terça-feira, 15 de maio de 2012

ATENTADO NA COLÔMBIA MATA 3 PESSOAS

Pelo menos três pessoas morreram e 40 ficaram feridas em uma explosão dentro de um ônibus na manhã desta terça-feira na capital da Colômbia, Bogotá. Inicialmente, autoridades de saúde afirmaram que cinco pessoas haviam morrido no atentado. Posteriormente, o governo confirmou três mortes.

Pedestres observam local de atentado em Bogotá (Foto: AP)O ataque foi direcionado ao ex-ministro do Interior e Justiça da Colômbia, Fernando Londoño, que ficou ferido.

O incidente fez a capital colombiana reviver o clima de tensão dos tempos em que o conflito armado atingia mais diretamente a cidade.

Desde o atentado contra a Rádio Caracol, em agosto de 2010, que feriu mais de 18 pessoas, não havia ocorrido incidente desta magnitude na cidade.

Após a explosão desta terça-feira, o trânsito ficou bastante congestionado, com várias vias fechadas nas redondezas do atentado, no norte de Bogotá.
Aulas suspensas

No início da manhã, um carro-bomba com mais de 146 barras de gel explosivo havia sido desativado pela polícia no centro da cidade. Em outra região, uma moto-bomba também foi desarmada.

Artefatos de fabricação caseira também foram lançados dentro da Universidade Nacional da Colômbia.

No local funcionam vários centros comerciais e bancos, e importantes empresas colombianas têm escritórios na região. Além disso, a Avenida Caracas é uma das principais rotas de ligação entre o sul e o norte da capital colombiana.

As aulas em todas as universidades públicas e privadas foram suspensas pela prefeitura de Bogotá, e duas universidades localizadas perto da região do atentado foram evacuadas.

Colégios próximos também encerraram as aulas mais cedo. O serviço integrado de ônibus de Bogotá, o Transmilênio, passou a funcionar com um plano de emergência.

Além disso, a Prefeitura da cidade proibiu a circulação de motociclistas levando passageiros. Isso porque o autor do atentado fugiu como passageiro de uma moto.

Pânico

A busca de informações por familiares que trabalham na região do atentado ou que estariam se deslocando no momento da explosão se tornou prioridade, o que também congestionou o sistema de telefonia celular e de Internet.

Nas ruas de Bogotá, as pessoas checavam em televisores nas lojas, pelo rádio e internet o que estava acontecendo.

"Eu não quero ver isso de novo. Que coisa triste, a gente não suporta", disse à BBC Brasil o taxista Jorge Eliezer Mejía.

Ele teve de desviar a rota por pelo menos 10 km. "Teve uma época que isso era todo mês. Fazia tempo que isso não acontecia. Mas esse atentado não foi pequeno, não", analisou.

A secretária Juliana Rojas estava sem crédito no celular e fazia fila para usar um serviço de celular ambulante na rua. "Minha irmã trabalha bem perto de lá. Quero saber notícias", contou, apreensiva.

Autoria desconhecida

O governo informou que ainda não reconhece a autoria dos atentados. O presidente Juan Manuel Santos disse que já começaram as investigações.

O general Luis Eduardo Martínez, comandante da Polícia de Bogotá, disse ter evidências "contundentes" de que o ataque foi perpetrado pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

As Farc não se pronunciaram sobre o atentado, mas os eventos ocorreram justo no dia em começa a vigorar na Colômbia o Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos. A guerrilha sempre se manifestou contra este tipo de acordo com o governo americano.

Não há como saber ainda quem são os responsáveis por este atentado dirigido ao ex-ministro Londoño e pelas bombas desarmadas ou lançadas na Universidade Nacional. Ainda assim, o governo colombiano confirmou que Londoño vinha recebendo ameaças por parte das Farc.

Londoño foi ministro durante o governo de Álvaro Uribe. Membro do partido Conservador e muito amigo do ex-presidente, Londoño é colunista do jornal diário El Tiempo e dirige o programa de Rádio "La Hora de la verdade".

Segundo a clínica onde ele está internado, Londoño apresenta traumatismo craniano e encefálico, mas seu estado de saúde é estável e ele não corre risco de morte. O presidente Santos o visitou na tarde de hoje.

Fonte: BBC Brasil

PETROBRÁS QUEBRA CONTRATO COM A DELTA NO COMPERJ

A Petrobras rescindiu, na última semana, dois contratos com a empresa de engenharia Delta, para a construção de módulos do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, no Grande Rio. A estatal manteve, no entanto, um contrato com a Delta para a reforma e modernização da Unidade de Tratamento de Águas Ácidas da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), também no Grande Rio.

Segundo a Petrobras, os dois contratos foram rescindidos por “baixo desempenho” dos dois consórcios integrados pela Delta e pelas empresas TKK Engenharia e Projectus Consultoria: Itaboraí URE e Itaboraí HDT.

O Consórcio Itaboraí URE era responsável pela construção e montagem da Unidade de Tratamento, Recuperação e Armazenamento de Enxofre. Já o Itaboraí HDT construiria a Unidade de Hidrotratamento de Nafta. Os dois contratos tinham o valor total de R$ 843,5 milhões.

A estatal informou, por meio de nota, que “está estudando a melhor solução para evitar impactos no cronograma do Comperj”.

Fonte: Correio do Brasil

GOVERNO BRITÂNICO VAI PROCESSAR EDITORA DE JORNAL ENVOLVIDA COM BANDIDOS


A ex-toda-poderosa chefe-executiva do extinto jornal britânicoNews of the WorldRebekah Brooks e o marido dela, Charlie Brooks, serão acusados por obstrução à Justiça na investigação do escândalo de grampos que fechou o tabloide britânico em meados de 2011. Eles enfrentarão a Côrte inglesa e podem sair presos do tribunal.
Rebekah, que também ocupara o cargo de direção da News International, empresa do bilionário Rupert Murdoch, dona do jornal e de outras empresas na área de comunicação, teria tentado esconder evidências de que jornalistas do tabloide envolveram-se com bandidos, pagavam propina a policiais e contratavam detetives particulares em busca de informações particulares de celebridades, políticos, e até vítimas de crimes.
Rebekah, aos 43 anos, vive o pior momento de uma carreira pautada pela prática que, no Brasil, é classificado como ‘jornalismo de esgoto’, a exemplo de outros veículos de comunicação assemelhados às revistas conservadoras semanais e jornais diários ligados ao capitalismo internacional. Ela admitiu, em um comunicado divulgado nesta terça-feira, que será indiciada pela suposta obstrução. O marido, que é amigo pessoal de David Cameron, primeiro-ministro britânico, também enfrentará acusações semelhantes.
Outras quatro pessoas também serão indiciadas. Entre elas está o diretor de segurança da News International, Mark Hanna, que, segundo a acusação, teria removido documentos e computadores da redação do jornal antes da chegada de investigadores da polícia, no início da apuração das denúncias de grampos. A pena de Rebekah e outros quatro acusados poderá chegar à prisão perpétua, embora o tempo médio de prisão nesses casos seja de apenas 10 meses. Em nota, Rebekah e o marido protestaram contra a decisão judicial.
“Nós lamentamos essa decisão fraca, injusta e postura sem precedentes da Crown Prosecution Service (CPS, na sigla em inglês). Nós vamos responder a essa ação ainda hoje, depois de retornar da delegacia de polícia responsável pelo caso”, protesta Rebekah, na nota, referindo-se à promotoria que decidiu acusá-la.
Amiga pessoal de Murdoch, ainda na presidência do conglomerado midiático News Corp., Rebekah Brooks editou o News of the World de 2000 a 2003. Ao ser promovida a chefe da News International, entre 2009 e 2011, confirmou ser uma das mais importantes executivas do conglomerado. Em meados do ano passado, a jornalista renunciou ao cargo após ser pressionada pelo escândalode grampos.
Rebekah já foi presa por suspeita sobre os grampos ilegais, por subornar autoridades públicas e conspirar para perverter o curso da Justiça. Seu marido, Charlie Brooks, também foi preso por conspirar para a perversão do curso da Justiça. Ele frequentou Eton, uma das mais prestigiosas instituições de ensino do Reino Unido, com Cameron e Boris Johnson, prefeito de Londres na ocasião.
Sob pressão
O conglomerado News Corp., dono da News International, enfrenta acusações de irregularidades não só no Reino Unido como em outros países do mundo e poderá ter seus bens congelados em todo o Império Britânico, ou no que restou dele. Depois do escândalo de grampos doNews of the world, a companhia também foi acusada de incentivar a pirataria para prejudicar rivais na Austrália. Nos EUA, parlamentares pressionam autoridades britânicas para saber se algum cidadão norte-americano foi vitimado ou participou do esquema de grampos ou se alguma linha telefônica norte-americana esteve envolvida no caso.
Pressão semelhante começa a ser exercida por setores da sociedade civil brasileira em relação à revista semanal de ultradireita Veja, que teve seus principais editores ligados ao bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, personagem central de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os tentáculos do crime organizado no Congresso, na mídia e nas esferas administrativas de Estados e municípios. Escutas autorizadas pela Justiça brasileira captaram a interação entre jornalistas de Veja e integrantes da quadrilha deCachoeira. O bicheiro também determinava o que deveria, ou não, ser publicado na revista, segundo constataram os investigadores da Polícia Federal.
Uma série de tuitaços – manifestações realizadas na internet por meio de palavras-chaves antecedidas de cerquilha (#) como #VejaBandida,#VejaTemMEDO e #VejaCensuraInternet – tem causado, diariamente, estragos significativos na reputação já desgastada de Veja e, com isso, aumentado ainda mais as chances de que Roberto Civita, proprietário do grupo midiático Abril, significativamente menor do que o de Murdoch mas como potencial letal para as instituições brasileiras em um nível superior ao do magnata australiano, seja convocado a depor na CPMI, na companhia de outros donos de jornal.

Fonte: Correio do Brasil

MORRE O ESCRITOR CARLOS FUENTES

O escritor Carlos Fuentes morreu nesta terça (15) aos 83 anos em um hospital na Cidade do México. A notícia foi confirmada pelo ministério da Cultura mexicano.

As fontes do hospital Ángeles Pedregal, onde estava internado, não quiseram detalhar as causas da morte. "Sim, está aqui. Faleceu", limitou-se a anunciar a fonte do serviço de emergências. "Não há mais informações, pois isso depende do médico que está a cargo.".
Paula Giolito/Folhapress  

O escritor mexicano Carlos Fuentes, fotografado no hotel Copacabana Palace, no Rio

Nascido em 1928, Fuentes escreveu mais de 20 livros. Vencedor do Prêmio Cervantes em 1987 e do Príncipe de Astúrias em 1994, era considerado um dos escritores mexicanos de maior reconhecimento.

Era casado com a jornalista mexicana Silvia Lemús. Do casamento, nasceram seus filhos Carlos Rafael, que era hemofílico e morreu em 1999 aos 25 anos, e Natasha, que morreu alguns anos depois aos 32 anos por causas desconhecidas.

Autor de "A Morte de Artemio Cruz", "A Região Mais Transparente", "Em 68" e "A Cadeira da Águia", também era conhecido por seu olhar crítico sobre a sociedade mexicana contemporânea e a política neoconservadora do ex-presidente americano George W. Bush.

O presidente do México, Felipe Calderón, se pronunciou no Twitter: "Lamento profundamente a morte do nosso querido e admirado Carlos Fuentes, escritor mexicano e universal. Descanse em paz".

O prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard, também escreveu na rede social: "O México teve uma grande perda: Carlos Fuentes morreu".

Fonte: Folha

DATENA AMEAÇA SAIR DA BAND POR SUPOSTA PRESSÃO DE KASSAB

Em seu programa matinal na rádio Bandeirantes (90,9 FM) desta terça-feira, o apresentador José Luiz Datena ameaçou "pegar o boné" (se demitir) da Band, e que os ouvintes deveriam saber que, se ele sair do ar, "já sabem o motivo". O motivo, no caso, seria uma suposta pressão do prefeito Gilberto Kassab a Datena e à Band, por causa das denúncias que ele vem repercutindo em seu programa.
José Luiz Datena, da Band

Datena se referia ao caso revelado ontem pela Folha, sobre o ex-diretor da Prefeitura de São Paulo e ex-assessor de Kassab, Hussain Aref Saab, que teria acumulado cerca de R$ 50 milhões em imóveis durante a última década. Aref era chefe do Departamento de Aprovação de Obras, responsável pela liberação de construções e reformas de imóveis em São Paulo.

"Isso é coisa de crime organizado, de máfia. O cara (Aref) tem quase 70 anos de idade, acha que ele ia fazer sozinho? O que eu fico indignado é esse prefeito achar que é uma coisa pessoal (quando a gente faz) denúncias contra ele (sua administração)", declarou Datena.

O apresentador ainda chamou Kassab de "ingrato" e disse ter sido um dos responsáveis por sua carreira política.

"Se tem alguém que defendeu esse prefeito, que ajudou a colocar esse cara no gibi, fui eu", afirmou o apresentador. "Sempre defendi o Kassab, sempre o colocava no 'Brasil Urgente', quando ele era combativo, enfrentava enchentes...", continuou.

"Esse cara é um ingrato, acima de tudo. Fiz (ajudei) porque achava que era um baita de um prefeito. Quando o cara esqueceu de ser bom político, e começou a querer fundar partido, e esquecer a cidade, eu sentei o cacete mesmo. Eu tinha compromisso com o bom prefeito que ele era. Deixou de ser, porrada nele."

Procurada, a assessoria de Kassab não quis comentar.

Fonte: Folha

DELEGADOS REFORÇAM EM DEPOIMENTO VÍNCULO DE SENADOR COM CACHOEIRA

O depoimento dos delegados Raul Alexandre Marques e Matheus Mella Rodrigues, ambos da Polícia Federal, no Conselho de Ética do Senado, reforçou a relação próxima entre o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. A opinião é do relator do processo de cassação de Demóstenes no Conselho de Ética, senador Humberto Costa (PT-PE). "Eles reafirmaram o que disseram na CPI de que a relação entre o senador Demóstenes e Cachoeira era mais do que pessoal", disse Costa, depois de quase três horas de depoimento dos dois delegados ao Conselho Ética do Senado.

O advogado de defesa de Demóstenes, Antonio Carlos de Almeida Castro, vai tentar anular as provas produzidas pelas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, contra o senador. Ele alega que a Polícia Federal não poderia ter investigado Demóstenes, sem autorização do Supremo Tribunal Federal (STF)."Vou mostrar aos senadores que um senador da República foi investigado durante meses de forma ilegal", disse Kakay, como é conhecido o advogado.

Os senadores que participaram da sessão do Conselho saíram convencidos que Demóstenes era próximo e participava do esquema ilegal de Cachoeira. "Ficou clara a ligação de Demóstenes com Cachoeira", afirmou Ciro Nogueira (PP-PI). Também estão convencidos de que Demóstenes usou seu mandato de senador para tentar beneficiar negócios de Cachoeira. Durante o depoimento, os delegados confirmaram a existência de 416 ligações entre Cachoeira e Demóstenes e a citação do nome do senador por outras pessoas do esquema do contraventor em 293 interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal.

Fonte: Estadão

COLLOR QUER CONVOCAR POLICARPO, GURGEL E CIVITA



Fonte: Youtube

NA CPMI DO CACHOEIRA, "INSETOS" INTERNAUTAS VENCEM DINOSSAUROS DA VELHA IMPRENSA

Com a democratização da informação através da internet, bastou vazar relatórios da Operação Monte Carlo da Polícia Federal, para que milhares de internautas se debruçassem sobre os textos e diálogos, e publicassem informações inéditas e análises em primeira mão na imprensa alternativa, nos blogs "sujos" e nas redes sociais.

A revista Veja chegou ao vexame de escrever um artigo em defesa própria, chamando internautas – que a desmentem de forma fundamentada – de "insetos" ou "robôs".

Enquanto os "insetos" em revoada fazem as informações circular em sua íntegra, a velha imprensa se move como dinossauros, tentando ainda controlar e direcionar o fluxo de informações de acordo com seus interesses, usando a velha máxima da parabólica de Ricúpero, quando o ex-ministro tucano combinava com a Rede Globo em "off" para manipular o noticiário politicamente: "... o que é bom, a gente mostra. O que é ruim, a gente esconde... Eu não tenho escrúpulos", disse, sem saber que estava sendo ouvido nas TV's com antenas parabólicas.

O resultado é que a velha imprensa (que podemos chamar de “imprensauro”), está publicando com dias, e até semanas de atraso, o que os "insetos" já sabiam e publicavam há muito tempo, socializando a informação livremente em tempo real.

O imprensauro primeiro tentou manipular a pauta, como é de vício. Não faltaram jornalões, revistas e Redes de TV's querendo absolver sumariamente o envolvimento de uma grande revista com a organização; e querendo desviar o grosso dos fatos de Goiás para o Distrito Federal, ou para Brasília. Forçaram a pauta sobre os contratos da Delta no Estado do Rio de Janeiro, omitindo que a empreiteira tem grande atuação no Estado de São Paulo e na prefeitura da capital paulista, além dos estados de Tocantins, Mato Grosso, conexões no Paraná e Santa Catarina. Tentaram blindar o Procurador-Geral da República até de responder por falha, quando há evidências óbvias de as ter cometido.

Nada disso deu certo. Nem telejornais do porte do "Jornal Nacional", estão conseguindo controlar a pauta, com os "insetos" a todo momento dando "furos" de notícias, chegando a conclusões que o imprensauro tem que engolir dias ou semanas depois.

Exemplo foi o tratamento dado aos governadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Agnelo Queiroz (PT-DF). Quem acompanhou o Jornal Nacional dos últimos dias pensaria que Agnelo não resistiria ao cargo, enquanto Perillo sequer era citado. Quem leu os "insetos" na internet sabia que a situação era oposta. Os dias foram passando e o imprensauro foi sendo paulatinamente obrigado a ajustar a cobertura para algo mais próximo da realidade.

Outro caso foi do Procurador-Geral da República. O imprensauro escolheu a pauta de não cobrar explicações de Gurgel, atribuindo ao "mensalão". Os "insetos" já haviam apontado contradições nas explicações até dentro da técnica jurídica, além da politização partidária indevida.

Mais um dia se passou, e o impresauro, ao ouvir "especialistas" e se dar conta do que disseram os delegados da Polícia Federal, perceberam que os "insetos" estavam certos. No dia seguinte o "Jornal Nacional" recuou e já não colocava a mão no fogo por Gurgel, apesar de procurar mudar o foco do assunto, dentro da lógica do "o que é ruim a gente esconde".

O contraponto factual e bem fundamentado dos "insetos" tem chegado às áreas de comentários do próprio imprensauro, desmonta versões manipuladas.

A TV Record rompeu o corporativismo dos barões da mídia, e divulga as mesmas informações e análises dos blogs "sujos" e da imprensa alternativa.

A CPMI do Cachoeira mal começou, mas já está produzindo resultados. A velha imprensa virou um parque de dinossauros nesta cobertura, com notícias viciadas ou já velhas quando são publicadas.

É um ano de revolução em rede, em que a velha imprensa está “comendo poeira” e sendo pautada pelos "insetos" dos blogs "sujos", da imprensa alternativa e das redes sociais.

Fonte: Rede Brasil Atual