terça-feira, 8 de março de 2011

ANA HICKMANN LEVA TOMBO NA AVENIDA

A chuva é tanta na Sapucaí que Ana Hickmann, destaque da Grande Rio, levou um tombo na avenida.

Foto EFE
A apresentadora da Rede Record estava de salto alto e caiu de cara no chão, logo em frente ao segundo carro da escola, que se apresentou na madrugada desta terça-feira (8). Depois de tirar a bota, ela continuou descalça e levou outro tombo.

Foto: Reprodução da TV Globo
Segundo Ana disse que um médico a atendeu na própria avenida, mas ela pretende fazer exames.

"Ainda preciso tirar a fantasia para saber o tamanho do estrago", disse Ana, que aguentou sambar todo o restante do trajeto, mas reclamava de dores na bacia e joelho. "Valeu a pena chegar até o final", disse.

Fonte: IG

HEBE BEIJA JUDE LAW E VIRA NOTÍCIA INTERNACIONAL

A imprensa internacional repercutiu o selinho entre a apresentadora Hebe Camargo, 82 anos, e o ator inglês Jude Law, 28 anos, que veio ao Brasil para curtir o Carnaval na Sapucaí, no Rio de Janeiro.

A apresentadora Hebe Camargo deu um selinho no cobiçado galã de Hollywood Jude Law no Camarote nº1, no Rio de Janeiro. Foto: Edu Lopes/Especial para Terra

Os jornais britânicos Mirror, Daily Mail, The Independent, Metro, The Sun e os sites Just Jared, TMZ, Pop Sugar ePop Eater mostraram a imagem do carinho entre o ator e a apresentadora.

Curiosamente, o Independent não fez o trabalho de apuração na foto e a descreveu como uma "jovem senhorita não identificada", que teria oferecido a Law "a paixão típica do Carnaval do Rio". O jornal ainda insinuou que Hebe poderia ser a atriz inglesa de TV Pam St. Clement.

Já o Pop Eater ponderou que o ator não parecia muito empolgado com o beijo.

O Metro afirmou que Law foi visto pela primeira vez aproveitando a vida desde o fim de seu casamento com Sienna Miller em janeiro e destacou o fato dele dividir o camarote com a atriz Pamela Anderson.

O Daily Mail disse que Hebe é conhecida no Brasil por ser muito "assanhada" com seus entrevistados, sempre fazendo contato íntimo.

Segundo o Daily Mail, ele estava em São Francisco, nos Estados Unidos, para as filmagens de Contagion, mas fez um intervalo para ver a festa carioca. 

Fonte: Terra

BARÇA SEGUE NA LIGA

Em um jogo movimentado, o Barcelona conseguiu reverter o placar do jogo de ida, venceu o Arsenal nesta terça-feira por 3 a 1 no estádio Camp Nou e se classificou para as quartas de final da Liga dos Campeões.


Na primeira partida, na Inglaterra, os 'Gunners' venceram por 2 a 1, por isso, para avançar, o Barça precisava vencer por 1 a 0 ou por dois ou mais gols de vantagem.

No final do primeiro tempo, Messi abriu o placar para o Barça com um golaço. No início da segunda etapa, Busquets desviou de cabeça contra o próprio gol, deixando tudo igual na partida.

O time catalão não se abalou e marcou o segundo com Xavi. Depois, Messi, de pênalti, fez o gol da classificação espanhola.

Fonte: EFE

PROCURADOR VAI AO SUPREMO CONTRA JAQUELINE RORIZ

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou, por meio de sua assessoria, que vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada em gravação de vídeo recebendo dinheiro do esquema de corrupção do governo do Distrito Federal.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse ao Estado que pedirá nesta quarta-feira ao Ministério Público uma cópia da gravação e mais informações sobre o caso. Ele afirmou, ainda, que vai solicitar aos partidos que indiquem, até a semana que vem, os integrantes do Conselho de Ética da Casa.

Já o PSOL promete oficializar até sexta-feira o pedido para que a Câmara apure o envolvimento de Jaqueline, filha do ex-governador do DF Joaquim Roriz, com o escândalo que ficou conhecido como "mensalão do DEM". O corregedor da Câmara, Eduardo da Fonte (PP-PE), anunciou que adotará postura "rigorosa" em relação ao caso.

O vídeo mostra Jaqueline e o marido, Manoel Neto, recebendo um maço de dinheiro das mãos de Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do governo do DF e delator do esquema de corrupção na capital federal.

Até esta terça-feira à noite, a deputada se manteve em silêncio sobre o caso. Por meio de sua assessoria, ela disse que não havia tomado conhecimento do vídeo. Seu advogado divulgaria uma nota oficial depois do carnaval. Na gravação, o casal reclama com Durval do valor, supostamente abaixo do combinado. Segundo as investigações, ela teria recebido, naquele encontro, R$ 50 mil do delator. O vídeo foi feito em 2006, durante a campanha eleitoral. Jaqueline era candidata a deputada distrital. Foi eleita e, quatro anos depois, conseguiu eleger-se deputada federal.

Fonte: Estadão

VAI-VAI É CAMPEÃ !

A Vai-Vai conquistou o título de campeã do Carnaval 2011 em São Paulo com uma diferença de 0,25 da segunda colocada, a Acadêmicos do Tucuruvi. A agremiação desfilou o samba-enredo "A música venceu!" e uniu o erudito e o popular no sambódromo. Este é o 14º título da história da escola.

A escola fez 269,5 dos 300 pontos possíveis. A Acadêmicos do Tucuruvi e a Unidos de Vila Maria fizeram 269,25. Em quarto lugar ficou a Mancha Verde, com 268,75 pontos, e em quinto veio a Gaviões da Fiel, com 268,5. As escolas Nenê de Vila Matilde e Unidos do Peruche foram rebaixadas. A Peruche começou a apuração com cinco pontos a menos por ter estourado o tempo na avenida e desfilado com um carro alegórico a menos do que o mínimo exigido no regulamento.

O presidente da Acadêmicos do Tucuruvi, Hussein Abdo Eslelam, conhecido como seu Jamil, afirmou que o segundo lugar da escola foi uma vitória e que está satisfeito com o resultado. "É uma vitória moral porque a Tucuruvi é uma escola de médio porte que luta muito para estar aqui

Já o presidente da Vila Maria, Paulo Sérgio Ferreira, não gostou do resultado. A escola ficou em primeiro lugar até metade da apuração. Quando questionado sobre o que havia faltado para a agremiação, ele afirmou que não tinha faltado nada. "Faltou vergonha na cara dos jurados. A Vai-Vai correu na rua, São Silvestre na avenida, e teve cinco notas 10 em evolução".

DESFILE

O enredo da Vai-Vai fez uma homenagem ao pianista e maestro João Carlos Martins. A escola do Bixiga --que foi a sexta escola a desfilar no sábado (5), primeira noite do Carnaval de São Paulo-- foi uma das que mais empolgou o público, com alegorias gigantes e fantasias luxuosas.

O maior destaque foi a presença de Martins, ex-pianista que virou maestro após perder o movimento das mãos. Bastante emocionado, ele desfilou no alto do último carro da escola e regeu a bateria da agremiação.


O presidente da Vai-Vai, Darly Silva, conhecido como Neguitão, afirmou que a vitória da escola foi a vitória da música. "Agradeço ao meu pai Ogum e ao anjo João Carlos Martins. A escolha do enredo ajudou muito na vitória, foi uma história de superação e um desfile de superação".

Em diversos momentos da escola na avenida, elementos musicais apareceram nas roupas de algumas alas, instrumentos musicais e até no destaque que foi dado a Johann Sebastian Bach, que influenciou a carreira do maestro. Um violino fez parte da bateria.

A Vai-Vai desfilou com 3.800 integrantes, 36 alas e cinco alegorias. Camila Silva foi a rainha da bateria e Maria Rita a madrinha.

Fonte: Folha

OPEP PENSA EM AMPLIAR A OFERTA DE PETRÓLEO

A Opep está discutindo a possibilidade de ampliar a oferta de petróleo, disse na terça-feira o ministro kuweitiano do setor, embora muitos no grupo permaneçam céticos, alegando que a oferta global é confortável apesar da interrupção na exportação de petróleo da Líbia.

O anúncio dessas discussões, junto com as garantias dadas pela Arábia Saudita de que não faltará petróleo no mundo, bastaram para que o preço do produto recuasse no mercado global, depois de alcançar na segunda-feira seu maior valor desde setembro de 2008.

"Estamos em consultas sobre um potencial aumento na produção, mas ainda não decidimos," afirmou na terça-feira a jornalistas o ministro kuweitiano do Petróleo, xeque Ahmad al Abdullah Al Sabah.

Por causa do conflito entre forças governistas e rebeldes na Líbia, o país do norte da África cortou cerca de dois terços da sua oferta de petróleo, que habitualmente é de 1,6 milhão de barris por dia, ou quase 2 por cento da produção global.

A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) há mais de dois anos não altera formalmente suas políticas, mas há meses já vinha ampliando a oferta. Na terça-feira, a Arábia Saudita disse ter reservas suficientes para atender à demanda global.

"O reino tem uma capacidade excedente de 3,5 milhões de barris por dia, o que poderia ajudar a compensar uma eventual escassez," disse o ministro saudita do Petróleo, Ali al Naimi, em declarações divulgadas pela agência estatal de notícias saudita SPA.

Já o Irã, que preside a Opep em 2011, minimizou as especulações sobre um aumento na oferta por parte do cartel de produtores.

"Não há escassez no mercado," disse à Reuters o representante de Teerã no bloco, Mohammad Ali Khatibi. "Não há necessidade de uma maior oferta da Opep. Mas os consumidores estão preocupados, isso é psicológico."

A Opep só deve rever sua política em junho, e o secretário-geral da entidade, Abdullah al Badri, está sondando os ânimos dos países exportadores sobre a possibilidade de uma reunião extraordinária antecipada, segundo o ministro kuwaitiano. "Tenho conversado com Al Badri e ele está ligando para todo mundo e buscando um consenso sobre se precisamos de uma reunião," afirmou Al Sabah.

Fontes sauditas de alto escalão disseram à Reuters na semana passada que o reino já aumentou a produção e está exportando cerca de 9 milhões de barris diários - em torno de 1 milhão de barris a mais do que sua meta definida junto à Opep.

Na sua última reformulação de políticas, em dezembro de 2008, a Opep estipulou uma redução recorde na produção mundial, da ordem de 4,2 milhões de barris por dia, a fim de combater a queda na cotação que era registrada naquela época, por causa da crise financeira global.

Pelo menos numa ocasião anterior, em 2001, a Opep já havia ajustado sua produção depois de conversas telefônicas entre ministros, sem necessidade de uma reunião formal.

Fonte: Reuters

EM HOMENAGEM AO DIA DA MULHER DILMA AFIRMA O COMPROMISSO EM ERRADICAR A PROBREZA

“No Brasil a pobreza tem cara: ela é feminina, está ligada às mulheres”. A frase é da presidenta Dilma Rousseff, que publicou nesta terça-feira, no Correio do Brasil, uma mensagem especial para o Dia Internacional da Mulher. No texto, Dilma lembra que o seu objetivo fundamental como presidente é a erradicação da pobreza extrema, e que, para isso, a política de erradicação da miséria precisa estar focada na mulher e na criança.

De acordo com Dilma, quanto mais pobre a família, maior a chance de ela ser chefiada por uma mulher. E, por isso, os programas do governo federal, como o Minha Casa Minha Vida, o Pronaf (programa voltado para a agricultura) e o Bolsa Família privilegiam as mulheres. A presidente ressalta ainda a importância do combate à discriminação de gênero para o sucesso da luta contra a pobreza.

“Com base em iniciativas como a Lei Maria da Penha, temos alcançado progresso no combate à violência contra as mulheres, mas ainda há muito por fazer. Temos o compromisso sagrado de enfrentar essa questão, intensificando e ampliando as medidas adotadas no governo passado”.

Dilma Rousseff finaliza a mensagem falando em oportunidades iguais para homens e mulheres.

“O Brasil que queremos é um país rico, em que mulheres e homens têm as mesmas oportunidades e privilégios, contribuindo juntos para o desenvolvimento e criando seus filhos com dignidade e com orgulho”, concluiu a presidenta.

Fonte: Correio do Brasil

ABUSO POLICIAL SOMENTE COMOVE QUANDO MOSTRADO EM VÍDEOS, FOTOS E TV

* Por Marcelo Semer

As cenas da escrivã sendo despida à força por policiais da Corregedoria em São Paulo suscitaram uma enorme perplexidade.

Muitos se perguntaram: se a polícia faz isso com os próprios policiais, o que não fará com o cidadão comum?

A dúvida do governador Geraldo Alckmin foi outra: como um vídeo oficial da ação policial se tornou público?

O governador se comportou no episódio mais ou menos como o marido que ciente da traição da esposa no sofá da sala, decide vender o móvel.

Mas talvez valha a pena se questionar o que teria acontecido se as imagens jamais chegassem ao YouTube.

O inquérito que apurava eventual abuso de autoridade foi arquivado, a pedido da promotoria. O MP entendeu, que apesar de ter havido “um pouco de excesso na hora da retirada da calça da escrivã”, não havia no ato qualquer intuito libidinoso e isso bastou para isentá-los.

No âmbito disciplinar, os policiais chegaram a ser chamados de corajosos e destemidos.

Depois que o vídeo veio à tona, no entanto, tudo mudou.

Promotores do grupo de controle externo da polícia criticaram fortemente a ação. Os policiais foram afastados e a corregedora-geral perdeu seu cargo de confiança.

A mudança de comportamento não destoa, em verdade, de como a própria sociedade encara os excessos da repressão.

A violência policial está longe de ser uma novidade entre nós. Mas só quando ela nos é mostrada sem pudores, com imagens em relação às quais não se pode fechar os olhos, é que desperta indignação.



Longe dos olhos, longe do coração.

A edição da lei da tortura foi um nítido exemplo da importância das imagens furtivas.

O Brasil era signatário há anos de um tratado no qual se obrigava a reprimir o abuso de agentes públicos, mas as reivindicações para a tipificação do crime não sensibilizavam os parlamentares.

A lei só foi proposta, e aprovada em curtíssimo prazo, quando as cenas da violência policial na Favela Naval, filmadas por um cinegrafista oculto, foram mostradas em rede nacional.

A tortura não nos era desconhecida – apenas suportável quando não éramos obrigados a encará-la de frente.

A situação precaríssima dos encarcerados no país não é lá muito diferente.

É preciso uma rebelião daquelas em que cabeças são cortadas, ou fotos de corpos presos empilhados em contêineres, para que comecemos a supor que, afinal, alguma coisa está fora da ordem.

Analisando as atrocidades que tem visto em inúmeras inspeções carcerárias país afora, um juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça chegou à conclusão que a sociedade tolera as graves violações porque, no fundo, acredita que o criminoso mereça vingança.

Faz sentido.

A opinião de que precisamos de mais repressão, mais pena, mais prisões e menos direitos, é persistente na sociedade. E as críticas aos abusos da punição são bem mais esporádicas.

Mesmo que já estejamos na faixa do meio milhão de presos, sem contar os adolescentes infratores, continuamos a clamar que o Brasil é o celeiro da impunidade, e pedir por mais e mais cadeia.

Quem se opõe a isso e luta pela preservação de garantias fundamentais é taxado de defensor dos “direitos humanos para bandidos”. A ojeriza à utilização dos instrumentos de defesa, como a recente crucificação do habeas corpus, faz com que todo advogado seja considerado um pouco criminoso.

Enquanto isso, as punições por tortura, como se sabe, são irrisórias.

O receio de denunciar, a desconfiança dos operadores do direito, a necessidade de preservar como legítimas provas obtidas de forma ilícita, tudo isso vitamina a enorme cifra negra da tortura.

Mas não é só.

A ânsia de punir, a comoção causada pela contínua exploração midiática dos crimes e a demagogia dos parlamentares que a cada vítima famosa propõem novas leis, acaba por moldar nossa forma de tratar o crime. Com o máximo de espetáculo e o mínimo de limites para a repressão.

Tudo isso vai bem, até que as duras imagens nos cheguem, de alguma forma, contrabandeadas da realidade.

Quando se vê, a barbaridade das consequências enfim nos assusta e nos comove.

Talvez por isso o governador tenha se preocupado tanto com o vazamento do vídeo.

Mas aí seria o caso de se perguntar: para a garantia dos direitos, ao invés de pregar o respeito à Constituição, teremos de recorrer ao Wikileaks?

Fonte: Viomundo

* Marcelo Semer é Juiz de Direito em São Paulo. Foi presidente da Associação Juízes para a Democracia. Coordenador de “Direitos Humanos: essência do Direito do Trabalho” (LTr) e autor de “Crime Impossível” (Malheiros) e do romance “Certas Canções” (7 Letras). Responsável pelo Blog Sem Juízo.