quarta-feira, 4 de abril de 2012

CAI A CHEFE DE GABINETE DE MARCONI PERILLO APÓS DENÚNCIAS DE ENVOLVIMENTO COM MÁFIA DOS CAÇA-NÍQUEIS

A chefe de gabinete do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), pediu exoneração do cargo. Reportagem da Folha desta quarta-feira (4) mostra que, segundo a Polícia Federal, Eliane Pinheiro recebeu informações sigilosas de operações policiais do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

A assessoria de imprensa do governador confirmou a demissão dela. Segundo a assessoria, Eliane comunicou Perillo, por escrito, no fim da noite de ontem o seu pedido de demissão.
Divulgação 


Segundo as investigações, ela recebeu informações de Cachoeira e avisou um prefeito que ele era alvo da Operação Apate, segundo a polícia. A operação investigou, em 2011, fraudes tributárias em prefeituras do interior goiano.

Ela negou envolvimento no vazamentos de informações. Disse que não avisou o prefeito e que os telefonemas grampeados pela Polícia Federal e o envolvimento dela na investigação estão errados: "Trata-se de outra pessoa", disse.

Cachoeira foi preso pela PF em fevereiro na Operação Monte Carlos, que investiga a exploração de jogos ilegais.

Editoria de Arte/Folhapress 

Fonte: Folha

POLÍCIA PRENDE INTEGRANTES DA MANCHA-VERDE E DA GAVIÕES DA FIEL


Seis integrantes de torcidas organizadas, três da Mancha Alviverde e três da Gaviões da Fiel, foram detidos na manhã desta quarta-feira por policiais civis da Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) e encaminhados ao DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).

Entre os torcedores detidos está Lucas Lezo, vice-presidente da Mancha Alviverde, e irmão de André Alvez Lezo, morto na briga entre as duas torcidas organizadas no último dia 25. Na semana passada, Tiago Lezo, irmão gêmeo de André já havia sido preso.

De acordo com Moacir Bianchi, ex-presidente da Mancha, nove mandados de prisão desde o confronto do último dia 25 foram expedidos contra integrantes da organizada. Nesta quarta-feira, três torcedores foram presos.

Mario Angelo/Sigmapress/Folhapress
Torcedor da Mancha Alviverde chega ai DHPP após ser detido nesta quarta-feira
Torcedor da Mancha Alviverde chega ao DHPP após ser detido nesta quarta-feira

A polícia também prendeu na manhã desta quarta três torcedores da Gaviões da Fiel, entre eles Douglas Deungaro, conhecido como Metaleiro, ex-presidente da organizada. Além da prisão, os policiais também encontraram paus e barras de ferro em um prédio residencial (endereço não confirmado).

"Os três detidos estão sendo averiguados e vão ser interrogados para ver se eles participaram da briga [do último dia 25]. Vamos aguardar o depoimento para falar sobre o caso", disse o advogado da Gaviões da Fiel, Davi Gebara Neto.

Na semana passada, a polícia já havia efetuado outras prisões. A Polícia Civil também fez apreensão de computadores nas sedes das duas torcidas.

HISTÓRICO

A investigação das torcidas de Corinthians e Palmeiras, com sede no Bom Retiro e na Barra Funda, respectivamente, foi feita pela Decradi em conjunto com a DHPP.

A polícia começou a investigar as duas torcidas após o confronto entre cerca de 300 torcedores do Corinthians e do Palmeiras na avenida Inajar de Souza, no bairro do Limão, horas antes do clássico entre as duas equipes no Pacaembu, realizado no último dia 25.

Na confusão, André Alvez Lezo, 21, foi morto com um tiro na cabeça. Dois dias depois,Guilherme Vinicius Jovanelli Moreira teve a morte cerebral confirmada pelo hospital São Camilo.

Em virtude da violência e da morte dos torcedores, a Federação Paulista de Futebol proibiu as duas organizadas de entrar nos estádios.

Mario Angelo/Sigmapress/Folhapress
Douglas Deungaro, conhecido como Metaleiro, ex-presidente da Gaviões da Fiel, chega ao DHPP
Douglas Deungaro, conhecido como Metaleiro, ex-presidente da Gaviões da Fiel, chega ao DHPP


Fonte: Folha

GOVERNO DA CHINA SINALIZA MUDANÇAS NO SISTEMA BANCÁRIO

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, condenou o monopólio do sistema bancário do país. Segundo ele, os quatro principais bancos chineses formam um monopólio que precisa ser desfeito. De acordo com Jiabao, as empresas de menor porte e privadas devem ter mais acesso a crédito. Wen disse ainda que os bancos têm lucro fácil.

Pela legislação chinesas, os bancos locais concedem empréstimos, em sua maioria, para empreendimentos estatais, obrigando o setor privado a buscar crédito mais caro em instituições financeiras não oficiais. No ano passado, a cidade de Wenzhou viveu um momento de crise depois que 90 empreendedores fugiram do local sem conseguir pagar as suas dívidas.

O vice-primeiro ministro da China, Li Keqiang, apelou hoje para mudanças no padrão de crescimento econômico e ajuste do atual modelo na província chinesa de Hainan. Segundo ele, as transformações são essenciais para melhorar a subsistência das populações locais.

De acordo com Keqiang, Hainan tem capacidade e condições para desenvolver a indústria de serviços, a agricultura e a manufatura. Hainan é a maior área econômica da China e, nos últimos anos, passou a dar mais atenção ao turismo internacional.

Fonte: Agência Brasil

CRISE NA ESPANHA DERRUBA MERCADO EUROPEU

As ações europeias caíram para a mínima em dois meses nesta quarta-feira, que registrou a maior queda diária em um mês, após um decepcionante leilão de bônus da Espanha reacender as preocupações com a crise da dívida da zona do euro.

O índice FTSEurofirst 300 das principais ações europeias, fechou em queda de 2,1%, aos 1.049 pontos, segundo dados preliminares. Já o Euro Stoxx 50, da zona do euro, recuou 2,46%, aos 2.398 pontos, rompendo a marca de 50% de retração de dezembro a março.

O indicador dos bancos da zona do euro, que detêm a maior parte da dívida da região, teve baixa de 3,14%, depois de os custos de empréstimos da Espanha saltarem em um leilão de títulos nesta quarta.

Além disso, o custo do seguro da dívida da Espanha contra default aumentou para o nível mais alto em mais de quatro meses, à medida que os investidores reagiram defensivamente ao fraco leilão de bônus do país. No começo da manhã, o spread (prêmio) dos swaps de default de crédito (CDS) de cinco anos subia 16 pontos-base, para 453 pontos-base, o maior nível desde 28 de novembro do ano passado, segundo a provedora de dados Markit.

"A crise do euro sempre vem em ondas e esta é, claramente, uma nova onda", afirmou o economista-chefe do banco Berenberg, Holger Schmieding. "Há muita volatilidade e hoje não parece que atingimos o fundo ainda", completou.

Nos EUA, o índice de atividade dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) do setor não industrial do país, medido pelo Instituto para Gestão de Oferta (ISM, em inglês), recuou para 56,0 em março, de 57,3 em fevereiro, o que não ajudou a melhorar o humor dos investidores. A estimativa dos analistas ouvidos pela Dow Jones era de uma leitura de 56,9.

Também não animou os investidores a divulgação de que o setor privado norte-americano criou 209 mil empregos em março, em comparação a fevereiro, em base sazonalmente ajustada, segundo o relatório da ADP/Macroeconomic Advisers. O aumento superou pouco a previsão dos analistas ouvidos pela Dow Jones, que esperavam a criação de 200 mil vagas.

Em Londres, o índice Financial Times caiu 2,3%, a 5.703 pontos. Em Frankfurt, o DAX baixou 2,84%, para 6.784 pontos. Em Paris, o CAC-40 perdeu 2,74%, a 3.313 pontos. Em Milão, o Ftse/Mib declinou 2,42%, para 15.245 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 caiu 2,09%, a 7.660 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 desceu 2,36%, para 5.361 pontos.

Fonte: Reuters

INDÚSTRIA DO AÇO SE COMPROMETE A NÃO USAR CARVÃO ILEGAL

A indústria nacional do aço se comprometeu, em eliminar, ao longo dos próximos quatro anos, o consumo de carvão vegetal de origem ilegal. O carvão é um dos principais insumos da fabricação do aço.

Pelo Protocolo de Sustentabilidade, assinado na terça-feira, em Brasília, a partir de 2016, todo carvão vegetal necessário à produção de aço terá que ser proveniente de florestas plantadas pela própria indústria siderúrgica.

E, quando houver necessidade de complementação do insumo, os empresários vão exigir documentos oficiais que comprovem a origem legal do carvão comprado de terceiros.

Com essas medidas, a indústria espera contornar impactos da atividade que é associada, historicamente, a práticas de desmatamento, trabalho em condições degradantes e poluição.

— Do que produzimos hoje, 80% é a partir de carvão vegetal proveniente de florestas próprias plantadas, 10% de florestas plantadas de terceiros e 10% de resíduos [de madereiras]. Agora, estamos buscando autossuficiência das nossas florestas. Isso é sinal de que estamos resolvendo parte importante da cadeia, explicou André Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil.

Para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o governo ainda terá que enfrentar outra parte da cadeia: a indústria de ferro-gusa, que prioriza as exportações e é suspeita de ter metade da produção sustentada pelo carvão de origem ilegal. O ferro-gusa é a liga de minério de ferro e carvão (carbono) que serve de base para a produção do aço.

— Aqui [na assinatura do protocolo], a indústria [do aço] garantiu que vai produzir 100% do carvão vegetal, quer independência das guseiras [indústria de ferro-gusa]. Mas, agora, temos que avançar no segmento das guseiras e estamos chamando esses empresários, mas será mais difícil esse diálogo, avaliou a ministra. O Brasil é o maior produtor de ferro-gusa do mundo.

Fonte: Jornal do Brasil

MARCONI PIRILLO É PRESSIONADO A DEIXAR O CARGO

Com as investigações da Polícia Federal sobre o relacionamento que parte do governo de Goiás manteria com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, complica-se a situação do governador daquele Estado,Marconi Perillo (PSDB), e a maioria que nutre na Assembleia Legislativa é ameaçada pela série de movimentos públicos que teve início nesta quarta-feira, nas redes sociais da internet. Na principal delas, o Facebook, a página intitulada “Movimento Fora Marconi” permanece no ar desde o dia 7 de fevereiro. Outras convocam, para a semana que vem, uma série de manifestações e protestos no centro desta capital.

Segundo assessor parlamentar afirmou ao Correio do Brasil, na condição de anonimato, “a maioria do governador na Assembleia é esmagadora, mas os parlamentares não são loucos o suficiente de ir contra o próprio eleitor”.

– E o povo, aqui em Goiás, está muito aborrecido com essa sequencia de escândalos envolvendo o senador Demóstenes Torres e o governadorMarconi Perillo. Movimentos sociais, organizações não governamentais (ONGs), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), um grupo cultural muito respeitado em Goiânia, a própria Federação do Comércio estão mobilizados para pressionar o governo a se explicar e, caso não consiga convencer a opinião pública, até mesmo deixar o cargo – disse.

O deputado estadual petista Luiz Cesar Bueno iniciou, nesta manhã, a colheita de assinaturas para que o governador Perillo seja chamado a depor perante a Assembleia, mas “a chance de isso acontecer é muito remota”, resigna-se o assessor.

Ligações perigosas

Um relatório da Polícia Federal a que jornalistas tiveram acesso mostra as ligações entre a chefe de gabinete do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Eliane Pinheiro, pessoa próxima e da inteira confiança de Perillo, passava informações sigilosas sobre operações policiais ao contraventor. Segundo o Ministério Público Federal, as informações foram repassadas para envolvidos em ações criminosas, o que prejudicou as investigações.

Eliane Pinheiro, que renunciou ao cargo nesta quarta-feira, recebeu informações de Cachoeira e avisou um prefeito que ele era alvo daOperação Apate, da PF, que investiga uma evasão fiscal calculada em R$ 200 milhões, segundo o relatório policial. A operação também investigou, ao longo de 2011, fraudes tributárias em prefeituras do interior goiano.

Pinheiro negou envolvimento no vazamentos de informações. Disse que não avisou o prefeito e que os telefonemas grampeados pela Polícia Federal e o envolvimento dela na investigação estão errados:

– Trata-se de outra pessoa – disfarçou.

Ainda segundo o relatório da Operação Monte Carlo, também conduzida pela PF, Cachoeira e Eliane Pinheiro trocaram telefonemas e mensagens por um telefone encriptado, do mesmo modelo que o senador Demóstenes Torres (sem partido) recebeu de presente do contraventor. Num dos trechos das gravações realizadas com autorização judicial, Cachoeira pergunta a Eliane se ela falou “pro maior”. Ela respondeu que sim, e acrescentou:

– Estou com ele aqui. Tá aqui. Imagina como que tava.

Não ficou claro se “o maior” a que ela se referia era o próprio governador.

Pede para sair

Na carta de exoneração escrita por Eliane Pinheiro, ela afirma que é vítima da imprensa, que insiste em envolvê-la no caso. “A imprensa foi implacável e de todas as maneiras tentou me envolver, destacando as suas suspeitas em letras garrafais, no alto das páginas, e só corrigindo, após os meus esclarecimentos, em letras miúdas, em um canto qualquer das edições”.

Nas explicações da ex-chefe de gabinete, a Eliane que aparece nas gravações não é ela, e sim outra pessoa. “Fui também vítima de um grande equívoco pela coincidência do meu nome com o de uma outra Eliane, que desconheço, e que protagoniza conversas telefônicas grampeadas na investigação”, disse a carta da ex-assessora.

Eliane Pinheiro alega ter sido pré-julgada e acusada, sem o devido processo legal. “Em qualquer país civilizado, somente os tribunais aplicam penas e, mesmo assim, após um processo de apuração de culpas e mediante o exercício do direito de defesa.” Ela afirmou, ainda, ter sido tragada pela “histeria coletiva” que teria tomado conta do país.

A ex-assessora de Marconi Perillo acrescenta que se afasta do cargo porque não pretende colaborar para “transformar o governo do Estado, a que servi com dedicada abnegação, em alvo de especulações da mídia”.

Fonte: Jornal do Brasil

PF PRENDE EM SALVADOR MULHER QUE APLICAVA GOLPES COM CARTÕES DE CRÉDITO

Uma mulher acusada de estelionato foi presa em sua residência, na manhã desta quarta-feira (4), no bairro da Liberdade, em Salvador, pela Polícia Federal (PF) no estado da Bahia, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio (Delepat). L.M.S.J, de 33 anos, foi detida em cumprimento ao mandado de busca e de prisão preventiva, expedidos pela 9ª Vara Crime da Justiça Estadual da comarca de Salvador. Seu companheiro, P.J.S., 33 anos, conseguiu fugir no momento que a polícia chegou na casa. Eles eram procurados por estelionato desde janeiro.

O casal recebia diversas correspondências contendo cartões de crédito e senhas em nome de terceiros, em sua casa. De acordo com a polícia, P.J.S. conseguia dados de identificação de pessoas físicas e com as informações emitia cartões de instituições financeiras e lojas em nome das vítimas, que não sabiam da existência dos cartões emitidos.

Com os cartões já desbloqueados, o casal realizava compras em estabelecimentos comerciais da região do bairro da Liberdade, usando documentos de identidade, carteiras de habilitação (CNH) e crachás de identificação falsificados, onde constavam as suas respectivas fotos, mas com os nomes das pessoas indicadas nos cartões.

Apreensão

Na residência do casal foram apreendidos inúmeros papéis manuscritos com dados de identificação de pessoas físicas, 57 cédulas de identidade, 23 cédulas de identidade com a foto do casal, mas com o nome de outras pessoas, 13 CNHs, 156 cartões de crédito bancários e de estabelecimentos comercias também em nome de diversas pessoas e 27 CPFs. 

L.M.S.J foi presa em flagrante por receptação (Art. 180 do CP), falsificação de documento público (Art. 297 do CP), falsidade de documento particular (Art. 298 do CP) e falsidade ideológica (Art. 299 do CP), com penas de prisão que vão de 1 a 6 anos de reclusão e multa. Ela foi encaminhada para o presídio feminino de Salvador. 

As buscas para a captura de P.J.S. continuam. 

Fonte: A Tarde

ASSASSINO NORUEGUÊS NÃO QUER SER JULGADO COMO LOUCO

O militante de extrema-direita que matou 77 pessoas na Noruega no ano passado vai usar seu julgamento para contestar o diagnóstico de que ele é louco, algo que seria "pior que a morte", mostraram nesta quarta-feira trechos de uma carta que ele escreveu.

O julgamento de Anders Behring Breivik, que matou a tiros 69 pessoas em um acampamento da juventude do Partido Trabalhista depois de explodir um carro-bomba no centro de Oslo matando oito pessoas, começa em 16 de abril na capital norueguesa.

Em novembro, dois psiquiatras indicados pelo tribunal consideraram o atirador de 33 anos como psicótico e esquizofrênico paranoico no momento dos ataques, o que normalmente significa que ele não poderia ser condenado à prisão.

Em uma carta de 38 páginas que ele escreveu na prisão e enviou para vários meios de comunicação noruegueses -cujos trechos foram publicados no jornal VG nesta quarta-feira- Breivik disse que ser considerado criminalmente insano era insuportável para ele.

"Devo admitir que esta é a pior coisa que poderia ter acontecido comigo, pois é a maior humilhação", escreveu ele. "Enviar um ativista político a um hospital psiquiátrico é mais sádico e perverso do que matá-lo! É um destino pior que a morte."

Breivik disse que cometeu os ataques em 22 de julho do ano passado para proteger a Noruega do multiculturalismo. Foi o pior surto de violência desde o final da Segunda Guerra Mundial.

"Eu sabia, com certeza, o que era certo e o que era errado, mas eu agi instintivamente", Breivik escreveu na carta.

Ele criticou os dois psiquiatras, Torgeir Husby e Synne Soerheim, de incapacidade de serem objetivos.

"Husby disse em várias ocasiões que o que eu tinha feito era bestial e eu tenho a impressão de que ele me viu como um animal selvagem que tinha de ser preso e drogado a qualquer custo."

"Um evento que traumatizou a nação também traumatizou Husby e Soerheim a tal ponto que eles devem ser considerados como tendo um conflito de interesses? Pode ser que dois psiquiatras designados pelo tribunal que ficaram tão emocionalmente afetados pelo 22 de julho não sejam capazes de serem objetivos?"

Após um clamor público com a publicação do primeiro relatório psiquiátrico, os juízes do caso pediram uma outra avaliação da saúde mental de Breivik por especialistas diferentes. O resultado deve ser publicado na terça-feira.

Breivik será julgado, em um caso que deve durar dez semanas, independentemente das avaliações dos psiquiatras.

Se os juízes decidirem no final do julgamento que ele é psicótico, ele provavelmente deve ser colocado em uma unidade de alta segurança psiquiátrica. Caso contrário, ele poderá enfrentar até 21 anos de prisão, mas pode ser mantido por mais tempo se for considerado perigoso demais para ser libertado.

O advogado de Breivik disse que iria convocar testemunhas de defesa para mostrar que seu cliente não era criminalmente insano. Entre essas testemunhas estão Mullah Krekar, fundador curdo do grupo islâmico Ansar al-Islam, que recentemente foi preso na Noruega por fazer ameaças de morte, e "Fjordman", um blogueiro norueguês de direita, quem teve grande influência intelectual sobre Breivik, segundo a polícia.

Fjordman, cujo nome verdadeiro é Peder Jensen, negou ter qualquer ligação com Breivik.

Fonte: Reuters

SACOLAS PLÁSTICAS: QUE FAZER?

Os supermercados de São Paulo deixam, nesta quarta-feira, de distribuir gratuitamente sacolas plásticas no Estado. Medidas semelhantes começam a ser discutidas pela União Europeia para reduzir gradualmente o uso das sacolas no continente.

Homem carrega sacolas plásticas (Foto: Getty Images)
Mas qual seria a melhor maneira de lidar com os problemas ambientais causados pelo uso excessivo de sacos plásticos?

No caso de São Paulo, a medida trará uma redução de até 7 bilhões no número de sacolas plásticas descartadas no Estado, segundo estimativa da Apas (Associação Paulista de Supermercados).

Com isso, os supermercados terão uma economia mensal de R$ 17,5 milhões. Mas segundo João Galassi, presidente da entidade, o objetivo da medida é ambiental e não econômico.

A Apas estuda também uma forma de emprestar sacolas reutilizáveis para consumidores que forem aos supermercados, as chamadas "ecobags", geralmente feitas de plástico ou tecido.

Na Europa, diversos países já trabalham individualmente na redução das sacolas plásticas. Contudo, a Comissão Europeia se prepara agora para enfrentar o problema em todo o bloco.

Segundo o órgão executivo da União Europeia, 27 países do bloco jogam fora anualmente 800 mil toneladas de plástico. Isso representa cerca de 4 bilhões de sacolas (191 unidades por pessoa, segundo estimativa de 2010), número bem inferior ao do Estado de São Paulo.

"O impacto desse lixo plástico pode ser visto sujando nossa paisagem, ameaçando a vida selvagem e se acumulando como 'sopa plástica' no oceano, cobrindo mais de 15 milhões de quilômetros quadrados", afirma o comissário de ambiente Janez Potocnik.

Confira abaixo as soluções que já estão sendo testadas pelo mundo.

Banimento completo

No ano passado a Itália se tornou o primeiro país europeu a proibir a distribuição de sacolas plásticas não biodegradáveis.

Fora do bloco, outros países ou regiões do mundo também adotaram a medida, entre os quais regiões da China, África do Sul, Quênia, Uganda, Ruanda, Somália, Tanzânia, Emirados Árabes e Bangladesh – este último após descobrir que as sacolas plásticas foram as responsáveis por entupimentos de bueiros que causavam diversas inundações.

No Reino Unido, a proibição entrou em debate no governo em 2010, quando o consumo do produto se elevou 5% após uma sequência de três anos em queda. Já nos EUA, a legislação varia de cidade para cidade.

Taxação

A Irlanda implantou uma taxa de 0,15 centavos de euro (R$ 0,36) por sacola, em março de 2002, obtendo uma redução de 95% no consumo do produto. Em cerca de um ano, 90% dos consumidores passaram a usar sacolas não descartáveis.

Essa cobrança foi elevada para 0,22 centavos de euro (R$ 0,52) cinco anos depois, quando o governo identificou que o consumo anual per capita das sacolas plásticas subiu de 21 para 30 (antes da lei ele era de 328).

Os recursos arrecadados com a taxa foram usados para pesquisar novas formas de reciclagem e reduzir o volume de lixo produzido.

A iniciativa irlandesa foi seguida por Bélgica, Espanha, Noruega, Holanda e o País de Gales – que também implantou uma multa de 5 mil libras (R$ 14.500) para supermercados que distribuírem sacolas plásticas gratuitamente.

Sacolas não descartáveis

Não há um substituto perfeito para as sacolas de plástico descartáveis. Sacolas mais pesadas e resistentes, feitas de plástico ou tecido, podem causar um impacto ambiental maior que o das sacolas descartáveis.

No ano passado, a agência britânica do Meio Ambiente divulgou um estudo calculando quantas vezes uma sacola reutilizável tem de ser usada para causar menos impacto ambiental do que uma sacola descartável (de plástico e papel).

Se uma sacola de plástico for usada apenas uma vez, por exemplo, sua equivalente de papel tem de ser usada ao menos três vezes para compensar a quantidade maior de carbono usada na produção e transporte.

Já uma sacola plástica reutilizável tem de ser reutilizada ao menos quatro vezes - e uma de tecido 131 vezes - para compensar seu impacto ambiental em relação a uma sacola plástica descartável.

O estudo levou em conta que as sacolas não descartáveis são maiores e podem transportar mais produtos que as descartáveis.

Já levantamento da Universidade do Arizona, de 2010, afirmou que sacolas reutilizáveis seriam "terreno fértil para perigosas bactérias de origem alimentar".

Porém, a pesquisa foi financiada pelo Conselho Americano de Química, integrado por diversos fabricantes de sacolas plásticas, e por isso criticada por associações de consumidores.

Sacolas biodegradáveis

A Comissão Europeia estuda novas formas de classificar sacolas biodegradáveis e compostáveis.

As compostáveis só podem ser recicladas em indústrias especializadas. Já as biodegradáveis podem se deteriorar no ambiente, porém de duas formas diferentes:

- As feitas a partir de milho são mais bem decompostas em aterros sanitários, porém produzem gás metano (causador de efeito estufa) durante sua decomposição.

- As de tipo oxo-biodegradável se deterioram em contato com o ar e com a água, mas não em aterros sanitários.

Segundo a empresa britânica Symphony, produtora de sacolas oxo-biodegradável, elas podem ser "programadas" para se desfazer em um período entre seis a 18 meses.

"Há uma região cheia de sacolas de plástico do tamanho do Estado do Texas flutuando pelo oceano Pacífico. Se elas fossem feitas de oxo-biodegradável já teriam desaparecido", disse o parlamentar britânico Michael Stephen.
Sacolas de papel

Tradicionalmente, as sacolas de papel são as mais utilizadas nos EUA, apesar de causarem maior impacto ambiental em relação às feitas de plástico.

De acordo com estudo da agência britânica de Meio Ambiente, além do maior dano ambiental, as sacolas de papel também são menos reutilizadas pelos consumidores – principalmente como sacos de lixo.

Segundo o ativista Ted Duboise, do site "Relatório sobre Sacolas Plásticas", a preferência americana pelas sacolas de papel se explica pela força do lobby da indústria madeireira do país.

Fonte: BBC Brasil

DILMA TEM ACEITAÇÃO RECORDE

A popularidade da presidente Dilma Rousseff bateu os 77%, segundo apontou a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira, 4. O levantamento mostrou que o índice de satisfação com o governo subiu 5 pontos percentuais em relação à última pesquisa, que mediu 72% de aprovação. A avaliação foi classificada como "ótima" ou "boa" por 56% dos brasileiros, mesmo resultado obtido na pesquisa anterior, em que Dilma bateu o recorde histórico da pesquisa CNI/Ibope para o primeiro ano de mandato.
Andre Dusek/AE
A confiança dos brasileiros na presidente também oscilou: saltou de 68% para 72%, conforme apontou a pesquisa CNI/Ibope.

A pesquisa revelou também que mais da metade da população - 60% - considera que o governo Dilma está sendo igual ao do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.

As notícias mais lembradas pelos pesquisados sobre o governo foram sobre políticas para as mulheres e viagens da presidente. Dos outros temas pesquisados pela CNI Ibope, o combate à fome, meio ambiente e combate ao desemprego apresentaram maiores percentuais de aprovação. As contrapartidas ocorreram nas áreas de impostos (com 65% de reprovação), saúde (com 63%) e a segurança pública (com 61%), pontos com as piores avaliações, segundo apontou o levantamento.

Comparativamente, a pesquisa constatou também que o governo de Dilma tem popularidade maior que a dos seus antecessores Lula e Fernando Henrique Cardoso no primeiro ano de mandato.

A pesquisa foi realizada entre 16 e 19 de março, com 2.002 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais e para menos. 

Fonte: Estadão