quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CIENTISTAS DESCOBREM PLANETA COMPOSTO EM SUA MAIOR PARTE POR ÁGUA


Foto: NASA
Planeta GJ1214b (na ilustração) é composto principalmente por água e conta ainda com uma leve atmosfera de vapor











Um grupo de astrônomos descobriu a existência de um novo tipo de planeta, composto em sua maior parte de água e com uma leve atmosfera de vapor, indicaram nesta terça-feira (21) o Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian (Cambridge, nordeste dos Estados Unidos) e a Nasa.

Trata-se de um planeta fora de nosso sistema solar denominado "GJ1214b", descoberto em 2009 graças ao telescópio espacial Hubble da Nasa, e que, segundo recentes estudos de um grupo de astrônomos, tem "uma enorme fração de sua massa" composta de água, indica um comunicado conjunto.

Em nosso sistema solar existem três tipos de planetas: rochosos e terrestres (Mercúrio, Vênus, a Terra e Marte), gigantes gasosos (Júpiter e Saturno) e gigantes de gelo (Urano e Netuno).

Por outro lado, existem planetas variados que orbitam em torno de estrelas distantes, entre os quais há mundos de lava e "Júpiteres" quentes.

"Observações do telescópio espacial Hubble da Nasa acrescentaram este novo tipo de planeta", ressaltaram o Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian e a Nasa em seu comunicado, onde explicam os estudos realizados pelo astrônomo Zachory Berta e por um grupo de colegas.

O "GJ1214b", situado a 40 anos luz da Terra, é considerado uma "super-Terra", com 2,7 vezes o comprimento de nosso planeta e sete vezes seu peso.

Ele orbita a cada 38 horas ao redor de uma estrela vermelha anã e possui temperatura estimada de 450 graus Fahrenheit (232 graus celsius).

Em 2010, um grupo de cientistas liderado por Jacob Bean havia indicado que a atmosfera de "GJ1214b" deveria ser composta em sua maior parte por água, depois de medir sua temperatura.

No entanto, suas observações também podem ter sido feitas em razão da presença de uma nuvem que envolve totalmente o planeta.

As medições e observações efetuadas por Berta e por seus colegas quando o "GJ1214b" passava diante de seu sol permitiram comprovar que a luz da estrela era filtrada através da atmosfera do planeta, exibindo um conjunto de gases.

O equipamento do Hubble permitiu distinguir uma atmosfera de vapor e os astrônomos conseguiram calcular depois a densidade do planeta a partir de sua massa e tamanho, comprovando que tem "muito mais água do que a Terra e muito menos rocha".

Fonte: IG

ACIDENTE DE TREM NA ARGENTINA DEIXA 49 MORTOS

Um trem lotado descarrilou e bateu na plataforma de embarque de uma estação de Buenos Aires, capital da Argentina, na manhã desta quarta-feira, deixando 49 mortos e centenas de feridos, informaram autoridades. Néstor Rodriguez, representante da Polícia Federal, afirmou que o acidente matou 48 adultos e uma criança.

Foto: AP
Bombeiros resgatam passageiros feridos em acidente de trem em Buenos Aires, Argentina

Ao menos 550 passageiros ficaram feridos, e as equipes de emergência retiravam lentamente dezenas que continuavam presas no primeiro vagão do trem, informou Alberto Crescenti, o diretor de emergências médicas de Buenos Aires. As equipes fizeram um buraco no teto do vagão e criaram um sistema de polias para poder retirar as vítimas restantes.

O trem chegava à estação terminal Once, no oeste da cidade, quando aparentemente não conseguiu frear. Em alta velocidade, o trem saiu dos trilhos e bateu na barreira localizada no fim da plataforma, amassando a parte da frente do motor e danificando o primeiro vagão, onde passageiros costumam carregar bicicletas.

Muitos que sofreram com queimaduras e ferimentos leves aguardavam para ser atendidos nas plataformas da estação, enquanto helicópteros e dezenas de ambulâncias levavam os outros a hospitais próximos. Cerca de 200 passageiros tiveram ferimentos graves, segundo informou o secretário da Saúde Jorge Lemus.

Enquanto isso, segundo o jornal argentino Clarín, os mortos eram levados para a parte de trás da estação, para evitar que fossem filmados pelas redes de televisão.

Esse é o acidente de trem com maior número de vítimas fatais desde o dia 1º de fevereiro de 1970, quando um trem bateu contra outro no subúrbio de Buenos Aires deixando 200 mortos.

Passageiros disseram que as janelas dos trens explodiram após a colisão. Muitos passageiros que estavam de pé caíram no chão por causa do impacto. Imagens de TV mostraram o resgate do condutor do trem, que ficou preso entre ferros retorcidos. "O trem estava muito cheio. O impacto foi tremendo. Eu vinha no vagão em que se pode viajar com bicicleta. As pessoas estavam desesperadas para sair", contou Ezequiel, um passageiro.

O último grande acidente ferroviário da Argentina aconteceu em 18 de dezembro, quando uma locomotiva se chocou contra um trem repleto de passageiros parado numa estação da periferia sul da capital, deixando 17 feridos.

Em 13 de setembro de 2011, nove pessoas morreram e 212 ficaram feridas no choque de dois trens e um ônibus numa passagem de nível do bairro metropolitano de Flores, a oeste, em um dos episódios mais graves dos últimos anos.

Fonte: IG

CHUVAS JÁ DEIXAM 730 DESABRIGADAS NO ACRE

Subiu para 730 o número de desabrigados pela cheia do Rio Acre, em Rio Branco. É o que informou o chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun. Segundo a Defesa Civil estadual, o nível das águas continua subindo e nesta sexta-feira (17) chegou a 16,56 metros.

O coordenador-geral da Defesa Civil do estado, coronel Oliveira, disse à Agência Brasil que os desabrigados foram encaminhados ao Parque de Exposição da cidade, onde estão recebendo alimentos e atendimento médico. Ele disse que a produção agrícola na cidade também foi afetada. “Muitas famílias perderam bens e houve danos, principalmente, nas lavouras da população ribeirinha”, disse.

Nesta sexta-feira, dois técnicos do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) do Ministério da Integração Nacional estão a caminho da capital acriana. Eles vão auxiliar os agentes da Defesa Civil e avaliar os danos causados pelas chuvas na cidade.

O chefe do Cenad, Armin Braun disse à Agência Brasil que a Defesa Civil do Acre tem um bom plano de contingência e que as ações preventivas foram fundamentais para que os danos não fossem maiores. “A Defesa Civil do estado realizou monitoramento e retirou definitivamente 246 famílias de áreas de risco em 2011, antes que as cheias começassem”. As famílias receberam casas novas em locais seguros e o aluguel social foi pago pelo governo do estado.

A prefeitura de Rio Branco decretou situação de emergência na última quinta-feira (16). A Defesa Civil do estado monitora ainda mais três municípios atingidos pela enchente: Sena Madureira, Assis Brasil e Porto Acre.

Fonte: Agência Brasil

VÂNDALOS QUE INTERROMPERAM A VOTAÇÃO EM SÃO PAULO SÃO TRANSFERIDOS


DANIEL TEIXEIRA/AGÊNCIA ESTADO/AE
Tiago Tadeu Faria e Caue Santos Ferreira_DANIEL TEIXEIRA_AGÊNCIA ESTADO_AE
Cauã Ferreira e Tiago Faria foram transferidos de delegacia

Na madrugada desta quarta-feira (22), Cauã Santos Ferreira, integrante da Gaviões da Fiel, e Tiago Ciro Tadeu Faria, da Império da Casa Verde, foram transferidos da Delegacia de Apoio ao Turista (Deatur) para o 2º Distrito Policial, do Bom Retiro, ambas na região central da capital paulista.

Os dois foram presos e autuados em flagrante por danos ao patrimônio público e supressão de documentos após, na tarde de terça-feira (21), invadirem a área onde era feita a leitura das notas da escolas de samba e destruírem os papeis com as avaliações dos jurados, no Sambódromo do Anhembi. Como os crimes são inafiançáveis, os dois aguardarão vaga de um Centro de Detenção Provisória (CDP).

Um dos dois vândalos disse ao delegado Oswaldo Nico Gonçalves, da Deatur, que tudo foi combinado entre os diretores das escolas para induzir a Liga das Escolas de Samba a não realizar rebaixamento neste ano, o que não ocorreu. A polícia irá investigar essa informação. Tiago Farias já tem passagem por vários crimes, entre eles roubo e formação de quadrilha.

Em razão do tumulto generalizado durante a apuração das notas do desfile do Grupo Especial de São Paulo, a escola Mocidade Alegre foi considerada campeã de 2012 pois era a que liderava no momento em que os atos de vandalismo interromperam a leitura das notas. As escolas Camisa Verde e Branco e Pérola Negra estavam nas duas últimas posições e caíram para o Grupo I, de acesso.

 
21- Tiago Ciro Tadeu Faria
Momento em que Tiago Ciro Tadeu Faria rasga o envelope dos jurados ((Foto Daniel Teixeira/Agência Estado)
 
Nesta quarta-feira, às 10h30, no Anhembi, será realizada uma coletiva de imprensa sobre o ocorrido durante a apuração do Grupo Especial do Carnaval 2012, com a presença de representantes da Prefeitura de São Paulo, da SPTuris e da Liga das Escolas de Samba de São Paulo.

Fonte: Estadão

DIA 26 TERMINA O HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão acaba no dia 26 de fevereiro, mas quem tem mais dificuldade em se adaptar à mudança deve começar a preparar o organismo com antecedência, antecipando o horário de dormir cerca de dez minutos a cada dia. A orientação é do coordenador do serviço de neurologia do Hospital Anchieta, Ricardo de Campos. “Ao invés de esperar o dia da virada do horário, o interessante é que a cada dia fosse dormindo dez minutos mais cedo, até estar dormindo uma hora mais cedo, e o corpo não vai padecer”.

O médico explica que as mudanças sentidas pelo organismo com o início ou o fim do horário de verão são por causa de hormônios como o cortisol e a melatonina, que regem o nosso relógio biológico e são secretados de acordo com o tempo de exposição ao sol e à escuridão. “Dessa forma, todo o metabolismo do organismo passa a se pautar de acordo com as taxas de secreção desses hormônios. Quando uma hora do dia é suprimida ou acrescentada, passa a ter alterações nesse metabolismo”.

Os efeitos dessas mudanças, segundo Campos, vão desde alterações no sono, que podem causar irritabilidade, estresse e baixa produtividade, até o aumento da instabilidade vascular. Além dos idosos, as mulheres sentem bastante as mudanças de horário, pois têm diversas oscilações no organismo relacionadas à produção de hormônios. “Mudanças abruptas no nosso relógio biológico trazem malefícios incontestáveis em relação à saúde”, diz o especialista.

O governo federal ainda não tem um balanço da economia de energia proporcionada pelo horário de verão neste ano, mas a expectativa é que a mudança gere uma redução entre 4,5% e 5% na demanda de energia do horário de pico, nas regiões onde o sistema foi adotado (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e na Bahia). A redução total de consumo para o país deve ficar em torno de 0,5%, com uma economia entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões para o país durante o período.

O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, explica que o principal ganho para a sociedade com a adoção do horário de verão é o aumento da segurança e da qualidade do suprimento de energia. Além disso, com a redução da demanda, não é preciso fazer novos investimentos em usinas hidrelétricas ou acionar energia de usinas termelétricas para complementar o fornecimento de energia.

Segundo ele, a redução do consumo de energia, proporcionada pelo aumento da utilização da luminosidade natural, não chega a ser sentida na conta de luz dos consumidores. “O consumidor sentiria se tivesse que fazer investimentos, aí apareceria um acréscimo na conta de luz”, disse Grüdtner à Agência Brasil.

De acordo com o secretário, existem pesquisas que mostram a aprovação da população ao horário de verão, e a extinção da mudança não está nos planos do governo. “Pode até ser avaliado no futuro, mas em princípio sempre é um ganho. Se a sociedade inteira ganha com a aplicação do horário de verão, por que vou deixar de utilizar?”

Neste ano, o horário de verão começou no dia 16 de outubro, e terá uma semana a mais, porque a data estabelecida para o fim do horário diferenciado, que é o terceiro domingo de fevereiro, em 2012 coincidiu com o feriado do carnaval.

Fonte: Correio do Brasil

BRASIL DOA RECURSOS A PAÍSES AFRICANOS PARA A COMPRA DE ALIMENTOS

O Brasil doará US$ 2,375 milhões para que cinco países africanos – a Etiópia, o Malawi, Moçambique, o Níger e Senegal – comprem alimentos produzidos na própria região, informou a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O valor será investido em uma ação conjunta da FAO e do Programa Alimentar Mundial (PAM), também da ONU, definida em acordo assinado hoje (21) em Roma.

Além de financiar o projeto, o Brasil deverá dividir com os parceiros a experiência do seu Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, baseado na compra da produção de pequenos agricultores e distribuição a famílias carentes.

Pelo acordo, a FAO receberá US$ 1,55 milhão do aporte brasileiro para apoiar os agricultores africanos por meio da distribuição de sementes e fertilizantes. Os restantes US$ 800 mil serão repassados ao PAM, que deverá organizar as compras e a distribuição de alimentos a escolas e grupos mais vulneráveis.

O acordo foi assinado pelo representante permanente do Brasil na FAO, Antonino Marques Porto e Santos; pelo diretor assistente do Departamento de Cooperação Técnica da FAO, Laurent Thomas; e pelo diretor adjunto do PAM, Amir Abdulla.

O Programa Alimentar Mundial já compra compra alimentos produzidos regionalmente para seus programas e está executando um piloto chamado Compra para o Progresso (P4P), com o objetivo de encontrar formas de adquirir mais diretamente de pequenos produtores. O financiamento e a experiência brasileira com o programa de aquisição de alimentos dará novo impulso às compras de agricultores locais para a alimentação escolar.

O projeto foi concebido para fortalecer os mercados locais, ajudando a melhorar a segurança alimentar e evitando futuras crises no setor.

Fonte: Agência Brasil

HIDRELÉTRICA DE SANTO ANTÔNIO DEVERÁ ENTRAR EM OPERAÇÃO EM MARÇO

A primeira turbina da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), deve entrar em operação até março, segundo a empresa responsável pela obra, a Santo Antônio Energia. A previsão anterior era que a usina começasse a gerar energia na segunda quinzena de dezembro de 2011.

A empresa não explicou o motivo do atraso, apenas informou que “as providências para o início da geração comercial até março estão em curso”. Mesmo assim, o cronograma da usina ainda está adiantado em relação ao previsto em 2007, quando foi realizado o leilão da hidrelétrica, que estabelecia o início da operação para dezembro de 2012.

No fim de dezembro, a empresa iniciou os testes de giro mecânico na primeira turbina, que avaliam o desempenho do equipamento. Cada uma das 44 turbinas da usina tem capacidade para gerar energia suficiente para abastecer até 350 mil residências. As demais turbinas devem entrar em funcionamento gradualmente até 2015.

A hidrelétrica terá capacidade instalada de 3,15 mil megawatts e vai custar cerca de R$ 16 bilhões. Com a Usina Hidrelétrica Jirau, a Santo Antônio forma o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, um dos principais empreendimentos energéticos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Fonte: Agência Brasil

JOVEM DE 18 ANOS É ACUSADO DE MATAR IRMÃO E PUBLICAR NO FACEBOOK

Um garoto de 18 anos foi preso na zona leste de São Paulo sob suspeita de matar o irmão --de 28 anos-- com golpes de canivete e, depois, publicar detalhes do crime em sua página no Facebook. O crime ocorreu na madrugada de sábado (18), na casa das vítimas.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito fugiu após o crime e foi preso 14 horas depois. A denúncia partiu de vizinhos e amigos da vítima, que informaram aos policiais que o rapaz havia divulgado informações sobre a morte em seu perfil na rede social.

Em depoimento à polícia, os denunciantes se disseram chocados pela maneira detalhada que o crime teria sido descrito pelo suspeito na internet e que, inicialmente, imaginaram se tratar de uma "brincadeira de mau gosto". Ao não conseguirem entrar em contato com a vítima, no entanto, os denunciantes ficaram preocupados e acionaram a polícia.

Eleandro Arruda dos Santos chegou a ser socorrido e encaminhado ao pronto-socorro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

De acordo com a polícia, Lamartino Antônio Camargo da Rocha confessou o crime. Os policiais ainda investigam, no entanto, o que teria motivado o assassinato.

Fonte: Folha

ANONYMOUS NEGA POSSÍVEL ATAQUE À REDE ELÉTRICA NOS ESTADOS UNIDOS

Hackers do grupo Anonymous negaram na terça-feira as acusações de que poderiam atacar as redes elétricas dos Estados Unidos e provocar uma paralisação da infraestrutura.

O Wall Street Journal revelou que o diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA), general Keith Alexander, expressou, em reuniões privadas na Casa Branca, sua preocupação com um eventual ataque contra as redes elétricas, em um prazo de dois anos.

O grupo Anonymous acusou o diretor da NSA de sustentar uma "retórica alarmista e de bode expiatório", através de diversas contas no Twitter.

"Por quê o Anonymous provocaria uma pralisação do sistema elétrico? Há muitos serviços vitais que dependem dele", afirma o grupo na conta @YourAnonNews.

Fonte: AFP

CIENTISTAS AVANÇAM EM PESQUISAS PARA SALVAR O DEMÔNIO DA TASMÂNIA DE EXTINÇÃO

A preservação do demônio da Tasmânia, um animal marsupial que corre risco de extinção e vive no sul da Austrália, pode estar mais próxima pelas pesquisas de cientistas que estudam os tumores que dizimam a espécie.

Imagens facilitadas por organismos oficiais australianos que mostram um demônio da Tasmânia são e outro com tumores que dizimam a espécie. EFE
O enigma desse estranho câncer começa a ser desvendado desde que uma equipe de especialistas liderada pela bióloga Janine Deakin da Universidade Nacional Australiana comparou o genoma de um demônio da Tasmânia saudável com o de outro afetado por essa rara doença, que se alastra rapidamente através do contato.

Os pesquisadores consideraram "que vários fragmentos importantes dos cromossomos haviam sido misturados como um quebra-cabeças montado de modo incorreto", de acordo com um comunicado divulgado pela Universidade.

Em um estudo anterior publicado em fevereiro deste ano na revista científica "PLOS Genetics", a equipe de Janine revelou que os tumores que atingem o demônio da Tasmânia (Sarcophilus laniarius) evoluíram lentamente e variaram muito pouco desde seu surgimento.

"É algo raro, já que geralmente o câncer em humanos evolui rapidamente e há grandes diferenças entre o tumor original e a metástase", explicou a cientista.
A chefe da Escola de Pesquisa Biológica da Universidade destacou que pela investigação confirmaram "que o tipo de tumor contraído pelos exemplares de diabo da Tasmânia é geneticamente muito estável".

Chamado de "Purinina" entre os aborígines, esse marsupial carnívoro que é considerado o mais antigo do mundo, desapareceu da Austrália continental há cerca de 400 anos, supostamente pela perda de seu habitat para o dingo, um cachorro selvagem com um alto índice de reprodução.

Atualmente, o animal vive em estado selvagem em áreas da ilha da Tasmânia e em vários centros especializados criados no continente para isolar os saudáveis dos que têm a doença.

O alarme surgiu em meados da década de 1990 quando foi detectado que esse animal morria por causa de um tumor cancerígeno facial que atingia apenas essa espécie.

Os especialistas estimam que 70% dos demônios da Tasmânia morrem antes dos 18 meses de vida pelo câncer e as mudanças no ecossistema produzidas principalmente pela introdução de espécies invasoras, como a raposa vermelha.

O diabo da Tasmânia, que frequentemente contrai a doença pelas feridas causadas por brigas com animais infectados, começa a manifestar sintomas visíveis desse câncer com o surgimento de tumores na boca que aumentam de tamanho até provocar deformações que o impedem de comer.

Esse carnívoro está incluído na listagem nacional da Austrália de animais em perigo de extinção e também na lista vermelha das Nações Unidas por considerarem que em um prazo de 25 a 35 anos pode desaparecer se não for encontrada a cura para o câncer.

Segundo os pesquisadores, uma eventual extinção desse animal gerará um desequilíbrio no ecossistema da Tasmânia, já que provocará um aumento considerável dos restos do animal nas selvas da ilha e permitirá a multiplicação das chamadas espécies invasoras.

O próximo passo dos cientistas australianos é decifrar a origem e as causas da doença, para salvar o demônio da Tasmânia da extinção e gerar avanços na pesquisa do câncer em humanos.

Em geral, o câncer não é contagioso porque as células cancerígenas são diferentes e quando são transmitidas são rejeitadas pelo sistema imunológico. 

Fonte: EFE

TIROTEIO DEIXA CINCO MORTOS NA GEÓRGIA

Cinco pessoas foram mortas a tiros em um spa em Norcross (Estados Unidos), na noite desta terça-feira.

O porta-voz da polícia de Norcross, capitão Brian Harr, informou que autoridades responderam uma chamada feita por volta das 21h (meia-noite desta quarta-feira pelo horário de Brasília), relatando que uma pessoa havia sido baleada na Sauna Su Jung, que pertence ao spa.

Quatro pessoas foram encontradas mortas a tiros quando os policiais chegaram. A quinta vítima foi declarada morta em um hospital local

O chefe da polícia de Atlanta, Warren Summers, explicou à rede de televisão FoxNews que as cinco pessoas morreram em função dos disparos e que o homem que efetuou o ataque está entre as vítimas. Ele ainda informou ter recuperado uma arma no local e que evidências preliminares sugerem que o tiroteio pode ter sido um assassinato seguido de suicídio.

A polícia não soube informar a identificação das vítimas, nem o que teria motivado o tiroteio.

Um porta-voz do Bureau de Investigação da Geórgia disse que a agência estava ajudando no caso.

Norcross é uma cidade de cerca de 10.000 habitantes localizada a cerca de 20 quilômetros a nordeste de Atlanta, no estado da Geórgia.

Fonte: 

CHÁVEZ ANUNCIA NOVO TUMOR E NOVA CIRURGIA

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que fará, em Cuba, nos próximos dias, uma cirurgia para retirar um novo tumor em sua região pélvica, no mesmo local de onde já fora extraído um câncer no ano passado.
Hugo Chávez (Getty Images)

"Está tudo pronto. Além disso, são os mesmos médicos que me operaram e inclusive conhecem a velha ferida daquela operação. (...) Isso vai ser melhor para todos", afirmou Chávez, na noite da terça-feira, por telefone, em um programa da TV estatal.

O presidente venezuelano disse que a decisão de ir à Havana foi tomada também por questões de segurança.

"Haverá mais segurança para este tipo de operação", disse.

'Sem alarme'

Chávez disse que a operação deverá ser feita antes do próximo fim de semana, e que o novo tumor pode ser maligno.

"Há altas possibilidades de que seja (maligno) porque está no mesmo lugar onde estava o outro (tumor)", afirmou Chávez.

Chávez disse que a nova intervenção não deve ser motivo de "alarme".

"Peço vida, não para mim, e sim para vocês, quero chegar ao 2021 e, além disso, com vocês", afirmou.

Rumores

Chávez - que vinha demonstrando melhoras em seu estado físico - decidiu falar publicamente sobre sua saúde depois que rumores sobre uma nova internação passaram a circular na internet no último fim de semana. Ele negou que sofra de metástase.

"Os exames feitos em Havana indicam que não tenho metástase em nenhuma parte, só essa pequena lesão de uns 2 centímetros no mesmo lugar onde esteve o tumor anterior", afirmou Chávez, depois de um ato governamental transmitido pela TV estatal.

"Portanto, terá de ser feita uma nova operação, para extrair e logo levar (o tumor) a exames para saber se é maligno ou não, e em função disso continuarei informando ao vocês a verdade", acrescentou o presidente, que disse estar em ótimas condições físicas para enfrentar a "nova batalha".

A oito meses das eleições presidenciais, marcadas para outubro, a nova cirurgia gera preocupação entre os simpatizantes do governo e aumenta a incerteza sobre se Chávez terá condições de enfrentar a campanha contra o candidato de oposição, Henrique Capriles Radonsky.

Redes sociais

Chávez viajou a Cuba no sábado para realizar exames periódicos para acompanhar o tratamento contra o câncer. O presidente vem sendo tratado em Havana por uma junta médica desde sua operação, em julho do ano passado, quando foi diagnosticado com câncer.

"Não queria dar essa notícia, que obviamente tem uma carga negativa, em pleno Carnaval, ao meu povo. Mas os rumores que algumas pessoas espalham praticamente me obrigaram a adiantar essa informação", afirmou Chávez.

Chávez disse que o objetivo dos rumores de que estava internado em Havana em estado grave é desestabilizar o país.

"Aos que se alegram, não se alegrem muito", disse, acrescentando que seu governo já não depende dele e que a "revolução bolivariana" não tem volta atrás.

Após o anúncio da nova cirurgia, as redes sociais venezuelanas registraram mensagens de solidariedade ao presidente com a hashtag #AdelanteComandante ("adiante, comandante") e #FuerzaComandante ("força, comandante").

Chávez foi submetido a duas cirurgias em julho do ano passado para a retirada de um tumor na região pélvica. Desde então, o gravidade da doença do presidente tem sido tratada em absoluto sigilo por parte da cúpula do governo e do próprio presidente.

Fonte: Reuters

EM MEIO A CRESCENTE OPOSIÇÃO GRÉCIA APROVA NOVOS AJUSTES

O Parlamento da Grécia votará nesta quarta-feira uma nova série de ajustes exigidos pela União Europeia e pelo FMI como condição para ter acesso ao segundo resgate, de 130 bilhões de euros, que permitirá ao país evitar a inadimplência.

A votação acontece em meio à crescente oposição dos partidos de extrema esquerda à ingerência da UE no país e a uma queda sem precedentes na popularidade dos dois principais partidos, o conservador Nova Democracia e o socialista Pasok, que se comprometeram a atender as exigências dos credores internacionais.

Segundo pesquisa de opinião realizada pela agência GPO entre 16 e 21 de fevereiro, o Nova Democracia teria 19,4% dos votos nas próximas eleições gregas, contra 13,1% do Pasok - em ambos os casos, uma queda de dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada em dezembro.
Protestos

A líder do Partido Comunista, Aleka Papariga, chamou os cidadãos gregos a sair às ruas para protestar contra o plano de austeridade, que considera "medieval".

"Desde o primeiro memorando (que estabeleceu as condições para o primeiro resgate grego, em maio de 2010), medidas bárbaras, implementadas para a salvação do país, tornaram miseráveis as vidas de trabalhadores e famílias de baixa renda", disse Papariga.

A Confederação Geral de Trabalhadores Gregos (GSEE) também convocou uma manifestação em Atenas para esta quarta-feira, aumentando o temor de novos episódios violentos como os registrados no domingo passado.

"Os trabalhadores de nosso país se negam a aceitar a barbaridade de duras medidas neoliberais impostas por nossos credores com extorsões", afirmou o GSEE em um comunicado.

Por sua parte, a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, reconheceu que os ajustes exigirão "sacrifícios" da população grega, mas afirmou que a estratégia "tem como objetivo minimizar o impacto da crise sobre os mais pobres e mais vulneráveis".

Exigências

Os sócios europeus temem que uma nova onda de greves e protestos a pouco mais de um mês das eleições, convocadas para abril, prejudique a aprovação das impopulares reformas.

Os deputados gregos têm até o final de fevereiro para aprovar cerca de 80 medidas impostas pela "troika" – o grupo de negociadores internacionais formados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e União Europeia - como condição para liberar a primeira parcela do novo resgate.

Entre elas, estão incluídos cortes de mais de 3,3 bilhões de euros nos gastos públicos, a liberalização dos mercados de serviços e de produtos e a flexibilização das leis trabalhistas.

O governo grego também terá de incluir em sua Constituição uma cláusula dando prioridade ao pagamento das dívidas antes de qualquer investimento em serviços públicos e estabelecer uma conta especial, separada de seu orçamento, destinada a esses pagamentos.

Além disso, a economia grega será permanentemente monitorada por uma missão conjunta da "troika".

Apesar de todos esses esforços, altos funcionários da UE admitem que Atenas ainda terá de diminuir os salários em outros 15% nos próximos três anos, além dos 30% já reduzidos desde 2009.

Segundo esses funcionários, o desemprego, atualmente em cerca de 20%, só começará a cair em 2014, quando deve chegar a 17%, antes de passar a 15% no ano seguinte.

Isso coincidiria como o fim da recessão na Grécia, depois de quatro anos em que o país acumulará uma contração de mais de 17% no PIB.

Fonte: BBC Brasil