terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

SENADO QUER DEBATER SOBRE AGÊNCIAS DE CONTROLE A CONCESSÕES DE RÁDIO E TV

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) pretende, assim que reiniciar os trabalhos, convidar o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para debater a possível criação de uma agência reguladora para tratar de concessões de emissoras de rádio e televisão. O convite ao ministro foi apoiado pelos senadores Walter Pinheiro (PT-BA) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que deverão integrar a comissão.

A recomendação para a criação da nova agência constaria de parecer do ministério e Pinheiro vê como positiva a disposição do ministro de “colocar o dedo na ferida”, referindo-se à polêmica em torno da separação da gestão dos serviços de telecomunicações e de radiodifusão. Atualmente, o Ministério das Comunicações cuida das emissoras de rádio e TV e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) das empresas desse segmento.

– Sou a favor de uma nova agência, mas que substitua a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e acabe com a separação entre radiodifusão e telecomunicações – disse o senador pela Bahia.

Walter Pinheiro defende uma Agência Nacional de Comunicação, com papéis e funções claramente definidos, tratando do setor como um todo. Para ele, avanços nos sistemas digitais, no compartilhamento de infraestruturas e na convergência de mídias demonstram a impossibilidade de separação entre telecomunicações e radiodifusão.

Empregos

Integrante da oposição, Flexa Ribeiro também quer o debate com Paulo Bernardo, mas duvida das vantagens de se criar de uma nova agência. Para ele, uma nova estrutura resultará “na criação de mais empregos para os aloprados”.

O senador tucano espera que o ministro apresente seu plano de trabalho aos senadores da CCT. Ele também quer discutir o novo marco regulatório das comunicações e defende que a construção desse novo ordenamento legal seja comandada pelo Ministério das Comunicações, e não pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, como ocorria no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

No debate previsto na CCT, Paulo Bernardo também deverá ser questionado sobre sua posição contrária à concessão de emissoras de rádio e TV para políticos, manifestada pelo ministro em entrevistas à imprensa.

Fonte: Correio do Brasil

GOVERNO DA TAILÂNDIA IMPÕE TOQUE DE RECOLHER

A Tailândia impôs nesta terça-feira rígidas medidas de segurança para controlar uma manifestação dos nacionalistas “camisas amarelas” que ameaçam ocupar prédios públicos em Bangcoc.

O Ato Interno de Segurança permite que as autoridades imponham toques de recolher, ope-rem postos de controle, restrin-jam movimentos de manifestantes e ajam prontamente caso os manifes-tantes da Aliança Popular pela Demo-cracia (APD) se tornem violentos ou tentem ocupar edifícios.

O porta-voz governamental Panitan Wattanayagorn disse que o gabinete tailandês aprovou o uso das medidas entre 9 e 23 de fevereiro em sete distritos, o que abrange o local de trabalho do primeiro-ministro, o Parlamento e o movimentado bairro comercial de Rajprasong.

Os “camisas amarelas” ajudaram a levar o primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva ao poder, mas recentemente se voltaram contra ele, exigindo mais firmeza numa disputa territorial com o Camboja.

Em 2008, o grupo ocupou prédios públicos durante três meses e bloqueou o principal aeroporto de Bangcoc até que a Justiça afastasse um governo aliado do ex-premiê Thaksin Shinawatra, o que abriu caminho para a ascensão de Abhisit ao poder.

Há duas semanas, os “camisas amarelas” protestam contra o atual premiê. Eles pretendem realizar uma manifestação maior ainda na sexta-feira, quando o Parlamento analisa emendas constitucionais que poderiam levar à realização de eleições neste ano.

Os manifestantes prometem se manter pacíficos, mas o policiamento foi reforçado e prédios públicos foram cercados com barricadas de arame farpado.

Um grupo rival, os “camisas vermelhas”, planeja realizar manifestações também nos dias 13 e 19, reivindicando que seus líderes sejam libertados da prisão. Em abril e maio do ano passado, essa facção, seguidora de Thaksin, se envolveu em violentos distúrbios em Bangcoc, com saldo de 91 mortos, quase 2 mil feridos e 40 edifícios incendiados. A maioria de seus líderes foi presa.

- Precisamos cobrir muitos distritos (com as medidas extraordinárias) porque há protestos planejados tanto pelos camisas vermelhas quanto pelos camisas amarelas -, disse Panitan.

Recentes confrontos entre tropas tailandesas e cambojanas por causa de uma zona disputada inflamaram os “camisas amarelas”, que acusam o governo de cometer erros em questões de fronteira.

Fonte: Correio do Brasil

LIEDSON CHEGA AO CORINTHIANS

A chegada de Liedson ao Corinthians não significa que Ronaldo está ameaçado de perder seu lugar cativo no ataque. Essa é a avaliação do técnico Tite, que enxerga uma possível dupla entre os dois veteranos.
“Ele pode jogar ao lado [do Ronaldo] sim, pela característica de movimentação que apresenta. Podem fazer uma dupla”, apontou o comandante corintiano, na tarde desta terça-feira, após o primeiro treino do mais badalado reforço do clube alvinegro em 2011.
Minutos depois, ao ser apresentado oficialmente, Liedson ratificou a opinião do treinador. “Essa função não é novidade para mim. Já joguei com vários companheiros de ataque, mais de 30, tanto jogadores com característica igual à minha, como jogadores mais fixos”, comentou.
“Vai ser um privilégio jogar com o Ronaldo. Jogar com ele ou ficar de fora vendo será indifierente. Ele sempre foi um cara top, já vi ele jogar, sempre torci muito por ele, é um cara fora do normal, por isso o apelido de fenômeno”, completou.
Em boas condições físicas, já que vinha atuando normalmente pelo Sporting, em Portugal, o atacante de 33 anos aguarda sua documentação ser regularizada ainda hoje na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para estrear nesta quarta, às 22h, diante do Ituano, no Pacaembu.
A readaptação de Liedson ao futebol nacional não será complicada, prevê Tite. O atacante assinou contrato até julho de 2012 e retorna ao Parque São Jorge depois de sete anos e meio em Portugal.
"[O clube] ganha um jogador identificado com o Corinthians. Um jogador de movimentação e de presença de área. O Liedson tem o perfil de atleta qualificado, com experiência e com a responsabilidade de um grande atleta", opinou o treinador.
Fonte: UOL

SÃO PAULO SOFRE DOIS APAGÕES EM UM SÓ DIA

A Secretaria de Energia de São Paulo, órgão do governo estadual paulista, anunciou que irá cobrar explicações da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep) pelos dois blecautes que atingiram regiões de São Paulo na tarde desta terça-feira (8).

Segundo o órgão, o novo responsável pela pasta, José Aníbal, solicitou hoje que representantes do governo marquem uma reunião, ainda nesta semana, para pedir que a concessionária privada, responsável pelo abastecimento da capital, detalhe os problemas registrados - e aponte as soluções que pretendem ser tomadas para evitar novos apagões. Integrantes da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também serão convidados para o encontro.

Pelas estimativas repassadas pela secretaria, com base em dados recebidos da Eletropaulo, a falta de luz de hoje afetou 627 mil unidades consumidoras, o que representaria por volta de 2,5 milhões de paulistanos.

O primeiro blecaute em parte da cidade foi observado às 15h11 desta terça-feira (8). A interrupção foi causada por falhas na subestação Bandeirantes. "Um dos três transformadores de 345/88 kV apresentou falha, o que levou à atuação de seu sistema de proteção e, como consequência, desligaram-se os outros dois transformadores", explicou a nota oficial da Cteep.

Foram atingidas as regiões das avenidas Paulista, Brigadeiro Luis Antônio e rua 13 de Maio, além de parte da zona sul --V. Olímpia e Itaim Bibi-- e parte da zona oeste, comoVila Leopoldina, Perdizes e Pinheiros.

O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, chegou a ficar 20 minutos no escuro - o gerador foi acionado. O serviço de pouso e decolagem, no entanto, não foi interrompido.

Em cerca de 30 minutos, diz a Cteep, a situação foi normalizada em toda capital.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), cerca de 27 semáforos em cruzamentos da cidade chegaram a apresentar problemas. Entre eles, estavam os equipamentos das avenidas Parada Pinto e Voluntários da Pátria, na zona norte, na rua Guararapes, em Moema, nas avenidas Jabaquara e Indianópolis, na zona sul, e na avenida Brigadeiro Faria Lima e na Juscelino Kubitschek, na zona oeste.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô informaram que a circulação dos trens não foi afetada.

Outro apagão

O segundo apagão, também breve, aconteceu por volta das 16h40 e atingiu as mesmas áreas prejudicadas pelo corte de luz das 15h11. Como explicou a concessionária, ao final do processo de recomposição das cargas após o primeiro blecaute, "o sistema de proteção atuou, desligando novamente os dois transformadores, por sobrecarga."

Os equipamentos, no entanto, foram recompostos e estão em operação desde às 16h45. "A companhia está trabalhando junto com distribuidora para realizar o remanejamento das cargas e dividir o atendimento das regiões também por outras subestações", diz a nota oficial divulgada no final da tarde de hoje.

As causas do desligamento do transformador estão sendo analisadas pela Cteep.

Fonte: UOL

TARTARUGA LEVA TIROS E É SALVA POR VETERINÁRIOS

Uma tartaruga marinha de mais de 113 quilos está recebendo tratamento em um conhecido parque aquático em San Diego, nos Estados Unidos, após ser atingida por bagos de chumbo em um ataque com espingarda de caça.

Batizada de Bruce, a tartaruga do sexo masculino, de pelo menos 50 anos de idade, foi encontrada em estado grave, desidratada e abaixo do seu peso normal, na Baía de San Francisco, no último dia 25 de janeiro.

Segundo veterinários, Bruce é um dos raros machos entre as cerca de 50 tartarugas marinhas que vivem na região.

Bruce vinha sendo monitorado desde 2009 pela Associação Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. Em uma inspeção de rotina, pesquisadores constataram que o animal se encontrava letárgico, respirando com dificuldade e com ferimentos em sua cauda e nadadeira.

Ao ser levado para a unidade de emergência do oceanário SeaWorld, Bruce foi submetido a exames de raios X que revelaram que ele contava com projéteis ainda alojados no músculo no pescoço.

De acordo com o veterinário Hendrik Nollens, os bagos de chumbo estão na parte de baixo do pescoço, o que indica que Bruce deveria estar com o pescoço fora da água quando tomou o tiro.

Projéteis

Os veterinários disseram não ter retirado os projéteis porque eles não danificaram artérias e poderiam causar mais danos tentando removê-los.

No último sábado, o SeaWorld foi palco de protestos por parte de ambientalistas que alegam que o parque marinho temático e oceanário maltrata animais.

Os especialistas do parque citaram o tratamento oferecido a Bruce como exemplo para refutar a acusação.

Bruce é uma das raras tartarugas marinhas que habitam a região da Baía de San Diego. A expectativa é de que ele esteja recuperado até o verão deste ano, quando as águas estão mais quentes, e que ele possa ser mandado para seu habitat natural novamente.

Fonte: BBC Brasil

EGÍPCIOS REJEITAM AS NOVAS PROPOSTAS PARA A TRANSIÇÃO DO GOVERNO DE MUBARAK

Centenas de milhares de pessoas se reuniram nesta terça-feira na Praça Tahrir, no centro do Cairo, para pedir a renúncia imediata do presidente Hosni Mubarak, após o governo ter apresentado um plano de transição que não prevê a saída do líder até as eleições presidenciais de setembro.

O correspondente da BBC na capital egípcia Jim Muir afirma que este seria o protesto com o maior número de participantes desde o início da atual crise política no país árabe.

Tentativas do Exército de checar a identidade das pessoas que entravam no local foram abandonadas devido ao tamanho da multidão, que participa do 15º dia seguido de manifestações.

Grandes protestos foram também registrados nesta terça-feira nas cidades de Alexandria e Almançora, no norte do país.

Segundo Muir, a mensagem das ruas do Cairo nesta terça-feira é simples: existe apoio suficiente de todos os setores da sociedade egípcia aos protestos e as concessões do governo não são suficientes.

Motivação

"Não me importa o que eles estão prometendo. Nossa exigência é a mesma: Mubarak deve deixar o poder", disse a manifestante Mariam à correspondente da BBC News Yolande Knell.

Outro manifestante próximo disse ter 55 anos e que “tolera” o presidente há 30. “Esta geração mais jovem tem mais coragem que a minha. Eles nos motivaram”, afirmou.

Knell afirma que muitos manifestantes reconhecem que as concessões do governo são positivas, mas existe muita desconfiança em torno dos nomes do governo atual, incluindo o vice-presidente, Omar Suleiman, que até o início dos protestos era o chefe de Inteligência da administração Mubarak.

"Não confiamos mais nele. Como Suleiman pode garantir que não ocorrerá violência na época da eleição depois de todos os ataques que vimos contra os jovens?", pergunta Ahmed, um jovem egípcio.

Wikileaks

Nesta terça-feira, o site Wikileaks revelou documentos secretos datados de 2008 que indicam que Suleiman era o nome preferido de Israel para suceder Mubarak.

Segundo os documentos, o então chefe de segurança egípcio mantinha um diálogo diário com o governo israelense sobre temas ligados ao controle de Gaza pelo grupo palestino Hamas.

A economia egípcia tem sido duramente atingida pela onda de protestos, iniciada no dia 25 de janeiro.

Na última sexta-feira, o governo afirmou que a crise vem custando cerca de US$ 310 milhões diariamente ao Egito e que a bolsa de valores do Cairo permanecerá fechada pelo menos até o final da semana.

A ONU calculou que cerca de 300 pessoas morreram desde o início dos protestos, mas a entidade de direitos humanos Human Rights Watch afirma que o serviço de Saúde controlado pelo governo do Egito vem tentando ocultar o número de mortos nos conflitos.

Fonte: BBC Brasil

DIMINUI A VENDA DE CIMENTO NO BRASIL

As vendas de cimento no Brasil devem crescer entre 8 e 9 por cento este ano, depois de um avanço de 14,8 por cento em 2010, impulsionadas pela atividade de construção imobiliária, estimou nesta terça-feira o presidente do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic).

Em janeiro, as vendas de cimento aumentaram 9,1 por cento sobre o mesmo mês de 2010 e recuaram 2 por cento em relação a dezembro, para 4,7 milhões de toneladas.

"O grande alavancador do consumo (de cimento) nos últimos anos foi a edificação habitacional no país inteiro, do Sul até o Norte", afirmou José Otavio Carvalho.

Segundo ele, 2011 é um "ano de expectativas" para o setor, em virtude da sensibilidade do cimento a questões conjunturais, como eventuais medidas a serem adotadas pelo governo nos próximos meses para conter a inflação.

"O que tem impulsionado a construção civil é o crédito habitacional e há uma continuidade este ano do que foi iniciado no ano passado. Uma obra quando começa dificilmente para", comentou Carvalho, acrescentando que as medidas do Banco Central adotadas em dezembro para restringir o crédito e conter a inflação ainda não foram sentidas pelo setor.

"Achamos que em condições normais poderá haver um crescimento de 8 a 9 por cento (nas vendas de cimento) este ano", disse ele.

De 2006 a 2010, as vendas de cimento no Brasil cresceram 50 por cento, passando de 40 milhões para cerca de 60 milhões de toneladas, puxadas principalmente pelo projeto habitacional do governo, disse Carvalho.

Segundo ele, em 2010 praticamente não houve problemas de abastecimento de cimento no país em meio a um cenário de forte investimento das produtoras, liderada pela Votorantim.

A expectativa do Snic é que a capacidade de produção do país, de 67 milhões de toneladas de cimento por ano, cresça em mais 40 milhões de toneladas até 2016, com projetos de expansão e novas fábricas.

Carvalho não pôde precisar investimentos, mas afirmou que o custo de uma fábrica de cimento de 1 milhão de toneladas é de cerca de 250 dólares por tonelada. Cada nova fábrica precisa de 3 a 5 anos para ficar pronta.

Ele afirmou que, apesar da proximidade da realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Brasil, o cenário da indústria deve continuar guiado pelo desempenho do setor imobiliário.

"Copa e Olimpíadas são eventos pontuais, o que eles podem trazer é uma aceleração de investimentos paralelos. O país ainda precisa de um programa de estradas, de portos, de hidrelétricas", citou.

"Por enquanto, o que temos de peso é o programa habitacional", disse o presidente do Snic, referindo-se ao plano do governo federal "Minha Casa, Minha Vida", com 1 milhão de moradias em sua primeira edição e meta de atingir 2 milhões de residências na segunda etapa do programa.

"Sabemos que o governo está envolvido em uma série de projetos (de infraestrutura), mas isso depende de regulação, trazer investidores, ter dinheiro para investir."

Fonte: Reuters

CIENTISTAS INVESTIGAM O DESAPARECIMENTO DAS PERNAS DAS COBRAS

Antes de rastejar, as cobras tinham pernas. Isso pode lembrar outra história, mas para cientistas estudando a evolução desses répteis, uma nova tecnologia de raio X deve ajudar a esclarecer se eles evoluíram de lagartos terrestres ou marinhos (uma discussão antiga – e acalorada).


Novas imagens em 3D, publicadas na revista Journal of Vertebrate Paleontology, mostram que a arquitetura interna dos ossos das pernas das cobras antigas é muito parecida com a dos lagartos terrestres modernos, fornecendo evidências sobre a origem das serpentes. 

Segundo a pesquisa, existem apenas três cobras fossilizadas com ossos das pernas preservados. O estudo analisou um fóssil encontrado há 10 anos nas rochas de 95 milhões de idade do Líbano, o Eupodophis descouensi – uma cobra de 50 centímetros de comprimento com pernas de 2 centímetros. Ele é considerado um estágio intermediário na evolução das cobras e, por isso, essencial para a compreensão da evolução desses répteis.


O estudo descobriu que muito provavelmente essas espécies perderam as pernas porque passaram a crescer mais devagar. As imagens também revelaram que a perna tinha uma articulação no joelho e um calcanhar, mas não tinha pé.

Ainda faltam estudos para comprovar a origem das serpentes, e entender melhor o motivo do “sumiço” das pernas, mas com essas imagens os pesquisadores acreditam ter realizado um grande avanço no sentido de compreender sua evolução.

Fonte: Estadão

PAI PAQUISTANÊS DIZ QUE MATOU A FILHA POR ELA TER SE OCIDENTALIZADO

Hina Saleem foi morta em 2006 na região nordeste da Itália. A imigrante paquistanesa teve a garganta cortada e o corpo foi enterrado no jardim de sua casa.

O autor do crime, seu pai, Mohammed Saleem, achava a filha ocidentalizada demais.

Ele foi condenado a 30 anos de prisão e agora deu uma entrevista à BBC, falando sobre o crime.

Na prisão, Mohammed contou que não queria matar sua filha, queria apenas que ela voltasse para casa.

Hina tinha 21 anos quando foi morta. Ela se recusou a casar com o noivo escolhido pela família, morava com o namorado italiano e fumava. O pai diz que ela envergonhou a família.

"Sou um bom pai, e ela era uma boa filha antes. Mas, de repente, ela mudou", disse Mohammed.

Ele conta ainda que não queria uma vida ocidentalizada para Hina.

Hina Saleem tinha apenas 21 anos quando foi morta pelo pai.

"Não queria minha filha livre demais, tomando drogas nas ruas. Não queria que isso tivesse acontecido."

A história de Hina se transformou em um livro, do autor italiano Marco Ventura. Um livro que conta que a morte dela não se restringe apenas às diferenças entre o ocidente e os muçulmanos.

Segundo Ventura, o problema da segunda geração de paquistaneses é apenas tentar ser adolescentes italianos normais.

"Nesta historia existe um conflito duplo - um conflito entre culturas e um conflito entre gerações, entre pai e filha", afirmou.

A morte de Hina Saleem foi uma entre os cerca de 5 mil assassinatos chamados de mortes por honra - quando um membro da família mata outro. Estas mortes ocorrem no mundo todo, segundo estimativa da ONU

Na prisão, Mohammed Saleem se arrepende do crime que cometeu, mas ainda acredita que sua filha envergonhou a família.

Fonte: BBC Brasil