleo mundiais.

Piratas somalis geralmente atuam no Oceano Índico, mas em janeiro um navio-tanque de 20.586 toneladas e bandeira argelina foi sequestrado 240 quilômetros a sudeste de Salarah.

O navio, com 27 tripulantes de Argélia, Ucrânia e Filipinas, estava a caminho de Dar es Salaam, na Tanzânia, com um carregamento de clínquer.

Fonte: Reuters

REBELDES LÍBIOS AVANÇAM CONTRA KHADAFI

Os rebeldes que lutam contra o regime do coronel Muamar Kadáfi na Líbia conquistaram cidades estratégicas e se fortaleceram em seu avanço rumo à capital do país, Trípoli.

As forças anti-Khadafi capturaram a cidade de Zawiya, a oeste de Trípoli, e contam também ter assumido o controle de Brega, uma cidade portuária e importante centro estratégico que conta com uma grande refinaria de petróleo.

Khadafi e forças leais a seu regime seguem controlando Trípoli e os arredores da cidade de 2 milhões de habitantes.

Mas os rebeldes fizeram conquistas significativas nas últimas três semanas e estão avançando em direção a Trípoli pelo oeste, sul e leste do país.

A campanha de bombardeios contra alvos do regime líbio promovida pela Otan impediu que o governo enviasse reforços a Zawiya, o que permitiu aos rebeldes controlar a cidade e obrigou combatentes pró-Khadafi a fugirem.

Conquistas

Trata-se de uma das mais importantes conquistas feitas por eles após meses de combates. A insurreição na cidade teve início em março deste ano e Zawiya virou palco de violentos confrontos entre ativistas anti-Khadafi e tropas leais ao governo.

No sábado, os ativistas contrários ao regime líbio também disseram ter conquistado a cidade de Brega, mas ainda não há relatos independentes sobre a suposta tomada da cidade e a TV estatal não se pronunciou sobre o tema.

Caso Brega esteja de fato sob controle das forças anti-Khadafi, isso representaria um importante impulso para os rebeldes.

Desde o início do conflito na Líbia, a cidade já alternou períodos em que esteve nas mãos de rebeldes e de tropas pró-governo.

Os combatentes anti-Khadafi divulgaram neste sábado um comunicado transmitido pela emissora de TV que eles controlam pedindo aos moradores de Trípoli que se preparem para a chegada deles.

Os militantes informaram ainda que perderam muitos combatentes durante combates na cidade de Zlitan, no leste de Trípoli.

Os ativistas afirmaram que Abdessalem Jalloud, um ex-primeiro-ministro líbio, teria deixado a capital e se refugiado em áreas do país controladas pelas forças anti-Khadafi.

Fonte: BBC Brasil

EGITO ANUNCIA RETIRADA DE SEU EMBAIXADOR DE ISRAEL

O governo do Egito decidiu retirar o embaixador do país em Israel, em protesto contra a morte de cinco policiais egípcios.

Os policiais foram mortos durante uma incursão israelense em busca de militantes palestinos na Faixa de Gaza.

Manifestantes egípcios retiram blocos de concreto que bloqueiam acesso à embaixada de Israel no Cairo
A ação de Israel foi uma resposta à série de ataques realizados na quinta-feira em Israel, perto da fronteira com o Egito. Os atentados mataram ao menos 8 pessoas.

A decisão egípcia representa uma sério revés no relacionamento entre Israel e seu principal aliado no mundo árabe.

Além do Egito, no Oriente Médio somente a Jordânia mantém relações diplomáticas com Israel.

Protestos

No sábado, centenas de manifestantes se reuniram na capital egípcia, Cairo, em frente à embaixada de Israel. Muitos dos ativistas pediam o fechamento da representação diplomática israelense e queimaram bandeiras do país.

O governo egípcio exigiu um pedido de desculpas oficial por parte de Israel. E as autoridades israelenses disseram estar investigando o incidente.

A Liga Árabe fará uma reunião de emergência no domingo, para discutir o ataque israelense contra a Faixa de Gaza, que matou 15 palestinos.

Depois dos atentados de quinta-feira, Israel realizou uma série de ataques aéreos contra alvos na Faixa de Gaza.

E militantes palestinos dispararam mais de 20 foguetes contra Israel.

Fonte: BBC Brasil

POLÍCIA VOLTA A INVADIR PUERTA DEL SOL DURANTE PROTESTOS

O protesto convocado pelos indignados contra a carga policial de quarta-feira motivou novos conflitos, tendo a polícia espanhola voltado a carregar sobre os manifestantes laicos de modo a desobstruir a praça. Ainda assim, nesta sexta-feira ainda havia manifestantes presentes ao local dos protestos.


A violência exercida sobre os cidadãos que protestavam contra os gastos públicos com a visita do Papa Bento XVI motivou o protesto realizado na véspera. Mais uma vez, a polícia espanhola acabou por utilizar a violência para desmobilizarem os manifestantes e desimpedir a praça Puertas del Sol, que tem sido considerada como um bastião dos protestos contra a política do governo que leva o país à recessão e a uma grave crise social.

A tensão entre peregrinos e manifestantes também marcou os protestos, sendo que estes trocaram várias palavras de ordem. Os apoiantes da visita papal gritavam “esta é a juventude do Papa”, a que os manifestantes contrapunham “esta não é a juventude do Papa”.

Durante uma assembleia popular realizada na tarde de quinta-feira, os indignados decidiram marcar nova iniciativa para esta sexta-feira que consiste numa marcha entre Atocha e a praça Puerta del Sol.

Fonte: Correio do Brasil

NA ESPANHA, ESQUERDA UNIDA DENUNCIA REPRESSÃO A PROTESTO LAICO

A Esquerda Unida (Izquierda Unida) da Espanha pediu nesta sexta-feira ao Governo espanhol que esclareça a repressão policial contra uma manifestação realizada quarta-feira por várias associações laicas em rejeição ao financiamento público da visita do papa Bento XVI. Em um comunicado, a coordenadora da Área de Juventude de IU, Esther López, qualificou de deplorável e nefasta a atuação da polícia contra o protesto pelos privilégios econômicos da viagem do Pontífice a Madri, iniciada nesta quinta-feira.

manifestação

A dirigente da coalizão denunciou a injustificada agressão que se produziu na Porta do Sol contra os participantes da marcha pacífica.

Em sua opinião, o poder central não garantiu de forma efetiva o direito de manifestação de pessoas que cumpriram com todas as obrigações no sentido de realizar com segurança o ato, que também contava com todas as permissões legais.

Esther exigiu a demissão de Dolores Carrión, delegada do governo de José Luis Rodríguez Zapatero em Madri, pela incapacidade de previsão e intolerável provocação aos organizadores do protesto, antes, durante e depois da marcha.

Da mesma maneira pronunciaram-se as organizações Europa Laica, Associação Madrilenha de Ateus e Livre pensadores e Redes Cristãs. A repressão deixou um saldo de oito detidos e 11 feridos leves.

Bento XVI chegou a Espanha para participar do Dia Mundial da Juventude (JMJ), que reunirá até o próximo domingo na principal cidade do país ibérico a centenas de milhares de jovens católicos dos cinco continentes.

As organizações denunciaram que o Estado espanhol investiu em ambos os eventos cerca de 100 milhões de euros, incluindo o dispositivo de segurança disponibilizado para a ocasião e diversos serviços gratuitos para os peregrinos.

Essas facilidades são um contraste aberto com a grave situação econômica que vive o país, com quase cinco milhões de pessoas desempregadas, flagelo que afeta a mais de 40% dos jovens espanhóis.

Fonte: Correio do Brasil

EX-JOGADOR SÓCRATES É INTERNADO NA UTI DO ALBERT EINSTEIN

O ex-jogador de futebol Sócrates, 57, ídolo do Corinthians e da seleção brasileira, está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Segundo o hospital Albert Einstein, ele sofreu uma hemorragia digestiva alta provocada por uma hipertensão portal.

Internado na sexta-feira, o estado do jogador não sofreu alteração na madrugada deste sábado.

O ex-jogador de futebol Sócrates, ídolo do Corinthians e da seleção brasileira

Sócrates foi um dos principais nomes da chamada 'Democracia Corintiana', período da história do time paulista em que várias decisões eram tomadas após votação.

Um dos principais pontos da Democracia Corintiana foi a decisão de colocar um fim às concentrações. Os jogadores do time paulista treinavam e depois voltavam para suas casas. Só se reuniam no dia dos jogos para irem juntos ao estádio.

O Corinthians programou justamente para este sábado uma homenagem aos jogadores desse período. Sócrates também foi convidado, mas decidiu não participar do evento. Anteriormente, ele já havia mostrado insatisfação com o atual presidente corintiano, Andres Sanchez.

Recentemente, Sócrates chegou a ser cogitado para virar treinador da seleção de Cuba.

Em entrevista a Folha em junho, o ex-jogador disse que a possibilidade de ir para Cuba foi levada a ele por amigos, que iriam colocá-lo em contato com a diplomacia cubana. Socialista assumido, ele afirmou na ocasião que a chance de atuar na seleção cubana teria um peso bem mais ideológico do que o do próprio futebol. A paixão de Sócrates por Cuba não é de hoje. Um dos seus filhos foi batizado como Fidel em homenagem ao ex-ditador Fidel Castro, que comandou a ilha até 2006.

Ele é formado em medicina e trabalha na TV Cultura como comentarista esportivo.

Fonte: Folha

PREFEITO DE CAMPINAS É CASSADO POR CORRUPÇÃO

A Câmara Municipal de Campinas cassou o mandato do prefeito Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT), no final da madrugada deste sábado, 20, após mais de 44 horas ininterruptas de julgamento. Dr. Hélio foi cassado por 32 votos a 1 – o único voto contrário foi do vereador Sérgio Benassi (PCdoB). O julgamento começou às 9h da manhã da quinta-feira, 18. Às 10h foi iniciada a leitura do processo, que tinha mais de mil páginas. Até pouco depois da meia noite deste sábado, os vereadores se revezaram na leitura do processo.

Até pouco depois da 1h, foi feita a leitura do relatório final, recomendando a cassação do prefeito. Entre 1h22 e 4h55, os vereadores revezaram-se na tribuna, para justificar seus votos. Depois, a Mesa concedeu 15 minutos para que o prefeito ou seu representante fizesse sua defesa. De acordo com o regimento, ele teria direito a duas horas para se defender.

Passado esse período, os vereadores votaram o pedido de impeachment do prefeito. A votação da primeira acusação aconteceu às 5h20, e isso já bastaria para cassar o mandato do prefeito. Cinco minutos depois, também pelo placar de 32 a 1, o prefeito era condenado pelas outras duas acusações.

O relatório final da Comissão Processante apresentado na terça-feira, 16, apontava as seguintes acusações contra o Dr. Hélio: omissão do prefeito em relação às infrações político-administrativas e atos de corrupção praticados por integrantes do primeiro escalão da administração na Sanasa, irresponsabilidade legal e política de Santos na defesa de bens no caso de parcelamento de solo e comportamento incompatível com a dignidade e decoro de seu cargo ao ignorar tráfico de influência na liberação de alvarás para instalação de antenas de celulares. A defesa do Dr. Hélio deve levar o caso à Justiça.

Com a queda do Dr. Hélio, quem assume é o vice-prefeito, Demétrio Vilagra (PT), acusado de ter recebido propina de empresários investigados pelo Ministério Público. Vilagra chegou a ser preso.

Fonte: Estadão

EMPRESÁRIA É PRESA 4 ANOS APÓS MANDAR MATAR O MARIDO

Policiais do Grupo Antissequestro de Sorocaba (GAS) prenderam ontem a empresária Eliane Bordieri Vieira de Camargo, de 58 anos, acusada de ter encomendado a morte do marido, o também empresário Luiz Antonio Vieira de Camargo, na época com 59 anos. O crime ocorreu em 2007 e estava no rol dos homicídios não esclarecidos. O depoimento de uma testemunha cuja identidade é mantida em sigilo causou uma reviravolta no caso. O empresário morava em um condomínio de luxo em Araçoiaba da Serra e havia saído de casa para ver um imóvel quando desapareceu. O corpo foi encontrado em um canavial com três perfurações à bala.

Camargo era sócio de uma concessionária de veículos. A investigação colheu provas de que a viúva contratou um ex-presidiário, Edson Luiz Vieira, para executar o crime. O acusado se fez passar por corretor e atraiu o empresário com o pretexto de mostrar um terreno. Ele cumpre pena na Penitenciária de Guareí por outros crimes. A ex-namorada de Edson, Flávia Azzolini, também foi presa por participação no caso. Os policiais prenderam a empresária em seu apartamento, no centro de Sorocaba. Ela nega participação no crime. De acordo com a polícia, o motivo seriam as brigas do empresário com o único filho do casal.

Fonte: Estadão