quinta-feira, 25 de agosto de 2011

RIO COM 6 MIL QUILÔMETROS É DESCOBERTO EMBAIXO DO RIO AMAZONAS

Pesquisadores do Observatório Nacional (ON) encontraram evidências de um rio subterrâneo de 6 mil quilômetros de extensão que corre embaixo do Rio Amazonas, a uma profundidade de 4 mil metros. Os dois cursos d’água têm o mesmo sentido de fluxo - de oeste para leste -, mas se comportam de forma diferente.

A descoberta foi possível graças aos dados de temperatura de 241 poços profundos perfurados pela Petrobras nas décadas de 1970 e 1980, na região amazônica. A estatal procurava petróleo.

Fluidos que se movimentam por meios porosos - como a água que corre por dentro dos sedimentos sob a Bacia Amazônica - costumam produzir sutis variações de temperatura. Com a informação térmica fornecida pela Petrobras, os cientistas Valiya Hamza, da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional, e a professora Elizabeth Tavares Pimentel, da Universidade Federal do Amazonas, identificaram a movimentação de águas subterrâneas em profundidades de até 4 mil metros.

O dados do doutorado de Elizabeth, sob orientação de Hamza, foram apresentados na semana passada no 12.º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica, no Rio. Em homenagem ao orientador, um pesquisador indiano que vive no Brasil desde 1974, os cientistas batizaram o fluxo subterrâneo de Rio Hamza.

Características

A vazão média do Rio Amazonas é estimada em 133 mil metros cúbicos de água por segundo (m3/s). O fluxo subterrâneo contém apenas 2% desse volume com uma vazão de 3 mil m3/s - maior que a do Rio São Francisco, que corta Minas e o Nordeste e beneficia 13 milhões de pessoas, de 2,7 mil m3/s. Para se ter uma ideia da força do Hamza, quando a calha do Rio Tietê, em São Paulo, está cheia, a vazão alcança pouco mais de 1 mil m3/s.

As diferenças entre o Amazonas e o Hamza também são significativas quando se compara a largura e a velocidade do curso d’água dos dois rios. Enquanto as margens do Amazonas distam de 1 a 100 quilômetros, a largura do rio subterrâneo varia de 200 a 400 quilômetros. Por outro lado, a s águas do Amazonas correm de 0,1 a 2 metros por segundo, dependendo do local. Embaixo da terra, a velocidade é muito menor: de 10 a 100 metros por ano.

Há uma explicação simples para a lentidão subterrânea. Na superfície, a água movimenta-se sobre a calha do rio, como um líquido que escorre sobre a superfície. Nas profundezas, não há um túnel por onde a água possa correr. Ela vence pouco a pouco a resistência de sedimentos que atuam como uma gigantesca esponja: o líquido caminha pelos poros da rocha rumo ao mar.

Fonte: Agência Estado

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA FRAUDE CONTRA A PREVIDÊNCIA NA BAHIA

Desde a madrugada de hoje (25), a Polícia Federal (PF) promove na Bahia a Operação Nevasca, com o objetivo de desarticular quadrilha acusada de fraudar a Previdência Social em Salvador e na região metropolitana. A suspeita é que as fraudes envolvam prejuízos de mais de R$ 20 milhões aos cofres públicos. Há mais de 500 benefícios com indicativo de irregularidades.

De acordo com as investigações preliminares, feitas em conjunto com a Previdência Social, foram identificados indícios de inserção de informações fictícias nos sistemas usados na concessão de benefícios, como aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença e pensão por morte, normalmente sem o conhecimento dos supostos empregadores.

A Justiça Federal determinou o cumprimento de 17 mandados de prisão temporária. Também foi autorizado o sequestro de bens de grande vulto, como uma casa em bairro nobre e diversos veículos importados. Dos mandados de prisão expedidos, quatro são para servidores da Previdência, dois para contadores e um para funcionário da Caixa Econômica Federal.

Os acusados serão ouvidos na sede da Superintendência da Polícia Federal, na capital baiana. Os suspeitos serão indiciados pela prática dos crimes de estelionato, formação de quadrilha e corrupção ativa ou passiva. O material apreendido será analisado pela Força Tarefa Previdenciária. Ao final das investigações, a Polícia Federal vai elaborar um relatório para a Justiça Federal.

Fonte: Agência Brasil

CHILENOS ENTRAM EM GREVE CONTRA PIÑERA

Manifestantes ergueram barricadas em estradas e queimaram pneus em partes da capital do Chile nesta quarta-feira, no início de uma greve nacional de dois dias contra o impopular presidente Sebastian Piñera.

O setor de mineração não foi afetado no maior país produtor de cobre do mundo.

A greve instigada pela CUT, o principal sindicato trabalhista chileno, começou de maneira lenta. O transporte público continuava funcionando e os bancos abriram. Apesar de alguns mineiros terem dito que apoiariam a paralisação, as operações em algumas das maiores minas de cobre do mundo não foram afetadas.

As exigências dos manifestantes foram além da mudança educacional e incluem uma nova Constituição e um novo sistema tributário.

Embora governos anteriores tenham enfrentado greves nacionais de um dia, essa é a primeira greve nacional de 48 horas desde a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

O porta-voz do governo Andres Chadwick disse que a polícia acalmou alguns protestos na quarta-feira, e que afora interrupções no trânsito a situação estava “normal”.

“Estamos todos preocupados com o clima social”, disse o ministro das Finanças, Felipe Larrain, descrevendo a greve como ilegal e uma ameaça à economia. Ele disse que o governo não iria tolerar bloqueios de estradas.

“Queremos ser capazes de levar adiante nossos programas… os programas do governo não são criados na rua, mas nas urnas”. Larrain estimou que a greve irá custar ao Chile cerca de 200 milhões de dólares por dia.

Os manifestantes entraram em confronto com a polícia nas últimas semanas enquanto centenas de milhares de pessoas foram às ruas para criticar o conservador Piñera, que, segundo uma pesquisa recente, é o líder menos popular em duas décadas desde o fim do governo de Pinochet.

Trabalhadores em algumas das maiores minas de cobre do mundo fizeram greve por conta própria. Trabalhadores da mina da BHP Billiton’s Escondida, a maior mina de cobre do mundo, suspenderam uma greve de duas semanas no início deste mês que provocou temores no fornecimento global.

Embora a economia modelo da América Latina esteja vendo uma expansão de 6,6 por cento ao ano e seja um ímã de investimento graças a políticas fiscais e monetárias prudentes, muitos chilenos acham que não estão aproveitando o milagre econômico incentivado pela alta no preço do cobre.

Piñera, que assumiu o poder há um ano e meio e nomeou um gabinete cheio de tecnocratas, decepcionou muitos chilenos com suas políticas. Ele está a menos da metade de seu mandato.

Uma grande reforma ministerial no mês passado, a segunda desde que Piñera assumiu o poder, não conseguiu impedir a inquietação.

A queda no apoio a Piñera o está prejudicando no Congresso, e adiando a aprovação de reformas de mercado importantes que visam a transformar o Chile em um centro financeiro rival ao Brasil.

Fonte: Correio doBrasil

NOVO PREFEITO DE CAMPINAS É AFASTADO EM PROCESSO NA CÂMARA

A Câmara de Campinas aprovou na noite desta quarta-feira, 24, por 29 votos a favor e quatro contrários, a abertura de uma Comissão Processante (CP) para apurar infrações político-administrativas supostamente cometidas pelo prefeito Demétrio Vilagra (PT). O Legislativo também aprovou, com a mesma votação, o afastamento do petista do cargo assumido nesta terça-feira, após cassação do ex-prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), por até 90 dias, enquanto durarem os trabalhos da CP. O prazo passa a ser contado a partir da notificação do prefeito. Quem assumirá o Executivo, interinamente, será o presidente da Câmara, vereador Pedro Serafim, do mesmo PDT do prefeito derrubado pelo impeachment aprovado na madrugada de sábado.

O líder de governo na Câmara, Josias Lech, e o advogado do prefeito, Hélio Silveira, informaram que o petista recorrerá à Justiça para garantir seus direitos. Segundo Silveira, o pedido de afastamento é inconstitucional. O autor dos pedidos, Valdir Terrazan (PSDB), argumentou ter usado o princípio da simetria e que, conforme a Constituição, o presidente da República pode ser afastado em caso de investigação por uma Comissão Processante. "O dispositivo constitucional não se aplica a esse caso e esse tem sido, até hoje, o pronunciamento do Poder Judiciário sobre isso", afirmou o advogado de Vilagra.

O petista será investigado pelo Legislativo por suposto envolvimento em esquema de corrupção na Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa); supostas irregularidades nas licitações da Central de Abastecimento de Campinas (Ceasa), da qual esteve à frente; e suposto favorecimento de apadrinhados políticos no mesmo órgão público. Vilagra foi acusado formalmente pelo Ministério Público à Justiça pelos supostos crimes de formação de quadrilha, desvio de recursos públicos e fraude em licitações e teve por duas vezes prisão decretada, sendo que em uma delas chegou a ser detido. As prisões foram revogadas.

Embora ao assumir tenha feito um pedido de apoio aos vereadores e tenha passado seu dia de prefeito tentando costurar alianças para continuar no cargo, Demétrio assistiu na noite desta quarta a uma votação esmagadora e argumentações pela coerência, por parte da oposição. "Vilagra me ligou no domingo", disse o vereador Bileo Soares (PSDB) no plenário. "Temos de ser coerentes, e o PT tem de ser coerente. O PT foi signatário da abertura da CP e votou pela cassação do Hélio. Quis a investigação do Hélio, então tem que querer a do Demétrio. Dois pesos, duas medidas? Que história é essa?"

Os votos contrários à abertura da CP e ao pedido de afastamento foram dos três vereadores da bancada petista e do vereador Sérgio Benassi (PC do B), o único a votar contra a cassação de Hélio de Oliveira Santos, na madrugada do sábado. "Reconhecemos e aceitamos o resultado de forma democrática", disse o vereador Angelo Barreto, líder da bancada petista, após o encerramento da votação.

Antes da abertura para os votos, o líder de governo Josias Lech pediu a suspensão da sessão desta quarta-feira por duas vezes, para questionar legalidade do pedido de abertura da Comissão Processante e a suspeição de a sessão ser conduzida pelo presidente, vereador Pedro Serafim, o próximo na linha sucessiva do Executivo. Orientado pelo advogado do prefeito, Lech apontou que Demétrio Vilagra não exercia o cargo de prefeito quando foi alvo de acusações do Ministério Público. A Consultoria da Câmara alegou que por vezes o petista substituiu Hélio de Oliveira Santos interinamente, o que configuraria a ocupação do cargo.

Fonte: Estadão

INSS DEPOSITA A 1ª PARCELA DO 13° SALÁRIO

Nesta quinta-feira, 25, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deposita a primeira parcela do 13º salário. O benefício deve ser recebida por mais de 24 milhões de segurados e a maior parte deve receber 50% do valor total do benefício.

O instituto inicia o pagamento da folha de agosto também nesta quinta.O calendário começa com o depósito dos beneficiários que recebem até um salário mínimo e têm cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Os pagamentos continuam até o dia 8 de setembro. 

Já os segurados que recebem um valor acima do salário mínimo, ganharão a diferença de 0,06 ponto percentual, retroativa a janeiro, creditada na folha de agosto. A diferença é relativa ao INPC de 2010, utilizado no reajuste anual dos benefícios.

Fonte: Estadão

MALUF DESISTE DE ADMITIR CRIME, NA ÚLTIMA HORA

Paulo Maluf, que vai celebrar 80 anos em 3 de setembro com pompa e estilo na Sala São Paulo, negociou ao longo de quase um ano acordo com a promotoria de Manhattan (EUA) para ter seu nome excluído do alerta vermelho, o lendário índex dos mais procurados da Interpol em todo o mundo. Em troca, o ex-prefeito e deputado pelo PP admitiria a autoria de um crime pela primeira vez na vida - no caso, delito classificado formalmente de falsificação de registros contábeis praticado nos Estados Unidos.

A confissão histórica se daria perante o Tribunal Criminal de Nova York e de viva voz pelo réu. Sob a condição de não correr nenhum risco de ser algemado, nem mantido em cela prisional, Maluf viajaria para a audiência nos Estados Unidos.

Ele também estava disposto a declarar que "não tem interesse" em US$ 22 milhões do Macdoel Trust, na Ilha de Jersey - fundo controlado por três empresas offshore cuja titularidade o Ministério Público de São Paulo atribui ao ex-prefeito e ao filho mais velho de Maluf, Flávio.

Mas o pacto malogrou há duas semanas, à beira do ato final - assinatura do documento pelas partes envolvidas, os defensores de Maluf, ele próprio e a promotoria americana. Flávio, presidente da Eucatex, ficaria à mercê do Ministério Público brasileiro para eventual ação de natureza penal.

O fracasso da negociação frustra planos da Prefeitura de São Paulo, que pretende investir na área social recursos supostamente desviados de seus cofres na gestão Maluf. A Procuradoria do Município já se havia manifestado favoravelmente ao acordo, do qual a Prefeitura seria parte. O Município seria consultado pela promotoria de Nova York por ser o destinatário final de valores resgatados em Jersey. Advogados foram contratados no Reino Unido pelo governo municipal para acompanhar o caso.

A história secreta do acordo que não deu certo reúne capítulos às vezes marcados pela cautela, outros pela tensão. Foi um jogo de xadrez. De um lado da mesa, advogados de renome e prestígio. Do outro lado, promotores que perseguem com destemor a corrupção e a improbidade. Treze cláusulas compunham o ajuste que, afinal, encalhou.

Fonte: Estadão

DESEMPREGO NO BRASIL EM JULHO É O MENOR DESDE 2002

O desemprego brasileiro diminuiu em julho, registrando a menor taxa para esse mês desde o início da série histórica, em 2002.

A taxa ficou em 6 por cento em julho, ante 6,2 por cento em junho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Foi também a menor taxa mensal desde dezembro.

Economistas consultados pela Reuters projetavam estabilidade em 6,2 por cento.

O número de trabalhadores ocupados em julho totalizou 22,476 milhões de pessoas, alta de 0,4 por cento sobre junho e de 2,1 por cento ante julho de 2010.

Os desocupados somaram 1,444 milhão de pessoas, queda mês a mês de 2,1 por cento e recuo anual de 12,1 por cento.

O rendimento médio real do trabalhador ficou em 1.612,90 reais, maior valor para um mês de julho desde 2002, registrando alta de 2,2 por cento contra junho e de 4 por cento ano a ano.

Fonte: Reuters

APÓS 11 ANOS, VÍTIMA DO 11 DE SETEMBRO É IDENTIFICADA

A poucas semanas do aniversário de dez anos dos ataques no dia 11 de setembro de 2001 contra Nova York, o escritório legista da cidade anunciou ter identificado a vítima número 1.629 do atentado.

Ernest James tinha 40 anos quando se tornou uma das vítimas no atentado coordenado por militantes afiliados à rede Al Qaeda.

Há seis anos ele trabalhava como consultor de sistemas de informática na firma Marsh & McLennan, nos andares superiores da torre norte do World Trade Center, o segundo dos dois edifícios a desabar naquela fatídica manhã.

Após os ataques, 2.753 pessoas foram oficialmente dadas como desaparecidas. No total, 1.632 já foram identificadas, faltando ainda outras 1.121.

"Ele era alegre e dava o melhor de si para ser bom no trabalho", disse a noiva de James, Monique Keyes, de acordo com a rede de TV CNN.

"Estou feliz que a identificação tenha chegado neste momento, perto do décimo aniversário. Sinto que agora se fechou um ciclo."

À rede de TV CBS, Keyes disse que a descoberta "vai me permitir dizer adeus, finalmente".

Segundo a imprensa americana, as autoridades forenses de Nova York continuam fazendo testes de DNA com mais de 6,4 mil amostras retiradas dos escombros.

Em seu comunicado, a porta-voz do escritório legista nova-iorquino, Ellen Borakove, disse que se trata de um "esforço contínuo".

Fonte: BBC Brasil

DILMA ROUSSEFF É A TERCEIRA MULHER MAIS PODEROSA DO MUNDO



A presidente Dilma Rousseff é a terceira mulher mais poderosa do mundo, segundo ranking publicado nesta quarta-feira pela revista Forbes. A chefe de Estado brasileira ficou atrás apenas da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, na lista de 100 mulheres.

Presidente Dilma Rousseff. ReutersA revista americana diz que a eleição de Dilma "não foi uma surpresa". A Forbes lembra que a presidente ficou presa por dois anos, por sua militância no que chamou de "política trabalhista radical".

Com uma visão "mais pragmática e capitalista", Dilma hoje enfrenta um "Congresso Nacional rebelde, que ameaça interromper sua agenda (de governo) e o boom econômico do Brasil", diz o texto.

"Fora da política, Rousseff é uma fã ávida de teatro, sobretudo de peças clássicas gregas e de ópera", diz aForbes.

No ranking feminino de 2010, Dilma ocupava a 95ª posição, atrás da modelo Gisele Bündchen (a brasileira melhor colocada então) e da presidente argentina, Cristina Kirchner (16ª em 2011).

O topo da lista era encabeçado pela primeira-dama americana Michelle Obama, que neste ano caiu para 8º lugar.

Em novembro de 2010, a presidente brasileira também figurou na lista das 68 pessoas mais poderosas do mundo (incluindo homens e mulheres), em 16º lugar. Na ocasião, ela ficou à frente do presidente da França, Nicolas Sarkozy.

Celebridades

Além de políticas, a lista de 2011 traz mulheres que se destacaram no mundo dos negócios e do entretenimento.

Atrás de Dilma, vem a diretora-executiva da PepsiCo, a indiana-americana Indra Nooyi, e em seguida Sheryl Sandberg, executiva do Facebook.

A cantora Lady Gaga (7ª lugar em 2010), caiu no ranking e agora ocupa a 11ª posição. A apresentadora Oprah Winfrey é a numero 13 e Beyoncé a 18.

Outra brasileira a figurar no ranking, Gisele Bündchen ocupa a posição de número 60.

Fonte: BBC Brasil

REBELDES AVANÇAM RUMO A SIRTE

Forças rebeldes avançavam nesta quinta-feira rumo à cidade natal de Muamar Khadafi, Sirte, após assumir o controle da maior parte da capital da Líbia, Trípoli.

Houve combates violentos na estrada a caminho da cidade - no Leste da Líbia - com barragens de artilharia e ataques com foguetes. Testemunhas afirmam que havia reforços rebeldes se encaminhando de Trípoli para Sirte.

Confrontos na Líbia

Forças leais a Khadafi resistiam à ofensiva, bloqueando o avanço rebelde na cidade de Bin Jawad. Combatentes pró-Khadafi ainda controlam Sirte, a cerca de 450 quilômetros ao leste de Trípoli, e Sabha, a 650 quilômetros ao sul, no deserto.

"As forças de Khadafi ainda lutam, estamos surpresos. Achamos que eles se renderiam com a queda de Trípoli", disse o comandante rebelde Fawzi Bukatif, à agência de notícias AFP.

Os rebeldes entraram há quatro dias em Trípoli e tomaram o quartel-general de Khadafi, Bab al-Aziziya, na terça-feira.

Embora os combates mais intensos pareçam ter chegado ao fim, comandantes rebeldes afirmam que ainda há bolsões de resistência na capital, com franco-atiradores leais a Khadafi em alguns pontos da cidade, e ataques com morteiros.

Na quarta-feira, a coalizão de grupos rebeldes, o Conselho Nacional de Transição (CNT), anunciou uma anistia para membros do "círculo íntimo" de Khadafi que o capturem ou matem.

Um empresário líbio ofereceu US$ 1,7 milhão (cerca de R$ 2,7 milhões) pela captura de Khadafi "vivo ou morto", segundo os rebeldes. Mustafa Abdul Jalil, presidente do CNT, disse na quarta-feira que a iniciativa conta com o apoio dos rebeldes.

Khadafi enfrenta também um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional, por acusações de crimes contra a humanidade.

Sem pistas

A liderança rebelde também ofereceu a Khadafi a opção de deixar o país em segurança, se renunciar ao poder.

O líder fugitivo prometeu, entretanto, em discurso transmitido na terça-feira, "vencer ou morrer".

Comandantes das forças rebeldes afirmaram que é importante capturar ou matar Khadafi para eliminar qualquer possibilidade de que o líder ou seus partidários possam organizar um contra-ataque.

Os rebeldes insistem que é apenas uma questão de tempo até que o líder líbio seja encontrado, mas admitem que não têm pistas de seu paradeiro.

Um rebelde que se identificou como Adbul Rahman disse à agência de notícias Reuters que eles acreditam que Khadafi ainda esteja em Trípoli, possivelmente no sul da cidade, onde ainda estão ocorrendo combates. Khadafi também teria muito apoio nas cidades de Sirte e Sabha.

Sabha tem uma base da Força Aérea e também presença militar e, se Khadafi e a família conseguirem chegar à cidade, poderiam ter a opção de uma fuga fácil pelo deserto, para o Níger ou Chade.

Representantes do Conselho de Nacional de Transição também estão preparando uma reunião no Catar com enviados dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Turquia e Emirados Árabes Unidos para discutir o futuro da Líbia depois de Khadafi.

A coalizão rebelde afirmou que precisa de US$ 2,5 bilhões (cerca de R$ 4 bilhões) em ajuda humanitária urgente. Segundo o grupo, a prioridade absoluta é cobrir custos de ajuda humanitária e pagar salários. Jornalistas que cobrem o conflito afirmam, entretanto, que a longo prazo o país precisará de mais dinheiro para reconstruir sua infraestrutura petrolífera.

O levante contra o regime de Khadafi na Líbia começou em fevereiro. As forças insurgentes começaram sua campanha pelo leste e em bolsões do oeste do país, antes de iniciar sua ofensiva contra a capital.

Bombardeios da Otan contra forças de Khadafi ajudaram a campanha rebelde. A Otan age cumprindo mandato da ONU para proteger a população civil.

Fonte: BBC Brasil