quarta-feira, 9 de maio de 2012

ALUNOS SÃO SUSPEITOS DE MOLESTAR COLEGA DENTRO DE ESCOLA DE SÃO CARLOS

Quatro alunos de uma escola estadual de São Carlos (232 km de São Paulo), com idades entre 11 e 14 anos, são suspeitos de abusar sexualmente de uma menina de 11 anos dentro da sala de aula, durante uma troca de professores.

Segundo a titular da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), Denise Gobbi Szakal, os alunos são investigados por suspeita de terem cometido "ato infracional" contra a colega de classe, que está na quinta série.

"Como ainda não são maiores de idade, não se pode falar em crime, do contrário, [a suspeita] seria estupro de vulnerável, porque a menina não completou 14 anos ainda", disse.

A delegada afirmou que a denúncia foi registrada ontem no Plantão Policial e em seguida encaminhada à DDM. Ela disse que vai identificar os quatro suspeitos, ouvi-lo e encaminhá-los ao NAI (Núcleo de Atendimento Integrado ao Adolescente Infrator), onde será definida a medida sócio educativa a que serão submetidos.

De acordo com a denúncia, disse Denise, os meninos cometeram "atos libidinosos", passando a mão pelo corpo da vítima e não houve relato de conjunção carnal.

A menina deve ser encaminhada para um departamento da Prefeitura de São Carlos que presta atendimento psicológico a vítimas de abuso sexual.

Fonte: Folha

OBAMA SE DIZ A FAVOR DO CASAMENTO GAY NOS EUA

O presidente americano, Barack Obama, declarou nesta quarta-feira ser pessoalmente a favor do casamento gay, um dia após um referendo na Carolina do Norte inserir na legislação local uma emenda proibindo uniões entre pessoas de mesmo sexo no Estado.

Obama/AP
Obama fez a declaração em uma entrevista ao canal de TV ABC, que irá ao ar nesta quinta-feira.

"Eu penso que os casais de pessoas de mesmo sexo deveriam poder se casar", disse.

Obama nunca havia apoiado abertamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Quando questionado sobre o tema, disse que sua visão estava "evoluindo". O assunto ainda é tabu nas eleições americanas, bastante polarizadas ente setores moderados e conservadores, representado sobretudo pelo grupo republicano Tea Party.

Na entrevista, ao programa Good Morning America, Obama disse que sempre defendeu que "os gays e as lésbicas americanas fossem tratados com Justiça".

Obama disse que tem conversado com "amigos e familiares" sobre o tema, sobretudo ao observar membros de sua equipe "incrivelmente comprometidos em relações monogâmicas, relações de pessoas de mesmo sexo".

A declaração deve fazer o tema ganhar força na campanha eleitoral. A seis meses da eleição – e com outros referendos sobre o mesmo tema agendados em outros Estados da federação –, críticos acusavam Obama de querer ganhar o apoio dos dois lados ao não se pronunciar claramente sobre o assunto.

Na terça-feira, a Carolina do Norte confirmou sua posição como sendo o 31º Estado a definir o casamento como "a união entre um homem e uma mulher", sem permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo ou sequer a união civil.

A medida foi aprovada em referendo por 58% a a favor e 42% contra, com alto comparecimento, apesar do apoio de figuras de peso, como o ex-presidente Bill Clinton, ao casamento gay.

Antes de se pronunciar sobre o casamento gay, Obama já havia conseguido derrubar a regra do "Não pergunte, não conte" (Don’t ask, don’t tell), que requeria que militares gays servindo nas Forças Armadas mantivessem o silêncio sobre suas preferências sexuais.

Conservadorismo

No dividido cenário político americano, agradar liberais e conservadores em temas sociais tem se tornado cada vez mais difícil. Inclusive dentro do Partido Republicano, tradicionalmente mais conservador, as últimas eleições têm visto a substituição de moderados do partido por figuras mais linha-dura.

As divergências entre moderados e conservadores fazem com que o quadro dos direitos homossexuais varie entre os diferentes Estados americanos.

Atualmente, o casamento gay é permitido em nove estados, sendo que sete se situam no Nordeste do país. Em outros dez é permitida a união civil ou as chamadas “parcerias domésticas” entre pessoas do mesmo sexo.

No sudeste americano, nenhum Estado permite qualquer um desses cenários. No meio-oeste, apenas três permitem um dos dois sistemas.

Comentando a derrota no referendo da Carolina do Norte, a organização Human Rights Campaign, favorável ao casamento gay, disse que o resultado foi "um revés temporário para o nosso movimento", mas isso não desfaz o "progresso tremendo e o crescente apoio (à causa) em todo o país".

Segundo a ONG, em 2004, emendas contra o casamento gay costumavam contar com uma base de apoio que ultrapassava 70% dos eleitores. Quatro anos depois, esse apoio já havia caído para a casa dos 50%.

"O apoio a emendas proibindo casais comprometidos, do mesmo sexo, de se casar tem diminuído nos últimos anos, enquanto o apoio para a igualdade no casamento continua a aumentar em termos nacionais."

Fonte: BBC Brasil

RELATOR DA CPI QUER A QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO DE DEMÓSTENES TORRES

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista, instalada para investigar as relações do empresário Carlinhos Cachoeira com empresários, agentes públicos e políticos, deputado Odair Cunha (PT-MG), confirmou hoje que irá solicitar a quebra do sigilo bancário do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). De acordo com ele, o acesso a essas informações é fundamental para a Comissão.

O requerimento pela quebra de sigilo de Demóstenes poderá ser apresentado pela bancada do PT na próxima reunião administrativa da CPI, marcada para 17 de maio.

Com relação à quebra de sigilo de outros envolvidos no caso, como os deputados Sandes Júnior (PP-GO) e Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), citados nas investigações da Polícia Federal nas operações Monte Carlo e Vegas, Cunha afirmou ainda não ter uma definição sobre o assunto.

Até o momento, a comissão já aprovou, na semana passada, o acesso aos dados sigilosos de Cachoeira, mas as informações bancárias solicitadas ao Banco Central ainda não estão à disposição dos parlamentares.

Fonte: Jornal do Brasil

BC ITALIANO QUER BANCO CENTRAL EUROPEU MAIS ATIVO EM MEIO A CRISE

O Banco Central Europeu (BCE) mostrou que pode adotar medidas políticas não convencionais e deveria ter permissão para adotar um papel mais ativo na crise do mercado, afirmou o diretor-geral do Banco da Itália (banco central) nesta quarta-feira.

- Acho que o BCE deveria ter um papel mais ativo e permissão para ter uma influência mais ativa na estabilização do mercado – disse Fabrizio Saccomanni.

- Acredito que existe um consenso geral de que a estabilidade monetária e a estabilidade financeira devem ser buscadas ao mesmo tempo, e os bancos centrais têm uma participação – completou.

- Acho que aumentaria o poder do BCE se for reconhecido formalmente que o Banco Central Europeu pode buscar tanto a estabilidade monetária quanto financeira.

Falando no mesmo painel, o Comissário Europeu para Questões Monetárias, Olli Rehn, afirmou que o Tratado Europeu que formou o BCE já permite que o BCE dê suporte a objetivos mais amplos assim como à estabilidade de preços.

- Não vejo uma contradição aqui – disse Rehn.

MAIS DE 5% DOS BRASILEIROS SÃO DIABÉTICOS, DIZ PESQUISA

Dados divulgados hoje (9) pelo Ministério da Saúde indicam que 5,6% dos brasileiros são diabéticos. De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), o percentual da doença subiu principalmente entre os homens, passando de 4,4% em 2006 para 5,2% no ano passado.

O levantamento foi feito em 26 capitais e no Distrito Federal e mostra que o diabetes é mais comum em pessoas que estudam menos – 3,7% dos brasileiros que têm mais de 12 anos de estudo declaram ser diabéticos, enquanto 7,5% dos que têm até oito anos de escolaridade dizem ter a doença.

O diagnóstico da doença também aumenta conforme a idade da população, já que o diabetes chega a atingir 21,6% dos idosos (maiores de 65 anos) e apenas 0,6% das pessoas na faixa etária de 18 a 24 anos.

A cidade de Fortaleza (CE) aparece como a capital com o maior percentual de diabéticos, com 7,3%, seguida por Vitória (ES), com 7,1%, e Porto Alegre (RS), com 6,3%. As capitais com os menores índices são Palmas (TO), com 2,7%, Goiânia (GO), com 4,1%, e Manaus (AM), com 4,2%.

A diretora do Departamento de Análise de Situação de Saúde, Deborah Malta, lembrou que o diabetes está fortemente associado ao excesso de peso. Dados do Vigitel mostram que, no período de 2006 a 2011, houve um crescimento de 28% na prevalência da obesidade no Brasil. Apenas entre os homens, o percentual de excesso de peso passou de 47,2% para 52,6%.

A pesquisa aponta ainda que 22,7% da população adulta brasileira são hipertensos. O diagnóstico é mais comum entre mulheres (25,4%) do que entre homens (19,5%) e também preocupa entre os idosos (59,7%).

“O Brasil é um país que envelhece e envelhece de forma muito rápida”, disse Deborah. A população tende a viver cada vez mais, a ter maior expectativa de vida e um risco maior de doenças crônicas”, completou.

O ministério informou que o número de internações por diabetes no Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou 10% entre 2008 e 2011, passando de 131.734 para 145.869. Entretanto, houve queda na comparação com 2010, quando as internações totalizaram 148.452.

Em 2009, foram notificadas 52.104 mortes pela doença em todo o país. No ano seguinte, os óbitos aumentaram para 54.542. “O grande problema das doenças crônicas é que elas agregam sofrimento, incapacidades e custos cada vez maiores para o sistema público”, acrescentou Deborah.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que a oferta gratuita de medicamentos para combater o diabetes, iniciada no ano passado, ampliou em mais de 1 milhão o número de pessoas que utilizam o remédio.

“Pela primeira vez, o Brasil começa a reverter uma tendência de internações pelo diabetes”, disse. “Os dados do Vigitel só reafirmam as decisões do ministério em 2011”, concluiu.

Fonte: Agência Brasil

AUMENTA O NÚMERO DE ESPANHÓIS BARRADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

Os espanhóis impedidos de entrar no Brasil no primeiro quadrimestre do ano já somam 70% do número de turistas barrados em todo o ano de 2011. Até agora, 83 pessoas foram barradas pela Polícia Federal (PF), contra 120 visitantes em 2011. Os dados foram apresentados pela Coordenação-Geral de Polícia de Imigração da PF.

Só no mês de abril, quando as novas regras para a entrada de espanhóis começaram a valer no país, o número de restrições chegou a 31 pessoas. De janeiro a março, esse número ficou em 52 impedimentos.

As novas regras estabelecem que os turistas espanhóis devem apresentar passaporte com validade de seis meses, passagens de ida e volta, além de comprovante de hotel onde ficarão hospedados. Em casos de hospedagem em casa de amigos ou parentes, o espanhol terá que apresentar uma carta-convite assinada pelo anfitrião e registrada em cartório, além de um comprovante de residência de quem vai hospedá-lo.

A regra também impõe que cada turista comprove que possui R$170 diários para se manter no país. A comprovação pode ser feita por fatura de cartão de crédito internacional, desde que o limite não seja inferior ao montante da regra.

Fonte: Agência Brasil

PRESIDENTES DA FRANÇA E RÚSSIA CONFIRMAM PRESENÇA NA RIO+20

A presidenta Dilma Rousseff telefonou hoje (9) para o presidente eleito da França, François Hollande, e para o recém-empossado presidente da Rússia, Vladimir Putin, para parabenizá-los. Nas conversas, ambos confirmaram à presidenta Dilma a presença na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Os mandatários acertaram uma conversa sobre o posicionamento dos países na Rio+20 quando se encontrarem no México, onde participam da Reunião de Cúpula do G20, nos dias 18 e 19 de junho. A Rio+20 reúne os chefes de Estado e de governo entre os dias 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.

O socialista François Hollande foi eleito no último domingo (6). No mesmo dia, Dilma enviou uma mensagem de cumprimento e disse estar segura de que ambos poderão compartilhar posições nos foros internacionais que permitam inverter políticas recessivas.

Na segunda-feira (7), Putin assumiu pela terceira vez a Presidência da Rússia. Ele foi eleito em 4 de março com quase 64% dos votos. Putin foi presidente por dois mandatos no período de 2000 a 2008.

Fonte: Agência Brasil