terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

IBOVESPA BEIRA 66 MIL PONTOS

A Bovespa teve a sexta alta seguida, em meio ao comportamento positivo das ações da Petrobras e da Redecard, e com investidores renovando as esperanças por um acordo na Grécia.

O Ibovespa subiu 1,06 por cento, a 65.917 pontos. O giro financeiro da sessão foi de 7,96 bilhões de reais.

Em Nova York, o índice Dow Jones tinha ganhos de 0,4 por cento, enquanto o S&P 500 valorizava 0,3 por cento, às 18h26 (horário de Brasília).

Durante o dia, a bolsa operou volátil, influenciada pelas preocupações com a Grécia, movimento no entanto amortecido por Redecard, que disparou após o anúncio de que o Itaú Unibanco fará uma oferta pública para adquirir as ações da empresa de meios de pagamento.

O papel da empresa subiu 10,49 por cento, a 35,40 reais. Itaú teve ganhos de 0,94 por cento, a 36,40 reais, após o banco ter também reportado seus resultados do quarto trimestre. Cielo foi no embalo de Redecard, e valorizou 4,22 por cento, a 56,25 reais.

À tarde, o Ibovespa conseguiu se firmar com melhores expectativas de que a Grécia e seus credores fechem um acordo sobre a dívida do país, e também com a subida de Petrobras.

A preferencial da estatal subiu 2,98 por cento, a 25,60 reais, enquanto a ordinária ganhou 2,1 por cento, a 27,75 reais. O presidente da empresa, José Sergio Gabrielli, afirmou nesta terça que a produção de petróleo em 2012 deverá superar a de 2011.

De acordo com uma autoridade do governo grego, o país estava preparando o texto de um acordo sobre o resgate que precisa ser aprovado por líderes políticos do país, sugerindo que Atenas estava bastante avançada nas negociações com credores sobre o resgate.

"A bolsa continuou firme, com fluxo estrangeiro muito positivo para o Brasil. O anúncio de OPA da Redecard e a alta do papel deu um ânimo ao mercado", afirmou o analista da Stock Asset, José Góes.

Além de Petrobras, outra blue chip, a preferencial da Vale subiu 0,11 por cento, a 43,97 reais.

MRV teve a maior queda do Ibovespa, de 2,07 por cento, a 14,19 reais.

Fora do índice, Triunfo despencou 10 por cento, a 7,65 reais, dando sequência à queda da véspera, após a companhia ter vencido a disputa pelo aeroporto de Viracopos (SP), juntamente com a francesa Egis Airport, no leilão ocorrido na BM&FBovespa.

Fonte: Reuters

PUBLICIDADE NA INTERNET BRASILEIRA DEVE BATER JORNAIS E REVISTAS ATÉ 2015, DIZ CONSULTORIA

A publicidade na internet brasileira deve superar os gastos com anúncios em jornais e revistas até 2015, seguindo fenômeno já observado nas economias mais desenvolvidas, segundo a Wark International Ad Forecast, serviço que analisa o segmento,

Pesquisa divulgada nesta semana mostra que os mercados emergentes vão garantir o crescimento da publicidade em 2012. Entre os 13 países pesquisados pela Wark, o Brasil deverá apresentar o quarto maior avanço, 8,5%, atrás de Rússia (16,5%), Índia (14%) e China (11,5%).

No ano passado, o setor de publicidade brasileiro ocupou a mesma posição, com avanço de 7,1%, em um período marcado por decréscimos em algumas das principais economias.

De acordo com o estudo, a internet puxa o crescimento dos anúncios globalmente, com variação positiva nos países pesquisados de 12,6%, seguida por TV (5,3%), Outdoors (5,1%), Cinema (3,8%) e Rádio (2,9%).

Já revistas e jornais deverão apresentar queda em 2012, de 1,2% e 2%, respectivamente, prevê a Wark. No caso do Brasil, o aumento da publicidade online deverá ser de 23,8%, informa a pesquisa. Já jornais e revistas devem avançar 3,6% e 6%, respectivamente.

"E importante lembrar que, embora tenha apenas 6% dos gastos em publicidade no Brasil, a internet cresce muito rápido, de 20% a 50% todo ano desde que iniciamos a pesquisa. Todas as outras mídias estão perdendo participação para o online, principalmente impressos e rádio, embora a TV ainda seja dominante. Imagino que a internet passará os jornais e será a segunda maior mídia em publicidade até 2015", avalia Suzy Young, editora de Informação da Wark.

Sem surpresa

Embora os gastos com publicidade online nos países pesquisados devam crescer menos em 2012 do que em 2011, quando o aumento foi de 16,6%, o segmento deverá responder por 20% do total investido em anúncios até o fim do ano, informa a Wark.

Entre as chamadas economias desenvolvidas, Alemanha (-0,8%), França (-0,9%) e Itália (-2,3%) apresentarão em 2012 o pior desempenho de sua história na comparação com o ano anterior.

"Com os receios sobre dívida afetando mercados mais maduros e o otimismo de investidores e consumidores, não é surpresa que o crescimento do setor em 2012 venha dos países emergentes", avalia Young. Ela lembra que as eleições nos Estados Unidos e eventos esportivos como os Jogos Olímpicos evitaram cenário ainda pior.

Young observa ainda que, embora afetado pela recessão na Europa, o Brasil manteve o crescimento da publicidade, o que ocorre há dez anos.

Os gastos no setor no país terão passado de R$ 11 bilhões, em 2003, para R$ 30,1 bi, em 2012, já descontado o impacto da inflação nestes números.

"O investimento estrangeiro na indústria brasileira de comunicação tem impulsionado o crescimento de gastos em publicidade. E vai continuar", prevê.

A participação do Brasil no total aplicado nos 13 países examinados também vem aumentando: de 3,1%, em 2003, para estimados 4,5%, em 2012.

Os Estados Unidos, cuja fatia passou de 50,4% para 41,6% nos últimos dez anos, vem perdendo espaço para emergentes.

Já a participação da China terá passado de 6,5%, em 2003, para 12,2% em 2012, segundo as séries históricas da Wark.

Fonte: BBC Brasil

ÁRABES E EUROPEUS AUMENTAM A PRESSÃO E RETIRAM EMBAIXADORES DA SÍRIA

Enquanto a ofensiva contra oposicionistas agrupados na cidade de Homs, na Síria, continua pelo quinto dia consecutivo, países árabes e europeus aumentaram a pressão contra o regime do presidente Bashar Al-Assad nesta terça-feira e convocaram de volta seus embaixadores no país.

Manifestantes se reuniram em frente a emaixada síria no Catar para protestar contra Rússia (AP)
Por meio de um comunicado divulgado nesta terça-feira, os seis países-membros do Conselho de Cooperação do Golfo, que inclui Arábia Saudita, Catar e os Emirados Árabes Unidos, anunciaram estarem convocando seus embaixadores na Síria em protesto contra a violência no país.

Eles ainda anunciaram estarem expulsando os enviados sírios de suas capitais.

"Os membros (do Conselho de Cooperação do Golfo) decidiram retirar imediatamente seus embaixadores da Síria e solicitar ao mesmo tempo que todos os embaixadores do regime sírio saiam imediatamente", diz o comunicado.

Os países do grupo afirmaram ainda que "não há motivos para permanecer (com embaixadores em Damasco) depois de o regime sírio ter rejeitado todas as tentativas (de negociação) e ter abortado todos os honestos esforços árabes para resolver a crise".

O documento ainda classifica a violência que já perdura por 11 meses na Síria como "massacre em massa" e pede que os países da Liga Árabe adotem "medidas decisivas" nas próximas semanas.

Países europeus como França, Itália, Espanha, Bélgica, Grã-Bretanha e Holanda também convocaram seus embaixadores em Damasco para consultas, assim como os Estados Unidos, que anunciaram na última segunda-feira o fechamento de sua embaixada na Síria.

Rússia

Do outro lado dos esforços diplomáticos para encontrar uma solução para a crise na Síria, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta terça-feira, em visita a Damasco, que o presidente sírio, Bashar al-Assad, está "totalmente comprometido" com o fim dos confrontos no país e pronto para dialogar com todas as forças políticas.

Lavrov fez as declarações depois de uma reunião com o presidente sírio, na capital, Damasco.

A visita do ministro russo ocorre dias depois de a Rússia e a China terem vetado uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que criticava a repressão e violência do governo sírio contra manifestantes, o que provocou críticas de países ocidentais e de grupos de defesa dos direitos humanos.

O ministro do Exterior russo também afirmou que Assad vai anunciar em breve uma data para um referendo sobre a Constituição do país.

"Nós confirmamos nossa prontidão para agir em favor de uma solução rápida para a crise baseada no plano apresentado pela Liga Árabe", disse Lavrov, que se referia a um plano proposto pela Liga Árabe no início de novembro.

Ainda assim, Lavrov não deu indicações de que a Rússia apoie o recente pedido por parte da Liga Árabe para que Assad renuncie e que um vice assuma o poder.

"A Síria está informando à Liga Árabe que está interessada na continuidade dos trabalhos da missão da Liga e também ao aumento da missão em termos de quantidade (de participantes)", disse ainda Lavrov

A Liga Árabe enviou uma missão de observadores para a Síria em dezembro, mas eles suspenderam a missão no final de janeiro, em meio ao aumento da violência no país.

Ataque a Homs

A visita de Lavrov à Síria ocorre simultaneamente a ataques das forças do governo contra a cidade de Homs, um bastião da insurgência contra Assad.

Segundo o repórter da BBC Paul Wood, um dos poucos jornalistas estrangeiros na cidade, o Exército sírio retomou os ataques com morteiros e disparos de metralhadoras pesadas logo ao amanhecer.

Wood informou ainda que tanques de fabricação russa foram vistos perto do centro da cidade, mas ainda não há sinais de um ataque terrestre, algo temido por muitos moradores de Homs.

Centenas de pessoas morreram na cidade desde sexta-feira, segundo ativistas e testemunhas.

O governo sírio - que vem combatendo uma onda de revolta contra o regime de Assad desde março - diz estar lutando contra gangues armadas apoiadas por estrangeiros. No entanto, milhares de soldados desertaram e passaram para o lado rebelde, formando o Exército da Síria Livre.

O ativista Mohammed al-Hassan disse em Homs que o bombardeio desta terça-feira foi mais focado no bairro de Baba Amr, onde grande parte da insurgência armada se concentra.

"Não há eletricidade e todas as linhas de comunicação com a vizinhança foram cortadas", disse ele.

Fonte: BBC Brasil

BRASIL E CHINA DISCUTIRÃO RELAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS

Na última sexta-feira a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível (Cosban) se reunirá com um dos mais influentes dirigentes da China, o vice-primeiro-ministro Wang Qishan. Brasil e China vão discutir um plano para orientar a relação dos dois países nos próximos dez anos.

A Cosban, criada para garantir fôlego às conversas dos dois países e evitar que sejam abafadas pelos atritos comerciais, tem 11 subcomissões distintas, que tratam de temas como finanças, comércio, cooperação espacial, agricultura e educação.

Algumas dessas comissões não conseguiram sequer se reunir, como a de cultura. Outras avançaram, como a de educação, que pode levar ao envio de estudantes brasileiros aos centros tecnológicos chineses, e a de finanças, que abençoa a cooperação entre a BM&F Bovespa com a bolsa de Xangai.

Na sexta-feira, Dilma reuniu seus ministros com interesses nas 11 subcomissões da Cosban, para decidir o que será prioritário e o que nem entrará nas conversas com a missão liderada por Wang Qishan, a ” pessoa a quem os líderes chineses recorrem para entender os mercados e a economia global”, nas palavras do ex-secretário do Tesouro americano Henry Paulson, ao comentar sua eleição como uma das cem pessoas mais influentes de 2009, pela revista Time (esse detalhe faz parte das instruções para a Cosban recebidas pelos integrantes do governo brasileiro).

Os chineses vêm anunciando investimentos bilionários no Brasil, e diversificaram sua área de atuação, antes concentrada em mineração, agricultura e petróleo.

Pretendem fabricar carros, caminhões e motocicletas e entram pesadamente no setor de linhas de transmissão de eletricidade. É crescente a presença econômica dos chineses, que em janeiro foram momentaneamente ultrapassados como maior mercado brasileiro pelos Estados Unidos.

Instalada em 2006, a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível deveria reunir-se a cada dois anos, mas só agora faz sua segunda reunião, quando deverá avaliar o que se conseguiu no plano de metas dos dois países para 2010 a 2014.

O tom da autoridades deve ser otimista. Mas as medidas concretas que anunciarem darão a medida das atuais relações entre China e Brasil.

Fonte: Correio do Brasil

MÃE DE DILMA ROUSSEFF PASSA MAL

A presidenta Dilma Rousseff cancelou parte da agenda nesta segunda-feira e adiou a viagem que faria ao Ceará, na terça, para acompanhar sua mãe em exames médicos, informou a assessoria da Presidência da República.

Dilma
Sem dar detalhes, a assessoria afirmou que Dilma Jane Rousseff, mãe da presidenta, sentiu um “mal estar” e deve passar por exames.

A reunião da presidenta com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, prevista para meio-dia, foi desmarcada.

Dilma confirmou na agenda, porém, a presença na posse do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Na terça-feira, Dilma viajaria a Fortaleza para anúncio de investimentos em linha de metrô. A nova data da viagem não foi anunciada.

Fonte: Correio do Brasil

POLÍCIA ENCONTRA OBRA NO 13° ANDAR DO EDIFÍCIO QUE DESABOU NO ABC

O delegado titular do 1º DP de São Bernardo do Campo (SP), Victor Vasconcellos, informou na tarde desta terça-feira que a polícia encontrou uma obra no 13º andar do edifício Senador, onde um desabamento na noite desta segunda matou uma menina de 3 anos e feriu 6 pessoas. Segundo o delegado, os reparos que estavam sendo feitos podem ter levado ao colapso de parte da estrutura do prédio. "É uma hipótese. Quando o prédio estiver totalmente livre de coisas e pessoas poderemos fazer uma varredura completa".

De acordo com Vasconcellos, a reforma era pequena, mas havia indícios de infiltração de água nas paredes. Ele afirmou ainda que o prédio tem pelo menos 30 anos de construção e que demonstra fadiga de material. "Vamos precisar de uma análise técnica completa, no entanto, para determinar a causa exata do desabamento", disse.

Conforme o delegado, o edifício comercial teria seis escritórios por andar. O desabamento atingiu apenas um escritório de cada um dos 13 pavimentos afetados.

O desabamento 

Por volta das 19h40 do dia 6 de fevereiro de 2012, o Corpo de Bombeiros recebeu um chamado relatando um desabamento em um edifício de 14 andares na avenida Índico, no centro de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. No total, 13 lajes desabaram umas sobre as outras. O desabamento deixou ao menos uma criança morta, seis feridos e uma enfermeira desaparecida.

Depois do incidente, o prefeito do município, Luiz Marinho (PT), afirmou que a documentação do edifício estava em situação regular. A menina de 3 anos morta no desabamento chegou a ser socorrida com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Pronto Socorro Central da cidade.

Fonte: Jornal do Brasil

EM FEIRA DE SANTANA, BANDIDOS SAQUEIAM CASAS NA PERIFERIA

A presença de tropas do Exército não conseguiu coibir uma onda de saques em residências de quatro bairros na periferia de Feira de Santana, a 109 quilômetros de Salvador nesta terça-feira, 7. Moradores que foram à delegacia do centro da cidade para tentar registrar as ocorrências relataram ao Estado uma madrugada de terror: homens encapuzados em motos invadiram casas nos bairros de Feira 10, Queimadinha, Tamandari e Jorge Américo durante a madrugada, exigindo eletrodomésticos como TVs e micro-ondas.

Os bandidos também levaram carros que estavam nas garagens de algumas casas. Feira de Santana, a segunda maior cidade baiana, com 683 mil habitantes, já concentra 20% dos homicídios registrados no Estado e recebeu cerca de 300 soldados do Exército desde sábado. Nenhum policial está trabalhando na região, cujos índices de homicídios são os maiores do Brasil.

Mas a população reclama que bandidos passaram a fazer arrastões nos bairros, onde não existe policiamento das Tropas Nacionais. Após novo arrastão na segunda-feira, o comércio também manteve as portas fechadas. As ruas da cidade, um dos principais entrepostos comerciais do Nordeste, permanecem desertas. Em um táxi de Salvador, a reportagem foi duas vezes alertada por pedestres para não permanecer na cidade, porque o carro já estava visado pelos criminosos.

"Tá todo mundo sabendo que tem um táxi de Salvador rodando na cidade, é melhor vocês irem embora logo. Não dou 30 minutos pra levarem o carro de vocês", alertou o camelô Anderson Silva Lima, de 21 anos. Ele contou que homens encapuzados também bateram à porta de sua casa na madrugada exigindo dinheiro. "Dei R$ 30 e eles foram embora. Achei que iam roubar minha TV nova igual fizeram com o vizinho, que estava sem trocado", disse o morador do bairro Queimadinho, um dos mais violentos de Feira de Santana.

O transporte coletivo está parado e todas as escolas da cidade estão fechadas. Vendedores de todo o Nordeste que usam Feira de Santana como "base" para seus negócios também estão sem trabalhar, com medo dos assaltos.

Rastro

O medo também cerca a população de municípios vizinhos a Feira de Santana, como Simões Filho e Amélia Rodrigues. Carros queimados no acostamento da BR-324 também podem ser observados entre Salvador e o interior baiano.

Fonte: Estadão

3,8 MILHÕES DE JOVENS ESTÃO FORA DA ESCOLA

Estudo feito pelo Movimento Todos pela Educação aponta que 3,8 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estavam fora da escola em 2010. Na década (2000-2010), entretanto, houve um aumento de 9,2% na taxa de acesso à escola, segundo o estudo De Olho nas Metas 2011, divulgado nesta terça-feira, 7.

A Região Norte registrou o maior aumento na frequência ao sistema de ensino, com crescimento de 14,2%, o que possibilitou o atendimento de 87,8% das crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos. A Região Sudeste teve o menor avanço na década, expansão de 8%. Ainda assim, é a parte do País com maior índice de jovens matriculados, 92,7%. No Brasil, a taxa de inclusão escolar chega a 91,5%.

Mesmo com o acréscimo nas taxas de frequência, o relatório aponta que o País não conseguiu superar a meta intermediária (de 93,4% de acesso) estabelecida para o ano de 2010.

Com o maior número de jovens em idade escolar (17,3 milhões), a Região Sudeste registra o maior número de crianças e adolescentes fora da escola (1,27 milhão). Desses, 607,2 mil estão no Estado de São Paulo, unidade da federação com maior número de jovens sem estudar. Porcentualmente, no entanto, apenas 7% dos paulistanos entre 4 e 17 anos não frequentam a escola.

Na Região Norte são 579,6 mil jovens que não estão estudando. O Acre é o Estado com a pior taxa de inclusão, 85%, o que representa 35 mil crianças e adolescentes fora do sistema de ensino.

As taxas de acesso à pré-escola permanecem em patamares muito mais baixos que os estabelecidos pelas metas. Crianças de 4 e 5 anos têm a menor taxa de atendimento (80,1%). Na Região Norte, apenas 69% das crianças que deveriam estar na pré-escola estão estudando.

O ensino médio também apresenta uma taxa de frequência menor do que a média. Na faixa de 15 a 17 anos, apenas 83,3% estão inseridos no sistema de ensino, o que representa 1,7 milhão de jovens fora da escola. O menor percentual de acesso é registrado novamente no Norte (81,3%).

O estudo De Olho nas Metas é um relatório anual cujo intuito é acompanhar indicadores educacionais ligados às cinco metas estabelecidas pelo Todos Pela Educação para serem cumpridas até 2022. A primeira meta é chegar ao índice de 98% ou mais das crianças e jovens de 4 a 17 anos matriculados e frequentando a escola no prazo de dez anos.

Fonte: Estadão

REUNIÃO ENTRE GOVERNO DA BAHIA E PMS NÃO CHEGA A UM ACORDO

Uma reunião de quase sete horas entre representantes do governo da Bahia e líderes da greve dos policiais militares do Estado terminou sem acordo na tarde desta terça-feira. A assessoria do governo, entretanto, informou ao Terra que isso não representa que não houve avanço. O governador Jaques Wagner expressou otimismo em relação às negociações, que seguem abertas.

Desde a semana passada os grevistas ocupam a Assembleia Legislativa do Estado. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

"Oferecemos uma proposta que é o sonho dos PMs da Bahia, a GAP (Gratificação de Atividade Policial) 4 e a GAP 5. Entre 2012 e 2015 oferecemos o atingimento das GAPs 4 e 5, que finalmente farão parte do contracheque de todos os policiais militares do Estado", disse à GloboNews o governador. Segundo ele, o impasse segue devido a um "grupo absolutamente minoritário" para quem "qualquer proposta que você faz, ele entende que é insuficiente".

Segundo Jaques Wagner, a GAP 5 traria um reajuste da ordem de 35% para os profissionais. "Foi levada à mesa e, estranhamente, depois de muitas horas, eles voltaram a uma pauta inicial. E reparem: nem querem falar da GAP 5 e querem a GAP 4 agora em março, o que não é comportado pelo orçamento do Estado", afirmou o petista à emissora, garantindo que a "proposta é concreta e significativa". "Vamos ver o desenrolar de hoje até amanhã. Tenho certeza de que essa proposta será acolhida no seio da corporação."

O chefe do Executivo baiano reiterou que não haverá anistia a militares acusados de atos de vandalismo. "As prisões são determinação do Poder Judiciário aceitando denúncia feita pelo Ministério Público sobre alguns - absoluta minoria - que estavam praticando atos de vandalismo, queima de ônibus escolar, ameaças, cortes com facas dos pneus dos carros da Polícia Militar... Eu queria separar - e já disse nas redes estaduais e nacionais - que aqueles que participaram pacificamente do movimento reivindicatório não têm com que se preocupar", afirmou, sustentando que não haverá "salvo-conduto para aqueles que estão confundindo direito de reivindicar com o de afrontar o Estado de Direito e a população".

A greve

A greve dos policiais militares da Bahia teve início na noite de 31 de janeiro. Cerca de 10 mil PMs, de um contingente de 32 mil homens, aderiram ao movimento. A paralisação provocou uma onda de violência em Salvador e região metropolitana. O número de homicídios dobrou em comparação ao mesmo período do ano passado. A ausência de policiamento nas ruas também motivou saques e arrombamentos. Centenas de carros foram roubados e dezenas de lojas destruídas.

Em todo o Estado, eventos e shows foram cancelados. A volta às aulas de estudantes de escolas públicas e particulares, que estava marcada para 6 de fevereiro, foi prejudicada. Apenas os alunos da rede pública estadual iniciaram o ano letivo.

Para reforçar a segurança, a Bahia solicitou o apoio do governo federal. Cerca de três mil homens das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança foram enviados a Salvador. As tropas ocupam bairros da capital e monitoram portos e aeroportos.

Dois dias após a paralisação, a Justiça baiana concedeu uma liminar decretando a ilegalidade da greve e determinando que a Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra) suspenda o movimento. Doze mandados de prisão contra líderes grevistas foram expedidos.

A categoria reivindica a criação de um plano de carreira, pagamento da Unidade Real de Valor (URV), adicionais de periculosidade e insalubridade, gratificação de atividade policial incorporada ao soldo, anistia, revisão do valor do auxílio-alimentação e melhores condições de trabalho, entre outros pontos.

Fonte: Terra

GOVERNADOR DA BAHIA ESPERA QUE GREVE DA PM ACABE HOJE

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse esperar que a greve da Polícia Militar no Estado acabe ainda nesta terça-feira.

"Meu esforço está sendo esse, muito grande, fazendo propostas consistentes para que a gente possa terminar esse movimento ainda hoje", declarou em entrevista ao "Bahia Meio Dia", da TV Bahia.

Wagner se mostrou otimista a respeito dos resultados da reunião que ocorreu na manhã de ontem (6) com a presença do arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, com lideranças dos PMs grevistas e representantes do governo e da OAB.

Uma nova reunião ocorre desde a manhã desta terça-feira entre representantes dos PMs e do governo do Estado. "Eu que sou muito experiente em negociações posso dizer que uma negociação que dura dez horas é um bom sinal", disse Wagner.
Fábio Guibu/Folhapress 

GREVE

A greve dos PMs da Bahia começou na semana passada. Eles reivindicam aumento salarial e a incorporação de gratificações aos salários.

Em entrevista à Folha, Wagner disse que não pagaria nada acima do reajuste já concedido ao funcionalismo do Estado. Hoje, porém, prometeu negociar uma saída para o impasse.

A Assembleia Legislativa foi invadida pelos grevistas e está cercada por homens do Exército desde a madrugada de ontem. A luz foi cortada no local.

Balanço divulgado hoje pelo Exército aponta que sete crianças e nove adultos que estavam entre os policiais que ocupam a Assembleia deixaram o local entre a noite de ontem (6) e a manhã de hoje. Cerca de 300 PMs estão no local, segundo líderes do movimento.

Na manhã de ontem, diversos focos de tumulto ocorreram no local, e homens do Exército usaram balas de borracha e bombas de efeito moral.

Fonte: Folha