sábado, 26 de março de 2011

ESCÂNDALO DO TIETÊ: SERRA AMEAÇA E A IMPRENSA PAULISTA SE CALA

Na manhã da última sexta-feira, segundo informações apuradas por este blog, as redações da imprensa paulista teriam voltado a ser bombardeadas por telefonemas de emissários ligados ao ex-governador José Serra. Esses telefonemas teriam exigido que o escândalo do Tietê sumisse das pautas.

Pouco após o alvorecer de 26 de março último, o portal UOL publicou reportagem dando conta de que foram jogados no lixo 2 bilhões de reais gastos durante 2005 e 2006 para pôr fim aos constantes transbordamentos do rio Tietê, pois a limpeza do rio foi interrompida por Serra, sucessor de Geraldo Alckmin, que fez a bilionária obra de rebaixamento da calha do rio.

A reportagem do UOL teria sido produto de uma revolta que, segundo as fontes, cresce nas redações da imprensa paulista. Em cursos de jornalismo de todo país, o acobertamento do escândalo do Tietê já teria se tornado referência de promiscuidade entre o poder público e a imprensa.

A dimensão do escândalo é tão ampla que se esperava que, com o UOL repercutindo, houvesse maior veiculação nacional das denúncias contra Serra, sobretudo no Jornal Nacional. Apesar de algumas veiculações no rádio e amplamente disseminadas na internet, nas tevês e nos jornais deste sábado a repercussão foi pífia ou inexistente.

Estaria correndo intramuros, na imprensa paulista, que a pouca repercussão de uma notícia antiga, a despeito das perdas imensas – patrimoniais e de vidas humanas – que causou, dever-se-ia a ameaça que Serra estaria fazendo de que, se o escândalo provocar investigação séria por pressão da imprensa, fará “revelações”.

O grande temor de Serra seria a comparação entre o aumento exponencial dos gastos com publicidade oficial durante o período de redução dos gastos com a limpeza do rio Tietê. Acredita-se que, para não estourar o orçamento, Serra retirou de vários investimentos do Estado os recursos usados para se promover visando a eleição de 2010.

Segundo o UOL, “(…) a bancada oposicionista da Assembleia Legislativa anunciou (…) que irá fazer um requerimento para que o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, o deputado estadual Edson Giriboni, compareça ao Legislativo para explicar os motivos que levaram as autoridades a suspender o trabalho de desassoreamento em 2006, 2007 e 2008”.

Todavia, a oposição paulista tem dúvidas de que o convite ao secretário será atendido, pois, na forma como será feito o tal requerimento, o convidado poderá comparecer ou não. Ainda segundo a oposição, se houvesse convocação a bancada governista a derrubaria, como já vez várias vezes valendo-se da maioria que tem.

Vereador da Câmara Municipal de São Paulo ouvido por este blog afirma que a única possibilidade de se apurar responsabilidades pelas tragédias geradas pela drástica redução da limpeza do rio Tietê será através de pressão da imprensa.

Se as denúncias do UOL ficarem restritas à internet, portanto, várias fontes afirmam que nem o Ministério Público de São Paulo, nem o Poder Legislativo tomarão qualquer medida no sentido de esclarecer o caso, restando à população paulistana a impunidade do crime de redução de obras que redundou em tragédias que todos conhecem.

A única possibilidade de o Ministério Público Estadual pelo menos se pronunciar sobre o assunto será através da provocação. Qualquer parlamentar paulista ou paulistano – ou qualquer outro cidadão – pode provocar o MPE. Resta saber se alguém se habilitará a fazê-lo, pois Serra estaria disposto a retaliar quem tente.

Fonte: Conversa Afiada

ALTA RADIAÇÃO NO MAR DO JAPÃO

Em um modesto sinal de progresso no complexo nuclear Daiichi, em Fukushima, foi dado início neste sábado a drenagem de poças com elevado nível de radioatividade no prédio da turbina conectado ao reator número 1. Foi iniciada também uma operação para jogar água doce no compartimento de pressão do reator número 2. Ao mesmo tempo, as autoridades verificaram um elevado nível de contaminação na água do mar próximo à usina, mais de mil vezes superior ao permitido.

"Uma bomba foi instalada temporariamente no primeiro piso do prédio da turbina número 1 para drenar poças no piso térreo e estocá-las em um condensador - uma grande jarra de água que normalmente é utilizada para transformar vapor em água após processada na turbina", disse o porta-voz da Agência Nuclear e de Segurança Industrial do Japão, Hidehiko Nishiyama, em entrevista concedida este sábado.

A agência e a Tokyo Electric Power (Tepco), que administra a usina, estudam meios para drenar poças semelhantes que ficaram nos reatores números 2 e 3, disse Nishiyama. Segundo ele, está sendo também avaliada qual a quantia de água com elevado nível de radioatividade empossada nos reatores.

A mudança de água salgada para água doce para resfriar os reatores, feita há alguns dias, foi necessária para evitar problemas de acúmulo de sal cristalizado nas bombas de transporte de água para resfriamento e sobre a superfície dos vasos dos reatores e das barras de combustível nuclear, o que dificulta o processo de resfriamento, disse a agência.

Paralelamente, foi detectado hoje elevado nível de radiação em uma amostra de água do mar tomada a 330 metros ao sul da usina de Fukushima. Foi identificado uma quantia 1,250 mil vezes superior ao permitido de iodo-131, 117,3 vezes superior ao permitido de césio-134 e 79,6 vezes superior ao permitido de césio-137. A amostra compara-se a uma anterior, em que foi encontrada uma quantidade de iodo 126 vezes superior ao permitido. Uma pessoa que bebesse meio litro da água com a contaminação identificada neste sábado teria consumido um nível de radiação equivalente ao aceitável durante um ano.

O iodo e o césio são subprodutos do processo que produz a eletricidade dentro do reator nuclear. O aparecimento de césio-134 e 137 na água aumenta as preocupações, já que têm uma vida média de dois e 30 anos, respectivamente, contra oito dias do iodo.

Nishiyama disse que o vazamento de material radioativo não causa uma ameaça imediata à saúde humana ou ao meio ambiente, uma vez que pode ser dissipado rapidamente nas marés e ser diluído antes de atingir peixes e algas. "Uma vez que não há atividade pesqueira na área de evacuação, dentro do raio de 20 quilômetros (da usina), não há impacto imediato para as pessoas da região", disse Nishiyama.

Segundo ele, as autoridades não sabem exatamente o motivo do aumento da poluição nuclear. "Substâncias radioativas podem ter sido transmitidas pelo ar, ou água contaminada pode ter escapado da usina de alguma forma", disse. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Estadão

SANTUÁRIO DE ABROLHOS AMEAÇADO

Em Abrolhos, um dos maiores santuários marinhos da América do Sul, peixes de alto valor comercial e importantes para a regulação do ecossistema são capturados abaixo do peso e do tamanho mínimos para reprodução, ameaçando o equilíbrio de toda a região.

"Esses peixes saem do ambiente antes de estar maduros, sem deixar descendentes que garantam os ciclos de reprodução", diz Matheus Oliveira de Freitas, pesquisador do Museu de História Natural Capão da Imbuia (PR).

Ele coordenou um estudo inédito sobre o ciclo reprodutivo de algumas das espécies mais pescadas em Abrolhos, no sul da Bahia e norte do Espírito Santo, incluindo as famílias dos badejos, garoupas e vermelhos.

Os cientistas esperam que o trabalho ajude na regulamentação da pesca dessas espécies que, por enquanto, podem ser capturadas livremente, sem restrição alguma de época e tamanho.

No Brasil, ao contrário de boa parte da América do Norte e do Caribe, há grande deficiência de informações sobre a dinâmica reprodutiva de peixes ameaçados e com grande valor comercial.

Sem esses dados não é possível gerir a pesca de forma sustentável, minimizando os danos ao ambiente.

No caso de Abrolhos, os peixes mais valorizados são também grandes predadores que ajudam no controle de outras espécies menores. Algo essencial para a manutenção do delicado equilíbrio nos recifes de corais.

REPRODUÇÃO

Após dois anos e meio de trabalho analisando os exemplares capturados por pescadores da região, os cientistas conseguiram identificar o período de reprodução dos peixes, bem como características de tamanho e dinâmica de movimentação.

Ainda falta, porém, descobrir os locais exatos de desova. Com isso será possível criar pontos de bloqueio à pesca no período de reprodução, entre outras medidas.

"Na desova, esses peixes se concentram em grandes cardumes, às vezes com milhares de indivíduos. Isso os torna mais vulneráveis aos pescadores", diz Freitas.

Para chegar até esses locais, o grupo espera ter a ajuda dos próprios pescadores. Cerca de 70% da pesca no arquipélago é artesanal.

"Os pescadores sabem onde estão muitos pontos de desova. Queremos mapeá-los juntos" conta o coordenador do trabalho, publicado na revista "Scientia Marina" e financiado pela ONG Conservação Internacional.

Segundo ele, todas as descobertas foram repassadas aos pescadores em palestras, para conscientizá-los da importância de respeitar o desenvolvimento dos peixes.

Fonte: Folha

VETTEL LARGA NA FRENTE NO GP DA AUSTRÁLIA

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull e atual campeão da F-1, garantiu a pole position para o GP da Austrália, na abertura da temporada, com a marca de 1min23s529 (novo recorde da pista), na madrugada deste sábado, em Melbourne.A briga no treino que definiu o grid de largada ficou restrita a Red Bull e a McLaren, que dominaram com os melhores tempos. Lewis Hamilton completa a primeira fila na segunda posição. Mark Webber e Jenson Button vem logo atrás.

Fernando Alonso, da Ferrari, larga em quinto e é seguido por Vitaly Petrov (Renault) e Nico Rosberg (Mercedes).

Entre os brasileiros, Felipe Massa, da Ferrari, vai largar na oitava colocação, enquanto Rubens Barrichello, da Williams, é o 17º.

A largada do GP da Austrália será no domingo, às 3h (de Brasília).

O TREINO

Na primeira parte do treino de classificação (Q1) a Red Bull, com Vettel, e a McLaren, com Hamilton, dominaram os melhores tempos. Petrov repetiu o bom desempenho do último treino livre e acabou em terceiro, seguido por Alonso.

Button e Webber começaram bem e terminaram na oitava e nona colocação. Barrichello foi o 14º, enquanto Massa deu um susto e por pouco não ficou entre os sete eliminados, mas recuperou-se na última volta e obteve a 11ª posição.

Entre os eliminados no Q1, Heidfeld --substituto de Kubica na Reunalt-- foi a grande surpresa. Os pilotos de Lotus e Virgin também ficaram fora do Q2, enquanto a equipe da Hispania não obteve classificação para prova porque registraram tempo superior a 107% da melhor marca no Q1 (1min31s266).

Na segunda parte do treino (Q2), Barrichello rodou na entrada da terceira curva logo no início, não chegou a completar uma volta, e teve de abandonar o treino. O brasileiro disse que errou e lamentou a saída precoce.

"Eu coloquei uma roda na grama, o carro saiu de traseira, um erro meu. O ritmo de classificação estava bem mais alto do que a gente imaginou. Hoje de manhã a gente teve um problema no câmbio e isso nos deixou mais apressados do que deveria, mas o erro foi meu", disse Barrichello em entrevista a Rede Globo.

Massa conseguiu o oitava colocação, enquanto Vettel repetiu o melhor tempo. Já Schumacher tentou até a última volta, mas ficou de fora do Q3. Além dele, Alguersuari, Perez, Di Resta, Maldonado e Sutil foram os outros desclassificados.

Na última parte do treino Vettel registrou o melhor tempo logo nas primeiras voltas e confirmou a primeira pole position da temporada. A disputa pelo segundo lugar ficou entre Webber e Hamilton, com o piloto da McLaren levando a melhor.

Button fez o quarto melhor tempo, enquanto o brasileiro Massa não foi muito bem no Q3 e acabou rodando na saída dos boxes, com um problema nos pneus. No final ele repetiu a oitava colocação do Q2.

CONFIRA O GRID DE LARGADA

1. Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull - 1min23s529
2. Lewis Hamilton (ING) - McLaren - 1min24s307
3. Mark Webber (AUS) - Red Bull - 1min24s395
4. Jenson Button (ING) - McLaren - 1min24s779
5. Fernando Alonso (ESP) - Ferrari - 1min24s974
6. Vitaly Petrov (RUS) - Renault - 1min25s247
7. Nico Rosberg (ALE) - Mercedes - 1min25s421
8. Felipe Massa (BRA) - Ferrari - 1min25s599
9. Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber - 1min25s626
10. Sebastien Buemi (SUI) - Toro Rosso - 1min27s066
11. Michael Schumacher (ALE) - Mercedes - 1min25s971
12. Jaime Alguersuari (ESP) - Toro Rosso - 1min26s103
13. Sergio Perez (MEX) - Sauber - 1min26s108
14. Paul di Resta (ESC) - Force India - 1min26s739
15. Pastor Maldonado (VEN) - Williams - 1min26s768
16. Adrian Sutil (ALE) - Force India - 1min31s407
17. Rubens Barrichello (BRA) - Williams - sem tempo no Q2
18. Nick Heidfeld (ALE) - Renault - 1min27s239 [Q1]
19. Heikki Kovalainen (FIN) - Lotus - 1min29s254 [Q1]
20. Jarno Trulli (ITA) - Lotus - 1min29s342 [Q1]
21. Timo Glock (ALE) - Virgin - 1min29s858 [Q1]
22. Jerome D'Ambrosio (BEL) - Virgin - 1min30s822 [Q1]

NÃO CLASSIFICADOS

Vitantonio Liuzzi (ITA) - Hispania - 1min32s978
Narain Karthikeyan (IND) - Hispania - 1min34s293

Fonte: Folha

MORRE AOS 36 ANOS CIBELE DORSA

Na madrugada deste sábado (26), a atriz Cibele Dorsa, de 36 anos, morreu ao cair da janela de seu apartamento em São Paulo. A informação é da Polícia Civil.

Porém, antes do trágico acontecimento, a atriz publicou em seu Twitter uma mensagem sobre o falecimento de seu marido, que aconteceu no início deste ano: “LMENTO, EU NÃO CONSEGUI SUPORTAE A MORTENOS MEUS BRAÇOS MAS, LUREI...ATE ONDE EU PUDE”.

Como pode ser notado, o texto foi redigido com erros de digitação. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o caso da atriz foi registrado como suicídio consumado.

Vale lembrar que o noivo de Cibele, o apresentador Gilberto Scarpa, sobrinho do empresário Chiquinho Scarpa, morreu caindo da mesma janela no sétimo andar. O suicídio do rapaz também não foi descartado, como a própria Cibele anunciou em seu site de relacionamento.

“Meu noivo se suicidou essa noite, com ele morto eu me sinto morta. Prefiro ir com ele, minha força não faz mais sentido. Quero ir encontrá-lo”, lamentou-se a atriz.

Cibele deixou dois filhos, Viviane, de oito anos, fruto de seu relacionamento com o cavalheiro Doda, e Fernando, de 11 anos, filho de seu primeiro casamento com o empresário Fernando Oliva.

Fonte: Estadão

JOSÉ LUIS CERDA É ASSASSINADO NO MÉXICO

Criminosos mexicanos furtaram nesta sexta-feira o corpo de um animador da TV mexicana que havia sido executado e abandonado no norte do México, e ameaçaram jornalistas que faziam a cobertura do crime, apenas um dia depois que os meios de comunicação mexicanos concordaram em moderar a cobertura da violência.

No início da manhã, policiais encontraram o apresentador José Luis Cerda, da Televisa local, com um tiro na cabeça e as mãos atadas, jogado ao lado de uma rodovia na cidade de Monterrey, norte do país.

Cerda tinha sido sequestrado na noite de quinta-feira ao sair das instalações da emissora, segundo a polícia. O corpo foi encontrado em um terreno baldio, em frente a uma parede onde foi deixada a seguinte mensagem: "Já não continuo cooperando com os Zetas, atenciosamente CDG". Essa é a sigla do Cartel do Golfo, rival dos Zetas.

Cerda interpretava na TV um gângster que dançava música colombiana e contava piadas em um programa popular.

O programa noticioso matutino da Televisa em Monterrey, que mostrava ao vivo a localização do corpo do apresentador, cortou repentinamente a transmissão por causa da ameaça de que homens armados se dirigiam ao local e iriam abrir fogo contra a equipe da emissora.

"Estão nos pedindo (a polícia) que nos retiremos porque há o risco de que eles voltem e abram fogo", chegou a dizer, antes de deixar o local, o jornalista que fazia a cobertura.

Pouco depois, quando outros repórteres chegaram ao lugar, o corpo já não estava mais lá. "Os malitos (criminosos) o levaram", disse a jornalistas, na cena do crime, uma autoridade que não quis identificar-se.

Adrián de la Garza, o procurador de Justiça do estado de Nuevo León, cuja capital é Monterrey, declarou numa coletiva de imprensa que pelo menos oito policiais que estavam guardando o local onde o corpo havia sido encontrado foram suspensos de suas funções e detidos para interrogatório sobre o furto do cadáver de Cerda.

Horas depois, o corpo foi achado novamente, dentro de um automóvel na mesma rodovia, a uns 15 quilômetros de onde havia sido furtado pela manhã, segundo versões da imprensa. As autoridades não quiseram confirmar o fato.

O Cartel do Golfo e seu ex-braço armado, os Zetas, travam uma sangrenta guerra pelo controle de Monterrey e do nordeste do México, um lucrativo mercado para drogas, sequestros e extorsões, assim como uma importante rota para introduzir drogas nos Estados Unidos.

A Televisa, maior produtora de conteúdos em espanhol no mundo, foi uma das empresas que encabeçou esta semana um acordo para estabelecer controle das imagens chocantes de violência relacionada ao narcotráfico.

Fonte: Reuters