segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ESTUDO APONTA QUE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PRECISA CRESCER 40% EM 20 ANOS

A produção global de alimentos deve ser aumentada em cerca de 40% nas próximas duas décadas para evitar o aumento da fome global, indica um estudo britânico divulgado nesta segunda-feira.
O levantamento Foresight Report on Food and Farming Futures,encomendado pelo governo do Reino Unido, levou dois anos para ser finalizado e envolveu 400 especialistas de 35 países.
"Sabemos que nas próximas duas décadas a população chegará a cerca de 8,3 bilhões de pessoas", disse John Beddington, um dos cientistas responsáveis pelo estudo.
"Temos 20 anos para produzir cerca de 40% a mais de comida, 30% a mais de água potável e 50% a mais de energia", completou.
Beddinton afirma que uma das dificuldades de se mudar o sistema atual é que "ele funciona para a maioria das pessoas, mas os que estão em risco têm menos influência nas tomadas de decisões".
Recomendações
O estudo enfatiza a necessidade de mudanças na agricultura para que o aumento na produção não comprometa a sustentabilidade.
Os pesquisadores dizem que não há “solução única” para o problema e que sua resolução deve ser o resultado do esforço conjunto em várias frentes, combinando o aumento da produção sustentável, de alimentos e energética, com as preocupações com mudanças climáticas.
Para isto, os cientistas recomendam não descartar uso de tecnologias como modificações genéticas, clonagem e nanotecnologia.
O relatório britânico também recomenda mecanismos para que governos e produtores de alimentos prestem contas a respeito de seus progressos na redução da fome, no combate às mudanças climáticas, na degradação ambiental e no aumento da produção alimentícia.
Brasil
O relatório elogia as políticas sociais adotadas pelo Brasil nos últimos anos.
"A experiência brasileira dos últimos dez anos mostra que, se há vontade política, a pobreza e a fome podem ser diminuídas substancialmente", afirma o texto.
O estudo cita dados que estimam que, se as políticas sociais não tivessem sido implementadas, a taxa de pobreza brasileira teria sido de 13% em vez de 8% durante o biênio 2004/5.
As políticas, de acordo com o estudo, seriam resultado da combinação de "lideranças fortes de dois presidentes sucessivos e uma forte sociedade civil".
Fonte: BBC Brasil

MULHER CAI DO 23º ANDAR NA ARGENTINA E SOBREVIVE

INSTANTÁNEA. La imagen fue reproducida por una usuaria de Twitter. (@denisitabaires)
A imagem foi feita por uma usuária de Twitter. (@denisitabaires)

Uma mulher argentina sobreviveu depois de pular do 23o andar de um hotel no centro de Buenos Aires na segunda-feira, caindo sobre um táxi, informou a agência estatal de notícias.

A mulher de 33 anos estava na unidade de terapia intensiva de um hospital na capital argentina depois da tentativa de suicídio, segundo a agência Telam.

O taxista Miguel Cajal disse que saiu de seu carro e correu para um local seguro quando viu um policial olhando para a mulher, que estava num andar superior do hotel Panamericano.

"Se eu não tivesse saído, teria morrido", afirmou Cajal, de 39 anos, à televisão local. Ele mostrou fotos de seu veículo destroçado, para-brisa e teto esmagados pelo impacto da queda da mulher.

Fonte: Reuters

CABEÇA DE SUPOSTO SUICIDA É ENCONTRADA EM MOSCOU

A cabeça de um homem foi encontrada no aeroporto Domodédovo. Tal presença levou os agentes da polícia a pensar que talvez corresponda ao autor do atentado suicida que deixou ao menos 35 mortos, segundo o último relatório oficial.

"Encontramos a cabeça de um homem de aparência árabe de uns 30 a 35 anos de idade", declarou uma fonte da segurança, que não quis ser identificado.

"Supostamente foi quem fez explodir a bomba", acrescentou.

"Segundo os dados de última hora, 35 pessoas morreram e 46 ficaram feridas", disse, diminuindo o número de feridos que antes disseram que eram 130.

Informações dão conta de que um total de 35 ambulâncias e dez equipes do Centro de Medicina de Catástrofes se deslocaram das cidades vizinhas ao aeroporto de Domodédovo, para prestar socorro aos feridos.

O Ministério da Saúde e Desenvolvimento Social informou que colocou a disposição um telefone para que todos os familiares das vítimas do atentado tenham atendimento psicológico.

Fonte: Emol

ATENTADO EM AEROPORTO DE MOSCOU MATA 35

O atentado cometido nesta segunda-feira (24) no aeroporto Domodedovo, em Moscou, fez 35 mortos e 46 feridos, segundo números mais recentes divulgados pela porta-voz do aeroporto, Elena Galanova.

Anteriormente, a agência de notícias estatal RIA, citando o ministro da Saúde russo, afirmou que ao menos 130 pessoas ficaram feridas no incidente. Desses, 20 estão em estado grave, segundo o Ministério da Saúde da Rússia.
Asciende a 35 el número de los muertos en atentado en aeropuerto de Moscú
As autoridades acreditam que os explosivos tenham sido detonados na área de bagagens do terminal de chegadas internacionais do Domodedovo, o aeroporto mais movimentado dos três aeroportos comerciais de Moscou. De acordo com a agência de notícias RIA, a bomba seria feita com cerca de 5 quilos de dinamite. Segundo relatos de fontes do aeroporto ao site russo DNI, o ataque teria sido promovido por um homem-bomba.

"Às 16h32, hora local (11h32 em Brasília), uma explosão foi registrada no hall de desembarque dos voos internacionais de Domodedovo, no setor de bagagens", informou uma comissão de investigação, em comunicado.

Os aviões que pousaram em Domodedovo pouco antes da explosão vinham do Cairo, de Tóquio, de Dusseldorf (Alemanha) e de Londres.

O espaço aéreo foi parcialmente fechado. Voos vindos da China, Alemanha, Turquia, Vietnã e Armênia não foram autorizados a pousar, e devem ser direcionados para os outros dois aeroportos da região metropolitana de Moscou, Vnukovo e Sheremetievo. Esses dois aeroportos estão com a segurança reforçada e operam em alerta vermelho.

A segurança também foi reforçada no aeroporto Pulkovo, de São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia.

A polícia moscovita vistoria estações de metrô e outros pontos de grande circulação de pessoas para prevenir outros ataques. Três suspeitos de envolvimento no atentado estão sendo procurados pelas autoridades.

O presidente russo Dimitri Medvedev adiou a viagem que faria ao Fórum Econômico Mundial de Davos depois do atentado. Antes, Medvedev defendeu punição àqueles que estiverem por trás da explosão. "A segurança será reforçada na região dos principais meios de transporte. Lamentamos as vítimas do ataque terrorista no aeroporto de Domodedovo. Os autores serão perseguidos e punidos", escreveu Medvedev no Twitter.

Aeroporto Domodedovo

Construído em 1964, o aeroporto de Domodedovo está localizado a 42 quilômetros a sudeste do centro de Moscou e é o maior dos três aeroportos que sevem a capital russa.

Cerca de 22 milhões de pessoas passaram pelo aeroporto no ano passado. Atualmente, 77 companhias aéreas oferecem voos regulares para Domodedovo. São 241 rotas internacional e nacional.

Em 2004, dois homens-bomba tentaram embarcar em aviões no Domodedovo com passagens compradas ilegalmente por funcionários do aeroporto.

Fonte: UOL

SOBERANIA DO ATACAMA NÃO ESTÁ EM DISCUSSÃO, DIZ PIÑERAS A MORALES

"Não acredito que foi uma brincadeira". Esse foi o comentário que deu ontem o Presidente Sebastián Piñera depois de rever o vídeo no qual o seu colega da Bolívia, Evo Morales, se referia - diante do Congresso do seu país - que o "Atacama antes era da Bolívia. É verdade. Esperamos recuperá-lo logo".

A postura adotada pelo presidente chileno é diferente da declaração feita por Evo Morales, afirmou o porta-voz do governo, Iván Canelas, que disse que o presidente boliviano "gastou uma piada" ao falar sobre a recuperação do Atacama.

Pelo que ficou claro, Piñera ficou sabendo das palavras de Morales ainda muito cedo na manhã de ontem, domingo - que foram emitidas no sábado pela tarde - através da imprensa e que chegou a seus assessores na residência de verão localizada em Lago Ranco, Región de los Ríos.

Segundo Piñera "com a Bolívia temos uma mesa de diálogo que inclui 13 pontos, mas nisto não vou falar em tom de brincadeira mas muito seriamente: O Atacama é e será sendo do Chile, com soberania chilena e isto nunca foi e nem estará nas conversas com a Bolívia".

O próprio Piñera se adiantou e não esperou que seus chanceleres refutassem tais declarações de Morales e ele mesmo as refutou no seu primeiro dia de férias.

Já o chanceler David Choquehuanca, insistiu que a Bolívia deve, ainda este ano, fazer um acordo com o Chile que lhe permita recuperar o acesso ao mar.

Fonte: El Mercurio

AHMADINEJAD DESEJA RETOMAR NEGOCIAÇÕES COM POTÊNCIAS MUNDIAIS


Irã espera retomar as negociações com as potências mundiais sobre o seu programa nuclear, disse neste domingo o presidente Mahmoud Ahmadinejad, um dia após as conversas terem acabado em um impasse, sem novo acordo para um outro encontro.
– Se a outra parte estiver determinada e comprometida com a lei, a justiça e o respeito, há esperança de que, nas próximas reuniões, bons resultados possam ser alcançados –, afirmou Ahmadinejad em um discurso.
Dois dias de negociações com Estados Unidos, França, Alemanha, China, Rússia e Grã-Bretanha tiveram fim neste sábado, sem progresso. A chefe das negociações por parte do grupo de potências mundiais, Catherine Ashton, disse que não havia mais encontros agendados para acontecer.
Ahmadinejad falou como se as negociações fossem ser retomadas.
– Nos encontros seguintes, haverá bons acordos feitos, desde que as duas partes permaneçam comprometidas com o espírito das negociações –, afirmou o presidente em um discurso televisionado, em frente a uma multidão na cidade de Rasht.
Ele culpou Israel e seus aliados ocidentais pela falta de avanço nas conversas.
– Sionistas incultos e algumas pessoas da América e da Europa estão esperançosos de que os assuntos permaneçam não resolvidos –, afirmou.
As conversas, que foram realizadas na cidade turca de Istambul, tinham o objetivo tratar da disputa do Irã com países cujos temores são de que os iranianos estejam desenvolvendo armas nucleares.
Teerã diz que seu programa nuclear é pacífico e ignorou resoluções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) exigindo que a nação suspenda o enriquecimento de urânio, processo que pode produzir combustível para usinas nucleares ou, se feito a um nível muito elevado, o núcleo de uma bomba atômica.
A perspectiva de uma arma nuclear iraniana alimenta temores de um grande conflito no Oriente Médio caso os EUA ou Israel decidam atacar o Irã, uma opção final se a diplomacia não obtiver resultados.
Ashton, chefe de política externa da União Europeia, afirmou após as negociações:
– O processo pode avançar se o Irã escolher responder positivamente… A porta permanece aberta. A escolha está nas mãos do Irã.
As potências mundiais podem ficar relutantes em voltar para as negociações se não houver perspectiva de acordo, especialmente pelas afirmações de diplomatas de que é interesse do Irã prolongar as conversas enquanto aumenta o seu estoque de urânio enriquecido.
O Irã diz que outros países devem respeitar seus “direitos nucleares” e que suas atividades de enriquecimento de urânio não são negociáveis. O país chama as sanções, que ficaram mais rígidas no ano passado, de ilegais, e Ahmadinejad afirmou que o Irã não vai ceder ao “bullying”.
Fonte: Correio do Brasil

ESTUDO APONTA QUE EM 10 ANOS AUMENTO DA TEMPERATURA AFETARÁ A AGRICULTURA

Um estudo realizado pelo Fundo Ecológico Universal, uma organização não governamental com sede na Argentina e representações nos Estados Unidos, indica que a temperatura do planeta pode aumentar 2,4°C até 2020, e isto poderia produzir uma queda de 2,5% a 5% da produção agrícola na América Latina.

As consequências de um planeta mais quente sobre a produção alimentar mundial poderiam ser "enormes", destacaram os autores do informe intitulado Déficit alimentar: os impactos das mudanças climáticas na produção agrícola até 2020.

As regiões tropicais, onde vivem cerca de 60% da população mundial, serão as mais afetadas pelo fenômeno. A combinação do impacto das mudanças climáticas na produção agrícola e do crescimento da população mundial, que chegará a 7,8 bilhões de pessoas até 2020, resultará em colheitas insuficientes.

A produção mundial de trigo sofreria um déficit de 14% com relação à demanda dentro de 10 anos, segundo o estudo. Esta cifra é de 11% no caso do arroz e de 9% no caso do milho. A soja seria o único grão que sofreria um aumento em sua produção durante o mesmo período, o que permitiria um excedente de 5% com relação à demanda. "A produção global de trigo, arroz, milho e soja cairá entre 2,5% e 5% na América Latina", destaca o estudo.

Se a temperatura do mundo aumentar em média 2%, o estudo chega a calcular que o PIB da região cairia 1,3%. A produção de milho diminuiria cerca de 15% no Brasil e 5% na Argentina. Os países são atualmente o terceiro e o quinto produtores mundiais do cereal.

Apenas a produção de soja seria beneficiada pelo fenômeno do aquecimento global. Brasil e Argentina veriam aumentada sua produção em 21% e 42% respectivamente. Em torno de 50% da soja produzida no mundo é produzida em cinco países da América Latina: Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

Fonte: Terra.com

MERCADO PROJETA INFLAÇÃO PARA 5,53%

O mercado brasileiro elevou suas projeções para a inflação deste ano e do próximo, afastando ambas do centro da meta perseguido pelo governo. O prognóstico para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano subiu para 5,53% ante 5,42% na semana anterior, mostrou o relatório Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira.

A estimativa para 2012 subiu para 4,54%, ante 4,50%. A meta de inflação de ambos os anos tem centro em 4,50% e tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Em 2010, em que a meta era a mesma, a inflação foi de 5,91%.

O relatório mostrou ainda que o mercado manteve a projeção para o juro básico no fim deste ano, em 12,25%, e no fim de 2012, em 11%. As estimativas para o crescimento econômico deste ano e do próximo foram mantidas em 4,50%. O mesmo aconteceu com a projeção da produção industrial que ficou estável em 5,02%.

No setor externo, são previstas melhorias no déficit em conta-corrente que passaria de US$ 67,49 bilhões para US$ 67 bilhões, com o saldo da balança comercial passando de US$ 9 bilhões para US$ 9,27 bilhões. Os investimentos estrangeiros diretos foram mantidos em US$ 40 bilhões. O boletim Focus destaca ainda que os preços administrados, regulados pelo governo, terão uma elevação de 4,4% em 2011.

Fonte: Terra.com

EM CARTA A DILMA ROUSSEFF PRESIDENTE DA ITÁLIA PEDE A EXTRADIÇÃO DE BATTISTI

O presidente italiano, Giorgio Napolitano, enviou uma carta à presidente Dilma Roussef, em que explica os motivos pelos quais a Itália voltou a pedir a extradição do ex-ativista político Cesare Battisti, desta vez com um recurso no Supremo Tribunal Federal.
Trechos da carta foram divulgados nesta sexta-feira pelos principais jornais italianos, depois que o documento foi disponibilizado para os advogados que representam o país no processo brasileiro.
Após parabenizar novamente a presidente pela eleição, Napolitano diz que a recusa da extradição de Battisti "é um motivo de amargura e decepção para a Itália" e que "talvez não tenha sido totalmente compreendida a necessidade de justiça (...) dos familiares das vítimas pelos brutais e injustificáveis ataques armados, assim como dos feridos e sobreviventes".
Segundo o jornal italiano La Reppublica (clique aqui para ler o artigo original do La Reppublica), o chefe de Estado diz em seguida que a extradição é "uma necessidade de justiça ligada ao empenho das instituições democráticas do meu país e da coletividade nacional, que foram capazes de reagir à ameaça e aos ataques do terrorismo, conseguindo derrotá-lo segundo as regras do Estado de Direito".
A carta afirma ainda que a Itália tem "confiança absoluta no poder judiciário do Brasil" e por isso levou seu pedido ao Supremo Tribunal Federal, mas que também "usará todos os recursos possíveis oferecidos pelo direito internacional" para conseguir a extradição de Battisti com base no acordo entre Brasil e Itália.
A assessoria de imprensa da presidente Dilma Roussef disse que a carta foi recebida no dia 14 de janeiro, e que não há previsão de resposta.
O ex-ativista político Cesare Battisti foi condenado à prisão perpétua pela Justiça italiana, acusado de participação em quatro assassinatos entre 1977 e 1979, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo. Ele nega as acusações.
Sua extradição foi negada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu último dia de governo.
Fonte: BBC Brasil

EM PORTUGAL CAVACO SILVA É REELEITO COM 52,9% DOS VOTOS

O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, foi reeleito com 52,9% dos votos no primeiro turno das eleições, realizado neste domingo, segundo dados oficiais.
"A campanha ocorreu em condições muito difíceis, foram cinco (candidatos) contra um e a dignidade e o respeito que devem envolver uma eleição presidencial não foram respeitados", disse Cavaco Silva.
No discurso de vitória, ele definiu como vão ser as relações com o governo do premiê socialista José Sócrates, afirmando que será "um referencial de confiança, estabilidade e solidariedade".
"Exercerei uma magistratura ativa colaborando com todos os órgãos e instituições nacionais."
O socialista Manuel Alegre, apoiado por Sócrates, ficou em segundo lugar com 19,7% dos votos.
Em terceiro lugar ficou o candidato independente Fernando Nobre, com 14,1% dos votos.
Abstenção
Alguns fatores estão sendo apontados como responsáveis pela grande abstenção, como o desinteresse do cidadão comum pela política, a onda de frio pela qual passa Lisboa – a temperatura de quatro graus foi a menor em anos -, e uma certa confusão burocrática, com muitos eleitores sem saber onde teriam que votar.
Há cinco anos, nas últimas eleições presidenciais, a abstenção foi de 38,7% e neste pleito, passou dos 50%.
A dona de casa Fátima Brandão foi uma das que não quis votar e esteve na seção eleitoral apenas para acompanhar o marido.
"É tudo a mesma coisa. Este ano eu não voto", disse ela.
Para a psicóloga Helena Coelho, que votou, mas não quis dizer em que candidato, o problema está na relação dos políticos com os eleitores.
"Acho que as pessoas estão pouco motivadas, a campanha não foi elucidativa, ficou nos ataques pessoais e não se discutiu políticas, como encontrar saídas para as dificuldades", afirmou.
Fonte: BBC Brasil

MORTOS NO RIO JÁ TOTALIZAM 809

Subiu para 809 o número de mortos pelas fortes chuvas que caíram sobre a região serrana do Rio de Janeiro no dia 11, informou a Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado na noite de domingo. Esse número deve aumentar, pois as equipes de resgate ainda buscam por mais de 400 pessoas desaparecidas.
A chuva que caiu na região serrana do Estado deixou mais de 18 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas e os imensos deslizamentos de terra mudaram a geografia da região, o que atrapalha ainda mais os esforços de resgate feitos por equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança Pública.
Nova Friburgo era a cidade mais atingida pela tragédia com 391 mortes, seguida por Teresópolis, com 327, e Petrópolis com 66. Também haviam 22 mortes confirmadas em Sumidouro, duas em São José do Vale do Rio Preto e uma em Bom Jardim.
Fonte: Reuters