terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

LANÇAMENTO DA APOLO 14 FAZ 40 ANOS

A Nasa (agência espacial americana) comemora o 40º aniversário do lançamento da Apolo 14 à Lua, ocorrido em 31 de janeiro de 1971.

A missão deixou para a história a imagem do primeiro astronauta a jogar golfe na superfície lunar. Quem protagonizou o episódio foi o comandante da missão, Alan Shepard, que entre a seleção de artigos pessoais que a Nasa permite que seus astronautas levem ao espaço, escolheu levar bolas de golfe.
Para surpresa de todo o mundo, ao terminar a segunda caminhada lunar da missão, Shepard fez dois lançamentos com um taco improvisado composto por uma das ferramentas utilizadas para recolher amostras geológicas.

A primeira bolinha caiu em uma cratera próxima, e a segunda, segundo o próprio Shepard, "viajou milhas e milhas".

Em 1961, Alan Shepard se tornou o primeiro astronauta a chegar ao espaço. Oito anos depois, já sob o programa Apolo, a Nasa levou à Lua Neil Armstrong, o primeiro homem que pisou na superfície do satélite natural da Terra.

Fonte: EFE

PELA 4ª VEZ SARNEY É REELEITO PRESIDENTE DO SENADO

O senador José Sarney (PMDB-AP) foi reeleito, nesta terça-feira, presidente do Senado com 70 votos. É a quarta vez que o peemedebista, de 80 anos, ocupa o cargo.

Sarney teve apenas um adversário de última hora, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que anunciou na véspera sua candidatura e teve 8 votos. Houve dois votos em branco e um nulo.

"Foi previsível e traduz a força do senador Sarney, que teve 70 votos", avaliou o senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE), eleito em outubro. "Fortalece a Casa e legitima sua atuação na Presidência."

O resultado contrasta com a situação enfrentada por Sarney há pouco menos de dois anos, quando, envolvido em uma série de denúncias em torno dos chamados "atos secretos" do Senado, esteve perto de se ver forçado a renunciar ao comando da Casa.

Em discurso logo após a eleição desta tarde, Sarney fez coro ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, que, na abertura do ano do Judiciário nesta manhã, defendeu a independência dos Poderes .

"É a Constituição que define nosso rumo ao traçar que os Poderes são harmônicos, mas ela acrescenta o dever de exercê-los com independência", disse Sarney.

Mais cedo o próprio presidente do Senado e outros líderes defenderam a priorização da reforma política nos trabalhos da Casa .

"A minha experiência é de que aqui na Casa se não votarmos a reforma política, a partir do segundo ano é impossível votarmos, porque a partir daí, de certo modo, os grupos corporativistas se manifestam e não permitem que isso ande", disse Sarney a jornalistas, ao chegar para o início dos trabalhos legislativos.

Fonte: Reuters

SEXO ORAL AUMENTA A INCIDÊNCIA DE CÂNCER NA GARGANTA

Muito já foi noticiado sobre a queda no número de pessoas com câncer de garganta, em grande parte porque menos pessoas fumam atualmente, mas agora uma elevação no número de casos de câncer de garganta entre os americanos em função da prática de sexo oral, segundo a Faculdade de Medicina e saúde pública da Universidade de Wisconsin, Madison.

O mais alarmante é que não está afetando a pessoas idosas, mas sim pessoas de meia idade e inclusive jovens. O motivo segundo alguns especialistas tem a ver com a popularidade do sexo oral nas últimas décadas.

SEXO ORAL E O CÂNCER

O vírus do papiloma humano (HPV) é um importante desencadeador destes cânceres uma vez que o HPV pode ser transmitido através do sexo oral.

Um estudo de 2007 observou que os jovens com câncer de cabeça e de garganta e que exames deram positivo para a infecção oral pelo HPV tiveram muitos parceiros sexuais orais e vaginais ao longo da vida.

Chegou-se a conclusão de que ter seis ou mais parceiros sexuais orais na vida aumentava o risco em 3,4 vezes maior de se ter o câncer orofarígeo, ou seja um câncer na base da língua, na parte posterior da garganta o das amídalas. Ter 26 ou mais parceiros sexuais vaginais triplicava esse risco.

Além disso, como os cânceres de amídala e da base da língua aumentaram ano após ano desde 1973, o que sugere que a prática generalizada do sexo oral entre adolescentes poderia ser um fator que contribui para este aumento.

Outro estudo na Suécia realizado em 2010 sugeriu que o aumento do câncer orofaríngeo de células escamosas em vários países é uma epidemia lenta provocada pelo HPV.

Segundo especialistas, o HPV tende a permanecer no primeiro lugar que entra no corpo, por isso que a boca e a garganta são afetadas.

MAIS SEXO ORAL NA ATUALIDADE

Em 1992 pesquisas mostraram que aproximadamente 75% dos homens de 20 a 39 anos e cerca de 70% das mulheres de 18 a 59 anos de idade realizaram o sexo oral.

Em 2002, cerca de 90% dos homens e 88% das mulheres de 25 a 44 anos informaram fazer sexo oral com o parceiro, segundo dados dos Centros de Controle e a Prevenção de Enfermidades (CDC) dos Estados Unidos. 

HPV E O CÂNCER

A única coisa boa desta notícia é que os cânceres de garganta com o HPV são mais tratáveis do que os causados pelo tabaco ou álcool ainda que os de garganta venha a ser diagnosticados em uma etapa posterior. Pode-se utilizar radiação menos intensiva e cerca de 85% das pessoas que não fumam e sofrem de HPV sobrevivem.

Além disso, vale a pena lembrar que existe uma vacina relativamente nova para prevenir a infecção pelo HPV. Não vai ajudar aos que já estão infectados, mas poderia ajudar aos que ainda não estão infectados.

Fonte: AOL

SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS TOMAM POSSE NESTA TERÇA-FEIRA

Os 513 deputados federais e os 54 senadores eleitos em outubro de 2010 tomam posse a partir das 10h desta terça-feira, em Brasília. Após assumir o mandato, os congressistas ainda vão eleger o presidente da Câmara dos Deputados e do Senado para os próximos dois anos.

Segundo a Agência Senado, dos 54 senadores que serão empossados para um mandado de oito anos, 17 haviam concluído o cargo e foram reeleitos; cinco já foram senadores e estão retornando; e 32 vão estrear na Casa. Como previsto no Regimento Interno do Senado, José Sarney (PMDB-AP) vai presidir a sessão de posse, pois é o presidente que vem da legislatura anterior e prossegue no mandato de senador - até 2015.

Na Câmara dos Deputados, 288 foram reeleitos ou já tiveram experiência em cargos eletivos. Outros 61 são estreantes na vida política. Segundo balanço da Câmara, 307 parlamentares são considerados da base aliada do governo, 11 da oposição e 95 independentes.

Senado

A posse dos senadores começa às 10h, no plenário. Caberá ao novo senador Itamar Franco (PPS-MG) ler o termo constitucional de posse: "prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".

Após o juramento, o presidente declara os novos senadores empossados. Não há discursos nessa reunião. O presidente encerra a sessão, dando início à segunda reunião preparatória. Às 11h, os empossados devem se juntar aos 27 que ainda contam com mais quatro anos de mandato para eleger o presidente e demais membros da Mesa que vai comandar o Senado nos próximos dois anos.

Se houver apenas um candidato para o cargo, a eleição poderá ocorrer no painel eletrônico. Havendo mais de um candidato, a votação é feita em cédulas de papel. Os candidatos são lançados pelos partidos e isso pode ser feito no Plenário, na hora da votação. Até esta manhã, apenas o atual presidente José Sarney (PMDB) e Randolfe Rodrigues (PSOL), confirmaram que serão candidatos.

Na terceira e última etapa de preparação da nova legislatura serão eleitos os demais membros da nova Mesa do Senado. Serão escolhidos dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes de secretários.

Câmara

A sessão de posse está marcada para as 10h no plenário da Câmara dos Deputados. Os deputados, que compõem a 54ª legislatura, têm mandato de quatro anos e ficam no parlamento até 31 de janeiro de 2015. Eles serão empossados pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), após a leitura do nome de cada um e do juramento.

Eles farão o juramento: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil". O texto será lido de forma coletiva. Depois de empossados, a sessão solene será encerrada e terão início os preparativos para a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara.

Às 18h, os novos deputados se reúnem novamente no plenário da Câmara, em sessão convocada para a eleição da Mesa. Em votação secreta, os deputados vão eleger o novo presidente da Câmara, dois vices-presidentes e quatro secretários, além de três suplentes. Para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisará de mais de 50% dos votos válidos dos deputados. Além do atual presidente, Marco Maia (PT-RS), disputa o cargo o deputado Sandro Mabel (PR-GO).

Como a votação será realizada pelo sistema eletrônico, a estimativa é que o processo eleitoral de todos os cargos da Mesa Diretora seja finalizado em três ou quatro horas, mesmo que haja segundo turno.

Eleitos os novos dirigentes, será convocada sessão solene do Congresso Nacional (deputados e senadores) para quarta-feira às 16h, quando serão abertos os trabalhos legislativos deste ano.

Fonte: Terra

JOSÉ SERRA E SUA VISÃO DE FUTURO

KASSAB E A EXTREMA UNÇÃO DO DEM

O partido mais à direita no arco da política brasileira está prestes a perder seu representante mais pesado no cenário eleitoral. Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab espera apenas a janela a ser aberta no Congresso para assinar a ficha de filiação ao PMDB. Ele reage à ação do ex-aliado, Rodrigo Maia (RJ), que reduziu seu espaço na legenda. Em dezembro de 2007, Maia alterou artigo do estatuto que conferia ao conselho político do DEM poder de “decidir” sobre coligações e “indicar” candidatos a presidente e vice, o que afetou, diretamente, o prefeito da capital paulista.
Maia argumentou que que “o artigo era ilegal” pois “o conselho é consultivo e não pode deliberar no lugar das convenções” e trocou “decidir” por “recomendar” e “indicar” por “propor”. Na qualidade de presidente do conselho, Kassab poderá alegar que foi prejudicado pela mudança e usar esse argumento para deixar o partido. Ele admitiu na noite passada, em conversa com jornalistas, que “essa é uma das hipóteses (a ser aplicada), caso decida mesmo mudar de partido”.
Para garantir a saída de seu grupo, sem correr o risco de perder o mandato, Kassab aguarda a aprovação de uma brecha legal para troca de partidos. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que a chamada janela “será necessariamente discutida durante o debate da nova lei eleitoral”.
– Será até setembro, dentro do contexto da reforma política – disse o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP).
Fechada a janela, Kassab tem duas outras alternativas: a criação de um novo partido político. Nesse caso, qualquer parlamentar poderia deixar seu partido para a fundação de uma nova sigla.
Recém-criado, o novo partido seria fundido ao PMDB. Além do tempo consumido para a fundação, uma nova sigla nasce sem tempo de TV. Outra hipótese seria a fusão do DEM com outra sigla, liberando seus parlamentares da exigência de fidelidade.
Fonte: Correio do Brasil

1 MILHÃO DE EGÍPCIOS EM MARCHA CONTRA MUBARAK

Milhares de manifestantes se concentram nesta terça-feira no Cairo, capital do Egito, no início de um dia de megaprotestos no qual a oposição espera reunir um milhão de pessoas contra o regime de Hosni Mubarak, há 30 anos no poder. Uma semana depois do início dos protestos, a marcha desta terça-feira é vista como decisiva na pressão popular contra o governo ditatorial.

Na praça Tahrir (praça Libertação), símbolo dos protestos sem precedentes na era de Mubarak, já estão concentradas milhares de pessoas. Mais de 5.000 pessoas chegaram durante a madrugada e passaram a noite, violando o toque de recolher. Os manifestantes gritam palavras de ordem como "Fora Mubarak".

Apesar dos violentos confrontos entre manifestantes e as forças de segurança nos últimos dias, as Forças Armadas do Egito divulgaram um comunicado nesta segunda-feira admitindo o direito dos manifestantes de reivindicarem suas demandas e disseram que não usarão a força para conter os protestos.

O saldo de mortos durante os confrontos já está em 138, segundo a agência Reuters. Dada a situação caótica no país, no entanto, os números são desencontrados e não há dados oficiais confiáveis.

De qualquer forma, helicópteros militares continuam sobrevoando a cidade e os soldados mobilizados na capital desde sexta-feira controlam os pontos de acesso.

A concentração desta terça-feira está marcada para começar por volta do meio-dia (8h em Brasília) na praça Tahrir, localizada no coração do Cairo e protegida exclusivamente por unidades do Exército. A expectativa, contudo, é que os protestos ocorram também em Alexandria, no norte do país.

Até o momento, a oposição rejeitou a formação de um novo governo, cujos ministros assumiram seus cargos na segunda-feira, e a designação do chefe dos serviços de inteligência Omar Suleiman como vice-presidente. Eles prometem protestar até a queda de Mubarak.

O Movimento 6 de Abril, o grupo opositor que promoveu esta revolta, convocou o povo egípcio para que se manifestasse nesta terça-feira de forma maciça. "Queremos fazê-la (a revolta) para que seja como um carnaval, com canções, poesias e espetáculos, tudo centrado em pedir a renúncia de Hosni Mubarak", disse um porta-voz do grupo.

Os protestos populares contam ainda com o apoio da Irmandade Muçulmana e da plataforma política liderada pelo prêmio Nobel da Paz Mohamed ElBaradei, a Assembleia Nacional para a Mudança.

Os organizadores dos protestos também convocaram uma greve geral, iniciada na segunda-feira, em um país já paralisado, com a Bolsa e os bancos fechados, os postos de gasolina sem combustíveis e os caixas automáticos vazios.

ANSIEDADE

O Egito, o mais populoso dos países árabes (80 milhões de habitantes), é um aliado do Ocidente na região e administra o Canal de Suez, essencial para o abastecimento de petróleo dos países desenvolvidos.

O barril de petróleo é negociado desde segunda-feira por mais de US$ 100, a primeira vez em dois anos.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou que está disposto a ajudar o Egito a reconstruir sua economia. "O FMI está disposto a ajudar a conceber o tipo de política econômica que poderia ser aplicado no Egito", disse Dominique Strauss-Kahn, diretor geral da instituição.

Além disso, o Egito é um dos dois países árabes que assinou um tratado de paz com Israel (o outro é a Jordânia).

Por todos estes fatores, o desfecho da crise gera ansiedade em todo o mundo.

A Casa Branca pediu calma na segunda-feira e se disse satisfeita com a "moderação" exibida pelas forças de segurança egípcias.

O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Musa, ex-ministro egípcio das Relações Exteriores, pediu uma "transição pacífica". A União Europeia (UE) defendeu eleições "livres e justas" no país.

Fonte: Folha

SÍLVIO SANTOS VENDE PARTE DO PANAMERICANO

Colocando fim aos rumores que rondaram o mercado nos últimos dias e se intensificaram nesta segunda-feira (31), o BTG Pactual confirmou a aquisição, por R$ 450 milhões, da parcela do Grupo Silvio Santos no capital do Banco PanAmericano (BPNM4).
Assim, o banco de André Esteves passa a deter 37,64% do capital do PanAmericano, com 51% das ações ordinárias, o que representa o controle do PanAmericano, e 21,97% das preferenciais. O BTG Pactual firmou acordo de acionistas com a Caixa Econômica Federal, que manterá sua participação de 36,56%.
De acordo com o comunicado do BTG, "na data da conclusão do negócio, será realizada uma Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA) aos minoritários nas mesmas condições oferecidas ao acionista controlador pelo preço de R$ 4,89 por ação." O valor representa um prêmio de 14,79% sobre a cotação de fechamento da ação neste pregão, R$ 4,26.
Caixa comprará direitos creditórios e aplicará em DIs do PanAmericano
O comunicado diz ainda que a Caixa, ao reiterar "seu compromisso de manutenção da parceria estratégica com o Banco PanAmericano", fechou um acordo de cooperação através do qual adquirirá direitos creditórios e aplicará em DIs (Depósitos Interfinanceiros) do PanAmericano, contribuindo, desta forma, com as futuras atividades do banco.
Além disso, o PanAmericano e a Caixa ampliarão a oferta de produtos e serviços financeiros, utilizando seus canais de distribuição.
Com o PanAmericano, BTG atuará em produtos e crédito para o varejo
“A aquisição representará a criação de uma quarta linha de negócios para o Banco BTG Pactual no Brasil. O PanAmericano será uma plataforma independente de distribuição de produtos e crédito para o varejo”, disse André Esteves, CEO do BTG, na nota emitida ao mercado, fazendo referência às três atuais áreas de negócios do banco: Investment Banking, Asset Management e Wealth Management.
“A Caixa, com sua capilaridade e longa tradição no varejo, e o BTG Pactual são parceiros complementares. Esta associação trará consigo um potencial enorme de originação de negócios, além de criação e distribuição de produtos”, acrescentou Esteves.

Fonte: InfoMoney

EXÉRCITO EGÍPCIO NÃO USARÁ A FORÇA

 O Exército do Egito anunciou em um comunicado, na segunda-feira, que não vai usar a força contra os egípcios que participam de protestos no país, exigindo a renúncia do presidente Hosni Mubarak.
O conjunto militar afirmou que a 'liberdade de expressão' está garantida para todos os cidadãos que usam meios pacíficos.
Foi a primeira confirmação explícita do Exército de que não irá avançar contra os manifestantes que saíram às ruas do país desde a semana passada para pressionar pela derrubada de Mubarak, no poder há 30 anos.
'A presença do Exército nas ruas é por sua causa e para garantir sua segurança e bem-estar. As forças armadas não vão recorrer ao uso da força contra o nosso grande povo', afirmou o comunicado.
'Suas forças armadas, que estão cientes da legitimidade de suas demandas e estão ansiosas para assumir a sua responsabilidade em proteger a nação e os cidadãos, afirmam que a liberdade de expressão através de meios pacíficos é garantida para todos.'
O Exército pediu que as pessoas não recorram a atos de sabotagem que violem a segurança e destruam as propriedades pública e privada. Os militares também advertiram que não permitirão que criminosos ataquem, saqueiem e 'aterrorize os cidadãos'.
Fonte: Reuters

CAI A CRIMINALIDADE NO RIO DE JANEIRO



O Rio de Janeiro teve em 2010 a menor taxa de homicídios desde 1991, quando a série estatística começou a ser contabilizada. Foram 30 mortos para cada 100 mil habitantes. A Secretaria de Segurança de Estado divulgou os dados nesta segunda-feira, 31.

Na comparação com 2009, houve uma queda de 17,7% nos assassinatos, que tiveram mil e vinte e cinco casos a menos, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). No ano passado, o número de assassinatos chegou a 4.768, o menor em números absolutos da série histórica.

No item latrocínio (roubo seguido de morte), a taxa de ocorrência a cada cem mil habitantes chegou a 0,98, no ano passado. É o menor número de registros em doze anos, com 156 casos. Os registros de roubo de veículos tiveram o melhor resultado desde 1997. Em 2010, foram quase cinco mil carros roubados a menos do que no ano anterior, com 20.052 casos no total.

Os chamados autos de resistência (morte de autoria policial após resistência à prisão) caíram 18,4% em 2010, comparado ao ano anterior. Foram 855 mortes, enquanto 2009 apresentou 1048 casos. As mortes de policiais em serviço também caíram em 2010. No ano passado, foram 20 registros, onze a menos que o ano anterior, quando 31 policiais morreram.

Repercussão

A cúpula da Secretaria fluminense avaliou de maneira positiva os índices apresentados. Segundo o secretário José Mariano Beltrame, as reduções são reflexos da implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em comunidades carentes e do planejamento e a coordenação operacional das polícias nas chamadas Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps).

Beltrame, no entanto, ressaltou que ainda não há nada para comemorar. 'Não estamos comemorando absolutamente nada. O Rio de Janeiro ainda está longe do estado que a gente espera chegar', disse Beltrame. 'O que eu acho de mais importante disso é que a estratégia adotada faz com que todos os índices reduzam e que a percepção da violência melhore.'

Para o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, Roberto Sá, São Paulo continua a apresentar resultados melhores que o Rio porque o trabalho desenvolvido pelo Estado paulista é consistente há oito anos. 'Estivemos em São Paulo para acompanhar o trabalho que foi feito lá. Eles já vem com uma política consistente de redução de criminalidade há oito anos', disse Sá. 'Daqui a quatro anos, queremos apresentar números similares aos de São Paulo.'

Fonte: Estadão