terça-feira, 8 de maio de 2012

BACTÉRIAS MAGNÉTICAS PODEM AJUDAR A FABRICAR "BIOCOMPUTADORES"

Bactérias magnéticas poderiam ser usadas na fabricação de computadores biológicos no futuro, segundo pesquisadores britânicos e japoneses.
Foto: Universidade de Leeds

Cientistas da University of Leeds, na Grã-Bretanha, e da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio, no Japão, estão fazendo experimentos com micróbios que se alimentam de ferro.

Uma vez ingerido pelos micróbios, o ferro é transformado em pequenos ímãs, semelhantes aos que são encontrados em discos rígidos de computadores.

De acordo com os pesquisadores, a pesquisa, que foi divulgada na publicação científica Small, pode permitir a fabricação de discos rígidos muito mais rápidos.

Desafio em escala nano

As bactérias Magnetospirilllum magneticum, utilizadas na pesquisa, são micro-organismos naturalmente magnéticos, que costumam viver em ambientes aquáticos em regiões abaixo da superfície, onde o oxigênio é escasso.

Eles nadam para cima e para baixo, seguindo as linhas dos campos magnéticos da Terra e se alinhando aos campos magnéticos como as agulhas de uma bússola, em busca de suas concentrações preferidas de oxigênio.

Quando a bactéria ingere ferro, proteínas dentro de seu corpo interagem com o metal para produzir pequenos cristais do mineral magnetita, o mais magnético existente na Terra.

Após estudar a forma como estes micróbios coletam, formam e posicionam esses nanoímãs dentro de si próprios, os pesquisadores aplicaram o mesmo método fora da bactéria, "cultivando" ímãs que, eles esperam, poderiam ser usados no futuro para construir circuitos de discos rígidos.

"Estamos rapidamente chegando aos limites da manufatura eletrônica tradicional à medida que componentes ficam menores", disse a coordenadora da pesquisa, Sarah Staniland, da Universidade de Leeds.

"As máquinas que usamos tradicionalmente para construí-los são desajeitadas quando se trata de escalas tão pequenas. A natureza nos oferece a ferramenta perfeita para (resolver) esse problema", diz.

Fios Biológicos

Além de usar micro-organismos para produzir ímãs, os pesquisadores também conseguiram criar pequenos fios elétricos feitos de organismos vivos.

Eles criaram nanotubos feitos com membranas de células artificiais, cultivadas em um ambiente controlado, com a ajuda de uma proteína presente nas moléculas de gordura humanas.

A membrana é a "parede" biológica que separa o interior da célula do ambiente exterior.

Esses tubos poderiam, no futuro, ser usados como fios microscópicos produzidos por meio de engenharia genética, capazes de transferir informações - da mesma forma como as células fazem nos nossos corpos - dentro de um computador, explicou à BBC o cientista Masayoshi Tanaka, da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio.

"Esses fios biológicos podem ter resistência elétrica e transferir informação de um grupo de células dentro de um biocomputador para todas as outras células."

"Além de computadores, os fios poderiam até ser usados no futuro em cirurgias humanas porque, em teoria, são altamente biocompatíveis", afirmou o pesquisador.

Fonte: BBC Brasil

CPMI DO CACHOEIRA TOMA PRIMEIRO DEPOIMENTO A PORTAS FECHADAS

O primeiro depoimento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira está sendo tomado a portas fechadas, na tarde de hoje (8). O depoente é o delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Marques de Souza, que coordenou a Operação Vegas, uma das que investigaram as relações do empresário goiano Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, com a exploração de jogos ilegais.

Cachoeira está preso desde o dia 29 de fevereiro, também suspeito de tráfico de influência por causa das relações que manteve com autoridades públicas e políticos, como o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). Por decisão do plenário da CPMI, o depoimento não foi aberto para a imprensa, com o objetivo de manter o sigilo da operação da Polícia Federal. Dos membros da CPMI, 17 votaram pelo depoimento em sigilo e 11 votaram contra.

Os depoimentos marcados para a próxima quinta-feira (10), em princípio, também serão tomados em sessão secreta. A CPMI espera ouvir mais um delegado da Polícia Federal, Matheus Mella Rodrigues, responsável pela Operação Monte Carlo, além dos procuradores da República Daniel Rezende Salgado e Lea Batista de Oliveira, que acompanham as investigações policiais.

O depoimento de Carlinhos Cachoeira está marcado para o dia 15, em sessão aberta ao público e à imprensa.

O requerimento que previa sessão secreta teve votação tumultuada. Houve bate-boca, contestações e até deboches. "Gostaria só de comunicar que tudo que aqui for falado vai vazar e serão as versões mais variadas, vai ser um horror", disse o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) ao delegado Raul de Souza, que aguardava que a porta da sala fosse fechada para iniciar o depoimento.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) votou a favor da sessão secreta, mas ponderou que, quando a comissão apreciar o requerimento pedindo a quebra do sigilo dos inquéritos que estão na Justiça, dará apoio para que as sessões sejam aos jornalistas e ao público em geral.

Fonte:Agência Brasil

HIDRELÉTRICAS-PLATAFORMA DA AMAZÔNIA DEVEM SER LICITADAS ATÉ 2014

As primeiras usinas hidrelétricas do tipo plataforma devem ser licitadas pelo governo federal entre o fim de 2013 e o começo de 2014, segundo informou o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. As usinas São Luiz e Jatobá serão construídas no Rio Tapajós, na Amazônia.

As usinas-plataforma são hidrelétricas cuja concepção é baseada no conceito das plataformas de exploração de petróleo em alto-mar (offshore) e tem por objetivo provocar o menor impacto ambiental possível. A hidrelétrica deve ser construída com reduzido número de operários e, depois de pronta, todo o canteiro de obras é desmanchado e o entorno da usina, reflorestado. A usina-plataforma funciona de forma mais automatizada do que uma hidrelétrica comum e não contará com nenhuma estrada para ligar a hidrelétrica ao resto do país. Os funcionários terão que se deslocar para a usina por helicóptero, como ocorre no transporte de pessoal para as plataformas de petróleo no mar. E será expressamente proibida a criação de núcleos urbanos, como vilas, no entorno da usina.

Segundo Tolmasquim, esse conceito será usado em áreas da Floresta Amazônica onde não há ocupação humana. “Praticamente não tem impacto ambiental porque vai se reflorestar tudo em volta e a vai ficar a hidrelétrica no meio da floresta. A ideia é não ter cidades em volta. Temos que criar essas inovações para usar nossos recursos”, disse.

A Bacia Amazônica concentra a maior parte do potencial hidrelétrico brasileiro ainda a ser explorado. Mas muitas dessas áreas, propícias para implantação de usinas, ficam em área de mata preservada ou de reservas indígenas. O governo brasileiro tem sido alvo de críticas por causa da construção de usinas na Amazônia, como Belo Monte, no Rio Xingu (PA).

Tolmasquim disse que, apesar das críticas internacionais, o Brasil não pode “abrir mão” de seus recursos hidrelétricos, já que essa fonte de energia é barata e renovável. Segundo ele, a EPE também concluiu um estudo sobre a viabilidade da energia solar no país que será entregue, na próxima semana, ao Ministério de Minas e Energia.

Ele não quis adiantar os detalhes do estudo, mas disse que a energia solar já é competitiva em algumas regiões do país, quando usada de forma isolada. No entanto, ainda não é competitiva quando colocada no sistema interligado, porque é uma energia cara.

Tolmasquim informou ainda que o Brasil deve ficar, no próximo ano, entre os dez países que mais geram energia usando a força dos ventos (geração eólica). Hoje, o país produz cerca de 1,5 mil megawatts (MW) por aerogeradores. Em 2013, a previsão é que os parques eólicos brasileiros passem a produzir mais de 5 mil MW.

Fonte: Agência Brasil

QUASE METADE DA POPULAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS ESTARÁ OBESA ATÉ 2030


Os Estados Unidos podem ter mais de 42% de sua população obesa até 2030, o equivalente a 32 milhões de pessoas a mais do que os números atuais, segundo estudo elaborado pela Universidade de Duke, na Carolina do Norte. O problema atinge principalmente os afrodescendentes e a comunidade de origem hispânica.
Os cientistas advertiram que é necessário tomar providências urgentes para evitar o agravamento da situação. O alerta ocorreu durante a conferência denominada O Peso de uma Nação. Pelo estudo, o número de pessoas acima do peso nos Estados Unidos eclodiou nos anos 1990, atingindo taxas três vezes maiores do que as registradas nos anos 1970.
De acordo com estudos mais recentes, em 2010, nos Estados Unidos, 36% dos adultos estavam acima do peso, o equivalente a 78 milhões de pessoas. A taxa de obesidade chegava a 17% da população entre crianças e adolescentes – aproximadamente 12,5 milhões de pessoas.
O assunto é tema de preocupação da primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Ela comanda o movimento chamado Let’s Move (cuja tradução livre é Vamos Nos Mexer). A primeira-dama enviou uma mensagem de vídeo, apresentada na abertura da conferência, parabenizando o evento e disse que várias medidas estão sendo tomadas para enfrentar o problema.
Segundo Michelle Obama, “ainda há muito a fazer”. O Instituto Norte-Americano de Medicina deve publicar nesta terça-feira recomendações oficiais do país para tentar inverter essa tendência. Em 2008, a obesidade já custava US$ 147 bilhões aos Estados Unidos.
Fonte: Correio do Brasil

NÍGER É O PIOR PAÍS DO MUNDO PARA SER MÃE

O Níger é o pior país do mundo para ser mãe, substituindo o Afeganistão pela primeira vez em dois anos, segundo um ranking feito pela ONG internacional Save the Children.

mãeA Noruega encabeça a lista, que levou em conta critérios como saúde materna, educação e status econômico, além de saúde e nutrição, em 165 países.

O Brasil ficou em 55º lugar, mesma posição que ocupava no ano passado, e foi o 4º melhor colocado na América do Sul, atrás de Argentina, Uruguai e Colômbia. O país que conseguiu a melhor colocação entre os classificados como “menos desenvolvidos” foi Cuba (44º no ranking geral).

Desnutrição infantil

O relatório destaca o avanço do Brasil no combate à desnutrição infantil. Com uma redução média anual de 5,5% entre 1989 e 2007, o país é o sétimo que mais progride na redução do problema.

Um país que aparece em uma posição surpreendentemente baixa no ranking são os Estados Unidos, que subiram da 31ª posição em 2011 para a 25ª em 2012.

- Uma mulher nos Estados Unidos tem uma probabilidade sete vezes maior de morrer de causas relacionadas à gravidez que uma mulher na Itália ou na Irlanda. Em relação ao número de crianças matriculadas em creches ou à situação política das mulheres, os Estados Unidos também ficam entre os últimos dez países desenvolvidos – explica Carolyn Miles, presidente da Save the Children.

Crise de Alimentos

Entre os dez países ocupando as últimas colocações no relatório State of the World’s Mothers 2012, sete passam por uma crise alimentar. O Níger, no último lugar, enfrenta um aumento do número de pessoas passando fome, situação que põe as vidas de milhões de crianças em risco.

O documento detalha um triste ciclo no qual jovens mulheres, que podem elas próprias ter sofrido com desnutrição na infância, dão à luz bebês abaixo do peso, que não receberam nutrição adequada ainda no útero.

Segundo Miles, “a crise de desnutrição crônica tem efeitos devastadores tanto para mães como para seus bebês”.

Mas a ONG defende que a simples medida de encorajar a amamentação poderia salvar as vidas de um milhão de crianças por ano.

- Todas as mães devem ter o apoio de que precisam para amamentar, se desejarem. A amamentação é boa para o bebê em qualquer parte do mundo, mas em países em desenvolvimento, especialmente naqueles onde não há acesso a água limpa, a amamentação pode ser uma questão de vida ou morte – diz.

Fonte: BBC Brasil

CONSELHO APROVA ABERTURA DE PROCESSO CONTRA DEMÓSTENES TORRES

O Conselho de Ética do Senado aprovou, por unanimidade, a abertura de processo contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) por seu envolvimento com o empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, acusado de explorar jogos ilegais e fraudar licitações.

Antes da votação, o presidente do Conselho, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), negou o pedido do advogado do senador Demóstenes Torres, Antônio Carlos de Almeida Castro, de um prazo maior para refazer a defesa do parlamentar. Ele queria o adiamento da votação da admissibilidade da abertura de processo por quebra de decoro contra o parlamentar goiano.

Antonio Carlos de Almeida Castro, também conhecido como Kakay, protocolou petição requerendo mais dez dias para preparar sua defesa. Segundo ele, o relator Humberto Costa (PT-PE), centrou seu parecer numa hipótese de quebra de decoro não incluída entre as cinco citadas na representação do PSOL.

Em resposta, Humberto Costa disse que a iniciativa da defesa tem como objetivo “postergar ao máximo a apreciação da representação” pelo Conselho de Ética. Ele ressaltou também que não há “qualquer cerceamento do direito de defesa”.

- O senador, diretamente ou por seus procuradores legais, já se manifestou oralmente após leitura do relatório preliminar e terá a oportunidade de se manifestar em todos os atos do processo – disse.

Fonte: Jornal do Brasil

CONSELHO DE ÉTICA DO SENADO NEGA NO PRAZO DE DEFESA A DEMÓSTENES TORRES

O Conselho de Ética do Senado negou nesta terça-feira (8) pedido da defesa do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) para ganhar um prazo de mais 10 dias úteis para o parlamentar se defender no colegiado.

O presidente do conselho, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), negou o pedido ao afirmar que o relatório preliminar que pede abertura de processo disciplinar contra Demóstenes tem indícios de sua ligação com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

"O relator não é peça acusatória, mas preliminar que diz ter indícios que podem ensejar ao representado a perda do mandato", afirmou.

O relator do processo, senador Humberto Costa (PT-PE), rebateu a defesa ao afirmar que o pedido é uma tentativa "procrastinatória" da defesa para retardar as investigações.

"Não há qualquer cerceamento do direito de defesa. O senador já se manifestou oralmente após a leitura do relatório preliminar e terá a oportunidade de se manifestar em todos os atos do processo. Tudo o mais são delongas desnecessárias", disse o relator. Costa releu trechos do seu relatório preliminar na reunião do Conselho de Ética hoje para reiterar o pedido de abertura de processo contra Demóstenes.

Petição entregue ao conselho ontem pelo advogado de Demóstenes, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, diz que "resta inequívoco" que a defesa do senador "não pôde ser exercida em sua plenitude", diz petição entregue no fim da tarde.

O advogado argumenta que o relatório preliminar de Costa vai além dos temas abordados pelo PSOL na representação encaminhada ao conselho contra Demóstenes.

Costa pediu na semana passada a abertura do processo ao afirmar, entre outras coisas, que Demóstenes faltou com a verdade no plenário da Casa quando negou conhecer as atividades ilícitas de Carlinhos Cachoeira. Segundo o relator, Demóstenes usou o mandato para atuar em favor dos interesses do empresário.

Na semana passada, Valadares já havia negado pedido da defesa de Demóstenes para que pudesse se manifestar em cinco dias após a divulgação do relatório de Humberto Costa.

Hoje, o Conselho de Ética vai decidir se abre processo disciplinar contra Demóstenes, no primeiro passo para o parlamentar perder o mandato.

Fonte: Folha

PRESIDENTE DA GAVIÕES DA FIEL É CONSIDERADO FORAGIDO

O presidente da torcida organizada Gaviões da Fiel, Antônio Alan Souza Silva, conhecido como Donizete, continua foragido da polícia após ter o mandado de prisão decretado na última quinta-feira, 3.

O organizador da torcida, é procurado pelo confronto entre as torcidas do Corinthians e Da Mancha Verde, do Palmeiras, que aconteceu na manhã do domingo, 25 de março. Durante a confusão, que envolveu cerca de 500 torcedores, André Alves Lezo, de 21 anos, e Guilherme Vinicius Jovanelli Moreira, de 19 anos, morreram em função de ferimentos na cabeça. Ambos eram torcedores do Palmeiras.

De acordo com o delegado titular da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), Arlindo José Negrão Faz, as duas torcidas são investigadas por formação de quadrilha, mas apenas a Gaviões da Fiel tem mandados de prisão pelos homicídios.

O presidente da Gaviões, segundo Faz, está foragido desde que voltou da Colômbia, na madrugada da última sexta-feira, 4, onde teria ido acompanhar o jogo do Corinthians contra o Emelec.

"O mandado, decretado pela 2ª Vara do júri do fórum de Santana, estava sendo mantido em sigilo até que repercutiu na imprensa na tarde de ontem", conta o delegado titular do Decradi.

"Fomos atrás do presidente da Gaviões assim que ele teria voltado de viagem, na casa dele, em Pirituba, e na sede da Gaviões, no bairro Bom Retiro, e já não o encontramos", explica Arlindo José Negrão Faz.

Assim que o mandado de prisão é decretado, afirma o delegado, a pessoa já é tida como foragida. "Neste caso, acreditamos que alguém o tenha alertado porque ele [Antônio Alan Souza Silva] sumiu assim que chegou ao País", revela o delegado responsável pelas investigações.

O delegado revelou ao estadão.com.br que cerca de seis agentes da Polícia Civil estão empenhados na busca pelo Presidente da Gaviões da Fiel, e que ele será autuado pelos crimes de homicídio, agressão e formação de quadrilha. "Ele estava sabendo da briga na Avenida Inajar de Souza, porque foram comprados rojões e barras ferro", informou.

O caso

As investigações sobre o confronto entre palmeirenses e corintianos na Avenida Inajar de Souza, no domingo, 25 de março, apontaram culpados de ambas as torcidas e foram cumpridos, de acordo com o delegado titular do Decradi, 12 mandados de prisão.

Seis integrantes da torcida palmeirense Mancha Verde foram presos, mas já respondem em liberdade, por formação de quadrilha, após decisão da Justiça. E três membros da Gaviões da Fiel continuam detidos. Há ainda, conforme informações de Faz, seis mandados de prisão sendo cumpridos contra membros da Gaviões. Entre os seis foragidos, está o presidente da organizada.

As investigações, segundo a Polícia Civil, continuam até que seja encontrada a autoria dos assassinatos ou os mandantes do confronto.

Fonte: Estadão

HYUNDAI PLANEJA PRODUZIR NO BRASIL EM SETEMBRO


A fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP), a primeira da companhia na América do Sul, começará a produzir em setembro, disse o diretor operacional da empresa, S. T. Kim, em entrevista ao jornal Financial Times.
A nova fábrica terá capacidade de 150 mil veículos por ano e deverá produzir uma versão do Accent em uma plataforma adaptada para acomodar um motor 1.0.
A América do Sul era a última grande região do mundo onde a Hyundai ainda não tinha fábrica, informa o FT.
O jornal lembra que outras montadoras, incluindo Nissan, Toyota, Fiat, Volkswagen e PSA Peugeot Citroën, estão expandindo suas fábricas no Brasil ou construindo novas, por causa do crescimento do mercado interno e do aumento de impostos as importações.
No entanto, recentemente o setor mostrou-se menos aquecido. A Anfavea, associação de montadoras instaladas no País, informou que as vendas de veículos caíram 14% de março para abril. No final do mês passado, os fabricantes tinham 367 mil veículos em estoques, número mais alto desde o fim de 2008.
Problemas trabalhistas
Antes mesmo da inauguração, a fábrica em Piracicaba já acumula problemas trabalhistas. Conforme informou o Estadão no início do ano, alojamentos das construtoras terceirizadas foram interditados seis vezes por irregularidades como falta de higiene e água potável ao longo de 2011.
Ainda, foram relatados casos graves de acidente de trabalho, como o do trabalhador que teve uma perna esmagada e o do que morreu após cair de uma altura de quatro metros.
Fonte: Estadão

ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR TEM LIGEIRA ALTA EM MAIO


O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) começou o mês de maio com leve alta de 0,05 ponto percentual, em relação à taxa registrada em 30 de abril, que foi 0,52%. Os preços coletados entre os dias 8 de abril a 7 de maio tiveram variação de 0,57%, segundo dados divulgados hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Quatro das oito classes de despesa que fazem parte do índice tiveram acréscimo nas taxas de variação. Os grupos que se destacaram na elevação do IPC-S foram alimentação (de 0,38% para 0,53%), educação, leitura e recreação (de 0,09% para 0,37%), despesas diversas (de 3,5% para 4,24%) e saúde e cuidados pessoais (de 1,03% para 1,08%).
Carne bovina foi o item com maior acréscimo na classe alimentação, passando de -1,27% para -0,58%. No grupo educação, leitura e recreação, a maior influência de alta partiu do item passagem aérea (de -7,22% para -2,78%). Em despesas diversas, os cigarros tiveram maior acréscimo, passando de 9,66% para 11,01%. O item medicamentos (de 1,92% para 2,45%) registrou maior alta na classe saúde e cuidados pessoais.
Nas classes de despesas em que houve decréscimo, o segmento que teve maior redução foi o de vestuário, passando de 0,55% em abril para 0,43% em maio. Em seguida, aparecem os segmentos de transporte (de 0,33% para 0,24%) e comunicação (de 0,08% para 0,01%). Habitação aparece com leve redução de 0,01 ponto percentual, passado de 0,42% para 0,41%;
Os destaques, entre os decréscimos, foram os itens: seguro facultativo para veículo (de 1,93% para 0,07%), na classe de transporte; empregados domésticos (de 0,57% para 0,28%), no grupo habitação; roupas (de 0,65% para 0,54%), no segmento vestuário; e mensalidade para TV por assinatura (de 0,33% para 0,16%), na classe de despesa comunicação.
Fonte: Agência Brasil

ESQUERDA TEM POUCAS CHANCES DE GOVERNAR A GRÉCIA

O partido grego Coalizão de Esquerda terá nesta terça-feira uma histórica chance de formar um governo contrário ao plano de resgate da União Europeia e FMI, uma vez que os conservadores foram incapazes de montar uma coalizão depois da inconclusiva eleição de domingo no país.

Mas tudo conspira contra a formação de um governo de esquerda, o que abre a perspectiva de novas eleições.

O líder esquerdista Alexis Tsipras, de 37 anos, cujo partido foi alçado à segunda colocação por um eleitorado irritado com as recentes medidas de austeridade, terá a tarefa de tentar seduzir pequenos grupos para formar o primeiro governo totalmente de esquerda na história moderna da Grécia.

Ao rejeitarem os dois partidos mais tradicionais --o conservador Nova Democracia e o socialista Pasok--, os gregos deram de ombros para o risco de uma falência do Estado e para a ameaça de exclusão do país da zona do euro, embora o governo tenha advertido que o caixa está se esvaziando rapidamente.

Se os líderes políticos não forem capazes de formar uma coalizão, a Grécia pode ter uma nova eleição já no mês que vem, causando mais incertezas.

"O país está se encaminhando a alta velocidade rumo à catástrofe", disse o jornal Kathimerini em editorial. "“Se um governo de salvação nacional não for formado nos próximos dias, novas eleições se tornarão inevitáveis."

Na segunda-feira, o presidente Karolos Papoulias deu prazo de três dias para a formação de um gabinete sob o comando de Antonis Samaras, cujo partido Nova Democracia teve a maior votação no domingo. Mas Samaras admitiu o fracasso no mesmo dia, após ser rejeitado por vários líderes partidários.

Tsipras, para quem o pacote internacional está afundando a Grécia ao invés de salvá-la, é o próximo da fila, e irá receber na terça-feira o aval presidencial para tentar formar a coalizão com os fragmentados grupos de esquerda.

A Coalizão de Esquerda, dissidência do tradicional Partido Comunista, quer que a Grécia permaneça no euro, mas rejeite o pacote de 130 bilhões de euros de ajuda internacional.

Os comunistas já rejeitaram a hipótese de participar do governo, e outros partidos contrários ao pacote não têm bancadas suficientes para formarem uma maioria junto com a Coalizão de Esquerda. Por isso Tsipras terá pouquíssimas chances de sucesso se não atrair o apoio de um grande partido.

A Grécia tem até o mês que vem para definir mais 11 bilhões de euros em cortes orçamentários para 2013 e 2014 em troca de mais ajuda. Autoridades disseram à Reuters que o governo pode ficar sem dinheiro até o final de junho se não houver governo formado para negociar uma nova parcela da ajuda com a UE e o FMI.

Se Tsipras não conseguir formar a coalizão, o Pasok será o próximo da fila para tentar.

O Nova Democracia e o Pasok, que há décadas se alternam no governo, conseguiram apenas 32 por cento dos votos e 149 das 300 cadeiras parlamentares.

Fonte: Reuters