segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SOBE PARA 7 O NÚMERO DE MORTOS EM SAPUCAIA E TRÊS SÃO CRIANÇAS


Subiu para sete o número de mortos no distrito de Jamapará, na cidade de Sapucaia, região Centro Sul Fluminense, depois que uma pedra rolou de um barranco e destruiu oito casas. O Corpo de Bombeiros agora trabalha para resgatar pelo menos outras dez pessoas que ficaram soterradas nos escombros das residências. 
Segundo informações do coordenador da Defesa Civil de Sapucaia, Marco Antônio Teixeira Franco, seis corpos foram encontrados na Rua dos Barros e, mais adiante, já na Rua José Vital, os bombeiros encontraram o sétimo corpo. Das sete mortes já confirmadas nesta tarde, quatro corpos são de adultos e três de crianças.
População de Sapucaia está sendo abrigada em Ciep
População de Sapucaia está sendo abrigada em Ciep
Ainda de acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, novos corpos devem ser encontrados nas próximas horas, já que houve muitos deslizamentos nos morros margeados pela BR 393, que tem quatro quilômetros de extensão.
"A nossa maior dificuldade neste momento é transportar os corpos já resgatados para o Instituto Médico Legal de três Rios, já que a passagem na BR está interditada", contou o engenheiro.
Além de homens do Corpo de Bombeiros, cães farejadores e voluntários também auxiliam nas buscas. Os cerca de 150 desalojados foram levados para o Ciep número 286, no mesmo distrito dos deslizamentos. 

MEGAOPERAÇÃO DA PM NO RIO PRENDE 12 E CASA DE FB É ENCONTRADA

A megaoperação da Polícia Militar para coibir o tráfico de drogas nas zonas Norte e Oeste do estado já tem 12 presos, além de um policial ferido na Favela da Antares, em Santa Cruz (Zona Oeste do Rio) e uma casa que seria do ex-chefe do tráfico de drogas na Vila Cruzeiro Fabiano Atanásio localizada. Um homem que seria o pai do bandido e um segundo comparsa foram encontrados no local e presos.

Ao todo, o cerco a 12 favelas cariocas dominadas por traficantes de drogas conta com 700 PMs. Ao todo, cinco batalhões da Polícia Militar estão envolvidos na ocorrência e carros blindados e helicópteros dão apoio à ação.

Há operações nas comunidades da Coreia, Vila Aliança e Vila Vintém, na Zona Oeste; e nos morros do Chapadão e Juramento, na Zona Norte.

Os policiais também estão nas comunidades Jorge Turco e Faz Quem Quer, no subúrbio, que são áreas do 9º BPM (Rocha Miranda); na Favela do Antares, Zona Oeste; e na Vila dos Pinheiros e Vila do João, no Complexo da Maré, nas áreas do 22º BPM (Bonsucesso). O Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Choque também dão apoio às operações.

Presos em Antares, onde cinegrafista morreu

Cinco suspeitos já foram presos na Favela de Antares, em Santa Cruz. Também foram apreendidas cinco granadas, 54 tabletes de maconha, uma pistola calibre 9 milímetros, radiotransmissores, material para embalagem de drogas, munição, R$ 209 em espécie e cartões de crédito.

No dia 6 de novembro do ano passado o cinegrafista da TV Bandeirantes Gelson Domingos foi baleado e morto na comunidade durante incursão policial.

No Morro do Chapadão, em Costa Barros, os cerca de 240 policiais foram recebidos a tiros, mas não há informação sobre feridos. Seis suspeitos foram presos. Nove motos roubadas foram recuperadas e grande quantidade de drogas apreendida. 

Polícia encontra casa que pertenceria ao traficante 'FB' no Morro do Chapadão

Policiais do Serviço Reservado (P-2) do 41º BPM (Irajá) localizaram uma casa em construção que pertenceria ao traficante Fabiano Atanásio da Silva, o FB, no alto do Morro do Chapadão. O pai dele e uma outra pessoa estavam no local e foram levados à 39ª DP (Pavuna).

Ex-chefe do tráfico na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, FB fugiu da ocupação do local por forças de segurança, no final de 2010, e desde então é procurado pela polícia.

Fonte: Jornal do Brasil

ESTUDO AFIRMA QUE EMISSÕES DE CO2 ATRASARÃO NOVA ERA GLACIAL

As emissões de dióxido de carbono (CO2) causadas pela ação do homem terão o efeito de retardar o início da próxima Era Glacial, segundo afirma um novo estudo.

Impressão artística da fauna na região da atual Espanha durante a última Era Glacial
A última Era Glacial terminou há 11.500 anos, e os cientistas vêm há tempos discutindo quando a próxima começaria.

Os pesquisadores usaram dados da órbita da Terra e outros itens para encontrar o período interglacial mais parecido com o atual.

Em um artigo publicado na revista Nature Geoscience, eles afirmam que a próxima Era Glacial poderia começar em 1.500 anos, mas que isso não acontecerá por causa do alto nível de emissões.

“Nos atuais níveis de CO2, mesmo se as emissões parassem agora teríamos provavelmente uma longa duração interglacial determinada por quaisquer processos de longo prazo que poderiam começar para reduzir o CO2 atmosférico”, afirma o coordenador da pesquisa, Luke Skinner, da Universidade de Cambridge.

O grupo de Skinner, que também inclui cientistas da University College London, da Universidade da Flórida e da Universidade de Bergen, na Noruega, calcula que a concentração atmosférica de CO2 deveria cair para menos de 240 partes por milhão (ppm) para que a glaciação pudesse começar.

O atual nível de CO2 é de cerca de 390 ppm, e outros grupos de pesquisadores já mostraram que mesmo se as emissões parassem instantaneamente, as concentrações se manteriam elevadas por pelo menos mil anos, o suficiente para que o calor armazenado nos oceanos provocasse potencialmente um significativo derretimento do gelo polar e o aumento do nível do mar.

Ciclos de Milankovitch

A causa básica das transições entre as Eras Glaciais e os períodos interglaciais são as variações sutis na órbita terrestre conhecidas como ciclos de Milankovitch, descritas pelo cientista sérvio Milutin Milankovitch há quase um século.

Essas variações ocorrem em períodos de dezenas de milhares de anos.

A maneira precisa como elas mudam o clima da Terra entre os períodos interglaciais, mais quentes, e as Eras Glaciais a cada 100 mil anos mais ou menos não é conhecida.

Por si só, as variações não são capazes de levar a uma diferença de temperaturas de cerca de 10 graus Celsius entre a Era Glacial e o período interglacial.

As pequenas variações iniciais são amplificadas por vários fatores incluindo o lançamento de dióxido de carbono na atmosfera quando o aquecimento começa e a absorção do gás pelos oceanos quando o gelo se forma novamente.

Também está claro que cada transição é diferente das anteriores, porque a combinação que precisa de fatores orbitais não se repete exatamente – apesar de condições muito semelhantes acontecerem a cada 400 mil anos.

As diferenças de um ciclo para o seguinte seriam a razão de os períodos interglaciais não terem sempre a mesma duração.

Usando análises de dados da órbita terrestre, além de amostras de rochas retiradas do fundo do oceano, a equipe de Skinner identificou um episódio chamado Estágio Marinho Isótopo 19c (ou MIS19c), há 780 mil anos, que mais se parece com o presente.

Segundo eles, a transição para a Era Glacial foi sinalizada por um período quando o esfriamento e o aquecimento se revezaram entre os hemisférios norte e sul, provocados por interrupções na circulação global de correntes oceânicas.

Se a analogia ao MIS19c for correta, essa transição deveria começar em 1.500 anos, segundo os pesquisadores, se as concentrações de CO2 estivessem em níveis “naturais”.

Endosso

As conclusões mais amplas dos pesquisadores foram endossadas por Lawrence Mysak, professor-emérito de ciências atmosféricas e oceânicas na Universidade McGill, em Montreal, no Canadá, que também investigou as transições entre as Eras Glaciais e os períodos interglaciais.

“A questão-chave é que eles estão olhando para 800 mil anos atrás, o que é duas vezes o ciclo de 400 mil anos, então eles estão olhando para o período correto em termos do que poderia ocorrer sob a ausência de forças antropogênicas”, disse ele à BBC.

Mas ele sugeriu que o nível de 240 ppm de CO2 para provocar a próxima glaciação poderia ser muito baixo. Outros estudos sugeriram que esse nível poderia ser 20 ou até 30 ppm mais alto.

“Mas em todo caso, o problema é como chegamos a 240, 250 ou o que quer que seja? A absorção pelos oceanos leva milhares ou dezenas de milhares de anos, então não acho que seja realista pensar que veremos a próxima glaciação na escala natural”, explicou Mysak.

Oposição

Grupos que se opõem à limitação das emissões de gases do efeito estufa já citam o estudo como uma razão para apoiar a manutenção das emissões humanas de CO2.

O grupo britânico Global Warming Policy Foundation, por exemplo, cita um ensaio de 1999 dos astrônomos Fred Hoyle e Chandra Wickramasinghe, que argumentavam: “A volta das condições da Era Glacial deixariam grandes frações das maiores áreas produtoras de alimentos do mundo inoperantes, e levaria inevitavelmente à extinção da maioria da população humana presente”.

“Precisamos buscar um efeito estufa sustentado para manter o presente clima mundial vantajoso. Isso implica a habilidade de injetar efetivamente gases do efeito estufa na atmosfera, o oposto do que os ambientalistas estão erroneamente defendendo”, dizem.

Luke Skinner e sua equipe já antecipavam esse tipo de reação.

“É uma discussão filosófica interessante. Poderíamos estar melhor em um mundo mais quente do que em uma glaciação? Provavelmente sim”, observa ele.

“Mas estaríamos perdendo o ponto central da discussão, porque a direção em que estamos indo não é manter nosso clima quente atual, mas um aquecimento ainda maior, e adicionar CO2 a um clima quente é muito diferente de adicionar a um clima frio”, diz.

“O ritmo de mudança com o CO2 é basicamente sem precedentes, e há enormes consequências se não pudemos lidar com isso”, afirma.

Fonte: BBC Brasil

MINISTRO POLONÊS INTERROMPE ENTREVISTA E TENTA SUICÍDIO

Um promotor militar polonês deu um tiro na cabeça nesta segunda-feira, depois de pôr fim abruptamente a uma coletiva de imprensa na qual ele havia defendido uma investigação militar sobre vazamentos de informações relacionados a um acidente de avião na Rússia que matou o presidente da Polônia há dois anos.

Mikolaj Przybyl interrompeu a entrevista coletiva sobre o acidente aéreo e disparou contra a própria cabeça. Foto: AFP

Mikolaj Przybyl foi levado ao hospital depois que os jornalistas o encontraram deitado no chão de seu escritório em meio a uma poça de sangue, logo após escutarem o som de um tiro.

Ele havia pedido aos jornalistas que saíssem de seu gabinete depois de criticar o vazamento na mídia da investigação sobre o acidente em Smolensk, no oeste da Rússia, em 10 de abril de 2010, no qual morreram o presidente Lech Kaczynski e outras 95 pessoas, a maioria autoridades polonesas.

As imagens do corpo de Przybyl atrás de sua escrivaninha foram exibidas por vários canais de notícias antes que uma ambulância o levasse para o hospital.

O promotor-chefe da Polônia, Andrzej Serement, disse em coletiva de imprensa em Varsóvia que a vida de Przybyl não estava mais em perigo e que ele deve se recuperar. Ele também disse que discordava de algumas declarações feitas por Przybyl na coletiva.

Serement afirmou que promotores militares agiram certo ao exigir os registros telefônicos dos celulares de jornalistas enquanto procuravam a fonte dos vazamentos na investigação de Smolensk, mas que haviam infringido a lei ao buscar o acesso às mensagens de texto.

"Esse caso está sendo acompanhado por tanta emoção, incluindo histeria desnecessária, a meu ver", disse Serement.

O presidente polonês Bronislaw Komorowski disse em comunicado que estava "preocupado" com o incidente e pediu à equipe de segurança nacional que monitore a situação.

A investigação do acidente em Smolensk continua um assunto político delicado no país e em sua relação com a Rússia.

O líder do principal partido da oposição, Jaroslaw Kaczynski - irmão-gêmeo do presidente morto - acusou o governo do primeiro-ministro Donald Tusk de conivência com a Rússia no acobertamento das verdadeiras causas do desastre.

Fonte: Terra

TRÊS MORTOS E 15 SOTERRADOS EM DESLIZAMENTO EM SAPUCAIA, NO RIO DE JANEIRO

Três corpos foram retirados dos escombros de oito casas no distrito de Jamapará, em Sapucaia, no interior do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (9), depois de um grande deslizamento de terras provocado pelas chuvas que assolam o estado do Rio de Janeiro.

As informações são do coordenador de Defesa Civil da Prefeitura de Sapucaia (Centro Fluminense), Marco Antônio Teixeira Franco. Outros 15 teriam ficado soterrados e são procurados por homens do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o secretário de comunicação de Sapucaia, Sérgio Murilo, há grande dificuldade de homens do Corpo de Bombeiros para chegar no local afetado, já que houve queda de barreira nas estradas. 

Segundo informações do coordenador de Defesa Civil Marco Antônio Teixeira Franco, o deslizamento foi provocado pelo fato das construções terem sido realizadas em locais irregulares de Jamabará. Ao todo, 30 casas foram interditadas pela Defesa Civil e cerca de 150 pessoas estão desalojadas.

"A situação em Jamabará é crítica porque as construções foram feitas numa encosta íngreme, entre a estrada e um rio", pontuou o engenheiro. 

Fonte: Jornal do Brasil

CRIAÇÃO DE EMPREGO E AMPLIAÇÃO DA RENDA SÃO AS PRIORIDADES PARA 2012, AFIRMA DILMA ROUSSEFF



A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda que, em 2012, o governo pretende gerar mais renda, mais emprego e mais crescimento para o país. Segundo ela, o ano já começou com o que chamou de “boa notícia” – o aumento do salário mínimo de R$ 545 para R$ 622.


– O aumento do mínimo é importante porque as famílias vão poder consumir mais e viver melhor. Com isso, vão criar mais demanda para nossa indústria, nosso comércio e o setor de serviços, mantendo o dinamismo e a roda da nossa economia girando para que o Brasil continue a crescer, destacou.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma lembrou que quase 40 milhões de brasileiros serão diretamente beneficiados pelo reajuste do salário mínimo. Desses, 20 milhões recebem a quantia exata estipulada pelo governo. Há também cerca de 20 milhões de aposentados e pensionistas que recebem o mesmo valor.

– Ou seja, dois em cada três aposentados receberão o reajuste. Para você ter uma ideia, esse aumento vai fazer circular cerca de R$ 47 bilhões na economia por causa do salário mínimo, ressaltou.

A presidenta destacou ainda o reajuste de 4,5% na tabela do Imposto de Renda, que vai proporcionar um desconto maior no contracheque já a partir deste mês. Segundo ela, são 25 milhões de contribuintes pagando menos imposto, além de 800 mil isentos.

Dilma lembrou que as novas regras do Supersimples também entram em vigor em janeiro – para se enquadrar como microempresa, o limite de faturamento anual passou de R$ 240 mil para R$ 360 mil e, no caso de pequenas empresas, de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões.

– No final do ano passado, também reduzimos o imposto sobre produtos da linha branca, que são geladeiras, fogões, máquinas de lavar, entre outros. Essa redução continua valendo até março, disse. “Nos orgulha muito sermos a sexta maior economia do mundo, mas nosso objetivo é garantir aos brasileiros mais renda e mais emprego.”

Fonte:Correio do Brasil

CORDA DE BUNGEE JUMP SE ROMPE E AUSTRALIANA SOBREVIVE A QUEDA DE MAIS DE 100 METROS


A jovem conseguiu nadar até a margem do rio, com os pés ainda atados. "Foi bastante assustador, porque em várias ocasiões a corda ficou presa nas pedras e tive que mergulhar para liberar a corda"

A australiana Erin Langworthy, de 22 anos, sobreviveu por "milagre" a uma queda de mais de 100 metros no rio Zambeze, no Zimbábue, perto das cataratas Victoria, após um acidente durante um salto de bungee jump.

Poucos segundos depois de saltar, véspera do Ano Novo, de uma altura de 111 metros sobre o rio na fronteira entre Zâmbia e Zimbábue, a corda se rompeu e australiana caiu direto no rio. As imagens mostram a queda rápida de Erin na água, com os pés presos, antes de ser levada pela corrente. "Tudo ficou escuro. Sentia dores em todos os lados", relatou à emissora australiana Channel Nine. "Gradualmente, à medida que era levada pela corrente, a água ficou mais fria, o que me fez recuperar a consciência".

Erin Langworthy, que mora em Perth (oeste da Austrália), havia feito um dia antes um percurso de bote pelo rio e lembrou dos conselhos de segurança do instrutor. "A corrente era violenta e comecei a ouvir o barulho das cataratas. É como estar nas ondas e ser jogado para baixo, não existe nenhuma orientação. Não sabia se subia ou afundava", contou.

A australiana, que teve uma fratura de clavícula e escoriações em todo o corpo, foi levada par a África do Sul para receber atendimento médico.v"Sim, de fato, é um milagre que eu tenha sobrevivido", disse.


Fonte: Estado de Minas

SISU DEVE ULTRAPASSAR 2 MILHÕES DE INSCRITOS NESTA SEGUNDA-FEIRA

Nesta segunda-feira, 9, primeiro dia útil de Sisu – o programa está disponível desde a zero hora de sábado – o sistema de seleção do Ministério da Educação vai superar tranquilamente a marca de dois milhões de inscrições e de um milhão de candidatos. 

No último balanço, fechado às 18 horas de domingo, já estavam computadas 1.835.160 inscrições e 949.268 candidatos. Embora o ritmo venha diminuindo bastante desde a madrugada de sábado, o sistema tem registrado mil inscrições por minuto. 

Até as 18h deste domingo, o estado do Rio de Janeiro continuava com o maior número de inscrições, registrando 255.676; seguido por Minas Gerais, 204.562; São Paulo, 164.220; Ceará, 143.542; Rio Grande do Sul, 120.940; Bahia, 102.927 e Pernambuco, 102.695. 

O Sisu deste ano oferece 108.552 vagas em 3.327 cursos superiores de 95 instituições públicas de ensino superior que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação

Fonte: Jornal do Brasil

CAIU NA MALHA FINA? RECEITA LIBERA CONSULTA A LOTE

A Receita Federal do Brasil libera nesta segunda-feira (9), às 9h, a consulta ao primeiro lote de declarações residuais do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 que estavam na malha fina. Serão liberadas também declarações que estavam retidas referentes a 2010, 2009 e 2008. A consulta aos lotes estará disponível na página da Receita Federal na internet ou pelo telefone 146. O dinheiro será depositado no banco no dia 16.

Do exercício de 2011, serão creditadas restituições para um total de 73.878 contribuintes, corrigidas em 8,58 %. De 2010, serão pagas restituições para 10.768 contribuintes, com correção de 18,73 %. Do exercício de 2009, os valores, atualizados em 27,19%, serão pagos a 5.578 pessoas. De 2008, as restituições serão destinadas a 3.533 contribuintes, já corrigidas em 39,26 %.

A Receita informou que a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil (BB) ou ligar para a Central de Atendimento BB – que atende pelos telefones 4004-0001 (capitais), 08007290001 (demais localidades) e 080071290088 (deficientes auditivos) – para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Fonte: A Tarde

M-DROL É VENDIDO ILEGALMENTE EM SALVADOR

Um produto de anabolizantes em comprimidos, disfarçado de suplemento alimentar, tem virado febre entre jovens frequentadores de academias de ginástica de Salvador. Mesmo ilegal no Brasil, o M-Drol é obtido pelos usuários de forma clandestina em lojas legalizadas de suplementos alimentares nos bairros nobres da capital baiana.

Substância proibida provoca vários efeitos colaterais graves
Foi o que flagrou A TARDE durante a última semana de 2011. A reportagem adquiriu, por um custo total de R$ 400, dois frascos da mercadoria ilegal em dois estabelecimentos comerciais. O primeiro foi no shopping Paseo, no Itaigara. Inaugurada em julho, a loja Nutribox é especializada em suplementos alimentares para ganho e perda de peso. Nas prateleiras, há uma variedade de produtos importados que chegam a custar até R$ 250.

Mas para uma clientela mais específica – normalmente jovens ávidos pelo aumento rápido da massa muscular – a loja oferece produtos anabólicos, que não estão expostos nas prateleiras. É o caso do M-Drol, que tem registrado uma demanda regular, como atesta o vendedor Alexandre Andrade, que atendeu a equipe de reportagem. “Você não encontra ele em qualquer lugar, mas eu consigo aqui, porque tem uma grande clientela da gente que sempre quer”, afirmou o atendente, que se disse nutricionista.

A venda não se dá de forma imediata e o produto não chega a ser oferecido espontaneamente ao cliente. É necessário mostrar interesse pelo uso de anabolizantes. Antes de chegar ao M-Drol, o vendedor mostrou um leque de suplementos alimentares considerados eficientes para o aumento mais rápido da musculatura.

Somente após a equipe de reportagem enfatizar a necessidade de acelerar a aquisição de músculos e citar o produto como referência – inclusive falando sobre a chegada do verão, quando garotos exibem corpos supermusculosos pelas praias da capital – o atendente não titubeou em anunciar que a casa tinha o M-Drol à disposição, embora tenha feito ressalvas sobre a toxidade da substância.

A embalagem com 90 comprimidos foi retirada de uma gaveta do balcão de atendimento, onde havia outros exemplares do produto. A partir de então, o vendedor não mostrou qualquer constrangimento em comercializar um produto ilegal, como ele admitiu. “É difícil de encontrar porque o laboratório que produzia já fechou. Quem pegou, pegou. Quem não pegou, se deu mal. E ele não é permitido no Brasil”.

Nota

A reportagem foi a um segundo estabelecimento citado, o Cia dos Suplementos, localizado na Avenida Princesa Isabel, na Barra. Lá, não há qualquer reserva no comércio do M-Drol. O produto fica exposto nas prateleiras à disposição da clientela.

Dessa vez, o vendedor não fez qualquer restrição sobre os efeitos colaterais da substância. Inclusive, recomendou que fosse dado início imediato ao consumo do anabolizante como forma de ganhar massa muscular rapidamente, mesmo com a ingestão simultânea de bebidas alcoólicas. Na loja, o atendente chegou a conceder nota fiscal com o nome da mercadoria ilegal, adquirida por R$ 220, após um desconto de R$ 45 na compra à vista.

Ilegalidade

Apesar de o rótulo indicar que o produto é um suplemento alimentar pró-hormonal, o M-Drol é composto pela metasterona, um hormônio esteroide anabolizante que consta da lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping, segundo consta no portal da Procuradoria Geral da República. Já a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, por meio da assessoria de imprensa, que o produto M-Drol não é registrado pelo órgão. Segundo a assessoria, dados sobre apreensão de anabolizantes poderiam ser obtidos com as vigilâncias sanitárias locais, já que é deles a responsabilidade de fiscalizar o mercado.

A chefe do setor de medicamentos da Vigilância Sanitária municipal, Ione Pimentel, disse que o órgão fiscaliza drogarias, lojas de suplementos alimentares e até academias, mas nunca conseguiu flagrar a comercialização de anabolizantes na capital.

“O problema é o caixa dois, estoques de produtos contrabandeados que eles, muitas vezes, não guardam nas lojas, mas até nas residências. Desde 2008 (ano em que ela passou a chefiar o setor) se recebemos duas denúncias foi muito”, acrescentou. 

Sobre o M-Drol, ela enfatizou se tratar de ação criminosa. “Esse caso é pior. É contrabando. É caso de polícia”, afirmou a gestora.

Fonte: A Tarde

POLÍCIA FAZ MEGAOPERAÇÃO EM 10 FAVELAS NO RIO

Cerca de 700 policiais militares realizam uma megaoperação em dez favelas do Rio, na manhã desta segunda-feira. Blindados e helicópteros dão apoio às ações simultâneas para combater o tráfico de drogas.

Há operações nas comunidades da Coreia, Vila Aliança e Vila Vintém, na Zona Oeste; e nos morros do Chapadão e Juramento, na Zona Norte.

Os policiais também estão nas comunidades Jorge Turco e Faz Quem Quer, no subúrbio, que são áreas do 9º BPM (Rocha Miranda); na Favela do Antares, Zona Oeste; e na Vila dos Pinheiros e Vila do João, no Complexo da Maré, nas áreas do 22º BPM (Bonsucesso).

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Choque também dão apoio às operações.

Cinco suspeitos já foram presos na Favela de Antares, em Santa Cruz. Também foram apreendidas cinco granadas, 54 tabletes de maconha, uma pistola calibre 9 milímetros, radiotransmissores, material para embalagem de drogas, munição, R$ 209 em espécie e cartões de crédito.

No dia 6 de novembro do ano passado o cinegrafista da TV Bandeirantes Gelson Domingos foi baleado e morto na comunidade durante incursão policial.

No Morro do Chapadão, em Costa Barros, os cerca de 240 policiais foram recebidos a tiros, mas não há informação sobre feridos. Seis suspeitos foram presos. Nove motos roubadas foram recuperadas e grande quantidade de drogas apreendida. 

Polícia encontra casa que pertenceria ao traficante 'FB' no Morro do Chapadão

Policiais do Serviço Reservado (P-2) do 41º BPM (Irajá) localizaram uma casa em construção que pertenceria ao traficante Fabiano Atanasio da Silva, o FB, no alto do Morro do Chapadão. O pai dele e uma outra pessoa estavam no local e foram levados à 39ª DP (Pavuna).

Ex-chefe do tráfico na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, FB fugiu da ocupação do local por forças de segurança, no final de 2010, e desde então é procurado pela polícia.

Fonte: Jornal do Brasil

NOVA LEI PROPÕE O FIM DE ALGUMAS REGALIAS DE JUÍZES

Os juízes perderão a blindagem que protege seus benefícios e certas regalias, criados em 1979 com a edição da Lei Orgânica da Magistratura (Loman). O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, informou ao Estado que mandará para o Congresso até o final de sua gestão, em abril, a proposta de uma nova lei.

O texto ainda não está fechado e pode não sugerir grandes mudanças nas regras, mas abre caminho para que o Congresso acabe com alguns privilégios considerados anacrônicos até por parte da magistratura.

A lei que regula essa área da vida pública permanece intocada há mais de 30 anos. De maneira geral, todas as iniciativas de mudança foram combatidas pelas entidades de classe da magistratura. Mas agora, quando o texto chegar às mãos do Legislativo, o Judiciário perderá o comando do processo político.

O projeto não tratará dos mesmos temas que abriram a mais recente crise no Judiciário, como o poder de investigação da Corregedoria Nacional de Justiça e sua relação com os tribunais locais. Mas, ainda que o STF sugira alterações pontuais e mantenha as atuais regras dos juízes, a proposta transfere para um palco mais sensível à opinião pública a decisão sobre manter ou alterar benefícios como as férias de 60 dias dos magistrados.

Os projetos que já tramitam no Congresso mostram a disposição dos parlamentares para desbastar benefícios dos magistrados. Um desses textos permite que um juiz condenado em processo administrativo disciplinar por falta grave seja demitido, pena mais grave do que a atual.

Hoje, um magistrado condenado por falta grave pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é aposentado compulsoriamente e continua recebendo salário proporcional ao tempo de serviço. Por considerar a punição branda - senadores chegam a classificá-la como prêmio -, o Senado aprovou em 2010 uma proposta de emenda à Constituição para permitir a demissão dos condenados administrativamente.

Férias duplas

Outro assunto recorrente no Congresso é a extinção das férias duplas para magistrados. Hoje, os juízes têm garantidos 60 dias.

No início de sua gestão, Peluso indicou ser favorável à redução para 30 dias, mas garantindo um recesso no final do ano. Nesse período, os magistrados não receberiam novas ações e teriam tempo para diminuir a quantidade de processos em suas varas.

As associações de classe são contra a alteração. No fim do ano, a corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, defendeu publicamente a redução das férias dos magistrados. Em resposta, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou moção de repúdio contra a ministra.

"Será que a ministra diz isso para agradar a imprensa, falada e escrita? Para agradar o povão? As ideias da nossa colega, hoje no Conselho Nacional de Justiça, na função de corregedora nacional de Justiça, merecem a nossa indignação, o nosso repúdio", afirmou o vice-presidente da Ajufe e integrante do CNJ, Fernando Tourinho Neto.

Fonte: Estadão

GOVERNO OFICIALIZA REAJUSTE DE 6,08% NAS APOSENTADORIAS ACIMA DO MÍNIMO

Portaria publicada nesta segunda-feira, 9, no Diário Oficial da União reajusta em 6,08% as aposentadorias com valores acima do salário mínimo. O valor corresponde à inflação de 2011. De acordo com a portaria do Ministério da Previdência Social, a partir de 1º de janeiro o piso dos benefícios será de R$ 622, correspondente ao salário mínimo, que aumentou 14,1% este ano.

A Previdência divulgou também a tabela de contribuição dos trabalhadores empregados, domésticos e trabalhadores avulsos. A alíquota será de 8% para quem ganha até R$ 1.174,86, de 9% para a faixa até R$ 1.958,10 e de 11% para quem recebe entre R$ 1.958,11 e R$ 3.916,20.

Essa tabela deverá ser observada para recolhimentos em fevereiro, referentes a janeiro. Para os recolhimentos de janeiro, referentes a dezembro, vale a tabela de 2011.

Fonte: Estadão

KASSAB PROPÕE ALIANÇA COM O PT EM SÃO PAULO

Gilberto Kassab ofereceu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva um nome de seu partido, o PSD, para ser vice do petista Fernando Haddad na disputa pela Prefeitura de São Paulo, em outubro.

A conversa ocorreu na semana passada, quando o prefeito paulistano visitou Lula no hospital Sírio-Libanês, onde ele passa por tratamento de radioterapia contra um câncer na laringe.

Na ocasião, segundo a Folha apurou, Kassab teria autorizado o petista a escolher o nome que quisesse dentro da legenda.

O novo gesto do prefeito tem potencial explosivo dentro do PT, que é um dos principais críticos da administração municipal.

Internamente, diz-se que Lula conseguiu emplacar seu candidato ao partido, mas racharia a sigla se insistisse em impor um afilhado do atual prefeito para a vaga de vice.

A oferta de Kassab também representa uma guinada na articulação que ele promovia até pouco tempo, a de tentar unir a sua legenda ao PSDB em uma candidatura única à sua sucessão.

Em outubro, ele propôs ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) que os tucanos indicassem um nome para compor chapa encabeçada pelo vice-governador Afif Domingos (PSD).

Em troca, o prefeito selaria o compromisso de apoiar a reeleição de Alckmin em 2014. O entendimento, porém, não avançou.

JUNTOS

Embora Kassab e Lula não tenham comentado nomes no encontro da semana passada, há pelo menos uma pessoa no PSD com perfil híbrido: Henrique Meirelles, titular do Banco Central nos oito anos de Lula.

Procurado, Gilberto Kassab confirmou que a sucessão municipal fora alvo da conversa, mas negou ter discutido formalmente uma possível aliança. Na definição do prefeito, houve apenas uma abordagem superficial.

"Foi [algo como] "vamos estar juntos". Não era o momento apropriado", disse.

Ele não esclareceu se desistiu da difícil costura com o PSDB ou se está apenas testando possíveis alianças.

O prefeito encontra dificuldade em lançar um candidato competitivo, até porque o recém criado PSD tem direito a tempo minúsculo na propaganda eleitoral.

Em dezembro, pesquisa do Datafolha mostrou que Lula ampliou sua força em São Paulo e poderia influenciar o voto de quase metade do eleitorado municipal. O instituto também identificou que a gestão de Kassab atingiu o menor índice de aprovação do segundo mandato: 20%.

Fonte: Folha

PROPOSTA PRETENDE INCENTIVAR TROCA DE VEÍCULOS COM MAIS DE 15 ANOS DE USO

Proprietários de veículos com mais de 15 anos de uso poderão receber uma linha de crédito para comprar um veículo novo, com a aprovação do projeto de lei 2513/11, do deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS).

O projeto pretende incentiva a troca de veículos com mais de 15 anos de uso, por meio de linha de crédito oferecido pelo poder público e da compra dos veículos usados, que serão aceitos como parte do pagamento e leiloados como sucata.

De acordo com a Agência Câmara, o financiamento será oferecido também aos proprietários de veículos com 10 anos de uso, que poderão ser submetidos à inspeção para avaliar se já estão aptos a participar do programa.

Para o deputado, a medida irá melhorar o trânsito, a segurança de motoristas e pedestres e ajudar a controlar a emissão de gases poluentes e ruídos. “Programas como esse já foram implantados de maneira eficaz em muitos países. O Brasil precisa fazer sua parte, criando mecanismos para financiar e operacionalizar a renovação de sua frota”, argumentou Nogueira.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transporte, Finanças e Tributação e de Constituição Justiça e de Cidadania.

Fonte: InfoMoney

ANALISTAS ESPERAM UMA REDUÇÃO DE 0,5% NA SELIC

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam por uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os próximos dias 17 e 18. Atualmente, a taxa está em 11% ao ano. Para o fim de 2012, a expectativa é 9,50% ao ano, há quatro semanas.

Para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2012, a estimativa passou de 5,32% para 5,31%, ainda acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%. Essa foi a sexta redução seguida na estimativa para o IPCA.

A pesquisa do BC também traz estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que passou de 5,22% para 5,26%, neste ano.

A expectativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi ajustada de 4,99% para 5% este ano. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a alteração foi de 5,08% para 5,07%.

A estimativa dos analistas para os preços administrados foi mantida em 4,5% neste ano. Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento e transporte urbano coletivo.

Fonte: Agência Brasil

DIPLOMATA SÊNIOR DA VENEZUELA É EXPULSA DOS ESTADOS UNIDOS

A consulesa-geral da Venezuela em Miami foi declarada persona non grata pelo governo dos Estados Unidos e terá de deixar o país até terça-feira, confirmaram fontes do Departamento de Estado americano à BBC Mundo.

Bandeira da Venezuela (AP)
As autoridades americanas não explicitaram os detalhes que levaram à expulsão da diplomata Livia Acosta Noguera (ainda que tenham afirmado que a decisão foi informada à Embaixada da Venezuela na última sexta-feira).

Mas Acosta supostamente discutiu possíveis ciberataques contra os EUA enquanto estava baseada na Embaixada Venezuelana no México, em 2008. Segundo a agência Associated Press, os comentários estão sendo investigados pelo FBI.

Quatro congressistas norte-americanos já haviam escrito à secretária de Estado Hillary Clinton levantando preocupações quando à diplomata venezuelana.

A carta dizia que, segundo um documentário exibido no mês passado pela rede hispânica Univisión, Acosta discutiu ataques contra o sistema de informática do governo norte-americano com diplomatas do Irã e de Cuba, em período em que ocupava o posto de vice-secretária da embaixada venezuelana no México.

Os congressistas norte-americanos pediram que o Departamento de Estado averiguasse as acusações e, caso estas fossem verdadeiras, "declarasse (Acosta) uma persona non grata".

Até a tarde deste domingo, o presidente venezuelano Hugo Chávez não havia comentado a decisão dos EUA, país que é alvo constante de suas críticas.

Questionado pela BBC Mundo, o diretor de imprensa da Chancelaria venezuelana, Edgar Ladrón, afirmou que ainda não há uma "reação oficial" ao episódio.

Documentário polêmico

O documentário exibido em dezembro pela emissora Univisión afirmava que diplomatas venezuelanos e iranianos haviam demonstrado interesse na oferta de um grupo hacker mexicano para se infiltrar na rede de informática da Casa Branca, do Pentágono e do FBI.

Na ocasião, o governo venezuelano disse que o conteúdo do documentário era "mentiroso".

A expulsão da consulesa de Miami ocorre pouco antes que outro crítico dos EUA, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, chegue a Caracas para uma visita de Estado, neste domingo.

Fonte: BBC Brasil