quinta-feira, 9 de junho de 2011

ASSASSINO DA USP CONFESSA CRIME E VAI FICAR SOLTO

Um dos criminosos da dupla que matou no dia 18 de maio o estudante Felipe Ramos de Paiva, 24 anos, entregou-se à polícia na tarde desta quinta-feira (9) e foi indiciado por latrocínio (roubo seguido de morte), crime cuja pena varia de 20 a 30 anos de prisão.

Segundo o delegado Mauricio Guimarães Soares, do Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP), o jovem Irlan Graciano Santiago, 22 anos, assumiu que, ao lado de um comparsa ainda não-identificado, tentou roubar o carro do aluno da Universidade de São Paulo (USP).

Em seu interrogatório, o bandido disse que a vítima reagiu no momento da abordagem e que, por isso, seu colega acabou efetuando um disparo "a esmo" contra Felipe, nas palavras do delegado.

Como se apresentou por vontade própria, não tem passagem pela polícia e possui residência fixa, o suspeito já está solto. O delegado assumiu que há "um risco" de criminoso fugir, mas acredita que "seria pior para ele".

Irlan, que é conhecido como "Queiroz", é morador da favela São Remo e, segundo seu advogado, Jeferson Baddan, teria decidido participar do assalto por enfrentar dificuldades financeiras.

O criminoso confesso chegou a ser colocado diante dos repórteres para explicar sua versão do ocorrido. Segundo ele, o estudante da USP teria dado "dois socos na cara" de seu comparsa e tentado tomar a arma do crime. Foi nesse momento, em sua versão, que o disparo fatal teria sido dado. Nitidamente nervoso, o jovem afirmou que praticou o crime "por necessidade". Questionado se teria algum recado para a família de Felipe, disse: "estou arrependido".
Investigações

O nome do suspeito foi incluído nas investigações após uma série de denúncias feitas à Polícia Civil logo nos dias seguintes ao crime. Desde então, a polícia fez algumas operações para tentar deter o rapaz. A família de Irlan já havia sido localizada e avisada de que, caso ele fosse mesmo o autor do assalto, deveria se entregar.

A Polícia Civil diz ter o esclarecimento "quase que total" do que aconteceu na noite da morte de Felipe. Segundo o delegado, Irlan e o comparsa abordaram inicialmente um outro veículo para efetuar o roubo armado.O advogado do criminoso também prestou esclarecimentos à imprensa na sede do DHPP. Ele explicou que sua estratégia foi convencer Irlan a se entregar como forma de garantir sua liberdade. O delegado, no entanto, afirmou que ao final do inquérito - que não tem data para ser encerrado - irá pedir à Justiça a prisão preventiva do rapaz.

Os bandidos, porém, perceberam que a vítima seria deficiente físico. Alegando ter sentido "pena" da mulher, eles a deixaram seguir.

Instantes depois, a dupla atacou Felipe com o objetivo de roubar seu carro e usá-lo na fuga do local, como apontam as investigações.

Como o imprevisto, os assaltantes desistiram de levar o Passat blindado do estudante morto e voltaram a abordar a deficiente, que ainda permanecia por perto. Teria sido com o carro dela que eles fugiram da universidade.

O rapaz se negou a dizer o nome de seu comparsa. Seu advogado evocou a "ética" do crime para afirmar que, ao contrário das insinuações de repórteres, ele não estaria atrapalhando as investigações. "Todo cagueta ou morre na cadeia ou na comunidade", disse Baddan, insistindo que seu cliente está colaborando com as apurações das autoridades policiais.

Fonte: BOL

PERTO DE SE APOSENTAR, PALERMO SEGUE SENDO MUITO ELOGIADO

A última partida em 'La Bombonera' do artilheiro histórico do Boca Juniors, Martín Palermo, no próximo domingo contra o Banfield, dispara todo tipo de reações na Argentina.


Perto de se aposentar, o atacante foi muito elogiado. Maradona, por exemplo, declarou que Palermo é um atacante como poucos em seu país e que deve revisar sua decisão de pendurar as chuteiras. O técnico Julio Falcioni, do Boca Juniors, também tentou lhe convencer para continuar jogando.

O meia boquense Leandro Somoza disse que, com a retirada de Palermo, os jogadores mais jovens do elenco "perdem um espelho", porque é "um exemplo" como profissional.

"Chega sempre ao clube às oito da manhã. É o primeiro a chegar ao treino, o primeiro ao ginásio. Além disso, é um goleador nato e uma grande pessoa. Isso vai além de tudo", disse Somoza à rádio "Rivadavia".

Lucas Viatri, substituto de Palermo, também disparou elogios ao atacante, que no último domingo se tornou o quinto maior artilheiro da história do futebol argentino, com 227 gols.

"Como torcedor do Boca, quero que fique por toda a sua vida no clube. Cada vez que marca um gol deixa todos nós contentes", declarou.

Palermo decidiu pendurar as chuteiras no dia 19 de junho, quando irá terminar o Torneio Clausura 2011.

Fonte: EFE

BANCO CENTRAL DETERMINA QUE BANCOS TERÃO DE TROCAR AS NOTAS DANIFICADAS SACADAS EM CAIXAS ELETRÔNICOS

O Banco Central modificou as normas anteriores e agora, as instituições financeiras terão trocar as notas danificadas que, eventualmente, os correntistas tenham sacado direto de caixas eletrônicos.

"Esse procedimento deverá ocorrer imediatamente após a apresentação da cédula à instituição financeira", diz o BC, em nota divulgada hoje.

A nova circular do BC (nº 3.540) aponta que essa substituição deverá ocorrer às "expensas" da instituição financeira. A cédula danificada deverá ser encaminhada para análise e "saneamento" no BC, que vai cobrar os custos do serviço aos bancos.

Pela norma anterior, o cliente que recebia a nota danificada deveria encaminhar para o banco, para posterior investigação pelo BC.

O dinheiro somente seria trocado se o BC verificasse que a mancha (do sistema antifurto dos caixas eletrônicos) não era proveniente de dispositivo antifurto. Caso contrário, não haveria ressarcimento.

No caso de saque em terminal eletrônico, a pessoa que se deparasse com uma cédula marcada deveria retirar um extrato imediatamente para comprovar o saque, dirigindo-se ao banco para fazer a reclamação.

Essas normas, no entanto, geraram reclamações de entidades de defesa do consumidor.

Fonte: Folha

DESEMPREGO E POBREZA SE ALASTRAM PELOS ESTADOS UNIDOS

As consequências da crise capitalista seguem contundentes nos Estados Unidos. De acordo com os dados divulgados pelo Departamento do Trabalho, cerca de 14 milhões de norte-americanos encontravam-se desempregados no final da semana passada, cifra que eleva para 9,1% o total de trabalhadores naquela situação no país.

desemprego
A pressionar o segundo maior índice de desemprego registado no ano de 2011 está a fraca criação de postos de trabalho por parte do setor privado, apenas cerca de 54 mil durante o mês de maio, dizem as estatísticas oficiais.

A situação não deve melhorar durante o corrente ano, já que grandes empresas, como a Boeing, por exemplo, continuam a anunciar demissões coletivas. Só a construtora de aeronaves prevê rescindir o vínculo com mais de 500 trabalhadores, apresentando como justificativa o fim do trabalho para o programa espacial.

No setor público, por outro lado, já foram despedidos, desde 2008, aproximadamente 446 mil funcionários públicos, sobretudo na Educação, total ao qual acrescem outros 28 mil trabalhadores estatais e municipais despedidos durante o mês de maio.

Fome em Nova York

Para além do desemprego, a pobreza extrema é outro dos flagelos mais sentidos pelo povo norte-americano no quadro da crise sistêmica. Só em Nova York existem 1,4 milhões famintos, revela a Coligação Contra a Fome daquela cidade. Segundo a organização, entre estas, cerca de 40% são crianças.

A corroborar os dados da ONG, o gabinete de estatísticas local alertou que o índice de pobreza entre os nova-iorquinos cresceu 14,2 e 15,8% em 2008 e 2009, respectivamente. Números destes não se registavam desde 1992.

As vítimas da fome são cidadãos que têm perdido seus empregos ou imigrantes indocumentados que não encontram trabalho. Em condados como Queens ou em outros da grande cidade, há áreas onde se concentram os chamados trabalhadores por dia em espera de contratos para fazer qualquer tipo de trabalho. A Coalizão já tinha advertido que em 2009 um em cada oito lares na Grande Maçã foi qualificado pelo Governo Federal como “carenciado de alimento”, ou seja, que não têm dinheiro para comprar comida.

Por sua parte, o Escritório do Censo alertou que o índice de pobreza na cidade de Nova York cresceu de 14,2 por cento em 2008 a 15,8% em 2009, aumento que não se registrava em 19 anos. Estima-se que um da cada quatro hispanos não pode satisfazer suas necessidades básicas de alimentação, vestuário, moradia e saúde, enquanto mais de um de quatro meninos latinos vivem na penúria.

Fonte: Correio do Brasil

ÔNIBUS CAI DE VIADUTO SOBRE LINHA DE TREM

Um ônibus da linha 101 da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) caiu de um viaduto nesta quinta-feira sobre a linha de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O acidente foi na linha ferroviária 10-Turquesa, sentido Estação da Luz - Rio Grande da Serra, entre as estações Utinga e São Caetano, na região de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

Acidente de ônibus em São Paulo

Um trem que trafegava pela linha no sentido capital não conseguiu parar e atingiu o ônibus. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 14 pessoas ficaram feridas, sendo que uma em estado grave com traumatismo craniano.

As vítimas leves foram levadas ao Hospital Municipal Albert Sabin, em São Caetano. Quatro receberam alta, em torno das 12 horas. A passageira Carolina Guimarães, de 23 anos, foi transferida por volta das 11h30 para a UTI do Hospital Maria Braido, em São Caetano, com suspeita de lesão renal.

A motorista Lilian Souza Freitas, de 30 anos, com traumatismo craniano, foi levada ao Pronto Socorro do Hospital Mário Covas, em Santo André.

O acidente aconteceu por volta das 9 horas, quando o ônibus bateu na mureta do viaduto na Rua Felipe Carrão e caiu em cima da linha do trem. Segundo o cobrador Clóvis Santos Galdino, de 38 anos, um veículo trafegava na rua na contramão e a motorista reagiu pisando no freio para evitar a colisão. "Como era paralelepípedo, o ônibus deslizou e ficou de frente para o barranco. Nisso caímos", contou ao iG. "Ouvi as pessoas gritando no viaduto 'Olha o trem, olha o trem'. Percebi que o trem já estava com velocidade reduzida."

Segundo a CPTM, não houve feridos entre as pessoas embarcadas no trem. A circulação de trens - que ficou interrompida após o acidente - começou a ser retomada às 10h30, com velocidade reduzida no local. A perícia já realizou trabalho no local e os bombeiros começaram a remover o ônibus.

Por meio de nota, a EMTU informa que o veículo envolvido no acidente, de propriedade da empresa Interbus Transporte Urbano e Interurbano Ltda, tem 5,5 anos (a média de idade da frota é de 8 anos). A última inspeção ônibus foi feita no dia 25 de fevereiro deste ano. Foram vistoriados 340 itens (partes mecânica, elétrica, de conforto e manutenção), entre eles 125 relativos à segurança. A inspeção tem validade de um ano. A empresa ressalta que, "como gerenciadora e fiscalizadora do sistema, não possui veículos próprios. Os veículos do sistema pertencem a empresas permissionárias e concessionárias."

Veja a lista de feridos:

Arlete Amaral
Carolina Pereira Magalhães, 23 
Cirio Gonçalves, 82
Claudio Almeida dos Santos, 30
Cleide Aparecida, 41 - recebeu alta
Clóvis Santos Galdino Jr., 38 (cobrador)
Eduardo Guilherme Scabasso, 23 anos
Gabriela Peralta
Leandro Domingues, 25 - recebeu alta
Lilian Souza Freitas, 30 (motorista)
Márcia Aparecida
Maurílio Batista dos Santos, 70 - recebeu alta
Pedro Carrasco - recebeu alta
Perola de Santana
Thiago Augusto

Fonte: IG

JURO MÉDIO DO CHEQUE ESPECIAL SOBE PARA 9,53%

A taxa média de juros do cheque especial registrou leve alta de 0,06 ponto porcentual neste mês, segundo dados divulgados pela Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP). Entre os sete bancos pesquisados, a taxa média passou de 9,47% ao mês em maio para 9,53% ao mês em junho, o que equivale a uma taxa anual de 198,17%. No empréstimo pessoal, a taxa média de juros manteve-se em 5,60% ao mê ou 92,39% ao ano.

Apesar da alta na taxa média de juros do cheque especial, apenas dois bancos elevaram a cobrança. O Banco do Brasil (BB) alterou a taxa de 8,27% para 8,37% ao mês, enquanto a Caixa Econômica Federal promoveu uma elevação de 7,95% para 8,27% ao mês. Bradesco, HSBC, Itaú, Safra e Santander não alteraram suas taxas.

O Procon-SP lembra que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato. Por isso, a entidade estipulou o período de 12 meses para a pesquisa, já que todos os bancos trabalham com este prazo. Além disso, os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independentemente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

A fundação analisa que, apesar das medidas macroprudenciais adotadas pelo governo, a economia continua em crescimento e ainda não houve redução do crédito. O Procon-SP afirma que, como o Banco Central (BC) tem elevado a taxa básica de juros gradualmente, para conter a inflação, é possível que os bancos estejam mais cautelosos em relação às suas taxas e prefiram aguardar os próximos passos da política monetária.

"A conjuntura continua desfavorável para os tomadores de empréstimo e o consumidor deve ficar atento, procurando analisar as alternativas de crédito, de modo a amenizar o impacto no seu orçamento", orienta o Procon-SP.

Fonte: Estadão

GOVERNO DA ITÁLIA RECORRERÁ À CORTE INTERNACIONAL DE HAIA, SOBRE O CASO BATTISTI

A Itália anunciou que vai recorrer à Corte Internacional de Haia, na Holanda, para tentar reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de não extraditar o ex-ativista italiano Cesare Battisti, libertado na quarta-feira por decisão dos juízes.

Cesare Battisti deixa prisão em Brasília (Foto: AFP/ Getty Images)
Em nota divulgada na manhã desta quinta-feira, o ministro italiano do Exterior, Franco Frattini, disse ter recebido "com profundo pesar" a decisão do plenário do Supremo, que aprovou por 6 votos a 3 a soltura de Battisti, cuja extradição é requisitada pela Itália.

Frattini disse que, com a decisão, o STF contraria "a sua própria decisão anterior".

"De sua parte, a Itália pretende ativar imediatamente todos os mecanismos junto às instituições multilaterais pertinentes, em particular o Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, para proceder a uma revisão de uma decisão que não é coerente com os princípios gerais do direito e suas obrigações sob o direito internacional."

Preso no Rio de Janeiro em 2007, o ex-ativista fora condenado à prisão perpétua em seu país por assassinato, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). Ele alega ser perseguido politicamente pelas autoridades italianas.

Em 2009 a Corte havia decidido autorizar a extradição de Battisti, mas a decisão final foi deixada para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, no apagar das luzes de seu mandato - no dia 31 de dezembro do ano passado -, decidiu manter o italiano no Brasil.

Em sua sentença, o Supremo entendeu que a decisão de Lula foi um ato de soberania do Executivo nacional e não cabe à Itália questioná-lo.

Em nota também divulgada nesta quinta-feira, o premiê italiano, Sílvio Berlusconi, também disse que a notícia gerou "pesar" e que a Itália continuará tentando reverter as decisões da Justiça brasileira.

"A decisão não leva em conta as expectativas legítimas de Justiça do povo italiano e em particular dos parentes das vítimas de Battisti", afirmou o premiê.

Complexidades

Por suas implicações diplomáticas e políticas, o caso é considerado um dos mais complexos a passar pelo crivo do Supremo.

A Itália havia entrado com um processo de extradição em maio de 2007, que foi negada em definitivo nesta quarta-feira, após ser analisada em diversas ocasiões pelo STF.

A reclamação italiana defendia que o veto de Lula descumpre não apenas a decisão de 2009 do STF como fere o tratado de extradição entre Brasil e Itália.

Os seis votos a favor da libertação de Battisti foram dados pelos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio Mello.

Já Gilmar Mendes (relator do caso), Ellen Gracie e Cezar Peluso votaram contra.

Em seu voto, Mendes alegou que “no Estado de Direito, nem o presidente da República é soberano. Tem que agir nos termos da lei, respeitando os tratados internacionais”.

Os ministros Antonio Dias Toffoli e Celso de Mello não participaram do julgamento porque se declararam impedidos.

Fonte: BBC Brasil

VASCO É CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL

Com mais uma boa atuação fora de casa, o Vasco conquistou, nesta quarta-feira, o título da Copa do Brasil. No Estádio Couto Pereira, a equipe foi derrotada por 3 a 2 mas, com a vitória por 1 a 0 obtida em São Januário, garantiu o título inédito, confirmando a reação de uma equipe que, no começo do ano, não dava qualquer indício de sucesso para 2011.

Vasco é campeão da Copa do Brasil em jogo dramático com o Coritiba

O Vasco está de novo no topo. Trata-se do primeiro título de primeira divisão desde 2003, quando foi campeão carioca. Depois de dez anos, a equipe garante vaga para a Copa de Libertadores - a última disputada foi em 2001, por conta do título da Copa João Havelange em 2000. Isso só foi possível pelo desempenho como visitante: longe de São Januário, o time garantiu a classificação contra Comercial-MS, Náutico e Avaí, além de encaminhar a vaga contra o Atlético-PR. Já o Coritiba, perde chance de encerrar jejum de 26 anos - em 1985, venceu o Brasileiro, seu último título nacional.

O Vasco tem batido na trave na Copa do Brasil desde 2006, quando ficou com o vice-campeonato ao perder a decisão para o Vasco. Fez boas campanhas em 2008 e 2009, mas acabou eliminado na semifinal. A conquista também é relevante para o técnico Ricardo Gomes, que chegou ao clube depois de passagem sem brilho pelo São Paulo e acrescenta ao currículo sua primeira taça nacional.

O jogo

O Vasco começou melhor o confronto e se impôs no gramado do Estádio Couto Pereira durante a maior parte do primeiro tempo. Levou o primeiro susto do segundo jogo da final, quando Marcos Paulo cobrou falta aos 7min e Fernando Prass espalmou. Por outro lado, abalou o rival ao abrir o placar aos 11min. Diego Souza lançou Eder Luís pela direita, que tocou para o meio da área, onde Alecsandro bateu com força para marcar.

Como o Coritiba não conseguia reagir - falhava na marcação e não se encontrava no ataque -, Marcelo Oliveira mudou ainda no primeiro tempo. Aos 27min, Marcos Paulo saiu para a entrada de Leonardo. Dois minutos depois, o time começou a melhorar ao arrancar o empate, ganhando fôlego. Jonas recebeu cruzamento na segunda trave e escorou para o meio da área. Bill aproveitou e completou para as redes.

Fonte: Jornal do Brasil