terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SATÉLITE EUROPEU PLANCK OBSERVA O UNIVERSO FRIO

Milhares de fontes de radiação muito frias no Universo formam o novo catálogo feito com os dados recompilados pelo satélite europeu Planck. Em seus primeiros resultados científicos, apresentados em París, esta semana, o satélite revelou uma população invisível de galáxias envolvidas em pó a milhares de anos e que formaram estrelas a um ritmo muito mais elevado do que vemos em nossa galáxia atualmente. 

O satélite foi lançado em 2009 para estudar a formação das primeiras estruturas em grande escala no Universo, de onde surgiram as galáxias. Estas estruturas são as que rompem a uniformidade da radiação de fundo de microondas, a que permanece como um eco do Big Bang, já que foram emitidas 380.000 anos depois, quando o Universo já estava esfriando.

Os dados recolhidos pelo satélite Planck confirmam a teoria de que esta névoa local de microondas procede de grãos de pó que giram sobre si mesmos a uma altíssima velocidade devido a colisões com átomos em movimento ou pacotes de ondas ultravioleta.

Resultados del satélite 'Planck'
Para Nabila Aghanim do CNRS e da Universidade Paris Sud "estas observações serão utilizadas como tijolos na construção do universo".

O satélite segue observando o Universo desde a sua órbita de Lissajous ao redor do segundo ponto de Lagrange do sistema Sol-Terra. Seus próximos dados serão publicados em  janeiro de 2013 e os seus responsáveis esperam que o fundo cósmico de microondas seja revelado em detalhes.

Fonte: El País.

ASSANGE PODE SER CONDENADO À MORTE OU IR PARA GUANTÁNAMO

Os advogados de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, disseram que seu cliente corre "sério risco" de ser condenado à morte ou de se tornar um prisioneiro em Guantánamo caso seja extraditado para a Suécia, onde é acusado de delitos sexuais, segundo reportagem do jornal britânico The Guardian.

Os representantes legais de Assange, apresentando um resumo de como defenderão o australiano no caso da extradição, argumentam que é provável que os EUA tentem sua extradição assim que ele for enviado à Suécia. Sob custódia dos americanos, Assange "correria sério risco de ser detido em Guantánamo ou algum outro lugar".

A prisão de Guantánamo é usada pelos EUA para abrigar presos considerados perigosos, como terroristas e fundamentalistas. Os defensores de Assange e o próprio fundador do WikiLeaks acreditam que os EUA planejem indiciá-lo por conspiração e espionagem. O vice-presidente americano, Joe Biden, chegou a chamá-lo de "ciberterrorista".

"Se Assange for levado aos EUA sem garantias de que não seria condenado à morte, há um grande risco de que essa seja sua pena. É de conhecimento de todos que figuras proeminentes, se não disseram diretamente, insinuaram que ele deveria ser executado", diz o documento dos advogados de Assange.

Assange está em liberdade condicional. Ele permaneceu preso por nove dias em Londres, mas foi libertado após pagar fiança de 200 mil libras (R$ 533 mil) e depois que um recurso da promotoria sueca contra sua libertação foi rejeitado.

Atualmente ele está hospedado em uma mansão a nordeste de Londres, propriedade de um colega. Ele havia sido detido pelos britânicos por conta de um mandado de prisão internacional expedido por Estocolmo.

O australiano compareceu à corte nesta terça para uma audiência, a primeira do ano sobre o caso de sua extradição, que será definida no início de fevereiro. Após a sessão, ele afirmou que "o trabalho do WikiLeaks continua".

Assange é acusado pela Justiça sueca de delitos sexuais contra duas mulheres. Elas o acusam de coerção ilegal, estupro e de tê-las molestado. Ele nega as acusações e diz que "há evidências bem sugestivas" de que as mulheres foram motivadas por vingança, por dinheiro e por pressão policial para dar queixa.

Fonte: Estadão

"SÃO PAULO ESTÁ MELHOR PREPARADA DO QUE ANTES" DISSE ROBERTO CAMARGO SOBRE AS ENCHENTES

Após uma manhã de caos por causa das chuvas, o secretário de Administração das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, afirmou nesta terça-feira (11) que a cidade de São Paulo está “melhor (sic) preparada do que antes”. Em entrevista realizada na Ponte das Bandeiras, sobre o Rio Tietê, Camargo culpou o volume das chuvas pelos problemas.
Galpão abriga materiais de construção e móveis danificados pelas águas
“Em 11 dias, choveu praticamente o que era esperado para o mês de janeiro inteiro”, afirmou. Segundo a pasta, até a meia-noite de segunda (10), a capital paulista teve 204 milímetros de precipitação – o esperado para janeiro é de 239 mm). Ele acrescentou que o Rio Tietê ficou sobrecarregado por conta dos temporais na Grande São Paulo e no Vale do Paraíba.
Secretário da Administração:
Para exemplificar o que ocorreu na Marginal Tietê, uma das vias mais prejudicadas, ele comparou com o trânsito. “Uma avenida principal fica cheia de veículos que entram de ruas próximas. Foi assim que aconteceu com o Tietê”, disse Camargo.
Além de mais de cem pontos de alagamento, o temporal que atingiu o estado entre a noite de segunda e a madrugada desta terça deixou pelo menos sete mortos. Os bombeiros e a Defesa Civil registraram mortes em São Paulo (3 mortes), em Mauá (2), no ABC, em Embu (1) e em São José dos Campos (1), no interior. Em São José dos Campos, os bombeiros ainda procuram por quatro pessoas desaparecidas.
Até esta segunda-feira (10), a Defesa Civil do estado registrava 11 mortes causadas pelas chuvas durante a Operação Verão, desde o dia 1º de dezembro de 2010.
Fonte: G1