quarta-feira, 6 de julho de 2011

MONTADORA MANTÉM METAS DE PRODUÇÃO DE VEÍCULOS APESAR DE 1º SEMESTRE RECORDE

A indústria brasileira de veículos divulgou nesta quarta-feira uma perspectiva cautelosa para o desempenho do setor nos próximos meses, mantendo suas previsões para 2011 mesmo após o forte crescimento das vendas na primeira metade do ano.

De janeiro a junho, a venda de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no país chegou ao recorde de 1,74 milhão de unidades, avanço de 10 por cento sobre um ano antes, segundo a Anfavea, associação que representa as montadoras.

A produção no primeiro semestre cresceu 4,1 por cento e atingiu 1,71 milhão de unidades, de acordo com números divulgados nesta quarta-feira.

Apesar disso, a Anfavea manteve sua projeção de alta de 5 por cento nas vendas de veículos e de ligeiro avanço de 1,1 por cento na produção no acumulado deste ano.

"Estamos imaginando que, com as medidas macroprudenciais adotadas pelo governo, o mercado não conseguirá ir muito além do que foi no ano passado no segundo semestre", disse o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini.

Ele se referia às ações do Banco Central anunciadas em dezembro de 2010 para conter a expansão do crédito, em meio ao esforço para reduzir a inflação. Para o presidente da Anfavea, leva cerca de seis meses para que os efeitos das medidas do BC sejam sentidos nas vendas do setor automotivo --ou seja, isso aconteceria a partir de julho.

Segundo ele, a entidade ainda precisa de mais dois meses para "ter uma visão mais clara" do desempenho da indústria --embora reconheça que uma eventual revisão das estimativas para 2011 seria para cima.

A cautela da Anfavea destoa da postura da associação de concessionários Fenabrave, que na segunda-feira elevou sua projeção de vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus em 2011, de alta de 4,7 para expansão de 6,5 por cento, a 3,74 milhões de unidades.

Sobre o primeiro semestre, o presidente da Anfavea afirmou que o desempenho era esperado mesmo após as medidas de contenção do crédito adotadas pelo BC. Além do aquecimento da economia, Belini lembrou que houve desaceleração das vendas de abril a junho de 2010, após o fim da desoneração do IPI sobre veículos, tornando mais fraca a base de comparação.

Ainda conforme a Anfavea, as exportações de veículos nos primeiros seis meses do ano ficaram em 7,2 bilhões de dólares, alta de 24,9 por cento.

A indústria encerrou junho com estoques de 341,9 mil veículos, equivalentes a 33 dias de vendas, após um patamar de 30 dias em maio. Belini disse que "estoque anormal seria acima de 40 dias".

NÚMEROS DE JUNHO

Em junho, as vendas de veículos novos no mercado interno caíram 4,5 por cento sobre maio, para 304,3 mil unidades. Belini afirmou que na média diária de vendas houve estabilidade na comparação mês a mês no patamar de 14,5 mil unidades. Em dezembro, antes de as medidas macroprudenciais entrarem em vigor, a média foi de 17,3 mil.

Em termos de produção, houve queda no mês passado de 2,8 por cento sobre maio, para 295,6 mil unidades, enquanto sobre junho de 2010 houve alta de 4,1 por cento.

A indústria exportou um total de 1,24 bilhão de dólares em junho, queda de 9,1 por cento sobre maio e avanço de 17,8 por cento na comparação anual.

RANKING

A Fiat vendeu 67.216 automóveis e comerciais leves novos em junho, alta de 0,6 por cento sobre maio, mantendo a liderança do setor.

A Volkswagen, em seguida, apurou licenciamentos de 57.113 unidades em junho nas duas categorias, queda de 8,9 por cento na comparação com o mês anterior, atingida pela greve no Paraná.

A General Motors, enquanto isso, emplacou 53.583 unidades no mês passado, abaixo dos 55.571 mil carros e comerciais leves em maio.

As vendas da Ford em junho totalizaram 26.849 unidades, queda de 1,7 por cento ante maio.

Fonte: Reuters

CHINA CONSTRÓI CIDADE ECOLÓGICA

Uma cidade com 350 mil pessoas movida à energia renovável. Escolas, hospitais, fábricas, shoppings, clubes e casas, tudo desenvolvido por projetistas especializados em meio ambiente. As ruas são arborizadas, o transito é tranquilo.

A luz natural é totalmente aproveitada nas construções de forma a evitar o uso da energia elétrica. A água é reutilizada, os carros públicos são elétricos. Esta é a Ecocity, primeira cidade ecológica da China. Por enquanto, o projeto só está pronto nas maquetes, mas a construção avança a ritmo chinês e tudo deverá estar concluído em até 15 anos.

A Ecocity, que será do tamanho da paranaense Maringá e da paulista Bauru, fica a 20 quilômetros de Tianjin, uma das quatro unidades administrativas autônomas da China.

O acesso é feito por carros, mas haverá um metrô ligando as duas cidades. As construções da cidade ecológica começaram em 2009, um ano depois de os governantes locais terem fechado uma parceria com o governo de Cingapura para desenvolver o projeto.

Em Tianjin, a Ecocity é motivo de orgulho e algumas famílias já estão comprando suas casas para morar ainda este ano ou como investimento para revender depois.

“Qualquer pessoa pode morar na Ecocity. Minha tia já comprou uma casa, de pouco mais de 150 metros quadrados e está se preparando para mudar para lá ainda este ano”, diz o jovem Wang Yidong, que mora em Tianjin. 

O preço médio do metro quadrado para as residências é 15 mil yuan (cerca de R$ 4 mil), segundo Wang Jianzhu, assessora do departamento de comércio do comitê da Ecocity. Ela afirma que vale a pena pagar mais caro do que em outros locais porque a economia de energia graças à inteligência dos prédios vai compensar o investimento no médio prazo. No centro de Tianjin, por exemplo, o preço médio é 10 mil yuan (R$ 2,5 mil).Mas também estão sendo projetados prédios e casas para a população de renda mais baixa, de acordo com ela. Apesar de estar perto de Tianjin, o governo pretende que todos trabalhadores da Ecocity morem dentro da cidade ecológica.

O investimento inicial na Ecocity foi de 4 bilhões de yuan (cerca de R$ 998 milhões), desembolsados por uma joint venture entre um consórcio chinês, liderado pela Tianjin Eco-City Investment and Development, e um de Cingapura, encabeçado pela Singapore Tianjin Eco-City Investment Holdings, com o apoio do governo de Tianjin.

Com a largada, os sócios levantaram seu prédio administrativo, totalmente abastecido por energia do sol, e construíram as primeiras casas, todas com painéis solares no topo. Nas ruas, a iluminação é feita por postes com hélices que capturam a energia do vento.

A construção da cidade, que no total terá 30 quilômetros quadrados, foi dividida em fases. A primeira dela está prevista para terminar ainda em dois anos e terá quatro bairros, um parque de negócios, um pequeno centro comercial, um hospital, cinco escolas primárias, duas secundárias e seis creches, além das casas e empresas. 

Até 2013, serão instalados todos os serviços de infraestrutura, como saneamento, água reciclada, gás, internet, eletricidade e aquecimento. No inverno, em janeiro, a temperatura na região chega a cair a -4ºC. Até 2025, a, a cidade estará totalmente pronta.

Em 2020, 90% dos meios de transporte serão pró-meio ambiente, feitos por veículos elétricos ou bicicletas.

“Não há como obrigar todos os moradores a andarem em carros não poluentes, mas vamos incentivar a população”, diz Wang Jianzhu. Segundo ela, o projeto foi desenhado para permitir que os moradores possam ir de suas casas aos supermercados, shoppings, hospitais e escolas a pé. 

Neste momento, os criadores da Ecocity estão atrás de mais empresas para instalar suas fabricas e gerar emprego para os futuros moradores. A meta da Ecocity é de ter pelo menos 50 cientistas e engenheiros para cada dez mil trabalhadores até 2020.

Jianzhu, que é encarregada de apresentar o projeto aos potencias interessados, sejam famílias ou empresas, afirma que companhias de energia renovável, de desenvolvimento de tecnologia verde, têm a preferência do governo.

“Algumas companhias que desenvolveram as primeiras placas solares já estão construindo filiais na Ecocity,” afirma. Entre elas está a Yingli Solar, que ficou conhecida mundialmente depois de patrocinar a Copa da África do Sul. No final de abril, seis acordos de novos investimentos foram assinado com empresas, totalizando cerca de 500 milhões de yuan (R$ 124 milhões). Parte deste montante sairá da Keppel, companhia cingapuriana de infraestrutura urbana que possui uma participação de 25% do projeto da Ecocity e vai construir, administrar e operar um centro de tratamento de água.

Propaganda

Para Paul Liu, diretor da Fortune Consulting e conselheiro da Câmara Brasil China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE), a Ecocity é um exemplo a ser seguido e uma ótima propaganda para o governo chinês, que vem anunciando esforços para transformar o país em um amigo do meio ambiente. Com 70% de sua energia vinda do carvão, uma das fontes mais poluentes, a China conquistou o título de maior emissor de poluentes do mundo e é a casa de duas das dez cidades mais poluídas do planeta. 

Depois de argumentar que tem o direito de se desenvolver, afirmando que os países desenvolvidos poluíram o mundo durante anos para crescer, o governo chinês agora está obstinado em se livrar da fama de poluidor. Para David Li, economista da Universidade de Tsinghua, de Pequim, as autoridades estão cientes de que não há alternativas para a China senão diminuir o consumo de matérias primas e investir em fontes renováveis de energia. “Se continuarmos no ritmo atual, o mundo inteiro será impactado”, afirma.

Desde o dia 27, o iG está publicando uma série de reportagens sobre como a China está se preparando para se tornar a maior economia do mundo. O portal revelou que o homem mais rico da China, que leva a vida sem nenhum glamour e trabalha doze horas por dia, seis dias na semana, tem planos de investir no Brasil. Também mostrou como é a Alibaba, a empresa na qual os jovens do país desejam trabalhar. Conheça também o maior mercado de bugigangas do mundo, em Yiwu, e a cidade que tem o metro quadrado mais caro da China.

Fonte: IG

BRASILEIRO É PRESO NA ITÁLIA SOB ACUSAÇÃO DE PEDOFILIA

Um brasileiro de 38 anos foi preso na Itália sob acusação de abuso sexual contra duas meninas, de 9 e 10 anos de idade. A prisão ocorreu na última segunda-feira, mas foi anunciada hoje pela polícia local. 

O homem, cujo nome não foi divulgado, é professor de música e há registros de uma outra acusação de pedofilia contra ele na cidade de Siena, região da Toscana, onde o brasileiro vive. 

As meninas relataram que ele as teria apalpado durante um acampamento de verão organizado pela paróquia local. 

O brasileiro, que ensinava música às crianças no acampamento, teria encontrado um jeito de se afastar das pessoas presentes no local para se aproximar das meninas, que relataram o ocorrido às mães. 

O homem foi levado para a cadeia de Santo Spirito sob ordem de prisão preventiva.

Fonte: Jornal do Brasil

CONAB PROJETA NOVO RECORDE NA SAFRA DE GRÃOS

A colheita de grãos na safra 2010/2011, que se encerrou no dia 30 de junho, deve se consolidar em 162 milhões de toneladas. O levantamento – décimo feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o ciclo – é o maior já registrado no país. O volume supera em 8,6%, ou 12,8 milhões de toneladas, o recorde anterior (da safra passada), quando foram colhidas 149,2 milhões de toneladas.

safra
A área plantada nesta safra cresceu 4,4%, passando de 47,4 milhões de hectares na safra passada para 49,5 milhões de hectares na atual. Em relação à pesquisa anterior, divulgada há um mês, houve aumento de 0,31%, ou 523 mil toneladas, na expectativa de colheita. Ainda serão feitos mais dois levantamentos para que se tenha o resultado final, totalmente apurado, do resultado da safra 2010/2011.

Segundo o boletim da Conab, o atraso do período das chuvas nos meses de plantio das principais culturas, como soja e milho, não comprometeu o bom desenvolvimento delas. Além disso, mesmo abaixo da normalidade, as precipitações pluviométricas foram suficientes e resultaram “em produtividades até surpreendentes, haja vista a ocorrência do fenômeno La Niña nos estados da Região Sul e parte do Centro-Oeste”.

As principais responsáveis pelo crescimento da safra, de acordo com a estatal, aliando boa influência do clima com aumento de área plantada, foram as culturas de soja, milho, algodão, feijão e arroz. A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 24 de maio por técnicos da Conab. Eles consultaram representantes de cooperativas e sindicatos rurais, de órgãos públicos e privados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, além de parte do Norte.

Próxima safra

Já a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas indica produção da ordem de 161,5 milhões de toneladas, superior em 8% à safra recorde obtida em 2010 (149,6 milhões de toneladas). É o que aponta a sexta estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) em 2011.

A área a ser colhida em 2011, de 49,0 milhões de hectares, apresenta acréscimo de 5,3%, frente à área colhida em 2010. As três principais culturas (o arroz, o milho e a soja), que somadas representam 90,5% do volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, respondem por 82,4% da área a ser colhida registrando, em relação ao ano anterior, variações de 1,5%, 5,3% e 3,4%, respectivamente. Quanto à produção os acréscimos são, nessa ordem, de 18,1%, 3,2% e 9,3%.

Entre as grandes regiões, esse volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresenta a seguinte distribuição: região Sul, 68,1 milhões de toneladas; Centro-Oeste, 55,8 milhões de toneladas; Sudeste, 17,1 milhões de toneladas; Nordeste, 16,2 milhões de toneladas e Norte, 4,3 milhões de toneladas.

Comparativamente ao ano anterior, são constatados incrementos em todas as regiões: Norte, 8,0%, Nordeste, 37,1%, Sudeste, 0,3%, Centro-Oeste, 6,3% e Sul, 6,0%. O Paraná, nessa avaliação para 2011, mantém a liderança na produção nacional de grãos, com participação de 20,5%, seguido pelo Mato Grosso com 19,3% e Rio Grande do Sul com 17,7%.

Dentre os 25 produtos selecionados, 17 apresentam variação positiva na estimativa de produção em relação ao ano anterior: algodão herbáceo em caroço (76,7%), amendoim em casca 1ª safra (25,5%), arroz em casca (18,1%), batata-inglesa 1ª safra (13,4%), batata-inglesa 2ª safra (2,2%), batata-inglesa 3ª safra (1,4%), cacau em amêndoa (4,2%), cevada em grão (8,1%), feijão em grão 1ª safra (30,3%), feijão em grão 2ª safra (15,1%), mamona em baga (47,0%), mandioca (8,2%), milho em grão 1ª safra (2,6%), milho em grão 2ª safra (3,9%), soja em grão (9,3%), sorgo em grão (21,5%) e triticale em grão (23,7%). Com variação negativa: amendoim em casca 2ª safra (11,2%), aveia em grão (-4,9%), café em grão (8,4%), cana-de-açúcar (5,1%), cebola (7,1%), feijão em grão 3ª safra (8,0%), laranja (1,8%) e trigo em grão (11,8%).

São recordes em 2011 as produções de algodão herbáceo em caroço, arroz em casca, batata-inglesa 1ª safra, batata-inglesa 2ª safra, cacau em amêndoa, feijão em grão 1ª safra, milho em grão 2ª safra e soja em grão.

Fonte: Correio do Brasil

CAMPANHA DO DESARMAMENTO RECOLHE 9160 ARMAS EM 2 MESES

Em vigor há dois meses, a Campanha Nacional do Desarmamento 2011 arrecadou 9.160 armas e 30,9 mil munições em todo o país. O balanço nacional, divulgado hoje (6) pelo Ministério da Justiça, mostra que cada pessoa entrega, em média, uma arma. No caso das munições, são 36 unidades por pessoa.

De acordo com o ministério, os revólveres calibre 38 lideram a lista dos armamentos recebidos pelas polícias Federal e Rodoviária Federal, com 2.436 unidades recolhidas. Em segundo lugar estão os revólveres calibre 32, com 1.110 unidades (12%). Foram entregues ainda 32 fuzis, quatro metralhadoras e duas submetralhadoras.

A Campanha Nacional do Desarmamento prevê a indenização às pessoas que entregarem armas nos postos de arrecadação. Até o momento, o Ministério da Justiça pagou R$ 835 mil em reparações. Os valores variam de R$ 100 a R$ 300 por arma entregue.

A campanha segue até 31 de dezembro. De acordo com o ministério, depois dessa data, as entregas continuarão sendo aceitas, mas as pessoas que decidirem se desarmar não serão indenizadas. Delegacias de Polícia Civil, postos da Polícia Rodoviária Federal, batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e unidades das Forças Armadas funcionam como postos de coleta. As unidades autorizadas para coleta de armas estão relacionadas na página oficial da campanha na internet.

Fonte: Agência Brasil

TEMPESTADE DE AREIA INVADE O ESTADO DO ARIZONA

Vários voos para a cidade tiveram de ser cancelados devido à falta de visibilidade. Pousos e decolagens foram cancelados por cerca de uma hora.

Tempestade de areia no Arizona
Os fortes ventos também derrubaram árvores e provocaram apagões em milhares de residências.

Tempestades, como a que causou a nuvem de areia de aproximadamente 80 quilômetros, são comuns nesta época do ano no Estado americano do Arizona. A temporada de chuvas e ventos começa em junho e termina em setembro.

Os ventos de quase cem quilômetros por hora espalharam as nuvens de areia por outras cidades ao redor.

Fonte: BBC Brasil

GOVERNO DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF OFERECE A HUGO CHÁVEZ A POSSIBILIDADE DE TRATAR-SE NO BRASIL

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, em conversa com o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, sugeriu que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, faça tratamento para o câncer em hospital brasileiro. O governo Dilma Rousseff ainda não obteve resposta à sua oferta.

Em Brasília, a Embaixada da Venezuela também não se manifestou sobre o convite feito por Patriota a Maduro. Diplomatas que acompanham o assunto informaram que não há decisão sobre o tema. As mensagens mais recentes de Chávez não mencionam a possibilidade de continuar o tratamento aqui no Brasil, nem citam a doença que aflige o presidente venezuelano.

Na segunda-feira, 4, Chávez retornou a Caracas depois de ficar 24 dias internado em Havana, Cuba. No dia 10 de junho, o presidente venezuelano foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um abcesso na região pélvica. Em seguida, ele confirmou que estava se tratando de um câncer, mas não há informações oficiais sobre a dimensão da doença.

A última atividade pública de Chávez foi na terça-feira, 5, à noite, quando ele participou de cerimônias em comemoração aos 200 anos de independência da Venezuela. Ele assistiu ao concerto da Sinfónica Juvenil Simón Bolívar. Depois, por uma rede social na internet, Chávez disse que estava emocionado com o talento dos jovens.

As celebrações da data na Venezuela foram abertas ontem, quando Chávez comandou os eventos pela TV, enviado mensagens à população. Usando uniforme militar, o venezuelano agradeceu ao povo pelo apoio que teve e disse que vai vencer a batalha contra o câncer.

Fonte: Estadão

CAI O MINISTRO DOS TRANSPORTES ALFREDO NASCIMENTO

O ministro Alfredo Nascimento (Transportes) não resistiu às acusações de superfaturamento de obras e recebimento de propina envolvendo servidores e órgãos ligados à pasta e pediu demissão do cargo nesta quarta-feira.

Alfredo Nascimento deixa o Ministério dos Transportes após acusações
A crise se intensificou com a acusação de que seu filho, Gustavo Morais Pereira, teria aumentado seu patrimônio de forma ilícita.

O Ministério dos Transportes divulgou uma nota afirmando que Nascimento encaminhou à presidente Dilma seu pedido de demissão "em caráter irrevogável", e que deixa autorizada a quebra de seus sigilos bancário e fiscal.

A nota afirma ainda que Nascimento encaminhou requerimento à PGR (Procuradoria Geral da República) pedindo a abertura de investigação. O agora ex-ministro vai reassumir seu posto de senador e a presidência nacional do PR, partido ao qual é filiado.

As suspeitas de corrupção no Ministério dos Transportes começaram após reportagem da revista "Veja" afirmando haver participação da cúpula do ministério em irregularidades. O caso ganhou repercussão e a presidente Dilma pediu que o CGU (Controladoria-Geral da União) investigasse as acusações.

VOTO DE CONFIANÇA

Ainda no sábado (2), data em que a revista foi às bancas, Dilma determinou o afastamento de quatro integrantes da cúpula do ministério, incluindo o diretor do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Antonio Pagot.

Após reunião de Nascimento com a presidente, a Secom (Secretaria de Comunicação) divulgou comunicado na segunda-feira (4) manifestando confiança no ministro e o escalando para comandar as investigações na pasta.

No mesmo dia, o ministro determinou a abertura de uma sindicância interna e ontem anunciou que suspendeu novas licitações e aditamentos em contratos já vigentes na pasta por 30 dias. Na prática, significa que não pode haver novos contratos nos órgãos e que os contratos que estão em vigência não podem ser majorados.

NOVAS DENÚNCIAS

A situação de Nascimento ficou insustentável após o jornal "O Globo" revelar, nesta quarta-feira (6), que o patrimônio de seu filho teve um aumento de 86.500% em cinco anos.

As suspeitas sobre a Forma Construções --empresa de Pereira--começaram por causa de um repasse de R$ 450 mil da Socorro Carvalho Transportes, que presta serviços ao Ministério dos Transportes, para a Forma.

O jornal mencionou ainda que o Fundo da Marinha Mercante, administrado pelo Ministério dos Transportes, teria repassado R$ 3 milhões à Socorro Carvalho. O ministério afirma que a empresa --que também trabalha com navegação-- recebeu ressarcimento por serviços prestados na região amazônica.

Segundo nota da pasta, Nascimento afirma que nem ele nem seus familiares mantêm vínculos comerciais ou empresariais com a Socorro Carvalho. O ministro disse que está à disposição do Ministério Público para prestar qualquer esclarecimento. Ele disse que o valor transferido para a empresa de seu filho foi referente à venda de um imóvel.

O agora ex-ministro, que já havia sido convidado para prestar esclarecimentos no Senado e na Câmara sobre as suspeitas de irregularidade na pasta, reafirma que estará " à disposição de seus pares para participar ativa e pessoalmente de quaisquer procedimentos investigativos que venham a ser deflagrados naquela Casa para elucidar os fatos em tela".

Em nota de "esclarecimento" em que anuncia a sua demissão, Nascimento diz que vai reassumir sua vaga no Senado. Ele entra no lugar do senador João Pedro (PT-AM), que é suplente.

SUBSTITUTO

Entre os nomes cotados para substituir Nascimento no Transportes está o de outro cacique do PR, o senador Blairo Maggi (PR-MT), ex-governador do Mato Grosso.

Outra opção avaliada pelo Planalto é Paulo Sérgio Passos, atual secretário-executivo do ministério.

Fonte: Folha